CALIBRAÇÂO DO MOTOR.
1) o distribuidor devera ser colocado de maneira qual;
VIRABREGUIM EM 0º e sensor HALL com sua janela começado a fechar para 1º cilindro.
2) 0 Avanço padrao para o OPALA 92 e´
8º inicial , 34º final e avanço a vacuo maximo de 15º - gasolona
14º inicial, 34º final e avanço a vacuo maximo de 15º - ALCOOL
Para nova aplicação;
Motor 91/8:1 /Alcool/ turbinao/ Injetado EFi / FT
Avanço Centrifugo Avanço por Pressão
RPM--------GRAU Pressão-------AVANÇO GRAU
0-------------0º -0,7---------- 15º
500-----------23º -0,4---------- 15º
1000----------27º -0,3---------- 09º
1500----------31º -0,2---------- 03º
2000----------33º -0,1---------- 01º
2500----------34º 0,2---------- (- 03º)
3000----------38º 0,4---------- (- 04º)
3500----------38º 0,6---------- (- 05º)
4000----------38º 0,8---------- (- 06º)
4500----------38º 1,0---------- (- 08º)
5000----------38º 1,2---------- (- 10º)
OBS) O retardo/avanço no
turbo e´muito delicado.
1)- quando se retarda, vc eleva a temperatura no escape, e diminui na camara(sacrifica a TURBINA)
2)- porem quando se adianta vc eleva a temperatura na CAMARA e dimunui no escape!(sacrifica a camara)
Esteja atento com o HALLMETER. a plena potecia necessario;
1)-TEMPERATURA MAX 650 ºC
2)-LAMBDA MINIMA 850 MiliVoltsl
OBS II O retardo prematuro da ignicao se faz necessario no
turbo para que se eleva a temperatura no coletro e a DIMINUIÇÂO do LAG!
As FOTOS que faltavam :
TBI c/ o bico auxiliar
Detalhe do BICO auxiliar
TBI/EFI 44mm sobre o coletro da 3-E com uma flange de adaptação de tecnil
Longaria cortada para caber a turbina, pois nos modelos 69 a 74 existe uma longaria sobre os paralemas
Calçono coxim do motor, necessaro para a turbina nao bater na LONGARINA principal no carro
Sugestao para o filtro de ar e prioridade. O filtro de AR desloquei-o para nao ficar no ambiente quente(45ºC) e sujo que contamina facil o elemento filtrante. E O "ESPIRRO" silenciado, com a recirculacao do AR para a entrada da turbina.
Retrabalho na alavanca do freio de mao. Necessario para o freio de mao no painel, pois ele compete no mesmo espaço com a turbina e a valvula de alivio
Rebater o tanque de combustivel para poder colocar as duas mangueira de 8mm cada...verifiquei que uma mangueira de 8mm apenas nao estava desixando regular direito no dosador....
rebatido,
soldado a coneccao T com estanho e o acabamento
+ bomaba de combustivel com pre filtro e possicionado no memso nivel do tanque, pois a BOMBA tem um poder re RECALQUE de apenas 0,1 BAR apesar de fornecer 10BAR em pressao!
Manqueira de combustivel a esquerda de 11mm ea direita a original de 6mm, importante essa bitola para nao haver pressao no retorno de combustivel que acaba pprejudiicando a regulagem do HPI.
FINANÇASSeque uma listagem do custo, para os amigos term uma noção de gasto para os que tiverem interesse em turbinar e injetar o carro.
Obeserva que o custo pode variar de acordo com o que o carro já estiver instalado...
Kit
turbo completo inclusive escape(usado em boas condicao)--------1.300,00
TBI/EFI (usado em boas condição)------------------------------------150,00
BICO SUPLEMENTAR + SUPORTER-------------------------------------145,00
Flanges (admissao, turbina e calço de coxim)---------------------------50,00
FuelTech-1Fi+Peak and Hold+distribuidor hall (usado em boas cond.)--1.650,00
Sensor de temp de AR, AGUA, OLEO + conectores---------------------115,00
Manqueira abraçadeira e conecçaõ em geral--------------------------120,00
PIROMETRO +HAllmeter----------------------------------------------340,00
SparkPRO-1 + bobina MI---------------------------------------------260,00
Embreagem de ceramica---------------------------------------------380,00
Booster--------------------------------------------------------------52,00
Tubulação (4x8mm)---------------------------------------------------38,00
_________________________________________________________________
CUSTO TOTAL PARA O PROJETO FINALIZADO------------------------4.590,00
OBS)Caso o amigo queire apenas injetar um MOTOR aspirado o custo cai para:
TBI/EFI (usado em boas condição)------------------------------------ 150,00
Flanges (admissao, )-------------------------------------------------- 20,00
FuelTech-1F--------------------------------------------------------1.150,00
Sensor de temp de AR, AGUA, OLEO + conectores--------------------- 115,00
Manqueira abraçadeira e conecçaõ em geral---------------------------- 80,00
bomba ---------------------------------------------------------------100,00
_________________________________________________________________
CUSTO TOTAL PARA O PROJETO FINALIZADO------------------------1.615,00
>>>>>continua
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