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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por rmoreira Seg 22 Mar - 18:37:02

    Pessoal,

    Comprei um alarme original para uma Caravan Diplomata 90 e precisava saber como se faz a ligação elétrica do mesmo. Alguém do forum tem o esquema elétrico desse tipo de alarme?? O alarme é daqueles que era acionado com o imã próximo ao parabrisa.

    Obrigado

    Ricardo
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    Mensagem por betodacaravan Seg 22 Mar - 20:14:18

    tbm to atras de um desses para deixar o carro origi,
    o meu queimou.

    o seu nao tem o chicote original nao?

    embaixo do painel do lado do passageiro tem um chicote para o modulo do alarme, ele deve ter uns 10 fios nele so nao esqueça o terra senao nao funciona logico, fica na caixa preso embaixo do painel com um parafuso..é so encaixar que ja começa a funcionar se tudo estiver certin de eletrica..e é legal pq tbm ele controla o acender das luzes quando se abre as portas.

    o seu nao tem alarme de fabrica e vc quer colocar esse? o diplo ja vinha de serie com alarme, pode ser que tiraram o seu ou vc nao achou-o ainda


    ja vou dizendo que ele nao tem muitas funcoes como de subir os vidros e etc. a principal funçao é so acionar a sirene do alarme em caso de abertura de portas.




    olha la.
    abraço.
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    Mensagem por Paulo Corso Seg 22 Mar - 20:34:06

    O meu diplo ainda tem o alarme original a sirene no motor e tudo, o chicote ta lá tb, só precisa por pra funcionar.
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    Mensagem por rmoreira Seg 22 Mar - 20:40:45

    Obrigado Beto,

    A minha caravan está em restauração e por isso não verifiquei se ainda a central do alarme está lá. Eu sei que a sirene foi tirada....Espero que a central esteja lá!!! Eu comprei um alame desse completo na mão do Rudenei aqui do clube e veio com o chicote....Porém se na minha caravan não tiver a central ou tiver com os fios cortados precisarei saber ligá-los. A parte eletronica da central e da sirene eu consigo arrumar caso esteja com defeito.

    Caso a minha esteja com a central lá e funcione podemos fazer negócio na central que comprei... te mantenho informado.

    Abraços

    Ricardo
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    Mensagem por rmoreira Seg 22 Mar - 20:43:25

    Uma outra coisa que você falou Beto....Ele controla as luzes internas do carro?? Se afirmativo, a minha central então está lá porque eu abro a porta e as luzes internas acendem... Agora o chicote que está aqui comigo em mãos tem mais de 20 fios....

    Ricardo
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    Mensagem por kaio incerte Seg 22 Mar - 22:14:26

    fica massa com o alarme originalzinho
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    Mensagem por betodacaravan Ter 23 Mar - 17:46:16

    isso quando ele esta ligado no carro todas as luzes de portas e teto acendem, digo isso pois o meu tava ligado la e acendia tudinho, ae eu tirei o modulo pra testar pois nao funcionava a sirene, placa queimada, e apagou tudo, so acende quando puxo o botao do farol.

    .se o seu nao estiver embaixo do painel, estará embaixo do carpete ou atras de uma placa de eucatex preta bem atras do carpete..se enfia embaixo do painel..

    aproveita e joga limpa contatos em spray na caixa de fusiveis, e em todos os reles, melhora muito o funcionamento e iluminação do veiculo.

    digo isso pois fiz no meu e melhorou ate a iluminação do painel e farois.

    depois de 20 anos, ou menos costuma ficar com poeira e um pouco de borra nos nossos carros.

    abraço.
    betodacaravan
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    Mensagem por betodacaravan Ter 23 Mar - 17:56:52

    rmoreira escreveu:

    Caso a minha esteja com a central lá e funcione podemos fazer negócio na central que comprei... te mantenho informado.

    Abraços

    Ricardo

    belez entao, na minha tem até os sensores no parabrisa, e se vc tiver tbm o chaveirinho vish ae é bom demais.

    abraço.
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    Mensagem por Edson Santos Ter 23 Mar - 21:46:02

    No meu tem o módulo ligado no chicote original. Mas não sei como posso testar o funcionamento daquilo, alguém tem fotos desse chaveiro?

    Valeu Alarme Original caravan/Opala 218127
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    Mensagem por rmoreira Ter 23 Mar - 21:49:25

    Edson... O chaveiro contem apenas um imã nele... vc pode testar com qualquer imã.. Aproxime-o perto do sensor do vidro e veja se vai apitar ativando o alarme. Abraços Ricardo
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    Mensagem por rmoreira Ter 23 Mar - 21:51:47

    Beto... Eu arrumei a sirene hoje do alarme que comprei na mão do Rudinei e não é difícil não!! Caso queira, pode me enviar a sua que dou uma olhada nela aqui... e fica baratinho!!! Vc só paga o frete e as peças.... Ricardo
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    Mensagem por Edson Santos Qua 24 Mar - 0:57:52

    rmoreira escreveu:Edson... O chaveiro contem apenas um imã nele... vc pode testar com qualquer imã.. Aproxime-o perto do sensor do vidro e veja se vai apitar ativando o alarme. Abraços Ricardo

    Valeu amigo, vou arrumar um imã e ver que bicho dá. Só nunca reparei nesses sensores lá, sabe me dizer exatamente aonde ficam??
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    Mensagem por rmoreira Qua 24 Mar - 9:20:04

    Edson,
    São dois sensores, um de cada lado e ficam no parabrisa dianteiro.
    Abraços
    Ricardo
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    Mensagem por betodacaravan Qua 24 Mar - 9:25:03

    a minha sirene ta legal, o problema é o modulo do alarme, ta queimada a placa, ja abri pra ver e nao tem jeito de soldar nada nela nem fios religando as trilhas..tem que ser outra mesmo.
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    Mensagem por rmoreira Qua 24 Mar - 9:44:06

    Deixa minha caravan chegar da Oficina Beto...que provavelmente ficarei com uma central sobrando... Ai eu te passo uma caso tenha interesse!!! Sou técnico e engenheiro eletrônico.... Não tem como fazer nada mesmo nessa central sua?? Ricardo
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    Mensagem por Edson Santos Qua 24 Mar - 12:56:37

    É no meu não tem sensor nenhum não. Já desconfiava pois o para-brisa foi retirado na reforma, então alguém deve ter mechido nisso. Uma pena pois deve estar funcionando a central, todas as luzes de leitura, central e portas funcionam nele.
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    Mensagem por rmoreira Qua 24 Mar - 16:48:15

    Verifique debaixo do porta luvas se a central está lá!! Abraços Ricardo
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    Mensagem por betodacaravan Qua 24 Mar - 17:19:56

    Edson Santos escreveu:É no meu não tem sensor nenhum não. Já desconfiava pois o para-brisa foi retirado na reforma, então alguém deve ter mechido nisso. Uma pena pois deve estar funcionando a central, todas as luzes de leitura, central e portas funcionam nele.



    entao edson olha embaixo do forro do teto perto dos para-sois, tire-os, os sensores devem estar la dentro escondido.
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    Mensagem por betodacaravan Qua 24 Mar - 17:21:32

    rmoreira escreveu:Deixa minha caravan chegar da Oficina Beto...que provavelmente ficarei com uma central sobrando... Ai eu te passo uma caso tenha interesse!!! Sou técnico e engenheiro eletrônico.... Não tem como fazer nada mesmo nessa central sua?? Ricardo

    cara a placa torrou, parecendo biscoito na frigideira...tem mais jeito nao.
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    Mensagem por Xann Qua 24 Mar - 21:27:11

    Hum,taí uma coisa que acabei de descobrir, então aquele conector enorme que tem sobrando atras do meu porta luvas é da central do alarme original Alarme Original caravan/Opala 695742


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    Mensagem por Edson Santos Qui 25 Mar - 17:55:03

    betodacaravan escreveu:
    Edson Santos escreveu:É no meu não tem sensor nenhum não. Já desconfiava pois o para-brisa foi retirado na reforma, então alguém deve ter mechido nisso. Uma pena pois deve estar funcionando a central, todas as luzes de leitura, central e portas funcionam nele.



    entao edson olha embaixo do forro do teto perto dos para-sois, tire-os, os sensores devem estar la dentro escondido.

    Ah, Betão voce é o cara eim. Não é que desmontei e tava lá mesmo, mas não funcionou, pelo menos com o imã que testei, depois vou testar com outros.
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    Mensagem por betodacaravan Qui 25 Mar - 17:56:58

    isso mesmo xandao..alarme esse que funciona muito bem, so nao sei se trava as portas tbm, subir os vidros ele nao sobe, pois precisa do modulo de subida, mas acionar a sirene e as luzes de advertencia, isso sim.
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    Mensagem por betodacaravan Qui 25 Mar - 17:59:37

    .[/quote]entao edson olha embaixo do forro do teto perto dos para-sois, tire-os, os sensores devem estar la dentro escondido.[/quote]

    Ah, Betão voce é o cara eim. Não é que desmontei e tava lá mesmo, mas não funcionou, pelo menos com o imã que testei, depois vou testar com outros.
    Valeu Alarme Original caravan/Opala 218127[/quote]





    e ae edson belez..


    entao o seu modulo do alarme deve estar com defeito, tenta abrir ele com uma furadeira, furando os rebites, vc abre e manda testar..pode ser so um capacitor ou um C.I.


    Última edição por betodacaravan em Qui 25 Mar - 18:05:30, editado 3 vez(es)
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    Mensagem por Edson Santos Qui 25 Mar - 18:02:19

    Pode ser sim, eu me viro um pouco na eletrônica, vou dar uma fuçada lá.
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    Mensagem por betodacaravan Qui 25 Mar - 18:04:53

    o imã que vc usou esta fraco, pega um subwoofer de 15 pol e passa ele no vidro, pra vc ver se nao aciona hehee.
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    Mensagem por Edson Santos Qui 25 Mar - 18:26:16

    Heheheh, esse é o próximo passo antes de abrir a caixinha.
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    Mensagem por rmoreira Qui 25 Mar - 18:34:22

    Edson...Pode ser a sirene também.... Desconecte a sirene da central do alarme. Na sirene tem os fios vermelho, preto e azul.... Junte o preto com o azul e coloque no negativo da bateria....e o vermelho no positivo da bateria...Se a sirene funcionar, seu problema é na central!!! Abraços Ricardo
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    Mensagem por Edson Santos Sex 26 Mar - 12:24:39

    rmoreira escreveu:Edson...Pode ser a sirene também.... Desconecte a sirene da central do alarme. Na sirene tem os fios vermelho, preto e azul.... Junte o preto com o azul e coloque no negativo da bateria....e o vermelho no positivo da bateria...Se a sirene funcionar, seu problema é na central!!! Abraços Ricardo

    Amigo, testei ontem a noite a sirene e funciona a danada. Então o módulo tem defeito mesmo, pra mim não era nele, já que o Beto disse que defeito no módulo não acenderia as luzes internas, e no meu funciona todas. Mas vou tirar a caixinha e ver o que faço.
    Valeu Alarme Original caravan/Opala 218127
    Abraço
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    Mensagem por rmoreira Dom 28 Mar - 20:21:44

    Mestre Edson... Provavelmente o CI 40169 que fica na central pode ter queimado!! Se não estou enganado, a numeração dele é essa mesma...Como não tem como testá-lo, experimente trocá-lo para ver se funciona.... é baratinho e qualquer loja de eletrônica tem!!! Abraços Ricardo
    Edson Santos
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    Mensagem por Edson Santos Dom 28 Mar - 20:31:42

    rmoreira escreveu:Mestre Edson... Provavelmente o CI 40169 que fica na central pode ter queimado!! Se não estou enganado, a numeração dele é essa mesma...Como não tem como testá-lo, experimente trocá-lo para ver se funciona.... é baratinho e qualquer loja de eletrônica tem!!! Abraços Ricardo

    Valeu amigão, to com ela aqui comigo, mas ainda não abri. Se for esse CI mesmo, acho que até tenho uns aqui, vou trocar e ver que bixo dá então. Qualquer coisa posto aqui.
    Valeu Alarme Original caravan/Opala 218127
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    Mensagem por rmoreira Dom 28 Mar - 20:59:57

    Edson...Aproveita e compra um soquete e coloca o CI usando soquete ... Facilita bastante as próximas manutenções...Abraços Ricardo
    betodacaravan
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    Mensagem por betodacaravan Seg 29 Mar - 18:45:27

    e ae colegas belez.
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    Mensagem por Edson Santos Seg 29 Mar - 19:40:21

    rmoreira escreveu:Edson...Aproveita e compra um soquete e coloca o CI usando soquete ... Facilita bastante as próximas manutenções...Abraços Ricardo

    Sei sei, um suporte pequeno de plástico. Trocar CI enche o saco mesmo...rs
    Valeu
    Abraço
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    Mensagem por Edson Santos Seg 29 Mar - 19:41:12

    betodacaravan escreveu:e ae colegas belez.

    Fala Betãoo... Alarme Original caravan/Opala Icon_biggrin
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    Mensagem por betodacaravan Qui 8 Abr - 18:49:54

    e ae moreirao, belez?

    e ae deu certo a parada do alarme, ta funcionando legal?




    se quiser negociar o que esta sobrando, me manda MP.

    abraço.
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    Mensagem por willian fóquinha Qua 14 Abr - 23:03:57

    como faço pra conseguir um,sei que vai dar um trabalho danado...aueiaioueaioue'
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    Mensagem por Paulo Corso Qui 15 Abr - 14:11:41

    E aquele imã que aciona o painel onde se consegue um dele, to querenod botar o meu alarme original pra funfar.
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    Mensagem por Edson Santos Qui 15 Abr - 18:21:06

    Paulo Corso escreveu:E aquele imã que aciona o painel onde se consegue um dele, to querenod botar o meu alarme original pra funfar.

    Também to atrás...rs
    Já vi anúncio no ML a algum tempo, hoje não acho mais nada.
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    Mensagem por rmoreira Qui 15 Abr - 21:43:43

    Eu vi no mercado livre e estavam pedindo uns 250,00.... To usando um imã que é tipo um chaveirinho usado nas esteiras de academia, que não é muito feio, e custou 25 pratas.
    Edson Santos
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    Mensagem por Edson Santos Sex 16 Abr - 0:09:02

    rmoreira escreveu:Eu vi no mercado livre e estavam pedindo uns 250,00.... To usando um imã que é tipo um chaveirinho usado nas esteiras de academia, que não é muito feio, e custou 25 pratas.

    Pedir 250 contos naquele chaveiro, o cara ta de brincadeira. Mas to sempre vendo se aparece alguma coisa.
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    Mensagem por willian fóquinha Sex 16 Abr - 11:38:57

    Edson Santos escreveu:
    rmoreira escreveu:Eu vi no mercado livre e estavam pedindo uns 250,00.... To usando um imã que é tipo um chaveirinho usado nas esteiras de academia, que não é muito feio, e custou 25 pratas.

    Pedir 250 contos naquele chaveiro, o cara ta de brincadeira. Mas to sempre vendo se aparece alguma coisa.

    Muito Caro,o cara quér furar nóssos olhos...
    Mais eu ainda acho esse bendito alarme pra compra bounce
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    Mensagem por rmoreira Sex 16 Abr - 12:42:21

    William,
    Eu comprei uma central dessas completa com sirene e sensores do parabrisa por 100,00 reais e gastei mais uns 35,00 para colocar a sirene para funcionar. Em breve vou colocá-la em definitivo pois tirei o carro da oficina essa semana. Se a central que está no meu carro estiver funcionando, ficarei com uma central parada aqui e se tiver interesse é só me falar.
    Abraços

    Ricardo
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    Mensagem por betodacaravan Sex 16 Abr - 18:15:10

    se ele nao quiser.....


    eu quero.

    eu ate achei um chaveirinho que um amigo me deu, e com logo gm...origi hehe.
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    Mensagem por rmoreira Sex 16 Abr - 18:21:13

    Beto...
    Assim que tiver um instalado lá eu mando notícias!!! Guarde com carinho esse chaveiro!!! Vale ouro...
    Abraços
    Ricardo
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    Mensagem por Paulo Corso Sex 16 Abr - 18:56:19

    Vou por o meu pra funfar só por ter sabe, pois não confio no alarme orignal. Tenho um positron instalado
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    Mensagem por rmoreira Sex 16 Abr - 18:58:55

    Eu estou com um positron instalado pq fecha os vidros e trava as portas...e o original para manter o carro na originalidade dele!!!! Ricardo
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    Mensagem por betodacaravan Sex 16 Abr - 19:40:54

    tbm to como o moreira, com positron e o origi so pra manter a originalidade.


    mas eu usaria tm junto com o positron com o controle e o original com o chaveiro.

    é legal pois é uma segurança a mais...2 alarmes.


    agora o chaveirinho, ta bem guardado, so vou colar a plaqueta com o logo gm que ta meio soltando.


    cara 250 conto so o chaveiro de imã? vish.
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    Mensagem por opala4cc Qua 9 Jun - 20:00:03

    Sou novo no fórum e gostaria de fazer, já pedindo licença, um ADD-ON neste tópico. São algumas observações sobre o módulo de alarme original dos opalas, diferenças e fraquezas (do ponto de vista eletrônico) e finalizando com a pinagem do conector e a descrição de cores dos respectivos fios (para aqueles que tiveram o chicote cortado e o conector removido.
    Como é meu primeiro post - e já com imagens anexadas - espero não fazer nenhuma lambança com as fotos...
    Tenho alguns módulos de alarme de opala e notei que existem dois tipos de módulos que, apesar da numeração ser idêntica (são a mesma peça, com mesma aplicação e pinagem), há diferenças externas e também internas na placa CI. Os dois módulos fazem exatamente a mesma coisa, apenas o desenho do circuito é que difere.
    Alarme Original caravan/Opala Mdulos_fechados
    Figura 1: Os dois tipos de módulos. As setas indicam um código em baixo relevo.

    Como se pode ver na figura 1, as diferenças externas podem ser vistas no lado esquerdo da carcaça dos módulos. As setas vermelhas indicam o local onde está escrito "J91" no da esquerda e "L91" no da direita. É especulação minha, mas acredito que o "L" e o "J" sejam referências do lote de fabricação e o "91" seja o ano de fabricação.
    Agora vamos à parte interna:
    Alarme Original caravan/Opala Mdulos_abertos
    figura 2: As placas de CI

    Mais uma vez: os dois módulos são a mesma peça GM, mas o circuito sofreu modificações. Observação: os relés (caixinhas pretas) no módulo da direita estão com uma fita crepe em cima porque precisei escrever em cima deles e não era possível fazê-lo no plástico preto.
    Eu tive um problema com o veículo algumas vezes, cuja origem estava no circuito do motor de partida que envolve alarme original, mesmo estando este último destivado (mas ainda conectado no chicote). Acontece que nos opalas de 88 em diante, o circuito do motor de arranque passa pelo módulo de alarme (a imobilização do veículo é feita no motor de arranque). Com o envelhecimento da fiação, a resistência no circuito de partida se torna excessiva e por conseguinte o "fusível" do circuito se torna a placa de CI do alarme original.
    Assim, é comum o rompimento, no momento em que se vira a chave, de alguma trilha na placa. O conserto é simples e podem ser tomadas medidas preventivas: o reforço com estanho dos locais mais críticos, mostrados nas fotos seguintes em ambos os módulos:
    Alarme Original caravan/Opala Circuito2_verso
    Figura 3: o módulo com as trilhas já reforçadas com estanho.

    Alarme Original caravan/Opala Circuito2_verso_B
    Figura 4: o mesmo módulo da figura 3 evidenciando em vermelho aonde foi depositado estanho.

    Alarme Original caravan/Opala Circuito1_verso
    Figura 5: o segundo módulo, com as trilhas reforçadas com estanho.

    Alarme Original caravan/Opala Circuito1_verso_B
    Figura 6: o mesmo módulo da figura 5 evidenciando em vermelho aonde foi depositado o estanho.

    RESOLVIDO O PROBLEMA que ocorria: quando virava a chave, a ignição ligava mas o motor de arranque não dava sinal de vida. Em algumas ocasiões diferentes, girava a chave e não chegava nem a ligar a ignição.

    Agora, vamos à pinagem:
    Alarme Original caravan/Opala Pinagem_mdulo
    Figura 7: Esta é óbvia, para quem ainda tem o módulo no carro.

    Alarme Original caravan/Opala Conector_chicote
    Figura 8: o conector, para quem precisar de referências.
    ATUALIZADO EM 06/06/2020:
    Pinagem com as cores:
    1- vermelho ----------------------------Alimentação do alarme (12V)
    2- preto com lista vermelha-------------motor de arranque (**)
    3- preto com lista verde----------------pisca direito
    4- preto com lista branca---------------pisca esquerdo
    5- não utilizado
    6- azul claro com lista preta-----------reed lado direito
    7- cinza--------------------------------sensor do porta malas
    8- cinza com lista preta----------------sensor da porta dianteira esquerda    
    9- cinza--------------------------------sensor de porta traseira esquerda
    10- marrom com lista branca-------------anti-furto do rádio
    11- roxo com lista branca---------------sinal da sirene
    12- vermelho----------------------------alimentação da sirene (12V)
    13- preto com lista vermelha------------comutador de ignição (pino "S") e quando este é acionado, fecha circuito com o motor de arranque (***)
    14- preto-------------------------------pós-chave (12V) no terminal "I1" do comutador de partida
    15- azul claro--------------------------terminal "A" do comutador de ignição
    16- cinza com lista vermelha------------reed lado esquerdo
    17- marrom------------------------------negativo massa, ligar na carroceria
    18- branco -----------------------------sensor de abertura do capô
    19- cinza com lista preta---------------sensor de porta dianteira direita
    20- cinza-------------------------------sensor de porta traseira direita
    21- cinza com lista verde---------------ligado à lâmpada de cortesia da porta dianteira lado direito (*), lâmpada de iluminação do porta-malas (*), lâmpada de iluminação do capô (*) e ao relé de temporização da luz de cortesia do teto (pino "S"). Para os SL, o pino também tem ligação com a luz de cortesia do teto.
    22- dois fios pretos c/ lista azul--------ligar o outro fio do reed esquerdo e o outro fio do reed direito  

    (*) um polo da lâmpada vai na linha 30. O outro é o polo em referido.

    (**) Para carros com câmbio automático, o pino 2 vai ao comutador de ignição no pino "S"

    (***) Para carros com câmbio automático, o pino 13 vai ao relé da transmissão automática, pino 30. Então, do pino "87" deste relé sai o fio que vai ao motor de arranque.

    Mapa do interruptor de ignição:
    Alarme Original caravan/Opala Cosmut10
    Figura 8: o comutador de ignição (coluna fixa)

    Considerações: de fato, não faz diferença a permuta na ligação entre os sensores de porta (dianteiras ou traseiras). Também não faz diferença a permuta entre os sensores do capô e porta-malas. São apenas sensores-interruptores que sempre que forem acionados com o alarme já armado, provocarão disparo da sirene, ativação dos piscas e bloqueio do veículo.
    Também não faz diferença se você tem ou não o chaveirinho original que aciona o alarme, pois qualquer imã faz o serviço. Entretanto, a desativação definitiva do alarme só se faz possível ao ser ligada a ignição. Uma vez armado o alarme, o desarme com o imã é temporário e dura cerca de 15 segundos, tempo para o usuário entrar no carro e acionar a ignição.
    O que é "reed"? Reed é o termo que usei para designar os sensores magnéticos que ficam nas extremidades do parabrisas, servindo para armar e desarmar (temporariamente) o alarme.
    Troubleshooting do alarme:
    "Meu alarme não está armando quando passo um imã no sensor do parabrisas. E agora?"

    - Comece olhando para a instalação do rádio no painel. SEMPRE que um dos sensores (portas, capô, porta-malas e do rádio) indicar acionamento, o alarme não arma. Em outras palavras, se ao menos uma porta estiver aberta ou o porta-malas estiver aberto ou o capô estiver aberto ou o rádio (original) não estiver no lugar, o alarme não armará. Se o rádio foi trocado por um som mais moderno, pode apostar que o instalador desativou o fio do sensor anti-furto do rádio. Até mesmo quem está com um rádio original de opala pode estar com este fio cortado dentro do painel. Para ter certeza, é necessário inspecionar o chicote atrás do radio, dentro do painel.
    Caso não seja importante ao dono monitorar o anti-furto do rádio ou o problema não pôde ser solucionado, desative o monitoramento anti-furto do rádio ligando o fio 10 (marrom com lista branca) no fio 17 (marrom) com o alarme conectado no chicote. Agora passe o imã no reed e espere 15 segundos, abrindo a porta após. O alarme deve disparar.
    Se não disparar, começe a verificar se os fios que chegam nos sensores de portas, capô e porta-malas são originais. Algum instalador pode ter cortado o fio original destes sensores para ligar um outro alarme anti-furto.
    Se o alarme aciona os piscas mas a sirene não toca: sugiro alimentar o fio 12 (vermelho) com o positivo 12V, e o 11 (roxo com lista branca) no negativo (aterrar na carroceria). Se a sirene tocar, o módulo tem algum problema. Se não tocar, é a sirene mesmo. Note que a sirene tem três fios: o vermelho é positivo e o preto e o azul devem estar no negativo para que haja o disparo de teste do componente. Como o fio preto não é nenhum dos fios do chicote do alarme, ele já é aterrado em outro lugar do veículo (provavelmente debaixo do painel). O melhor mesmo é poder retirar a sirene para teste, mas normalmente isto não é possível, pois o conector fica em local inacessível debaixo do painel do carro.
    Se a sirene foi testada e funciona e ainda assim o alarme não arma, verifique se os reeds no parabrisas estão conectados. Os dois fios pretos que saem dos reeds terminam em conectores que ficam no "pé" da coluna "A", na base do parabrisas, debaixo do painel, não sendo necessário arrancar forração para ter acesso. Para testar se os reeds estão defeituosos, ponha as duas pontas de prova de um multímetro uma em cada fio do reed com o multímetro na escala mínima de resistência e passe um imã no reed. Se o reed está funcionando, a resistência sai do infinito e cai quase a zero no momento que o imã está no sensor.

    "Não tenho mais os reeds no parabrisas do meu carro, pois o dono anterior tirou. E agora?"
    Não se desespere. Os reeds não foram usados apenas em alarmes anti-furto. Também foram e ainda são usados em automatização de portões basculantes verticais como os da PPA ( www.ppa.com.br ). Entre em contato com os pangarés da PPA e implore que lhe vendam um par desses ou então vá até um serralheiro e encomende a compra através dele com a PPA. Isto se faz necessário porque a PPA não vende para pessoa física, só para pessoa jurídica. É claro que o reed da PPA não é idêntico ao que vinha no opala. O da PPA tem um parafusinho, mas não faz diferença. Um pouquinho de silicone e o sensor estará colado no parabrisas.
    Alarme Original caravan/Opala Reedsppa
    Figura 9: foto do "reed" da PPA em um portão basculante vertical de fuso.


    Última edição por opala4cc em Qua 17 Jun - 23:50:01, editado 4 vez(es)

    jimi, acezario e Lauro de Andrade gostam desta mensagem

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    Alarme Original caravan/Opala Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por rmoreira Qua 9 Jun - 21:18:15

    Opala 4cc,
    Muito bom o que descreveu... A minha central que está na caravan 90 é 52277585...Comprei aqui no site mesmo...
    Abraços
    Ricardo
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    Mensagem por opala4cc Qua 9 Jun - 23:41:49

    Obrigado pelo elogio, rmoreira. Eu estava com medo de ter postado na seção errada, já que depois de postar, vi que existe uma seção dedicada à parte elétrica do opala. No final, o que escrevi estava mais para parte elétrica do que para "faça você mesmo".
    Você tem certeza de que o número GM da sua central é esse mesmo (52277585)? No catálogo de peças, este número de peça não existe... Fiquei curioso: será que existe um terceiro tipo de placa CI de alarme que serve em opala?
    Tenho 4 desses malditos módulos aqui e nenhum deles parece funcionar. Passo o chaveirinho no párabrisas, onde fica o sensor e nada! Por acaso o CI 40169 é o chip onde está escrito "SD74HC240E"?

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