Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Tampão Caravan Diplomata
radiador - Aditivo ou fluido no radiador EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
radiador - Aditivo ou fluido no radiador EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
radiador - Aditivo ou fluido no radiador EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
radiador - Aditivo ou fluido no radiador EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
radiador - Aditivo ou fluido no radiador EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador EmptySeg 25 Mar - 21:15:43 por opala4cc

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
radiador - Aditivo ou fluido no radiador EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
radiador - Aditivo ou fluido no radiador EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
radiador - Aditivo ou fluido no radiador EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

120 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 120 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_right 
tabarbosa (16850)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_right 
Rubão6cc (15319)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_right 
BANDIT (13573)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_right 
Xann (10394)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_right 
j ricardo (9376)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_right 
Jean Bida (9320)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador Bar_right 

+46
chevy250
Sergio Rocha
tagliaferro
Rubão6cc
Was
rafaelopalaleiro
Mirão
Bruno Medeiros
felipeleox
Leo773
Smoke
Diegoj
rysnn12
Fábio Hoelscher
Sr.Bianchi
Glaucio Missioneiro
IVAN4100
adpachec
willian fóquinha
luciano76
mauriciodonizetifernandes
Buke_78 luxo
^Marcos^
modonesi
ickuss
evandro de angelis
andersonopala
czvelho
Chiko
pcsilva
Pedro Malta
Rodrigo ss
Jcarlos
s4bb4th
Fogo
parra
nicolas opaleiro
davigarducho
BANDIT
tabarbosa
raphaelcaronti
branco 75
mjpalmonari
Ivo Filho
Paulo Corso
Jeferson ARARAQUARA SP
50 participantes

    Aditivo ou fluido no radiador

    Jeferson ARARAQUARA SP
    Jeferson ARARAQUARA SP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Idade : 39
    Localização : Araraquara sp
    Modelo do carro : Opala Comodoro sl/e 88 ...
    Cilindros : 4 cc alcool original
    Data de inscrição : 06/04/2010

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Jeferson ARARAQUARA SP Seg 12 Abr - 10:26:23

    Aditivo ou fluido nos radiadores dos opala 4cc ou 6cc, qeria sabe se vcs aprovam ou tem auguma restriçao sobre o asunto (ou se tem augum produto qe eu possa estar colocando p/ evitar ferrugen aqecimento e outros problemas relacionados ao mesmo, aguardo sujestao e criticas)...
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3566
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Paulo Corso Seg 12 Abr - 10:56:08

    No meu diplo eu coloco água e óleo soluvel (na proporção recomendada no manual. Sou receoso em colocar aditivo junto, pois em carro que nunca foi usado aditivo pode atrapalhar em vez de ajudar.
    Ivo Filho
    Ivo Filho
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4504
    Idade : 51
    Localização : Americana
    Modelo do carro : Um monte....
    Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
    Data de inscrição : 22/01/2010

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Ivo Filho Seg 12 Abr - 11:23:05

    Faço como o Paulo, só uso oleo soluvel que ajuda a evitar a corrosão e tbm retarda um pouco a temperatura de ebulição da agua, ou seja o motor pode chegar até a 115° e não ferve (desde que o sistema esteja bem vedado).
    Tive uma experiência ruim com soluções e aditivos de radiador. Coloquei aquele azul da Delco. Nunca tinha ouvido falar de selo furado em motor de opala, coloquei aquela porcaria e em menos de uma semana furaram os do cabeçote, os 3. Em menos de um mês furaram os do bloco abaixo do cabeçote. E para finalizar o desastre, em menos de dois meses furou o de tras do bloco, tendo de arrancar cambio, volante, embreagem....
    Em fim usando o oleo soluvel nunca mais tive problemas.

    sds


    _________________
    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
    [(O)=====||=====(O)]
    mjpalmonari
    mjpalmonari
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 153
    Idade : 46
    Localização : Santana do Itararé - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88 coupe, com o prazo de uns 5 anos pra ficar do meu gosto
    Cilindros : 6zão
    Data de inscrição : 22/03/2010

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por mjpalmonari Seg 12 Abr - 12:23:48

    Ivo Filho escreveu:Faço como o Paulo, só uso oleo soluvel que ajuda a evitar a corrosão e tbm retarda um pouco a temperatura de ebulição da agua, ou seja o motor pode chegar até a 115° e não ferve (desde que o sistema esteja bem vedado).
    Tive uma experiência ruim com soluções e aditivos de radiador. Coloquei aquele azul da Delco. Nunca tinha ouvido falar de selo furado em motor de opala, coloquei aquela porcaria e em menos de uma semana furaram os do cabeçote, os 3. Em menos de um mês furaram os do bloco abaixo do cabeçote. E para finalizar o desastre, em menos de dois meses furou o de tras do bloco, tendo de arrancar cambio, volante, embreagem....
    Em fim usando o oleo soluvel nunca mais tive problemas.

    sds


    putz... eu ja tinha visto falar desse problema em colocar aditivos em carros que nunca usarm, e sempre tive receio, mas me diga onde se acha esse óleo solúvel, e qul a proporção num 6cc????


    valeu...
    branco 75
    branco 75
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4001
    Localização : curitiba
    Modelo do carro : coupe 1975 4 cil 2500
    caravan 1978 6 cil 4100
    Data de inscrição : 24/11/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por branco 75 Seg 12 Abr - 13:44:06

    meu palpite é o mesmo, acho q n deve usar em carros q n se usava aditivo antes. agora esse oleo soluvel eu desconhecia, rodo so c agua mesmo, isso traz problema???????? radiador - Aditivo ou fluido no radiador Icon_eek entaum ja passa a proporção p um radiador de 4 cil original. valeu!
    raphaelcaronti
    raphaelcaronti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8744
    Idade : 31
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Caravan STD 1982
    Caravan STD 1976[em obras]
    Renault Sandero
    Opala Diplomata 1988[EX]
    Opala Diplomata SE 88/89(EX)
    Opala Deluxo 1970 (EX)
    Caravan deluxo 1977 151 (EX)
    Gol MI 1998[EX]
    Caravan Diplomata 1987[EX]
    Classic 08/09 (EX)
    Opala STD 1975 (EX)



    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 30/10/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por raphaelcaronti Seg 12 Abr - 15:34:15

    O ADITIVO LIMPA TUDO, ENTÃO O QUE TIVER QUE ESTOURAR, IRÁ ESTOURAR,
    O OLEO SOLUVEL AO CONTRARIO NÃO LIMPARA NADA, SO IMPEDIRA QUE NOVAS SUJEIRAS E FERRUGEM SE FORMEM NO SISTEMA
    POR ISSO O ADITIVO ESTOU SELO, BOMBA DE AGUA E ETC.
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por tabarbosa Seg 12 Abr - 16:41:11

    usei dos dopis e agora só uso aditivo... dá pra percveber pelo pnteiro que o motor não esquenta tanto (sabe aquele transito parado quando sobe entre o meio e quase perto da faixa vermelha? Pois é, nunca mais ficou assim)

    em tempo: meu radiador foi recondicionado recentemente e a minha bomba e borrachas estao oK... não há vazamentos tambem...
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por BANDIT Seg 12 Abr - 18:20:59

    Jeferson ARARAQUARA SP escreveu:Aditivo ou fluido nos radiadores dos opala 4cc ou 6cc, qeria sabe se vcs aprovam ou tem auguma restriçao sobre o asunto (ou se tem augum produto qe eu possa estar colocando p/ evitar ferrugen aqecimento e outros problemas relacionados ao mesmo, aguardo sujestao e criticas)...

    Se a água do teu radiador tá parecendo um lodo esqueça o aditivo só faça uma boa limpeza no sistem que não terá problema aditivo não é ruim não ,mas se o sistema de arrefecimento estiver em estado lastimável nunca viu um aditivo na vida se vc. for colocar um aditivo ( paraflu ) pode ocasionar um furo de um selo de motor que JÁ está bastante comprometido , mas o aditivo vai acelerar o processo ....
    tenho um motor 6cc injetado ano 95 que ¨foi esquecido¨ trocas de água e aditivo ...eu to andando a 4 anos só com água viajo direto com o carro e na cidade não tenho problema nehum de temperatura com o ar-condicionado ligado ....
    Pra quem tem condição o melhor aditivo que tem é os da HONDA só que só tem nas concessionarias e não vendem de litro ( pra eles vem de tambor) se alguém conseguir ¨desviar¨é um ótimo aditivo !!!
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por tabarbosa Seg 12 Abr - 19:15:39

    esses da honda sao os organicos de alta km... troca a cada 200 mil Km... mas eh uma grana...

    uso os G12 da VW/audi que sao similares e custam 60,oo cada litro (na minha saveiro vao 2 l de aditivo por troca, no golf gti iam 3 ou 4 litros, nao me recordo mais...)...
    davigarducho
    davigarducho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 345
    Idade : 36
    Localização : brasil
    Data de inscrição : 03/07/2009

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por davigarducho Ter 13 Abr - 0:02:13

    Comigo o problema de aquecimento era o radiador...troquei ele, e depois disso nunca mais o ponteiro chegou na metade, nem andando na cidade...e só uso agua..
    branco 75
    branco 75
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4001
    Localização : curitiba
    Modelo do carro : coupe 1975 4 cil 2500
    caravan 1978 6 cil 4100
    Data de inscrição : 24/11/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por branco 75 Ter 13 Abr - 10:49:08

    mas galera me surgiu uma dúvida: posso continuar rodando só c agua????? eu mandei fazer limpeza de arrefecimento q tava lastimável e achei melhor ficar só na agua mesmo. isso pode trazer algum problema sendo q a temperatura nunca chegou nem na metade...é q n entendo nada de mecanica.
    nicolas opaleiro
    nicolas opaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2698
    Idade : 29
    Localização : Santo andré
    Modelo do carro : Caravan Comodoro "cassandra" 1980
    Cilindros : 4.. Por alguns meses...
    Data de inscrição : 12/12/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por nicolas opaleiro Ter 13 Abr - 11:28:17

    outra coisa
    se alguem chegar a abrir a tampa do radiador e estiver aquela agua barrenta, mas bem barreta mesmo q parece q jogaram um tijolo la dentro pelo amor de deus. NAO COLQUE ADITIVO
    pq aquela agua é sinal q tme uma trinca q enferrujou e essa trinca num ta vazando agua por causa do proprio ferrujem, se vc colokar aditivo ali ele vai tira toda akela sujeira e ai em menos de 200 metros seu motor ta limpo de agua eim
    fica ai uma dica !
    te +
    parra
    parra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1631
    Localização : Campinas-SP
    Modelo do carro : Caravan 1983
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 08/04/2009

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por parra Ter 13 Abr - 13:46:58

    tabarbosa escreveu:usei dos dopis e agora só uso aditivo... dá pra percveber pelo pnteiro que o motor não esquenta tanto (sabe aquele transito parado quando sobe entre o meio e quase perto da faixa vermelha? Pois é, nunca mais ficou assim)

    em tempo: meu radiador foi recondicionado recentemente e a minha bomba e borrachas estao oK... não há vazamentos tambem...

    É isso a tarbosa ... eu sava o o óleo, mas em condições extremas o motor batia la em cima ... agora com o aditivo, temperatura em 70 graus religiosamente (carro a alcool), pode vir o que for, sempre nos 70 ... e é como vc falou, tem que estar tudo em dia, selos novos, bomba d'agua nova ...
    []'s !
    Fogo
    Fogo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 480
    Localização : Lençóis Paulista
    Modelo do carro : Opala Diplomata 84/85 Cupe
    Cilindros : 4 canecos
    Data de inscrição : 14/04/2009

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Fogo Ter 13 Abr - 22:02:51

    o oleo soluvel ........seria aquele d usa em metalurgia oleo pra fazer furação.....em peças com furadeira d bancada
    ou nada v???????????
    parra
    parra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1631
    Localização : Campinas-SP
    Modelo do carro : Caravan 1983
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 08/04/2009

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por parra Qua 14 Abr - 12:03:22

    Fogo escreveu:o oleo soluvel ........seria aquele d usa em metalurgia oleo pra fazer furação.....em peças com furadeira d bancada
    ou nada v???????????

    é sim ... óleo usado para resfriar a broca ... ele quando dissolvido na água a deixa com uma cor de leite.
    []'s !
    Fogo
    Fogo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 480
    Localização : Lençóis Paulista
    Modelo do carro : Opala Diplomata 84/85 Cupe
    Cilindros : 4 canecos
    Data de inscrição : 14/04/2009

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Fogo Qui 15 Abr - 22:02:05

    parra escreveu:
    Fogo escreveu:o oleo soluvel ........seria aquele d usa em metalurgia oleo pra fazer furação.....em peças com furadeira d bancada
    ou nada v???????????

    é sim ... óleo usado para resfriar a broca ... ele quando dissolvido na água a deixa com uma cor de leite.
    []'s !

    Bomm saber radiador - Aditivo ou fluido no radiador 218127
    Jeferson ARARAQUARA SP
    Jeferson ARARAQUARA SP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Idade : 39
    Localização : Araraquara sp
    Modelo do carro : Opala Comodoro sl/e 88 ...
    Cilindros : 4 cc alcool original
    Data de inscrição : 06/04/2010

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Jeferson ARARAQUARA SP Qui 15 Abr - 23:35:59

    Fogo escreveu:
    parra escreveu:
    Fogo escreveu:o oleo soluvel ........seria aquele d usa em metalurgia oleo pra fazer furação.....em peças com furadeira d bancada
    ou nada v???????????

    é sim ... óleo usado para resfriar a broca ... ele quando dissolvido na água a deixa com uma cor de leite.
    []'s !

    Bomm saber radiador - Aditivo ou fluido no radiador 218127


    Mas em fim alguem sabe nome ou marca desses produtos ou lugares especializado nesse tal oleo soluvel aguardo...[/quote]
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por tabarbosa Sex 16 Abr - 6:53:17

    parra escreveu:
    tabarbosa escreveu:usei dos dopis e agora só uso aditivo... dá pra percveber pelo pnteiro que o motor não esquenta tanto (sabe aquele transito parado quando sobe entre o meio e quase perto da faixa vermelha? Pois é, nunca mais ficou assim)

    em tempo: meu radiador foi recondicionado recentemente e a minha bomba e borrachas estao oK... não há vazamentos tambem...

    É isso a tarbosa ... eu sava o o óleo, mas em condições extremas o motor batia la em cima ... agora com o aditivo, temperatura em 70 graus religiosamente (carro a alcool), pode vir o que for, sempre nos 70 ... e é como vc falou, tem que estar tudo em dia, selos novos, bomba d'agua nova ...
    []'s !

    o meu foi assim... juro... se fosse usar oq que se recomenda no manual do meu opala usava oleo SD e SE, que é o que se recomenda... acho que se existe coisa melhor no mercado hoje em dia tem que repensar né?!

    mas o que não me entra na cabeça é o cara ficar rodando com tudo podre com medo de usar aditivo pois vai revelar os furos e peças ruins no sistema...

    essa manutenção é uma das mais baratas... um selo de motor custa 2,00 reais e voce mesmo troca a maior parte deles... a agua do sistema quando estou com tempo eu mesmo troco, inclusive nos modernos de uso comum... a bomba, pelo menos no opala tambem é ridiculo de mexer... uma reforma de radiador fica em 60-70 reais em media aqui em minha cidade e no distribuidor da RV ainda - melhor lugar da cidade

    é o tipo de coisa que quando quebrar, vai te deixar na mão no minimo (se não fundir o motor)... em oleo/filtro do motor, arrefecimento e freios não se improvisana minha opiniao...

    felipemoreirac gosta desta mensagem

    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por tabarbosa Sex 16 Abr - 6:59:52

    Jeferson ARARAQUARA SP escreveu: Mas em fim alguem sabe nome ou marca desses produtos ou lugares especializado nesse tal oleo soluvel aguardo...
    [/quote]

    tem um bom que é o Paraflu... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

    tô brincando... mas acha facil em loja de parafusos e ferragens...´peça por oleo de corte (e depois veja na embalagem se é soluvel)... se pedir por oleo soluvel eles nem sabe o que é...

    se quiser comprar em são carlos procure a Borrachas Peronti (ref Ginasio milton olaio filho, na av getulio vargas) ou na Bogas parafusos (rotatoria da praça itália no final da av sao carlos)...

    em araraquara eu tenho quase ceretza que na oximaq tem... (acho qhe fica na expressa)...

    mas cuidado: oleo soluvel apenas em sistemas velhos e nao selados... nos modernos o manual já recomenda aditivo a base de etilenoglicol
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por tabarbosa Sex 16 Abr - 7:02:46

    branco 75 escreveu:mas galera me surgiu uma dúvida: posso continuar rodando só c agua????? eu mandei fazer limpeza de arrefecimento q tava lastimável e achei melhor ficar só na agua mesmo. isso pode trazer algum problema sendo q a temperatura nunca chegou nem na metade...é q n entendo nada de mecanica.

    só com agua não... vai acelerar o processo de oxidação das peças e corroer mais rapido bomba e dutos... tem que ter um redutor de oxidação (oleo ou de preferencia aditivo)...
    branco 75
    branco 75
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4001
    Localização : curitiba
    Modelo do carro : coupe 1975 4 cil 2500
    caravan 1978 6 cil 4100
    Data de inscrição : 24/11/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por branco 75 Sex 16 Abr - 8:30:09

    tabarbosa escreveu:
    branco 75 escreveu:mas galera me surgiu uma dúvida: posso continuar rodando só c agua????? eu mandei fazer limpeza de arrefecimento q tava lastimável e achei melhor ficar só na agua mesmo. isso pode trazer algum problema sendo q a temperatura nunca chegou nem na metade...é q n entendo nada de mecanica.

    só com agua não... vai acelerar o processo de oxidação das peças e corroer mais rapido bomba e dutos... tem que ter um redutor de oxidação (oleo ou de preferencia aditivo)...
    ~
    bom dia TABA, então seria legal fazer uma limpeza completa do arrefecimento,trocar mangueiras e td mais q possa dar vazamento e passar a rodar c aditivo ou óleo, correto?
    branco 75
    branco 75
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4001
    Localização : curitiba
    Modelo do carro : coupe 1975 4 cil 2500
    caravan 1978 6 cil 4100
    Data de inscrição : 24/11/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por branco 75 Sex 16 Abr - 8:30:28

    tabarbosa escreveu:
    branco 75 escreveu:mas galera me surgiu uma dúvida: posso continuar rodando só c agua????? eu mandei fazer limpeza de arrefecimento q tava lastimável e achei melhor ficar só na agua mesmo. isso pode trazer algum problema sendo q a temperatura nunca chegou nem na metade...é q n entendo nada de mecanica.

    só com agua não... vai acelerar o processo de oxidação das peças e corroer mais rapido bomba e dutos... tem que ter um redutor de oxidação (oleo ou de preferencia aditivo)...
    ~
    bom dia TABA, então seria legal fazer uma limpeza completa do arrefecimento,trocar mangueiras e td mais q possa dar vazamento e passar a rodar c aditivo ou óleo, correto?
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por tabarbosa Sex 16 Abr - 14:45:14

    branco 75 escreveu:
    tabarbosa escreveu:
    branco 75 escreveu:mas galera me surgiu uma dúvida: posso continuar rodando só c agua????? eu mandei fazer limpeza de arrefecimento q tava lastimável e achei melhor ficar só na agua mesmo. isso pode trazer algum problema sendo q a temperatura nunca chegou nem na metade...é q n entendo nada de mecanica.

    só com agua não... vai acelerar o processo de oxidação das peças e corroer mais rapido bomba e dutos... tem que ter um redutor de oxidação (oleo ou de preferencia aditivo)...
    ~
    bom dia TABA, então seria legal fazer uma limpeza completa do arrefecimento,trocar mangueiras e td mais q possa dar vazamento e passar a rodar c aditivo ou óleo, correto?

    borrachas eu so troco quando fura mesmo... limpeza eu faço assim: solto a mangueira inferior esgoto o radiador , encho de agua de torneira mesmo (se tiver uma mangueira de jardim, melhor), reconecto e faço funcionar, desconecto e dreno e repito isso ate sair limpo... é na ultima já encho de agua e coloco o aditivo...

    como tenho preguiça, pra falar a verdade, eu não fico reconectando e soltando a mangueira... eu faço funcionar com a mangueira de agua soltando agua em cima (tampa do radiador) e saido agua suja em baixo... mas aí é tigrada minha mesmo...
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por tabarbosa Sex 16 Abr - 14:48:02

    so nao recomendo usar aqueles produtos de limpeza que poe pra funcionar e troca depois de uma semana... especialmente em motores com bloco de aluminio...aquilo come tudo, sem distinção de peça boa ou de peça ruim (especialmente o corpo da bomba de agua)
    Jeferson ARARAQUARA SP
    Jeferson ARARAQUARA SP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Idade : 39
    Localização : Araraquara sp
    Modelo do carro : Opala Comodoro sl/e 88 ...
    Cilindros : 4 cc alcool original
    Data de inscrição : 06/04/2010

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Jeferson ARARAQUARA SP Sex 16 Abr - 19:12:25

    mas so tem que soltar a mangueira de baixo do radiador e esgota sosinho mas pode fase isso de quanto e quanto tempo agradesso desde ja ...
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por tabarbosa Sex 16 Abr - 19:24:11

    eu faço a cada 20.000 km ou 1 ano... é simples mesmo... diz que o liquido faz mal pro ambiente, mas não tem nenhum posto de coleta para o meterial que acaba indo pro esgoto mesmo...

    só nao faço com os freios pois nao sei o esquema de sangria... mas é outra coisa que tem validade pois absorve agua e perde a eficiencia de frenagem...
    branco 75
    branco 75
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4001
    Localização : curitiba
    Modelo do carro : coupe 1975 4 cil 2500
    caravan 1978 6 cil 4100
    Data de inscrição : 24/11/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por branco 75 Sáb 17 Abr - 8:37:34

    TABA, hj farei a limpeza do radiador, e esse oleo soluvel qual é a proporção da mistura??? valeu!
    branco 75
    branco 75
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4001
    Localização : curitiba
    Modelo do carro : coupe 1975 4 cil 2500
    caravan 1978 6 cil 4100
    Data de inscrição : 24/11/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por branco 75 Sáb 17 Abr - 8:39:04

    TABA, hj farei a limpeza do radiador, e esse oleo soluvel qual é a proporção da mistura??? valeu!
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por tabarbosa Sáb 17 Abr - 13:41:43

    no maual 3ml por litro... eu colocava 10 ml or litro...
    avatar
    s4bb4th
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Joinville
    Data de inscrição : 30/04/2010

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por s4bb4th Qua 12 maio - 1:15:13

    Fala galera! trabalhei um tempo na Radiex, tem um aditivo PS2G, que é para carros que nunca usaram aditivo, ou que não é usado a certo tempo, ele não remove a ferrugem, porem não deixa que a mesma evolua, usei no meu carro, que estava com a agua bem suja, e não tive problemas.
    (obs: colocar no maximo 2 litros no sistema, sendo que 1 litro ja ajuda muito a proteger e aumentar a eficiência na troca termica)
    Abraço
    Jcarlos
    Jcarlos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Localização : Minas Gerais
    Data de inscrição : 16/04/2010

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Jcarlos Qua 12 maio - 4:35:30

    Não usar aditivo ou não fazer limpeza com produto especifico só pq pode aparecer as zicas que jão estão ali escondidas pela sujeira eu acho que é ficar empurrando problema com a barriga.
    Se tá tudo cheio de craca lá dentro, um monte de furo no radiadiador e selo estourado tapado por sujeiro, eu quero mais é que se faça a limpeza disso e apareçam logo os pontos ruins pra poder colocar tudo em dia logo.
    Ou vai ficar esperando um belo dia na estrada pra sujeira que tava ali tapando um burado na colmeia do radiador ou no selo do bloco sair pra sua agua descer toda pelo asfalto abaixo e te deixar na mão com carro fervendo no meio do nada??

    Eu já tinha feito limpeza só com água, funcionando o carro e baixando agua por várias vezes e a água fica limpinha mas depois de poucos dias logo tá barrenta denovo, pq será?? Pq tá tudo cheio de craca dentro das galerias do motor e radiador, e água num vai limpar isso nunca., e se ficar usando só agua, o processo de corrosaõ vai continuar sempre. E essa sujeira num é só questão estética, isso atrapalha o arrefecimento, circulação da água, troca de calor, emperra valvula termosstática e bomba dágua, só isso.

    Óleo soluvel é boa solução, só tem um inconveniente: se estourar junta de cabeçote, como vc vai diagnosticar isso de pronto se não tiver outros sintomas mais evidentes?? Pq a primeira coisa que se vê neste caso é a mistura de óleo na água do radiador, que fica leitoso, se tá com óleo soluvel, vc não vai poder diagnosticar isto desta maneira, pq a água já fica litosa mesmo...

    Já usei produto de limpeza da Bardahl (radclean) em motor com mais de 30 anos que nunca tinha visto aditivo, depis de ter feito limpeza só com água, e apesar de aparentemente tudo limpo lá dentro, vc's precisavam ver o barro que saiu lá de dentro depois de esgotar tudo, e neste caso nem deixei os 7 dias recomendados, só de um dia pro outro. Lógico que apareceu 2 furinhos no radiador, não foi o produto que fez isso, os furos já estavam lá só que tapados por sujeira, levei pra consertar, enchi com 1 litro de Paraflu e o resto com água, e tá lá até hj perfeito, agua limpinha, temperatura sempre na faixa ideal, valvula e bomba dagua ok e com lubrificação garantidas pelo aditivo.
    parra
    parra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1631
    Localização : Campinas-SP
    Modelo do carro : Caravan 1983
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 08/04/2009

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por parra Qua 12 maio - 10:10:42

    eu prefiro os aditivos anti corroão / ebulição ... mas quando uso óleo soluvel tipo C (que é esse que estamos falando) eu sou generoso, coloco um copo de 300Ml pro sistema.
    []'s !
    Rodrigo ss
    Rodrigo ss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1763
    Idade : 40
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Opala 1976 Standart / SS 1971 / Caravan comodoro 1985
    Cilindros : 4, 6, 4
    Data de inscrição : 04/04/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Rodrigo ss Qua 12 maio - 11:57:53

    É as vezes por causa das lendas e contos de problemas após usar os produtos corretos em carros nunca usados, deixamos de agir de forma correta e pioramos a situação, o correto no meu caso, limparia tudo e colocaria aditivo, se iver de dar problema que de logo, fiz o motor do meu 76 tudo novo, mais o radiador era veio mesmo e sempre usei radiex e sempre controlou muito bem a temperatura, e nuncame incomodou, claro com motor novo, mais não deixem de deixar a manutenção em dia por causa de boatos, nem sempre são regras.
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por tabarbosa Qua 12 maio - 15:52:29

    hoje troquei a agua do meu SS... azulzinha... não tem preço.
    avatar
    s4bb4th
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Joinville
    Data de inscrição : 30/04/2010

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por s4bb4th Qui 13 maio - 1:10:15

    concordo com os amigos acima, o fato é que não usar o aditivo, apenas prolongara a aparição do problema, porem quando aparecer, será muito maior! levar a uma casa de confiança, onde farão a limpeza e a veificação do sitema é o correto, mas como todo brasileiro sempre gosta de dar seu jeitinho né, vamos no óleo e nas outras dicas citadas abç
    Pedro Malta
    Pedro Malta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 971
    Idade : 38
    Localização : Vila Velha-ES
    Modelo do carro : Comodoro 1979 - Marrom - 151
    Cilindros : 4cc - 151
    Data de inscrição : 05/05/2010

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Pedro Malta Qui 13 maio - 1:59:56

    tabarbosa escreveu:hoje troquei a agua do meu SS... azulzinha... não tem preço.

    pow taba, com o esmero que esse seu carro foi feito dá até pra engarrafar e vender na praia pow!
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por tabarbosa Qui 13 maio - 10:04:40

    Pedro Malta escreveu:
    tabarbosa escreveu:hoje troquei a agua do meu SS... azulzinha... não tem preço.

    pow taba, com o esmero que esse seu carro foi feito dá até pra engarrafar e vender na praia pow!

    valeu pedro!!!

    mas eu mesmo troco as dos meus carros... geralmente faco de 1 em 1 ano... mas dessa vez coloquei dos organicos tipo long life... diz que eh melhor no meu caso em que os carros nao andam muito... vamos ver... pretendo trocar a cada 2 anos...
    parra
    parra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1631
    Localização : Campinas-SP
    Modelo do carro : Caravan 1983
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 08/04/2009

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por parra Qui 13 maio - 13:24:16

    Estava conversando com um senhor que diz ter trabalhado na GM por muitos anos. Ele me falou que o mais 100% correto é colocar somente aditivo no radiador ... sera que procede ? ele falou que assim nunca vai ferver, e nem enferrujar ... []'s !
    pcsilva
    pcsilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 63
    Idade : 42
    Localização : cuiaba MT cambe PR
    Modelo do carro : ex comodoro 80 cupê dourado,ex luxo 72 cûpê marrom terra,ex standart 74 cupê azul tapajós, atualmente santana quantum 99 2.0 mi.
    Cilindros : 4cc, 6cc, 4cc, 4cc.
    Data de inscrição : 23/04/2010

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por pcsilva Qui 13 maio - 14:45:15

    se seu opala estiver esquentando muito o aditivo nao vai resolver por si so e presiso ver a causa do aquecimento anormal, pode ser valvula travada, borra nos dutos do motor, radiador emtupido pode ser varias coisa, mas para um trabalho bem feito e presiso a troca dos selos, uma boa limpesa do radiador com alguem especializado e claro, verificaçao das mangueiras se nao estao resecadas e a troca da valvula termostatica, conferido td isso e so colocar o aditivo q nao dara problema, mas se comtinua o problema pode ser cabeçote e pra quem pega muito transito pode ser o caso d por uma ventuinha eletrica, ajuda bastante. Outra coisa o cloro da agua ja tem sua participaçao na corrozao dos componentes entao nao usando o aditivo nao quer dizer q vc nao vai ter um problema futuramente, como disse os amigos antes e melhor da problema aq na garagem do q na estrada, gaste 100, 200 pra nao gasta 1000, 2000 em retifica etc.....
    fica ai a dica.....
    abraçao...
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por tabarbosa Qui 13 maio - 14:46:41

    parra escreveu:Estava conversando com um senhor que diz ter trabalhado na GM por muitos anos. Ele me falou que o mais 100% correto é colocar somente aditivo no radiador ... sera que procede ? ele falou que assim nunca vai ferver, e nem enferrujar ... []'s !

    aditivo puro entope tudo... e engripa a bomba... o certo é diluir mesmo...
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por tabarbosa Qui 13 maio - 14:49:01

    pcsilva escreveu: Outra coisa o cloro da agua ja tem sua participaçao na corrozao dos componentes

    do cloro eu discordo... ele é tão instavel que na primeira volta no quarteirão já foi embora da agua... ainda mais nos opalas antigos que o sistema é aberto...
    pcsilva
    pcsilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 63
    Idade : 42
    Localização : cuiaba MT cambe PR
    Modelo do carro : ex comodoro 80 cupê dourado,ex luxo 72 cûpê marrom terra,ex standart 74 cupê azul tapajós, atualmente santana quantum 99 2.0 mi.
    Cilindros : 4cc, 6cc, 4cc, 4cc.
    Data de inscrição : 23/04/2010

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por pcsilva Qui 13 maio - 14:57:28

    valeu pelo esclarecimento mais isso e quimica ai embolo o meio de campo, nao sei nada...
    aproveitado esclarece outra duvida ai taba, o aditivo se adiciona na agua, e o fluido se usa puro...
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por tabarbosa Qui 13 maio - 15:11:42

    pcsilva escreveu:valeu pelo esclarecimento mais isso e quimica ai embolo o meio de campo, nao sei nada...
    aproveitado esclarece outra duvida ai taba, o aditivo se adiciona na agua, e o fluido se usa puro...

    os dois são diluidos... o aditivo em geral é diluido a 40% e o oleo de corte usa 3ml/litro segundo o manual... o certo é usar agua deionizada (diferente da destilada que esta indicado em baterias), mas aí é muita viadagem...
    pcsilva
    pcsilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 63
    Idade : 42
    Localização : cuiaba MT cambe PR
    Modelo do carro : ex comodoro 80 cupê dourado,ex luxo 72 cûpê marrom terra,ex standart 74 cupê azul tapajós, atualmente santana quantum 99 2.0 mi.
    Cilindros : 4cc, 6cc, 4cc, 4cc.
    Data de inscrição : 23/04/2010

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por pcsilva Qui 13 maio - 15:15:11

    tbm concordo, valew......
    Chiko
    Chiko
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 219
    Idade : 33
    Localização : Caçador-SC
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Chiko Sáb 19 Nov - 20:43:10

    Jcarlos escreveu:Não usar aditivo ou não fazer limpeza com produto especifico só pq pode aparecer as zicas que jão estão ali escondidas pela sujeira eu acho que é ficar empurrando problema com a barriga.
    Se tá tudo cheio de craca lá dentro, um monte de furo no radiadiador e selo estourado tapado por sujeiro, eu quero mais é que se faça a limpeza disso e apareçam logo os pontos ruins pra poder colocar tudo em dia logo.
    Ou vai ficar esperando um belo dia na estrada pra sujeira que tava ali tapando um burado na colmeia do radiador ou no selo do bloco sair pra sua agua descer toda pelo asfalto abaixo e te deixar na mão com carro fervendo no meio do nada??

    Eu já tinha feito limpeza só com água, funcionando o carro e baixando agua por várias vezes e a água fica limpinha mas depois de poucos dias logo tá barrenta denovo, pq será?? Pq tá tudo cheio de craca dentro das galerias do motor e radiador, e água num vai limpar isso nunca., e se ficar usando só agua, o processo de corrosaõ vai continuar sempre. E essa sujeira num é só questão estética, isso atrapalha o arrefecimento, circulação da água, troca de calor, emperra valvula termosstática e bomba dágua, só isso.

    Óleo soluvel é boa solução, só tem um inconveniente: se estourar junta de cabeçote, como vc vai diagnosticar isso de pronto se não tiver outros sintomas mais evidentes?? Pq a primeira coisa que se vê neste caso é a mistura de óleo na água do radiador, que fica leitoso, se tá com óleo soluvel, vc não vai poder diagnosticar isto desta maneira, pq a água já fica litosa mesmo...

    Já usei produto de limpeza da Bardahl (radclean) em motor com mais de 30 anos que nunca tinha visto aditivo, depis de ter feito limpeza só com água, e apesar de aparentemente tudo limpo lá dentro, vc's precisavam ver o barro que saiu lá de dentro depois de esgotar tudo, e neste caso nem deixei os 7 dias recomendados, só de um dia pro outro. Lógico que apareceu 2 furinhos no radiador, não foi o produto que fez isso, os furos já estavam lá só que tapados por sujeira, levei pra consertar, enchi com 1 litro de Paraflu e o resto com água, e tá lá até hj perfeito, agua limpinha, temperatura sempre na faixa ideal, valvula e bomba dagua ok e com lubrificação garantidas pelo aditivo.

    Concordo.

    Estou nesse dilema de aditivo para radiador. O Oleo soluvel Tipo "C" é certeza que vou colocar. É indicado nos manuais dos Opalas, desde os antigos.

    No manual do opala moderno é recomendado usar o "liquido protetor para radiador peça número 93 201 652" mas liguei na chevrolet e os caras não tem esse nº cadastrado no sistema.
    Fui na autorizada e pedi por aditivo para radiador orgânico, marca Ac Delco. Pois bem o vendedor veio com um que é de coloração verde o líquido(disse ser o organico) com número "93 201 700" na embalagem.

    Sobre a água de radiador a maioria que troca usa água da torneira, segundo um mecanico com quem conversei e que faz esse serviço de radiador. Ao pé da letra seria bom usar a destilada, eu o faria se fosse em motor zero/recem feito. Quanto ao cloro da agua torneiral se dissipa no esquentar.

    Vou nessa de Agua torneiral+óleo soluvel+aditivo organico, creio ser a melhor opção.

    Me "liguei" nesse treco de aditivo depois de uma "esquentadinha" no carro em que a temp passou do meio, detalhe nunca tinha acontecido.

    Abs
    czvelho
    czvelho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 105
    Idade : 30
    Localização : Pato Branco - PR
    Modelo do carro : Opala Comodoro 82/83
    Cilindros : 4100 Aspirado
    Data de inscrição : 19/06/2011

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por czvelho Ter 24 Jan - 19:16:01

    o meu caso é o seguinte, pego o carro pra dar uma volta no centro da cidade, sabe como é, semafaros, lombadas, congestionamento, etc, em torno de 20 minutos andando assim, a temperatura do carro sobe la em cima, chega no inicio do vermelho mas nunca passa, ja tirei a valvula termostatica mas nao adiantou em nada, radiador nao é mais o original é o valeo. A agua do radiador esta marrom como barro, vou tirar o radiador e mandar limpar em uma casa de radiadores, e vai sair em torno de 45 reais. Estou pensando em colocar no radiador depois de limpo o Radiex Protetor do Sistema de Arrefecimento – MCT-Plus - Concentrado ( http://www.radiex.com.br/exibe_produto.php?cod_marca2=&cod_marca=&id_produto1=R-1882 ). Coloco ou não? sera qe este soltara a ferrugem do motor?
    andersonopala
    andersonopala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2366
    Localização : Belo Horizonte/MG
    Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
    Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
    Data de inscrição : 03/02/2011

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por andersonopala Qua 25 Jan - 7:03:05

    "Óleo soluvel é boa solução, só tem um inconveniente: se estourar junta de cabeçote, como vc vai diagnosticar isso de pronto se não tiver outros sintomas mais evidentes?? Pq a primeira coisa que se vê neste caso é a mistura de óleo na água do radiador, que fica leitoso, se tá com óleo soluvel, vc não vai poder diagnosticar isto desta maneira, pq a água já fica litosa mesmo"...




    FATO!!
    evandro de angelis
    evandro de angelis
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 98
    Idade : 59
    Localização : santo andré
    Modelo do carro : diplomata 89/90 cinza berillo
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 29/01/2011

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por evandro de angelis Qua 25 Jan - 11:51:06

    czvelho escreveu:o meu caso é o seguinte, pego o carro pra dar uma volta no centro da cidade, sabe como é, semafaros, lombadas, congestionamento, etc, em torno de 20 minutos andando assim, a temperatura do carro sobe la em cima, chega no inicio do vermelho mas nunca passa, ja tirei a valvula termostatica mas nao adiantou em nada, radiador nao é mais o original é o valeo. A agua do radiador esta marrom como barro, vou tirar o radiador e mandar limpar em uma casa de radiadores, e vai sair em torno de 45 reais. Estou pensando em colocar no radiador depois de limpo o Radiex Protetor do Sistema de Arrefecimento – MCT-Plus - Concentrado ( http://www.radiex.com.br/exibe_produto.php?cod_marca2=&cod_marca=&id_produto1=R-1882 ). Coloco ou não? sera qe este soltara a ferrugem do motor?

    Depois de uma troca da colmeia do radiador e uma limpeza de todo o sistema com troca de valvula termostatica e cebolão do radiador,coloquei o radiex verde,e 30 ml de oleo soluvel,já faz um ano e a agua esta verdinha, a indicação do meu mecanico era para não exagerar na quantidade de oleo devido ele estar em contato com as borrachas da mangueira e os vedadores orings do radiador do ar quente que podem se dilatar se a quantidade de oleo na agua for muito grande.
    ickuss
    ickuss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 449
    Idade : 31
    Localização : Goíania - Goías
    Modelo do carro : Caravan diplomata 89
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 16/12/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por ickuss Qua 25 Jan - 13:45:22

    que topico bom, nem tava ligado nisso, so usava agua mesmo, e meu motor tem 6 meses q foi feito e a agua direto fica marrom de ferrugem ...
    Chiko
    Chiko
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 219
    Idade : 33
    Localização : Caçador-SC
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Chiko Qua 1 Fev - 15:07:32

    Chiko escreveu:
    Jcarlos escreveu:Não usar aditivo ou não fazer limpeza com produto especifico só pq pode aparecer as zicas que jão estão ali escondidas pela sujeira eu acho que é ficar empurrando problema com a barriga.
    Se tá tudo cheio de craca lá dentro, um monte de furo no radiadiador e selo estourado tapado por sujeiro, eu quero mais é que se faça a limpeza disso e apareçam logo os pontos ruins pra poder colocar tudo em dia logo.
    Ou vai ficar esperando um belo dia na estrada pra sujeira que tava ali tapando um burado na colmeia do radiador ou no selo do bloco sair pra sua agua descer toda pelo asfalto abaixo e te deixar na mão com carro fervendo no meio do nada??

    Eu já tinha feito limpeza só com água, funcionando o carro e baixando agua por várias vezes e a água fica limpinha mas depois de poucos dias logo tá barrenta denovo, pq será?? Pq tá tudo cheio de craca dentro das galerias do motor e radiador, e água num vai limpar isso nunca., e se ficar usando só agua, o processo de corrosaõ vai continuar sempre. E essa sujeira num é só questão estética, isso atrapalha o arrefecimento, circulação da água, troca de calor, emperra valvula termosstática e bomba dágua, só isso.

    Óleo soluvel é boa solução, só tem um inconveniente: se estourar junta de cabeçote, como vc vai diagnosticar isso de pronto se não tiver outros sintomas mais evidentes?? Pq a primeira coisa que se vê neste caso é a mistura de óleo na água do radiador, que fica leitoso, se tá com óleo soluvel, vc não vai poder diagnosticar isto desta maneira, pq a água já fica litosa mesmo...

    Já usei produto de limpeza da Bardahl (radclean) em motor com mais de 30 anos que nunca tinha visto aditivo, depis de ter feito limpeza só com água, e apesar de aparentemente tudo limpo lá dentro, vc's precisavam ver o barro que saiu lá de dentro depois de esgotar tudo, e neste caso nem deixei os 7 dias recomendados, só de um dia pro outro. Lógico que apareceu 2 furinhos no radiador, não foi o produto que fez isso, os furos já estavam lá só que tapados por sujeira, levei pra consertar, enchi com 1 litro de Paraflu e o resto com água, e tá lá até hj perfeito, agua limpinha, temperatura sempre na faixa ideal, valvula e bomba dagua ok e com lubrificação garantidas pelo aditivo.

    Concordo.

    Estou nesse dilema de aditivo para radiador. O Oleo soluvel Tipo "C" é certeza que vou colocar. É indicado nos manuais dos Opalas, desde os antigos.

    No manual do opala moderno é recomendado usar o "liquido protetor para radiador peça número 93 201 652" mas liguei na chevrolet e os caras não tem esse nº cadastrado no sistema.
    Fui na autorizada e pedi por aditivo para radiador orgânico, marca Ac Delco. Pois bem o vendedor veio com um que é de coloração verde o líquido(disse ser o organico) com número "93 201 700" na embalagem.

    Sobre a água de radiador a maioria que troca usa água da torneira, segundo um mecanico com quem conversei e que faz esse serviço de radiador. Ao pé da letra seria bom usar a destilada, eu o faria se fosse em motor zero/recem feito. Quanto ao cloro da agua torneiral se dissipa no esquentar.

    Vou nessa de Agua torneiral+óleo soluvel+aditivo organico, creio ser a melhor opção.

    Me "liguei" nesse treco de aditivo depois de uma "esquentadinha" no carro em que a temp passou do meio, detalhe nunca tinha acontecido.

    Abs

    Não achei óleo soluvel fácil, usei água torneiral e esse aditivo Ac Delco usado na GM, a água do radiador ficou com aspecto bem melhor. Recomendo!

    Conteúdo patrocinado


    radiador - Aditivo ou fluido no radiador Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 6:20:53