Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

143 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 143 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_leftAditivo ou fluido no radiador - Página 2 BarAditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_leftAditivo ou fluido no radiador - Página 2 BarAditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_leftAditivo ou fluido no radiador - Página 2 BarAditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_leftAditivo ou fluido no radiador - Página 2 BarAditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_leftAditivo ou fluido no radiador - Página 2 BarAditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_leftAditivo ou fluido no radiador - Página 2 BarAditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_leftAditivo ou fluido no radiador - Página 2 BarAditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_leftAditivo ou fluido no radiador - Página 2 BarAditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_leftAditivo ou fluido no radiador - Página 2 BarAditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_leftAditivo ou fluido no radiador - Página 2 BarAditivo ou fluido no radiador - Página 2 Bar_right 

+46
chevy250
Sergio Rocha
tagliaferro
Rubão6cc
Was
rafaelopalaleiro
Mirão
Bruno Medeiros
felipeleox
Leo773
Smoke
Diegoj
rysnn12
Fábio Hoelscher
Sr.Bianchi
Glaucio Missioneiro
IVAN4100
adpachec
willian fóquinha
luciano76
mauriciodonizetifernandes
Buke_78 luxo
^Marcos^
modonesi
ickuss
evandro de angelis
andersonopala
czvelho
Chiko
pcsilva
Pedro Malta
Rodrigo ss
Jcarlos
s4bb4th
Fogo
parra
nicolas opaleiro
davigarducho
BANDIT
tabarbosa
raphaelcaronti
branco 75
mjpalmonari
Ivo Filho
Paulo Corso
Jeferson ARARAQUARA SP
50 participantes

    Aditivo ou fluido no radiador


    ickuss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 449
    Data de inscrição : 16/12/2008

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por ickuss Qua 25 Jan - 13:45:22

    que topico bom, nem tava ligado nisso, so usava agua mesmo, e meu motor tem 6 meses q foi feito e a agua direto fica marrom de ferrugem ...

    Chiko
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 219
    Data de inscrição : 02/08/2008

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Chiko Qua 1 Fev - 15:07:32

    Chiko escreveu:
    Jcarlos escreveu:Não usar aditivo ou não fazer limpeza com produto especifico só pq pode aparecer as zicas que jão estão ali escondidas pela sujeira eu acho que é ficar empurrando problema com a barriga.
    Se tá tudo cheio de craca lá dentro, um monte de furo no radiadiador e selo estourado tapado por sujeiro, eu quero mais é que se faça a limpeza disso e apareçam logo os pontos ruins pra poder colocar tudo em dia logo.
    Ou vai ficar esperando um belo dia na estrada pra sujeira que tava ali tapando um burado na colmeia do radiador ou no selo do bloco sair pra sua agua descer toda pelo asfalto abaixo e te deixar na mão com carro fervendo no meio do nada??

    Eu já tinha feito limpeza só com água, funcionando o carro e baixando agua por várias vezes e a água fica limpinha mas depois de poucos dias logo tá barrenta denovo, pq será?? Pq tá tudo cheio de craca dentro das galerias do motor e radiador, e água num vai limpar isso nunca., e se ficar usando só agua, o processo de corrosaõ vai continuar sempre. E essa sujeira num é só questão estética, isso atrapalha o arrefecimento, circulação da água, troca de calor, emperra valvula termosstática e bomba dágua, só isso.

    Óleo soluvel é boa solução, só tem um inconveniente: se estourar junta de cabeçote, como vc vai diagnosticar isso de pronto se não tiver outros sintomas mais evidentes?? Pq a primeira coisa que se vê neste caso é a mistura de óleo na água do radiador, que fica leitoso, se tá com óleo soluvel, vc não vai poder diagnosticar isto desta maneira, pq a água já fica litosa mesmo...

    Já usei produto de limpeza da Bardahl (radclean) em motor com mais de 30 anos que nunca tinha visto aditivo, depis de ter feito limpeza só com água, e apesar de aparentemente tudo limpo lá dentro, vc's precisavam ver o barro que saiu lá de dentro depois de esgotar tudo, e neste caso nem deixei os 7 dias recomendados, só de um dia pro outro. Lógico que apareceu 2 furinhos no radiador, não foi o produto que fez isso, os furos já estavam lá só que tapados por sujeira, levei pra consertar, enchi com 1 litro de Paraflu e o resto com água, e tá lá até hj perfeito, agua limpinha, temperatura sempre na faixa ideal, valvula e bomba dagua ok e com lubrificação garantidas pelo aditivo.

    Concordo.

    Estou nesse dilema de aditivo para radiador. O Oleo soluvel Tipo "C" é certeza que vou colocar. É indicado nos manuais dos Opalas, desde os antigos.

    No manual do opala moderno é recomendado usar o "liquido protetor para radiador peça número 93 201 652" mas liguei na chevrolet e os caras não tem esse nº cadastrado no sistema.
    Fui na autorizada e pedi por aditivo para radiador orgânico, marca Ac Delco. Pois bem o vendedor veio com um que é de coloração verde o líquido(disse ser o organico) com número "93 201 700" na embalagem.

    Sobre a água de radiador a maioria que troca usa água da torneira, segundo um mecanico com quem conversei e que faz esse serviço de radiador. Ao pé da letra seria bom usar a destilada, eu o faria se fosse em motor zero/recem feito. Quanto ao cloro da agua torneiral se dissipa no esquentar.

    Vou nessa de Agua torneiral+óleo soluvel+aditivo organico, creio ser a melhor opção.

    Me "liguei" nesse treco de aditivo depois de uma "esquentadinha" no carro em que a temp passou do meio, detalhe nunca tinha acontecido.

    Abs

    Não achei óleo soluvel fácil, usei água torneiral e esse aditivo Ac Delco usado na GM, a água do radiador ficou com aspecto bem melhor. Recomendo!
    modonesi
    modonesi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 660
    Idade : 44
    Localização : Francisco Beltrão
    Modelo do carro : Coupe 75 250s
    Cilindros : 6cc - 4400
    Data de inscrição : 09/06/2011

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por modonesi Qua 1 Fev - 15:40:17

    Ivo Filho escreveu:Faço como o Paulo, só uso oleo soluvel que ajuda a evitar a corrosão e tbm retarda um pouco a temperatura de ebulição da agua, ou seja o motor pode chegar até a 115° e não ferve (desde que o sistema esteja bem vedado).
    Tive uma experiência ruim com soluções e aditivos de radiador. Coloquei aquele azul da Delco. Nunca tinha ouvido falar de selo furado em motor de opala, coloquei aquela porcaria e em menos de uma semana furaram os do cabeçote, os 3. Em menos de um mês furaram os do bloco abaixo do cabeçote. E para finalizar o desastre, em menos de dois meses furou o de tras do bloco, tendo de arrancar cambio, volante, embreagem....
    Em fim usando o oleo soluvel nunca mais tive problemas.

    sds

    Pessoal que OLeo soluvel é esse qe se falam aqui no topico? Embarassed

    raphaelcaronti
    raphaelcaronti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8744
    Idade : 31
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Caravan STD 1982
    Caravan STD 1976[em obras]
    Renault Sandero
    Opala Diplomata 1988[EX]
    Opala Diplomata SE 88/89(EX)
    Opala Deluxo 1970 (EX)
    Caravan deluxo 1977 151 (EX)
    Gol MI 1998[EX]
    Caravan Diplomata 1987[EX]
    Classic 08/09 (EX)
    Opala STD 1975 (EX)



    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 30/10/2008

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por raphaelcaronti Qua 1 Fev - 18:25:12

    também usei aditivo da radiex e pronto, só não testei porque o carro deu pane geral depois disso, rsrsrsrs

    e modonesi

    óleo solúvel é usado em tornearias.
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por ^Marcos^ Qua 1 Fev - 19:00:13

    Só para constar:
    O que faz aumentar o ponto de ebulição da agua, não é o oleo soluvel e sim a pressão que em torno de 15 libras (1.03 bar) que faz com que a agua só entre em ebulição aos 125º.

    se usar uma mistura de etileno glicol 50/50 aumenta mais 6º, se usar 70/30 aumenta mais 13º.

    se o fluido causou vazamento no selo do motor, era porque ele já estava enferrujado e deveria já ter sido trocado.

    o oleo soluvel não aumenta o ponto de ebulição, somente protege as partes metalicas contra a corrosão.
    Buke_78 luxo
    Buke_78 luxo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 310
    Idade : 36
    Localização : Siqueira Campos - PR
    Modelo do carro : Opala de luxo 78
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/01/2010

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Buke_78 luxo Qua 1 Fev - 21:58:09

    galera, to com o radiador novo aki e meu motor está no mecânico terminando de montar, fiz ele todinho, ai queria colocar algo no radiador p evitar o aquecimento, mas esse óleo solúvel eu não axei, então vc's sabem algum aditivo q eu possa usar no meu radiador que eu encontre em algum posto de gasolina ???
    ickuss
    ickuss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 449
    Idade : 31
    Localização : Goíania - Goías
    Modelo do carro : Caravan diplomata 89
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 16/12/2008

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por ickuss Qui 2 Fev - 8:09:17

    so vc falar no posto que eles te indicao um bom..
    Buke_78 luxo
    Buke_78 luxo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 310
    Idade : 36
    Localização : Siqueira Campos - PR
    Modelo do carro : Opala de luxo 78
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/01/2010

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Buke_78 luxo Qui 2 Fev - 11:04:51

    blz,,, vou dar uma pesquisada hj...
    mauriciodonizetifernandes
    mauriciodonizetifernandes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4990
    Idade : 63
    Localização : São Paulo/SP
    Modelo do carro : caravan 76
    Cilindros : 4cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2011

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por mauriciodonizetifernandes Qui 2 Fev - 12:22:35

    eu não tenho certeza mas dizem que os carros zero de fabrica saem com agua desmineralizada,ela não produz ferrugem,nos dutos de arreficação dos carros,faz sentido porque só começa a enferrujar quando começa a se trocar ou completar o reservatório.tanto que está escrito "liquido de arrefecimento" e não agua.
    luciano76
    luciano76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1038
    Idade : 39
    Localização :
    Cilindros : 4c
    8c
    Data de inscrição : 12/11/2010

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por luciano76 Sex 3 Fev - 13:05:04

    Galera esse fim de semana vou dar um trato no radiador da criança, ta muito sujo/enferrujado.
    Arranjei aditivo pra dar uma limpada melhor, agora a pergunta:
    Devo colocar em um dia e tirar no outro só pra dar uma limpada mesmo, ou deixo de uma semana para a outra???
    Não vou deixar com o aditivo pois a probabilidade de furar algum selo é muito grande e não to afim de fazer esse tipo de manuntenção agora.

    Abç!!!
    willian fóquinha
    willian fóquinha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4642
    Idade : 31
    Localização : Maringa-Pr
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1991/1992
    Opala SilverStar 1982
    Cilindros : 6 e 4 cilindros
    Data de inscrição : 17/04/2009

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por willian fóquinha Sáb 11 maio - 15:32:46

    caindo aqui
    o oleo soluvel que foi falado pelo Ivo deixa a agua limpa?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por adpachec Sáb 11 maio - 15:55:56

    Óleo soluvel se utilizava antigamente quando aditivo ou era coisa de rico ou invenção de químico maluco...ele é utilizado em usinagem para corte e resfriamento de peças.
    Aumenta a densidade da água e seu ponto de ebulição (ferver)....e lubrifica também.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-474759459-oleo-soluvel-leitoso-para-usinagemfresar-retificarcortar-_JM
    IVAN4100
    IVAN4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1377
    Localização : São Paulo-SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata Coupé 1985, álcool.

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 24/02/2013

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por IVAN4100 Dom 27 Out - 19:56:29

    Eu só uso água mesmo, no radiador do meu Opala (diplomata 1986 6 cilindros álcool).
    Troquei a água dele assim que comprei o carro (faz 90 dias). Até agora não tive nenhum problema. Espero que continue assim.

    A temperatura não passa da metade, mesmo no trânsito parado. Mas eu também troquei cebolão, cebolinha e termostática.
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por ^Marcos^ Seg 28 Out - 6:29:08

    ivanqueropala escreveu:Eu só uso água mesmo, no radiador do meu Opala (diplomata 1986 6 cilindros álcool).
    Troquei a água dele assim que comprei o carro (faz 90 dias). Até agora não tive nenhum problema. Espero que continue assim.

    Pode ficar tranquilo que esta situação não vai permanecer assim por muito tempo, logo seu cabeçote/bloco que é de ferro fundido vai criar crostas de ferrugem, solta-las pelos sistema e tudo que for de metal ferroso vai começar a enferrujar e a "agua" vai virar uma lama de ferrugem.

    Não dá para andar na contra mão, tem que usar aditivo se quiser um bom sistema de arrefecimento.
    IVAN4100
    IVAN4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1377
    Localização : São Paulo-SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata Coupé 1985, álcool.

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 24/02/2013

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por IVAN4100 Seg 28 Out - 15:07:21

    ^Marcos^ escreveu:
    ivanqueropala escreveu:Eu só uso água mesmo, no radiador do meu Opala (diplomata 1986 6 cilindros álcool).
    Troquei a água dele assim que comprei o carro (faz 90 dias). Até agora não tive nenhum problema. Espero que continue assim.
    Pode ficar tranquilo que esta situação não vai permanecer assim por muito tempo, logo seu cabeçote/bloco que é de ferro fundido vai criar crostas de ferrugem, solta-las pelos sistema e tudo que for de metal ferroso vai começar a enferrujar e a "agua" vai virar uma lama de ferrugem.

    Não dá para andar na contra mão, tem que usar aditivo se quiser um bom sistema de arrefecimento.
    Você poderia ler antes de postar...

    acabei de falar que eu troquei toda a água do carro e você vem falar que ele vai soltar crostas de ferrugem... além disso, não faz 60 dias que eu reformei o radiador num profissional bem conceituado aqui na região e ele mesmo me disse que era melhor não colocar aditivo.

    Detalhe: olho a água do meu carro todos os dias. Está absurdamente transparente. 

    Alguns tipos de comentários são completamente desnecessários. Não curto ironia e sarcasmo e não espero respostas assim aqui no Opaleiros do Paraná. Se for para responder desse jeito, melhor ficar quieto. Isso em nada contribui com o grupo. Não acrescenta nada.

    De outro lado, desde que peguei o meu opala ele não está com aditivo nem nada na água do radiador. Acredito que jamais tenha usado. Não serei louco de colocar agora um aditivo nele. Todo mundo diz que em carro que nunca usou aditivo não se deve colocar.

    Outro ponto: meu pai tem um Galaxie 1969 há 15 anos e JAMAIS usou aditivo no radiador dele. Viajamos com o carro e não tem problema nenhum. Também é radiador de ferro.
    avatar
    Glaucio Missioneiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4821
    Idade : 36
    Localização : RS
    Data de inscrição : 12/07/2012

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Seg 28 Out - 15:14:24

    ivan, só uma pequena informação

    o bloco também enferruja e cria sujeira com o tempo (até mais do que o radiador)

    o bloco foi limpo também? como ?

    tenho outro carro além do opala, desde que comprei, andei 3 anos apenas reabastecendo a água, sem nada, e acabou que corroeu a bomba dágua, vazou a água fora e queimou a junta do cabeçote

    aí arrumei tudo e passei a usar aditivo junto com a água, estou a dois anos sem problemas

    Portanto, acho que se você passar a usar aditivo, não vai prejudicar em nada, pelo contrário.

    Mas não confunda aditivo de limpeza (que se usa uma semana e depois troca a água novamente) como o aditivo anti corrosão/fervura/congelamento, são produtos distintos

    Nesse meu caso, não usei o de limpeza, apenas o outro.
    avatar
    Glaucio Missioneiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4821
    Idade : 36
    Localização : RS
    Data de inscrição : 12/07/2012

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Seg 28 Out - 15:18:40

    ivanqueropala escreveu:...Não serei louco de colocar agora um aditivo nele. Todo mundo diz que em carro que nunca usou aditivo não se deve colocar...
    Nesse caso, é o aditivo de limpeza, que pode abrir furos nos selos e no próprio radiador.
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por ^Marcos^ Seg 28 Out - 15:36:37

    ivanqueropala escreveu:
    Você poderia ler antes de postar...

    Eu li antes de postar,

    E vc sujere que minha resposta é inútil e irônica, já que estou recomendando usar aditivo que pode ser (3cc de óleo solúvel por litro de água) o que recomenda o fabricante (antigos) ou 40% de etilenoglicol azul + 3cc de oleo soluvel nos Opalas acima de 85.

    Já sua resposta realmente é muito útil e ajuda demais o pessoal do forum, recomendando que se use somente água pura em um motor com cabeçote, bloco e selos feitos de aço!

    então tá
    IVAN4100
    IVAN4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1377
    Localização : São Paulo-SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata Coupé 1985, álcool.

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 24/02/2013

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por IVAN4100 Seg 28 Out - 15:52:08

    ^Marcos^ escreveu:
    ivanqueropala escreveu:
    Você poderia ler antes de postar...

    Eu li antes de postar,

    E vc sujere que minha resposta é inútil e irônica, já que estou recomendando usar aditivo que pode ser (3cc de óleo solúvel por litro de água) o que recomenda o fabricante (antigos) ou 40% de etilenoglicol azul + 3cc de oleo soluvel nos Opalas acima de 85.

    Já sua resposta realmente é muito útil e ajuda demais o pessoal do forum, recomendando que se use somente água pura em um motor com cabeçote, bloco e selos feitos de aço!

    então tá
    De novo: leia antes de postar.

    Não falei que sua resposta é inútil. Falei que o seu comentário é irônico, sarcástico e desnecessário. não ajuda em nada. Por que você simplesmente não disse: olha, é melhor usar aditivo para evitar ferrugem? Não seria mais fácil? Mas você preferiu tirar sarro e ser irônico e sarcástico.

    Entendeu agora o que é inútil?

    Então tá.
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1963
    Localização : Passo Fundo-RS
    Modelo do carro : GM Opala SS 79
    Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

    Cilindros : 6+6+4
    Data de inscrição : 16/02/2012

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Sr.Bianchi Seg 28 Out - 15:57:49

    O que o Marcos falou tá certo, Ivan. Não sinta-se ofendido, de forma alguma.
    Não tem como cara, água com ferro só tem um caminho: ferrugem. Se você colocar uma gota numa chapa, no outro dia já não forma ferrugem? Então, no motor é mesma coisa.

    No meu, quando esgotei, a água estava horrível, saiu marrom. Peças como bomba dágua, capa do termostado e galerias demonstravam grande acúmulo de ferrugem e sujeira. Agora quando fechei o motor coloquei aditivo, usei um da Petrobrás, de cor verde, mesmo sendo mais caro que os Radiex da vida, que por sinal tem comentários por aí bem negativos em relação a essa marca; achei melhor não ariscar. Pode ocorrer da sujeira soltar e acabar resultando no surgimento de furos; dane-se, melhor que fure duma vez e já conserto.
    Fábio Hoelscher
    Fábio Hoelscher
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 56
    Localização : Guaraciaba-SC
    Modelo do carro : Opala 1979 bege teto Las Vegas
    Caravan 1980 verde samambaia
    Fusca 1600-S vermelho rubi
    Cilindros : GMs 2,5 litros
    VW 1,6 litros
    Data de inscrição : 16/07/2012

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty E quase foi!

    Mensagem por Fábio Hoelscher Seg 28 Out - 16:22:27

    Este fim de semana fomos para Frederico Westphalen, 190 km de ida. Quase chegando a surpresa: ponteiro da temperatura parecia o canta giros, de tão rápido que subiu.

    Parei e jogamos bastante água sobre o radiador com o motor ligado, e o ponteiro subiu ainda mais.

    Abrimos a tampa e o radiador estava vazio, sem nada de água. A mola da tampa do radiador quebrou e com o calor evaporou a água.

    Completamos o nível de água e no posto de combustível mais próximo uma tampa nova. Problema parcialmente resolvido, tem que limpar todo o sistema e colocar aditivo.

    Falta de capricho na manutenção, falta de capricho da oficina que "limpou" o sistema mês passado e uma tampa nova De radiador de R$ 8,00 quase custam o motor inteiro.
    IVAN4100
    IVAN4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1377
    Localização : São Paulo-SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata Coupé 1985, álcool.

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 24/02/2013

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por IVAN4100 Seg 28 Out - 16:27:08

    Sr.Bianchi escreveu:O que o Marcos falou tá certo, Ivan. Não sinta-se ofendido, de forma alguma.
    Não tem como cara, água com ferro só tem um caminho: ferrugem. Se você colocar uma gota numa chapa, no outro dia já não forma ferrugem? Então, no motor é mesma coisa.

    No meu, quando esgotei, a água estava horrível, saiu marrom. Peças como bomba dágua, capa do termostado e galerias demonstravam grande acúmulo de ferrugem e sujeira. Agora quando fechei o motor coloquei aditivo, usei um da Petrobrás, de cor verde, mesmo sendo mais caro que os Radiex da vida, que por sinal tem comentários por aí bem negativos em relação a essa marca; achei melhor não ariscar. Pode ocorrer da sujeira soltar e acabar resultando no surgimento de furos; dane-se, melhor que fure duma vez e já conserto.
    Concordo com você Sr. Bianchi.

    Eu sempre estou disposto a aprender e não sou o dono da verdade.  A resposta dele, como disse, não foi inútil. Apenas o comentário que ele fez é que foi. Há várias maneiras de se dizer algo. Nem conheço o cara e ele vem tirando sarro, sendo sarcástico e irônico. Você viu o comentário dele? (Fique tranquilo...etc)?

    Eu não falo assim com ninguém aqui, nem nunca dei liberdade para ninguém falar assim comigo. Eu respeito todos e espero respeito em troca. 

    Veja a sua resposta por exemplo: você não disse o mesmo que ele? Mas não tirou sarro nem nada. A sua foi uma boa e instrutiva resposta, que enriqueceu o tópico.
    IVAN4100
    IVAN4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1377
    Localização : São Paulo-SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata Coupé 1985, álcool.

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 24/02/2013

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por IVAN4100 Seg 28 Out - 16:33:21

    Fábio Hoelscher escreveu:Este fim de semana fomos para Frederico Westphalen, 190 km de ida. Quase chegando a surpresa: ponteiro da temperatura parecia o canta giros, de tão rápido que subiu.

    Parei e jogamos bastante água sobre o radiador com o motor ligado, e o ponteiro subiu ainda mais.

    Abrimos a tampa e o radiador estava vazio, sem nada de água. A mola da tampa do radiador quebrou e com o calor evaporou a água.

    Completamos o nível de água e no posto de combustível mais próximo uma tampa nova. Problema parcialmente resolvido, tem que limpar todo o sistema e colocar aditivo.

    Falta de capricho na manutenção, falta de capricho da oficina que "limpou" o sistema mês passado e uma tampa nova De radiador de R$ 8,00 quase custam o motor inteiro.
    Fábio:

    que zica hein? Espero que não tenha causado maiores problemas ao seu motor. 

    O meu radiador, eu mesmo esvaziei e limpei (fiz a troca de água umas '10 vezes). Também comprei uma tampa nova de radiador selado (o do meu opala é selado, com reservatório de expansão) e troquei.
    Depois que fiz isso, o ponteiro da temperatura nem chega na metade e já liga a ventoinha. E está sempre assim. Já peguei trânsito parado, já atingi giros relativamente altos com o motor, e a temperatura se comporta da mesma maneira. Ainda bem...rsss.
    IVAN4100
    IVAN4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1377
    Localização : São Paulo-SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata Coupé 1985, álcool.

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 24/02/2013

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por IVAN4100 Seg 28 Out - 19:16:36

    Glaucio Missioneiro escreveu:ivan, só uma pequena informação

    o bloco também enferruja e cria sujeira com o tempo (até mais do que o radiador)

    o bloco foi limpo também? como ?

    tenho outro carro além do opala, desde que comprei, andei 3 anos apenas reabastecendo a água, sem nada, e acabou que corroeu a bomba dágua, vazou a água fora e queimou a junta do cabeçote

    aí arrumei tudo e passei a usar aditivo junto com a água, estou a dois anos sem problemas

    Portanto, acho que se você passar a usar aditivo, não vai prejudicar em nada, pelo contrário.

    Mas não confunda aditivo de limpeza (que se usa uma semana e depois troca a água novamente) como o aditivo anti corrosão/fervura/congelamento, são produtos distintos

    Nesse meu caso, não usei o de limpeza, apenas o outro.
    Valeu pelas dicas Glaucio!
    Vou ver de comprar um aditivo para radiador (etilenoglicol) para colocar nele.

    Quanto ao bloco, eu limpei ele trocando a água do radiador e usando o carro, repetindo isso várias vezes, até a água toda sair completamente limpa.


    Última edição por ivanqueropala em Seg 28 Out - 19:24:57, editado 1 vez(es)
    IVAN4100
    IVAN4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1377
    Localização : São Paulo-SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata Coupé 1985, álcool.

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 24/02/2013

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por IVAN4100 Seg 28 Out - 19:18:00

    Já me disseram para colocar um pouco de querosene na água do radiador, que seria bom para proteger e lubrificar algumas peças. Isso procede?
    rysnn12
    rysnn12
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 853
    Idade : 31
    Localização : Toledo, PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1986
    Opala Standard 1978
    Ex Caravan Comodoro 1988
    Cilindros : 4
    4
    Data de inscrição : 15/06/2012

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por rysnn12 Seg 28 Out - 19:21:12

    ja vi muita gente reclamar que o aditivo corroi o selo e o radiador e tal, mas também não faz limpeza no sistema, fica 20 anos usando só água e muda pro aditivo do dia pra noite, aí buga mesmo.. Praticamente não existe mais selo, é só sujeira, aí o aditivo faz o seu serviço e aí ja viu..

    Querosene nunca ouvi falar, mas sim óleo soluvel.
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Diegoj Seg 28 Out - 19:43:56

    O que o Marcos falou (ironicamente ou não, entendi aquilo mais com tom de brincadeira, mas...) é a mais pura verdade, vc pode esvaziar e encher o sistema quantas vezes quiser, pode usar o produto que for e até cromar o motor por dentro, mas se deixar apenas agua la, vai voltar a enferrujar, mais cedo ou mais tarde.
    A quase 2 anos atras eu e um amigo meu q também tem opala, resolvemos fazer a limpeza dos sistemas de arrefecimento, mas eu coloquei só agua, ele colocou apenas fluido pra radiador (gastou quase R$200 com isso), o meu em algum tempo começou a sujar a agua denovo até que voltou a ficar marrom igual lama. O do meu amigo foi vendido e passou pela mão de mais 2 pessoas e depois ele comprou de volta, até hoje continua com a 'agua rosa' no radiador, sem nenhum vestigio de ferrugem no liquido.

    E nenhum aditivo fura radiador ou selo, eles apenas removem a ferrugem por dentro do sistema, não é culpa do aditivo se o radiador está podre e tem só um 'cascão' de ferrugem tampando os buracos.
    Já que teu radiador está reformado, olhe os selos como estão, se possivel troque eles mesmo que aparentemente estejam bons e depois disso pode colocar fluido pra radiador ou até mesmo o fluido pra limpeza se quiser garantir que vai arrancar toda a ferrugem sem se preocupar com problemas.

    Se vc levar uma carcaça podre de carro pra passar no jato de areia e depois do serviço pronto, apareceram varios buracos pela carcaça, é culpa do jato de areia ou da carcaça que estava podre? Mesma coisa com radiador e selo OKK 

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por adpachec Seg 28 Out - 20:24:17

    ivanqueropala escreveu:Já me disseram para colocar um pouco de querosene na água do radiador, que seria bom para proteger e lubrificar algumas peças. Isso procede?
    Olha o que estou pesquisando.........para limpeza....

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/5184-limpol-nao-e-que-funciona.html

    http://www.clubedonovoka.com/t5152-a-pia-da-sua-casa-tem-um-excelente-limpa-radiador

    http://www.vectraclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=30&t=25788

    http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=108257

    scratch 
    IVAN4100
    IVAN4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1377
    Localização : São Paulo-SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata Coupé 1985, álcool.

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 24/02/2013

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por IVAN4100 Qua 30 Out - 18:29:59

    adpachec escreveu:
    ivanqueropala escreveu:Já me disseram para colocar um pouco de querosene na água do radiador, que seria bom para proteger e lubrificar algumas peças. Isso procede?
    Olha o que estou pesquisando.........para limpeza....

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/5184-limpol-nao-e-que-funciona.html

    http://www.clubedonovoka.com/t5152-a-pia-da-sua-casa-tem-um-excelente-limpa-radiador

    http://www.vectraclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=30&t=25788

    http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=108257

    scratch 
    Dicas de limpeza de radiador do Chuck Norris...rsss
    Essas são ninja hein? Detergente de lavar louça no radiador  Shocked Shocked Shocked ? Deve mesmo limpar, mas quais serão os efeitos no motor? scratch scratch 
    Alguém aí já tinha ouvido falar nisso?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por adpachec Qua 30 Out - 19:39:18

    ivanqueropala escreveu:
    adpachec escreveu:Olha o que estou pesquisando.........para limpeza....

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/5184-limpol-nao-e-que-funciona.html

    http://www.clubedonovoka.com/t5152-a-pia-da-sua-casa-tem-um-excelente-limpa-radiador

    http://www.vectraclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=30&t=25788

    http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=108257

    scratch 
    Dicas de limpeza de radiador do Chuck Norris...rsss
    Essas são ninja hein? Detergente de lavar louça no radiador  Shocked Shocked Shocked ? Deve mesmo limpar, mas quais serão os efeitos no motor? scratch scratch 
    Alguém aí já tinha ouvido falar nisso?
    Estou usando a 02 dias no radiador do outro carro (motor AP), o motor está mais suave, esquenta menos, e a água está ficando marrom (está limpando), final de semana eu lavo tudo e troco a água.
    Para mim está sendo bom...por enquanto...
    Não precisei retirar o radiador.
    Antes usei um monte de produtos químicos e nada resolveu....
    Smoke
    Smoke
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 190
    Localização : Hell
    Data de inscrição : 17/06/2010

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Smoke Qui 12 Dez - 9:09:25

    certo dia em uma oficina próximo aqui de casa, foi sugerido fazer a limpeza do radiador com coca cola;
    O senhor que recomendou, tem um maverick, e disse que faz limpeza com coca cola que ainda não havia visto nada melhor.

    andei pesquisando na internet e encontrei vários videos que comprovam o uso de coca cola no combate a ferrugem.

    alguem já ouviu algo parecido?
    Leo773
    Leo773
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2162
    Idade : 34
    Localização : Paraná
    Modelo do carro :
    Opala SS4 76/76 Branco
    Opala Diplomata SE 4.1/S 89/89 Preto
    _________________________
    Data de inscrição : 03/09/2012

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Leo773 Qui 12 Dez - 11:24:40

    Aí rapaziada, quem quizer eu encontrei Óleo Soluvel para resfriamento, 5Litros, R$ 65,00...
    quem quizer dividir comigo mando para todo o brasil.. kkkkkkkk
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por adpachec Qui 12 Dez - 11:44:42

    ivanqueropala escreveu:
    adpachec escreveu:
    Olha o que estou pesquisando.........para limpeza....

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/5184-limpol-nao-e-que-funciona.html

    http://www.clubedonovoka.com/t5152-a-pia-da-sua-casa-tem-um-excelente-limpa-radiador

    http://www.vectraclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=30&t=25788

    http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=108257

    scratch 
    Dicas de limpeza de radiador do Chuck Norris...rsss
    Essas são ninja hein? Detergente de lavar louça no radiador  Shocked Shocked Shocked ? Deve mesmo limpar, mas quais serão os efeitos no motor? scratch scratch 
    Alguém aí já tinha ouvido falar nisso?

    Não tem como eu saber o resultado do detergente, uma pedra acertou o radiador e ele foi trocado.
     Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 787251 
    felipeleox
    felipeleox
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 971
    Idade : 29
    Localização : JARAGUÁ DO SUL - SC
    Modelo do carro : Opala 1982 - Câmbio na Coluna
    Del Rey L 1990

    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por felipeleox Qua 9 Mar - 10:27:38

    Meu opala é 82, está agora trocando a comlméia, e soldando um vazamento, trocarei a bomba dágua, mangueiras, colocarei valvula termostática (estava sem desde que comprei), e trocarei a capa da valvula termostatica, esta esfarelando.

    Mas o sistema é aberto, sem expansor do radiador. Nesse caso posso usar aditivo anti corrosão, ou APENAS óleo?
    Bruno Medeiros
    Bruno Medeiros
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Cupê 1983
    Cilindros : 4 cil. 2.5
    Data de inscrição : 27/04/2017

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Bruno Medeiros Dom 2 Jul - 14:26:09

    Semana passada a Ford F-75 do meu pai rachou o radiador, meu pai fica completando com água de torneira sem óleo ou aditivo, só provoca ferrugem.

    Como já estava para limpar o radiador do meu Opala vou fazer o processo nos dois carros.

    Como alguns disseram o radiador do meu carro parece que tem barro dentro, de tão marrom que está a água, mas ele mantém a temperatura ok mesmo em trânsito urbano etc.
    Meu plano é:

    - Drenar o sistema.
    - Encher o radiador com água e o RAD CLEAN (Sim sei que se for estourar selo será com isso), funcionar e drenar tudo.
    - Deixar água correr pelo sistema para retirar tudo.
    - Completar com Água desmineralizada com um aditivo de radiador, na proporção de 1L de aditivo para 5L de Água.

    Já me falaram para retirar o Radiador e deixar ele cheio de querosene por umas 24H para desobstruir as galerias, alguém já fez isso?????

    Na F-75 eu vou soldar o furo e fazer o mesmo, ou trocar o radiador por um da S-10
    Mirão
    Mirão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1617
    Idade : 62
    Localização : Brasília DF
    Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 01/03/2017

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Mirão Dom 2 Jul - 15:39:23

    Já fiz isso, Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 42315 o querosene detona as mangueiras e onde houver borracha no sistema de arrefecimento. A galera tem o péssimo hábito de resumir tudo ao radiador. Se quer uma limpeza decente e dentro do padrão compre um kit de limpeza do sistema de arrefecimento. Não é só para limpeza de radiador não, é para o sistema completo, veja no mercado livre para ter uma noção. Depois de limpo, utilize o aditivo correto para radiador. Nada de querosene e outras idéias ninja Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 459730 . Também cheque as mangueiras, válvula termostática e cebolão de temperatura. Têm opala que o ponteiro de temperatura não descola do lugar e o cara pensa que tá tudo certo, mas o bicho tá pegando lá dentro.
    Bruno Medeiros
    Bruno Medeiros
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Cupê 1983
    Cilindros : 4 cil. 2.5
    Data de inscrição : 27/04/2017

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Bruno Medeiros Dom 2 Jul - 16:25:30

    Eu não ia circular queronese no sistema.

    Ia deixar o radiador cheio de querosene fora do carro, só para soltar as cracas, depois ia lavar ele antes de recolocar no carro.
    Mirão
    Mirão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1617
    Idade : 62
    Localização : Brasília DF
    Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 01/03/2017

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Mirão Dom 2 Jul - 17:06:23

    Ah, sim! deixar de "molho". Não sei se funciona. E como eu disse, a limpeza não inclui apenas o radiador. Ele você pode mandar varetar. Limpa, desentope e é testado sob pressão. Não é caro. Entre 50 e 100 reais aqui no DF. Mas o principal está nas galerias onde circula a água. Bomba d'água, bloco do motor, cabeçote, válvula termostática e acho que até pelo sistema de ar condicionado (quando existe). A sujeira esconde problemas ali também. Selos do bloco e cabeçote, termostática travando, vazamento na bomba d'água etc. Limpar somente o radiador é gasto desnecessário, pois a sujeira das galerias retornarão caso a limpeza não se estenda a elas.
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3566
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Paulo Corso Qua 5 Jul - 13:26:49

    Bruno o ideal seria você mandar varetar seu radiador, o meu uma vez tinha tanta sujeira dentro que reduzia em qse 50% sua capacidade de água.

    Hoje eu uso somente aditivo no diplomata, precisei consertar um furo no radiador e já aproveitei para fazer uma limpeza geral no sistema. Uma dica para quem for fazer uma limpeza caseira no sistema, e deixar o motor sem a válvula termostática durante a limpeza, de forma que a agua limpa circule livremente independente da temperatura do motor, mas lembre-se de instalá-la novamente assim que terminar.



    _________________
    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    Bruno Medeiros
    Bruno Medeiros
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Cupê 1983
    Cilindros : 4 cil. 2.5
    Data de inscrição : 27/04/2017

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Bruno Medeiros Qui 13 Jul - 8:41:56

    Pessoal, acabei lavando o radiador sem o querosene mesmo.

    - Drenei todo o sistema, saiu uma água imunda (Situação caótica)
    - Coloquei água nova e o BARHDAL RAD CLEAN, deixei funcionando pelo tempo recomendado em marcha lenta, torcendo para não estourar nenhum selo do motor como o pessoal já havia mencionado.

    Saiu uma treva de lá de dentro, umas crostas de terra / ferrugem / sabe lá o que...

    - Completei o radiador com uma mistura de água desmineralizada e aditivo de radiador.

    Ficou bom, mas daqui uns meses pretendo repetir o processo para ter certeza que ficou tudo realmente bem limpo.

    Só uma dúvida, o radiador do 4Cil só cabe 5 - 6 Litros mesmo?
    Bruno Medeiros
    Bruno Medeiros
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Cupê 1983
    Cilindros : 4 cil. 2.5
    Data de inscrição : 27/04/2017

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty DICA ZELÂO

    Mensagem por Bruno Medeiros Qui 13 Jul - 8:44:56

    No outro radiador, da minha Ford F75 resolvi o furo com um produto de R$9,00

    O Vazamento era no encaixe da parte de cima do radiador com a colméia, que não é soldado é uma aba que se dobra e é esmagada, mas tem uma cola ali, passei aquela cola da 3M para junta de motores a Diesel e dobrei a aba.

    Depois pintei com Colorgin preto alta temperatura, ficou igual um novo.
    Bruno Medeiros
    Bruno Medeiros
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Cupê 1983
    Cilindros : 4 cil. 2.5
    Data de inscrição : 27/04/2017

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Bruno Medeiros Ter 8 Ago - 20:11:43

    Passado quase 1 mês da colocação do fluido tudo perfeito, o carro inclusive parece funcionar em uma temperatura um pouco menor que anteriormente, sinal que o sistema está melhor com a saída da sujeira que estava ali a vai saber quanto tempo.
    rafaelopalaleiro
    rafaelopalaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 882
    Idade : 34
    Localização : PALMAS-PR
    Modelo do carro : Diplomata 1989 4

    Caravan 75 Rat.
    Data de inscrição : 18/10/2008

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por rafaelopalaleiro Ter 29 Ago - 22:16:33

    Meu Radiador e De aluminio qual aditivo eu uso?? ta uma agua enferrujada muito Feia.

    deve ser do bloco do motor. mais acho que vai estragar meu radiador Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 787251 Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 787251
    Bruno Medeiros
    Bruno Medeiros
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 72
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Cupê 1983
    Cilindros : 4 cil. 2.5
    Data de inscrição : 27/04/2017

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Bruno Medeiros Ter 29 Ago - 22:22:53

    rafaelopalaleiro escreveu:Meu Radiador e De aluminio qual aditivo eu uso??  ta uma agua enferrujada muito Feia.

    deve ser do bloco do motor. mais acho que vai estragar meu radiador Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 787251 Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 787251

    O ideal é você fazer a limpeza de todo o sistema de refrigeração como eu fiz.

    Coloquei um aditivo da Hi-Tech (frasco verde), uso um da mesma marca nos meus carros mais novos. Mistura com água desmineralizada segundo a indicação no rótulo. É o produto com melhor custo benefício.
    Mas tem que estar tudo bem limpo antes de colocar o aditivo.
    Was
    Was
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 95
    Idade : 38
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Standard 1977
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/02/2017

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Was Seg 30 Abr - 18:43:04

    Meu carro foi feito uma limpeza "caseira" do radiador: Colocado a mangueira de água por cima e deixando soltar a água suja por baixo, até água ficar limpa.
    Depois de menos de 1 semana a água voltou a ficar barrenta. E está assim desde então.
    Quero mandar fazer uma limpeza e possiveis do meu radiador, mas estão me cobrando na Z/S de SP R$200,00.
    E quero muito colocar aditivo, mas certamente esses tais dos selos devem arrebentar, pois faz mais de 5 anos que não troco e nem coloco aditivo.
    Mas cara, uma pergunta: como vou mantê-lo no aditivo se ele me consome aprox. 1 litro/semana, rodando aprox. 200km/semana?
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Rubão6cc Seg 30 Abr - 21:39:49

    Was escreveu: Meu carro foi feito uma limpeza "caseira" do radiador: Colocado a mangueira de água por cima e deixando soltar a água suja por baixo, até água ficar limpa.
    Depois de menos de 1 semana a água voltou a ficar barrenta. E está assim desde então.
    Quero mandar fazer uma limpeza e possiveis  do meu radiador, mas estão me cobrando na Z/S de SP R$200,00.
    E quero muito colocar aditivo, mas certamente esses tais dos selos devem arrebentar, pois faz mais de 5 anos que não troco e nem coloco aditivo.
    Mas cara, uma pergunta: como vou mantê-lo no aditivo se ele me consome aprox. 1 litro/semana, rodando aprox. 200km/semana?

    Se não usar aditivo a água nunca vai ficar limpa.
    Com relação ao selo infelizmente é um risco que se tem que correr se quiser usar aditivo (e é altamente recomendável).
    Não pode consumir 1 litro de água por semana..tem algo errado aí...o primeiro passo antes de colocar o aditivo é descobrir a causa desse sumiço da água e resolver para então realizar nova limpeza e colocar aditivo.


    _________________
    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Was
    Was
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 95
    Idade : 38
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Standard 1977
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/02/2017

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Was Qua 16 maio - 12:19:15

    Comecei ontem fazendo uma limpeza completa do radiador. Também foi trocado a tampa, já que com 6 meses de uso já começou a juntar borra levando-a perder eficiência na vedaçâo.
    Mas a casa de radiadores colocaram aditivo+água desmineralizada.
    Que medo de começar a vazar no bloco do motor!
    Mas eu vou rodar com ele 1 semana(150km), talvez 2 e retirar parw fazer a limpeza. Aí vou aproveitar para acompanhar se está vazando ainda, já que o radiador estava vazando em ponto qualquer.
    tagliaferro
    tagliaferro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 146
    Idade : 35
    Localização : Mogi Mirim
    Modelo do carro : GM Opala Diplomata SE 1990
    Cilindros : 6cc - 4100
    Data de inscrição : 15/03/2015

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por tagliaferro Qua 16 maio - 12:42:45

    Was escreveu:Que medo de começar a vazar no bloco do motor!

    É um risco que se corre, mas como o pessoal disse, uma hora tem que fazer...

    Eu uso aditivo paraflu + água desmineralizada, nas proporções recomendadas, em 10
    anos nunca tive problemas...

    Troco uma vez ao ano, por frescura.

    abs
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Sergio Rocha Qua 16 maio - 18:03:42

    Srs essa discussão sobre usar somente água é velha pra kct. Usar somente água ferra com a mola da tampa do radiador, válvula termostática, cabeçote, boma dágua, selos e radiador.
    Quando se usa somente água não tem como não estragar essas peças. Colocar aditivo depois de usar água por muitos anos, normalmente limpa o radiador e os selos e eles vazam. Simples assim.
    Deve-se usar aditivo de qualidade, e não essas porcarias coloridas que vendem por aí.
    Agora, cada um faz o que quer com o seu carro. Só não ensinem coisas erradas aos novatos.

    Não querer usar aditivo é problema de cada um. Agora é indiscutível que ferra com o carro.
    sds
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 595
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por chevy250 Sáb 19 maio - 16:20:43

    Sergio Rocha escreveu:Srs essa discussão sobre usar somente água é velha pra kct. Usar somente água ferra com a mola da tampa do radiador, válvula termostática, cabeçote, boma dágua, selos e radiador.
    Quando se usa somente água não tem como não estragar essas peças. Colocar aditivo depois de usar água por muitos anos, normalmente limpa o radiador e os selos  e eles vazam. Simples assim.
    Deve-se usar aditivo de qualidade, e não essas porcarias coloridas que vendem por aí.
    Agora, cada um faz o que quer com o seu carro. Só não ensinem coisas erradas aos novatos.

    Não querer usar aditivo é problema de cada um. Agora é indiscutível que ferra com o carro.
    sds

    Exato. Esse assunto foi amplamente discutido no tópico abaixo que acabaram fixando. Eu abri esse tópico logo que comprei o meu Opala. De tanta informação desencontrada, resolvi pesquisar seriamente e fazer meus proprios testes. Os resultados falam por si.
    Ferro enferruja com água e vai enferrujar até acabar o ferro. Ferro não pode ficar em contato com a água sem anticorrosivos.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t38518-testes-de-corrosao-agua-x-aditivo
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Rubão6cc Dom 20 maio - 13:26:22

    Sergio Rocha escreveu:Srs essa discussão sobre usar somente água é velha pra kct. Usar somente água ferra com a mola da tampa do radiador, válvula termostática, cabeçote, boma dágua, selos e radiador.
    Quando se usa somente água não tem como não estragar essas peças. Colocar aditivo depois de usar água por muitos anos, normalmente limpa o radiador e os selos  e eles vazam. Simples assim.
    Deve-se usar aditivo de qualidade, e não essas porcarias coloridas que vendem por aí.
    Agora, cada um faz o que quer com o seu carro. Só não ensinem coisas erradas aos novatos.

    Não querer usar aditivo é problema de cada um. Agora é indiscutível que ferra com o carro.
    sds

    ganhou um ponto


    _________________
    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Was
    Was
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 95
    Idade : 38
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Standard 1977
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/02/2017

    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Was Sex 28 Set - 17:27:24

    Agora gente, olha a importância do Forum e mante-lo ativo: a gente vai discutindo assuntos e tudo vai ficando registrado.
    Olha só: náo me lembrava que em Maio deste ano coloquei aditivo no radiador. E por sorte, os selos não vazaram!
    Mas eu tive um pequeno problema;
    1) descobri porque meu carro consumia 1lt de água/200km: uma barra de ferro, que sustenta a parte debaixo do radiador estava quebrada; pingava ali.
    2) Ao sair da minha garagem, o radiador raspou na calçada e quebrou aquele suporte embaixo que mantém ele no lugar.

    Meu mecânico colocou-o de volta e aproveitei para trocar os selos.
    Mas infelizmente ele não trocou; achou que aparemente eles estavam bons e era melhor arriscar rodar do que trocar desnecessariamente .

    Eu agora vou colocar aditivo nele; ou vou esperar minhas férias acabarem, pois não quero correr risco agora de usar ele pra viajar e me dar pau no meio da estrada.

    Que aditivo vocês me recomendam?

    Conteúdo patrocinado


    Aditivo ou fluido no radiador - Página 2 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 10:13:21