Estaria do lado dele ajudando até o final do projeto !
Continua assim IVO =)
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giu3000 escreveu:Nao joga o bloco fora nao.. eu compro ele:D
Licinio jr escreveu:Ivo, vi que no meio do tópico você comentou sobre aquecimento do alcool. Estou estudando a seguinte questão: meu carro esta com duas TBIs do monza e quatro bicos alcool acima da borboleta. O rendimento ficou muito bom, o carro funciona liso e forte, menos nas acelerações rápidas. Já ajustei de todas as maneiras a rápida, mas quando dou aquela cutucada no acelerador primeiro vem um buraco (pobre) depois enriquece demais e só depois o carro responde.Estou achando que pode ser falta de aquecimento do coletor (Engine) que esta desligado. Na época eu não quis ligar pra não perder potência com a diminuição da densidade do ar. O que você me diz, existe alguma temperatura ideal de aquecimento do coletor para que eu elimine os problemas da rápida, mas ao mesmo tempo não perca tanta potência.
Ivo Filho escreveu:OLÁ, entao, como os bicos estao acima da borboleta, no caminho até o cilindro o combustivel em alta velocidade gela o que na teoria é o ideal, gelar o combustivel e o ar após a carburação (do verbo carburar) para termos uma densidade ideal onde entra maior rasão ar/combustivel no mesmo volume do cilindro, so que no alcool, isso vai dificultar a queima e por consequencia a liberação total do PCI do alcool.
Tenho alguns amigos Doutores que desenvolveram o sistema de alcool pré-evaporado em laboratorios, o que aumentou a potencia e diminuiu o consumo, mas nao que tenha ocorrido um milagre, apenas aquele combustivel que saia pelo escape agora esta sendo queimado...no fundo nao houve milagre.
Desta forma o ideal mas nao sinonimo de eficiencia seria realmente aquecer o coletor.
vc pode fazer pequenos acertos na injeção, como por exemplo fazer correções no avanço por MAP tipo quanto menos vaculo maior é o avanço, lembrando que n alcool manter o avanço com graduação alta ajuda a trabalhar mais quente mas tem de atentar ao limite de detonação.
bom é isso.
Sool escreveu:Ivo Filho escreveu:OLÁ, entao, como os bicos estao acima da borboleta, no caminho até o cilindro o combustivel em alta velocidade gela o que na teoria é o ideal, gelar o combustivel e o ar após a carburação (do verbo carburar) para termos uma densidade ideal onde entra maior rasão ar/combustivel no mesmo volume do cilindro, so que no alcool, isso vai dificultar a queima e por consequencia a liberação total do PCI do alcool.
Tenho alguns amigos Doutores que desenvolveram o sistema de alcool pré-evaporado em laboratorios, o que aumentou a potencia e diminuiu o consumo, mas nao que tenha ocorrido um milagre, apenas aquele combustivel que saia pelo escape agora esta sendo queimado...no fundo nao houve milagre.
Desta forma o ideal mas nao sinonimo de eficiencia seria realmente aquecer o coletor.
vc pode fazer pequenos acertos na injeção, como por exemplo fazer correções no avanço por MAP tipo quanto menos vaculo maior é o avanço, lembrando que n alcool manter o avanço com graduação alta ajuda a trabalhar mais quente mas tem de atentar ao limite de detonação.
bom é isso.
E se fazer um Pré aquecimento no coletor fora o que ele já tem ?
Tipo um caracol de COBRE em volta do coletor para ajudar no aquecimento ?
Nu vai ajudar não ?
Outro caso seria uma válvula termostática ! ?
Que você acha ?
OU se tiver uma graninha sobrando compra um coletor com os bicos direto no cabeçote !
O que você's axam ?
ful_soundcar escreveu:
O que você's axam ?
skuzam escreveu:Legal ein cara opala injetado com cabeçote de omega, pelo jeito o carro ficou muito top, eu to pensando em mete uma injeção eletronica no meu opala só que isso mais pra frente primeiro eu to deixando ele zerado de mecanica. Só pra eu ter uma idéia quando for começar a pensar seriamente em injetar o opalão quanto mais ou menos tu gasto nesse projeto?
Ivo Filho escreveu:skuzam escreveu:Legal ein cara opala injetado com cabeçote de omega, pelo jeito o carro ficou muito top, eu to pensando em mete uma injeção eletronica no meu opala só que isso mais pra frente primeiro eu to deixando ele zerado de mecanica. Só pra eu ter uma idéia quando for começar a pensar seriamente em injetar o opalão quanto mais ou menos tu gasto nesse projeto?
Entao....eu tive de fazer mo motor inteiro e mais umas nove horas....tudo beirou os 13000.00
so a injeção acho que engoliu uns 5000,00
Eduardo Cruz escreveu:de 90 pra cima junto com os carburadores 3E
Sr.Bianchi escreveu:Ivo Filho escreveu:
Entao....eu tive de fazer mo motor inteiro e mais umas nove horas....tudo beirou os 13000.00
so a injeção acho que engoliu uns 5000,00
Vou gastar uma granhinha boa também, não vou nem fazer cálculos, só no final vou somar os gastos, mas vai valer a pena. Se tudo der certo, motor lisinho, 200 cv e consumo melhor que 3E. Além é claro de um motorzinho com boa aparência.
haymo ribeiro escreveu:os á alcool tb tem...minha caravan 92 á alcool tb tem e de fábrica.
gilrichardbr escreveu:haymo ribeiro escreveu:os á alcool tb tem...minha caravan 92 á alcool tb tem e de fábrica.
Agora vc me deixou com a pulga atras da orelha...
Vc tem certeza que seu carro é original a alcool?
Ja viu na tabela do chassi? (sao rarissimas 92 hein)
Em todo caso, isso vai comprovar mais uma grande salada da gm
Acredito em vc, é claro, mas nao teria sentido resfriar o alcool, concorda?
Vamos ver o que o pessoal vai dizer aqui...
haymo ribeiro escreveu:gilrichardbr escreveu:
Agora vc me deixou com a pulga atras da orelha...
Vc tem certeza que seu carro é original a alcool?
Ja viu na tabela do chassi? (sao rarissimas 92 hein)
Em todo caso, isso vai comprovar mais uma grande salada da gm
Acredito em vc, é claro, mas nao teria sentido resfriar o alcool, concorda?
Vamos ver o que o pessoal vai dizer aqui...
conheço outras pessoas aqui do fórum que falaram o mesmo que eu sobre a peça....mas tenho certeza que meu carro sempre foi á alcool, pelas características tb...era cambio de 4 marchas, o 3e(falecido) era álcool, coletor aquecido inteiro com nos 91/92 á alcool e ainda diferencial 2.73 braseixos...certeza que é original á alcool !!! e a cavalaria do documento tb é de álcool, pois a do opala gasolina é 123 cv o meu é 141 cv (era !!!) agora tudo de omega e injeção programável...ainda á álcool !!!
haymo ribeiro escreveu:cara eu estou louco para pegar a caravan denovo, ela está pintando numa parada tipo "latavelha" e está lá desde 3 de fevereiro, mas tá ficando linda demais, ela está com gnv sim...coloquei um redutor reg 89/e que é para carros até v8 5.0 e com um bico enorme e ainda pega mais um bico, ela está tb com caixa de blazer 4.3, logo que chegar da geral, eu te mando as fotos, mas ficou muito bom até pq no omega tem 168 cv mas com gasola e ela é àlcool...e está com aquele kit dos pistões retos, ficou muito boa..mas ela é 91/92 e não 92/92 e comodoro SLE
haymo ribeiro escreveu:meu gnv é de 16 m3....coloco 25 reais e ando uns 180/200 km na estrada e 130 na cidade...andando normal, sem voar, óbvio !!!
ok! se quiser entre pelo meu tópico....se quiser apague as mensagens em que conversamos deste tópico !!!!gilrichardbr escreveu:haymo ribeiro escreveu:meu gnv é de 16 m3....coloco 25 reais e ando uns 180/200 km na estrada e 130 na cidade...andando normal, sem voar, óbvio !!!
Haymo, te adicionei no msn
já usei muito esse tópico do Ivo desviando totalmente o assunto...
*JOTA250s* escreveu:Olá Amigos,
Dei uma sapeada aqui no Tópico mas não encontrei uma parte que está me gerando dúvidas quanto a instalação da injeção eletrônica, o meu carro está com a Dumper, teria que colocar uma roda fônica para instalar o sensor, vou ter que jogar a minha Dumper fora ou dá para colocar a roda fônica junto com a Dumper?
Achei um Kit da FuelTech com um preço bacana, estou pensando em instalar mas o mecânico já colocou alguns empecilhos... por ele teria que jogar a Dumper fora e comprar outra, trocar junta de cabeçote...
Vou perder minha Dumper mesmo?
Valeu abrass!
Sr.Bianchi escreveu:*JOTA250s* escreveu:Olá Amigos,
Dei uma sapeada aqui no Tópico mas não encontrei uma parte que está me gerando dúvidas quanto a instalação da injeção eletrônica, o meu carro está com a Dumper, teria que colocar uma roda fônica para instalar o sensor, vou ter que jogar a minha Dumper fora ou dá para colocar a roda fônica junto com a Dumper?
Achei um Kit da FuelTech com um preço bacana, estou pensando em instalar mas o mecânico já colocou alguns empecilhos... por ele teria que jogar a Dumper fora e comprar outra, trocar junta de cabeçote...
Vou perder minha Dumper mesmo?
Valeu abrass!
Jota, depois o Ivo pode responder melhor. Mas você não precisa necessariamente de roda fônica. De fato, um sistema com distribuidor Hall é até mais simples e barato, pois aí você usa apenas uma bobina, que pode ser até uma Mi 3 fios.
Se quiser usar roda fônica, mesmo assim não precisa descartar a dumper. Um amigo aqui me falou de um esquema que ele fez no carro do irmão dele, porém agora não lembro bem o que era.
*JOTA250s* escreveu:Então... estou usando a Dumper de 2 canais, e comprei para instalar nele o distribuidor HEI, não sei se irá servir esse distribuidor... sou totalmente leigo nesse assunto...
Creio que esse igniflex parece interessante mas acho que não deve caber junto com a Dumper, ela sozinha já quase pega na lata do carro.
Estou procurando mas não achei nada sobre existir uma "Dumper especial para injetado"... e pelo que parece se quiser usar a injeção não vou aproveitar nem o distribuidor HEI...
Se alguém tiver mais informações ficarei muito grato!
Abrass
Ivo Filho escreveu:Estou evitando passar muitos fios paralelos, entao estou descascando o chicote original para fazer o chicote da injeção integrado. Esse é um detalhe que vc deve fazer se realmente souber o que esta fazendo, pois depois se o carro não pegar...vai saber onde que esta zicado.
Alguma coisas ja estão finalizadas, ate agua ja coloquei no reservatório do brucuto. Ja instalei o injetor de gasolina para operar no alcool. estou pensando ainda se faço a ligação original ou se vai ser via botão embaixo do painel. tenho essa duvia pq se nao o carro vai injetar gasolina mesmo quando estiver rodando na gasolina.
(AMIGAO, ESTA PEÇA PRETA AO LADO DO MOTOR DO LIMPADOR SERIA O QUE , POIS MEU 91 SO TEM RESTO DESTA PEÇA NO LUGAR.)
Curiosamente meu carro ja tem toda a instalação eletrica para alccol, mesmo sendo a gasolina, bem como a fiação do injetor de agua para lavar vidro trazeiro se ele fosse uma caravan....dentro do carro sob o console tem a ligação para a alavanca do cambio automatico....mais uma prova que a GM so fazia cagada na hora de montar o opala, falo isso pq tem opala que se vc quiser colocar um acessorio a mais , nao tem o chicote, outros tem ...e por ai vai.
Uma dica...para saber a saude do motor do carro, vc remove o ultimo mancal e ve abronzina e o vira pois este mancal é o que recebe menos pressão de oleo, etc e tal.....boas noticias, bronzinas brancas, e sao STD...vou levar o vir apara ver se esta na tolerancia para ser apenas polido e receber bronzinamento STD ou se vai ter de ir para 0,25, que ainda é uma medida muito boa, dura mais 20 anos.
O coletor voultou do Jato de areia. confesso que estou na duvida em pintar ou deixar na cor de metal jateado.
As flanges agora que estao seladas as divisórias vão ser fresadas
Olha a boca da caçapa....o coletor do omega vai ser generoso.
Esse coletor ainda nao sei se vai funcionar, mas que garanto que vai ser melhor que o sistema que esta no mercado para usar bicos MPFI no cabeçote do opala isso eu garanto. diria que tenho 80% de certeza que o carro vai ficar bom.
Aquelas tetinhas que tem ao longo do coletor servem para suportar as solenóides. O carro embora nao tenha a tecnologia de um carro original de fabrica, vai ter uma grande quantidade de funcões auxiliares da injeção todos automatizados, nao quero ficar apertando muito botão para qualquer função.
Serão 4 solenoides sendo:
Uma para auxiliar a partida sempre abre na partida e permanece aberta por 5 minutos
Uma para mandar ar quent edo coletor de escape para a caixa do filtro, ficará aberta por 5 minutos tbm ou por ligação direta...como se fosse o afogador do carro usando o mesmo acionamento original. quando puxar o afogador o sensor que normalemnte acende a luz no painel na verdade vai dar sinal apra a solenoide que vai parar de coletar ar na frente do carro e passara a coletar ar dos coletores de escape. Isso deve fazer o carro esquentar mais rapido quando estiver no alcool em manhãs muito frias.
Não aguento mais ver esse carro desse jeito....
Chegou a nova embreagem "original"
Olha o tamanho da bitela....o disco novo nem cabe no paltô da embreagem antiga..é grande para burro.
Também ja chegaram as juntas novas...tudo de primeira e junto vei as juntas e reparos dos bicos e tbi do omega.
Bom, nesse feriado vou desmontar o motor, semana que vem retífica e no outro final de semana montar....
Isso ainda vai longe.
boa noite, amigo ! não precisa jogar fora não, tem como fazer os dentes da roda fônica em cima do damper, o meu damper é assim ! queria mostrar uma foto, mas nem sei como colocar foto nesse troço ! kkkkk . abraços*JOTA250s* escreveu:Olá Amigos,
Dei uma sapeada aqui no Tópico mas não encontrei uma parte que está me gerando dúvidas quanto a instalação da injeção eletrônica, o meu carro está com a Dumper, teria que colocar uma roda fônica para instalar o sensor, vou ter que jogar a minha Dumper fora ou dá para colocar a roda fônica junto com a Dumper?
Achei um Kit da FuelTech com um preço bacana, estou pensando em instalar mas o mecânico já colocou alguns empecilhos... por ele teria que jogar a Dumper fora e comprar outra, trocar junta de cabeçote...
Vou perder minha Dumper mesmo?
Valeu abrass!
quanto vc pagou ?ful_soundcar escreveu:ANTONIO COSTA Comprei minha Damper na Powertech muito boa e ja vem com a fonica, muito boa a qualidade
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