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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por CordeiroSS Qui 14 Jul - 21:57:56

    Bom galera, li e reli vários tópicos, e como sou leigo nesse assunto resolvi pedir ajuda. Quero dar uma melhorada no meu 4trinho, mas sem gastar quase nada de preferência (fica difícil), mas então é assim: meu motor 151 gasolina (quero manter) com DFV 228.
    O que pretendo: Tenho um vira 153 para adaptar, o que mais eu preciso.
    Seria só as bielas do 4.1 acima de 91, montou e já dá resultado ou tem que mudar mais algo.
    O carbura também vou mudar, qual seria mais viavel para um bom desempenho.
    Outra coisa uma coletora 4x2 melhora o desempenho ou somente deixa um ronco mais legal.
    Aguardo opiniões e dicas!
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por Thiago Thunderblue Qui 14 Jul - 22:42:31

    sei q o 4x2 deia a saida de ar mais livre, alem do ronco, mais potencia sim
    carburador, um forte eh a dfv446, mas desregula facil, h34 ou 3e nao sei qual eh boa...
    qto ao resto, no idea
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por rafaelpd Qui 14 Jul - 23:22:18

    Eu preferiria o 4x1. Não pelo ronco, e sim pq os 4x2 são feitos do jeito errado e tbm porque o 4x1 é melhor (ao menos é o que mostra a teoria). Não é a toa que só o Opala tem opção de 4x2. E os VW a ar, mas aí o esquema é diferente (ordem de ignição).

    Sobre as bielas, eu não tenho certeza, mas acho que as do motor 151 são do mesmo tamanho que as dos últimos Opalas, com 6". Sei que o 153 tem bielas de 5.7" como a imensa maioria dos Opalas 6 cilindros.

    Aumentar a cilindrada ajuda, mas não faz milagre. Quase.
    Se o carburador já é fator meio limitante num 2.5 mexido, com mais cilindrada o problema se agrava.
    Outra: comparando o comportamento de um comando 'bravo' em dois motores de tamanhos diferentes, no motor maior o comando ficará mais manso. Ou seja, nesse seu novo motor ele vai dar potencia máxima em rotação ainda mais baixa que o original.
    O certo mesmo é refazer o motor e pensar em cada modificação de acordo com o que vc quer, mas pra isso vai conhecimento, dinheiro... aí já começam a surgir as dúvidas, principalmente se vale a pena.


    Última edição por rafaelpd em Sex 15 Jul - 8:46:53, editado 1 vez(es)
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por j ricardo Sex 15 Jul - 6:51:22

    rafaelpd escreveu:Eu preferiria o 4x1. Não pelo ronco, e sim pq os 4x2 são feitos do jeito errado e tbm porque o 4x1 é melhor (ao menos é o que mostra a teoria). Não é a toa que só o Opala tem opção de 4x2. E os VW a ar, mas aí o esquema é diferente (ordem de ignição).

    Sobre as bielas, eu não tenho certeza, mas acho que as do motor 151 são do mesmo tamanho que as dos últimos Opalas, com 6". Sei que o 153 tem bielas de 5.7" como a imensa maioria dos Opalas.

    Aumentar a cilindrada ajuda, mas não faz milagre. Quase.
    Se o carburador já é fator meio limitante num 2.5 mexido, com mais cilindrada o problema se agrava.
    Outra: comparando o comportamento de um comando 'bravo' em dois motores de tamanhos diferentes, no motor maior o comando ficará mais manso. Ou seja, nesse seu novo motor ele vai dar potencia máxima em rotação ainda mais baixa que o original.
    O certo mesmo é refazer o motor e pensar em cada modificação de acordo com o que vc quer, mas pra isso vai conhecimento, dinheiro... aí já começam a surgir as dúvidas, principalmente se vale a pena.


    o rafael está corretíssimo quanto ao escape, o 4x1 é mais eficiente do que o 4x2... mas como a diferença pra rua é muito pequena, a maioria prefere o ronco mais bonito do 4x2...

    e quanto ás bielas também... o amigo cordeiro, vai manter as bielas, se não tiver que abrir cilindro, vai manter os pistões também...
    quando for montar, vai ver que os pistões passam do bloco, ai voce vai mandar tornear a cabeça dos pistões, para ficar rente... com o cabeçote original terá cerca de 9,2/9,5 de taxa... ficará lindo na gasolina...
    e carburador dá pra manter o 228, ficará torcudo, mas limitado em alta...
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por CordeiroSS Sex 15 Jul - 8:05:20

    Era isso que eu pensava J.Ricardo, só que eu não sabia como fazer na prática. heheeh. Agora já tenho uma luz. Valeu! Vamos abrir o motor prá ver com está pois nem sonhamos se ele já foi feito uma duas ou dez vezes, como o carro estava na mão de um corvo, nem troca de óleo era feita, ou melhor era feita mas com restos de óleo de caminhão, ainda bem que é 4 cilindros pois assim tem só 4 velas diferentes, já pensou se fosse 6. Agora vou dar um grau nele pra ver se a fumaça que solta quando está frio é apenas por causa do óleo e das velas ou tem algo mais, ai nessa hora que penso em montar o vira 153 já que o motor vai estar aberto mesmo.
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por rafaelpd Sex 15 Jul - 8:56:38

    Por causa desse negócio de mandar o pistão pro torneiro que eu disse que seria melhor refazer mesmo, do zero e com peças novas. Incluindo comando e tuchos (sempre troca-los juntos), os pistões certos pra esse motor stroker, e por aí vai aquelas modificações de válvulas um pouco maiores, um carburador um pouco maior...

    Eu falo mal do 4x2 pq todos que vi juntam dois cilindros adjacentes.
    Ou seja, do motor saem dois canos de escapamento, sendo que pela ordem de ignição, saem 2 pulsos de gases por um cano, depois 2 pulsos seguidos no outro cano.

    No caso Fusca, por exemplo, apesar de ser tbm 4 cilindros, o desenho dele faz com que os pulsos de escapamento sejam alternados a cada ignição.

    Sobre a taxa de compressão, eu não sei bem quanto vai ficar, mas cuide bem disso, calcule com precisão antes de fechar o motor e se ficar acima de 9 pra rodar com gasolina, afine bem seu sistema de ignição. Provavelmente terá que adiantar um pouco.

    Tem um amigo no fórum cujo motor 6 cilindros tem taxa 10:1 e roda na gasolina, e eu não sei como ele faz isso.
    Quero dizer, não sei como ele dirige (alta rotação ou não), como é o sistema de ignição, etc.
    Seja como for, com gasolina Podium é até fácil. Mas como eu acho que é na gasosa comum, eu não faria no meu carro sem ficar com um pé atrás.
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por MALAKA_OPALA82 Sex 15 Jul - 10:37:04

    hem ,,, mas tipo teve uma pergunta q ficou sem resposta ,, tipo tenho um vira 153 meu motor e 151 e so tira um e coloca o outro .. e tem muda mais alguma coisa ,, oq ganha so com essa mundaca ???
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por rafaelpd Sex 15 Jul - 11:14:11

    Cara, eu não sei de certeza. O certo é pegar as duas peças e um paquímetro, medir tudo e ver se cabe ou não. Pelo que tem de tópico de pessoas fazendo ou falando sobre isso eu acredito que seja fácil e sem maiores adaptações.
    Sua última pergunta:'o que ganha só com essa mudança?'. Cilindrada. Esse novo motor, com pistões de 4" e curso de 3,25" resulta em 2677 cm³. Lembre que vai vibrar.

    Se eu (ainda) tivesse um 4 cilindros, com as peças na mão assim fácil e não quisesse trocar o motor, eu pensaria nisso (aumentar cilindrada) com turbo, ou só o turbo mesmo, pq o motor original já é grande.

    Turbocompressores aproveitam bem a característica de grande curso do virabrequim, que é o caso dos Opala: motores grandes que funcionam naturalmente em baixa rotação com muito torque.
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por victor estevao Sex 15 Jul - 11:41:43

    AMIGOS, acredito que a impregacao dos dimensionados varia de acordo com sua preparação, de acordo com Diego Freitas, um dos melhores fabricantes de dimensionados, ele indica a utilização do 4x1 em carros até 200CV, acima disso esse coletor ficaria um pouco resistivo, tendo assim a impregaçao do 4x2, temos como exemplos os carros de arrancadas. EU tenho preferencia pelo 4x2, o ronco é superior, e se caso você queira dar um extra no motor bom dai coletor você já tem...
    ABRAÇO!
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por rafaelpd Sex 15 Jul - 12:18:38

    Bom, coletor dimensionado de verdade é um pra cada motor. Envolve cálculo da cilindrada e da taxa de compressão de cada cilindro, tamanho da válvula, rpm desejado para que o torque máximo seja atingido, volume e formato do 'port' do cabeçote (esqueci o nome em português) e um monte de outras coisas. Enfim, não é um dimensionado de prateleira padrão que vai funcionar do melhor jeito possível para todos os carros de 120 a 220 cv.

    Considerando isso, que estudos indicam que 4x1 é o melhor coletor para motores 4 cilindros e que o amigo provavelmente não comprará um coletor 'dimensionado de verdade' e sim um comum, considerando tbm que o gosto pelo ronco influencia muito, eu acho que rediscutir isso não vai fazer a mínima diferença.

    sobre o pessoal usar 4x2, eu não acompanho arrancada, mas pelo que sei usam 4x1 em 4 cilindros (qualquer) e 6x2.
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    Mensagem por j ricardo Sex 15 Jul - 12:27:33

    Não! não vibra não... com as bielas de 6" não é vibrante o funcionamento do motor... fica como original... o meu motor além dos pistões 4 pol+0,20, ainda mandei rebaixar o cabeçote a gasolina em 2mm.. ficou com 62/63cc de camara o que dá 10,2 de taxa e ando na gasolina... nada de bater pino até agora...

    esse negócio de 4x1 fica resistivo, é balela... o 4x1 é a metade exata de um 8x2 que num v8 mantém 900cv aspirado de um small block...

    só que no brasil só vi um 4x2 feito corretamente... o 1ºcom o 3º e o 2º com o 4º... e nem sei quem fez... mas quem disse que escape é só calcular o tamanho do tubo e fazer o escape? tem muitas outras variaveis nessa conta...

    o vira 153 é plug'nplay no motor 151...
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    Mensagem por rafaelpd Sex 15 Jul - 12:41:49

    O seu tem o virabrequim do 153?
    Eu achei que vibraria. Não pelo r/L, pq é melhor que qualquer 6 em linha Chevrolet, mas pelo fato de ser 4 cilindros e ter muito torque e curso em intervalos grandes de 180º.
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    Mensagem por j ricardo Sex 15 Jul - 12:58:51

    rafaelpd escreveu:O seu tem o virabrequim do 153?
    Eu achei que vibraria. Não pelo r/L, pq é melhor que qualquer 6 em linha Chevrolet, mas pelo fato de ser 4 cilindros e ter muito torque e curso em intervalos grandes de 180º.

    o meu motor é 153... com os pistões e bielas do 151.... então ficou como um motor 151 com vira 153...

    conversei com o ESP72 uma vez, ele disse que o problema do 153 é a biela curta e o conjunto pesado de pistão e biela... ele uma vez tentou montar um 153 a alcool, com pistões de 6cil.. disse que ficou um horror... pior que o 153 original...
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por rafaelpd Sex 15 Jul - 13:46:18

    Eu tinha um 153 original no meu carro e realmente é um caso sério.
    Minha tobata com carroceria de Opala tremia um bocado...
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    Mensagem por Gregorizaum Sex 15 Jul - 16:38:12

    rafaelpd escreveu:Eu tinha um 153 original no meu carro e realmente é um caso sério.
    Minha tobata com carroceria de Opala tremia um bocado...

    meu Opala tah reformando, quando eu for montar o motor espero que preste rsrsrs, quero um carro forte e confiavel. pretendo injetar ele um tempinho dps que terminar de arrumar, e futuramente turbinar srsrs...
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por gustavok Sex 15 Jul - 18:31:35

    Eu estava montando um motor 4cc e fui nessa de fazer 2.8, mas como tive q mexer no meu 6cc abandonei o projeto e pelo q me informaram o lance é fazer vira do 153, bielas longas 6"e pistão com dome, mas pelo q me disseram é obrigatório balancear o conjunto. Alguns tambem usam bielas 5,7 e pistão original, mas me parece q tem q baixar bloco.

    Uso do vira 153 no 151 s PQAAAH1eubFmR98kYURXYy1fWry_-PRgevTLjrd4kAThUMRfXciUNyOcAX3G6M7ZlaCb2MZTcSDttzK_-ZTZHeuPCqMAm1T1UGge3GbXx0bzrqqmA9GyHgEDda4t

    Uso do vira 153 no 151 s PQAAAMX_l-iHLlHRa9inuscscMbNLTLPXMMu8_e1oCAO3T2Lf9To_7hDt25GMkx2ZUj90ep4IvNEScfKTC4V8-zJElwAm1T1UKmKoG25f7N5MpqxSe5lWk_B76ZX
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por CordeiroSS Sáb 16 Jul - 17:45:59

    Agora fiquei até com medo de começar a mexer, é muita informação. heheh
    Valeu galera, essa dicas serão fundamentais na hora da montagem.
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por CordeiroSS Sáb 16 Jul - 17:53:57

    gustavok escreveu:Eu estava montando um motor 4cc e fui nessa de fazer 2.8, mas como tive q mexer no meu 6cc abandonei o projeto e pelo q me informaram o lance é fazer vira do 153, bielas longas 6"e pistão com dome, mas pelo q me disseram é obrigatório balancear o conjunto. Alguns tambem usam bielas 5,7 e pistão original, mas me parece q tem q baixar bloco.


    Uso do vira 153 no 151 s PQAAAMX_l-iHLlHRa9inuscscMbNLTLPXMMu8_e1oCAO3T2Lf9To_7hDt25GMkx2ZUj90ep4IvNEScfKTC4V8-zJElwAm1T1UKmKoG25f7N5MpqxSe5lWk_B76ZX
    Os pistoes seriam esses da foto?
    Montando um motor nessa configuração quanto de potencia eu ganharia em cv?
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    Mensagem por gustavok Sáb 16 Jul - 18:30:42

    Os pistões da foto são uma opção para utilizar bielas longas e atingir melhores taxas, mas é possível usar os pistões originais e bielas 5,7" q provavelmente terá q rebaixar o bloco. Mas fica bom o negócio. No youtube tem vários vídeos de vira 153. Não saberia dizer quantos cvs melhora com isso.
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    Mensagem por nicolas opaleiro Sáb 16 Jul - 18:54:54

    Aspro deve vim uns 120, 130cv eu acho ...
    agora to com uma duvida aqui..
    um motor 2.7 desse com um 3e+turbo ia ficar bom ?
    ia valer a pena montar um motor com curso maior pra utilização com turbo ou montava mesmo 2.5 e ja era ?
    abraxx
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    Mensagem por CordeiroSS Sáb 16 Jul - 20:14:38

    Eu realmente não estou com intenções de utilizar um turbo (ainda), só pretendo dar uma apimentada a mais nesse travado 151-s, sendo que com pouca coisa pelo que vi já dá pra arrancar uma cavalaria bem boa desse motor, creio que com turbo ficaria mais porreta ainda, mas por enquanto não, agora quanto a questão de caixa e diferencial, ainda não abri pra ver, a caixa já é a ré pra frente, e o diferencial não sei, vou verificar, mas pra ele ficar bem ligeirinho, será essa caixa já dá boa ou uma de 5 marchas ficava mais show, qual relação de diferencial que casaria bem prá fazer ele andar mais esperto, também não quero pra arrancadas, mas para uso em viagens de passeio aos encontros por ai!!!!
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    Mensagem por j ricardo Sáb 16 Jul - 20:32:25

    nicolas opaleiro escreveu:Aspro deve vim uns 120, 130cv eu acho ...
    agora to com uma duvida aqui..
    um motor 2.7 desse com um 3e+turbo ia ficar bom ?
    ia valer a pena montar um motor com curso maior pra utilização com turbo ou montava mesmo 2.5 e ja era ?
    abraxx

    Wow! nicolas!

    pra turbinar acho que já não vale a pena, pois se é pra ter potencia, fica mais legal ter um motor girador...

    e também tem outra, digamos que voce tem um motor turbo de 400cv, se aumentar a cilindrada dele, será que virá 40cv? isso vai fazer diferença nesse nível?
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    Mensagem por nicolas opaleiro Sáb 16 Jul - 21:09:01

    j ricardo escreveu:
    nicolas opaleiro escreveu:Aspro deve vim uns 120, 130cv eu acho ...
    agora to com uma duvida aqui..
    um motor 2.7 desse com um 3e+turbo ia ficar bom ?
    ia valer a pena montar um motor com curso maior pra utilização com turbo ou montava mesmo 2.5 e ja era ?
    abraxx

    Wow! nicolas!

    pra turbinar acho que já não vale a pena, pois se é pra ter potencia, fica mais legal ter um motor girador...

    e também tem outra, digamos que voce tem um motor turbo de 400cv, se aumentar a cilindrada dele, será que virá 40cv? isso vai fazer diferença nesse nível?

    era bem o que eu esperava mesmo Razz
    perguntei mais por curiosidade mesmo, ate pq nunca tinah ouvido falar de um motor 153 turbinado ai ficou a duvida kk
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por CordeiroSS Sáb 16 Jul - 21:56:07

    j ricardo escreveu:
    só que no brasil só vi um 4x2 feito corretamente... o 1ºcom o 3º e o 2º com o 4º... e nem sei quem fez... mas quem disse que escape é só calcular o tamanho do tubo e fazer o escape? tem muitas outras variaveis nessa conta...

    o vira 153 é plug'nplay no motor 151...

    J Ricardo quanto a 4x2 estava pensando nessa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-187120768-coletor-4x1-4x2-6x2-dimensionado-opala-caravan-25-4100-250s-_JM . é a segunda foto e parece estar na sequencia que tu falas.

    j ricardo
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por j ricardo Sáb 16 Jul - 21:58:49

    Sim... me parece estar correto...

    preço bom...

    mas na minha opinião, ficaria melhor com um abafador mercedes lá na trazeira do que dois turbão... pela beleza do ronco, claro!
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por nicolas opaleiro Sáb 16 Jul - 22:17:38

    é..
    para o projeot q to pensando acho q o turbo vai ser a melhor escolha custo beneficio eu acho Very Happy
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por CordeiroSS Dom 17 Jul - 8:42:09

    j ricardo escreveu:Sim... me parece estar correto...

    preço bom...

    mas na minha opinião, ficaria melhor com um abafador mercedes lá na trazeira do que dois turbão... pela beleza do ronco, claro!

    Certo, já tinha ouvido falar mas não sabia que dava diferenças grandes.
    Tu diz jogar o abafador bem lá atráz e não antes do diferencial né. Eu imaginava até fazer duas saídas laterais, mas não sei como.
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por thallisguimaraes Dom 17 Jul - 13:09:17

    Quem usa muita essa combinaçao de vira 153 no 151 sao os jipeiros, eles montam assim e ainda poe volante da c20, tudo para ter o torque em baixo giros


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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por nicolas opaleiro Seg 18 Jul - 17:52:33


    HIHIHIHI to cada vez mais atiçado aqui Razz
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por opalaam Ter 19 Jul - 12:58:45

    Galera aqui em Manaus tem um 4cc de arrancada categoria ST (standar)
    este é o linck dos resultados dele
    (http://www.amazonasdragway.com.br/dwl/resultado/26dow1106072011-06-00_temposfinais/Class/st.html)
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por j ricardo Ter 19 Jul - 13:03:21

    opalaam escreveu:Galera aqui em Manaus tem um 4cc de arrancada categoria ST (standar)
    este é o linck dos resultados dele
    (http://www.amazonasdragway.com.br/dwl/resultado/26dow1106072011-06-00_temposfinais/Class/st.html)
    vamos colocar nossos carros pra corre e postar os tempos e trocar ideias para melhorar eles !

    olha! legal! 4cil de arrancada! como é o regulamento? só 4cil aspirado? carbura? injeção?

    por aqui não temo categorias para nossos 4cil... teriamos que correr na desafio, acho... e tomariamos uma surra dos turbão...

    o meu carro estou melhorando, mas não com a intenção de ter um canhão..., mas que vendo isso dá vontade, dá!...
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por Turbo Especial Ter 19 Jul - 15:29:28

    j ricardo escreveu:
    opalaam escreveu:Galera aqui em Manaus tem um 4cc de arrancada categoria ST (standar)
    este é o linck dos resultados dele
    (http://www.amazonasdragway.com.br/dwl/resultado/26dow1106072011-06-00_temposfinais/Class/st.html)
    vamos colocar nossos carros pra corre e postar os tempos e trocar ideias para melhorar eles !

    olha! legal! 4cil de arrancada! como é o regulamento? só 4cil aspirado? carbura? injeção?

    por aqui não temo categorias para nossos 4cil... teriamos que correr na desafio, acho... e tomariamos uma surra dos turbão...

    o meu carro estou melhorando, mas não com a intenção de ter um canhão..., mas que vendo isso dá vontade, dá!...


    A competição com certeza faz mais gente focar no desenvolvimento do motor!
    eu acredito bastante no 4cc. seja turbo ou aspro ao meu ver ele rende muito bem!
    o que não costumamos ver é investimento nele, ja que a preparação do 6cc e do 4cc saem praticamente o mesmo valor.
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por j ricardo Ter 19 Jul - 22:21:48

    j ricardo escreveu:Sim... me parece estar correto...

    preço bom...

    mas na minha opinião, ficaria melhor com um abafador mercedes lá na trazeira do que dois turbão... pela beleza do ronco, claro!

    comentei com meu preparador, ele me chamou até de burro!

    tá completamente desbalanceado assim... o certo do 4x2 é o 1ºcom o 4º e o 2º com o 3º....

    porque senão o pulso do 1º ajuda o 3º, e quem ajuda o 1º?...
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por andersonopala Qua 20 Jul - 1:00:21

    Taí um pequeno vídeo do meu Serie Especial, caracterizado como "SS" 1972/74. motor 04cil.151s(Álcool), aspirado p/ 2800 c/ vira do 153, comando 286 e c/ aprox. 180/190cv.(média)... "Ronco" = Cacho dimensionado(Sofiato); 4x2(sem dúvidas) e 02 abafadores mod. turbão, terminando antes do diferêncial... O "barulho" é semelhante ao dos motores V8...(Aumente o volume!!! Twisted Evil )
    Espero ter ajudado... Abraços!!



    https://www.youtube.com/watch?v=guccv2BYwEE

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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por CordeiroSS Qua 20 Jul - 7:28:40

    andersonopala escreveu:Taí um pequeno vídeo do meu Serie Especial, caracterizado como "SS" 1972/74. motor 04cil.151s(Álcool), aspirado p/ 2800 c/ vira do 153, comando 286 e c/ aprox. 180/190cv.(média)... "Ronco" = Cacho dimensionado(Sofiato); 4x2(sem dúvidas) e 02 abafadores mod. turbão, terminando antes do diferêncial... O "barulho" é semelhante ao dos motores V8...(Aumente o volume!!! Twisted Evil )
    Espero ter ajudado... Abraços!!



    https://www.youtube.com/watch?v=guccv2BYwEE

    Muito show, era mais ou menos isso que eu queria fazer como motor de meu opalão, com essa potência e tudo, mas quero ir mexendo aos poucos, pois a grana é curta, mas tem um detalhe as vezes mexendo aos poucos sai mais caro. Tu tem idéia de quanto você gastou pra extrair estes saudáveis 180~190 cv desse 151? O que tudo você fez? Quanto ao que o JRicardo comenta sobre a ordem das saídas do 4x2 come é que está a do seu tenebroso?
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    Mensagem por CordeiroSS Qua 20 Jul - 7:36:33

    j ricardo escreveu:
    j ricardo escreveu:Sim... me parece estar correto...

    preço bom...

    mas na minha opinião, ficaria melhor com um abafador mercedes lá na trazeira do que dois turbão... pela beleza do ronco, claro!

    comentei com meu preparador, ele me chamou até de burro!

    tá completamente desbalanceado assim... o certo do 4x2 é o 1ºcom o 4º e o 2º com o 3º....

    porque senão o pulso do 1º ajuda o 3º, e quem ajuda o 1º?...

    Muito interessante, mas onde encontrar uma dessas, até agora todas que vi são na ordem a 1ª 3ª,2ª 4ª.
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    Uso do vira 153 no 151 s Empty Re: Uso do vira 153 no 151 s

    Mensagem por opalaam Qua 20 Jul - 9:47:49

    Se vc entrar na pagina ( http://www.amazonasdragway.com.br/src/home.php#top ) faz o download de todos os regulamentos mas so pra adiantar motores aspirados carburados ou injetados com no maximo 5cilindros, e pode injetar o Opala 4cc e correr, mas este meu amigo ele nao quer injetar entao ele deve correr na desafio ja q o carro dele anda na casa dos 15s daixos

    Ele usa motor original 151,cabeçote preparado com valvulas grande, 446 e comando 296....OBSSSSSS!!!!( a 446 dele é invertida com a cuba virada para o paralama ) isso deu uma melhorada no carro dele!

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    Mensagem por Luis_555 Qua 20 Jul - 12:11:30

    Anderson, vc ainda tá devendo um video melhor do teu Opalão ein!! To na espera!!
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    Mensagem por CordeiroSS Qua 20 Jul - 12:46:02

    Luis_555 escreveu:Anderson, vc ainda tá devendo um video melhor do teu Opalão ein!! To na espera!!
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    Mensagem por andersonopala Sex 22 Jul - 0:10:59

    CordeiroSS escreveu:
    Luis_555 escreveu:Anderson, vc ainda tá devendo um video melhor do teu Opalão ein!! To na espera!!
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    Kkkkkkkkkkkkkk!! "CodeiroSS e Luis 555"; Vc's estão c/ a razão!! Tenho mesmo q. fazer um outro vídeo... E de preferência durante o dia né?! Esse aí ficou muito escuro e na época o motor ainda estava meio travado(amaciando)... Agora o carro está melhor, mais solto... Tão logo eu coloque a W40, eu farei um outro vídeo dele ok?! O gasto na época foi de aprox. 4.500,00(reais), contra 6.500,00 p/ trocar o motor pelo 06cil...Lembrando q. alêm do custo/benefício ser menor, ainda têm a relação peso/potência... Quanto ao cacho; Esta na ordem de 1,4,2,3 e os canos são de 2,5'(pol.)... O pessoal por aquí, ainda não descobriu as "maravilhas" de se preparar o 151s. A maioria ainda prefere "trocar" o motor... Nada contra!! Tbêm adoro os 06 canecos; Más q. um 04cil. pode surpreênder e muito... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil áááááá... Isso pode!! affraid Rrrsssss!! Abraços!!


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    Mensagem por CordeiroSS Qui 28 Jul - 22:49:36

    Hoje fui buscar o vira e olha a surpresa... um motor com pintura amarela (achei que deveria ser vermelho) e um vira do 151, segundo o dono era de um opala 73 ou 74, mas ele havia trocado por um 6 cilidros de uma veraneio, ou seja os caras vieram de opala 4trinho e foram embora de 6zão e deixaram um motor 153 com vira 151. heheeh sorte que eu não tinha pago nada, mas ainda acho que vou comprar o conjunto mesmo que o motor está desmontado, o tchô quer só 100 pila e vem com motor de arranque e uma h 34. Na verdade até ficamos sem saber direito, mas o vira 153 é o que tem nº final 82 e o 151 é 66 correto? Se for isso então estou certo, quanto ao comando tem como saber a graduação pelo nº de serie dele? Acho que vou pensar em turbo mesmo o amigo Nicolas me deixou atiçado também hehehehe.
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    Mensagem por j ricardo Sex 29 Jul - 7:22:20

    Hummm.. mas tem certeza que o bloco é 153? reconheça o bloco 153 pelo numero de furos do suporte do motor... onde vai o coxim... no 153 é dois furos e no 151 é 3 furos...

    o vira do 153 é esse que o gustavo colocou foto nesse tópico mesmo...
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    Mensagem por CordeiroSS Dom 31 Jul - 18:57:59

    j ricardo escreveu:Hummm.. mas tem certeza que o bloco é 153? reconheça o bloco 153 pelo numero de furos do suporte do motor... onde vai o coxim... no 153 é dois furos e no 151 é 3 furos...

    o vira do 153 é esse que o gustavo colocou foto nesse tópico mesmo...

    Hummm. Vou verificar, não sabia desse detalhe.
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    Mensagem por opaleiro 73 Dom 31 Jul - 19:53:14

    pessoal meu opalinha é todo original.... caixa 3 marchas na coluna.... tem como melhorar ele? mesmo com caixa 3 marchas? não entendo nada de mecânica, mas gostaria de melhorar o meu carro um pouco sem gastar muito... estava lendo o lance do dimensionado 4x1 ou 4x2... qual realmente ficaria melhor para meu opala? e quanto a caixa 3 marchas não haveria problema?
    Abraço à todos!
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    Mensagem por j ricardo Seg 1 Ago - 7:51:07

    opaleiro 73 escreveu:pessoal meu opalinha é todo original.... caixa 3 marchas na coluna.... tem como melhorar ele? mesmo com caixa 3 marchas? não entendo nada de mecânica, mas gostaria de melhorar o meu carro um pouco sem gastar muito... estava lendo o lance do dimensionado 4x1 ou 4x2... qual realmente ficaria melhor para meu opala? e quanto a caixa 3 marchas não haveria problema?
    Abraço à todos!

    o dimensionado comun não serve pros nossos carros... por causa das varetas do trambulador... tem que ser sob encomenda... e tem que ser terminado no carro...

    em guarulhos me cobraram 380 só no coletor... mas tem que deixar o carro lá uns dois dias pra terminar...

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    Mensagem por j ricardo Seg 1 Ago - 7:53:46

    AH! e no 4x1 tanto faz a ordem... só nos 4x2 e nos 4x2x1 que precisam ser 1ºcom o 4º, e o 2ºcom o 3º...
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    Mensagem por opaleiro 73 Seg 1 Ago - 8:46:33

    j ricardo escreveu:
    opaleiro 73 escreveu:pessoal meu opalinha é todo original.... caixa 3 marchas na coluna.... tem como melhorar ele? mesmo com caixa 3 marchas? não entendo nada de mecânica, mas gostaria de melhorar o meu carro um pouco sem gastar muito... estava lendo o lance do dimensionado 4x1 ou 4x2... qual realmente ficaria melhor para meu opala? e quanto a caixa 3 marchas não haveria problema?
    Abraço à todos!

    o dimensionado comun não serve pros nossos carros... por causa das varetas do trambulador... tem que ser sob encomenda... e tem que ser terminado no carro...

    em guarulhos me cobraram 380 só no coletor... mas tem que deixar o carro lá uns dois dias pra terminar...
    bah to mal então.... acho que aqui no RS ninguém faz isso... mas você colou um 4x1 daí em seu opala? ficou bonito o ronco? melhora o desempenho do carro?
    Abraço!!
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    Mensagem por j ricardo Seg 1 Ago - 9:46:04

    Ainda não...

    to esperando acertar o carro, depois de passar na vistoria do controlar espero colocar o dimensionado...

    o ronco vai ficar parecido com o do anderson... mas mais baixo e abafado... vou usar a tubagem do 6x2 de prateleira com abafador paulistão, ou mercedes...
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    Mensagem por RICARDOADG Seg 1 Ago - 11:49:33

    j ricardo escreveu:Não! não vibra não... com as bielas de 6" não é vibrante o funcionamento do motor... fica como original... o meu motor além dos pistões 4 pol+0,20, ainda mandei rebaixar o cabeçote a gasolina em 2mm.. ficou com 62/63cc de camara o que dá 10,2 de taxa e ando na gasolina... nada de bater pino até agora...

    esse negócio de 4x1 fica resistivo, é balela... o 4x1 é a metade exata de um 8x2 que num v8 mantém 900cv aspirado de um small block...

    só que no brasil só vi um 4x2 feito corretamente... o 1ºcom o 3º e o 2º com o 4º... e nem sei quem fez... mas quem disse que escape é só calcular o tamanho do tubo e fazer o escape? tem muitas outras variaveis nessa conta...

    o vira 153 é plug'nplay no motor 151...

    JRicardo, se não usinar a cabeça do pistão o que acontece ? pega nas válvulas com o comando original ? Ou apenas a taxa ficará bem maior ? Pergunto pois de repente pode ficar bom pra rodar no alcool...
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    Mensagem por j ricardo Seg 1 Ago - 11:53:40

    RICARDOADG escreveu:
    j ricardo escreveu:Não! não vibra não... com as bielas de 6" não é vibrante o funcionamento do motor... fica como original... o meu motor além dos pistões 4 pol+0,20, ainda mandei rebaixar o cabeçote a gasolina em 2mm.. ficou com 62/63cc de camara o que dá 10,2 de taxa e ando na gasolina... nada de bater pino até agora...

    esse negócio de 4x1 fica resistivo, é balela... o 4x1 é a metade exata de um 8x2 que num v8 mantém 900cv aspirado de um small block...

    só que no brasil só vi um 4x2 feito corretamente... o 1ºcom o 3º e o 2º com o 4º... e nem sei quem fez... mas quem disse que escape é só calcular o tamanho do tubo e fazer o escape? tem muitas outras variaveis nessa conta...

    o vira 153 é plug'nplay no motor 151...

    JRicardo, se não usinar a cabeça do pistão o que acontece ? pega nas válvulas com o comando original ? Ou apenas a taxa ficará bem maior ? Pergunto pois de repente pode ficar bom pra rodar no alcool...

    não! bateria no cabeçote... passa muito, 2,7mm...

    no máximo que dá pra fazer é mandar fazer um dome, igual á foto do gustavo... pra isso o pistão tem que ser alcool... assim dá mais de 12 de taxa...

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