Pessoal, posso dar uns pitacos...
Trabalho na empresa que fornece a tubulação de
freio para quase todas as montadoras do mundo, deixa eu exclarecer algumas coisas...
O tubo de
freio é de aço, não tenham dívidas disso...
O nome do tubo é Bundy Welding, podem procurar na internet, foi inventado em 1930 no Estados Unidos.
Para fabricar é utilizado um tira de aço revestida com cobre, por isso muitos acham que é de cobre, esta tira passa pela formação, dando 2 voltas, por isso também chamado de tubo de padere dupla, depois o tubo é colocado dentro de um forno e por brasagem são unidos as faces e o tubo é fechado. Não tem costura.
Desenho esquemático do tubo
Foto da secção transversal do tubo
Foto do tubo base, sem camada de proteção (zinco, poliamida, PVF, etc)
Em sua grande maioria, para não dizer 100% os tubos de
freio são de Ø 4,76mm (3/16") com parede de 0,71mm. Isso para o tubo base, dependendo da proteção altera.
Nas extremidades são feitas flanges para união com o flexível, cilindro mestre, etc. Estas podem ser macho (115º) ou fêmea (120º ou 90º).
A GM utiliza 115º e 90º
Tem que se tomar muito cuidado na hora de realizar as dobras, as mesmas não podem vincar, pois fragilizam o material e pode com o tempo vasar.
Outra coisa importante, nunca pode dar o torque na conexão, soltar e dar o torque novamente... a possibilidade de vazar é muito grande, pois já houve deformação nas flanges e o acentamento não vai ser igual.
O torque a ser aplicado na união é de 10 Nm à 17 Nm.
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