willian fóquinha escreveu:opala4cc escreveu:
A adaptação unicamente do condensador deve ser bastante difícil, pois precisa preencher dois pré-requisitos bastante difíceis: caber no lugar certo e apresentar eficiência.
Cada componente do ciclo de refrigeração é dimensionado para atuar em conjunto com os outros e tudo em função do fluido refrigerante. Isso é PROJETO. É por isso que o AC do opala ORIGINAL trabalhando com o R134a apresenta desempenho inferior ao que tinha com o R12, exigindo adaptações.
Veja: um condensador é um trocador de calor um pouco diferente do radiador do motor. Enquanto que no radiador temos canais paralelos onde o líquido refrigerante passa em sentido único saindo de um lado e chegando no outro para em seguida abandonar o trocador de calor, no condensador há uma serpentina que serpenteia em um zigue-zague onde internamente o fluído refrigerante passa. Isso sugere que há um "comprimento equivalente" nesse trocador, que seria o comprimento que a serpentina teria se fosse retilínea do início ao fim. Isso é o projeto do componente, onde é calculado o calor que deve ser retirado dele através da ventoinha, caso não haja fluxo natural de ar suficiente. Se você usar um trocador menor - por exemplo - sem alterar outros fatores do ciclo, teria de extrair mais calor (normalmente trocando-se a ventoinha por uma mais eficiente ou adicionando-se ventoinhas).
Sobre os compressores, sim. Existe diferença de atuação. Os compressores mais modernos tem "válvula torre", trabalham com o R134 ao invés do R12, etc... A simples troca de fluido refrigerante já muda todas as curvas do ciclo de refrigeração, necessitando de nova pressão de baixa (sucção do compressor) e nova pressão de alta (descarga do compressor) para que se mantenha a eficiência do ciclo.
No caso comparativo entre o compressor do opala e o do ômega eu não sei dizer. O ômega foi fabricado de 1992 até 1998. Isso significa que pelo menos até perto do final da produção, ele usava R12. Se não me engano foi 1997 que a indústria automotiva nacional abandonou em definitivo o R12. Se esse dado está certo, os últimos ômegas devem usar um compressor diferente e nesse caso talvez estes usem o R134a. Mas mesmo que você pense em utilizar um compressor de ômega que use o R12, é bem provável que você venha a ter problemas em fazer a tubulação do AC curvar e encaixar nas conexões do compressor de ômega no cofre do opala.
Essa viadagem de ar condicionado É COMPLICADA! Fazer funcionar é fácil. Fazer sair ar frio também é fácil. O difícil é achar o ponto ótimo para se obter o máximo de frio e o mínimo de consumo de energia, ou ainda um consumo de energia que seja tolerável (roubo de potência do motor e consequentemente consumo de combustível).
Opala 4cc a partir de 95 os omegas passaram a vir com gás R134
O meu já é o R134
Acho que a melhor opção é caçar o de omega mesmo. As mangueiras vou ter de fazer mesmo.
Hoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS
» Tampão Caravan Diplomata
Ontem à(s) 18:50:37 por Müller
» Motor 4cil 2.8
Ontem à(s) 14:17:19 por LEOGC
» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Ontem à(s) 12:56:23 por bybecker
» Ferramenta para travar volante do opala
Ontem à(s) 11:33:01 por opala4cc
» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Ontem à(s) 8:42:36 por Bre4100
» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Seg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena
» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Seg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS
» chaves do opala
Seg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86