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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

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cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por opaleiro recife em Seg 29 Jul - 12:37:05

Gostaria de saber de quem tem ou já teve experiência, se o opala 6 cil fica bom com o câmbio 5 marchas do 4 cil, pois o meu está bem fuçado, nem compensa arrumar, e tenho um do 4 cil (esse de 5 marchas) em excelente estado, estou pensando em instalar, o que vocês acham?
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Malves em Seg 29 Jul - 12:47:14

Da uma pesquisada no Fórum, tem bastante material falando sobre essa mudança.

Certo dá, se vai aguentar ai vai depender de você, do jeito que vai dirigir.
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por opaleiro recife em Seg 29 Jul - 13:29:56

Valeu, Malves, na verdade eu uso o carro normalmente, não é pra arrancadas nem pra correr,e nesse caso vai dar certo.
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por rysnn12 em Seg 29 Jul - 13:52:56

é certo q as peças do 5m 4cc sao muito inferiores as do 2205b do 6cc. mesmo vc andando de boa, ele vai se desgastar mais rapidamente, e é bem provavel que te deixe na mão..
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por opaleiro recife em Seg 29 Jul - 14:29:48

Eu já vi muitos opalas 6 cil andando com cx de 4 cil / 5 marchas, aqui em recife. Inclusive eu até esqueci de dizer,essa minha caixa de 4 marchas é do 4 cil, segundo o mecânico, e aguentou 9 anos só na minha mão,só agora que começou a dar pau.
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por rysnn12 em Seg 29 Jul - 14:48:51

as caixas de 4 marchas são as mesmas pra ambos os motores, tanto as varetadas quanto as modernas..
ja vi pessoas que fazem uma certa gambiarra, colocam as engrenagens da caixa de 4 na caixa de 5 do 4 cc..
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por raphaelcaronti em Seg 29 Jul - 15:33:22

O melhor mesmo é fazer a fusão.

Pega um cambio de 4 M do 6 cil e um cambio de 5 M do 4 cil e tira as engrenagens de 1ª a 4ª da de 4M e coloca na de 5 M.

O membro Helder daqui do fórum fez isso a pouco tempo, ele pode te dar mais detalhes.
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por frederico santos em Seg 29 Jul - 16:34:04

o negócio é só sobre a durabildade mesmo..um brother meu tirou uma caixa automatica que estava na sua caravan e jogou um de 5m do 4cc no 6cc .  ..meio confuso mas acho que deu p entender né,..?rs..rs..rodava de boa,eu mesmo ja andei nela, foi p o Rio de Janeiro mas não rodou muito por ter passado em algum relevo e quase ter arrancado seu agregado todo..ai desistiu da caravan.. ele era de dar arregaço...
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por rysnn12 em Seg 29 Jul - 18:07:18

eu nao arriscaria.. melhor guarda uma grana e colocar um 2205b mesmo.. mais garantido
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por opaleiro recife em Seg 29 Jul - 18:56:44

Na oficina de um amigo meu tem uma 2205b com os dentes do eixo principal (que ele chama de engrenagem primária) totalmente desgastados. Ele mediu as engrenagens de ambas para me mostrar e a diferença é bastante irrisória, pouco mesmo. Como continuei na dúvida ele disse que instalava a caixa e me dava um ano de garantia.Se quebrasse ele disse que colocava o câmbio que eu quisesse,pois ele tem muitos originais de 4 e 6cil, pois ele também tem um desmanche, só de peças de opala.
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por raphaelcaronti em Ter 30 Jul - 16:05:38

opaleiro recife escreveu:Na oficina de um amigo meu tem uma 2205b com os dentes do eixo principal (que ele chama de engrenagem primária) totalmente desgastados. Ele mediu as engrenagens de ambas para me mostrar e a diferença é bastante irrisória, pouco mesmo. Como continuei na dúvida ele disse que instalava a caixa e me dava um ano de garantia.Se quebrasse ele disse que colocava o câmbio que eu quisesse,pois ele tem muitos originais de 4 e 6cil, pois ele também tem um desmanche, só de peças de opala.


Nesse caso eu iria sem medo.
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por opaleiro recife em Qua 31 Jul - 6:06:21

É o que vou fazer, vamos ver no que dá. Deus queira que dê certo!
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por gustavo.c706 em Dom 8 Set - 16:24:46

Aproveitando o topico, eu vou usar um cambio 5m no motor 6cc. Sei que é necessário fazer a inversão da tampa onde vai a maçaneta e pra isso é preciso diminuir o eixo. Alguém sabe como fazer ?
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por gustavo.c706 em Dom 8 Set - 18:59:25

gustavo.c706 escreveu:Aproveitando o topico, eu vou usar um cambio 5m no motor 6cc. Sei que é necessário fazer a inversão da tampa onde vai a maçaneta e pra isso é preciso diminuir o eixo. Alguém sabe como fazer ?
Complementando a pergunta, eu achei em algum tópico o esquema pra diminuir o eixo seletor. Mas um usuário comentou que a rabeta é de tamanho diferente. Alguém sabe se essa informação procede?

obs. to colocando um cambio moderno 5m l4 no motor l6.
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Perito em Dom 22 Set - 12:21:55

gustavo.c706 escreveu:
gustavo.c706 escreveu:Aproveitando o topico, eu vou usar um cambio 5m no motor 6cc. Sei que é necessário fazer a inversão da tampa onde vai a maçaneta e pra isso é preciso diminuir o eixo. Alguém sabe como fazer ?
Complementando a pergunta, eu achei em algum tópico o esquema pra diminuir o eixo seletor. Mas um usuário comentou que a rabeta é de tamanho diferente. Alguém sabe se essa informação procede?

obs. to colocando um cambio moderno 5m l4 no motor l6.
Que eu saiba não amigo ,utilizo no meu o mesmo que vc só que ,fusado ,não se esqueça de fazer o furo do sensor da ré mais pra frente ,pegue a engrenagem do velocimetro que vai no eixo entalhado e manda o torneiro trabalhar ela em cima da engrenagem de metal do cinco marchas ,para vc não ficar sem velocimetro ,pois vai marcar errado se vc utilizar as medidas do 4 cilindros !!!OKK 
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CAIXA 5 MARCHAS ORIGINAL DO OPALA 4CC RODANDO NO MOTOR 6 CILINDROS, AGUENTA ?

Mensagem por Cesa.r Augusto em Qui 8 Out - 9:44:41

Bom dia pessoal. Aproveitando o tópico, estou na mesma situação, pois já comprei o motor 6cc para colocar no meu opala que hoje tem um motor 4 cc original de fábrica. Meu opala é um Comodoro 1992 muito bem conservado e pretendo deixar a caixa 5 marchas original do 4 cilindros, rodando nesse motor 6 cilindros que vou colocar....Tenho um modo de dirigir parecido com o "Opaleiro Recife", ando devagar, só passeando e não sou de dar borrachões. Posso dizer que meu carro é um carro de "véio" kkkk, pois ando sossegado. PERGUNTA: Andando tranquilo, só pra escutar o ronco do 6 cilindros, sem dar fritões e borrachões e no máximo em algumas estradas, chegar a 150 por hora, será que essa minha caixa 5 marchas original do opala motor 4 cilindros aguenta rodar no opala com motor mais forte, 6 cilindros ? Me falaram que ela vai girar muito rápido nesse motor 6 cilindros e que mesmo andando de boa, ela vai me deixar na mão.  Pessoal, por favor, me deem opiniões a respeito da durabilidade dessa minha caixa de 5 marchas original do carro motor 4 cilindros rodando no motor 6 cilindros que vou colocar. Será que aguenta ?
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por marceelok em Qui 8 Out - 11:59:49

Eu ja perguntei pra bastante mecanico, e sempre me disseram que é furada colocar o 5m, eu nao manjo de cambio, mas parece que a quinta fica fora da cx(obs: me disseram isso, nao sei se é vdd)
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Cesa.r Augusto em Qui 8 Out - 19:50:26

O que alguns mecânicos me falaram é que quanto ao encaixe da caixa não tem problema algum, que é só virar uma paradinha ali em cima da caixa kkkkkkkk que da certo...a minha dúvida é se ela aguenta rodar de boa ou não.....
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por opala4cc em Qui 8 Out - 20:03:14

Cesa.r Augusto escreveu:O que alguns mecânicos me falaram é que quanto ao encaixe da caixa não tem problema algum, que é só virar uma paradinha ali em cima da caixa kkkkkkkk que da certo...a minha dúvida é se ela aguenta rodar de boa ou não.....

Meu caro: você está esquecendo do diferencial. Você vai ter de colocar um diferencial de 6 cilindros, pois o de 4 cilindros é muito curto de relação e fraco para o 6. Sobre o câmbio, há vários relatos de gente que usa por bastante tempo a caixa 5m do 4 cilindros sempre andando de boa, sem acelerar com pressa, tipo tiozão. Mas não vejo motivo para você fazer isso. Considere colocar uma caixa 4m do 6 cilindros "fusionada". O que o pessoal faz é pegar a caixa de câmbio 4m do 6 cilindros, aproveitar a rabeta da caixa do 4cil 5 m colocando-a na caixa 4m do 6 cilindros. Pronto: você tem uma caixa de 6 cilindros 5 marchas, sem grande risco de quebrá-la. Mas não esqueça do diferencial...
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Cesa.r Augusto em Qui 8 Out - 20:32:51

Obrigado pela dica.....então, me falaram que quanto ao diferencial, da pra abrir a parte onde tem coroa e pinhão, acho que é esse o nome e só trocar a coroa e pinhão pra rodar bem com motor seis caneco no diferencial que é do 4 cc (isso se trocar a coroa e pinhão), foi o que me disseram....então minha dúvida é só em relação a caixa mesmo, mas to pensando em deixar a mesma caixa pra ver até onde aguenta rsrsr, porque eu ando igual tiozão mesmo kkkkkkkkkkkkkk....sério...kkkk
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por opala4cc em Qui 8 Out - 22:00:16

Cesa.r Augusto escreveu:Obrigado pela dica.....então, me falaram que quanto ao diferencial, da pra abrir a parte onde tem coroa e pinhão, acho que é esse o nome e só trocar a coroa e pinhão pra rodar bem com motor seis caneco no diferencial que é do 4 cc (isso se trocar a coroa e pinhão), foi o que me disseram....então minha dúvida é só em relação a caixa mesmo, mas to pensando em deixar a mesma caixa pra ver até onde aguenta rsrsr, porque eu ando igual tiozão mesmo kkkkkkkkkkkkkk....sério...kkkk


Olha, acho que você vai se arrepender de abrir o diferencial para trocar a coroa e o pinhão, já que esse par sozinho já sai praticamente o preço de um diferencial inteiro. Ainda por cima, é facílimo abrir o diferencial e trocar esse par de peças... porém, é dificílimo encontrar quem regule essa traquitana direito. É mão-de-obra especializada. Acredite: você não vai querer um diferencial roncando por estar com folga. Ademais, diferencial roncando ou com pré-carga excessiva, tende a quebrar. É verdade que a maioria dos diferenciais à venda por aí do tipo "revisado", não passam de diferenciais que o vendedor fez no máximo uma inspeção visual nas engrenagens para ver se tem dentes quebrados. Por isso, a maioria está roncando. Para sanar isso, tem que - no mínimo - reajustar para recolocar no Coeficiente Ideal de Montagem. Por isso, não é "só trocar a coroa e o pinhão".
Eu não acho economicamente viável essa transformação de 4 para 6, se for feita como deve ser:

- troca do motor 4 cilindros pelo de 6 cilindros;
- trocar a travessa inferior ou soldar suportes para o 6 cilindros, removendo o suporte do motor 4 cilindros;
- trocar molas e amortecedores;
- trocar o câmbio com a embreagem;
- trocar o diferencial;
- trocar o cardã;
- trocar o radiador e mangueiras;
- trocar ou recalibrar o conta-giros no painel de instrumentos;
- pequenas mudanças no carburador;
- trocar o módulo da DH servotronic, debaixo do painel;

Acho que não esqueci nada... mas vai dinheiro nisso aí. E haja mão-de-obra cuidadosa e caprichosa!
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 8 Out - 23:11:03

Vou deixar meu relato aqui

O cambio 5M do 4cil aguenta sim no motor 6cil(não sendo cupim de aço claro),a maioria dos mecânicos que dizem que não aguentam ou são cupim de aço ou querem se aproveitar do cara pra meter outro cambio.
No meu carro esse cambio tá a quase 5 anos,e rodo com um 6 cil com weber e o caralho a 4,mas é motor original por baixo,a unica vez que esse cambio deu problema foi por relaxo do meu pai quando o carro ainda era dele,demorou demais pra ver o nível do óleo e quando viu que tava baixo resolveu completar(um erro grave),resultado,logo saindo do posto o carro começou a roncar em ponto morto,era o sincronizado da 1° marcha que tinha ido pro espaço,alguma sujeira entrou ali e moeu.O senhor que consertou o cambio falou o seguinte  ...não dando tranco e não forçando a 5°marcha tem cambio pra muitos anos... e não deixa de ser verdade,depois que comprei esse carro do meu pai só ando com o pé lá embaixo(quem já viu meus vídeos no meu tópico sabe como ando),e o cambio tá lá,é aquele negócio ...não ar tranco e não forçar a 5° marcha(é aconselhável colocar 5°marcha a no minimo 2000 rpm)
Então esse cambio é pra uma tocada não tão "esportiva",esticar marcha pode sim,é só não forçar a 5 em baixa e alta rotação,é a parte mais fraca desse cambio,a 5° marcha,com um dif 3:54 ou melhor 3:07 é excelente pra viagens ...

E quanto ao dif do 4cil não aguentar,isso não existe,pois é uma relação muito curta o que dificulta a quebra,sendo dana ou braseixos.

Resumindo
Eu não colocaria esse cambio se eu tivesse um 4 marchas,mas se já tem esse cambio e não abusa do carro da pra manter de boa  OKK


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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...

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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por raphaelcaronti em Sex 9 Out - 0:13:23

Problema desse cambio é só a posição da alavanca e ter que cortar o assoalho
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por klunker em Sex 9 Out - 6:46:59

bruno silverstar83 escreveu:Vou deixar meu relato aqui

(...)
Então esse cambio é pra uma tocada não tão "esportiva",esticar marcha pode sim,é só não forçar a 5 em baixa e alta rotação,é a parte mais fraca desse cambio,a 5° marcha,com um dif 3:54 ou melhor 3:07 é excelente pra viagens ...

E quanto ao dif do 4cil não aguentar,isso não existe,pois é uma relação muito curta o que dificulta a quebra,sendo dana ou braseixos.

Resumindo
Eu não colocaria esse cambio se eu tivesse um 4 marchas,mas se já tem esse cambio e não abusa do carro da pra manter de boa  OKK

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Procede. Um colega meu Opaleiro das antigas disse o mesmo. Rodou 5 anos com um cambio 5m e motor 6 cil.
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Cesa.r Augusto em Sex 9 Out - 7:29:02

Pessoal, obrigado pelas dicas...resolvi deixar essa caixa de cinco marchas do 4 cc mesmo e ver até onde ela aguenta....A dica que o amigo deu em relação a coroa e o pinhão me foram muito úteis, pois eu não sabia dos detalhes que falou e em relação ao que nosso amigo disse de não achar viável trocar o motor do 4cc para um 6cc, ele está coberto de razão. Tenho certeza absoluta que não é viável, pelo contrário, só nos trás mais gastos e até incômodos diversos, porém, não meu caso, o opala é um "Hobby" e assim como todos os Hobbys que existem, exigem investimentos para ficarem cada dia mais conservados e bonitos que em 95% não se recupera mais o valor gasto Podemos dizer que é um dinheiro investido que não volta mais para nosso bolso, nem em uma possível venda, pois nunca irão pagar o que realmente gastamos em nossos opalas. Enfim, obrigado rapaziada, vcs realmente fizeram a diferença me aconselhando e dando suas opiniões....Obrigado mesmo. Abraço a todos.
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Murilo R em Sex 9 Out - 8:06:19

o meu 4 cc é cambio clec clec dizem que é do 6 cc é bom pra caramba nao troco por nada to contente com ele andando de boa
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Cesa.r Augusto em Sex 26 Out - 8:52:02

Bom dia pessoal. Só a título de informação. Penso que muda muito de motorista para motorista e também da condição de cada peça, porém, meu opala era 4 cc original de fábrica, sempre quis colcoar um 6cc nele mas relutava por ser original o motor. Do nada após estar com mais ou menos 360.000 Km rodados e originais, o motor começou a enfraquecer e falhar parecendo que estavam funcionando só 2 (dois ) pistões. Acreditem, fizemos de tudo, tudo mesmo, seguimos inúmeras dicas e idéias de conhecidos e profissionais da área e não conseguimos resolver o problema. Então decidi colocar o 6cc. Coloquei o motor e ficou perfeito. A úncia coisa que me doeu na execução do serviço e até hoje me traz uma nostalgia e sensação estranha é ter colocado os suportes no agregado do 4cc para trocar o motor pelo 6 cc. Mas não tinha outra saída, ou trocava o agregado inteiro ou só o suporte e tendo em vista que quero o carro mais original possível, optei por colocar os suportes. Em relação a caixa, também tive várias dúvidas e por pura falta de dinheiro acabei deixando a caixa original do carro que é um Comodoro 1992 , caixa 5 marchas da moderna, rodando junto com o novo motor 6cc. Rodei quase 2.000 Km (ainda não peguei estrada e viagens) e ainda a caixa está ótima. Conclusão: Ou estou tendo muita sorte, ou realmente a caixa do 4cc 1992 - 5 marchas aguenta o motor 6cc. Detalhe é que cuido do carro, ando igual velho e meu carro nunca viu um borrachão..depois de pegar estrada algumas vezes volto para relatar se a caixa aguentou. Este foi meu relato só para constar a agregar mais ao site. Obrigado.
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 26 Out - 18:31:01

a caixa 5m do 4cil em 92 sofreu muitas mudanças

recebeu rolamentos conicos....houve uma melhora no eixo entalhado para as engrenagens de primeira e ré funcionem com rolamento de roletes melhorando a lubrificacao.....

enfim.....ela é melhor q a caixa 5m ate 91.....

uma duvida minha: vc mexeu no diferencial?
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 26 Out - 20:07:30

Usando com consciência não quebra nunca,meu carro tá com o 6 cil a mais de 8 anos,atualmente com o motor um pouco mais forte e o cambio tá la sem problemas,vai do uso mesmo OKK


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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 26 Out - 21:57:12

bruno silverstar83 escreveu:Usando com consciência não quebra nunca,meu carro tá com o 6 cil a mais de 8 anos,atualmente com o motor um pouco mais forte e o cambio tá la sem problemas,vai do uso mesmo OKK  


entao....mas ai entra a tese do 354.

sei la.....podem falar o q for...tenho a pulga atras da orelha....


tive oportunidade de montar um fusado (tenho ambos aqui - 4m do 6cil e 5m do 4cil) e nao fiz.


tbem acho q seja muito do uso....do pé e etc....sorte....condicao das peças internas.....


maaaaaas pra mim nao colou.
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 26 Out - 22:02:55

Marcos Adriano escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:Usando com consciência não quebra nunca,meu carro tá com o 6 cil a mais de 8 anos,atualmente com o motor um pouco mais forte e o cambio tá la sem problemas,vai do uso mesmo OKK  


entao....mas ai entra a tese do 354.

sei la.....podem falar o q for...tenho a pulga atras da orelha....


tive oportunidade de montar um fusado (tenho ambos aqui - 4m do 6cil e 5m do 4cil) e nao fiz.


tbem acho q seja muito do uso....do pé e etc....sorte....condicao das peças internas.....


maaaaaas pra mim nao colou.

Com certeza o 3:54 ajuda por não forçar tanto,mas não fui o único a usar esse cambio em 6 cil,inclusive ouvi relato de um com 3:08 sem problemas ,tudo vai de como se despeja o torque no câmbio,não dar trancos,e não abusar da 5°marcha ... tem um certo cuidado .


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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Cesa.r Augusto em Sex 26 Out - 22:10:41

Então, eu havia deixado o diferencial original porque como venho dizendo, quero deixar o carro o mais original possível e não queria mexer, mas percebi que quando precisava andar mais rápido, com o diferencial original de fábrica do 4cc o carro ficava acelerado e não passava de 100 km...logo, tive que trocar coroa e pinhão. Não lembro qual a relação que coloquei mas agora virou uma "NAVE". Perguntei pro meu mecânico qual a relação e assim que ele responder eu falo aqui pra vcs.
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 26 Out - 22:14:14

eu ouvi quem usa com 2.73

mas deve ter um pé de moça.....

assim pra mim nao teria graça......



como eu digo e repito: pra MIM nao queria isso nao....é tipo a discussao do gnv....tem gente q condena e gente a vangloria.....minha opiniao é essa

pode ate ser q o meu 5m de c20 de problema...mas ai seria algo com minha adaptacao ou com alguma engrenagem devido anos de uso mesmo...ou pq era pra dar problema........pois esse cambio ja foi feito pra um motor 6cil....o projeto ja é pra isso.....
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Cesa.r Augusto em Sex 26 Out - 22:25:56

Concordo com vc..se a peça ja sai de fábrica para um 6cc é porque passou por inúmeros testes e pode sim apresentar algum defeito, porém, foi feita e criada para um motor 6cc com tecnologia da época pra isso. Mas a gente vai se virando como pode kkkk a caixa que eu queria mesmo era uma 2205B, ms não tenho grana pra isso, então vou indo com a caixa de 5 marcha do 4cc, rodando no 6cc e vendo até onde vai kkkkkkk.

Espero que o meu mecânico não diga que colocou uma 2.73 no meu opala, não quero ter pé de moça kkkkkk
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 26 Out - 22:30:21

Cesa.r Augusto escreveu:Então, eu havia deixado o diferencial original porque como venho dizendo, quero deixar o carro o mais original possível e não queria mexer, mas percebi que quando precisava andar mais rápido, com o diferencial original de fábrica do 4cc o carro ficava acelerado e não passava de 100 km...logo, tive que trocar coroa e pinhão. Não lembro qual a relação que coloquei mas agora virou uma "NAVE". Perguntei pro meu mecânico qual a relação e assim que ele responder eu falo aqui pra vcs.

vc pelos seus relatos de zelo pelo carro com ctz nao deve fazer bagunça e tal....deve andar bem de boa....e nao abusar....ai tudo bem!!!


mas eu ja comentei isso aqui uma vez....tenho um grupo de zap aqui e um cara mecanico colocou o 5m do 4cil no 6cil 76 dele com 2.73 e 446....em um ano o cambio quebrou 2 (duas) vezes!

a primeira vez roçou o eixo entalhado onde fica a quinta, primeira e ré....na segunda vez quebrou o entalhado no meio....bem onde fica a engrenagem da quinta...q é justamente onde o entalhado da uma boa afinada na grossura pra encaixar a engrenagem da quinta q é muito pequena e fina......sou prova disso pq nas duas vezes ele veio atraz de mim pra comprar o eixo entalhado q eu tenho aqui pra montar o cambio dele...porem eu nao vendi pois pretendo montar o meu cambio aqui q esta desmontado....na segunda vez q quebrou e eu nao vendi o eixo ele resolveu nao arrumar mais e comprou logo o 4m.....segundo ele, ele ia arrumar o 5m depois e vender....nao queria mais saber.


dai pessoal vai dizer sobre o uso....tá...vou falar.

ele é mecanico....o opala é o unico carro q ele tem...e as vezes precisa rebocar alguns carros pra oficina dele.....PODE ser por isso q o cambio nao aguentou.....concordo!!!

pode ser q pra quem nao reboque carros kkkkkk fique tudo ok e funcione certinho por anos...concordo!!!

mas isso ja é um bom indicio q nao pode exagerar......

diante disso ele desistiu comprou 4m novamente e colocou no carro....e ficou tudo ok.....pelo menos ele nao veio com mais relatos de problemas kkkkkkk
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 26 Out - 22:33:34

Cesa.r Augusto escreveu:Concordo com vc..se a peça ja sai de fábrica para um 6cc é porque passou por inúmeros testes e pode sim apresentar algum defeito, porém, foi feita e criada para um motor 6cc com tecnologia da época pra isso. Mas a gente vai se virando como pode kkkk  a caixa que eu queria mesmo era uma 2205B, ms não tenho grana pra isso, então vou indo com a caixa de 5 marcha do 4cc, rodando no 6cc e vendo até onde vai kkkkkkk.

Espero que o meu mecânico não diga que colocou uma 2.73 no meu opala, não quero ter pé de moça  kkkkkk


o seu cambio se realmente for o 5m do 92 passou por algumas mudancas.....


posso provar isso pra vc depois com algumas fotos.......


isso com ctz deixou ele mais confiavel em questao de rolamentos e lubrificacao nas engrenagens de primeira e ré q funcionam com rolamento de roletes....



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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Cesa.r Augusto em Sex 26 Out - 22:38:51

Me disseram que o problema é que se for viajar não pode rodar muito tempo só na quinta marcha que parece que vai pro pau a caixa..sei la se pode acontecer, mas te digo uma coisa, de tudo que me falam eu sigo alguma coisa...a ideia é fazer ela durar o máximo possivel, pelo menos mais uns dois ou tres anos até eu juntar grana pra comprar a 2205B, que pelo que me disseram é a original da GM que saiu nos opalas 6cc de fábrica... então, vou de boinha igual velhinho, na lenta, desfilando no bairro e escutando o ronco do motor kkkkkkkkkkkkkk
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 26 Out - 22:48:59

entao.....

rodando muito tempo em 5ª em uma velocidade muito alta vc prejudica a ré e a primeira!!!

parece loucura mais é assim....

isso pq quando a quinta ta engatada ela gira junto com o eixo entalhado ai nao tem problema....a engrenagem da primeira vai girar numa velocidade bem menor em ralacao ao eixo entalhado e a engrenagem da ré vai girar ao contario do entalhado....

dai isso causa uma falta de lubrificacao e acaba roçando o eixo (o problema q aconteceu com o cambio do meu amigo acima)

por isso em 92 foi implantado o projeto dos roletes nas engrenagens de primeira e ré.

quando vc da muito giro em primeira a engrenagem da quinta vai girar muito mais do q o entalhado dai tbem pode haver problema de lubrificacao.....

o cambio 2205b tem roletes nas engrengens de primeira e ré identico ao seu...porem o eixo entalhado onde fica a engrenagem da quinta é mais grosso e a engrenagem da quinta é maior...isso permite maior area de contato e uma lubrificacao melhor....


se vc tiver um tempinho livre e tiver paciencia da uma lida aqui:


http://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t43931-cambio-de-c20-na-caravan


se é q vc ainda nao viu....se nao viu veja.....pode ajudar a ter algumas ideias melhores.....

inclusive em uma das fotos tem o comparativo dos eixos entalhados....
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 26 Out - 22:54:38

ou talvez esse topico aqui seja ainda mais interessante pra vc ver


http://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t44093-duvida-quanto-ao-eixo-entalahdo-arvore-secundaria-diferente#717075


da uma lida nesse!!
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 26 Out - 22:57:22

Marcos Adriano escreveu:eu ouvi quem usa com 2.73

mas deve ter um pé de moça.....

assim pra mim nao teria graça......



como eu digo e repito: pra MIM nao queria isso nao....é tipo a discussao do gnv....tem gente q condena e gente a vangloria.....minha opiniao é essa

pode ate ser q o meu 5m de c20 de problema...mas ai seria algo com minha adaptacao ou com alguma engrenagem devido anos de uso mesmo...ou pq era pra dar problema........pois esse cambio ja foi feito pra um motor 6cil....o projeto ja é pra isso.....

Quando me referi que deve ter cuidado,não quis dizer pra andar só na boa,estilo passeando,eu mesmo acelero com força meu carro em várias situações,a questão está em como acelera e como é passada as marchas,isso ajuda muito na durabilidade de qualquer cambio.Pra mim esse é o segredo da durabilidade.


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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Cesa.r Augusto em Seg 29 Out - 20:52:42

Entendi tudo pessoal.. mas o foda é que descobri que TENHO PÉ DE MOÇA. Meu mecânico disse que a relação do meu opala é 2.73 rsrsrsrsrsrsrsrs
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 30 Out - 7:17:28

bruno silverstar83 escreveu:
Marcos Adriano escreveu:eu ouvi quem usa com 2.73

mas deve ter um pé de moça.....

assim pra mim nao teria graça......



como eu digo e repito: pra MIM nao queria isso nao....é tipo a discussao do gnv....tem gente q condena e gente a vangloria.....minha opiniao é essa

pode ate ser q o meu 5m de c20 de problema...mas ai seria algo com minha adaptacao ou com alguma engrenagem devido anos de uso mesmo...ou pq era pra dar problema........pois esse cambio ja foi feito pra um motor 6cil....o projeto ja é pra isso.....

Quando me referi que deve ter cuidado,não quis dizer pra andar só na boa,estilo passeando,eu mesmo acelero com força meu carro em várias situações,a questão está em como acelera e como é passada as marchas,isso ajuda muito na durabilidade de qualquer cambio.Pra mim esse é o segredo da durabilidade.


eu ja acho q acelerar com força nao daria tanto problema se passado a marcha e tirar o pe da embreagem corretamente sem dar aquele "tranco".....apos a marcha engatada e embreagem solta vc pode acertar tranquilo....

o q eu acho q judia desse cambio é giro alto por muito tempo em primeira e quinta.....ele marca o entalhado...principalmente se tiver com oleo baixo ou ruim.
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 30 Out - 7:37:11

Cesa.r Augusto escreveu:Entendi tudo pessoal.. mas o foda é que descobri que TENHO PÉ DE MOÇA. Meu mecânico disse que a relação do meu opala é 2.73  rsrsrsrsrsrsrsrs


eu ja disse q seu cambio tem um projeto diferente do cambio ate 91.....ele foi melhorado em alguns pontos q justamente estavam dando "problemas" ate nos opalas 4cil.....por isso a clark melhorou ele...pena q foi apenas no ano de 92.....


eu acredito q mesmo durante a fabricacao do opala esse cambio (84-91) vinha apresentando alguns problemas relacionados a isso....por isso houve essa mudanca no projeto.....e a clark mudou.....pra mim foi tipico do problema do cabeçote da cb300 q trincava.....quando a honda percebeu q isso era um problema cronico mudou o projeto.....


na minha opiniao a clark percebeu q esse cambio poderia dar problemas em algumas situacoes de uso......mas isso é minha opiniao pois se o cambio fosse tao bom teria saido de fabrica no opala 6cil e nao teria mudanca de projeto mesmo nos 4cil


eu vou encerrar minhas opinioes no forum sobre isso.
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Rgosilva em Ter 30 Out - 10:31:08

Marcos Adriano escreveu:eu vou encerrar minhas opinioes no forum sobre isso.

Haha Marcos, encerra não study

E se me permite dizer, creio que toda opinião é válida, o segredo pro conhecimento é sempre ter o princípio de que não sabermos nada. Pelo menos é assim que procuro ver as opiniões alheias. Até do que eu acho que eu possa entender, pois acho que eu sepre posso aprender.

Sempre haverá opiniões divergentes, e não vejo certo e errado nessa história. O que ficam são o conhecimento e as experiências de cada um.

Pelo que já li, creio sim que um cambio 5 marchas do 4 cil., ou fusado, vá bem num 6 cil.

Mas em situações extremas o câmbio pode não não vai aguentar. Viagens longas, reboque, carga, arrancadas, uso extenso ininterrupto.

Vai do uso de cada um. o que pode servir a um, pode não servir a outro. Tem opalas aqui que são usados esporadicamente, outros são usados no dia a dia, viagens, trabalho, etc. Depende do propósito do carro.

Se me permite, quero citar um exemplo pessoal: As últimas 3 motos que tive eram de rodas raiadas, que nunca deram problema por 3 anos. Inclusive, usei câmaras de aro diferentes nelas. Viajei muito com todas elas, pra tudo quanto é lado. Bastante mesmo.

Apesar de ser contra-indicado o uso de tamanho de câmaras diferentes de pneu, não tive problema algum, por muito tempo, coisa de anos. Aro de câmara menor fica muito fina, aro maior pode enrugar.

PORÉM, quando fiz uma viagem grande grande mesmo, mais de 5 mil km, em condições extremas, de altitude, umidade, temperatura, isso virou um pesadelo. ela rompeu a mais de 120 km/h, um dos momentos mais perigosos que passei na minha vida. Sou grato por estar vivo.

E como aro 16 não é uma medida muito popular, era forçado a usar câmaras aro 17, que provocavam rompimentos contínuos. E pensar que levei peças e ferramentas que nem usei, mas se tornaram um motivo enorme de transtorno pelo trabalho de serem continuamente retirados e recolocados na moto, fora a frustração, e preocupação de carregar muitas tralhas inúteis (e as vezes meio caras ). Nessa experiência ficou uma amarga lição pra mim, que nunca mais vou esquecer. Sempre estar o mais preparado possível, e de forma proporcional, para o uso pretendido.

Mas voltando ao assunto, eu presto atenção, e muito, sobre os tópicos relacionados a câmbio/diferencial, porque meu objetivo é ter um carro pra  pista, adoro viajar. Algo confiável, e com relativa economia.  E principalmente, que atenda meus propósitos.

O dono anterior do meu carro não se importava com nada disso porque pra ele, a ideia era usar o carro no fds, e nos encontros de antigos, relativamente próximos. E ele era feliz assim.

Quanto aos projetos, de anos diferentes, eu apostaria minhas fichas que os últimos opalas 91/92 são os melhores de toda a linha, na questão de engenharia. Porque todo veículo é assim. São anos de projeto e desenvolvimento pra lançar o modelo, e com o decorrer dos anos, vão saindo as pequenas melhorias de defeitos que só vão aparecer... com o decorrer dos anos.

Você citou a CB 300... isso me lembra um recall que teve na fazer 250, de um problema que só pareceu depois de um tempo: na balança traseira, os eixos de bucha de cobre não aguentam depois de muitos anos, e apresentam um ruído nhec-nhec insuportável, de cama velha de filme pornô. Já nas últimas motos-modelo da marca, com certeza, todas já saem com eixos roletados.

Cara, sou mó grato pelo que você já escreveu no fórum, te vejo como um grande entendedor de câmbios e diferenciais daqui.

(ps. tenho um plano louco de um dia refazer essa viagem com a 16. Quem sabe )
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 31 Out - 19:50:23

eu sei....é q eu falo tanto q sou contra e q esse cambio nao vai bem no 6cil q talvez algum de problema e ainda digam q eu gorei.


mas tudo o q eu tinha pra dizer sobre esse cambio eu ja disse.....por isso nao vou mais falar sobre isso....pessoal interessado pesquisa no forum e acha os topicos relacionados.


recentemente um amigo do forum montou um cambio igual o meu: c20 com a rabeta do cambio do opala.....ele ficou impressionado com a diferença das engrenagens em relacao ao 5m do 4cil e 4m do 6cil.....

vamos ver se ele aparece e comenta aqui sobre isso.
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por RenanZorzan em Qua 31 Out - 20:05:56

Rgosilva escreveu:
Marcos Adriano escreveu:eu vou encerrar minhas opinioes no forum sobre isso.

Haha Marcos, encerra não study

E se me permite dizer, creio que toda opinião é válida, o segredo pro conhecimento é sempre ter o princípio de que não sabermos nada. Pelo menos é assim que procuro ver as opiniões alheias. Até do que eu acho que eu possa entender, pois acho que eu sepre posso aprender.

Sempre haverá opiniões divergentes, e não vejo certo e errado nessa história. O que ficam são o conhecimento e as experiências de cada um.

Pelo que já li, creio sim que um cambio 5 marchas do 4 cil., ou fusado, vá bem num 6 cil.

Mas em situações extremas o câmbio pode não não vai aguentar. Viagens longas, reboque, carga, arrancadas, uso extenso ininterrupto.

Vai do uso de cada um. o que pode servir a um, pode não servir a outro. Tem opalas aqui que são usados esporadicamente, outros são usados no dia a dia, viagens, trabalho, etc. Depende do propósito do carro.

Se me permite, quero citar um exemplo pessoal: As últimas 3 motos que tive eram de rodas raiadas, que nunca deram problema por 3 anos. Inclusive, usei câmaras de aro diferentes nelas. Viajei muito com todas elas, pra tudo quanto é lado. Bastante mesmo.

Apesar de ser contra-indicado o uso de tamanho de câmaras diferentes de pneu, não tive problema algum, por muito tempo, coisa de anos. Aro de câmara menor fica muito fina, aro maior pode enrugar.

PORÉM, quando fiz uma viagem grande grande mesmo, mais de 5 mil km, em condições extremas, de altitude, umidade, temperatura, isso virou um pesadelo. ela rompeu a mais de 120 km/h, um dos momentos mais perigosos que passei na minha vida. Sou grato por estar vivo.

E como aro 16 não é uma medida muito popular, era forçado a usar câmaras aro 17, que provocavam rompimentos contínuos. E pensar que levei peças e ferramentas que nem usei, mas se tornaram um motivo enorme de transtorno pelo trabalho de serem continuamente retirados e recolocados na moto, fora a frustração, e preocupação de carregar muitas tralhas inúteis (e as vezes meio caras ). Nessa experiência ficou uma amarga lição pra mim, que nunca mais vou esquecer. Sempre estar o mais preparado possível, e de forma proporcional, para o uso pretendido.

Mas voltando ao assunto, eu presto atenção, e muito, sobre os tópicos relacionados a câmbio/diferencial, porque meu objetivo é ter um carro pra  pista, adoro viajar. Algo confiável, e com relativa economia.  E principalmente, que atenda meus propósitos.

O dono anterior do meu carro não se importava com nada disso porque pra ele, a ideia era usar o carro no fds, e nos encontros de antigos, relativamente próximos. E ele era feliz assim.

Quanto aos projetos, de anos diferentes, eu apostaria minhas fichas que os últimos opalas 91/92 são os melhores de toda a linha, na questão de engenharia. Porque todo veículo é assim. São anos de projeto e desenvolvimento pra lançar o modelo, e com o decorrer dos anos, vão saindo as pequenas melhorias de defeitos que só vão aparecer... com o decorrer dos anos.

Você citou a CB 300... isso me lembra um recall que teve na fazer 250, de um problema que só pareceu depois de um tempo: na balança traseira, os eixos de bucha de cobre não aguentam depois de muitos anos, e apresentam um ruído nhec-nhec insuportável, de cama velha de filme pornô. Já nas últimas motos-modelo da marca, com certeza, todas já saem com eixos roletados.

Cara, sou mó grato pelo que você já escreveu no fórum, te vejo como um grande entendedor de câmbios e diferenciais daqui.

(ps. tenho um plano louco de um dia refazer essa viagem com a 16. Quem sabe )
Vamos do inicio... O problema da cb300 rachar cabeçote é dar falta de gasolina... Pra essa idea que vc temde um bom carro pra viagem EU faria com diferencial 3.07 e cambio 5 marchas da c20, essa é a configuração do Marcos e tmb a que eu queria fazer no meu KKKK
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 31 Out - 20:25:04

Marcos Adriano escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:

Quando me referi que deve ter cuidado,não quis dizer pra andar só na boa,estilo passeando,eu mesmo acelero com força meu carro em várias situações,a questão está em como acelera e como é passada as marchas,isso ajuda muito na durabilidade de qualquer cambio.Pra mim esse é o segredo da durabilidade.


eu ja acho q acelerar com força nao daria tanto problema se passado a marcha e tirar o pe da embreagem corretamente sem dar aquele "tranco".....apos a marcha engatada e embreagem solta vc pode acertar tranquilo....

o q eu acho q judia desse cambio é giro alto por muito tempo em primeira e quinta.....ele marca o entalhado...principalmente se tiver com oleo baixo ou ruim.

É essa a questão,de giro alto acho que só ser for beirando os 4 mil RPM,aí não é de meu uso,já peguei estrada a 100-110 direto sem problemas,mas como eu disse aqui é tudo na minha boa experiência com esse câmbio,talvez alguem coloque e quebre na primeira volta... Laughing


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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Cesa.r Augusto em Dom 4 Nov - 7:19:58

Então, pra mim o cambio correto seria o 2205B, quem saíram de fábrica nos 6cc, mas como falei no inicio da minha postagem, não tenho condições financeira para pagar o preço que estão pedindo em um desses hoje em dia e quando coloquei o motor 6cc no meu opala, fiquei com o câmbio original 5 machas do opala 1992 (do novo). Sei que não é o correto, não é o que eu queria e não é o que eu quero, mas ta aí rodando faz um bom tempo. Pode ser sorte, cuidado que tenho com o carro ou sei lá o que, mas até agora rodei quase 2.000 e não me incomodou. Quando tiver grana compro um 2205B e aí sim ficarei felizão. rsrsrsr
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Rgosilva em Seg 5 Nov - 8:00:00

RenanZorzan escreveu:Vamos do inicio... O problema da cb300 rachar cabeçote é dar falta de gasolina... Pra essa idea que vc temde um bom carro pra viagem EU faria com diferencial 3.07 e cambio 5 marchas da c20, essa é a configuração do Marcos e tmb a que eu queria fazer no meu KKKK
Agora consumo não adianta esperar muito da weber coloque um 3e e seja feliz

Entao, pra mim, precisaria achar alguem que montasse o cambio, e isso sai caro. Só achei uma empresa aqui em SP que monta o cambio da C20, e me cobraram a quantia módica de 7000 dinheiros . E o fodis é que não tenho nenhuma referencia da empresa.

Tô mais inclinado pra comprar um câmbio que vi num anuncio no ML, que monta o câmbio 5 marchas com o eixo grosso do 2205B. Pelo menos é o que o anúncio diz:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1117308478-cambio-opala-5-marchas-6-cilindros-eixo-grosso-do-2205b-_JM

Lembro que mostrei esse anúncio pro Marcos num outro tópico.

Acho que apesar do alto preço, pode ser uma boa, pegando um câmbio que teoricamente, está "novo".
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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 6 Nov - 10:07:09

é...eu ja conheco esse cambio.....alias....nao assim pessoalmente mas conheco duas pessoas q tiveram problemas com esse cambio.....conhecidos mesmo!!!


meu e do Rubao6cc.....


porem nao sei se o rubao6cc sabe da historia....mas sao amigos em comum.....de um acho q eu sei q ele sabe....do outro ainda esta meio q por baixo dos panos....poucas pessoas sabem....

um foi resolvido porem foi "cobrado" o valor das peças trocadas q deu defeito....do outro ainda nao sei se foi resolvido.


a proposta do cambio com o eixo grosso é legal....permite maior lubrificacao entre engrenagem e eixo entalhado.....porém exigem muitas adaptacoes....principalmente por usar as engrenagens originais do 4m tem q ser feita uma abertura interna dessas engrenagens originais na fresa pra entrar no eixo grosso e usar o rolamento colar de roletes.....


eu sei la.....

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Re: cambio 5 marchas do opala 4cil no motor 6cil dá certo?

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