Leandro..será que a portinhola não está fechando 100% e o ar que está entrando seria o ar quente do motor?
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Desemperrando válvula do ar quente!
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15319
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- Mensagem nº101
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Por falar nisso notei que tá passando ar quente em baixo do painel do meu...e a válvula está vedando corretamente
Leandro..será que a portinhola não está fechando 100% e o ar que está entrando seria o ar quente do motor?
Leandro..será que a portinhola não está fechando 100% e o ar que está entrando seria o ar quente do motor?
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7174
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº102
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Rubão6cc escreveu:Por falar nisso notei que tá passando ar quente em baixo do painel do meu...e a válvula está vedando corretamente
Leandro..será que a portinhola não está fechando 100% e o ar que está entrando seria o ar quente do motor?
Rubão:
Acredito que o ar quente que está entrando é do radiador do ar quente mesmo. O opala não usa ar quente do motor no habitáculo, que além de ser perigoso é rudimentar demais. Veja se a portinhola (aba) da foto abaixo está fechando completamente, conforme está na foto. Para verificar você tera de remover os limpadores de parabrisas, a chapa metálica que engloba também a grelha da churrasqueira e a chapa metálica por baixo desta para ter acesso visual. O procedimento foi descrito em mensagem anterior neste tópico.
Foto 1: a caixa do ar quente e a portinhola que fecha o fluxo de ar quente.
FERNANDO_SOARES- Opaleiro
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- Mensagem nº103
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
opala4cc escreveu:Rubão6cc escreveu:Por falar nisso notei que tá passando ar quente em baixo do painel do meu...e a válvula está vedando corretamente
Leandro..será que a portinhola não está fechando 100% e o ar que está entrando seria o ar quente do motor?
Rubão:
Acredito que o ar quente que está entrando é do radiador do ar quente mesmo. O opala não usa ar quente do motor no habitáculo, que além de ser perigoso é rudimentar demais. Veja se a portinhola (aba) da foto abaixo está fechando completamente, conforme está na foto. Para verificar você tera de remover os limpadores de parabrisas, a chapa metálica que engloba também a grelha da churrasqueira e a chapa metálica por baixo desta para ter acesso visual. O procedimento foi descrito em mensagem anterior neste tópico.
Foto 1: a caixa do ar quente e a portinhola que fecha o fluxo de ar quente.
Rubão, se você for mexer nisso já va se preparando psicologicamente kkkkkk
É um saco pra montar essa chapa onde tem a churrasqueira, pra encaixar na borracha do vidro tem que ter muita paciência e cuidado para não cortar a borracha.
Eu usei um barbante grosso por baixo da borracha do vidro para ajudar na montagem e comecei a encaixar do centro para as extremidades. Certamente vai precisar de mais uma pessoa para te auxiliar.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº104
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
FERNANDO_SOARES escreveu:opala4cc escreveu:
Rubão:
Acredito que o ar quente que está entrando é do radiador do ar quente mesmo. O opala não usa ar quente do motor no habitáculo, que além de ser perigoso é rudimentar demais. Veja se a portinhola (aba) da foto abaixo está fechando completamente, conforme está na foto. Para verificar você tera de remover os limpadores de parabrisas, a chapa metálica que engloba também a grelha da churrasqueira e a chapa metálica por baixo desta para ter acesso visual. O procedimento foi descrito em mensagem anterior neste tópico.
Foto 1: a caixa do ar quente e a portinhola que fecha o fluxo de ar quente.
Rubão, se você for mexer nisso já va se preparando psicologicamente kkkkkk
É um saco pra montar essa chapa onde tem a churrasqueira, pra encaixar na borracha do vidro tem que ter muita paciência e cuidado para não cortar a borracha.
Eu usei um barbante grosso por baixo da borracha do vidro para ajudar na montagem e comecei a encaixar do centro para as extremidades. Certamente vai precisar de mais uma pessoa para te auxiliar.
Verdade Fernando...já precisei tirar essa chapa uma vez quando escapou uma haste do mecanismo do limpador...foi dureza colocar de volta...eu e meu pai colocamos mas foi preciso passar bastante vaselina pra deslizar,rs
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº105
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Rubão6cc escreveu:FERNANDO_SOARES escreveu:
Rubão, se você for mexer nisso já va se preparando psicologicamente kkkkkk
É um saco pra montar essa chapa onde tem a churrasqueira, pra encaixar na borracha do vidro tem que ter muita paciência e cuidado para não cortar a borracha.
Eu usei um barbante grosso por baixo da borracha do vidro para ajudar na montagem e comecei a encaixar do centro para as extremidades. Certamente vai precisar de mais uma pessoa para te auxiliar.
Verdade Fernando...já precisei tirar essa chapa uma vez quando escapou uma haste do mecanismo do limpador...foi dureza colocar de volta...eu e meu pai colocamos mas foi preciso passar bastante vaselina pra deslizar,rs
Exato. Uso de lubrificante na superfície externa da borracha é imprescindível. Acredito que a borracha dos 91/92 (sem friso e mais larga) facilita bem mais a tarefa do que as borrachas com friso. Uma ou duas espátulas de plástico também ajuda bastante.
FERNANDO_SOARES- Opaleiro
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- Mensagem nº106
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
opala4cc escreveu:Rubão6cc escreveu:
Verdade Fernando...já precisei tirar essa chapa uma vez quando escapou uma haste do mecanismo do limpador...foi dureza colocar de volta...eu e meu pai colocamos mas foi preciso passar bastante vaselina pra deslizar,rs
Exato. Uso de lubrificante na superfície externa da borracha é imprescindível. Acredito que a borracha dos 91/92 (sem friso e mais larga) facilita bem mais a tarefa do que as borrachas com friso. Uma ou duas espátulas de plástico também ajuda bastante.
Eu usei um barbante, conforme puxava ele a borracha ia levantando e eu ia empurrando a peça pro lugar.
eleandro kalckmann- Opaleiro
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- Mensagem nº107
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Rubão6cc escreveu:Por falar nisso notei que tá passando ar quente em baixo do painel do meu...e a válvula está vedando corretamente
Leandro..será que a portinhola não está fechando 100% e o ar que está entrando seria o ar quente do motor?
o Rubão blz!!!!
no caso estaria saindo ar quente dos dutos de baixo do painel(na portinhola q sai vento pros pes)ou vc esta sentindo apenas calor(sem vento) nos pés depois de quente?
faça o seguinte teste;
1-ligue a chave e ligue o ar normal(nem ar frio e nem quente,apenas ar d induçao)e veja com q temperatura esta saindo( grave na memoria a temperatura q esta saindo do duto)
2-ligue o carro e esguente bem ele,(de preferencia com o capo totalmente aberto,para nao esquentar o cofre)e faça o teste de novo.
3-se o ar sair mais quente,é possivel q a valvula nao esta vedando 100%(porem ele só ira sair mais quente logo no começo,pois a valvula nao deixa passar agua suficiente para manter o radiador quente)
nao sei se no seu é possivel,mas no meu é possivel colocar a mao no radiador do ar quente pelo lado do caroneiro,por baixo do painel.
o opala costuma esquentar bastante o cofre ,principalmente os 6 devido a proximidade do motor a lataria.....
eu particularmente as vezes sinto calor nos pés em trecho parado e dias bem quentes,depois de ele estar quente por bastante tempo ......
qualquer coisa tamo ai...
abç
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº108
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
eleandro kalckmann escreveu:Rubão6cc escreveu:Por falar nisso notei que tá passando ar quente em baixo do painel do meu...e a válvula está vedando corretamente
Leandro..será que a portinhola não está fechando 100% e o ar que está entrando seria o ar quente do motor?
o Rubão blz!!!!
no caso estaria saindo ar quente dos dutos de baixo do painel(na portinhola q sai vento pros pes)ou vc esta sentindo apenas calor(sem vento) nos pés depois de quente?
faça o seguinte teste;
1-ligue a chave e ligue o ar normal(nem ar frio e nem quente,apenas ar d induçao)e veja com q temperatura esta saindo( grave na memoria a temperatura q esta saindo do duto)
2-ligue o carro e esguente bem ele,(de preferencia com o capo totalmente aberto,para nao esquentar o cofre)e faça o teste de novo.
3-se o ar sair mais quente,é possivel q a valvula nao esta vedando 100%(porem ele só ira sair mais quente logo no começo,pois a valvula nao deixa passar agua suficiente para manter o radiador quente)
nao sei se no seu é possivel,mas no meu é possivel colocar a mao no radiador do ar quente pelo lado do caroneiro,por baixo do painel.
o opala costuma esquentar bastante o cofre ,principalmente os 6 devido a proximidade do motor a lataria.....
eu particularmente as vezes sinto calor nos pés em trecho parado e dias bem quentes,depois de ele estar quente por bastante tempo ......
qualquer coisa tamo ai...
abç
Chego a sentir vento mesmo..mas não é sempre..só sinto quando está muito quente
No meu a válvula funciona corretamente, tanto que se estiver com o ar quente ligado e eu fechar ele o ar já sai imediatamente na temp normal..é meio estranho isso...
_________________
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- Mensagem nº109
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
FERNANDO_SOARES escreveu:opala4cc escreveu:
Exato. Uso de lubrificante na superfície externa da borracha é imprescindível. Acredito que a borracha dos 91/92 (sem friso e mais larga) facilita bem mais a tarefa do que as borrachas com friso. Uma ou duas espátulas de plástico também ajuda bastante.
Eu usei um barbante, conforme puxava ele a borracha ia levantando e eu ia empurrando a peça pro lugar.
Também funciona. O pessoal que coloca vidros fixos novos em lojas usa essa técnica, concomitantemente com a lubrificação.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº110
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Rubão6cc escreveu:eleandro kalckmann escreveu:
o Rubão blz!!!!
no caso estaria saindo ar quente dos dutos de baixo do painel(na portinhola q sai vento pros pes)ou vc esta sentindo apenas calor(sem vento) nos pés depois de quente?
faça o seguinte teste;
1-ligue a chave e ligue o ar normal(nem ar frio e nem quente,apenas ar d induçao)e veja com q temperatura esta saindo( grave na memoria a temperatura q esta saindo do duto)
2-ligue o carro e esguente bem ele,(de preferencia com o capo totalmente aberto,para nao esquentar o cofre)e faça o teste de novo.
3-se o ar sair mais quente,é possivel q a valvula nao esta vedando 100%(porem ele só ira sair mais quente logo no começo,pois a valvula nao deixa passar agua suficiente para manter o radiador quente)
nao sei se no seu é possivel,mas no meu é possivel colocar a mao no radiador do ar quente pelo lado do caroneiro,por baixo do painel.
o opala costuma esquentar bastante o cofre ,principalmente os 6 devido a proximidade do motor a lataria.....
eu particularmente as vezes sinto calor nos pés em trecho parado e dias bem quentes,depois de ele estar quente por bastante tempo ......
qualquer coisa tamo ai...
abç
Chego a sentir vento mesmo..mas não é sempre..só sinto quando está muito quente
No meu a válvula funciona corretamente, tanto que se estiver com o ar quente ligado e eu fechar ele o ar já sai imediatamente na temp normal..é meio estranho isso...
Ar quente do motor no habitáculo, só se alguém deixou algum furo no firewall. Tampões de borracha que foram removidos, ou furos para passagem de cabos cujos cabos já não mais passam por ali e não tiveram os furos vedados. É perigoso e todo e qualquer furo ali existente deve ser fechado, nem que seja com durepoxi.
edemarjh- Opaleiro
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- Mensagem nº111
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Parabens Julio Cesar 79 é muito util sua sujestão já que a grande parte da linha opala caravan da este problema na valvula do ar quente, acredito eu que foi mal projetado na linha gm na epoca, (pois veiculos da mesmo epoca dificilmente da problema) mas enfim a valvula esta ai e como reparei em varios topicos pode ser adaptado com a valvula vw/santana ou ate mesmo fiat/uno original, mas é claro que o original vale muito pra nos, então vamos la, fazer algo que os engenheiros da gm fizeram muito mal, no meu caso vou fazer esta adaptação mas vou tentar fazer ela dentro da valvula, (vou tentar correndo o risco das borrachas derreterem e com o tempo ressecar, precisando de trocar), e vamos ver no que vai da, espero que de certo, se der certo vou postar dando a sujestao, abraços, ate.
renelousada- Opaleiro
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- Mensagem nº112
Desculpe ressulcitar o topico
Quando comprei a minha Caravan em 2010 eu tentei ligar este sistema , mas vazava no cofre do motor, ai desisti cortei as mangueiras e coloquei um tampão fechando a entrada da água na Válvula Termostática ,depois preparei o motor e nunca mais liguei, moro no Rio aqui é quente quase não precisa ligar aquecedor, quando embaça o vidro ligo ar condicionado saindo pelo parabrisa, pois bem gosto das coisas originais, esta semana resolvi colocar tudo no lugar,fui no ferro velho de um amigo e tirei duas válvulas de dois opalas que estavam lá, ele nem me cobrou saiu $$0800, ao desmontar a primeira vi que alguém tentou fazer reparos nela, pois até pedaços de camera de ar tinha dentro, a outra estava ok, só limpeza e troquei a primeira borracha que estava ruim e a outra estava boa, montei tudo ,fiz o teste não vazou e esta fechando 100%, mas não testei no carro ainda, vai ser trabalho para este fim de semana, pretendo tirar a caixa esta caixa de ar toda para dar uma boa revisão ,ventilador, radiador ,cabos etc, só vou montar o sistema por questão de originalidade como disse nunca usei, apesar que este ano fez frio no Rio.quanto a válvula um amigo usou uma solenoide elétrica dessas que usam no GNV para fechar o combustível ,(infelizmente não tenho fotos) pois estava sem celular na época , mas ele fez um suporte para prender a solenoide e fez um esquema para funcionar com o cabo de aço conforme o original, ele fez uma alavanca e quando ele acionava fechava contato a solenoide fechava, peço desculpas de não ter o esquema aqui , mas tenho em mente, se minha válvula mecânica vazar vou fazer esta elétrica como a dele,talvez eu compre uma elétrica de algum carro novo que seja bem fácil de adaptar,ao inveis de fazer um suporte e criar uma alavanca sei lá, qualquer coisa eu posto aqui..kkk mais como disse talvez, pq quero original e não por necessidade
achei uma no mercado livre para água talvez seja viavel.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714751887-valvula-solenoide-12v-dc-automaco-irrigacocaixa-dagua-_JM
achei uma no mercado livre para água talvez seja viavel.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714751887-valvula-solenoide-12v-dc-automaco-irrigacocaixa-dagua-_JM
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº113
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
renelousada escreveu:Quando comprei a minha Caravan em 2010 eu tentei ligar este sistema , mas vazava no cofre do motor, ai desisti cortei as mangueiras e coloquei um tampão fechando a entrada da água na Válvula Termostática ,depois preparei o motor e nunca mais liguei, moro no Rio aqui é quente quase não precisa ligar aquecedor, quando embaça o vidro ligo ar condicionado saindo pelo parabrisa, pois bem gosto das coisas originais, esta semana resolvi colocar tudo no lugar,fui no ferro velho de um amigo e tirei duas válvulas de dois opalas que estavam lá, ele nem me cobrou saiu $$0800, ao desmontar a primeira vi que alguém tentou fazer reparos nela, pois até pedaços de camera de ar tinha dentro, a outra estava ok, só limpeza e troquei a primeira borracha que estava ruim e a outra estava boa, montei tudo ,fiz o teste não vazou e esta fechando 100%, mas não testei no carro ainda, vai ser trabalho para este fim de semana, pretendo tirar a caixa esta caixa de ar toda para dar uma boa revisão ,ventilador, radiador ,cabos etc, só vou montar o sistema por questão de originalidade como disse nunca usei, apesar que este ano fez frio no Rio.quanto a válvula um amigo usou uma solenoide elétrica dessas que usam no GNV para fechar o combustível ,(infelizmente não tenho fotos) pois estava sem celular na época , mas ele fez um suporte para prender a solenoide e fez um esquema para funcionar com o cabo de aço conforme o original, ele fez uma alavanca e quando ele acionava fechava contato a solenoide fechava, peço desculpas de não ter o esquema aqui , mas tenho em mente, se minha válvula mecânica vazar vou fazer esta elétrica como a dele,talvez eu compre uma elétrica de algum carro novo que seja bem fácil de adaptar,ao inveis de fazer um suporte e criar uma alavanca sei lá, qualquer coisa eu posto aqui..kkk mais como disse talvez, pq quero original e não por necessidade
achei uma no mercado livre para água talvez seja viavel.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714751887-valvula-solenoide-12v-dc-automaco-irrigacocaixa-dagua-_JM
Vai dar a maior merda. A pressão de trabalho do sistema de arrefecimento do opala, dependendo do ano, vai de 13bar até 17bar. Sem contar o fator TEMPERATURA. O vendedor não menciona nada, por isso, suponho que seja para ÁGUA FRIA.
renelousada- Opaleiro
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Modelo do carro : CARAVAN DIPLOMATA 89 SE 6cc 4.4 238 CV
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Cilindros : 6CC 4CC
Data de inscrição : 24/03/2011
- Mensagem nº114
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
opala4cc escreveu:renelousada escreveu:Quando comprei a minha Caravan em 2010 eu tentei ligar este sistema , mas vazava no cofre do motor, ai desisti cortei as mangueiras e coloquei um tampão fechando a entrada da água na Válvula Termostática ,depois preparei o motor e nunca mais liguei, moro no Rio aqui é quente quase não precisa ligar aquecedor, quando embaça o vidro ligo ar condicionado saindo pelo parabrisa, pois bem gosto das coisas originais, esta semana resolvi colocar tudo no lugar,fui no ferro velho de um amigo e tirei duas válvulas de dois opalas que estavam lá, ele nem me cobrou saiu $$0800, ao desmontar a primeira vi que alguém tentou fazer reparos nela, pois até pedaços de camera de ar tinha dentro, a outra estava ok, só limpeza e troquei a primeira borracha que estava ruim e a outra estava boa, montei tudo ,fiz o teste não vazou e esta fechando 100%, mas não testei no carro ainda, vai ser trabalho para este fim de semana, pretendo tirar a caixa esta caixa de ar toda para dar uma boa revisão ,ventilador, radiador ,cabos etc, só vou montar o sistema por questão de originalidade como disse nunca usei, apesar que este ano fez frio no Rio.quanto a válvula um amigo usou uma solenoide elétrica dessas que usam no GNV para fechar o combustível ,(infelizmente não tenho fotos) pois estava sem celular na época , mas ele fez um suporte para prender a solenoide e fez um esquema para funcionar com o cabo de aço conforme o original, ele fez uma alavanca e quando ele acionava fechava contato a solenoide fechava, peço desculpas de não ter o esquema aqui , mas tenho em mente, se minha válvula mecânica vazar vou fazer esta elétrica como a dele,talvez eu compre uma elétrica de algum carro novo que seja bem fácil de adaptar,ao inveis de fazer um suporte e criar uma alavanca sei lá, qualquer coisa eu posto aqui..kkk mais como disse talvez, pq quero original e não por necessidade
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Vai dar a maior merda. A pressão de trabalho do sistema de arrefecimento do opala, dependendo do ano, vai de 13bar até 17bar. Sem contar o fator TEMPERATURA. O vendedor não menciona nada, por isso, suponho que seja para ÁGUA FRIA.
sim, só coloquei como exemplo e ilustração , não vou usar, mais tem outras no mercado, meu amigo usou uma destas que usam em carro com gnv mesmo sendo para gasolina ele usa água 2 anos ,até porque não se usa sempre ,acredito que esta valvula que mencionei sirva apesar que o vendedor não menciona, o legal ver o fabricante e ver quanto ela aguenta de pressão.
Diego Borba- Opaleiro
- Número de Mensagens : 625
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Data de inscrição : 23/07/2012
- Mensagem nº115
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
poxa Rubão que tópico hein, nota 10 cara.!!!
me ajudou e muito!!
me ajudou e muito!!
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15319
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4 cc Gasolina
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Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº116
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Diego Borba escreveu:poxa Rubão que tópico hein, nota 10 cara.!!!
me ajudou e muito!!
Obrigado Diego
Dê uma olhada nesse tópico tb que mostra como recuperar a válvula...o meu só mostra como faz pra desemperrar..
http://www.opaleirosdoparana.com/t42806-recondicionamento-da-valvula-do-ar-quente
_________________
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Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Diego Borba- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala 1975,4p,3M.
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- Mensagem nº117
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Rubão6cc escreveu:Diego Borba escreveu:poxa Rubão que tópico hein, nota 10 cara.!!!
me ajudou e muito!!
Obrigado Diego
Dê uma olhada nesse tópico tb que mostra como recuperar a válvula...o meu só mostra como faz pra desemperrar..
http://www.opaleirosdoparana.com/t42806-recondicionamento-da-valvula-do-ar-quente
opa ai sim Rubão, valew
cara fui desmontar a minha acabei espanando não sei como o furo 10mm da parede corta fogo, tive que meter uma bucha de parede no buraco.
mais pelo menos destravou, estava cheio de barro/lama
abraz..
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
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- Mensagem nº118
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
nazario4p escreveu:Já vi alguns opalas utilizarem essa daqui para fugir da exploração do custo dessa peça original do opala. Essa no caso é a do santana
Não pude me aprofundar em como é instalada e nem sei se funciona como deveria,
No meu está instalada essa, acabei de desmontar, estava entupida de barro, desconfio de que por causa disso o ar quente não está funcionando.
Ela fica numa posição diferente, bem no meio do motor, e não perto da parede corta fogo, como a do Rubão.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº119
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Glaucio Missioneiro escreveu:nazario4p escreveu:Já vi alguns opalas utilizarem essa daqui para fugir da exploração do custo dessa peça original do opala. Essa no caso é a do santana
Não pude me aprofundar em como é instalada e nem sei se funciona como deveria,
No meu está instalada essa, acabei de desmontar, estava entupida de barro, desconfio de que por causa disso o ar quente não está funcionando.
Ela fica numa posição diferente, bem no meio do motor, e não perto da parede corta fogo, como a do Rubão.
Depois de remontar, bota umas fotos aqui pra gente ver como fizeram, já que eu também já vi um monte de gente dizendo que dá pra colocar essa aí. Mas fotos boas e detalhadas da adaptação, eu ainda não vi.
Fiquei curioso pra ver como fizeram.
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
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- Mensagem nº120
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
deu B.o....quando fui montar a mangueira que vai lá na frente do motor, quebrou a conexão.....era de plástico...sem comentários....agora tem que desmontar toda aquela parte e levar num torneiro pra tirar o toco, e ainda ir atrás de outra conexão em L....
creio que deveria ser de metal
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Glaucio Missioneiro- Opaleiro
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- Mensagem nº121
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
opala4cc escreveu:Glaucio Missioneiro escreveu:
No meu está instalada essa, acabei de desmontar, estava entupida de barro, desconfio de que por causa disso o ar quente não está funcionando.
Ela fica numa posição diferente, bem no meio do motor, e não perto da parede corta fogo, como a do Rubão.
Depois de remontar, bota umas fotos aqui pra gente ver como fizeram, já que eu também já vi um monte de gente dizendo que dá pra colocar essa aí. Mas fotos boas e detalhadas da adaptação, eu ainda não vi.
Fiquei curioso pra ver como fizeram.
Então, não tenho como tirar foto agora, não sei se a gambiarra foi bem feita, pois o AQ não tá funcionando, nem liga o ventilador, e não vi como está ligado na parte de dentro do carro
por fora está assim:
parede corta fogo - mangueira de uns 30 cm - válvula - mangueira de uns 40cm - conexão no motor
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº122
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Glaucio Missioneiro escreveu:deu B.o....quando fui montar a mangueira que vai lá na frente do motor, quebrou a conexão.....era de plástico...sem comentários....agora tem que desmontar toda aquela parte e levar num torneiro pra tirar o toco, e ainda ir atrás de outra conexão em L....
creio que deveria ser de metal
Não. Nos últimos opalas era de plástico. Acho que de 88 até 92. Mas as melhores são aquelas em latão mesmo. No meu eu botei as duas partes em latão, dos opalas mais antigos.
Para remover o resto do plástico que ficou na rosca da câmara da termostática, tem de remover toda a câmara da termostática e colocá-la em uma morsa, com o furo da entrada do ar quente para cima. Então, bata com o martelo no cabo da chave de fenda para que a ponta da chave de fenda vá removendo o resíduo do plástico.
É claro que tem de ter cuidado para não danificar a rosca do furo.
willian fóquinha- Opaleiro
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- Mensagem nº123
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
opala4cc escreveu:Glaucio Missioneiro escreveu:deu B.o....quando fui montar a mangueira que vai lá na frente do motor, quebrou a conexão.....era de plástico...sem comentários....agora tem que desmontar toda aquela parte e levar num torneiro pra tirar o toco, e ainda ir atrás de outra conexão em L....
creio que deveria ser de metal
Não. Nos últimos opalas era de plástico. Acho que de 88 até 92. Mas as melhores são aquelas em latão mesmo. No meu eu botei as duas partes em latão, dos opalas mais antigos.
Para remover o resto do plástico que ficou na rosca da câmara da termostática, tem de remover toda a câmara da termostática e colocá-la em uma morsa, com o furo da entrada do ar quente para cima. Então, bata com o martelo no cabo da chave de fenda para que a ponta da chave de fenda vá removendo o resíduo do plástico.
É claro que tem de ter cuidado para não danificar a rosca do furo.
Estou até me preparando para tirar o meu para instalar o cotovelo que recebe a mangueira do ar quente,
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- Mensagem nº124
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Glaucio Missioneiro escreveu:deu B.o....quando fui montar a mangueira que vai lá na frente do motor, quebrou a conexão.....era de plástico...sem comentários....agora tem que desmontar toda aquela parte e levar num torneiro pra tirar o toco, e ainda ir atrás de outra conexão em L....
creio que deveria ser de metal
Ali é bem frágil mesmo! Tem que ter cuidado...e cuidado também com a mangueira que encaixa no radiador do ar quente dentro da parede corta-fogo! Se forçar ali pode quebrar e você ter que trocar o radiadorzinho....e é um trampo do caramba.
_________________
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- Mensagem nº125
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Rubão6cc escreveu:Glaucio Missioneiro escreveu:deu B.o....quando fui montar a mangueira que vai lá na frente do motor, quebrou a conexão.....era de plástico...sem comentários....agora tem que desmontar toda aquela parte e levar num torneiro pra tirar o toco, e ainda ir atrás de outra conexão em L....
creio que deveria ser de metal
Ali é bem frágil mesmo! Tem que ter cuidado...e cuidado também com a mangueira que encaixa no radiador do ar quente dentro da parede corta-fogo! Se forçar ali pode quebrar e você ter que trocar o radiadorzinho....e é um trampo do caramba.
É o que vou ter de fazer agora...
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- Mensagem nº126
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
opala4cc escreveu:Rubão6cc escreveu:
Ali é bem frágil mesmo! Tem que ter cuidado...e cuidado também com a mangueira que encaixa no radiador do ar quente dentro da parede corta-fogo! Se forçar ali pode quebrar e você ter que trocar o radiadorzinho....e é um trampo do caramba.
É o que vou ter de fazer agora...
O problema não é nem desmontar,o problema é montar depois aquele sistema de cabos que acionam as portinholas e valvula.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº127
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
willian fóquinha escreveu:opala4cc escreveu:
É o que vou ter de fazer agora...
O problema não é nem desmontar,o problema é montar depois aquele sistema de cabos que acionam as portinholas e valvula.
Misericórdia
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- Mensagem nº128
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Rubão6cc escreveu:willian fóquinha escreveu:
O problema não é nem desmontar,o problema é montar depois aquele sistema de cabos que acionam as portinholas e valvula.
Misericórdia
É um teste de paciência ,mais é divertido.Eu curto fazer esses serviços de madrugada quando está tudo bem calmo.
Última edição por willian fóquinha em Dom 8 Jan - 10:57:10, editado 1 vez(es)
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº129
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
willian fóquinha escreveu:Rubão6cc escreveu:
Misericórdia
É um teste de paciência ,mais é divertido.Eu curti fazer esses serviços de madrugada quando está tudo bem calmo.
Já tive minha época assim. Virava a madrugada nessas coisas lá na garagem. Agora não dá mais. Fico sequelado nos dias seguintes. Me bagunça completamente o horário de sono.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº130
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
opala4cc escreveu:willian fóquinha escreveu:
É um teste de paciência ,mais é divertido.Eu curti fazer esses serviços de madrugada quando está tudo bem calmo.
Já tive minha época assim. Virava a madrugada nessas coisas lá na garagem. Agora não dá mais. Fico sequelado nos dias seguintes. Me bagunça completamente o horário de sono.
Tenho preguiça de fazer estes serviços de dia, quem dirá de madrugada.
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Glaucio Missioneiro- Opaleiro
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- Mensagem nº131
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
eu nem vou mexer na parte interna, mexi lá na frente pq a mangueira estava muito velha, trincada, tinham colocado até fita isolante ao redor....
Falves- Opaleiro
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- Mensagem nº132
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
opala4cc escreveu:renelousada escreveu:Quando comprei a minha Caravan em 2010 eu tentei ligar este sistema , mas vazava no cofre do motor, ai desisti cortei as mangueiras e coloquei um tampão fechando a entrada da água na Válvula Termostática ,depois preparei o motor e nunca mais liguei, moro no Rio aqui é quente quase não precisa ligar aquecedor, quando embaça o vidro ligo ar condicionado saindo pelo parabrisa, pois bem gosto das coisas originais, esta semana resolvi colocar tudo no lugar,fui no ferro velho de um amigo e tirei duas válvulas de dois opalas que estavam lá, ele nem me cobrou saiu $$0800, ao desmontar a primeira vi que alguém tentou fazer reparos nela, pois até pedaços de camera de ar tinha dentro, a outra estava ok, só limpeza e troquei a primeira borracha que estava ruim e a outra estava boa, montei tudo ,fiz o teste não vazou e esta fechando 100%, mas não testei no carro ainda, vai ser trabalho para este fim de semana, pretendo tirar a caixa esta caixa de ar toda para dar uma boa revisão ,ventilador, radiador ,cabos etc, só vou montar o sistema por questão de originalidade como disse nunca usei, apesar que este ano fez frio no Rio.quanto a válvula um amigo usou uma solenoide elétrica dessas que usam no GNV para fechar o combustível ,(infelizmente não tenho fotos) pois estava sem celular na época , mas ele fez um suporte para prender a solenoide e fez um esquema para funcionar com o cabo de aço conforme o original, ele fez uma alavanca e quando ele acionava fechava contato a solenoide fechava, peço desculpas de não ter o esquema aqui , mas tenho em mente, se minha válvula mecânica vazar vou fazer esta elétrica como a dele,talvez eu compre uma elétrica de algum carro novo que seja bem fácil de adaptar,ao inveis de fazer um suporte e criar uma alavanca sei lá, qualquer coisa eu posto aqui..kkk mais como disse talvez, pq quero original e não por necessidade
achei uma no mercado livre para água talvez seja viavel.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714751887-valvula-solenoide-12v-dc-automaco-irrigacocaixa-dagua-_JM
Vai dar a maior merda. A pressão de trabalho do sistema de arrefecimento do opala, dependendo do ano, vai de 13bar até 17bar. Sem contar o fator TEMPERATURA. O vendedor não menciona nada, por isso, suponho que seja para ÁGUA FRIA.
Opala4cc, acho que vc se equivocou na unidade me medida, e por consequência, na interpretação incorreta que este erro pode gerar. O sistema de arrefecimento do Opala não possui pressão de 13 a 17 bar, mas sim de 13 a 17 libras, o que equivale de 0.8 bar a 1,17 bar.
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- Mensagem nº133
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Bom turma, fiz um pequeno reparo em meu 91 e decidi postar neste tópico à título de informação, afinal, faz parte do sistema de ar quente, assim, não gera-se um tópico extra para poluir o fórum.
Bem, quando adquiri meu Opala, o sistema de ar quente estava isolado (novidade né...), com mangueiras cortadas bem próximas ao radiador do ar quente, e um parafuso gigante colocado no lugar do cotovelo de saída de água para a cúpula da válvula termostática.
Ao longo do tempo, consegui apenas o cotovelo plástico e um "niple" oriundos de um motor 4 cilindros presentes num desmanche.. acabei montando desta forma, e confesso que deixei o tempo passar e tal. Abaixo segue uma foto de como estava:
Pois bem, recentemente resolvi consertar isso, consegui através da ajuda do amigo Willian Foquinha um cotovelo zerado. Entretanto, na tentativa de montar, o bendito "L" plástico quebrou na primeira encostada.. Lá vou eu remover a cúpula da termostática para remover o pedaço quebrado...
Sendo assim, resolvi montar uma conexão "L" metálica, afim de reduzir a zero essa possibilidade. Numa casa de material hidráulico, consegui esta conexão:
A especificação dela é: Adaptador reto macho 1/2 NPT X macho JIC 7/8 UNF. Esta especificação é imprescindível por conta da rosca da cúpula da termostática ser cônica.
Aqui, foto das peças após a desmontagem:
Bem, aproveitando que a cúpula tava fora, decidi com a ajuda de um amigo pintá-la na cor do motor, cinza draco:
Aqui, o conjunto devidamente montado no veículo:
Resultado final da montagem:
É algo bem fácil de se fazer em casa, porém segue uma dica: nas versões com ar condicionado, afrouxe os parafusos de tensão da correia do compressor, remova a correia do compressor e solte as fixações da parte dianteira do suporte do compressor, tanto lado compressor quanto lado bloco do motor. Inclusive, o parafuso traseiro do suporte é o mesmo que fixa a parte inferior da cúpula da termostática junto ao bloco do motor.
Bem, quando adquiri meu Opala, o sistema de ar quente estava isolado (novidade né...), com mangueiras cortadas bem próximas ao radiador do ar quente, e um parafuso gigante colocado no lugar do cotovelo de saída de água para a cúpula da válvula termostática.
Ao longo do tempo, consegui apenas o cotovelo plástico e um "niple" oriundos de um motor 4 cilindros presentes num desmanche.. acabei montando desta forma, e confesso que deixei o tempo passar e tal. Abaixo segue uma foto de como estava:
Pois bem, recentemente resolvi consertar isso, consegui através da ajuda do amigo Willian Foquinha um cotovelo zerado. Entretanto, na tentativa de montar, o bendito "L" plástico quebrou na primeira encostada.. Lá vou eu remover a cúpula da termostática para remover o pedaço quebrado...
Sendo assim, resolvi montar uma conexão "L" metálica, afim de reduzir a zero essa possibilidade. Numa casa de material hidráulico, consegui esta conexão:
A especificação dela é: Adaptador reto macho 1/2 NPT X macho JIC 7/8 UNF. Esta especificação é imprescindível por conta da rosca da cúpula da termostática ser cônica.
Aqui, foto das peças após a desmontagem:
Bem, aproveitando que a cúpula tava fora, decidi com a ajuda de um amigo pintá-la na cor do motor, cinza draco:
Aqui, o conjunto devidamente montado no veículo:
Resultado final da montagem:
É algo bem fácil de se fazer em casa, porém segue uma dica: nas versões com ar condicionado, afrouxe os parafusos de tensão da correia do compressor, remova a correia do compressor e solte as fixações da parte dianteira do suporte do compressor, tanto lado compressor quanto lado bloco do motor. Inclusive, o parafuso traseiro do suporte é o mesmo que fixa a parte inferior da cúpula da termostática junto ao bloco do motor.
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Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Ótimo trabalho Xará!
Sempre com muito capricho. A pintura do alojamento da termostática já da um aspecto muito melhor ao motor.
Como já conversamos anteriormente, a GM deveria ter instalado originalmente esta conexão metálica e não em plastico, mas...
Sempre com muito capricho. A pintura do alojamento da termostática já da um aspecto muito melhor ao motor.
Como já conversamos anteriormente, a GM deveria ter instalado originalmente esta conexão metálica e não em plastico, mas...
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Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Muito obrigado Xará!!! Isso é verdade, um dos erros da nossa querida GM foi este... Ainda bem que com o tempo a gente vai corrigindo estas falhas, tornando os carros melhores! Abs, mano!
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Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Falves escreveu:opala4cc escreveu:
Vai dar a maior merda. A pressão de trabalho do sistema de arrefecimento do opala, dependendo do ano, vai de 13bar até 17bar. Sem contar o fator TEMPERATURA. O vendedor não menciona nada, por isso, suponho que seja para ÁGUA FRIA.
Opala4cc, acho que vc se equivocou na unidade me medida, e por consequência, na interpretação incorreta que este erro pode gerar. O sistema de arrefecimento do Opala não possui pressão de 13 a 17 bar, mas sim de 13 a 17 libras, o que equivale de 0.8 bar a 1,17 bar.
Sim, converti errado. Mais precisamente, 13 Lbf/pol2 = 0,91 Kgf/cm2 e 17Lbf/pol2 = 1,19 Kgf/cm2. A válvula funciona para a pressão do sistema do opala, mas nada garante que vai funcionar para a temperatura do sistema. É necessário descobrir qual plástico(s) de engenharia ela é feita e ver os limites de temperatura deste(s) material, inclusive os anéis O'ring de vedação, já que o vendedor sugere aplicações cuja temperatura da água é FRIA.
opala4cc- Moderador
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Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Falves escreveu:Muito obrigado Xará!!! Isso é verdade, um dos erros da nossa querida GM foi este... Ainda bem que com o tempo a gente vai corrigindo estas falhas, tornando os carros melhores! Abs, mano!
A GMB usava esse cotovelo em latão nos opalas mais antigos. Acho que foi entre 85 e 88 que ela começou a usar essa porcaria plástica. E o cotovelo metálico que a GMB usava é idêntico a esse que você comprou agora.
opala4cc- Moderador
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Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Eu vi que no defletor da ventoinha do seu opala tem um adesivo dizendo que ela pode acionar mesmo com o motor desligado. Esse adesivo foi você quem colocou, não?
Falves- Opaleiro
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Re: Desemperrando válvula do ar quente!
opala4cc escreveu:Eu vi que no defletor da ventoinha do seu opala tem um adesivo dizendo que ela pode acionar mesmo com o motor desligado. Esse adesivo foi você quem colocou, não?
Exatamente amigo, ela não é do Opala, porém acabei achando ela legal e resolvi colar ali. Comprei com o Edu do meuopala.com, durante a noite do Opala em SP.
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Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Continuando a fazer pela caravan o que eu gostaria que ela fizesse por mim, resolvi dar um trato no aquecimento interno que não estava funcionando e encontrei este tópico. Vejam como estava a válvula:
De início, saíram uns 2,5kgs dessa mistura de barro, petróleo, fósseis pré-históricos, preservativos usados, etc. das válvulas:
Agora, a válvula está abrindo e fechando direitinho, fiz como o Rubão recomendou, óleo, WD, ficou OK.
Mas as mangueiras estavam entupidas tb, tirei as duas que ficam ao lado do motor, mas aquela pequenina que vai da válvula até o radiador do ar quente tb está completamente entupida... à tarde, cutuquei ela com uma chave de fenda com cuidado e não para de sair sujeira mas tb não desentope, provavelmente o radiador de ar quente está assim por dentro (que ).
Pra mim, leigo que sou, é melhor carpir um lote inteiro debaixo do sol de fevereiro do que tentar tirar esse radiador, parece que tudo nasceu ali e se vc tentar mexer tudo vai quebrar de velho e nunca mais vai conseguir montar. Alguém já fez isso?
Vou procurar mais no fórum e reler este tópico inteiro para ver como faço para tirá-lo, mas não agora, velho tem que dormir logo pq não importa a hora que dorme, sempre acorda no mesmo horário, 05:00 hs!
De início, saíram uns 2,5kgs dessa mistura de barro, petróleo, fósseis pré-históricos, preservativos usados, etc. das válvulas:
Agora, a válvula está abrindo e fechando direitinho, fiz como o Rubão recomendou, óleo, WD, ficou OK.
Mas as mangueiras estavam entupidas tb, tirei as duas que ficam ao lado do motor, mas aquela pequenina que vai da válvula até o radiador do ar quente tb está completamente entupida... à tarde, cutuquei ela com uma chave de fenda com cuidado e não para de sair sujeira mas tb não desentope, provavelmente o radiador de ar quente está assim por dentro (que ).
Pra mim, leigo que sou, é melhor carpir um lote inteiro debaixo do sol de fevereiro do que tentar tirar esse radiador, parece que tudo nasceu ali e se vc tentar mexer tudo vai quebrar de velho e nunca mais vai conseguir montar. Alguém já fez isso?
Vou procurar mais no fórum e reler este tópico inteiro para ver como faço para tirá-lo, mas não agora, velho tem que dormir logo pq não importa a hora que dorme, sempre acorda no mesmo horário, 05:00 hs!
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Re: Desemperrando válvula do ar quente!
No fim, não precisei retirar o radiador de ar quente da cabine, através da parede corta fogo cutuquei com passa-fio de eletricista e saiu muita sujeira de lá, depois comecei a injetar água com uma mangueira de jardim, fiquei um bom tempo assim e nada da água limpar completamente.
Depois de ficar sem paciência pois o radiador não limpava nunca, resolvi pegar uma karcher que tenho e comecei a injetar água de novo, e desta vez, creio eu, a limpeza foi total.
O incrível é que a borra estava tão dura que ela não se dissolvia em contato com a água do radiador, sempre fazia a limpeza e troca da água do sistema de arrefecimento e ela estava sempre limpinha (uso água e 25ml de óleo solúvel).
Depois de ficar sem paciência pois o radiador não limpava nunca, resolvi pegar uma karcher que tenho e comecei a injetar água de novo, e desta vez, creio eu, a limpeza foi total.
O incrível é que a borra estava tão dura que ela não se dissolvia em contato com a água do radiador, sempre fazia a limpeza e troca da água do sistema de arrefecimento e ela estava sempre limpinha (uso água e 25ml de óleo solúvel).
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Re: Desemperrando válvula do ar quente!
almeidanewton escreveu:No fim, não precisei retirar o radiador de ar quente da cabine, através da parede corta fogo cutuquei com passa-fio de eletricista e saiu muita sujeira de lá, depois comecei a injetar água com uma mangueira de jardim, fiquei um bom tempo assim e nada da água limpar completamente.
Depois de ficar sem paciência pois o radiador não limpava nunca, resolvi pegar uma karcher que tenho e comecei a injetar água de novo, e desta vez, creio eu, a limpeza foi total.
O incrível é que a borra estava tão dura que ela não se dissolvia em contato com a água do radiador, sempre fazia a limpeza e troca da água do sistema de arrefecimento e ela estava sempre limpinha (uso água e 25ml de óleo solúvel).
Não adianta nada se na hora de trocar o líquido de arrefecimento a válvula do ar quente estiver fechada. Sempre que se vai trocar o líquido de arrefecimento, durante todo o processo (seja com motor frio ou quente) a válvula precisa ficar aberta.
almeidanewton- Opaleiro
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Re: Desemperrando válvula do ar quente!
opala4cc escreveu:almeidanewton escreveu:No fim, não precisei retirar o radiador de ar quente da cabine, através da parede corta fogo cutuquei com passa-fio de eletricista e saiu muita sujeira de lá, depois comecei a injetar água com uma mangueira de jardim, fiquei um bom tempo assim e nada da água limpar completamente.
Depois de ficar sem paciência pois o radiador não limpava nunca, resolvi pegar uma karcher que tenho e comecei a injetar água de novo, e desta vez, creio eu, a limpeza foi total.
O incrível é que a borra estava tão dura que ela não se dissolvia em contato com a água do radiador, sempre fazia a limpeza e troca da água do sistema de arrefecimento e ela estava sempre limpinha (uso água e 25ml de óleo solúvel).
Não adianta nada se na hora de trocar o líquido de arrefecimento a válvula do ar quente estiver fechada. Sempre que se vai trocar o líquido de arrefecimento, durante todo o processo (seja com motor frio ou quente) a válvula precisa ficar aberta.
Acho que o que estava lá era original de fábrica!
A propósito, como vc troca o líquido de arrefecimento? Eu simplesmente esvazio pelo radiador e depois encho com uma mangueira até a boca do radiador. Corro perigo de ficar alguma bolha no sistema?
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Re: Desemperrando válvula do ar quente!
almeidanewton escreveu:opala4cc escreveu:
Não adianta nada se na hora de trocar o líquido de arrefecimento a válvula do ar quente estiver fechada. Sempre que se vai trocar o líquido de arrefecimento, durante todo o processo (seja com motor frio ou quente) a válvula precisa ficar aberta.
Acho que o que estava lá era original de fábrica!
A propósito, como vc troca o líquido de arrefecimento? Eu simplesmente esvazio pelo radiador e depois encho com uma mangueira até a boca do radiador. Corro perigo de ficar alguma bolha no sistema?
Eu abro a válvula do ar quente, a tampa do radiador, desconecto o bocal inferior do radiador e abro a câmara da termostática, retirando a válvula termostática (é um excelente momento para inspecioná-la visualmente). Coloco um mangueira de jardim ligada a uma torneira e despejo bastante água pelo bocal da tampa do radiador, observando o líquido antigo ser expelido pelo bocal inferior. Quando satisfeito, boto a mangueira de jardim pela câmara da termostática e faço a água descer por ali tanto por pressão do encanamento quanto por gravidade e observo a água ser expelida pela mangueira inferior do radiador. Quando satisfeito, reconecto tudo e encho com água. Dou partida no carro e espero a ventoinha ligar, adicionando água à medida em que o nível do líquido do radiador vai descendo (pois o ar vai sendo expulso do sistema). Desligo o carro e deixo esfriar um pouco. Então, desconecto novamente a mangueira inferior do radiador, tentando expulsar o máximo de água. Conecto novamente e adiciono água destilada com aditivo concentrado. Dou partida no carro e observo o nível do líquido baixar à medida em que o ar vai sendo expulso. Quando ameaça transbordar, eu fecho a tampa do radiador e preencho o vaso de expansão com água destilada + aditivo concentrado previamente dosados até o nível máximo do vaso de expansão. Nas próximas vezes que saio com o carro, monitoro o nível do vaso de expansão, caso ele tenha baixado abaixo do nível mínimo (sinal que ainda tinha ficado expressiva quantidade de ar no sistema), levando comigo uma garrafa com água destilada e aditivo previamente dosados na proporção correta para completar no vaso de expansão.
Ar no sistema sempre fica, mas como em todo sistema de arrefecimento bem projetado, nas vezes seguintes em que se usa o carro o ar vai sendo expulso pelo vaso de expansão exigindo apenas alguma adição extra de líquido pelo vaso de expansão que, no caso do opala, pode ser feito à quente (desde a ponta da mangueirinha dentro do vaso de expansão não saia de dentro do líquido). Nos carros com vaso de expansão pressurizado pode se tentar abrir a tampa muito paulatinamente e ver se o nível do líquido não chega no topo antes da tampa ser aberta. Se o nível chegar no topo antes da tampa sair, é porque não há quantidade de ar excessiva dentro do sistema. Já o oposto significa que há, mas o aconselhável nesse caso é sempre completar com o motor frio para que não haja o risco de colocar excesso de líquido no sistema.
Talvez você tenha visto em oficinas procedimentos bem mais complexos e com diversas repetições. O motivo é que a oficina precisa entregar o carro pronto ao cliente, já com a quantidade máxima admissível de ar no sistema. Seria ridículo o mecânico entregar o carro ao cliente com uma garrafinha de líquido de arrefecimento e dizer: "Olha, nas próximas vezes em que estiver usando o carro fica monitorando o nível do líquido e usa essa garrafinha aqui pra completar o nível, tá 'doutor'?".
Nos sistemas com vaso de expansão pressurizado é imprescindível uma quantidade mínima de ar no sistema, caso contrário o componente mais fraco vai ceder (tampa, vaso de expansão, selo do motor, mangueira - o que estiver mais fraco), já que o ar é compressível, mas o líquido de arrefecimento não.
almeidanewton- Opaleiro
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- Mensagem nº145
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Vc faz de uma forma bem mais completa do que eu. No meu caso, minha caravan não tem ventoinha elétrica, ela está diretamente ligada à bomba d'água, movimenta o tempo todo, e tb não tenho vaso de expansão, e creio que saiu assim de fábrica, pois o carro pertenceu a meu sogro e antes dele a seu irmão, que o comprou diretamente da GM (ambos trabalharam lá), e eles não eram de alterar os carros, mas não sei se alguma oficina mudou isso, ele já não se lembra mais.
Tb observei, mais de uma vez, que, após completar o sistema com a água, o nível não baixa, mesmo após ligar o motor, fiz como vc descreveu, liguei o motor e observei o gargalo do radiador sem a tampa.
Agora que o sistema de ar quente está limpo, vou remontar o carro, no final de semana (aproveitei para tirar o radiador para limpar umas partes do motor) e encher o sistema de arrefecimento com a válvula do ar quente aberta e verificar se está funcionando.
Meu carro tem um problema de aquecimento chato, se pegar pista e andar a 111, 120km/h, começa a subir o ponteiro da temperatura, ou na cidade em dia quente com trânsito parado, já fiz várias, coisas, troca da bomba, termostática, troca do radiador, limpeza do sistema, regulagem do carburador... está faltando junta do cabeçote, mas antes de abrir vou fazer um teste jogando pressão nos cilindros para testar a vedação, fiz um "leak down tester" mas nenhum mecânico aqui da região aceitou usar, querem ir logo abrindo o motor, acho que é por orgulho, sei lá... vou acabar alugando um compressor numa casa de equipamento aqui perto e fazer em casa.
Sei que tem vários tópicos sobre motor esquentando, mas parece que cada caso é único. Acho que vou, crio um novo tópico depois de fazer o teste de vedação dos cilindros.
Obrigado pelas informações!
Tb observei, mais de uma vez, que, após completar o sistema com a água, o nível não baixa, mesmo após ligar o motor, fiz como vc descreveu, liguei o motor e observei o gargalo do radiador sem a tampa.
Agora que o sistema de ar quente está limpo, vou remontar o carro, no final de semana (aproveitei para tirar o radiador para limpar umas partes do motor) e encher o sistema de arrefecimento com a válvula do ar quente aberta e verificar se está funcionando.
Meu carro tem um problema de aquecimento chato, se pegar pista e andar a 111, 120km/h, começa a subir o ponteiro da temperatura, ou na cidade em dia quente com trânsito parado, já fiz várias, coisas, troca da bomba, termostática, troca do radiador, limpeza do sistema, regulagem do carburador... está faltando junta do cabeçote, mas antes de abrir vou fazer um teste jogando pressão nos cilindros para testar a vedação, fiz um "leak down tester" mas nenhum mecânico aqui da região aceitou usar, querem ir logo abrindo o motor, acho que é por orgulho, sei lá... vou acabar alugando um compressor numa casa de equipamento aqui perto e fazer em casa.
Sei que tem vários tópicos sobre motor esquentando, mas parece que cada caso é único. Acho que vou, crio um novo tópico depois de fazer o teste de vedação dos cilindros.
Obrigado pelas informações!
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- Mensagem nº146
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
almeidanewton escreveu:Vc faz de uma forma bem mais completa do que eu. No meu caso, minha caravan não tem ventoinha elétrica, ela está diretamente ligada à bomba d'água, movimenta o tempo todo, e tb não tenho vaso de expansão, e creio que saiu assim de fábrica, pois o carro pertenceu a meu sogro e antes dele a seu irmão, que o comprou diretamente da GM (ambos trabalharam lá), e eles não eram de alterar os carros, mas não sei se alguma oficina mudou isso, ele já não se lembra mais.
Tb observei, mais de uma vez, que, após completar o sistema com a água, o nível não baixa, mesmo após ligar o motor, fiz como vc descreveu, liguei o motor e observei o gargalo do radiador sem a tampa.
Agora que o sistema de ar quente está limpo, vou remontar o carro, no final de semana (aproveitei para tirar o radiador para limpar umas partes do motor) e encher o sistema de arrefecimento com a válvula do ar quente aberta e verificar se está funcionando.
Meu carro tem um problema de aquecimento chato, se pegar pista e andar a 111, 120km/h, começa a subir o ponteiro da temperatura, ou na cidade em dia quente com trânsito parado, já fiz várias, coisas, troca da bomba, termostática, troca do radiador, limpeza do sistema, regulagem do carburador... está faltando junta do cabeçote, mas antes de abrir vou fazer um teste jogando pressão nos cilindros para testar a vedação, fiz um "leak down tester" mas nenhum mecânico aqui da região aceitou usar, querem ir logo abrindo o motor, acho que é por orgulho, sei lá... vou acabar alugando um compressor numa casa de equipamento aqui perto e fazer em casa.
Sei que tem vários tópicos sobre motor esquentando, mas parece que cada caso é único. Acho que vou, crio um novo tópico depois de fazer o teste de vedação dos cilindros.
Obrigado pelas informações!
O sistema de arrefecimento do seu carro é mais simples.
Você não mencionou se verificou o ponto do motor e se o avanço à vácuo e centrífugo estão funcionando no distribuidor. Até encamisamento mal feito nos cilindros pode causar superaquecimentos. Por fim... teria de olhar a junta do cabeçote mesmo. Na ocasião, aproveita-se para olhar se há trinca no cabeçote, normalmente entre o segundo e terceiro cilindros.
almeidanewton- Opaleiro
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Re: Desemperrando válvula do ar quente!
O ponto está 12 ou 13 graus (gasolina). O avanço não verifiquei, encamisado nunca foi pois sei do histórico do carro.
Nas próximas semanas vou fazer esse teste nos cilindros, se indicar alguma coisa vou tirar o cabeçote e verificar. Valeu!
Nas próximas semanas vou fazer esse teste nos cilindros, se indicar alguma coisa vou tirar o cabeçote e verificar. Valeu!
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- Mensagem nº148
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
O maravilha o meu esta sem esta valvula do ar quente é tambem esta isolada as mangueiras ,espero que seja apenas isso ,no conforto do opalão com o ar quente ligado vai ser show em breve pretendo montar
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Topico do Meu Diplomata 1981
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45759-meu-1-opalao#743212
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Danks- Opaleiro
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- Mensagem nº149
Re: Desemperrando válvula do ar quente!
Amigos, boa tarde!
Eu tenho um Opala 71 e gostaria de colocar ar quente nele, como não tenho a abertura no corta fogo, eu precisava comprar uma serra copo para fazer as aberturas da entrada e saída de agua.
Aos colegas Opaleiros fera ai, por favor, sabe me dizer qual o diâmetro que tem no corta fogo?
Obrigado
Daniel Franco
Eu tenho um Opala 71 e gostaria de colocar ar quente nele, como não tenho a abertura no corta fogo, eu precisava comprar uma serra copo para fazer as aberturas da entrada e saída de agua.
Aos colegas Opaleiros fera ai, por favor, sabe me dizer qual o diâmetro que tem no corta fogo?
Obrigado
Daniel Franco
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