Não é só frouxar dois parafusos....
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[Dúvida] Acertar cambagem
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº51
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
Aí complicou, resumo....encolhedor de molas.
Não é só frouxar dois parafusos....
Não é só frouxar dois parafusos....
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº52
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
Glaucio Missioneiro escreveu:Aí complicou, resumo....encolhedor de molas.
Não é só frouxar dois parafusos....
Isto mesmo, encolhedor de molas caseiro.....mas é por segurança, já pensou aquela mola escapando e voando na testa?
E uma vez que usou a barra descarte ela (como encolhedor), por causa de fadiga do material.
Glaucio não compensa retirar o agregado e soldar de novo, tente não procurar um funileiro, procure um caldereiro industrial, principalmente um "tiozinho" que trabalhe em tubulação metálica, eles entendem bem de soldas, curvas, ângulos e fabricação de peças.
Aqui tem um senhor que trabalhou na GM (solda ponto), eu pago ele com cerveja rssssssssssssss.
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº53
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº54
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
Em cada região tem variações no mercado de trabalho, aqui tem bastante metalúrgica por causa de industria de carros, aviação e militar.
Existe muita industria pequena que prestam serviços para as grandes com pessoas que trabalham com metais e tem as ferramentas.
Mas se eu precisar de um tapeceiro..........
Existe muita industria pequena que prestam serviços para as grandes com pessoas que trabalham com metais e tem as ferramentas.
Mas se eu precisar de um tapeceiro..........
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº55
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
Aqui tem de tudo na parte automotiva, torneiro e soldador que trabalha com TIG, oficina especializada em antigos, quanto a isso tá tranquilo.
Tonho_RS- Opaleiro
- Número de Mensagens : 935
Idade : 32
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1972
Cilindros : 4 cil - 2500
Data de inscrição : 26/05/2011
- Mensagem nº56
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
Müller escreveu:Chave de cambagem. Ela tem o cabo longo e a ponta curvada pra caber entre a bandeja e o para lama interno e encaixar nos parafusos (são dois de cada lado).
Müller, consegui frouxar os parafusos e colocar os calços com esse tipo de chave aqui, n° 15:
Quando fui fazer a geometria, descobri que 1 parafuso de cada lado era 1 cm mais curto, então não deu pra colocar os calços, aí o cara do autocenter me deu os calços pra colocar em casa quando fosse trocar os parafusos (pois precisei baixar o agregado), e depois voltava lá para fazer o resto dos ajustes, segundo ele, seria mais rápido assim, chegar com os calços colocados.
Glaucio Missioneiro escreveu:adpachec escreveu:
Eu usei uma chave comum mesmo, mas é chato.
Qual o nª da chave? Usou de boca/estrela/sextavada ?
Chave número 15, estrela, igual a essa aí em cima.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº57
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
Tonho, no meu do lado do passageiro foi soldado as porcas (deve ter espanado as originais), na frente é chave 13 mm parafuso rosca fina e na traseira 14 mm parafuso rosca grossa.
No lado do motorista está certinho.
Coisas de opala............
No lado do motorista está certinho.
Coisas de opala............
Tonho_RS- Opaleiro
- Número de Mensagens : 935
Idade : 32
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1972
Cilindros : 4 cil - 2500
Data de inscrição : 26/05/2011
- Mensagem nº58
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
adpachec escreveu:Tonho, no meu do lado do passageiro foi soldado as porcas (deve ter espanado as originais), na frente é chave 13 mm parafuso rosca fina e na traseira 14 mm parafuso rosca grossa.
No lado do motorista está certinho.
Coisas de opala............
Coisas de Opala mesmo. kkkkkk
No meu além de ter um parafuso mais curto de cada lado, um deles tinha a cabeça 17mm, então não entrava aquela chave de cambagem no auto center. O cara que tava fazendo a geometria ficou meio puto, pois teve que usar uma chave comum, e depois que descobriu os parafusos curtos, ficou mais puto ainda, pois perdeu tempo e não pode fazer a geometria.
Eu disse que iria trocar os parafusos em casa e depois voltava, aproveitou e mandou colocar os calços já. kkkkkkkkkkk
abelardoopala- Opaleiro
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Localização : Umuarama
Modelo do carro : Opala SL 92/92
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Data de inscrição : 14/02/2011
- Mensagem nº59
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
Boa tarde pessoal sei que o tópico é velho mas preferi perguntar aqui a criar outro tópico, não se ise alguém já postou em outro lugar mas quantos calços vai na bandeja superior e qual as medidas original???
Refiz toda suspensão dianteira do meu opala troquei todas as buchas e gabaritei o agregado agora queria por os calços certos antes de montar e levar para alinhar e acertar a cambagem
Refiz toda suspensão dianteira do meu opala troquei todas as buchas e gabaritei o agregado agora queria por os calços certos antes de montar e levar para alinhar e acertar a cambagem
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº60
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
Mas é o cara da cambagem que vai saber isso.
Sem calços, vai ficar bem positivo, aí ele vai colocando até chegar no alinhamento.
O meu ficou neutro com 1 calço grosso e dois finos.
Sem calços, vai ficar bem positivo, aí ele vai colocando até chegar no alinhamento.
O meu ficou neutro com 1 calço grosso e dois finos.
abelardoopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 610
Idade : 37
Localização : Umuarama
Modelo do carro : Opala SL 92/92
Cilindros : 4 CILINDROS
Data de inscrição : 14/02/2011
- Mensagem nº61
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
é que ta fora e queria por antes de levar pra ele acertar
abelardoopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 610
Idade : 37
Localização : Umuarama
Modelo do carro : Opala SL 92/92
Cilindros : 4 CILINDROS
Data de inscrição : 14/02/2011
- Mensagem nº62
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
[img] screen shot on pc[/img]
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº63
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
Caprichado hein.
Tonho_RS- Opaleiro
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Idade : 32
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1972
Cilindros : 4 cil - 2500
Data de inscrição : 26/05/2011
- Mensagem nº64
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
abelardoopala escreveu: screen shot on pc" />
Parabéns amigo, muito caprichado o serviço.
Infelizmente não tem como saber quantos calços vai precisar por antes de instalar o agregado, só colocando na máquina de alinhamento, eu fiz isso, não tem problema nenhum rodar sem os calços, desde que rode apenas necessário para ir até o local de alinhamento.
abelardoopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 610
Idade : 37
Localização : Umuarama
Modelo do carro : Opala SL 92/92
Cilindros : 4 CILINDROS
Data de inscrição : 14/02/2011
- Mensagem nº65
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
Obrigado!!! to tentando fazer o melhor possível dentro das condições, e realmente vou deixar para colocar quando for alinhar é que como eu gabaritei o agregado achei que existisse alguma medida padrão para o agregado gabaritado mas agradeço ai
ernani paulo damasceno- Opaleiro
- Número de Mensagens : 32
Idade : 44
Localização : Portugal
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988 SL/E 4 portas Preto Formol
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 30/12/2008
- Mensagem nº66
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
O meu esta muito estranho. Estou no meio de uma restauração de um Comodoro. Sai do mecanico com todas buchas e pivos novos. Mola e amortecedor tambem novos. Tudo novo.
Esta sem nenhum calço, por isso cambagem esta positiva. Só no olho dá para perceber. Irei fazer caster / cambagem e alinhamento.
O que esta estranho, é que contudo, a balança esta encostada na longarina. Preciso colocar calço para acertar a cambagem, porem não tem como aproximar mais a balança para dentro.
Alguem ja passou por isso?
Esta sem nenhum calço, por isso cambagem esta positiva. Só no olho dá para perceber. Irei fazer caster / cambagem e alinhamento.
O que esta estranho, é que contudo, a balança esta encostada na longarina. Preciso colocar calço para acertar a cambagem, porem não tem como aproximar mais a balança para dentro.
Alguem ja passou por isso?
mvrgomes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 11
Localização : Uberlandia - MG
Data de inscrição : 21/10/2020
- Mensagem nº67
Re: [Dúvida] Acertar cambagem
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