Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

141 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 140 visitantes :: 2 motores de busca

Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_lefteletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bareletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_right 
tabarbosa (16850)
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_lefteletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bareletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_right 
Rubão6cc (15319)
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_lefteletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bareletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_right 
BANDIT (13573)
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_lefteletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bareletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_right 
Xann (10394)
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_lefteletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bareletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_lefteletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bareletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_right 
j ricardo (9376)
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_lefteletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bareletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_right 
Jean Bida (9320)
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_lefteletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bareletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_lefteletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bareletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_lefteletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bareletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Bar_right 

+18
Paulo Corso
Schuepis
douglas.a.vieira
raphaelcaronti
IVAN4100
bruno silverstar83
rysnn12
rafa_pr
alex medina
Rubão6cc
flavio.x
Cojak
Pintto
tcheco 8687
cupe89
Anderson Carvalho
Eduh2800
marcel.minatto
22 participantes

    Retrovisor eletrico (restaurando!)

    marcel.minatto
    marcel.minatto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1448
    Localização : Criciuma SC
    Modelo do carro : GM Caravan Comodoro SLE - 1985
    Cilindros : 6cc Alcool - 4 marchas
    Data de inscrição : 27/03/2014

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por marcel.minatto Seg 25 Ago - 8:53:07

    Bom dia amigos, deixo esse topico porque não lembro de nenhum por aqui! bom seguindo a minha restauração peça a peça da minha Caravan 1985! segue o retrovisor elétrico!

    Vamos lá, primeiro você remove ele do carro! um conector para os fios e 2 parafusos que fixam ele na porta!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Qsa642

    forçe um pouco com a chave e vá cortando com um estilete ou faca!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 35amd21

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 54ggsp

    até remover a lente!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Flilx4

    após remover remova os 4 parafusos, forçe um pouco para abrir!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) A14gig

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) T7oq2u

    essa é a maquina que faz com que o vidro movimente em X e Y!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 25h03sl

    para a abrir atente-se aos quatro pontos e corte nessa maneira!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Wkpq10

    ao abrir você vai indentificar os 2 componentes que fazem a maquina funcionar!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 2wnobco

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 2d949k2

    remova os 2 componentes sempre se atentan-se a ordem de desmontagen, note que a bobina é conectada ao motor e tem lado!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 2di27md

    no meu caso! o corpo da maquina está boa! nada quebrado! o problema está no motor e bobina!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Nxuy3p

    A bobina

    desmonte ela e obser a sequencia!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 2ecncsh

    Eu utilizei oleo de maquina para lubrificar! apos lixar tudo com lixa 1000 e remontar na maneira correta você pode testar direto em uma bateria 12v e ela da um estalo tipo um bater de rele!

    O motor

    para abrir o motor atente-se a esses 2 pontos que ficam um cada lado, entorte a chapa do corpo do motor até a tampa soltar!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 35hee0i

    apór abrir forçe a tampa para cima devagar para não estragar as escovas!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 20auwdk

    agora lixe com uma lixa bem fina, e deixa bem polido todas as peças! passe um pouco mais de oleo no eixo e um pouco! note que tem uns imãs dentro deixe eles bem limpo!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Xd74tx

    a maneira correta de montar fica assim:

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 6gv51u

    atente-se as escovas de partida!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 2h2mw74

    Para facilitar a montagem correta! monte de cabeça para baixo e ponha o eixo nas escovas como na foto!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 4t4rhw

    após isso é so montar o motor e ele colocar direto no 12v da bateria e ele deve girar firme sem ruidos e com força que vc nao consiga segurar o eixo com o dedo!

    agora é so remontar tudo! e vai ficar 100% eu não montei porque vou pintar e mexer nas lentes! mas eu montei tudo para testar e fico ok! as cores dos fios estão anotadas na peça
    do corpo! a cor branca é o neutro, quando vc usa outra cor, marron ou azul ele movimenta para um lado formando o eixo X e Y!

    obrigado amigos! espero que todos tenham gostado! e boa sorte! caso tenham duvidas! disponha!
    Eduh2800
    Eduh2800
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1294
    Idade : 29
    Localização : Sinop, MT
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
    Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
    Data de inscrição : 05/05/2014

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por Eduh2800 Seg 25 Ago - 9:13:00

    Ótimo tutorial Marcel! Vai ajudar muito já que meu retrovisor do lado do passageiro ta travado... Obrigado mesmo!
    marcel.minatto
    marcel.minatto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1448
    Localização : Criciuma SC
    Modelo do carro : GM Caravan Comodoro SLE - 1985
    Cilindros : 6cc Alcool - 4 marchas
    Data de inscrição : 27/03/2014

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por marcel.minatto Seg 25 Ago - 10:30:58

    Eduh2800 escreveu:Ótimo tutorial Marcel! Vai ajudar muito já que meu retrovisor do lado do passageiro ta travado... Obrigado mesmo!

    De nada amigo! obrigado! sim eu resolvi colocar porque tinha essa duvida também! os meus ficaram bons! gostei do resultado! se não tiver nada quebrado é so fazer esse procedimento que já era! boa sorte!
    Anderson Carvalho
    Anderson Carvalho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1075
    Idade : 47
    Localização : Portugal (em breve)
    Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 24/12/2013

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por Anderson Carvalho Seg 25 Ago - 12:13:52

    Parabéns!! Agora eu conseguirei consertar os meus!
    cupe89
    cupe89
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 73
    Idade : 37
    Localização : mambore parana
    Modelo do carro : cupê
    Cilindros : 98cv
    Data de inscrição : 22/04/2009

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por cupe89 Seg 25 Ago - 12:28:34

    Meu retrovisor eletrico estava com muita folga na junta dele onde fica a mola , dai desmontei como esta no tutorial ai do amigo do marcel , quando cheguei na mola maior moleza pra retirar a trava , feito isso consertei a mesas que estava a folga na parte debaixo tem dois parafusos que com o tempo eles afrouxam ou quebra o suporte de fixação pois ele é material bem fraco acaba quebrando antimonio , foi facil de conserto , problema é na hora de montar a mola e colocar a traca , ela é muito dura para decer e travar deu muito serviço e tempo gastado , eu consegui colocala a trava de outro modelo mas ela não aguentava a pressa e escapava dai revolvi colala denovo a trava e fixala com solda eletrica ai sim numca mais sai , retroviso 100 % restaurado e fincionando como novo sem folgas e dobrando normalmente ....
    tcheco 8687
    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4270
    Idade : 63
    Localização : parana
    Modelo do carro : coupe diplomata 8687
    Cilindros : 6 cil.
    Data de inscrição : 04/07/2012

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por tcheco 8687 Seg 25 Ago - 12:55:28

    Valeu, boa dica.
    Obrigado
    cupe89
    cupe89
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 73
    Idade : 37
    Localização : mambore parana
    Modelo do carro : cupê
    Cilindros : 98cv
    Data de inscrição : 22/04/2009

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por cupe89 Seg 25 Ago - 13:42:45

    Eu irei restaurar outro retrovisor que esta com o mesmo problema e ai mandarei as fotos como foi procedimento....
    Pintto
    Pintto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 405
    Idade : 37
    Localização : Duque de Caxias - RJ
    Modelo do carro : Diplomata 87
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/12/2008

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por Pintto Seg 25 Ago - 14:49:44

    Arrumei o meu a um tempinho atrás, mas não cheguei a abrir o motor, tava com ferrugem mas óleo de máquina resolveu o problema.
    Na parte de tirar o espelho, recomendo usar um secador de cabelos para amolecer a cola.
    Cojak
    Cojak
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4027
    Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 4 portas
    Chevette 1978
    Fusca 1300 1980
    Data de inscrição : 27/08/2011

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por Cojak Seg 25 Ago - 15:00:53

    Parabéns pela atitude Marcel,isso é muito útil pra quem precisa recuperar os retrovisores!

    OKK
    flavio.x
    flavio.x
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 185
    Localização : SP
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 16/10/2013

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por flavio.x Seg 25 Ago - 15:03:24

    Ótimo tutorial marcel! Parabéns!

    Uma vez eu inventei de desmontar meu retrovisor, daí tirei a trava da molinha... pra que???... Mad até hoje não montei kkkkkk

    Valeu!

    cupe89 escreveu:Meu retrovisor eletrico estava com muita folga na junta dele onde fica a mola , dai desmontei como esta no tutorial ai do amigo do marcel , quando cheguei na mola maior moleza pra retirar a trava , feito isso consertei a mesas que estava a folga na parte debaixo tem dois parafusos que com o tempo eles afrouxam ou quebra o suporte de fixação pois ele é material bem fraco acaba quebrando antimonio , foi facil de conserto , problema é na hora de montar a mola e colocar a traca , ela é muito dura para decer e travar deu muito serviço e tempo gastado , eu consegui colocala a trava de outro modelo mas ela não aguentava a pressa e escapava dai revolvi colala denovo a trava e fixala com solda eletrica ai sim numca mais sai , retroviso 100 % restaurado e fincionando como novo sem folgas e dobrando normalmente ....

    Olá amigo, cometi o mesmo erro com o meu kkkkkk. Teria fotos da solução?

    Valeu!
    marcel.minatto
    marcel.minatto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1448
    Localização : Criciuma SC
    Modelo do carro : GM Caravan Comodoro SLE - 1985
    Cilindros : 6cc Alcool - 4 marchas
    Data de inscrição : 27/03/2014

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por marcel.minatto Seg 25 Ago - 15:52:42

    Anderson Carvalho escreveu:Parabéns!! Agora eu conseguirei consertar os meus!
    hehehe! boa sorte! parece facil mas exige paciência! mas vale a pena! vlw!

    cupe89 escreveu:Eu irei restaurar outro retrovisor que esta com o mesmo problema e ai mandarei as fotos como foi procedimento....
    traga sim! vamos deixar o topico redondinho para quem qser mexer não encontrar problemas! vlw!

    Pintto escreveu:Arrumei o meu a um tempinho atrás, mas não cheguei a abrir o motor, tava com ferrugem mas óleo de máquina resolveu o problema.
    Na parte de tirar o espelho, recomendo usar um secador de cabelos para amolecer a cola.
    Essa dai eu não tinha pensado! boa dica! é isso ai! vamos incrementando as dicas! obrigado! Obs: se vc notar eu comecei com o dedão sem band aid e terminei com band aid porque cortei o dedo forçando com estilete o vidro, kkk!!

    Cojak escreveu:Parabéns pela atitude Marcel,isso é muito útil pra quem precisa recuperar os retrovisores! OKK

    Obrigado Cojak, é util mesmo! eu não tinha muita ideia de como abrir, eu vi um aqui dizendo para quebrar o vidro!!! maluco! hehe!!



    flavio.x escreveu:Ótimo tutorial marcel! Parabéns!

    Obrigado! tentei detalhar!
    Pintto
    Pintto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 405
    Idade : 37
    Localização : Duque de Caxias - RJ
    Modelo do carro : Diplomata 87
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/12/2008

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por Pintto Seg 25 Ago - 16:45:56

    Já que o amigo deu a liberdade, vamos lá.
    No meu retrovisor, preenchi as partes destacadas com durepoxi, mas da para usar cola quente tbm.
    No meu caso essas áreas estavam bem fragilizadas, então decidi fazer esse "reforço".
    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 1zxr2g1
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por Rubão6cc Seg 25 Ago - 17:10:56

    Parabéns Marcel...eu preciso arrumar um dos retrovisores pois fiz a cagada de forçar com a mão a lente e ele ficou bobo...parece que quebrou algum suporte dentro...vou lembrar do seu tópico quando for mexer...

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 122938


    _________________
    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    alex medina
    alex medina
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1457
    Idade : 32
    Localização : forquilhas-sao jose
    Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
    Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
    Data de inscrição : 22/08/2014

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por alex medina Seg 25 Ago - 18:02:11

    ótimo topico vai me ajudar muito,tava preocupado que iria terque gastar um 440 pila(vi na net 220 cada lado) pq os meus dois estao ruins um lado nemm tm mais chicote,vlw Very Happy Very Happy
    rafa_pr
    rafa_pr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1058
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Diplomata 90
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 12/12/2011

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por rafa_pr Seg 25 Ago - 19:28:58

    Complementando o post do amigo, aqui eu fiz um passo a passo tbm (não tão detalhado) do retrovisor dos 89/90:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t15329-como-desmontar-o-retrovisor-do-opala-89
    marcel.minatto
    marcel.minatto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1448
    Localização : Criciuma SC
    Modelo do carro : GM Caravan Comodoro SLE - 1985
    Cilindros : 6cc Alcool - 4 marchas
    Data de inscrição : 27/03/2014

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por marcel.minatto Seg 25 Ago - 21:55:22

    Rubão6cc escreveu:Parabéns Marcel...eu preciso arrumar um dos retrovisores pois fiz a cagada de forçar com a mão a lente e ele ficou bobo...parece que quebrou algum suporte dentro...vou lembrar do seu tópico quando for mexer... eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 122938

    Valeu Rubão6cc! A cara seu carro é fino e sei que você é detalhista! hehe! vai ficar mais no capricho ainda! hehe! vlw!

    alex medina escreveu:ótimo topico vai me ajudar muito,tava preocupado que iria terque gastar um 440 pila(vi na net 220 cada lado) pq os meus dois estao ruins um lado nemm tm mais chicote,vlw Very Happy Very Happy
    Pseh se colocar um carinho ali arruma ainda deixa melhor do que comprar um na net e correr o risco de ser estragado! hehe!

    rafa_pr escreveu:Complementando o post do amigo, aqui eu fiz um passo a passo tbm (não tão detalhado) do retrovisor dos 89/90:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t15329-como-desmontar-o-retrovisor-do-opala-89

    A amigo muito bom e bem vindo seu post! eu não tinha visto esse não! é sem duvida uma ajuda também! obrigado por adicionar aqui! vlw!
    rysnn12
    rysnn12
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 853
    Idade : 31
    Localização : Toledo, PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1986
    Opala Standard 1978
    Ex Caravan Comodoro 1988
    Cilindros : 4
    4
    Data de inscrição : 15/06/2012

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por rysnn12 Seg 25 Ago - 22:17:30

    entao cara, vai pintar como?? os meus estao bem feios, tem até um pedaço colado com durepoxi..vou seguir o teu tutorial pra dar um trato nos motores e aí ja aproveito e pinto..
    marcel.minatto
    marcel.minatto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1448
    Localização : Criciuma SC
    Modelo do carro : GM Caravan Comodoro SLE - 1985
    Cilindros : 6cc Alcool - 4 marchas
    Data de inscrição : 27/03/2014

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por marcel.minatto Seg 25 Ago - 22:27:49

    rysnn12 escreveu:entao cara, vai pintar como?? os meus estao bem feios, tem até um pedaço colado com durepoxi..vou seguir o teu tutorial pra dar um trato nos motores e aí ja aproveito e pinto..

    Então amigo! quero pintar de preto Cadillac! Apos pintar vou usar um verniz isolante! mais eu vou levar a caravan inteira para pintar porque estou restaurando tudo! e vou pintar varias peças! fechei um pacote com o cara que vai fazer tudo para min! trago fotos quando fazer!
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por bruno silverstar83 Seg 25 Ago - 23:16:25

    Bom trabalho marcel
    OKK


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 14tyfko
    marcel.minatto
    marcel.minatto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1448
    Localização : Criciuma SC
    Modelo do carro : GM Caravan Comodoro SLE - 1985
    Cilindros : 6cc Alcool - 4 marchas
    Data de inscrição : 27/03/2014

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por marcel.minatto Ter 26 Ago - 7:41:15

    bruno silverstar83 escreveu:Bom trabalho marcel
    OKK

    valeu Bruno!
    cupe89
    cupe89
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 73
    Idade : 37
    Localização : mambore parana
    Modelo do carro : cupê
    Cilindros : 98cv
    Data de inscrição : 22/04/2009

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por cupe89 Qua 27 Ago - 13:17:36

    flavio.x escreveu:Ótimo tutorial marcel! Parabéns!

    Uma vez eu inventei de desmontar meu retrovisor, daí tirei a trava da molinha... pra que???...  Mad até hoje não montei kkkkkk

    Valeu!

    cupe89 escreveu:Meu retrovisor eletrico estava com muita folga na junta dele onde fica a mola , dai desmontei como esta no tutorial ai do amigo do marcel ,  quando cheguei na mola maior moleza pra retirar  a trava , feito isso consertei a mesas que estava a folga na parte debaixo tem dois parafusos que com o tempo eles afrouxam ou quebra o suporte de fixação pois ele é material bem fraco acaba quebrando antimonio , foi facil de conserto , problema é na hora de montar a mola e colocar a traca , ela é muito dura para decer e travar deu muito serviço e tempo gastado , eu consegui colocala a trava de outro modelo mas ela não aguentava a pressa e escapava dai revolvi colala denovo a trava e fixala com solda eletrica ai sim numca mais sai , retroviso 100  % restaurado e fincionando como novo  sem folgas e dobrando normalmente ....

    Olá amigo, cometi o mesmo erro com o meu kkkkkk. Teria fotos da solução?

    Valeu!
    sim amigo , o projeto esta em andamento ta quase pronto logo postarei as fotos passo a passo. vai ficar como novo funcionando 100 % e sem folgas....
    IVAN4100
    IVAN4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1377
    Localização : São Paulo-SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata Coupé 1985, álcool.

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 24/02/2013

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por IVAN4100 Qua 27 Ago - 17:48:11

    Marcel, ótimo tópico. Meus parabéns.

    Uma dúvida: dá para dividir a estrutura do espelho retrovisor e duas peças? Ou seja: dá para soltar a "cabeça" do espelho do "pescoço" (aquela parte em que o espelho "fecha", sabe)?

    Pergunto pois o meu está com a chapinha interna quebrada (caiu) e o espelho fica trepidando. Eu queria refazer aquela chapinha. Mas, para isso, preciso abrir o dito cujo.

    Será que dá?
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por Rubão6cc Qua 27 Ago - 18:39:17

    Outra dúvida..depois de retirada a lente...é só colocar de volta que ela cola novamente?


    _________________
    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Pintto
    Pintto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 405
    Idade : 37
    Localização : Duque de Caxias - RJ
    Modelo do carro : Diplomata 87
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/12/2008

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por Pintto Qua 27 Ago - 18:48:04

    Rubão6cc escreveu:Outra dúvida..depois de retirada a lente...é só colocar de volta que ela cola novamente?

    Dependendo do estado da cola talvez consiga.
    Mas acho mais garantido usar uma dupla face...
    marcel.minatto
    marcel.minatto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1448
    Localização : Criciuma SC
    Modelo do carro : GM Caravan Comodoro SLE - 1985
    Cilindros : 6cc Alcool - 4 marchas
    Data de inscrição : 27/03/2014

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por marcel.minatto Qua 27 Ago - 19:18:18

    IVAN4100 escreveu:Marcel, ótimo tópico. Meus parabéns.

    Uma dúvida: dá para dividir a estrutura do espelho retrovisor e duas peças? Ou seja: dá para soltar a "cabeça" do espelho do "pescoço" (aquela parte em que o espelho "fecha", sabe)?

    Pergunto pois o meu está com a chapinha interna quebrada (caiu) e o espelho fica trepidando. Eu queria refazer aquela chapinha. Mas, para isso, preciso abrir o dito cujo.

    Será que dá?

    Obrigado amigo! Da para dividir se ele não estiver muito enferrujado tirando a trava uma arruela depois uma mola que saem por cima do pino central que as seguram, depois vc remove a parte do pescoço... mas para montar é bem dificil sem essa trava procure uma trava nesse modelo para substituir,

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Trava_da_mola_e_do_pino+

    para comprimir a mola é bem complicado... (não recomendo desmontar aquela parte ali!) mas no seu caso comprima a mola e coloque a trava de volta!


    Rubão6cc escreveu:Outra dúvida..depois de retirada a lente...é só colocar de volta que ela cola novamente?

    Amigo Rubão, você cola com bastante fita dupla face pode como nas fotos acima! De preferencia da 3M e deixe secando umas 6 horas faça pressão com a mão mesmo na lente em intervalos nesse tempo  de secagem, fica muito bem! vlw!
    IVAN4100
    IVAN4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1377
    Localização : São Paulo-SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata Coupé 1985, álcool.

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 24/02/2013

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por IVAN4100 Qua 27 Ago - 19:30:39

    marcel.minatto escreveu:
    IVAN4100 escreveu:Marcel, ótimo tópico. Meus parabéns.

    Uma dúvida: dá para dividir a estrutura do espelho retrovisor e duas peças? Ou seja: dá para soltar a "cabeça" do espelho do "pescoço" (aquela parte em que o espelho "fecha", sabe)?

    Pergunto pois o meu está com a chapinha interna quebrada (caiu) e o espelho fica trepidando. Eu queria refazer aquela chapinha. Mas, para isso, preciso abrir o dito cujo.

    Será que dá?

    Obrigado amigo! Da para dividir se ele não estiver muito enferrujado tirando a trava uma arruela depois uma mola que saem por cima do pino central que as seguram, depois vc remove a parte do pescoço... mas para montar é bem dificil sem essa trava procure uma trava nesse modelo para substituir,

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Trava_da_mola_e_do_pino+

    Valeu Marcel!!

    para comprimir a mola é bem complicado... (não recomendo desmontar aquela parte ali!) mas no seu caso comprima a mola e coloque a trava de volta!


    Rubão6cc escreveu:Outra dúvida..depois de retirada a lente...é só colocar de volta que ela cola novamente?

    Amigo Rubão, você cola com bastante fita dupla face pode como nas fotos acima! De preferencia da 3M e deixe secando umas 6 horas faça pressão com a mão mesmo na lente em intervalos nesse tempo  de secagem, fica muito bem! vlw!
    rysnn12
    rysnn12
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 853
    Idade : 31
    Localização : Toledo, PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1986
    Opala Standard 1978
    Ex Caravan Comodoro 1988
    Cilindros : 4
    4
    Data de inscrição : 15/06/2012

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por rysnn12 Qui 28 Ago - 19:19:19

    marcel.minatto escreveu:
    IVAN4100 escreveu:Marcel, ótimo tópico. Meus parabéns.

    Uma dúvida: dá para dividir a estrutura do espelho retrovisor e duas peças? Ou seja: dá para soltar a "cabeça" do espelho do "pescoço" (aquela parte em que o espelho "fecha", sabe)?

    Pergunto pois o meu está com a chapinha interna quebrada (caiu) e o espelho fica trepidando. Eu queria refazer aquela chapinha. Mas, para isso, preciso abrir o dito cujo.

    Será que dá?

    Obrigado amigo! Da para dividir se ele não estiver muito enferrujado tirando a trava uma arruela depois uma mola que saem por cima do pino central que as seguram, depois vc remove a parte do pescoço... mas para montar é bem dificil sem essa trava procure uma trava nesse modelo para substituir,

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Trava_da_mola_e_do_pino+

    para comprimir a mola é bem complicado... (não recomendo desmontar aquela parte ali!) mas no seu caso comprima a mola e coloque a trava de volta!


    Rubão6cc escreveu:Outra dúvida..depois de retirada a lente...é só colocar de volta que ela cola novamente?

    Amigo Rubão, você cola com bastante fita dupla face pode como nas fotos acima! De preferencia da 3M e deixe secando umas 6 horas faça pressão com a mão mesmo na lente em intervalos nesse tempo  de secagem, fica muito bem! vlw!
    parece a cupilha que trava o cabo da embreagem no pedal.. só de ver essa maldita ja ma da náuseas..
    marcel.minatto
    marcel.minatto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1448
    Localização : Criciuma SC
    Modelo do carro : GM Caravan Comodoro SLE - 1985
    Cilindros : 6cc Alcool - 4 marchas
    Data de inscrição : 27/03/2014

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por marcel.minatto Qui 28 Ago - 21:32:07

    Sim parece mesmo! mas na verdade acho que tanto o alicate escapar e esmagar os cantinhos da mão da gente inventaram o outro modelo que se colocada com o alite que faz a força invertida facilita muito! hehe! vlw!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Alicate-de-trava-interno-sem-mola-reto-5-8000jo-029275_1
    rysnn12
    rysnn12
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 853
    Idade : 31
    Localização : Toledo, PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1986
    Opala Standard 1978
    Ex Caravan Comodoro 1988
    Cilindros : 4
    4
    Data de inscrição : 15/06/2012

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por rysnn12 Qui 4 Set - 20:03:11

    Alguem tem imagens do esquema eletrico dos retrovisores???
    desmontei os meus pra testar (nao estavam funcionando no carro) liguei numa fonte de pc, mas só mexe pra um lado, quando liga o fio azul.. quando bato o positivo no vermelho e no branco nem da sinal..
    raphaelcaronti
    raphaelcaronti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8744
    Idade : 31
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Caravan STD 1982
    Caravan STD 1976[em obras]
    Renault Sandero
    Opala Diplomata 1988[EX]
    Opala Diplomata SE 88/89(EX)
    Opala Deluxo 1970 (EX)
    Caravan deluxo 1977 151 (EX)
    Gol MI 1998[EX]
    Caravan Diplomata 1987[EX]
    Classic 08/09 (EX)
    Opala STD 1975 (EX)



    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 30/10/2008

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por raphaelcaronti Sex 5 Set - 16:07:31

    Bom tópico cara!

    Parabéns!
    marcel.minatto
    marcel.minatto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1448
    Localização : Criciuma SC
    Modelo do carro : GM Caravan Comodoro SLE - 1985
    Cilindros : 6cc Alcool - 4 marchas
    Data de inscrição : 27/03/2014

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por marcel.minatto Sex 5 Set - 17:19:23

    raphaelcaronti escreveu:Bom tópico cara!

    Parabéns!

    Obrigado amigo!
    douglas.a.vieira
    douglas.a.vieira
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6
    Idade : 38
    Localização : Uberaba - MG
    Modelo do carro : Opala Especial 1976 - 4 portas - 4.1 Injetado

    Opala Caracterizado SS 1971 - 4 portas - V8 292 - Quadrijet
    Cilindros : 6 canecos

    8 canecos
    Data de inscrição : 08/01/2016

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por douglas.a.vieira Sáb 16 Jan - 16:18:44

    Parabéns!!!! Muito bom, vai me ajudar demais!!
    Schuepis
    Schuepis
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Diplomata 89
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 01/05/2022

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por Schuepis Dom 1 maio - 18:24:19

    òtimo topico!

    alguem sabe dizer qual motor de espelho podemos usar alem dos originais?
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3566
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por Paulo Corso Seg 2 maio - 14:07:02

    O motor em si só tem a função de girar o mecanismo que faz os movimentos do espelho, me parece ate aqueles motorzinhos de brinquedo de controle remoto.




    _________________
    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por Gerald Seg 2 maio - 14:57:35

    Schuepis escreveu:òtimo topico!

    alguem sabe dizer qual motor de espelho podemos usar alem dos originais?

    Talvez motores de 12 V pra toca-fita possam ser adaptados:

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) D_NQ_NP_2X_789546-MLB49754974412_042022-F

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2621963795-motor-para-toca-fita-k7-motor-12v-ccw-_JM#position=24&search_layout=stack&type=item&tracking_id=2abd2430-9a38-441f-9725-2e02258d9d33


    O sentido de rotação pode ser invertido simplesmente com a mudança da polaridade das ligações.
    safes
    safes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 41
    Localização : Sao Paulo
    Data de inscrição : 24/11/2021

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por safes Ter 3 maio - 14:58:05

    Excelente tópico, valeu!!! Farei essa acerto no meu do motorista na semana que vem.

    []'s
    Carlos Martini
    Carlos Martini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 14
    Localização : Campinas
    Data de inscrição : 01/09/2022

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por Carlos Martini Seg 14 Nov - 22:11:22

    marcel.minatto escreveu:Sim parece mesmo! mas na verdade acho que tanto o alicate escapar e esmagar os cantinhos da mão da gente inventaram o outro modelo que se colocada com o alite que faz a força invertida facilita muito! hehe! vlw!

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Alicate-de-trava-interno-sem-mola-reto-5-8000jo-029275_1

    Olá Marcel td bem? Não consigo baixar essas imagens da tal trava ... o meu esta sem ela e tenho que tentar arrumar, se puder repostar agradeço
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3566
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por Paulo Corso Qua 16 Nov - 13:45:21

    Preciso ajeitar o meu, na verdade comprar outro retrovisor lado esquerdo no 88, apareceu quebrado na garagem do prédio (a camera não pegou o fdp), quebrou na junção da base.


    _________________
    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    jiap
    jiap
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 7
    Localização : Goiânia
    Modelo do carro : 83, Diplomata Coupe
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 20/03/2023

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por jiap Seg 24 Jul - 8:19:10

    Parabéns pelo tópico, marcel.minatto!

    Uma pergunta, você teria o esquema elétrico do interruptor do retrovisor? O interruptor com 5 pinos.

    Obrigado!

    Abraço!

    Achei no Youtube a pinagem correta nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=JfY9CwS5xhc&t=421s, aqui vai:

    Pinos 1 e 3 = Vai para o motor do retrovisor (Fio azul e preto)
    Pino 5 = Embreagem (Fio branco)
    Pino 2 = Positivo
    Pino 4 = Negativo

    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Interruptor_Esquema

    Conteúdo patrocinado


    eletrico - Retrovisor eletrico (restaurando!) Empty Re: Retrovisor eletrico (restaurando!)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 18:13:20