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Testes de corrosão - agua x aditivo
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº51
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Eu uso o orgânico mesmo,sempre foi usado desse e nunca deu problema
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº52
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Não tem nada a ver com o tópico, mas mostra que fluídos "pau para toda obra" não existem, e que a quantidade usada e a temperatura externa influencia,como escreveu o Omalvadeza.
Corrosão leva a Russia a suspender a operação de 91 caças MiG-29
O Ministério da Defesa da Rússia determinou a suspensão imediata nos vôos de 91 dos 291 jatos de combate MiG-29 de sua frota, depois que dois acidentes ocorreram em outubro e dezembro do ano passado, no 120º Regimento de Caça, localizado em Chita, região próximo à Sibéria.
Até o momento a Rússia não informou se os reparos são superficiais ou se incluirão a substituição de parte da estrutura, entretanto, os motivos que levaram a corrosão foi a utilização de um fluído que previne a formação de gelo na parte interna das aeronaves.
Contudo é uma boa notícia para os outros países que operam o aparelho, mas em condições menos geladas, como a Índia ou o Peru, já que o problema não deverá ser comum a estes países.
Foi usado fluido em excesso devido ao frio.
Corrosão leva a Russia a suspender a operação de 91 caças MiG-29
O Ministério da Defesa da Rússia determinou a suspensão imediata nos vôos de 91 dos 291 jatos de combate MiG-29 de sua frota, depois que dois acidentes ocorreram em outubro e dezembro do ano passado, no 120º Regimento de Caça, localizado em Chita, região próximo à Sibéria.
Até o momento a Rússia não informou se os reparos são superficiais ou se incluirão a substituição de parte da estrutura, entretanto, os motivos que levaram a corrosão foi a utilização de um fluído que previne a formação de gelo na parte interna das aeronaves.
Contudo é uma boa notícia para os outros países que operam o aparelho, mas em condições menos geladas, como a Índia ou o Peru, já que o problema não deverá ser comum a estes países.
Foi usado fluido em excesso devido ao frio.
Última edição por adpachec em Ter 27 Jan - 18:34:05, editado 1 vez(es)
chevy250- Opaleiro
- Número de Mensagens : 595
Localização : SP
Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/06/2014
- Mensagem nº53
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Olá!
Sobre selos e partes já enferrujadas, vou fazer o seguinte teste.
Forçar a ferrugem pesada em 2 amostras de ferro e depois submeter uma somente à água e outra à agua com o aditivo.
Ai poderemos ver em qual dos casos a corrosão é mais acentuada.
Eu acho que só com água vai corroer mais. Mas vamos ver.
Assim que der um tempo aqui vou fazer.
Abs.
Sobre selos e partes já enferrujadas, vou fazer o seguinte teste.
Forçar a ferrugem pesada em 2 amostras de ferro e depois submeter uma somente à água e outra à agua com o aditivo.
Ai poderemos ver em qual dos casos a corrosão é mais acentuada.
Eu acho que só com água vai corroer mais. Mas vamos ver.
Assim que der um tempo aqui vou fazer.
Abs.
Alex Marinho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Localização : Sumpaulo
Modelo do carro : Comodoro SL/E 1990
Cilindros : 6cc Gasolina
Data de inscrição : 01/07/2014
- Mensagem nº54
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Segunda-feira mesmo, esvaziei o radiador todo para mexer com umas mangueiras, enchi inteiro com agua da torneira, agora que vi que nao presta, vou esvaziar de novo Comprar o Bardhal azul, e a agua desmineralizada tenho 90% de certeza que nao vou encontrar na minha cidade, vou colocar mineral, Bonafonte de preferencia "para eliminar as impurezas do corpo".
Obs.: quando esvaziei, saiu agua pura, sem aditivo nenhum, e totalmente incolor, acho que meu sistema esta bom.
Obs.: quando esvaziei, saiu agua pura, sem aditivo nenhum, e totalmente incolor, acho que meu sistema esta bom.
thallisguimaraes- Moderador
- Número de Mensagens : 17661
Idade : 31
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008
- Mensagem nº55
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Alex Marinho escreveu:Segunda-feira mesmo, esvaziei o radiador todo para mexer com umas mangueiras, enchi inteiro com agua da torneira, agora que vi que nao presta, vou esvaziar de novo Comprar o Bardhal azul, e a agua desmineralizada tenho 90% de certeza que nao vou encontrar na minha cidade, vou colocar mineral, Bonafonte de preferencia "para eliminar as impurezas do corpo".
Obs.: quando esvaziei, saiu agua pura, sem aditivo nenhum, e totalmente incolor, acho que meu sistema esta bom.
Agua mineral ja ajuda, pois o cloro da agua que destroi mais.
E se caçar agua desmineralizada, procura em lojas de suprimentos hospitalares, eles devem vendem e em galoes de 5 litros
_________________
ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
Alex Marinho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Localização : Sumpaulo
Modelo do carro : Comodoro SL/E 1990
Cilindros : 6cc Gasolina
Data de inscrição : 01/07/2014
- Mensagem nº56
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
To meio resabiado de usar aditivo Bardahl e furar os selos, mais se é pra furar que fure, pelo menos assim coloco tudo novo e continuo com o aditivo, mais acho que nao vai acontecer nada, a agua sempre foi limpinha.
Alex Marinho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Localização : Sumpaulo
Modelo do carro : Comodoro SL/E 1990
Cilindros : 6cc Gasolina
Data de inscrição : 01/07/2014
- Mensagem nº57
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Achei um topico excelente no MONZEIROS.COM
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=15&t=28952
O cara cita algumas marcas de aditivos meio estranhas, mais do resto esta muito bom.
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=15&t=28952
O cara cita algumas marcas de aditivos meio estranhas, mais do resto esta muito bom.
chevy250- Opaleiro
- Número de Mensagens : 595
Localização : SP
Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/06/2014
- Mensagem nº58
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Alex Marinho escreveu:To meio resabiado de usar aditivo Bardahl e furar os selos, mais se é pra furar que fure, pelo menos assim coloco tudo novo e continuo com o aditivo, mais acho que nao vai acontecer nada, a agua sempre foi limpinha.
Olá Alex,
Li o post do site dos Monzeiros que voce indicou. Veja que o cara que pesquisou bastante (em geral o que ele fala faz sentido) trata a questào do aditivo furar os selos como "mito". Não haveria razão para uma solução com elementos anti-corrosivos corroer mais do que a água pura.
Acho que o que acontece é uma confusão geral entre o aditivo com anti-corrosivo (com ou sem etilenoglicol) e o produto para limpar radiador - Esse produto de limpeza não é um aditivo para radiadores. É um um agente que realmente dissolve a ferrugem e, nesse caso, poderia furar os selos já fortemente enferrujados.
Note que nesse proprio post do Monzeiros um cara confunde o aditivo com o produto de limpeza. O outro cara dá um reply explicando a diferença pacientemente
Estou preparando um teste para tirar essa duvida. Vai demorar um pouco pois preciso corroer (enferrujar) umas peças para depois submeter à água e à agua com aditivo. Ai tiraremos a dúvida.
Alex Marinho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Localização : Sumpaulo
Modelo do carro : Comodoro SL/E 1990
Cilindros : 6cc Gasolina
Data de inscrição : 01/07/2014
- Mensagem nº59
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
pois é então, o aditivo apenas conserva para que a ferrugem não aumente ou em sistemas novos para que não enferruge. Não há como ele corroer o ferro, aliás o líquido que faz isso é água pura.
Eu mesmo não sabia nada sobre esse assunto, na segunda feira enchi de água da torneira, está até agora com ela, mais depois de ler seu tópico amanhã mesmo compro o bardahl.
Parabens pelo tópico, execelente.
Eu mesmo não sabia nada sobre esse assunto, na segunda feira enchi de água da torneira, está até agora com ela, mais depois de ler seu tópico amanhã mesmo compro o bardahl.
Parabens pelo tópico, execelente.
chevy250- Opaleiro
- Número de Mensagens : 595
Localização : SP
Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/06/2014
- Mensagem nº60
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Olá!
Terminei mais um teste, o qual mostra peças de ferro já bem oxidadas sendo imersas em água e em água com 10% de Radcool.
O resultado mostra o seguinte:
# a peça já corroída imersa em água por 3 dias teve o processo de corrosão continuado.
# Já a peça imersa em água com 10% de Radcool manteve o status anterior sem corrosão adicional.
Sobre o medo de "furar" selos e outras partes do motor, a conclusão a que chego é que se o motor tiver partes em estado avançado de corrosão o simples ato de lavá-lo (forçando água ou algum objeto para desobstruir cavidades) já faz com que a ferrugem se solte. Isso pode acontecer com água ou com água com aditivo. A questao é a ação mecânica mesmo e não a ação do aditivo, que comprovou proteger contra a corrosão continuada.
Nas peças que forcei uma forte oxidação usando cloro, ao lavá-las a ferrugem solta facilmente apenas com a água batendo ou passando os dedos.Basta chacoalhar o copo para a ferrugem se soltar. É um fato que o ferro não forma camada de óxido. O óxido se forma, vai se soltando facilmente e o processo de corrosão continua até comer a peça toda.
Seguem as fotos para ilustrar. Estou mostrando na sequencia cronológica.
Terminei mais um teste, o qual mostra peças de ferro já bem oxidadas sendo imersas em água e em água com 10% de Radcool.
O resultado mostra o seguinte:
# a peça já corroída imersa em água por 3 dias teve o processo de corrosão continuado.
# Já a peça imersa em água com 10% de Radcool manteve o status anterior sem corrosão adicional.
Sobre o medo de "furar" selos e outras partes do motor, a conclusão a que chego é que se o motor tiver partes em estado avançado de corrosão o simples ato de lavá-lo (forçando água ou algum objeto para desobstruir cavidades) já faz com que a ferrugem se solte. Isso pode acontecer com água ou com água com aditivo. A questao é a ação mecânica mesmo e não a ação do aditivo, que comprovou proteger contra a corrosão continuada.
Nas peças que forcei uma forte oxidação usando cloro, ao lavá-las a ferrugem solta facilmente apenas com a água batendo ou passando os dedos.Basta chacoalhar o copo para a ferrugem se soltar. É um fato que o ferro não forma camada de óxido. O óxido se forma, vai se soltando facilmente e o processo de corrosão continua até comer a peça toda.
Seguem as fotos para ilustrar. Estou mostrando na sequencia cronológica.
Última edição por chevy250 em Qua 27 Dez - 18:36:35, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Fotos haviam sumido. Reenviei via hosting do proprio forum)
Rubão6cc- Opaleiro
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Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
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4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
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- Mensagem nº61
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
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- Mensagem nº62
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Aí sim,valeu por compartilhar conosco essa experiência,isso vai tirar duvidas de muita gente
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
Jack Skill- Opaleiro
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- Mensagem nº63
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Primeiramente um positivo pro amigo!
E obrigado por compartilhar o teste amigo...
É realmente, ficar sem o aditivo é entregar o motos e as peças a ruína continuamente...
E obrigado por compartilhar o teste amigo...
É realmente, ficar sem o aditivo é entregar o motos e as peças a ruína continuamente...
gabriel.acosta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 801
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Localização : Pelotas, RS
Modelo do carro : Caravan 83;
Opala granluxo 73;
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 19/07/2012
- Mensagem nº64
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
willian fóquinha- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4642
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Opala SilverStar 1982
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- Mensagem nº65
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
show o tópico
Jack Skill- Opaleiro
- Número de Mensagens : 762
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Modelo do carro : Chevrolet Opala Coupe 1979/1980
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Data de inscrição : 02/10/2014
- Mensagem nº66
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Reativando o tópico aqui, vou deixar minha experiência com o opala.
Quando comprei o opala ele estava abastecido apenas com água no sistema de arrefecimento.
Ao longo do tempo eu substitui a água por 3 vezes, sendo que em todas as vezes saiu aquela água amarelada...claro que cada vez com menos teor na coloração...mas muito pouco.
Nesta ultima vez eu passei a usar aditivos, a água não ganhou a tonalidade alaranjada, e nem a tampa do radiador, que a mola ficava tomada por ferrugem e uma borra, não apresenta mais a borra e a ferrugem da mola está exatamente como antes...o carro já está com aditivos a 2 semanas...não rodou muito ainda, mas já deu muita diferença de quando usava só água.
Quando comprei o opala ele estava abastecido apenas com água no sistema de arrefecimento.
Ao longo do tempo eu substitui a água por 3 vezes, sendo que em todas as vezes saiu aquela água amarelada...claro que cada vez com menos teor na coloração...mas muito pouco.
Nesta ultima vez eu passei a usar aditivos, a água não ganhou a tonalidade alaranjada, e nem a tampa do radiador, que a mola ficava tomada por ferrugem e uma borra, não apresenta mais a borra e a ferrugem da mola está exatamente como antes...o carro já está com aditivos a 2 semanas...não rodou muito ainda, mas já deu muita diferença de quando usava só água.
Murilo R- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1522
Idade : 41
Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 16/02/2012
- Mensagem nº67
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
use oleo soluvel
gabriel.acosta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 801
Idade : 30
Localização : Pelotas, RS
Modelo do carro : Caravan 83;
Opala granluxo 73;
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 19/07/2012
- Mensagem nº68
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Bom, vou deixar aqui minha experiência também!
Ah uns três meses atras recebemos na oficina um FORD Ka com motor endura, o dono queria fazer a limpeza do sistema de arrefecimento.
Verificamos que estava bem ruim, e muito sujo o sistema. Informamos ao cliente que poderia abrir algum selo ou algum outro componente QUE JÁ ESTIVESSE DETERIORADO pela ação da água. O cliente decidiu realizar o serviço e trocar o que fosse necessário.
Colocamos o aditivo de limpeza primeiramente, e apareceu um vazamento, se não me engano, em um selo. Foi trocado o mesmo, concluído a limpeza e não restando vazamentos adicionado o aditivo de prevenção.
Hoje o cliente voltou a oficina com o selo que fica entre o motor e a caixa vazando. Isto andando com aditivo!
Conclui-se então que o aditivo agiu sobre o selo que já se encontrava ruim e rompeu-o.
O aditivo utilizado la na oficina são os da Avanço HP. Que podem não ser os melhores, mas são muito bons!
Tirem as conclusões que quiserem, mas eu acredito que pode aparecer vazamentos com o aditivo se estiver com o sistema já deteriorado!
Ah uns três meses atras recebemos na oficina um FORD Ka com motor endura, o dono queria fazer a limpeza do sistema de arrefecimento.
Verificamos que estava bem ruim, e muito sujo o sistema. Informamos ao cliente que poderia abrir algum selo ou algum outro componente QUE JÁ ESTIVESSE DETERIORADO pela ação da água. O cliente decidiu realizar o serviço e trocar o que fosse necessário.
Colocamos o aditivo de limpeza primeiramente, e apareceu um vazamento, se não me engano, em um selo. Foi trocado o mesmo, concluído a limpeza e não restando vazamentos adicionado o aditivo de prevenção.
Hoje o cliente voltou a oficina com o selo que fica entre o motor e a caixa vazando. Isto andando com aditivo!
Conclui-se então que o aditivo agiu sobre o selo que já se encontrava ruim e rompeu-o.
O aditivo utilizado la na oficina são os da Avanço HP. Que podem não ser os melhores, mas são muito bons!
Tirem as conclusões que quiserem, mas eu acredito que pode aparecer vazamentos com o aditivo se estiver com o sistema já deteriorado!
KLUNCK- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1957
Idade : 34
Localização : Santa Catarina
Modelo do carro : Opala SS 1978 Vermelho meteoro.
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Data de inscrição : 06/01/2010
- Mensagem nº69
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Gente. e no meu caso que estou usando um radiador estilo original porém com colmeia trocada por uma de alumínio ? uso qual aditivo ? Sendo que o orgânico ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores, com e SEM ETILENOGLICOL atacam ligas de alumínio ?
chevy250- Opaleiro
- Número de Mensagens : 595
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Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/06/2014
- Mensagem nº70
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Olá gabriel.acosta
Então, pelo que você descreveu, foi usado um flusher que é um produto que remove a ferrugem certo? Voce mencionou "aditivo de limpeza".
Se for isso, com certeza o produto removeu a ferrugem que estava tampando os furos ou paredes já bem corroidas e ai os furos aparecereram. Faz sentido.
Porem, note que todos os testes que fiz eu sempre mencionei o aditivo para radiador à base EtilenoGlicol e anti-corrosivos. Nunca esse produto para limpeza de radiador que realmente dissolve a ferrugem.
E lembre, só o fato de lavar o motor, a ação mecânica de forçar água pelo sistema já vai remover um pouco de ferrugem, pois o ferro não forma camada de ferrugem. A ferrugem se forma e fica solta, no máximo vai se acumulando em algum ponto.
Então, pelo que você descreveu, foi usado um flusher que é um produto que remove a ferrugem certo? Voce mencionou "aditivo de limpeza".
Se for isso, com certeza o produto removeu a ferrugem que estava tampando os furos ou paredes já bem corroidas e ai os furos aparecereram. Faz sentido.
Porem, note que todos os testes que fiz eu sempre mencionei o aditivo para radiador à base EtilenoGlicol e anti-corrosivos. Nunca esse produto para limpeza de radiador que realmente dissolve a ferrugem.
E lembre, só o fato de lavar o motor, a ação mecânica de forçar água pelo sistema já vai remover um pouco de ferrugem, pois o ferro não forma camada de ferrugem. A ferrugem se forma e fica solta, no máximo vai se acumulando em algum ponto.
chevy250- Opaleiro
- Número de Mensagens : 595
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Data de inscrição : 29/06/2014
- Mensagem nº71
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Jack Skill escreveu:Reativando o tópico aqui, vou deixar minha experiência com o opala.
Quando comprei o opala ele estava abastecido apenas com água no sistema de arrefecimento.
Ao longo do tempo eu substitui a água por 3 vezes, sendo que em todas as vezes saiu aquela água amarelada...claro que cada vez com menos teor na coloração...mas muito pouco.
Nesta ultima vez eu passei a usar aditivos, a água não ganhou a tonalidade alaranjada, e nem a tampa do radiador, que a mola ficava tomada por ferrugem e uma borra, não apresenta mais a borra e a ferrugem da mola está exatamente como antes...o carro já está com aditivos a 2 semanas...não rodou muito ainda, mas já deu muita diferença de quando usava só água.
Então, essa foi a minha conclusão. Quando a gente coloca só água para "lavar" o motor por alguns dias é semelhante a enxugar gelo - não resolve nunca. Ao por água nova, ela passa a correr o bloco e cabeçote (no caso do Opala) rapidamente ficando amarela novamente. Nos testes que fiz, bastam umas 12h para começar a corroer.
Água só para lavar e em seguida colocar o aditivo (etilenoglicol e os anti-corrosivos que já vêm no aditivo).
Frisando que estou falando de aditivo e não de produto para limpeza de radiador, que realmente dissolve a ferrugem.
alex medina- Opaleiro
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- Mensagem nº72
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
li o topico todo é muito bom,eu dei uma de relaxado e nao to usando nos meus carros ,e isso q a gente sempre coloca nos caros do cliente,,mais vo começar a usar,,e o efeito de corrosao deve ser pior em carros q ficam muito parados neh
bruno silverstar83- Opaleiro
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Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº73
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Bom,eu sempre usei aditivo,do orgânico mesmo e nunca tive problemas,mas só era colocada 1L pro resto de agua,então há umas 2 semana eu resolvi trocar o líquido,coloquei 3L de um aditivo tabajara e completei com agua.O aditivo é esse
Esse aditivo fez uma boa limpeza no sistema,apesar de não ser feito pra isso,não apareceu nenhum vazamento(até porque os selos foi trocado quando foi posto o 6cil),olhem a situação:
Podem ver que aquele barro que cria dentro se soltou,e a temperatura do carro tambem mudou.Essa semana vou trocar esse líquido,colocar um limpa radiador e quem sabe mandar esse radiador pra um conhecido meu fazer um serviço de solda no respiro dele.
Esse aditivo fez uma boa limpeza no sistema,apesar de não ser feito pra isso,não apareceu nenhum vazamento(até porque os selos foi trocado quando foi posto o 6cil),olhem a situação:
Podem ver que aquele barro que cria dentro se soltou,e a temperatura do carro tambem mudou.Essa semana vou trocar esse líquido,colocar um limpa radiador e quem sabe mandar esse radiador pra um conhecido meu fazer um serviço de solda no respiro dele.
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
bruno silverstar83- Opaleiro
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Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
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Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº74
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Esqueci de uma coisa,o que pode furar os selos pode ser a corrosão por cavitação,que nada mais é do que uma formação de bolhas de vapor que se encontram com as paredes do motor,por causa da diferente faixa de pressão e temperatura,tirando o material provocando furos nas paredes ou selos.Isso sem usar o aditivo é claro.
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
Jack Skill- Opaleiro
- Número de Mensagens : 762
Localização : SP
Modelo do carro : Chevrolet Opala Coupe 1979/1980
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 02/10/2014
- Mensagem nº75
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
chevy250 escreveu:Então, essa foi a minha conclusão. Quando a gente coloca só água para "lavar" o motor por alguns dias é semelhante a enxugar gelo - não resolve nunca. Ao por água nova, ela passa a correr o bloco e cabeçote (no caso do Opala) rapidamente ficando amarela novamente. Nos testes que fiz, bastam umas 12h para começar a corroer.
Água só para lavar e em seguida colocar o aditivo (etilenoglicol e os anti-corrosivos que já vêm no aditivo).
Frisando que estou falando de aditivo e não de produto para limpeza de radiador, que realmente dissolve a ferrugem.
Pois é chevy250, foi justamente oq entendi também quando comecei a ler o tópico....a agua ficava sempre amarelada pq além de, a circulação da propria água tirar residuos, a corrozão estava continuando no meu caso...e também concordo com você, acho que o problema do amigo está relacionado com esse produto de limpeza...
gabriel.acosta- Opaleiro
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- Mensagem nº76
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
chevy250 escreveu:Olá gabriel.acosta
Então, pelo que você descreveu, foi usado um flusher que é um produto que remove a ferrugem certo? Voce mencionou "aditivo de limpeza".
Se for isso, com certeza o produto removeu a ferrugem que estava tampando os furos ou paredes já bem corroidas e ai os furos aparecereram. Faz sentido.
Porem, note que todos os testes que fiz eu sempre mencionei o aditivo para radiador à base EtilenoGlicol e anti-corrosivos. Nunca esse produto para limpeza de radiador que realmente dissolve a ferrugem.
E lembre, só o fato de lavar o motor, a ação mecânica de forçar água pelo sistema já vai remover um pouco de ferrugem, pois o ferro não forma camada de ferrugem. A ferrugem se forma e fica solta, no máximo vai se acumulando em algum ponto.
Sim, foi utilizado o Flush em que realizou a limpeza e abriu um selo.
Mas o que eu quis salientar é que depois de realizada a limpeza com o flush, trocado o selo que abriu e realizado a limpeza com circulação forçada de água até a mesma sair cristalina, foi feito o teste de vazamentos utilizando pressão no sistema. Não restando vazamentos, foi adicionado o aditivo a base de etilenoglicol.
Teoricamente, o sistema já era para estar limpo de oxidações. E mesmo assim abriu um selo que já deveria estar com sua parede bem fina.
Mas deve ter sido coincidência. O negócio é não andar sem proteção alguma no motor, seja aditivos ou óleo solúvel, alguma proteção temos que utilizar!
Abraço
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- Mensagem nº77
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Alguém aqui já usou esse aditivo? É bom?
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- Mensagem nº78
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
É bom sim Rubão,pode comprar tranquilo,a valeo tambem fabrica radiadores dos carrinhos de hoje e até embreagem que vem de fábrica nos caminhões Scania,é uma excelente marca
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chevy250- Opaleiro
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- Mensagem nº79
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Olá,
Sobre o assunto do post, veja uma interessante entrevista que o ADG, que tem oficina e faz videos para o YouTub, fez com um funcionário da Radiex.
É longo, mas vale a pena ver. Ele vai de A a Z.
https://www.youtube.com/watch?v=CZxea2_iqIs
No tempo 22:20 do video, ele comenta sobre o uso de aditivo em motores que já estão bastante corroídos e o porquê aparecem os furos. Ele confirma que os furos que aparecem no sistema são devidos a lavagem que é feita no motor antes de colocar o aditivo e não que o aditivo vá causar o aparecimento de furos.
É importante observar a relação causa-efeito nesse ponto.
Aconteceu com meu irmão há alguns dias. Ele tem um Galaxie 79 e o sistema estava um barro só. Fez a limpeza várias vezes e completou com água nova e com aditivo. Depois de algumas semanas apareceu vazamento no radiador. Provavelmente removeu a ferrugem que estava tampando os furos já existentes.
E lembrando que a ferrugem pode se mover após a limpeza e vazamentos que não apareceram no momento podem aparecer mais tarde.
Sobre o assunto do post, veja uma interessante entrevista que o ADG, que tem oficina e faz videos para o YouTub, fez com um funcionário da Radiex.
É longo, mas vale a pena ver. Ele vai de A a Z.
https://www.youtube.com/watch?v=CZxea2_iqIs
No tempo 22:20 do video, ele comenta sobre o uso de aditivo em motores que já estão bastante corroídos e o porquê aparecem os furos. Ele confirma que os furos que aparecem no sistema são devidos a lavagem que é feita no motor antes de colocar o aditivo e não que o aditivo vá causar o aparecimento de furos.
É importante observar a relação causa-efeito nesse ponto.
Aconteceu com meu irmão há alguns dias. Ele tem um Galaxie 79 e o sistema estava um barro só. Fez a limpeza várias vezes e completou com água nova e com aditivo. Depois de algumas semanas apareceu vazamento no radiador. Provavelmente removeu a ferrugem que estava tampando os furos já existentes.
E lembrando que a ferrugem pode se mover após a limpeza e vazamentos que não apareceram no momento podem aparecer mais tarde.
gabriel.acosta- Opaleiro
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- Mensagem nº80
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Sim, chevy250. O mesmo ocorrido com o que eu mencionei!chevy250 escreveu:Olá,
Sobre o assunto do post, veja uma interessante entrevista que o ADG, que tem oficina e faz videos para o YouTub, fez com um funcionário da Radiex.
É longo, mas vale a pena ver. Ele vai de A a Z.
https://www.youtube.com/watch?v=CZxea2_iqIs
No tempo 22:20 do video, ele comenta sobre o uso de aditivo em motores que já estão bastante corroídos e o porquê aparecem os furos. Ele confirma que os furos que aparecem no sistema são devidos a lavagem que é feita no motor antes de colocar o aditivo e não que o aditivo vá causar o aparecimento de furos.
É importante observar a relação causa-efeito nesse ponto.
Aconteceu com meu irmão há alguns dias. Ele tem um Galaxie 79 e o sistema estava um barro só. Fez a limpeza várias vezes e completou com água nova e com aditivo. Depois de algumas semanas apareceu vazamento no radiador. Provavelmente removeu a ferrugem que estava tampando os furos já existentes.
E lembrando que a ferrugem pode se mover após a limpeza e vazamentos que não apareceram no momento podem aparecer mais tarde.
Isael- Opaleiro
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- Mensagem nº81
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Alguém já testou o Motul MoCool???
tô vendo aqui...é carinho...o marba tá 90dilmas!!!!
MAS, garante uma queda de 15°C na temperatura!!!
ou seja, enquanto os aditivos protegem contra corrosão/congelamento/fervura
esse MoCool baixa a temperatura da água trocando melhor o calor no radiador
é de 500ml só e tem de diluir ele em 20:1
to pensando em montar o motor e usar um desses junto com o Paraflu11
tô vendo aqui...é carinho...o marba tá 90dilmas!!!!
MAS, garante uma queda de 15°C na temperatura!!!
ou seja, enquanto os aditivos protegem contra corrosão/congelamento/fervura
esse MoCool baixa a temperatura da água trocando melhor o calor no radiador
é de 500ml só e tem de diluir ele em 20:1
to pensando em montar o motor e usar um desses junto com o Paraflu11
Pedro Opala90- Opaleiro
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- Mensagem nº82
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Assim como óleo, etc, não é aconselhável misturar produtos diferentes, coloque um ou outro.
willian fóquinha- Opaleiro
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- Mensagem nº83
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
o que me dizem desse?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-758377427-aditivo-radiador-paraflu-inorgnico-verde-concentrado-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-758377427-aditivo-radiador-paraflu-inorgnico-verde-concentrado-_JM
willian fóquinha- Opaleiro
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- Mensagem nº84
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
?????
diplomata1985- Opaleiro
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- Mensagem nº85
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Excelente post!
Em dos carros eu uso óleo solúvel e no outro Água desmineraliza com aditivo Radiex.
Por enquanto nos 2 estão limpas as águas mas noto que no carro que tem o óleo solúvel aparecem de vez em quando umas placas de sujeira.
Vou esgotar toda a água e refazer o processo pra ver se é sujeira ainda no sistema.
Em dos carros eu uso óleo solúvel e no outro Água desmineraliza com aditivo Radiex.
Por enquanto nos 2 estão limpas as águas mas noto que no carro que tem o óleo solúvel aparecem de vez em quando umas placas de sujeira.
Vou esgotar toda a água e refazer o processo pra ver se é sujeira ainda no sistema.
chevy250- Opaleiro
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- Mensagem nº86
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
willian fóquinha escreveu:?????
Olá!
Esse Paraflu tem o básico necessário e seria adequado - Tem os anticorrosivos, que é o principal item para nós aqui no Brasil. E tem o etilenoglicol para aumentar o ponto de fervura e baixar o ponto de congelamento.
O que eleva o ponto de fervura significativamente é a pressão determinada pela tampa do radiador. Já o congelamento, só se morar bem lá no sul do Brasil, tipo Urubici, Sào Joaquim etc. De SP para cima, nunca chega a zero grau.
De qualquer forma, um pouco de anticongelante é bom para garantir. Um minimo que colocar de aditivo na diluição já vai baixar o ponto de congelamento para garantir o passeio com o Opala em qualquer cidade do Brasil. Veja os gráficos que coloquei lá no inicio do post.
andresrh- Opaleiro
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- Mensagem nº87
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Pessoal, bom dia!
Efetuei uma manutenção no radiador e coloquei um aditivo, não me recordo a marca nem o tipo. O fato é que estourou um selo do bloco do motor, como esperado.
Minha dúvida é: trocar TODOS os selos, inclusive o que fica entre o motor e o câmbio ou somente os laterais? A diferença do preço da mão de obra é gritante, visto que terei de arrancar o motor ou o câmbio fora pra troca do selo inferior.
Efetuei uma manutenção no radiador e coloquei um aditivo, não me recordo a marca nem o tipo. O fato é que estourou um selo do bloco do motor, como esperado.
Minha dúvida é: trocar TODOS os selos, inclusive o que fica entre o motor e o câmbio ou somente os laterais? A diferença do preço da mão de obra é gritante, visto que terei de arrancar o motor ou o câmbio fora pra troca do selo inferior.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº88
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
andresrh escreveu:Pessoal, bom dia!
Efetuei uma manutenção no radiador e coloquei um aditivo, não me recordo a marca nem o tipo. O fato é que estourou um selo do bloco do motor, como esperado.
Minha dúvida é: trocar TODOS os selos, inclusive o que fica entre o motor e o câmbio ou somente os laterais? A diferença do preço da mão de obra é gritante, visto que terei de arrancar o motor ou o câmbio fora pra troca do selo inferior.
Troca só os laterais..só compensa troca o que fica escondido se estourar de fato..senão é prejuízo com m.o.
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Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
andresrh- Opaleiro
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- Mensagem nº89
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
Rubão6cc escreveu:andresrh escreveu:Pessoal, bom dia!
Efetuei uma manutenção no radiador e coloquei um aditivo, não me recordo a marca nem o tipo. O fato é que estourou um selo do bloco do motor, como esperado.
Minha dúvida é: trocar TODOS os selos, inclusive o que fica entre o motor e o câmbio ou somente os laterais? A diferença do preço da mão de obra é gritante, visto que terei de arrancar o motor ou o câmbio fora pra troca do selo inferior.
Troca só os laterais..só compensa troca o que fica escondido se estourar de fato..senão é prejuízo com m.o.
Rapaz, acabei trocando todos. Como não tenho intenção de vender o carro, resolvi encarar.
Segue as fotos dos selos laterais do bloco:
Aconteceu após trocar a água pelo aditivo. Na troca do radiador, o mecânico falou que isso iria acontecer, e realmente aconteceu num prazo de uma semana, menos de 30 km rodados.
Fica o alerta: colocou fluido, troque os selos! Vale a pena!!
chevy250- Opaleiro
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- Mensagem nº90
Re: Testes de corrosão - agua x aditivo
andresrh escreveu:Rubão6cc escreveu:
Troca só os laterais..só compensa troca o que fica escondido se estourar de fato..senão é prejuízo com m.o.
Rapaz, acabei trocando todos. Como não tenho intenção de vender o carro, resolvi encarar.
Segue as fotos dos selos laterais do bloco:
Aconteceu após trocar a água pelo aditivo. Na troca do radiador, o mecânico falou que isso iria acontecer, e realmente aconteceu num prazo de uma semana, menos de 30 km rodados.
Fica o alerta: colocou fluido, troque os selos! Vale a pena!!
É importante observar o que causou o que. Eu diria que a lavagem do sistema de arrefecimento de um motor antigo que nunca usou aditivo desencadeia a remoção de ferrugem e isso pode abrir furos que essa ferrugem estava tapando. A corrosão vai tornando as partes ferrosas porosas e frágeis. Ao lavar, voce força essa ferrugem a se desgrudar e ai o furo aparece. É um efeito mais mecânico do que químico.
A presença do aditivo com anti-corrosivo não acelera a abertura de furos.
Ocorre que quando se faz um serviço de radiador, troca de mangueira ou simples esgotamento do sistema para colocar o aditivo, em geral, joga-se água limpa no sistema para lavá-lo. E é aí é que solta o material enferrujado. A própria ferrugem circulando acaba por "tapar" um pouco os buracos.
Provavelmente se voce tivesse feito exatamente o mesmo serviço mas tivesse recolocado água limpa sem aditivo, iam aparecer os mesmos furos nos selos.
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