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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    weber - Exelente texto sobre Weber IDF Empty Exelente texto sobre Weber IDF

    Mensagem por Jean Bida Qua 21 Jan - 18:16:52

    Exlente ajuda pra quem vai alimentar o Opala com um Weber IDF....

    (postado por Gsehn)


    Afinação de Webers IDF


    Os carburadores Weber, mesmo que novos, na caixa, nunca estão regulados perfeitamente para o seu motor, e mesmo dois motores montados com as mesmas peças são diferentes (como a clássica frase: "Não há motores mais diferentes do que dois motores iguais"). Se você realmente quer bons resultados não há outro jeito, é preciso afinar o carburador. Para uma perfeita afinação pode ser necessário trabalhar as diferentes peças do mesmo, mas fazer isso com precisão não é tão fácil, ou seja, comprar giclês, ventures e demais peças de acerto é uma parte natural desse processo e você precisa se acostumar com isso se quiser alcançar uma boa afinação. Essas peças eventualmente não são baratas, então verifique se algum amigo tem algumas sobrando para você testar, ou então compre as mesmas e depois da afinação é bem provável que você consiga vendê-las por um preço aproximado ao que você pagou.

    Antes de qualquer coisa, é preciso se certificar que o carburador está limpo, sem folgas e com a bóia corretamente ajustada, mesmo para exemplares novos, mas principalmente com carburadores usados. Se você não relaxar nessa etapa, todo o resto da afinação está comprometida, e isso pode ser bem frustrante.

    Depois de ajustar a bóia, verifique se você tem uma correta pressão de combustível, entre 3 e 3,5 PSI preferencialmente. Uma pressão de combustível incorreta pode gerar péssimos resultados. Bomba elétrica e um dosador é sempre a melhor opção pois além de poder regular a pressão da linha de combustível você sempre terá pressão de combustível correta assim que virar a chave.


    - A escolha do Venturi/Difusor -
    Para motores que giram razoavelmente alto (6000 - 7000 RPM) normalmente os ventures mais indicados são os que tem de 2 a 4mm a menos do que a medida das válvulas de admissão. Para motores cuja ênfase é o torque, como motores de utilitários ou carros pesados, você pode utilizar venturis um pouco menores e buscar melhores respostas em baixas rotações. Para esses eu recomendo venturis de 4 a 6mm menores que as válvulas de admissão.

    Mas o que acontece quando os venturis são grandes demais? Você vai ter uma redução na velocidade do ar em baixas rotações, o que torna o acerto mais difícil. Velocidade do fluxo de ar é uma das coisas que alteram o caminho do combustível, e isso causaria problemas em baixa.

    E quando os venturis são muito pequenos, o que acontece? Venturis menores irão restringir a capacidade de respiração do seu motor em altos RPMs. Mas isso é muito ruim? Não muito, mas se forem pequenos demais eles farão notável diferença. Por exemplo, colocar venturis de 40mm num Weber 44 IDF com válvulas de admissão de 40mm vai fazer com que fique bem embolado em baixa. Colocando venturis de 36mm seria o mais correto. Se colocar venturis de 28mm numa Weber 40 IDF cujo motor possui válvulas de admissão de 40mm vão limitar consideravelmente o desempenho do motor em altas rotações. Uma Weber 44 IDF por exemplo pode ser utilizada em diversos motores com os venturis normais de 36mm, mas você pode acabar conseguindo melhores resultados caso se disponha a gastar um pouco mais de dinheiro e experimentar diferentes tamanhos de venturis que podem ser o ideal para o seu motor.


    - Alguns comentários sobre giclês/gicleur/gargulantes/jets (como você quiser chamar.. Smile ) -
    Os giclês fabricados mais recentemente tem um formato um pouco diferente dos normais fabricados pela Weber isso pode demandar um pouco de atenção. O mais importante na hora de instalar um novo giclê é prestar atenção em possíveis restrições (sujeira) e também rebarbas aparentes. Sempre verifique os giclês mesmo quando forem novos pois muitos tem pequenas particulas de sujeira dentro e isso vai gerar um resultado desastroso caso você simplesmente os instale nesse estado. Limpe os giclês com produtos próprios para isso e verifique cuidadosamente para ter certeza que estão realmente limpos. Utilize ar comprimido se possível após aplicar o produto de limpeza, dessa forma eles ficarão bem limpos e secos. Novamente, preste bem atenção em rebarbas, pois elas podem ser aspiradas pelo motor e causar danos. Eu particularmente faço a limpeza, instalo, depois retiro e repito a limpeza. É interessante investir num calibrador de giclês, pois dessa forma você pode ter certeza de que os mesmos não foram modificados. Se você depender somente na escrita do giclê pode acabar não conseguindo os resultados esperados. Eu particularmente já vi alguns giclês cuja nomenclatura era uma e o tamanho era outro. Apesar de eu não gostar de refurar giclês, acho válido ter as ferramentas necessárias para poder medí-los com precisão. Apesar de caro o mais correto seria ter vários giclês de medidas diferentes para que você possa testá-los até conseguir um ajuste fino.


    - Lenta -
    Uma vez que você tenha escolhido os venturis e que o carburador esteja ajustado e limpo, parta para a escolhq do giclê de lenta. Existem fórmulas para calcular o tamanho do giclê de lenta (basicamente: 1.6 x tamanho do venturi), mas na verdade o tamanho do venturi tem pouco a ver com o giclê de lenta em certos tipos de motores. Motores mais eficientes podem se beneficiar de giclês para mistura mais pobre, e motores menos eficientes normalmente podem acabar precisando de giclês um pouco mais "gordos" - normalmente de 50 a 60, e há uma tendência de giclês maiores para carburadores de corpos maiores. O tamanho dos giclês de lenta normalmente varia de 45-65, na maioria por volta de 55. Como dito antes, se parte do tamanho de 1.6 multiplicado pelo tamanho do venturi e então você tem uma primeira medida para iniciar o acerto, mas na prática pude perceber que os mais utilizados são de 50 a 55 - os de 55 normalmente não vão deixar a mistura pobre, então eu normalmente parto dessa medida. Antes de fazer qualquer coisa, cerfique-se que os parafusos do bypass estão fechados. São pequenos parafusos com porcas perto dos parafusos de mistura. se eles não estiverem fechados você provavelmente não vai conseguir uma giclagem de lenta correta. É importante salientar que esse artigo pressupõe que o seu motor está em ordem antes de começar a afinar o carburador, ou seja, motor sem problemas, sistema de ignição em ordem, pressão de combustível correta, combustível de qualidade.

    Depois de instalar os giclês de lenta, feche os parafusos de mistura e então abra-os novamente, mais ou menos 1,5 voltas. Em seguida, com o cabo do acelerador desconectado, comece a abrir os parafusos de ajuste das borboletas até que estes parem de tocar o braço do eixo das borboletas. Feche-os novamente até que os mesmos simplesmente encostem nos braços do eixo das borboletas, e então de mais meia volta nos parafusos. De partida no motor e, depois que o mesmo estiver em temperatura de trabalho verifique se a lenta está ok. Se não estiver, abra mais os parafusos de mistura em uma volta. Se ainda assim você não conseguir uma lenta estável, talvez os giclês sejam muito pequenos.

    Agora comece a fechar um dos parafusos de mistura, lentamente, um pouco de cada vez e pare até notar a mudança no comportamento do motor. Quando a rotação começar a cair quer dizer que a mistura está pobre demais, então comece a abrir novamente até o motor voltar a funcionar de forma "lisa". Agora comece a abrir lentamente o parafuso da mistura até atingir a máxima rotação, e pare por aí. O ponto ideal da mistura da lenta é aquele em que se consegue a máxima rotação com o mínimo de combustível.

    - Giclês principais -
    Agora que o ajuste da lenta está pronto, vamos para o ajuste dos giclês principais. Assumindo que você está usando canetas F11, seu ponto de partida seria em torno de 4.1 até 4.3 multiplicado pelo tamanho do venturi. Então, se seu venturi for de 36mm, seu giclê principal deveria ser por volta de 145 a 155 para começar o ajuste. 150 é um bom número para começar. 145-150 provavelmente vão funcionar bem com um venturi de 36mm, e essa regra funciona bem para demais venturis um pouco maiores ou menores, mas uma vez que você utilizar venturis de 40mm pra cima essa formula parece parar de funcionar com tanta eficácia.

    - Giclês de ar -
    Se você estiver usando giclês principais de 145 por exemplo, usar giclês de ar em 200 é um bom começo. Se os giclês principais forem consideralmente menores, como 135 ou 115, utilize giclês de ar em 160 até 180 como ponto de partida. Comece com esses parâmetros e não mexa nos mesmos até ter certeza que o resto da giclagem está correto.

    - Botando o carro pra rodar -
    Uma coisa que se deve saber é que, nesse ponto da afinação, seus injetores de rápida serão os vilões dessa história ao menos que você entenda exatamente sua funcão e como eles trabalham. Injetores de rápida são uma forma de compensar alguns aspéctos da física. O que acontece é que o combustível é mais pesado que o ar, então ele leva mais tempo para ganhar velocidade por dentro do carburador até de fato ser expelido do que o ar leva para passar pelas borboletas. Resumindo, quando você pisa no acelerador há um aumento rápido da velocidade do ar mas o combustível necessário para alimentar esse fluxo só começa a ser entregue um certo tempo depois. É aí que entram os injetores de rápida, com a função de injetar combustível instantaneamente quando você pisa no acelerador. Por hora, se concentre no fato de que você está afinando os giclês então evite acelerações bruscas.

    Vai ajudar muito se seu carro tiver conta-giros e mais ainda uma sonda-lambda com hallmeter (para monitorar a mistura ar-combustível). Eu diria que o conta-giros é quase que essencial, enquanto que a sonda-lambda é desejável, a não ser que você queira um ajuste realmente fino, quase perfeito em termos de consumo e potência.

    Entre no carro e saia para dar uma volta. Preste atenção no comportamento do veículo nas faixas de 1500 a 2000 RPM, depois de 2000 a 3000 RPM, e então de 3000 a 4000 RPM.

    Até 1500/2000 RPM praticamente só o sistema de lenta é utilizado. Mantenha o acelerador estável e observe como o motor se comporta nessa faixa de RPMs. Se estiver ok, parta para a próxima faixa de RPMs. Se aparentar mistura fraca ou gorda, é provável que você precise mexer nos giclês. Infelizmente é difícil dizer se a mistura está fraca ou rica caso você não tenha experiência. É aí que entra a sonda lambda e o hallmeter para ajudá-lo a fazer os ajustes nos giclês de lenta caso necessário.

    De 2000 a 3000 RPM é onde começa a transição entre o sistema de lenta para a alimentação principal. Seus giclês de lenta começam a fazer menos diferença e os giclês de correção de ar começam progressivamente a serem os responsáveis por como o seu motor se comporta. Posteriormente veremos mais detalhes.

    De 3000 a 4000 RPM é a faixa onde os giclês principais realmente fazem seu trabalho. Com o acelerador estável, observe se a mistura está fraca ou rica. Se estiver fraca, aumente os giclês principais e teste. Se estiver rica, diminua os giclês e veja como ficou. Vá diminuindo até sentir o motor começar a ficar fraco, e então volte para o giclê anterior. Pronto, os giclês principais estão ajustados.

    De volta a fase de transição, se a mistura estava fraca nessa fase e também na fase de alimentação principal, tente observar se o aumento dos giclês principais ajudaram na progressão. Se a lenta e a alimentação principal estiverem corretas, a progressão deveria funcionar igualmente bem. Se a lenta e alimentação principal vão bem mas a progressão não, tente aumentar os giclês de ar e observe se isso ajudou. Se não funcionou, aumente mais e observe novamente. Provavelmente você vai acabar chegando no ponto ideal. Se mesmo assim você ainda tiver problemas com progressão, alguma outra coisa pode estar errada.

    - Aceleração Rápida -
    Uma vez que tudo o que vimos anteriormente estiver funcionando bem, parta então para a afinação dos injetores de rápida. Mesmo existindo diferentes tipos de injetores de rápida e válvulas de bypass, você normalmente vai conseguir fazer o que precisa com os originais. Primeiro certifique-se de que eles estão com o mesmo ajuste. Dirija o carro e observe o que acontece quando você acelera rapidamente. Se em 2a ou 3a marcha você pisar no fundo por digamos meio segundo e o motor embolar, tente abrir cada parafuso dos injetores de rápida em mais ou menos 3 voltas, e teste novamente. Se ficar pior, então eles estavam muito fracos e você deve tentar o contrário. Tente 3 voltas de cada vez até que eles estejam corretos. Para aqueles que tiverem uma sonda lambda e hallmeter, a resposta com as acelerações deve ser o mais estável possível, mas isso não é tão fácil. Se ao acelerar o hallmeter acusar falta, feche o parafuso em 3 voltas e tente novamente. Se o hallmeter acusar excesso por algum tempo, 2 segundos por exemplo, faça o contrário. O que eu faço normalmente é partir de mistura fraca até atingir o ideal. Excesso na aceleração rápida vai lavar os cilindros e fazer com que mais óleo seja expelido, causando muito consumo.

    - Erros mais comuns -
    Muitas pessoas andam por aí achando que sua afinação está correnta quando, na verdade, eles acabaram encobertando problemas com giclagem incorreta. A ÚNICA maneira de ter certeza que tudo está correto é utilizando uma sonda lambda com hallmeter, mas você pode resolver estes problemas se prestar bem atenção no comportamento do motor nas diferentes faixas de rotação e esforço. Para testar os giclês, observar o que acontece quando você pisa no acelerador não é a forma correta, pois fazendo isso os injetores de rápida estão mascarando o comportamento dos giclês. Para verificar os giclês é necessário prestar atenção quando o acelerador se mantem estável, com rotações constantes, em diferentes faixas.

    Avaliar os giclês pisando no fundo do acelerador também não é a forma mais correta, pelo menos com alta carga e baixas rotações. A mistura fica rica nessas condições e devem ser assim mesmo pois o seu motor precisa. Se você observar o hallmeter e a mistura ficar fraca, só vá se preocupar com isso quando você tiver todo o resto ajustado.

    Essa parte do ajuste pode nunca ser perfeita, mas você pode conseguir fazê-la ficar bem perto do ideal depois que todo o resto estiver afinado.

    Se você chegou num ponto onde a afinação parece estar perfeita, vá dirigir, se possível por uma distância longa, uma viagem, alguns dias, esse tipo de coisa, e então preste atenção no comportamento do motor. Se você tentar enfraquecer a mistura de um motor que tem rodado com mistura rica por um bom tempo isso pode levar algum tempo e, digamos, passar por "estágios" de enfraquecimento da mistura até que a carbonização causada pelo excesso se desfaça.

    - Consumo -
    Depende de como você dirige e do teor da mistura que você escolheu. Há faixas de mistura com economia máxima e potência máxima. Ajustar os injetores de rápida para trabalharem com o mínimo possível de combustível também ajuda


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    Mensagem por Xann Qua 21 Jan - 20:04:44

    Muito, mas muito bom mesmo Jean OKK

    Me amarro muito na parte técnica da coisa, pra mim não basta funcionar, tenho que saber como funciona.

    Jean, ainda no assunto Weber, vc saberia informar mais ou menos á que RPM o 3º estágio de alimentação ou Sistema Suplementar da 446 começa a entrar em ação?

    Grande Abraço!


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    Mensagem por Jean Bida Sex 23 Jan - 12:21:51

    Xann escreveu:Muito, mas muito bom mesmo Jean OKK

    Me amarro muito na parte técnica da coisa, pra mim não basta funcionar, tenho que saber como funciona.

    Jean, ainda no assunto Weber, vc saberia informar mais ou menos á que RPM o 3º estágio de alimentação ou Sistema Suplementar da 446 começa a entrar em ação?

    Grande Abraço!
    Poutz velho, não faço nem idéia mesmo! E interessante a dúvida Xann...lançada a pergunta agora também gostaria de saber. weber - Exelente texto sobre Weber IDF 695742 scratch


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    Mensagem por Xann Sex 23 Jan - 12:24:15

    Humm, então esperaremos os mais conhecedores desse carbura. Rolling Eyes


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    Mensagem por Gil 4100 Dom 1 Fev - 7:45:00

    Poxa Jean que materia legal, vou imprimir e colocar na minha oficina ... show
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    Mensagem por Jean Bida Dom 1 Fev - 17:09:48

    Gil 4100 escreveu:Poxa Jean que materia legal, vou imprimir e colocar na minha oficina ... show
    Valew
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    Ow irmão! Sério? Dentro do meu restrito conhecimento achei bom, fácil de entender,você aprovando então agora sim sei que é bom!!! weber - Exelente texto sobre Weber IDF 255810


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    Mensagem por GuentherSehn Qui 2 Abr - 0:06:02

    Hehe... hoje lendo novamente vi que cometi alguns mini errinhos na tradução, mas ficou entendível

    Fico feliz que a galera tenha gostado. Tirei do site http://www.carburetorclinic.com/

    Abração,

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    Mensagem por fabio_caravan Qui 30 Abr - 8:09:38

    viu queria saber tenho uma caravan 4cc e tenho um carburador weber do 6cc se eu colocar esse carburador minha caravan vai andar mas?
    espero resposta obrigado.
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    Mensagem por thallisguimaraes Qui 30 Abr - 16:07:06

    Vai é fica pior, troca os gicles so do 6cil que fica bom!


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    Mensagem por Jean Bida Qui 30 Abr - 17:11:55

    thallisguimaraes escreveu:Vai é fica pior, troca os gicles so do 6cil que fica bom!
    Não é bem assim.Se for alcool são idênticos em tudo os dois carburadores, se for gasolina existem algumas diferenças como disse o Thállis,Injetor Morcego(gargulante de aceleração 12 no 4 cil e 13 no 6)gargulante da marcha lenta iguais,válvula máxima 28 ,4 cil e 30 no 6 cil.Respiro principal 14 no 4 e 20 no 6 cil. Mas se colocar diretamente o 446 de um 6 cil gasolina no seu 4 cil gasolina, vai sentir muito a diferença da pegada, vai melhorar bem, só que um um certo desperdício de combustível, já que as medidas são bem próximas mas não idênticas como seria se fosse alcool.


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    Mensagem por GSALAMON Ter 23 Jun - 16:44:46

    Jean Bida escreveu:
    Jean Bida escreveu:
    thallisguimaraes escreveu:Vai é fica pior, troca os gicles so do 6cil que fica bom!
    Não é bem assim, gicles podem ser 25,26,27 tanto no 4 como no 6 cil. e é uma diferenã muito pequena, meu 446 veio na caixa para 6 cil com Gicles 25 que de pro Xann,coloquei os 27, um Kit Weber pro 446 antigo e original que abri estes dias, vieram com os 26, 26 é o reomendado para o 4 cil.Se for alcool são idênticos em tudo os dois carburadores, se for gasolina existem algumas diferenças como disse o Thállis,Injetor Morcego(gargulante de aceleração 12 no 4 cil e 13 no 6)gargulante da marcha lenta iguais,válvula máxima 28 ,4 cil e 30 no 6 cil.Respiro principal 14 no 4 e 20 no 6 cil. Mas se colocar diretamente o 446 de um 6 cil gasolina no seu 4 cil gasolina, vai sentir muito a diferença da pegada, vai melhorar bem, só que um certo desperdício de combustível, já que as medidas são bem próximas mas não idênticas como seria se fosse alcool, ou seja vai funcionar bem sim(contando que estácolocando um em estado perfeito)´só que tiraria o mesmo proveito dele com medidas de algumas peças pouco menores.
    Estes números pequenos são medidas americanas, para saber o exato tamanho do gicle, multiplique por 5. Por exemplo, um gicle 25 x5 = gicle nº 125. Blza
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    Mensagem por Helizandro Dom 6 Set - 21:08:24

    isso é quase uma aula de weber!!!!!!!!!!!!
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    Mensagem por edu4100 Sáb 7 Nov - 7:41:15

    Muito bom o texto, obrigado Jean e Ghenter por postar!
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    Mensagem por edu4100 Sáb 7 Nov - 7:42:31

    Muito bom o texto, obrigado Jean e Ghenter por postar!
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    Mensagem por andre14sp Dom 17 Jan - 20:23:34

    estou com um probleminha no meu weber 44 quando ele esta frio ele funciona bem quando esquenta bem começa a ocilar falhar ja tentei de tudo ja estou pençando que pode ser egniçao com comando auto pode mudar muito a giclagem ?
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    Mensagem por Jean Bida Seg 18 Jan - 6:32:23

    andre14sp escreveu:estou com um probleminha no meu weber 44 quando ele esta frio ele funciona bem quando esquenta bem começa a ocilar falhar ja tentei de tudo ja estou pençando que pode ser egniçao com comando auto pode mudar muito a giclagem ?
    dae!Motor frio precisa mistura rica, tanto que quando puxamo afogador, diminuímos a quantidade de ar admitida, logo , mistura mais rica...depois de quente andar de afogador puxado só tristeza, não precisa mais mistura rica...Então partindo disso tua 44 tá com excesso...normal rsrsr...Pra ter certeza coloca uma Hall Meter, sonda Lamda de 4 fios no desmanche 30/40 conto, Hall no ML 80...


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    Mensagem por tiagostp Seg 15 Fev - 12:36:51

    otimo texto pessoal...mas qdo estamos falando em turbo...como fica a giclagem e demais perifericos?
    to acertando um 6 cilindros a alcool com IDF40 e turbo...
    podem me ajudar?

    abraco

    tiagostp
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    Mensagem por Ivan Bertoni Seg 15 Fev - 15:30:41

    Xann escreveu:Muito, mas muito bom mesmo Jean OKK

    Me amarro muito na parte técnica da coisa, pra mim não basta funcionar, tenho que saber como funciona.

    Jean, ainda no assunto Weber, vc saberia informar mais ou menos á que RPM o 3º estágio de alimentação ou Sistema Suplementar da 446 começa a entrar em ação?

    Grande Abraço!

    Cara, este é um texto retirado diretamente do manual da Weber 446.
    Caso queira ler todo conteúdo, o link é este
    http://www.opalaclubemairipora.com/tecnica/446-1.pdf

    Aí vai a explicação.

    Como o próprio nome diz, este sistema tem a função de suplementar o sistema principal, isto é, quando o motor precisa produzir a sua potência máxima, há necessidade de se aumentar a quantidade de combustível na mistura. Este aumento é conseguindo adicionando-se mais combustível diretamente nos tubos misturadores. Para isso existe no funda da cuba um gargulante suplementar dotado de uma válvula que controla a passagem de combustível da cuba diretamente para os tubos misturadores.
    Quando o vácuo na base do carburador é forte (borboletas de aceleração quase fechadas) ele consegue vencer a resistência da mola do pistão de vácuo que então deixa o pistão subir dentro do seu cilindro. Dessa maneiroa a válvula gargulante suplementar permanece fechada e não permite a passagem de combustível diretamente para os tubos misturadores. Qunado porém o vácuo é fraco (borboletar de aceleração totalmente abertas) a mola do pistão de vácuo consegue empurrar a haste do pitão que abre a válvula do gargulante suplementar.
    Dessa maneira mais combustível é adicionado na mistura.
    Observação: A válvula gargulante suplementar de alguns tipode de carburador 446 é de duplo estágio, isto é, se a válvula for aberta até certo ponto, ela permite a passagem de uma quantidade de combustível. Porém, se a válvula for aberta além desse ponto a quantidade de combustível que pode passar é maior. Nos outros tipos do carburador 446 a válvula do gargulante suplementar tem apenas um estágio.
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    Mensagem por Xann Ter 16 Fev - 6:16:59

    Fala Ivan, firmeza!
    Então, justamente esse sistema se torna um vilão em carburadores já muito surrados, pois com o empenamento da tampa e do proprio corpo por cima onde pega a tampa, o vácuo do motor não vai conseguir sugar esse pistão de vácuo, justamente pq esse váco vai se perder pelas pequenas arestas causadas pelo empeno, dessa forma a valvula permanecerá aberta mesmo em baixas rotações e tornando esse carburador um grande pesadelo para o dono, aí vem os famigerados "mexãnicos" que pouco entendem desse sistema, e sem se dar conta do causador do excesso vão modificando os gicles e demais componentes, tornando impossível o acerto.
    Apesar de saber que quem foi responsável por esse projeto foi alguém que estudou anos pra chegar á esse conceito, eu, como mero mortal, ouso a dizer que a implantação desse sistema NA TAMPA desse carburador foi "O GRANDE ERRO". Se bem que o responsavel pelo projeto e o fabricante, com certeza não o fizeram pra rodar ai 30, 40 anos hehe.

    Agora uma pergunta aos usuários da W40, esse carburador tb conta com um sistema suplementar como o 446, com pistão na tampa?


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    Mensagem por Ivan Bertoni Ter 16 Fev - 7:03:15

    Grande Xann !

    Cara, ótima observação.
    Talvez esse seja o problema que dá a fama de gastão ao 446.
    Claro, sem esquecer que ele gasta mais que os demais carburadores por seu acionamento do 2º estágio ser simultâneo.
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    Mensagem por juakoDCOE Seg 29 Mar - 22:23:48

    Olá amigos, estou escrevendo do Chile, tenho um opala, mas o Weber IDF sobre este post muito bom e realmente me ajudou muito.

    Mas
    eu tenho um problema, eu lhes digo que tenho uma Saveiro turbo 1994,
    esta com um carburador Dellorto DRLA 36 (idênticas em desempenho para o
    IDF Weber) e quando o carburador recebe pressão do turbo começa a vazar
    gasolina por toda parte.

    Possivelmente esses carburadores precisam de alguma preparação extra para ser pressurizado e não fiz??.

    Eles
    são especialmente se puden me ajudar, eu não sei nada a fazer no seu
    fórum, mas vejo que o nível de conhecimento é muito bom e certamente
    sabe que as coisas não tenho conhecimento de carros brasileiros e suas
    modificações.

    Muito obrigado.
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    weber - Exelente texto sobre Weber IDF Empty Muito bom!...

    Mensagem por Lucas Pinali Mafissoni Dom 19 Set - 14:37:09

    Fala Jean! Muito bom o conteúdo...cara, vou deixar aqui um site onde os amigos Opaleiros podem encontrar alguns dados técnicos e diagramas dos Weber IDF. O site é www.redlineweber.com , ae é só ir no ícone "Tech Information"... lá vcs poderão encontrar algumas coisas. Valeu rapazeada! Abraço!
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    Mensagem por fabioklock Qui 3 maio - 16:48:48

    CURIOSIDADE

    tem como colocar dois ou tres carburadores weber num motor de 6cc 250s a alcool ?? Very Happy
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    Mensagem por jeferson carlos ternauski Ter 28 Ago - 12:55:36

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    Mensagem por Jean Michel Colet Qua 10 Out - 23:22:00

    Bom tópico!


    Última edição por Jean Michel Colet em Ter 7 Abr - 1:28:12, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Jean Michel Colet Qua 17 Out - 21:49:08

    Logo, escrevo alguma coisa abaixo!


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    Mensagem por RN_Willemann Qui 27 Dez - 14:50:25

    Colquei hoje.

    Nas primeiras voltas e primeiros ajustes já fiquei bem satisfeito.
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    Mensagem por RN_Willemann Qui 27 Dez - 14:51:42

    Amigos, alguem poderia fazer uma imagem detalhada dos parafusos de ajuste e posição das peças.

    Ajudaria bastante.
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    Mensagem por Diego250 Sex 2 maio - 13:33:30

    Muito bom o texto, mas como faço para definir que canetas usar? comprei uma 44 essa semana e ela veio com canetas F5......meu carro é 4400, com cabeçote todo feito....
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    Mensagem por andersnil2004 Qua 12 Nov - 6:30:03

    Estou qrendo fazer o acerto do meu opala q recentemente coloquei comando sobe 278x278 tucho mecânico e w40 cabeçote origina.
    Esta com canetasf11 gicle lenta 52, gicle de lenta 200 e um outro de 115.
    Gostaria de saber se mudo de canetas para f7. Pq meu opala só pega qdo as canetas estão totalmente desrrosqueadas só encostadas na na w40.
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    Mensagem por Bruno Dutra Sáb 23 Abr - 23:59:52

    Camaradas, uma atenção de vocês aqui por favor:
    Tempos atrás eu tava decidido que ia preparar o motor do meu 1988 4 cil, inclusive cheguei à comprar 4x1, Weber 40 (FAJS) e coletor de adm, e tava prestes a comprar comando, ignição, etc, mas o dinheiro foi ficou curto e o projeto parou por ai mesmo.
    O 4x1 eu mesmo instalei, mas o carburador e coletor estão à mais de um ano criando pó aqui, e isso me corta o coração.
    Resumindo a história pra não me estender demais, esse meu carro originalmente era alcool, e o antigo dono passou pra gasolina provavelmente mantendo tudo original só mexendo no carburador (H34). O fato é que meu carro anda mau, não falha, pega de primeira, mas não tem o folego de outros 4 cil que já andei. Como esse H34 já apanhou bastante na vida (inclusive tem um esguichinho trancado com alicate), tô afim de trocar de carburador.
    Já li por ai que o W40 apesar de assustar um pouco pelo tamanho e tal é um carburador bem versátil, dá pra instalar em motores pequenos.
    A minha pergunta é:
    Será que se eu mandasse instalar esse weber 40 nesse meu motor "a alcool" rodando na gasolina ia ser muito dificil de acerta ou algo muito exagerado? Levando em consideraçao que o motor é original com exceção do 4x1, e deve ter a taxa meio alta.
    E o consumo, andando de boa sem pisar demais, ia aumentar drasticamente?

    Muito obrigado pela atenção
    eleandro kalckmann
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    Mensagem por eleandro kalckmann Dom 24 Abr - 8:29:55

    show de bola....até q enfim um texto q eu entendi kkkkk....

    nao sei como funciona ,mas eu voto ´´fixo``....

    nao sei se ja nao tem,mas,aproveitando e dando uma ideia....seria legal fazer o mesmo para todos os tipos de bura q sao usados nos nossos ´´opa``(melhor ainda com fotos se possivel)....sendo os originais e os importados tambem....acho q temos integrantes do forun q sao cranio em certos tipos de carburador...juntando todos poderiamos fazer um baita topico
    na ´´area tecnica``.....


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    Mensagem por tcheco 8687 Dom 24 Abr - 10:50:49

    Exelente.
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    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 24 Abr - 11:59:47

    Bruno Dutra escreveu:Camaradas, uma atenção de vocês aqui por favor:
    Tempos atrás eu tava decidido que ia preparar o motor do meu 1988 4 cil, inclusive cheguei à comprar 4x1, Weber 40 (FAJS) e coletor de adm, e tava prestes a comprar comando, ignição, etc, mas o dinheiro foi ficou curto e o projeto parou por ai mesmo.
    O 4x1 eu mesmo instalei, mas o carburador e coletor estão à mais de um ano criando pó aqui, e isso me corta o coração.
    Resumindo a história pra não me estender demais, esse meu carro originalmente era alcool, e o antigo dono passou pra gasolina provavelmente mantendo tudo original só mexendo no carburador (H34). O fato é que meu carro anda mau, não falha, pega de primeira, mas não tem o folego de outros 4 cil que já andei. Como esse H34 já apanhou bastante na vida (inclusive tem um esguichinho trancado com alicate), tô afim de trocar de carburador.
    Já li por ai que o W40 apesar de assustar um pouco pelo tamanho e tal é um carburador bem versátil, dá pra instalar em motores pequenos.
    A minha pergunta é:
    Será que se eu mandasse instalar esse weber 40 nesse meu motor "a alcool" rodando na gasolina ia ser muito dificil de acerta ou algo muito exagerado? Levando em consideraçao que o motor é original com exceção do 4x1, e deve ter a taxa meio alta.
    E o consumo, andando de boa sem pisar demais, ia aumentar drasticamente?

    Muito obrigado pela atenção
    Vai ser um acerto simples,igual acertar um motor original na gasolina,sem falar que vai ter uma taxa boa pra queimar gasolina


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    weber - Exelente texto sobre Weber IDF Empty Re: Exelente texto sobre Weber IDF

    Mensagem por gabriel.acosta Dom 24 Abr - 13:04:28

    Jean Bida escreveu:
    - A escolha do Venturi/Difusor -
    Para motores que giram razoavelmente alto (6000 - 7000 RPM) normalmente os ventures mais indicados são os que tem de 2 a 4mm a menos do que a medida das válvulas de admissão. Para motores cuja ênfase é o torque, como motores de utilitários ou carros pesados, você pode utilizar venturis um pouco menores e buscar melhores respostas em baixas rotações. Para esses eu recomendo venturis de 4 a 6mm menores que as válvulas de admissão.

    Mas o que acontece quando os venturis são grandes demais? Você vai ter uma redução na velocidade do ar em baixas rotações, o que torna o acerto mais difícil. Velocidade do fluxo de ar é uma das coisas que alteram o caminho do combustível, e isso causaria problemas em baixa.

    E quando os venturis são muito pequenos, o que acontece? Venturis menores irão restringir a capacidade de respiração do seu motor em altos RPMs. Mas isso é muito ruim? Não muito, mas se forem pequenos demais eles farão notável diferença. Por exemplo, colocar venturis de 40mm num Weber 44 IDF com válvulas de admissão de 40mm vai fazer com que fique bem embolado em baixa. Colocando venturis de 36mm seria o mais correto. Se colocar venturis de 28mm numa Weber 40 IDF cujo motor possui válvulas de admissão de 40mm vão limitar consideravelmente o desempenho do motor em altas rotações. Uma Weber 44 IDF por exemplo pode ser utilizada em diversos motores com os venturis normais de 36mm, mas você pode acabar conseguindo melhores resultados caso se disponha a gastar um pouco mais de dinheiro e experimentar diferentes tamanhos de venturis que podem ser o ideal para o seu motor.

    Ótimo tópico. Fala tudo detalhadamente.
    Mas surgiu uma dúvida de leigo aqui:
    -Seguindo o raciocínio do venturi de que ele deve ser de 4 a 6mm menor que a valvula de admissão, e que a válvula de admissão do opala tem 45mm, logo o venturi teria que ser de 39 à 41mm.
    Isso não seria um pouco exagerado?
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    weber - Exelente texto sobre Weber IDF Empty Re: Exelente texto sobre Weber IDF

    Mensagem por Bruno Dutra Seg 23 maio - 22:12:24

    Jean Bida escreveu:Exlente ajuda pra quem vai alimentar o Opala com um Weber IDF....

    (postado por Gsehn)


    - Aceleração Rápida -
    Uma vez que tudo o que vimos anteriormente estiver funcionando bem, parta então para a afinação dos injetores de rápida. Mesmo existindo diferentes tipos de injetores de rápida e válvulas de bypass, você normalmente vai conseguir fazer o que precisa com os originais. Primeiro certifique-se de que eles estão com o mesmo ajuste. Dirija o carro e observe o que acontece quando você acelera rapidamente. Se em 2a ou 3a marcha você pisar no fundo por digamos meio segundo e o motor embolar, tente abrir cada parafuso dos injetores de rápida em mais ou menos 3 voltas, e teste novamente.

    Não entendi essa parte. Quais seriam esses parafusos de injetor de rápida?
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    Mensagem por Fernandinho SP Qui 15 Fev - 17:32:55

    gabriel.acosta escreveu:
    Jean Bida escreveu:
    - A escolha do Venturi/Difusor -
    Para motores que giram razoavelmente alto (6000 - 7000 RPM) normalmente os ventures mais indicados são os que tem de 2 a 4mm a menos do que a medida das válvulas de admissão. Para motores cuja ênfase é o torque, como motores de utilitários ou carros pesados, você pode utilizar venturis um pouco menores e buscar melhores respostas em baixas rotações. Para esses eu recomendo venturis de 4 a 6mm menores que as válvulas de admissão.

    Mas o que acontece quando os venturis são grandes demais? Você vai ter uma redução na velocidade do ar em baixas rotações, o que torna o acerto mais difícil. Velocidade do fluxo de ar é uma das coisas que alteram o caminho do combustível, e isso causaria problemas em baixa.

    E quando os venturis são muito pequenos, o que acontece? Venturis menores irão restringir a capacidade de respiração do seu motor em altos RPMs. Mas isso é muito ruim? Não muito, mas se forem pequenos demais eles farão notável diferença. Por exemplo, colocar venturis de 40mm num Weber 44 IDF com válvulas de admissão de 40mm vai fazer com que fique bem embolado em baixa. Colocando venturis de 36mm seria o mais correto. Se colocar venturis de 28mm numa Weber 40 IDF cujo motor possui válvulas de admissão de 40mm vão limitar consideravelmente o desempenho do motor em altas rotações. Uma Weber 44 IDF por exemplo pode ser utilizada em diversos motores com os venturis normais de 36mm, mas você pode acabar conseguindo melhores resultados caso se disponha a gastar um pouco mais de dinheiro e experimentar diferentes tamanhos de venturis que podem ser o ideal para o seu motor.

    Ótimo tópico. Fala tudo detalhadamente.
    Mas surgiu uma dúvida de leigo aqui:
    -Seguindo o raciocínio do venturi de que ele deve ser de 4 a 6mm menor que a valvula de admissão, e que a válvula de admissão do opala tem 45mm, logo o venturi teria que ser de 39 à 41mm.
    Isso não seria um pouco exagerado?

    Sabe aquela história, tudo que lemos, vimos ou ouvimos cabe a nós filtrar e aproveitar somente o que nos seja útil. Já li esse texto em outro local e por experiência posso dizer 2 coisas :


    A sequencia de acerto citada é magnífica, pode fazer assim que o resultado será muito bom.

    Quanto às medidas colocadas pelo auto...Esqueça !!!... principalmente as de venturi. (4mm menor que a válvula de admissão ?!!... Fala sério !!! )
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    Mensagem por gabriel.acosta Sáb 17 Fev - 10:07:41

    Fernandinho SP escreveu:

    Sabe aquela história, tudo que lemos, vimos ou ouvimos cabe a nós filtrar e aproveitar somente o que nos seja útil. Já li esse texto em outro local e por experiência posso dizer 2 coisas :


    A sequencia de acerto citada é magnífica, pode fazer assim que o resultado será muito bom.

    Quanto às medidas colocadas pelo auto...Esqueça !!!... principalmente as de venturi. (4mm menor que a válvula de admissão ?!!... Fala sério !!! )
    Hahaha Verdade, exageraram aí OKK
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    Mensagem por Fabio Aveiro Sáb 7 Ago - 21:34:52

    Boa noite. Tenho um opala 78, 4 cilindros, e troquei o carburador+coletor admissão+coletor escapamento original por uma weber idf 40 marca standart parts+coletor admissão marca drago+coletor escapamento 4x1 dimensionado. Não tenho conhecimento de mecânica porém eu mesmo fiz a troca com a ajuda de vídeos do YouTube e leitura aqui no grupo, contudo não consegui descobrir onde fica na Weber a conexão da mangueira de vácuo que vem do avanço do distribuidor (se há essa conexão). Se alguém puder me ajudar agradeço.
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    Mensagem por BenKenobi Seg 9 Ago - 9:20:29

    Fabio Aveiro escreveu:Boa noite. Tenho um opala 78, 4 cilindros, e troquei o carburador+coletor admissão+coletor escapamento original por uma weber idf 40 marca standart parts+coletor admissão marca drago+coletor escapamento 4x1 dimensionado. Não tenho conhecimento de mecânica porém eu mesmo fiz a troca com a ajuda de vídeos do YouTube e leitura aqui no grupo, contudo não consegui descobrir onde fica na Weber a conexão da mangueira de vácuo que vem do avanço do distribuidor (se há essa conexão). Se alguém puder me ajudar agradeço.

    Olhando de frente com para a cuba, fica no "pé" da weber, do lado direito o tubo.
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    Mensagem por Fabio Aveiro Seg 9 Ago - 10:22:50

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    Mensagem por Fabio Aveiro Seg 9 Ago - 10:23:45

    Seria esse parafuso?
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    Mensagem por sezil Seg 9 Ago - 10:57:24

    Esse mesmo my brother!!
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    Mensagem por Fabio Aveiro Seg 9 Ago - 11:49:57

    Muito obrigado aos amigos.

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