Está peça tem com função regular a tensão que vai para os instrumentos em 10V.
Possui 3 terminais, na ordem de cima para baixo.
- (+) Positivo, Entrada de tensão 12 ou 13,8v
- Saída para os instrumentos 10v
- (-) Terra
Se tirarem a capinha traseira terão está visão da placa do circuito.
Este regulador foi desenvolvido la em 1900... e bolinha, hoje a eletrônica avançou, e podemos substituir toda esta placa por apenas um transistor regulador de tensão, coisa fácil e barata sendo que os reguladores novos que achamos por ai o pessoal pede uma fortuna!
Devemos usar um transistor que regule a tensão de saída em 10V, eu usei o transistor L7810CV equivalente ao LM7810, geralmente os dois últimos números são a tensão de saída do transistor.
Aqui o datasheet do transistor
http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet2/8/0ishsf7y9sp31h690e60g8gclc3y.pdf
O transistor L7810CV / LM7810 possui 3 pernas, sendo elas na linguagem da eletrônica (coletor, base, emissor) simplificando.. (entrada, terra, saida) como na foto acima.
Eu usei a estrutura do antigo regulador e coloquei dentro dele o transistor.
CUIDADO! a estrutura no transistor é NEGATIVA (GND) por isso se quiser parafusar ele na estrutura do antigo regulador como eu fiz, deve-se isolar o transistor e o parafuso da estrutura!
Aqui como ficou a parte traseira
Aqui a montagem interna, transistor parafusado mas isolado pois neste caso a estrutura é usada como (+), usei cola quente pra fixar a parte metálica a parte plástica, o resistor em série eu explico abaixo...
Tensão de entrada com uma fonte de 12v.
Tensão na saída do regulador em 10,4V
Estes 10,4V na saída estavam dando erro na leitura, os ponteiros marcavam um pouco mais, como os instrumentos usam pequenas resistências usei um resistor de 3ohms em série na saída, testei com o painel fora do carro e ficou 10v indo para os instrumentos, mesmo que quando testado fora do painel ainda marque 10,4V!
Não sei porque este erro de 0,4V ocorreu mas como não é tão fácil achar transistores reguladores de 10V fiz isso do resistor pra ficar 100%.
Espero que seja de grande ajuda ao amigos opaleiros, pois não gastei nem R$ 10,00 para ter um regulador novamente funcionando!
Abraçoss
Última edição por Sossa22 em Ter 28 Abr - 14:19:04, editado 2 vez(es)
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