Andando no Opalão percebí a luz da bateria acesa igual uma lanterna na minha frente, voltei rapido pra casa e no caminho percebí que os instumentos do painel não funcionavam nenhum. Pensei logo que a bateria ou alternador tinha pifado. Em casa desliguei e religuei a chave e nem a luzes de bateria e óleo acendiam, dei partida e o carro pegou legal e a luz da bateria voltou a acender. Testei alternador e estava ok.
Olhei na caixa de fusíveis e tinha um queimado, troquei e queimou de novo. Logo percebí que se tratava de um curto circuito, vasculhei todo o chicote cheirando pra ver se sentia cheiro de queimado e nada, descobri que luz de ré e de freio não acendiam mais. No manual descobri que luz de freio, luz de ré e luzes indicadoras e instrumentos do painel ficam todos no mesmo fusível (grrrrrhhhh), e justamente o que estava queimando.
Tirei o painel algumas vezes, desliguei os fios originais do chicote e refiz por fora do chicote outra fiação pra esses fins, e mesma coisa, fusível queimando. Resolví novamente seguir os fios e debaixo do carro o que eu acho? O fio da luz de ré derretido e grudado no escape. Bingooo, achei a fonte de todos os problemas.
Foi só trocar o fio, desfazer a ligação extra por fora do chicote que eu tinha feito e voltar tudo pros fios originais do carro novamente.
Alguns dias antes eu tinha andado com o carro pesado e como o bicho tá baixo raspou em todos os quebra molas, e numa dessa o escape subiu demais e colou no fio da luz de ré, e mais, o cabo do velocímetro tb estava colado no escape, já o descolei e só to esperando no que vai dar.
Então são coisas simples que causam a maior dor de cabeça. E nessa de tirar e colocar o painel eu resolví já dar um trato lá em baixo, relês, temporizadores, etc, etc. Mas isso já foi assunto de um outro tópico.
Até mais
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