Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

118 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 118 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_right 
tabarbosa (16850)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_right 
BANDIT (13573)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_right 
Xann (10394)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_right 
j ricardo (9376)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_right 
Jean Bida (9320)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_leftTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF BarTrocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Bar_right 

+23
GersonJP
frederico santos
Marcos Adriano
Diplo87
sezil
opala4cc
Adriano P
Pedrão B.
Rudenas79
eleandro kalckmann
PAULOG
Müller
niltonflima
Tiago Dziedzic
Flávio Ricardo de Faria
vicomodoro
Douglas Vaciliev
onivaldo.gm
omalvadeza
FR1974
Sossa
Toni Meira
Rubão6cc
27 participantes

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 15 Out - 16:16:04

    Bem amigos há um ano atrás comprei minha caravam diplomata 87 e vazava muito óleo hidráulico pelo sistema, irritado levei em uma oficina especializada em manutenção de sistemas hidráulicos de autos,  me cobraram 650 reais para realização do serviço. Achei o valor um tanto quanto alto e resolvi – fazer a cagada kkkkkk- mexer eu mesmo.

    Primeiro troquei as mangueiras:
    Alimentação da bomba e retorno da caixa ficaram em 30 reais.
    A mangueira de pressão da bomba mandei fazer em uma oficina de tratores e implementos agrícolas, ele usaram as pontas da mangueira antiga e fizeram um serviço de solda muito bom e ela ficou em 80 reais.

    Depois fiz a troca do kit de reparos da bomba q comprei na nafil por 13 reais (treeeeeze reais). A bomba foi muito fácil de trocar o kit e ficou perfeita.

    Agora só faltava a caixa q não vazava muito mas incomodava.

    Comprei o kit de reparos completo da caixa ZF tbem na nafil por 80 reais mais ou menos dai comecei a esperar um tempo certo de começar a mexer; enfim saíram minhas férias, tirei 15 dias e fui fazer o serviço – morrendo de medo diga-se de passagem.

    Comecei tirando a caixa (loooooogico). Como eu tinha elevador disponível e minha caravan não tem 6x2 resolvi tirar por baixo, muuuito mais fácil.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF YzLHv00
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF PP5Bmbn

    Primeiro tirei a porca trava do parafuso do ajuste da folga e o sangrador da caixa
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF KW7LQTQ

    Depois tirei a flange elástica
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF HUfctdi

    Depois tirei a tampa do braço de direção, ela sai tirando os 4 parafusos das pontas e rosqueando o parafuso do ajuste de folga (seta amarela) no sentido horário (dando aperto).
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 6bHz8Y3

    Anel de vedação dessa tampa
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 8WwVcBy

    Parafuso do ajuste da folga é preso por uma trava, é necessário um alicate de tirar travas pra sacar ele
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF GMvryzv

    Aqui ele fora
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF QMIrB6p

    Caixa sem o parafuso do ajuste
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF HRjpUyk

    Agora fui tirar a tampa do eixo sem fim é necessário tirar os 4 parafusos e um jeitinho pra sair....eu dei umas mexidas com a mao e quando abriu uma fenda fui com cuidado tirando com uma chave de fenda.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Ad0oXwr

    Caixa sem a tampa.....já é possível ver a parte de cima do eixo sem fim.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 3fiLDVC

    Esse rolamento não é preso em nada...ele sai com a mao mesmo...se a caixa estiver virada pra baixo ele cai no chão.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF ICVYVtD

    Puxando tudo pra cima vc tira o pistao junto com o eixo sem fim e o setor intermediario.....recomendo a segurar o conjunto pelo pistao assim que ele começar a sair...se segurar pelo eixo ele rosqueia e o pistao pode cair no chão.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF JxFf0W8

    Vista de dentro da caixa sem o pistao
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF EfqCsNc

    Pistao na mao vista do outro lado
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF X3Nb8P7

    Kit de reparos da caixa
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF H1YwOQ8
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 8kyURUg

    Tirando braço de direção, ele sai empurrando a ponta onde rosqueia a porca q prende o braço de direção, é necessário ajustar os dentes certinho na passagem da caixa senão ele não sai. Isso é fácil.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Yuv6moq
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF TuHpgbZ

    Vista do rolamento de cima do braço de direção com os roletes caídos (eles caem quando tira o braço)
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF LdtJUZ9

    Vista do rolamento de baixo do braço de direção com os roletes caídos (eles também caem quando se tira o braço)
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF CUQONk8

    Aqui tirei a trava do retentor e o retentor da parte de baixo da caixa
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF AARjVje

    Aqui toda a parte do pistao já desmontada, para tirar o eixo sem fim de dentro do pistão é só rosquear o eixo sem fim ate q ele saia de dentro do pistão mas para isso segure ou apoie o pistao em algum lugar para q ele não caia. Quando fizer isso note q vc ouvira alguns barulhos la dentro, isso serão as esferas caindo no fundo do pistão; são 23 esferas não perca nem uma.

    A seta preta indica o setor intermediário q fica entre o eixo sem fim e o pistao (nela vao a maioria dos retentores eu acho).
    A seta vermelha são as duas partes do cano bi partido q faz uma ligação das esferas entre um ponto de rosca e o outro da rosca do pistao pra q ela também seja uma rosca sem fim.
    A seta verde é o pistao.
    A seta amarela é o eixo sem fim
    A seta azul são as esferas.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF JEcsrbF

    Aqui toda caixa desmontada com a carcaça, o braço, as tampas, rolamentos, roletes e as partes internas e etc.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 49tCI2u
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF X3C295f
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF VgWCkSV
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF MwMhd7g
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF YPpwsRG

    Esse é o rolamento inferior do eixo sem fim, ele fica no setor intermediário tome muito cuidado na hora de montar pra não inverter a posição dele, pois é muito parecido, se fizer isso na hora de fechar ele quebra (sei pq aconteceu com um amigo aqui do fórum).
    Essa foto é como ele deve ficar no setor intermediário, esse lado para cima - virado para a lado da flange elastica.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF S8tkho7

    Essa foto é a parte q fica virada pra baixo - virado para o pistao
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 4l7Szku

    Aqui todas as peças já lavadas com gasolina e secas com ar comprimido
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF RFgLh2h
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 71VbK1o

    Aqui começando a trocar os retentores e anéis.

    Comecei pelo retentor do eixo da rosca sem fim. Usei uma chave “L” mesmo bati com martelo e ele saiu fácil. Depois foi só encaixar o novo com um pouco de silicone de alta temperatura em volta por segurança.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF PjQzNbC
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF OXm4Qxu
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF SVC23Mu
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF ZbsMFwy

    Aqui trocando os retentores e anéis do eixo sem fim. No kit vem 3 anéis de tamanhos iguais o anel de cor diferente dos outros sempre devera ficar no meio (não sei porque).
    Aqui vão os paços do processo.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Wgr6x69
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF OjGGc0U
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF FIaYvmw
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF AvxPBqd
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF GkJfpMe
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF XjIM23N

    Desmontando o setor intermediário
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF BTAqRcF

    Rolamento
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF I7BJOZf

    Apoio do rolamento
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF YimvH8w

    Retentor
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF D3ZFoR9

    Anel
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF NtDHdp5

    Calços de ajuste de folga (na minha caixa tinham 3, no kit vieram 4 e eles me deram trabalho também mas isso veremos mais pra frente)
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF QHxVdPo


    Retentor da parte de cima do setor intermediário
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF IrfWxBN

    Anel do retentor da parte de cima do setor intermediário
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF UpCWkve

    Retentor da parte de baixo do setor intermediário.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF JZ28liX
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF RO6T8i0

    Em amarelo os anéis das galerias do setor intermediário, são 6: 3 de cada lado.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Er7DhuE
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF AadxzNt

    Sem os anéis
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF XmrIPLL
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF UXJHmNj

    Agora pra colocar os retentores é só fazer o processo inverso à desmontagem. A seguir fotos do setor intermediário montado com todos os retentores e anéis novos.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF KogQQbs

    Nessa foto repare a seta amarela q mostra os calcos do ajuste, mais a diante eles serão comentados.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 952AGVZ

    Eixo sem fim já montado com o setor intermediário
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF ZsiEGa2

    Agora a toca do retentor do pistao, tirando os dois velhos
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF OUHJuVw
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF G6quhIL

    Com dos dois novos
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF VQ8UC6O

    No detalhe o cano bi partido montado no pistao sem o calço plástico de apoio. Pra tirar ele eu usei uma chave de fenda e empurrava ele de dentro pra fora pelo buraco do pistao onde entra o eixo sem fim, mas, as vezes puxava com uma chave de fenda fina pela parte de fora porem isso me resultou num pequeno amassado na beirada q depois eu voltei com um martelinho.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF S0ZxQZ2

    Eixo sem fim montado com o setor intermediário e o pistao.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Onq96oX

    Calço plástico de apoio do cano bi partido montado
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 9VBqrkn

    Colocando os retentores do braço de direção. Lembrando q para tirar o retentor da parte de cima (preto) eu coloquei uma chave de fenda comprida pelo buraco onde entra o pistao e saquei ele fazendo força de alavanca.

    Colocando o calço do retentor, repare q sem esse calço o retentor iria encostar no rolamento.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 1Cl2sLb

    Calço no lugar
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Vpu0cp9

    Retentor superior (preto) no lugar
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF FvGYY7u

    Retentor inferior (azul) no lugar
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 9NN2q3f

    Trava do retentor inferior colocada
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF LzGN16P



    Agora mudando um pouco o assunto; uma curiosidade: reparem o formato dos dentes da engrenagem do braço de direção, ele tem um formato diagonal no qual a parte superior é maior q a inferior, isso é q faz o ajuste da folga pelo parafuso de ajuste, quando vc aperta o parafuso ele empurra o braço para baixo fazendo com q a parte “maior” do dente da engrenagem fique em contato com o pistao eliminando a folga. Por isso q se apertar de mais a direção fica dura, pois o braço “trava o pistao”.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF WSL6q2h
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF DCea2RT
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF POp01nT
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF ShpwISj


    Aqui eu fiz um video mostrando o real funcionamento desse parafuso de tirar a folga. Note q quando o braço de direção desce (quando se aperta o parafuso) vai diminuindo a folga.

    https://youtu.be/7uwSUby8DCk


    Aqui os roletes dos rolamentos montados, usei vaselina solida (poderia ser graxa – mas a vaselina suja menos) pra montar eles, vc passa vaselina solida em volta do rolamento sem os roletes e depois vai colocando um por um. A vaselina vai grudando o rolete na parede do rolamento impedindo q ele caia, acho impossível montar sem.
    Rolamento superior (preto) o mais difícil de montar devido ao acesso a ele quanto menor o tamanho da mao melhor pois vc terá q usar o buraco da entrada do braço de direção pra montar ele. Eu usei uma chave de fenda com ponta imantada para levar os roletes ate o rolamento e depois ajeitava com o dedo. Realmente é muito chato isso. Tire sua aliança de casado ou namoro kkkkkkkkk isso ajuda. Cuidado pra nao perder ela em kkkkkkkkk
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF RaAcCNm
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF OAeTDpR

    Aqui o rolamento inferior (azul) esse é moleza, porem tbem precisa de vaselina ou graxa
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 3cvterb
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF DeGHW4Z

    Colocando o braço de direção
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF YuOe8wH
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF TT0CNVQ
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF YxXOjgJ


    Preparando para colocar o pistao.

    Gire o braço de direção para o lado do buraco da entrada do pistao ate o batente.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF SUteovf
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF UjjO6Cq

    Pistao quase encaixado
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF KZMWtWL

    Detalhe de como o pistao deve encaixar no braço: o primeiro dente do pistao deve empurrar o primeiro dente da engrenagem do braço.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Fu2Er6s

    Isso parece ser uma tarefa fácil, mas não é. O retentor novo fica em alto relevo é bem chatinho de empurrar tudo pra dentro, eu fui acertando com uma chavinha de fenda, um alicate de pressão na ponta inferior do braço de direção pra girar o braço e puxar o pistao pra dentro tbem ajuda, mas tem q tomar cuidado pra não forcar e danificar o retentor. Tem q ir puxando e empurrando o retentor pra dentro em todo o raio.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF H8jiNcR
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF JGueJ8R
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF RYHbTjD
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF QcQ32ws
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Eq9s7z4

    Aqui a caixa quase montada com o pistao e o eixo sem fim já dentro da carcaça junto com o braço de direção e o rolamento do eixo sem fim
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Q39xGJy

    Agora com a tampa do eixo sem fim onde se conectam as mangueiras de pressão e retorno
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF UmjTG1j

    Repare nos 4 parafusos tirados dessa tampa q um deles é maior, ele devera ser colocado na ponta onde se ligam as mangueiras. Após esse passo reparei q ao girar o eixo sem fim da caixa com a junta elástica montada percebi o sistema duro, preso, não girava livre, era muito mais duro de girar q quando eu tirei a caixa do carro, mas achei q fosse normal devido ser tudo novo e a caixa estar sem óleo. Mas não era, vou explicar mais adiante.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF MbnGI8l
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF APOBGuV

    Gente uma coisa: eu não sei para q serve ao certo esse parafuso e essa porca, percebi q o parafuso é comprido e entra dentro da caixa. Quando se esterca o volante todo para um lado (q se eu não me engano é o lado esquerdo anti horário) o pistao chega no fundo da caixa e o parafuso empurra uma esfera q fica numa válvula na parte de baixo do pistao. A exata serventia desse parafuso e dessa válvula eu não entendi muito bem. Porem essa porca vem nova no kit e eu troquei.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF CDjLAkj

    Aqui montando o parafuso de ajuste

    Primeiro o parafuso
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF MPvUttr
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF ZP6RMff


    Depois o calço
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Oe5HCJr
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF TLP6Ige


    E por ultimo a trava
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF EIBXgeE
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF VjKvM5E

    Agora montando a tampa do braço de direção onde fica o parafuso de ajuste de folga e o sangrador da caixa. Também montei os rolamentos com vaselina solida.
    Essa me parecia uma tarefa fácil, mas não foi devido o anel de vedação vir maior q a canaleta da tampa (coisas de peças paralelas). Tive um trabalhão danado pra fechar essa tampa pois eu tentei de tudo e o anel de borracha sempre pulava pra fora da canaleta. E pra piorar essa tampa não fecha simplesmente encaixando, é preciso rosquear o parafuso de ajuste da folga no sentido se soltar (anti horário) isso vai puxando a tampa para baixo lentamente.
    Ate q em uma tentativa passei bastante vaselina solida na canaleta e encaixe o anel de vedação e rosquei bem rápido ate a tampa encostar. Creio eu q o anel não pulou pra fora kkkkk.
    As fotos são das tentativas de colocar a tampa o anel sempre caia, na vez q deu certo eu não tirei foto pois não tive tempo tive q fazer muito rápido.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF WGVP1Lf
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF T49Sowd
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 2vQICGO
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Sn6wXku
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF QqcCeE1
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF IFDYPJS

    Aqui quando finalmente deu certo e já com os 4 parafusos de fixação.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF KsUPRYp

    Com o sangrador da caixa
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 2t4iI7P

    Com a nova porca trava do parafuso de ajuste da folga
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF ItfjIab

    Novo “guarda pó” do eixo sem fim
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 84sqt89

    Caixa completamente montada
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 9tZM9eo
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Mrt1QiP
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF LIImOJL
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 3CjwoEN

    Caixa pintada
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 7ckSBq6
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF SYKZDZA
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF F9u7xot
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 5JG7tJq
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF GNkW30j

    Bom galera nesse momento a caixa foi para o carro e eu feliz da vida por ter conseguido montar, porem depois de tudo certo mangueiras ligadas e etc começaram os meus problemas.

    Primeiro: a direção ficou extremamente dura com o carro parado virando o volante para a direita (sentido horário) parecia direção mecânica. Virando para a esquerda (sentido anti-horário) estava absolutamente normal bem mole.
    Segundo: com o carro na rua após virar uma esquina o volante não voltava como mais como antes, ele ficava “preso” na posição e o carro embicava pro lado e não voltava se não fosse com a mão.

    Tirei a caixa e notei essa tampinha na seta amarela fora do lugar. Acho q deve ter saído durando o processo de montagem. Acreditei q tenha sido isso o problema.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF SpPtys2
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF CqPcBxq

    Aqui coloquei ela no lugar igual estava a do outro lado.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF G3bLKg9
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF BVlPVDd

    Montei no carro e continuou pesada pro mesmo lado, porem, menos. Estava mais leve devido eu ter colocado no lugar e ela saiu de novo só q menos q outra vez não sei porque. Tirei de novo do carro e desmontei a mesma parte e vi q estava pouco fora aquela maldita tampinha. Não tirei fotos de como ela estava (esqueci) mas decidi desmontar todo o esquema lá pra ver como era e saiu isso.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF QYGE5Gv
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF KQbnyM3
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Ps5hcHO
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 1BzYSXc
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF IEzd3LY

    Montei e coloquei de novo no carro e ainda ficou pesada pro mesmo lado....não sei se saiu de novo. Deve ter saído. Porém resolvi um outro problema q citei acima.

    Como dito no começo a caixa ficou muito dura girando com a mão mesmo fora do carro. Comecei a pensar em algo q poderia estar “prendendo” ela. Então reparei nos 4 calços metálicos bem fininhos q vieram no kit. No lugar onde já estavam os 3 da caixa resolvi colocar mais 1 pra testar e ela ficou ainda mais dura. Perante isso tirei 2 e ficou melhor, dai tirei mais 1 e depois o ultimo e ela ficou muito mais macia. Acredito q eles são pra regular alguma folga q com o kit novo não tinha mais. Isso permitiu q o volante voltasse pra posição correta após uma curva ou desviar de um buraco.

    A seta amarela indica onde deveriam estar os anéis q eu deixei sem.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF GfiACkT

    Com o anel de borracha
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF RTOIipY

    Agora com o retentor. A seta amarela indica o ponto em q o retentor fica na altura da cavidade onde ele é colocado, acho q ele tem q ficar exatamente na mesma altura da cavidade pra receber o apoio do rolamento. Se ele ficar mais alto quando fechar a caixa vai apertar demais ele e ele vai prender o eixo da rosca sem fim dai fica muito duro.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF MU6Q665


    Aqui com o calco de apoio do rolamento e com o rolamento
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Vzxgyqr
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF XA0wU6z


    Bem, nesse processo de tira e põe os calços algo me irritou: todas as vezes eu tive q montar as esferas do eixo sem fim no pistao. Acho q isso me deixou expert. No tira e põe dessas esferas percebi q não é tão difícil montar elas, só é necessário dois cuidados q eu vou mostrar agora.

    Percebi q pra montar as esferas tanto faz coloca-las pelo buraco de baixo ou pelo de cima pois elas vao sair no outro de qualquer jeito: se colocar no buraco de baixo elas vao aparecer no de cima e se colocar no de cima elas vao aparecer no de baixo então, na minha opinião, não é necessário coloca-las somente pelo buraco de baixo como andei vendo. O cuidado dever ser tomado no caso de não completar a carreira de esferas la dentro...mas isso tbem não é tanto problema, repare q vao sobrar um numero de esferas...se sobrar mais ficou espaço vazio la.

    Eu montei assim: coloquei o eixo sem fim dentro do pistao. Girei ele com a mao ate ver quando uma parte da rosca aparecia livre pra colocar a esfera. Quando apareceu essa parte livre eu fui colocando pelo buraco de baixo mesmo e dando umas pequenas mexidinhas no eixo sem fim pra esfera ir descendo pela galeria da rosca. Depois pelo de cima ate ver q preencheu todo o espaço da volta da rosca do pistao e do eixo, usei algo pra dar uma forcada nas esferas quando elas emperravam e isso foi um parafuso comprido. Dai as esferas q sobraram, 6 esferas, montei no cano bi partido q vou mostrar mais abaixo.

    Os dois cuidados a serem tomados q eu percebi são: nessa foto a seta amarela ta mostrando o retentor da parte superior do pistao pra vcs terem ideia e também esta escrito (bem pequeno) q aquela é a parte de cima do pistao. Bom esse ai no detalhe é o buraco de cima das esferas notem q a seta vermelha aponta um buraco da rosca q entra pra dentro do pistao, não deixe q a esfera entre por aquele lado.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 3ixUO2t

    Aqui a seta amarela indica a parte de baixo do pistao juntamente com o escrito (bem pequeno). Esse é o buraco de baixo das esferas. A seta vermelha indica o buraco onde a rosca entra pra dentro do pistao, a esfera na hora da montagem tbem não deve entrar por esse lado.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF BbuyNzK

    Isso se deve ao fato q o cano bi partido tem duas pontas distintas q “capturam” as esferas e mudam o curso delas para o outro lado da rosca do pistao para q ela também seja uma rosca sem fim. A esfera entrar nesses dois lados q eu mostrei vai fazer com que ela fique fora do “circuito” das outras podendo ocasionar vários problemas como virar mais pra um lado do que para o outro, travar a caixa e etc.

    Aqui com o pistao em pé fica mais fácil de enxergar e entender isso melhor. A seta vermelha indica o buraco onde a esfera não deve entrar e a seta azul indica o lado onde a esfera também não deve entrar.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 0uvlBGu

    Agora montando o cano bi partido.
    Primeiro passo passei vaselina solida em uma das partes para prender as esferas. Note o circulo amarelo é a ponta distinta q eu disse q captura as esferas e as joga do outro lado da rosca.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF FHqtEbW

    Com as 6 esferas colocadas
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF RyxlEBp

    Aqui o cano bi partido fechado com as 6 esferas dentro. Repare o circulo amarelo é aquele mesmo da foto acima já citado e o circulo vermelho é a ponta da outra parte do cano bi partido q faz a mudança da rota das esferas na rosca.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 6zueVrr
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF HtUk0vf

    Colocado no pistao
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF NN2m7rg


    Após montar as esferas e tiver tudo certinho o seu eixo sem fim devera girar livre desse jeito:


    https://youtu.be/4fv1tcWjn0I


    só tome cuidado para nao rosquear muito o eixo sem fim para cima senao caem as esferas no fundo do pistao, ai terás q fazer tudo de novo. O eixo sem fim da 3 voltas de batente a batente, ou seja: se ele estiver totalmente no fundo do pistão ele pode dar 3 voltas com segurança sem que as esferas caiam.



    Agora vou mostrar o funcionamento dessas tampinhas q estão me tirando do serio. O q acontece com elas quando se gira o volante.

    Aqui girando no sentido horário (para a direita) a tampinha da seta amarela se fecha e a tampinha da seta vermelha se abre um pouco mais.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF SEv4TAs

    Aqui girando no sentido anti horário (para a esquerda) a tampinha da seta amarela abre um pouco mais e a tampinha da seta vermelha se fecha.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF ODSsvii


    Aqui o jeito normal sem forcar. Só lembrando q girando com a mao e a caixa fora do carro não da pra perceber a abertura e o funcionamento dessas válvulas. Acho q a ação é somente quando o carro esta no chão q fica duro na hora de virar dai eles funcionam. Pra fazer esse teste eu segurei com um alicate de pressão a parte do eixo sem fim onde fica apoiado o rolamento. É aquela parte mais grossa q desce pela ponta onde se encaixa a flange elástica. E pra girar eu girei com a própria flange elástica. Dai alguém segurando o alicate e girando a flange da pra ver esse efeito gangorra.
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF U6iw3uA
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 9z2FKFv
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF JeZUSI5
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF KyiQiMf

    Bom pessoal o desfecho desse capitulo foi que o retentor de baixo da caixa (o azul) estourou pouco dias depois da caixa rodando (ainda pesada para a direita) devido ter sido danificado e ressecado por causa dos varios aquecimentos do braço auxiliar com maçarico para ele sair do braço de direção. Dai acabei colocando a caixa do meu opala 88 q está parado. Mais pra frente eu volto a mexer com essa caixa pois no momento estou fadigado, acho q tirei umas 6 vezes essa caixa da caravan.

    Lembrando q muitas fotos foram tiradas a noite, pois eu mexia bastante a noite. Durante o dia eu tirava do carro e colocava e testava kkkkkk.

    Não sei se mencionei todos os nomes das peças corretamente. Não sei se disse ou se fiz alguma besteira em relação a desmontagem, montagem e troca dos reparos, se sim alguém me corrija e tbem me ajude no meu problema se puderem.

    Se alguém tiver alguma duvida se eu puder vou responder, porem estou sem net, fiz esse tópico no word em casa depois upei as fotos num site juntei os links e postei no fórum.

    No meu ponto de vista não tem nenhum segredo pra trocar o kit seguindo esses paços, o único cuidado q eu peço a quem for fazer esse serviço é com aquelas tampinhas do eixo sem fim. Acredito q ele tenha saído do lugar quando passei ar comprimido ou pelo manuseio da peça, elas se movimentam muito facil. Com elas todo cuidado é pouco.

    Bem amigos, é isso.

    Obrigado" />" />


    Última edição por Marcos Adriano em Qua 21 Out - 14:23:32, editado 4 vez(es)

    frederico santos e Fabinho70 gostam desta mensagem

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Rubão6cc Qui 15 Out - 18:52:10

    Top Marquin...mais tarde vou diminuir um pouco o tamanho das fotos...ficaram muito grandes..


    _________________
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Toni Meira
    Toni Meira
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2
    Idade : 58
    Localização : Presidente Prudente
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1989
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 28/05/2015

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Excelente tópico.

    Mensagem por Toni Meira Sáb 17 Out - 3:03:09

    Parabéns Marcos, bem detalhado e didático!
    Sossa
    Sossa
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1255
    Idade : 37
    Localização : Seara - SC
    Modelo do carro : Opala SS4 78 + Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 + 6
    Data de inscrição : 10/02/2014

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Sossa Sáb 17 Out - 8:42:18

    Parabéns Marcos!!!

    O tópico esta ótimo, muito bem detalhado, ajuda muito pro pessoal criar coragem pra fazer isso!!!

    Valeu por me lembrar também kkkkkkk

    Abraçoss

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sáb 17 Out - 8:45:53

    Adorei, colega. Para ganhar o meu positivo, só falta arrumar as fotos que não apareceram Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 695742 , pois elas são importantes e são numerosas.
    Parabéns! OKK OKK OKK
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 17 Out - 8:50:44

    Movido e fixo para área técnica OKK

    Tb tive problemas com a visualização das fotos..esse fds eu edito e arrumo tudo.


    _________________
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sáb 17 Out - 8:58:49

    Infelizmente, para trocar o retentor que fica na parte de baixo, próximo ao braço pitman, tem de tirar o eixo... que pepino! É broxante ter de tirar a caixa de novo e desmontar a traquitana só para trocar essa porcaria de retentor! A título de informação, a ZF usava retentores da marca "RUBRASIL" naquela época.
    Afinal, você desistiu de sacar os rolamentos de agulha que ficam perto dos retentores?
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por FR1974 Dom 18 Out - 18:01:22

    Parabéns pelo tópico Marquim, muito bom... ganhou meu positivo
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Rubão6cc Seg 19 Out - 19:47:18

    Atualizei as 6 primeiras fotos. Diminui de tamanho pra abrir mais rápido e troquei o site de hospedagem. Vai dar um trabalho federal arrumar tudo pois tem 148 fotos no total. Fds vejo se consigo terminar.


    _________________
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Seg 19 Out - 23:13:51

    Rubão6cc escreveu:Atualizei as 6 primeiras fotos. Diminui de tamanho pra abrir mais rápido e troquei o site de hospedagem. Vai dar um trabalho federal arrumar tudo pois tem 148 fotos no total. Fds vejo se consigo terminar.

    Rubão:
    eu não entendi uma coisa. Tem um monte de fotos que não estão aparecendo. É porque deu problema no upload da postagem, é por causa que excedeu algum limite de tamanho do servidor tinypic, é problema da plataforma do fórum, é um timeout no carregamento da página...?
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Rubão6cc Ter 20 Out - 7:21:28

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Atualizei as 6 primeiras fotos. Diminui de tamanho pra abrir mais rápido e troquei o site de hospedagem. Vai dar um trabalho federal arrumar tudo pois tem 148 fotos no total. Fds vejo se consigo terminar.

    Rubão:
    eu não entendi uma coisa. Tem um monte de fotos que não estão aparecendo. É porque deu problema no upload da postagem, é por causa que excedeu algum limite de tamanho do servidor tinypic, é problema da plataforma do fórum, é um timeout no carregamento da página...?

    Sinceramente não sei, pois pra mim abriu tudo apesar de demorar um pouco pois as fotos estão grandes. Estranho ser diferente pra vc.


    _________________
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Ter 20 Out - 7:46:07

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Rubão:
    eu não entendi uma coisa. Tem um monte de fotos que não estão aparecendo. É porque deu problema no upload da postagem, é por causa que excedeu algum limite de tamanho do servidor tinypic, é problema da plataforma do fórum, é um timeout no carregamento da página...?

    Sinceramente não sei, pois pra mim abriu tudo apesar de demorar um pouco pois as fotos estão grandes. Estranho ser diferente pra vc.

    Pô, agora é que eu broxei!
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Rubão6cc Ter 20 Out - 9:38:38

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Sinceramente não sei, pois pra mim abriu tudo apesar de demorar um pouco pois as fotos estão grandes. Estranho ser diferente pra vc.

    Pô, agora é que eu broxei!

    Relax...provavelmente vai abrir tudo assim que trocar o hospedador. Por falar nisso me diga as que não consegue ver pois já adianto pra vc.


    _________________
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Ter 20 Out - 13:28:46

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Pô, agora é que eu broxei!

    Relax...provavelmente vai abrir tudo assim que trocar o hospedador. Por falar nisso me diga as que não consegue ver pois já adianto pra vc.

    Não precisa mais. Agradeço. Descobri o motivo de não abrir todas as fotos: é que elas ficaram tão grandes que meu computador-pangaré não teve memória suficiente para abrir tudo! bom lol!

    Já dei meu voto positivo ao colega!
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Rubão6cc Ter 20 Out - 15:01:40

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Relax...provavelmente vai abrir tudo assim que trocar o hospedador. Por falar nisso me diga as que não consegue ver pois já adianto pra vc.

    Não precisa mais. Agradeço. Descobri o motivo de não abrir todas as fotos: é que elas ficaram tão grandes que meu computador-pangaré não teve memória suficiente para abrir tudo! bom lol!

    Já dei meu voto positivo ao colega!

    Vou diminuir elas mesmo assim pra que ninguém tenha problemas..


    _________________
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    omalvadeza
    omalvadeza
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 228
    Idade : 55
    Localização : SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro/87
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 08/09/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por omalvadeza Ter 20 Out - 15:29:27

    Só consegui salvar um pouco mais da metade. Deu uns 37 mb de tamanho em 47 páginas. Realmente algumas fotos não abriram. Nem no note que tem 4gb de ram. (O pente de memória sobrecarregou, saiu correndo fumaciando e pulou na piscina).

    Fim de semana refaço novamente. Abração.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 21 Out - 12:07:45

    poxa nao queria q os comentarios fossem desse tipo...sobre as fotos Sad Sad Sad Sad Sad


    mas blz vou diminuir as fotos

    estranho q pra mim o topico abre sem problemas.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 21 Out - 13:48:35

    bom amigos ja diminui as fotos....se tiverem problemas novamente avisem.....vlww!!!!


    espero comentarios sobre a caixa agora em kkkkkkkkkk
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 21 Out - 13:52:58

    opala4cc escreveu:Infelizmente, para trocar o retentor que fica na parte de baixo, próximo ao braço pitman, tem de tirar o eixo... que pepino! É broxante ter de tirar a caixa de novo e desmontar a traquitana só para trocar essa porcaria de retentor! A título de informação, a ZF usava retentores da marca "RUBRASIL" naquela época.
    Afinal, você desistiu de sacar os rolamentos de agulha que ficam perto dos retentores?


    entao depois de ele estourar desmontei a caixa toda e esta guardada numa caixa.....nao montei pois nao tenho o retentor pra montar....tenho q comprar o kit...nao estou achando somente o retentor....dai eu coloquei q do meu opala 88 q esta parado com disse antes....ela esta zera funcionando legal.


    sobre os rolamentos agulha nao tirei devido nao ter a ferramenta certa...e tbem nao vi necessidade de tirá-los.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 21 Out - 13:59:19

    Toni Meira escreveu:Parabéns Marcos, bem detalhado e didático!

    vlww toni


    FR1974 escreveu:Parabéns pelo tópico Marquim, muito bom... ganhou meu positivo

    vlww jonas!


    Sossa22 escreveu:Parabéns Marcos!!!

    O tópico esta ótimo, muito bem detalhado, ajuda muito pro pessoal criar coragem pra fazer isso!!!

    Valeu por me lembrar também kkkkkkk

    Abraçoss


    sossa meu amigo.....nao citei o nome pra nao gerar constrangimentos....kkkkkkkkkkkkk mas errando q se aprende.....eu errei pra carai pra montar essa caixa....se vc nao tivesse me avisado antes de fechar ela as vezes eu poderia ter cometido esse erro tbem

    opala4cc escreveu:Adorei, colega. Para ganhar o meu positivo, só falta arrumar as fotos que não apareceram  Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 695742 , pois elas são importantes e são numerosas.
    Parabéns! OKK OKK OKK

    as fotos ja foram diminuidas....veja se agora aparecem todas amigo
    onivaldo.gm
    onivaldo.gm
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 571
    Idade : 57
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
    Cilindros : 6Cil 4100cc
    Data de inscrição : 03/08/2012

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por onivaldo.gm Qua 21 Out - 15:57:49

    então..e o problema da direção ter ficado dura...pelo que entendi depois das 6 monta/desmonta... rs...vc pegou outra ...chegou a uma conclusão deste problema ?
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 30 Out - 18:44:14

    entao amigo na vdd eu desisti dela pq como eu disse estourou o retentor inferior.....


    dai acabei pegando a do meu opala 88 q ta parado....

    dai vou precisar comprar um novo kit de reparos pra arrumar ela pois nao estou achando somente o retentor pra comprar

    dai como ja estou de saco cheio de mexer com a caixa de dh vou deixar pro ano q vem....dai eu compro um kit novo e uso o rententor pra montar ela e ver se eu arrumo.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sáb 4 Fev - 0:19:38

    Marcos Adriano escreveu:entao amigo na vdd eu desisti dela pq como eu disse estourou o retentor inferior.....


    dai acabei pegando a do meu opala 88 q ta parado....

    dai vou precisar comprar um novo kit de reparos pra arrumar ela pois nao estou achando somente o retentor pra comprar

    dai como ja estou de saco cheio de mexer com a caixa de dh vou deixar pro ano q vem....dai eu compro um kit novo e uso o rententor pra montar ela e ver se eu arrumo.

    Desenterrando o tópico, tenha a certeza de que o retentor estourou prematuramente por causa do calor. Se os rolamentos de agulhas estiverem gastos, provocam folga lateral no eixo. Com folga lateral, não tem retentor que dure. Após instalar o retentor, na hora de colocar o eixo através do retentor, lubrifique previamente o lábio do retentor bem como a superfície do eixo antes de inserí-lo (são as instruções dos fabricantes de retentores).
    Isso também vale para o retentor da rabeta da caixa de marchas, por exemplo.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 4 Fev - 7:44:23

    ele estoutou devido a força q a caixa estava fazendo pra esterçar pro lado esquerdo....ou de tanto eu montar e desmontar a caixa (acho q foram umas 7 vezes)....algumas vezes tive q aquecer o braço pitman com maçarico pra ele soltar do setor....


    o problema nao foi o retentor...e sim a caixa dura virando para o lado esquerdo....


    estou com duas caixas aqui agora com o mesmo problema....


    tem ideia do q possa ser?
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 4 Fev - 7:57:18

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF 0527interroga_1432759544post img


    _________________
    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 4 Fev - 7:59:22

    Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sáb 4 Fev - 10:33:28

    Marcos Adriano escreveu:ele estoutou devido a força q a caixa estava fazendo pra esterçar pro lado esquerdo....ou de tanto eu montar e desmontar a caixa (acho q foram umas 7 vezes)....algumas vezes tive q aquecer o braço pitman com maçarico pra ele soltar do setor....


    o problema nao foi o retentor...e sim a caixa dura virando para o lado esquerdo....


    estou com duas caixas aqui agora com o mesmo problema....


    tem ideia do q possa ser?
    Estou remontando com um kit de reparos a servotronic so meu antigo sl 92 que estava desmontada há uns 13 anos. Vou sanar os vazamentos do sistema de dh do meu opala. De repente descubro o motivo nas proximas semanas.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 4 Fev - 17:21:11

    poxa....ve ai pra mim....quem sabe me ajuda em alguma coisa....porem o foda é tirar a do omega da caravan e colocar essa pra testar....o 6x2 atrabalha muito....

    muuuuuittoo!!!!!


    kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sáb 4 Fev - 17:39:07

    Marcos Adriano escreveu:poxa....ve ai pra mim....quem sabe me ajuda em alguma coisa....porem o foda é tirar a do omega da caravan e colocar essa pra testar....o 6x2 atrabalha muito....

    muuuuuittoo!!!!!


    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Rsrsrsrs... Mas você revestiu o 6x2 com a manta térmica, não? Senão, não vai ter DH que aguente.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 4 Fev - 17:51:13

    sim ele ta revestido sim.....mas o defeito nao se deu pelo aquecimento......pois os maiores problemas foram quando eu nem 6x2 tinha.....

    com 6x2 eu nao seria louco de tirar a caixa umas 5 vezes kkkkkkkkkkkkkkkk
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sáb 4 Fev - 22:05:46

    Marcos Adriano escreveu:sim ele ta revestido sim.....mas o defeito nao se deu pelo aquecimento......pois os maiores problemas foram quando eu nem 6x2 tinha.....

    com 6x2 eu nao seria louco de tirar a caixa umas 5 vezes kkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas aquele setor de direção de ômega ainda tá funcionando bem, não?
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Fev - 6:56:11

    ta sim.....otimo!!!!


    nao tiro ele da caravan nem a pau mais....esterça mais....mais macio....uma beleza!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Dom 5 Fev - 8:57:46

    Marcos Adriano escreveu:ta sim.....otimo!!!!


    nao tiro ele da caravan nem a pau mais....esterça mais....mais macio....uma beleza!!

    Sabe que tem um comparativo em uma revista especializada, lá de 1992,onde colocaram um omega e um diplomata lado a lado e fizeram uma matéria.
    Na matéria, eles falam que DH servotronic era "tão propensa a vazar que no ômega voltaram a usar a DH convencional dos opalas" (1988 a 1990). Bem, pelo menos que eu me lembre foi nessa matéria comparativa que li isso. Sabemos que não é a mesma DH, mas o fato de o transplante ter sido bem sucedido, explica o erro do repórter: as DH são muito parecidas. Tão parecidas que podem ser intercambiadas!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Fev - 10:09:17

    sim....a caixa do omega (fabricada em 93) deu certinho la na caravan minha 87....

    unica diferença é o niple de pressao do oleo....

    a caixa do opala tem o niple de 14mm

    a caixa do omega tem o niple de 16mm (mesmo tamanho do niple de retorno da caixa do opala e tbem do omega)
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Fev - 10:13:09

    eu tenho algumas duvidas sobre a montagem das esferas.....quando vc mexer nessa ai me da uma luz como vc fez certinho!

    quero arrumar essas pra tentar vender ja q nao vou usa-las mais.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Dom 5 Fev - 10:36:59

    Marcos Adriano escreveu:eu tenho algumas duvidas sobre a montagem das esferas.....quando vc mexer nessa ai me da uma luz como vc fez certinho!

    quero arrumar essas pra tentar vender ja q nao vou usa-las mais.

    No momento estou apanhando para remover a capa externa do rolamento de agulhas da tampa superior. Nem com o extrator a percussão tá saindo. Já botei wd40, aqueci em água dentro de uma panela ( o coeficiente de dilatação térmica linear do alumínio é o dobro do aço) mas mesmo assim esse lixo nazista não quer sair. Acho que segunda feira vou em um torneiro mecânico mandar usinar essa capa para ela sair. Deve ter um exu violento ali...
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Fev - 12:00:46

    eita.....


    vc ta falando daquela tampa onde fica o sangrador?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Dom 5 Fev - 16:11:30

    Marcos Adriano escreveu:eita.....


    vc ta falando daquela tampa onde fica o sangrador?

    Exato!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Fev - 18:12:01

    rapaz...as duas q eu mexi saiu facil....o parafuso do ajuste da folga expulsou ela pra fora facinho....
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Dom 5 Fev - 22:39:40

    Marcos Adriano escreveu:rapaz...as duas q eu mexi saiu facil....o parafuso do ajuste da folga expulsou ela pra fora facinho....

    Você está confundindo a remoção da tampa superior com a remoção da capa externa do rolamento de agulhas que fica na tampa superior.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 6 Fev - 6:38:37

    ahhhhh tah...entendi vc vai trocar o rolamento superior?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Seg 6 Fev - 9:00:32

    Marcos Adriano escreveu:ahhhhh tah...entendi vc vai trocar o rolamento superior?

    Vou trocar todos. Lá em 2000, quando essa dh "foi mandada a um especialista" amigo do mecânico picareta porque estava vazando quando o carro foi comprado, foram supostamente trocados os retentores e os anéis o'ring. Não preciso dizer que a DH continuou vazando em profusão, me obrigando na época, a comprar outro setor, usadinho. A presença de retentores da rubrasil é forte indício de que eles não foram trocados.
    Forçando o eixo transversalmente com a mão, não há sinais de folga. Mas com a resistência dos pneus do carro contra o piso, podem aparecer pequenas folgas no momento em que a DH é solicitada, principalmente como carro parado. A despeito dos rolamentos de agulhas serem rolamentos altamente duráveis, vou trocá-los para garantir que não precisarei intervir no setor de DH tão cedo, pois tirá-lo do carro e recolocá-lo é trabalhoso, faz sujeira, sua manutenção é cara (o kit de reparos também não é barato) e exige limpeza absoluta das mãos e do local de trabalho para não contaminar com particulado peças que ficarão internas ao sistema, entrando em contato com o óleo recirculante e as esferas. Sempre lembrando que a DH dos opalas 91 a 92 não tem filtro de óleo no reservatório (não sei por quê, pois deveria ter) e toda e qualquer partícula estranha e abrasiva que adentre no sistema no momento da manutenção, lá ficará recirculando até ser esgotada pela eventual troca de óleo.
    A propósito, o setor da sua DH apresenta resistência excessiva porque toda vez que algum componente interno do setor for trocado, a torção de giro do sem-fim deve ser verificada e, caso necessário, corrigida através da arruela de encosto.
    Para tal, você deve montar o conjunto do sem-fim  com a tampa intermediária e o rolamento axial e a arruela de encosto na carcaça da caixa de DH, SEM NENHUM ELEMENTO de vedação e SEM AS ESFERAS. Monte a tampa do corpo de válvulas com aperto de 35N.m nos seus parafusos.
    Então, deve ser verificada a torção de giro com um tosquímetro, e deve estar entre 20 a 25N.m. Se não estiver, corrigir na arruela de encosto.
    Desfaça a montagem e faça de novo, desta vez colocando os elementos de vedação (mas ainda sem as esferas). Então, verifique mais uma vez a torção de giro, que deve estar entre 40 a 60 N.cm. (não sei se a unidade está correta, acredito que haja um erro de digitação e deva ser "N.m").
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Seg 6 Fev - 9:06:39

    Em tempo: na minha DH, o conjunto do sem-fim está com os anéis coloridos da foto abaixo na seguinte ordem, debaixo para cima: anel verde, anel branco e anel branco. Acho mais coerente a ordem que está na sua DH, pois o cara que mexeu nesse meu setor de DH provavelmente era mais podrão do que o mecânico amigo dele que levou pra ele mexer...

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF KQbnyM3
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sáb 11 Fev - 0:17:40

    Acho que você colocou o retentor da foto abaixo virado ao contrário:

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Id7yv6

    Na minha DH, esse retentor estava ao contrário do seu. É verdade que o pangaré que mexeu nela antes de mim faz com que a posição em que as peças se encontram não seja confiável. Mas o jeito que foi colocado na minha DH é mais coerente. O lado interno do retentor fica sempre voltado para o lado onde circula o óleo. Nesse caso, seria a câmara onde desliza o pistão dentro da carcaça da DH. Não que isso seja a origem de eventuais vazamentos prematuros que possam surgir na sua DH, pois há outro retentor lá embaixo, perto de onde encaixa o braço pitman, mas se resolveram colocar esse retentor ali é porque algum bom motivo deve ter.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Fev - 18:41:40

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:ahhhhh tah...entendi vc vai trocar o rolamento superior?

    Vou trocar todos. Lá em 2000, quando essa dh "foi mandada a um especialista" amigo do mecânico picareta porque estava vazando quando o carro foi comprado, foram supostamente trocados os retentores e os anéis o'ring. Não preciso dizer que a DH continuou vazando em profusão, me obrigando na época, a comprar outro setor, usadinho. A presença de retentores da rubrasil é forte indício de que eles não foram trocados.
    Forçando o eixo transversalmente com a mão, não há sinais de folga. Mas com a resistência dos pneus do carro contra o piso, podem aparecer pequenas folgas no momento em que a DH é solicitada, principalmente como carro parado. A despeito dos rolamentos de agulhas serem rolamentos altamente duráveis, vou trocá-los para garantir que não precisarei intervir no setor de DH tão cedo, pois tirá-lo do carro e recolocá-lo é trabalhoso, faz sujeira, sua manutenção é cara (o kit de reparos também não é barato) e exige limpeza absoluta das mãos e do local de trabalho para não contaminar com particulado peças que ficarão internas ao sistema, entrando em contato com o óleo recirculante e as esferas. Sempre lembrando que a DH dos opalas 91 a 92 não tem filtro de óleo no reservatório (não sei por quê, pois deveria ter) e toda e qualquer partícula estranha e abrasiva que adentre no sistema no momento da manutenção, lá ficará recirculando até ser esgotada pela eventual troca de óleo.
    A propósito, o setor da sua DH apresenta resistência excessiva porque toda vez que algum componente interno do setor for trocado, a torção de giro do sem-fim deve ser verificada e, caso necessário, corrigida através da arruela de encosto.
    Para tal, você deve montar o conjunto do sem-fim  com a tampa intermediária e o rolamento axial e a arruela de encosto na carcaça da caixa de DH, SEM NENHUM ELEMENTO de vedação e SEM AS ESFERAS. Monte a tampa do corpo de válvulas com aperto de 35N.m nos seus parafusos.
    Então, deve ser verificada a torção de giro com um tosquímetro, e deve estar entre 20 a 25N.m. Se não estiver, corrigir na arruela de encosto.
    Desfaça a montagem e faça de novo, desta vez colocando os elementos de vedação (mas ainda sem as esferas). Então, verifique mais uma vez a torção de giro, que deve estar entre 40 a 60 N.cm. (não sei se a unidade está correta, acredito que haja um erro de digitação e deva ser "N.m").


    esse termo algum componente interno do setor tbem se enquadra o kit de reparos??

    eu vi esse informativo em uma apostila da gm q tenho aqui....q o rubonoviski me arrumou....mas achei q esses componentes internos fossem apenas "peças" propriamente ditas...tipo o sem fim, pistao, esferas e etc.....

    as arruelas de encosto sao aquelas bem fininhas q ficam abaixo da pista do rolamento axial??
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Fev - 18:51:45

    opala4cc escreveu:Em tempo: na minha DH, o conjunto do sem-fim está com os anéis coloridos da foto abaixo na seguinte ordem, debaixo para cima: anel verde, anel branco e anel branco. Acho mais coerente a ordem que está na sua DH, pois o cara que mexeu nesse meu setor de DH provavelmente era mais podrão do que o mecânico amigo dele que levou pra ele mexer...

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF KQbnyM3


    eu vi em alguns lugares q o anel de cor diferente sempre deve ficar no meio dos dois de cores iguais...

    até pq quando desmontei tbem tava nessa ordem.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Fev - 18:54:42

    opala4cc escreveu:Acho que você colocou o retentor da foto abaixo virado ao contrário:

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Id7yv6

    Na minha DH, esse retentor estava ao contrário do seu. É verdade que o pangaré que mexeu nela antes de mim faz com que a posição em que as peças se encontram não seja confiável. Mas o jeito que foi colocado na minha DH é mais coerente. O lado interno do retentor fica sempre voltado para o lado onde circula o óleo. Nesse caso, seria a câmara onde desliza o pistão dentro da carcaça da DH. Não que isso seja a origem de eventuais vazamentos prematuros que possam surgir na sua DH, pois há outro retentor lá embaixo, perto de onde encaixa o braço pitman, mas se resolveram colocar esse retentor ali é porque algum bom motivo deve ter.


    caramba....esse retentor tem os dois lados parecidos......realmente olhando bem a foto original ampliada da hora q foi desmontado eu vi...ele ta virado mesmo....

    vlw o aviso!!!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sáb 11 Fev - 19:00:09

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Vou trocar todos. Lá em 2000, quando essa dh "foi mandada a um especialista" amigo do mecânico picareta porque estava vazando quando o carro foi comprado, foram supostamente trocados os retentores e os anéis o'ring. Não preciso dizer que a DH continuou vazando em profusão, me obrigando na época, a comprar outro setor, usadinho. A presença de retentores da rubrasil é forte indício de que eles não foram trocados.
    Forçando o eixo transversalmente com a mão, não há sinais de folga. Mas com a resistência dos pneus do carro contra o piso, podem aparecer pequenas folgas no momento em que a DH é solicitada, principalmente como carro parado. A despeito dos rolamentos de agulhas serem rolamentos altamente duráveis, vou trocá-los para garantir que não precisarei intervir no setor de DH tão cedo, pois tirá-lo do carro e recolocá-lo é trabalhoso, faz sujeira, sua manutenção é cara (o kit de reparos também não é barato) e exige limpeza absoluta das mãos e do local de trabalho para não contaminar com particulado peças que ficarão internas ao sistema, entrando em contato com o óleo recirculante e as esferas. Sempre lembrando que a DH dos opalas 91 a 92 não tem filtro de óleo no reservatório (não sei por quê, pois deveria ter) e toda e qualquer partícula estranha e abrasiva que adentre no sistema no momento da manutenção, lá ficará recirculando até ser esgotada pela eventual troca de óleo.
    A propósito, o setor da sua DH apresenta resistência excessiva porque toda vez que algum componente interno do setor for trocado, a torção de giro do sem-fim deve ser verificada e, caso necessário, corrigida através da arruela de encosto.
    Para tal, você deve montar o conjunto do sem-fim  com a tampa intermediária e o rolamento axial e a arruela de encosto na carcaça da caixa de DH, SEM NENHUM ELEMENTO de vedação e SEM AS ESFERAS. Monte a tampa do corpo de válvulas com aperto de 35N.m nos seus parafusos.
    Então, deve ser verificada a torção de giro com um tosquímetro, e deve estar entre 20 a 25N.m. Se não estiver, corrigir na arruela de encosto.
    Desfaça a montagem e faça de novo, desta vez colocando os elementos de vedação (mas ainda sem as esferas). Então, verifique mais uma vez a torção de giro, que deve estar entre 40 a 60 N.cm. (não sei se a unidade está correta, acredito que haja um erro de digitação e deva ser "N.m").


    esse termo algum componente interno do setor tbem se enquadra o kit de reparos??

    eu vi esse informativo em uma apostila da gm q tenho aqui....q o rubonoviski me arrumou....mas achei q esses componentes internos fossem apenas "peças" propriamente ditas...tipo o sem fim, pistao, esferas e etc.....

    as arruelas de encosto sao aquelas bem fininhas q ficam abaixo da pista do rolamento axial??

    "Sim" para todas as perguntas.
    Voce viu a espessura dos calços? É para compensar a diferença de espessura nos anéis polimericos trocados.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sáb 11 Fev - 19:02:59

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:Em tempo: na minha DH, o conjunto do sem-fim está com os anéis coloridos da foto abaixo na seguinte ordem, debaixo para cima: anel verde, anel branco e anel branco. Acho mais coerente a ordem que está na sua DH, pois o cara que mexeu nesse meu setor de DH provavelmente era mais podrão do que o mecânico amigo dele que levou pra ele mexer...

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF KQbnyM3


    eu vi em alguns lugares q o anel de cor diferente sempre deve ficar no meio dos dois de cores iguais...

    até pq quando desmontei tbem tava nessa ordem.

    Sim, é o correto. Pra você ver como era pangare o cara que mexeu antes de mim
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por opala4cc Sáb 11 Fev - 19:11:22

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:Acho que você colocou o retentor da foto abaixo virado ao contrário:

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Id7yv6

    Na minha DH, esse retentor estava ao contrário do seu. É verdade que o pangaré que mexeu nela antes de mim faz com que a posição em que as peças se encontram não seja confiável. Mas o jeito que foi colocado na minha DH é mais coerente. O lado interno do retentor fica sempre voltado para o lado onde circula o óleo. Nesse caso, seria a câmara onde desliza o pistão dentro da carcaça da DH. Não que isso seja a origem de eventuais vazamentos prematuros que possam surgir na sua DH, pois há outro retentor lá embaixo, perto de onde encaixa o braço pitman, mas se resolveram colocar esse retentor ali é porque algum bom motivo deve ter.


    caramba....esse retentor tem os dois lados parecidos......realmente olhando bem a foto original ampliada da hora q foi desmontado eu vi...ele ta virado mesmo....

    vlw o aviso!!!!

    PODE estar aí um dos motivos de ter estourado o retentor inferior, já que na posição correta, ele restringe a passagem do óleo na direção do braço pitman.

    Conteúdo patrocinado


    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 13:05:36