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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Müller Ter 29 Jan - 11:45:55

    Rubão6cc escreveu:Os meus são pretos...achava que fossem originais mas pelo visto não..

    Pois é...o preto é o q vai na thermac

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    Ar condicionado: dossiê completo - Página 7 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Ter 29 Jan - 12:21:50

    Müller escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Aqui em Porto Alegre eu sei onde acha, mas não seria na cor azul e nem amarelo. Já no mercadolivre, estas porcarias aqui devem servir: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-947952288-tubo-vacuo-sensor-carburador-chevette-8394-opala-8690-_JM
    Você também pode procurar por "tubinho de tekalon" vendido a metro no mercagadolivre, mas cuidado com o diâmetro, pois existem vários.

    Esse lixo aqui também deve servir, mas o vendedor não especificou o diâmetro: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-844892873-tubo-do-vacuo-calibra-9495-_JM

    Esse também serve: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1133341841-tubo-de-vacuo-da-valvula-de-ar-tanque-gasolina-corsa-gsi-_JM?quantity=1

    Agradeço as dicas!! Já havia visto esses...até servem e, no momento, estou usando de cor branca. Mas quero deixar no padrão original.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 7 Tubos-v-cuo

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 7 Tubos-v-cuo3

    Neste caso, só as concessionárias. Recomendo que você procure os tubinhos de tekalon do corsa classic (com AC). Eu sei que ele usa os de cor azul. Amarelo eu ainda não vi em outro carro a não ser o opala.
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    Mensagem por Müller Ter 12 Fev - 18:03:57

    Missão cumprida!!!! cheers

    Encontrei os tubos azul e amarelo! O azul até q foi fácil. O amarelo já deu mais trabalho.....

    Agora ficou como eu queria!!!!

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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 12 Fev - 18:06:29

    muito bom muller!!!!


    a proposito esse é o seu opala ou caravan?
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    Mensagem por Müller Ter 12 Fev - 18:13:45

    Marcos Adriano escreveu:muito bom muller!!!!


    a proposito esse é o seu opala ou caravan?

    É a Caravan!


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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 13 Fev - 19:19:11

    top....a caravan comentada no outro topico??


    kkkkkkkk
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    Mensagem por Müller Qui 14 Fev - 6:37:45

    Marcos Adriano escreveu:top....a caravan comentada no outro topico??


    kkkkkkkk

    Se for o tópico do Fernando sobre a restauração do cofre da Caravan dele, onde eu questino sobre os adesivos, é ela mesma!!!


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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 14 Fev - 17:31:17

    ah sim....vai ficar da hora!!!
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    Mensagem por Júnior Stepaniak Qui 13 Jun - 21:42:41

    Ressuscitando o topico, meu opalao ta sem o modulo do ar... O ar estava gelando (percebi que estava sem modulo quando fui fazer uma restauração) alguém sabe dizer se tem algum problema ficar sem esse modulo?
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 14 Jun - 9:54:10

    o modulo controla o desligamento do compressor quando atinge-se a temperatura desejada...aliviando um pouco a utilizacao do compressor e aliviando o sistema....


    porem eu acho muuuuito dificil um sistema funcionar sem o modulo....onde vc olhou pra saber q estava sem?


    o ar ligado sem o modulo pode forçar de mais o sistema funcionado sem parar.
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 14 Jun - 18:12:23

    Marcos Adriano escreveu:o modulo controla o desligamento do compressor quando atinge-se a temperatura desejada...aliviando um pouco a utilizacao do compressor e aliviando o sistema....


    porem eu acho muuuuito dificil um sistema funcionar sem o modulo....onde vc olhou pra saber q estava sem?


    o ar ligado sem o modulo pode forçar de mais o sistema funcionado sem parar.

    Também achei estranho funcionar sem o módulo...mas deve ser possível fazer algum tipo de ligação direta...entretanto isso não é recomendável...o ar vai funcionar sem parar anulando os ciclos de repouso, comandados pelo módulo...Fora que o sistema vai ficar completamente sem regulagem..


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    Mensagem por opala4cc Sáb 15 Jun - 2:08:56

    Júnior Stepaniak escreveu:Ressuscitando o topico, meu opalao ta sem o modulo do ar... O ar estava gelando (percebi que estava sem modulo quando fui fazer uma restauração) alguém sabe dizer se tem algum problema ficar sem esse modulo?

    O AC é daqueles do tipo "gela saco" ou é original do carro?
    Se for o original do carro, tem certeza de que o módulo não foi recolocado em outro lugar?
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    Mensagem por Júnior Stepaniak Sáb 15 Jun - 18:27:32

    Opaa original do carro, ele tem um termoestato que chega a um temperatura ele desliga, mas provavelmente não tinha como controlar... sempre ficava no maximo sabe. (Acredito eu pelomenos...)

    Não chegei a usar o ar, ai hoje eu tou refazendo tudo ai percebi isso... Ja olhei debaixo do painel inteiro tem nem um modulo....
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 15 Jun - 18:31:03

    o modulo originalmente fica atraz da caixa do porta luvas....

    é bem escondido


    da uma lida aqui:


    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t42014-instalando-ar-condicionado-completo-em-um-comodoro-89
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    Mensagem por Júnior Stepaniak Sáb 15 Jun - 19:44:29

    Marcos Adriano escreveu:o modulo originalmente fica atraz da caixa do porta luvas....

    é bem escondido


    da uma lida aqui:


    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t42014-instalando-ar-condicionado-completo-em-um-comodoro-89


    Não mano, realmente não
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    Mensagem por opala4cc Dom 16 Jun - 10:23:21

    Júnior Stepaniak escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:o modulo originalmente fica atraz da caixa do porta luvas....

    é bem escondido


    da uma lida aqui:


    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t42014-instalando-ar-condicionado-completo-em-um-comodoro-89


    Não mano, realmente não

    Você poderia colocar uma foto do cofre do motor pra gente ver?
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    Mensagem por Júnior Stepaniak Dom 16 Jun - 18:09:35

    opala4cc escreveu:
    Júnior Stepaniak escreveu:


    Não mano, realmente não

    Você poderia colocar uma foto do cofre do motor pra gente ver?




    Opa, ta ai imagem: https://ibb.co/kH6h596

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    Mensagem por Müller Dom 16 Jun - 18:42:55

    Esse carro não tinha ar, originalmente. Vc mexeu no cofre tbem nessa restauração? Não vejo o chicote do motor e nem a mangueira do compressor ao condensador. Se o ar gelava, devem ter ligado direto, sem o módulo mesmo.


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    Mensagem por Júnior Stepaniak Dom 16 Jun - 21:32:49

    Müller escreveu:Esse carro não tinha ar, originalmente. Vc mexeu no cofre tbem nessa restauração? Não vejo o chicote do motor e nem a mangueira do compressor ao condensador. Se o ar gelava, devem ter ligado direto, sem o módulo mesmo.


    Foi colocado, tou restaurando tudo ainda não acabei.... Foi ai que percebi que não tinha o modulo
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    Mensagem por opala4cc Seg 17 Jun - 1:43:06

    Apenas para enriquecer ainda mais o tópico:
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    Mensagem por opala4cc Seg 17 Jun - 1:51:42

    Eu acredito que o condensador colocado foi esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1205121731-unidade-condensadora-opala-6-cilindros-c-tubo-_JM?quantity=1
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 17 Jun - 7:24:56

    opala4cc escreveu:Eu acredito que o condensador colocado foi esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1205121731-unidade-condensadora-opala-6-cilindros-c-tubo-_JM?quantity=1

    Rapaz..agora temos opção de replica do condensador novo? Essa a 2 ventoinhas... tenho certeza que viram a informação aqui no fórum


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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 17 Jun - 17:10:52

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:Eu acredito que o condensador colocado foi esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1205121731-unidade-condensadora-opala-6-cilindros-c-tubo-_JM?quantity=1

    Rapaz..agora temos opção de replica do condensador novo? Essa a 2 ventoinhas... tenho certeza que viram a informação aqui no fórum


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    Mensagem por Júnior Stepaniak Seg 17 Jun - 17:16:25

    opala4cc escreveu:Apenas para enriquecer ainda mais o tópico:


    Muito bom...
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 17 Jun - 18:00:06

    Júnior Stepaniak escreveu:
    opala4cc escreveu:Apenas para enriquecer ainda mais o tópico:


    Muito bom...

    Muito bom o vídeo...mas para mim o cara omitiu algumas informações...ele fez o teste de medição de temperatura na boca do difusor e está chegando a cerca de 1°....com a regulagem original do módulo do AC o sistema não deixa chegar nessa temperatura na boca do difusor.
    Com a regulagem original o sistema desliga com alguma coisa em torno de 6° a 5° na boca do difusor. Portanto eu acredito que mexeram na regulagem do módulo desse carro.
    Agora sobre esse condensador alternativo..ele diz que é mais eficiente..se isso for verdade é uma opção interessantíssima para nosso uso, até porque ele é muito parecido com o original.


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    Mensagem por opala4cc Seg 24 Jun - 23:34:39

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:Eu acredito que o condensador colocado foi esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1205121731-unidade-condensadora-opala-6-cilindros-c-tubo-_JM?quantity=1

    Rapaz..agora temos opção de replica do condensador novo? Essa a 2 ventoinhas... tenho certeza que viram a informação aqui no fórum

    Não, não! Isso não é uma réplica do condensador original. O condensador original é uma serpentina (se não me engano, dupla). Esse condensador novo segue o princípio dos radiadores de motor: um ou dois bancos de tubos paralelos. Achei isso extremamente curioso. É a primeira vez que vejo um condensador assim em automóveis. Acho que nem mesmo os aparelhos de AC residenciais são assim nos dias de hoje. Os bancos de tubos paralelos são comuns em trocadores de calor de ciclos de resfriamento na indústria, mas em ciclos de refrigeração (seja para câmaras frias ou climatização de ambientes) eu achava que todos os trocadores eram de serpentina...
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    Mensagem por opala4cc Seg 24 Jun - 23:51:12

    Rubão6cc escreveu:
    Júnior Stepaniak escreveu:


    Muito bom...

    Muito bom o vídeo...mas para mim o cara omitiu algumas informações...ele fez o teste de medição de temperatura na boca do difusor e está chegando a cerca de 1°....com a regulagem original do módulo do AC o sistema não deixa chegar nessa temperatura na boca do difusor.
    Com a regulagem original o sistema desliga com alguma coisa em torno de 6° a 5° na boca do difusor. Portanto eu acredito que mexeram na regulagem do módulo desse carro.
    Agora sobre esse condensador alternativo..ele diz que é mais eficiente..se isso for verdade é uma opção interessantíssima para nosso uso, até porque ele é muito parecido com o original.

    Na verdade, ele não sabe usar um pirômetro. A medição dele tem um erro muito grande. Se você olhar na lateral do pirômetro, existe um "cone" de medição para que o aparelho meça corretamente a temperatura do objeto em questão. A cada "x" centímetros à frente do pirômetro, ele mede a temperatura de uma área circular de diâmetro "Y". Para este difusor, acho que o mais adequado seria um termômetro de bulbo ou mesmo um PTC, NTC com fio.
    Dê uma olhada na terceira foto deste anúncio:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1164973740-termmetro-laser-digital-infravermelho-temperatura-pirometro-_JM?quantity=1
    Na lateral do aparelho, tem um diagrama que descreve o que escrevi sobre o "cone" de medição.

    E sim, este condensador, em suas dimensões externas e saída dos tubos, é bem parecido com o original!
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    Mensagem por Was Sáb 11 Abr - 17:45:14

    Sobre o isolante térmico. Uso um Feltro Betume, acho que de 5mm. Acho que é isolante acústico também.
    Mas eu não sinto muita diferença nem de um nem de outro.
    Alguém pode me ajudar?
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 11 Abr - 17:47:01

    eu fiz na minha caranva e gostei muito.


    usei uma manta (edredon velho) e manta asfaltica aluminizada.
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    Mensagem por opala4cc Sáb 11 Abr - 18:00:21

    Was escreveu:Sobre o isolante térmico. Uso um Feltro Betume, acho que de 5mm. Acho que é isolante acústico também.
    Mas eu não sinto muita diferença nem de um nem de outro.
    Alguém pode me ajudar?
    Ar condicionado: dossiê completo - Página 7 20180410

    Os melhores materiais para este fim são as mantas de elástoméricas: http://www.epexind.com.br/produto/isolamento-termico/manta-wincell/ São macias e flexíveis como uma esponja.
    Mas não é necessário comprar com a espessura que mostra na foto. Pode ser uma manta mais fina.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 15 Nov - 16:31:19

    Boa tarde pessoal.


    eu dei uma vasculhada no topico e nao achei nada relacionado as especificacoes tecnicas do sitesma do ar condicionado do opala.


    eu vou recolocar meu ar condicionado pra funcionar......estou fazendo um curso de ar condicionado automotivo e estou descobrindo muuuuuitas coisas interessantes sobre os sistemas e seu funcionamento no modo geral.

    a quantidade de oleo, o tipo de oleo e a quantidade de gas sao importantissimas para o bom funcionamento do sistema tanto quando na vida util como no desempenho.


    por isso queria saber se alguem tem esse tipo de informacao:

    Quantidade de oleo do compressor;
    quantidade (peso) do gas (usarei o R134A);
    se o oleo é mineral ou semi-sintetico (sintetico acho impossivel);
    Tamanho do cálibre do furo da valvula de expansao;

    porem só a quantidade de oleo e gas ja me ajuda bastante...


    eu havia feito o retrofit em 2014 porem 2 anos depois o compressor travou....e agora fazendo o curso eu estou suspeitando q o tecnico q fez o servico pode ter usado oleo errado ou quantidade errada.....

    o rendimento do ar nao era taaaaaao bom....ele era bom nos bancos dianteiros mas nao tinha força pra resfriar o carro inteiro.....entao suspeito q o gas q ele colcou foi pouco....ele deve ter se baseado nos carros novos e modernos q usam em media 450g de gas.

    bom....por enquanto é isso.

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    Mensagem por opala4cc Dom 15 Nov - 17:40:12

    Marcos Adriano escreveu:Boa tarde pessoal.


    eu dei uma vasculhada no topico e nao achei nada relacionado as especificacoes tecnicas do sitesma do ar condicionado do opala.


    eu vou recolocar meu ar condicionado pra funcionar......estou fazendo um curso de ar condicionado automotivo e estou descobrindo muuuuuitas coisas interessantes sobre os sistemas e seu funcionamento no modo geral.

    a quantidade de oleo, o tipo de oleo e a quantidade de gas sao importantissimas para o bom funcionamento do sistema tanto quando na vida util como no desempenho.
    Já mencionei isso em outros tópicos, faz mais de 5 anos.

    por isso queria saber se alguem tem esse tipo de informacao:

    Quantidade de oleo do compressor;
    quantidade (peso) do gas (usarei o R134A);
    se o oleo é mineral ou semi-sintetico (sintetico acho impossivel);
    Tamanho do cálibre do furo da valvula de expansao;

    porem só a quantidade de oleo e gas ja me ajuda bastante...

    Isso não é padrão para todos os carros. A quantidade de óleo depende da litragem do compressor e do comprimento equivalente do sistema. A quantidade de óleo é fundamental porque o compressor é lubrificado pelo óleo (sintético, PAG) que é transportado junto com o fluido de trabalho do sistema (134a). Não chame de "gás". Não está correto. O estado físico do fluido de trabalhovaria dentro do ciclo de acordo com o local onde ele está. Por exemplo, no compressor tem que estar gasoso, na saída do condensador, tem que estar praticamente líquido, etc... Se as condições não forem satisfeitas, o ciclo não será ótimo, fazendo o sistema perder desempenho. Conforme já mencionei, o óleo é SINTÉTICO (PAG). Mineral era usado com o R12 (freon). Ninguém mais usa, no Brasil, óleo mineral em sistemas de climatização automotivos.
    Os sistemas mais baratos e fuleiros, usam um furo calibrado para a expansão do fluído. Os sistemas mais elaborados e caros, usam válvula de expansão.

    eu havia feito o retrofit em 2014 porem 2 anos depois o compressor travou....e agora fazendo o curso eu estou suspeitando q o tecnico q fez o servico pode ter usado oleo errado ou quantidade errada.....
    Não misture óleo mineral com sintético. Vira borra e entope. 90% dos profissionais desta área são bunda-moles. Eu espero que você seja mais uma exceção. Torço por você!
    o rendimento do ar nao era taaaaaao bom....ele era bom nos bancos dianteiros mas nao tinha força pra resfriar o carro inteiro.....entao suspeito q o gas q ele colcou foi pouco....ele deve ter se baseado nos carros novos e modernos q usam em media 450g de gas.
    Nunca vi esses cretinos consultarem uma tabela. Tenho certeza de que fazem quase tudo no chutômetro e nem sequer usam contraste para detectar vazamentos ANTES de fazer a carga no sistema.
    Existem tabelas de aferição, como pontos de referência. Estas tabelas e o procedimento de purga do fluido refrigerante bem como o procedimento de carga no sistema você encontra nos manuais de serviço de cada carro.
    Para você ter uma ideia de quão importante é a quantidade de óleo no sistema, sempre que você substitui um componente, deve drená-lo coletando o óleo que sair de dentro dele em um copo com marcação de volume. Todo o óleo que dali sair, deve ser reposto no sistema com óleo novo na quantidade exata do que foi perdido.

    bom....por enquanto é isso.

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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 15 Nov - 18:55:22

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:Boa tarde pessoal.


    eu dei uma vasculhada no topico e nao achei nada relacionado as especificacoes tecnicas do sitesma do ar condicionado do opala.


    eu vou recolocar meu ar condicionado pra funcionar......estou fazendo um curso de ar condicionado automotivo e estou descobrindo muuuuuitas coisas interessantes sobre os sistemas e seu funcionamento no modo geral.

    a quantidade de oleo, o tipo de oleo e a quantidade de gas sao importantissimas para o bom funcionamento do sistema tanto quando na vida util como no desempenho.
    Já mencionei isso em outros tópicos, faz mais de 5 anos.

    mas ate esses dias atraz e principalmente quando foi feito o servico no meu eu nao havia pensado nisso...achei q o tecnico q fez o servico saberia...ou q era facil de saber.

    por isso queria saber se alguem tem esse tipo de informacao:

    Quantidade de oleo do compressor;
    quantidade (peso) do gas (usarei o R134A);
    se o oleo é mineral ou semi-sintetico (sintetico acho impossivel);
    Tamanho do cálibre do furo da valvula de expansao;

    porem só a quantidade de oleo e gas ja me ajuda bastante...

    Isso não é padrão para todos os carros. A quantidade de óleo depende da litragem do compressor e do comprimento equivalente do sistema. A quantidade de óleo é fundamental porque o compressor é lubrificado pelo óleo (sintético, PAG) que é transportado junto com o fluido de trabalho do sistema (134a). Não chame de "gás". Não está correto. O estado físico do fluido de trabalhovaria dentro do ciclo de acordo com o local onde ele está. Por exemplo,  no compressor tem que estar gasoso, na saída do condensador, tem que estar praticamente líquido, etc... Se as condições não forem satisfeitas, o ciclo não será ótimo, fazendo o sistema perder desempenho. Conforme já mencionei, o óleo é SINTÉTICO (PAG). Mineral era usado com o R12 (freon). Ninguém mais usa, no Brasil, óleo mineral em sistemas de climatização automotivos.
    Os sistemas mais baratos e fuleiros, usam um furo calibrado para a expansão do fluído. Os sistemas mais elaborados e caros, usam válvula de expansão.


    ta....eu sei q isso nao é padrao pra todos os carros e todos os sistemas....por isso perguntei se alguem sabe a quantidade correta para o sistema e compressor do OPALA......eu sei q o correto nao é gas.....é q pessoal conhece mais assim......tbem usei o termo

    eu havia feito o retrofit em 2014 porem 2 anos depois o compressor travou....e agora fazendo o curso eu estou suspeitando q o tecnico q fez o servico pode ter usado oleo errado ou quantidade errada.....
    Não misture óleo mineral com sintético. Vira borra e entope. 90% dos profissionais desta área são bunda-moles. Eu espero que você seja mais uma exceção. Torço por você!

    rapaiz....nao vou misturar os oleos.....ja estou querendo saber a quantidade pq vou fazer a limpeza completa do sistema com 141B e posteriormente repor o oleo e o fluido.....eu estou na metade do curso q é 100% pratico e estamos desmontando e a aprendendo reparar os compressores....analisando problemas e defeitos e as possives causas......por isso suspeito q o tecnico q fez o servico pode ter usado oleo ou quantidade errada.....

    o rendimento do ar nao era taaaaaao bom....ele era bom nos bancos dianteiros mas nao tinha força pra resfriar o carro inteiro.....entao suspeito q o gas q ele colcou foi pouco....ele deve ter se baseado nos carros novos e modernos q usam em media 450g de gas.
    Nunca vi esses cretinos consultarem uma tabela. Tenho certeza de que fazem quase tudo no chutômetro e nem sequer usam contraste para detectar vazamentos ANTES de fazer a carga no sistema.
    Existem tabelas de aferição, como pontos de referência. Estas tabelas e o procedimento de purga do fluido refrigerante bem como o procedimento de carga no sistema você encontra nos manuais de serviço de cada carro.
    Para você ter uma ideia de quão importante é a quantidade de óleo no sistema, sempre que você substitui um componente, deve drená-lo coletando o óleo que sair de dentro dele em um copo com marcação de volume. Todo o óleo que dali sair, deve ser reposto no sistema com óleo novo na quantidade exata do que foi perdido.


    entao acho q o problema no caso de mexer em sistemas antigos é justamente o q eu to passando: nao achar as especificacoes tecnicas dessas quantidades e tal.....eu ja aprendi q é possivel dosar a quantidade de fluido no sistema pelas pressoes via manifold mas isso depende muito da condicçao climatica externa no dia é facil errar principalmente um iniciante como eu....eu comprei a balança e queria colocar a quantidade correta em gramas.....isso eu nao achei no manual da minha caravan nao....nao tem....alias ja foi dito no curso q muitos manuais nao tem...inclusive de carros novos....os carros novos vem com uma etiqueta no capo ou proximo a grade frontal informando a a quantidade de fluido.....a quantidade de oleo fica na etiqueta do compressor....o meu compressor tem etiqueta mas nao fala a quantidade de oleo...só fala q ele é o 68.

    nao vou verificar o vazamento com contraste por enquanto pq ainda nao tenho contraste e minha lanterna nao chegou...comprei da china....vai demorar uns dias pra chegar

    na vdd esse esquema de trocas de componentes existe uma "tabela media" pra adicao de oleo pra cada componete....pois é quase impossivel coletar todo o oleo de algumas partes....entao existem essas tabelas de estimativa pra facilitar o servico....


    bom....por enquanto é isso.

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    Mensagem por Rubão6cc Dom 15 Nov - 19:10:26

    Concordo com o Opala4cc. O pessoal que mexe com ar e precisa realizar algum retrofit faz na base do chutômetro. Porque de fato não existe uma informação técnica oficial e precisa sobre isso. Depreende-se disso que na maioria das vezes o rendimento do ar acaba ficando aquém do desejado.


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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 15 Nov - 19:15:36

    sim...quase todos usam como base uma media dos sistemas modernos


    porem a maioria creio eu q nao tem acesso aos foruns, grupos de antigos especificos e etc....


    como eu tenho estou tentando recorrer a eles.......
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    Mensagem por opala4cc Dom 15 Nov - 20:58:13

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Marcos:

    Entendi. Mas você não vai encontrar os dados que você quer referentes ao sistema de AC do OPALA para o R134a porque o opala usava óleo mineral com freon. O que você pode conseguir são os dados para o freon no opala. O maior problema é que há uma grande diferença no tamanho da molécula do freon e a do R134a. Os dados e parâmetros do opala são para o sistema antigo. Quando cai na mão dos técnicos de AC automotivo, eles seguem uma receitinha de bolo, tipo colocar a quantidade de óleo sintético (PAG) que o novo compressor necessita e X% a mais ou a menos de r134a em relação ao fluido refrigerante R12 para compensar a diferença de tamanho da molécula.
    Apenas a título infomativo, a grande sacada do retrofit com isceon é que a dupont fez um blend ajustado para simular o freon. Pegaram o R134a e adicionaram em menor quantidade outras moléculas de forma que a mistura tivesse as propriedades do R12 ou próximas (volume a determinadas temperaturas, troca de fase próxima às temperaturas do freon, curvas de tombamento, etc...) EXATAMENTE para que os técnicos não precisassem chutar. A dupont fez literalmente um "ajuste" de fluido refrigerante com componentes que não agridem a cagada de ozônio.
    Sobre o compressor travar, pode acontecer se 1)o rolamento estiver muito gasto, 2)excesso de óleo, acima da capacidade do cárter e 3)ciclo mal ajustado, fazendo o fluido refrigerante passar pelo filtro secador/acumulador a ponto de chegar em fase líquida nos pistões do compressor. Sabe aqueles caras que postam vídeo no youtube mostrando o AC do opala formando crosta de gelo no tubo de alumínio que vai ao filtro acumulador antes do compressor (a parte de baixa pressão)? Aquilo ali é fluido refrigerante que ainda está evaporando, mesmo APÓS ter passado pelo evaporador. Se está formando crosta de gelo ali, imagine ao redor da colmeia do evaporador! Se há crosta de gelo ao redor da colmeia do evaporador e ele precisa que o ar passe através da colmeia dele para chegar ar refrigerado no habitáculo, fica evidente que ele está perdendo eficiência ( o evaporador vira um bloco de gelo, fazendo o ar passar ao redor dele e não através) e energia está sendo desperdiçada. Quanto mais desse efeito, maior o risco de calço no compressor.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 15 Nov - 21:28:20

    entao....na vdd eu nao queria saber as espcificacoes tecnicas do R134A no opala....eram as do R12 mesmo.....achei q deveria usar a mesma quantidade.

    mas acabaram de comentar comigo sobre essa diferença de massa entre o r12 e o R13A...eu realmente nao sabia....ate pq o R12 nem é comentado no curso...nao foi falado quase nada dele la.......eles falam mais do R1234YF do q o R12.....e eu nao vou insistir nisso pra nao desviar o curso para um projeto de um unico carro q no caso é o meu....

    No opala vao pouco mais 1400g de R12....e o pessoal q trabalha com AC em opala costuma usar 750g de R134A no opala....eu acho q no meu em 2014 o cara colocou 500 ou 600g.....a diferença pra muitos nao parece significativa....porem é sim....tendo visto q meu professor recomenda adicionar uns 20g a mais pra suprir a perca do fluido q fica nas mangueiras do manifold q é perdido quando se desconecta do sistema....principalmente naqueles manifolds q a mangueira é comprida tipo 1,5m....a maioria sao de 90cm.


    a quantidade de oleo é 200ml.


    quando todas as minhas coisas chegarem eu vou tentar fazer o servico na minha caravan......dai vejo certinho como fica e comento aqui.


    alias estou estudando a troca do condensador original por um brasado.....pelo q eu vi nao existe nenhum problema no sistema em fazer a mudança....e o brasado traz uma diferença incrivel no rendimento em relacao ao de tubo expandido....pois a troca de calor é muito maior devido ter maior area de contato da parede da peça com o fluido.

    mas isso seria algo mais pra frente.....


    vamos ver.

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    Mensagem por opala4cc Dom 15 Nov - 21:29:56

    Marcos Adriano escreveu:sim...quase todos usam como base uma media dos sistemas modernos


    porem a maioria creio eu q nao tem acesso aos foruns, grupos de antigos especificos e etc....


    como eu tenho estou tentando recorrer a eles.......

    O que sei sobre sistemas a freon convertidos para o r134a é que eles necessitam de um CONDENSADOR com comprimento equivalente maior (para terem maior troca de calor com o meio) e um tubo de expansão mais comprido (não lembro mais quanto mais comprido), exatamente por causa da diferença de tamanho das moléculas do r134a e o freon. Como até pouco tempo atrás não havia condensador substituto (com maior troca de calor) para o opala sem arrombar a lataria do carro, recorria-se, para aumentar a troca de calor, a ventoinhas adicionais. Mas hoje existe um condensador de banco de TUBOS PARALELOS affraid ou pelo menos me parece ser de tubos paralelos que, não sei como, deve ser mais eficiente:

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 7 Czpia_10

    De qualquer forma, eu recomendo fortemente a troca do condensador caso a colmeia do seu esteja muito deformada ou o condensador esteja com a superfície externa muito suja. Obs.:Veja que mesmo assim, o dono do carro da foto acima colocou uma ventoinha auxiliar na frente do condensador (porém, não sei que tipo de radiador ou ventoinha de radiador ele está usando lá dentro do cofre do motor).
    Não sei mais detalhes sobre esse condensador (se é um banco de tubos ou dois...), mas no youtoba você acha vídeos de lojas de AC falando sobre isso e muito mais. Os mais conceituados que lembro são a refrissom e a ishi ar condicionado.
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    Mensagem por opala4cc Dom 15 Nov - 21:32:41

    Marcos Adriano escreveu:entao....na vdd eu nao queria saber as espcificacoes tecnicas do R134A no opala....eram as do R12 mesmo.....achei q deveria usar a mesma quantidade.

    mas acabaram de comentar comigo sobre essa diferença de massa entre o r12 e o R13A...eu realmente nao sabia....ate pq o R12 nem é comentado no curso...nao foi falado quase nada dele la.......eles falam mais do R1234YF do q o R12.....e eu nao vou insistir nisso pra nao desviar o curso para um projeto de um unico carro q no caso é o meu....

    No opala vao pouco mais 1400g de R12....e o pessoal q trabalha com AC em opala costuma usar 750g de R134A no opala....eu acho q no meu em 2014 o cara colocou 500 ou 600g.....a diferença pra muitos nao parece significativa....porem é sim....tendo visto q meu professor recomenda adicionar uns 20g a mais pra suprir a perca do fluido q fica nas mangueiras do manifold q é perdido quando se desconecta do sistema....principalmente naqueles manifolds q a mangueira é comprida tipo 1,5m....a maioria sao de 90cm.


    a quantidade de oleo é 200ml.


    quando todas as minhas coisas chegarem eu vou tentar fazer o servico na minha caravan......dai vejo certinho como fica e comento aqui.


    alias estou estudando a troca do condensador original por um brasado.....pelo q eu vi nao existe nenhum problema no sistema em fazer a mudança....e o brasado traz uma diferença incrivel no rendimento em relacao ao de tubo expandido....pois a troca de calor é muito maior devido ter maior area de contato da parede da peça com o fluido.

    mas isso seria algo mais pra frente.....


    vamos ver.

    Poxa, era exatamente sobre o condensador que eu estava escrevendo, kkkkk!!!!
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    Mensagem por opala4cc Dom 15 Nov - 21:38:24

    Marcos Adriano escreveu:entao....na vdd eu nao queria saber as espcificacoes tecnicas do R134A no opala....eram as do R12 mesmo.....achei q deveria usar a mesma quantidade.

    mas acabaram de comentar comigo sobre essa diferença de massa entre o r12 e o R13A...eu realmente nao sabia....ate pq o R12 nem é comentado no curso...nao foi falado quase nada dele la.......eles falam mais do R1234YF do q o R12.....e eu nao vou insistir nisso pra nao desviar o curso para um projeto de um unico carro q no caso é o meu....

    No opala vao pouco mais 1400g de R12....e o pessoal q trabalha com AC em opala costuma usar 750g de R134A no opala....eu acho q no meu em 2014 o cara colocou 500 ou 600g.....a diferença pra muitos nao parece significativa....porem é sim....tendo visto q meu professor recomenda adicionar uns 20g a mais pra suprir a perca do fluido q fica nas mangueiras do manifold q é perdido quando se desconecta do sistema....principalmente naqueles manifolds q a mangueira é comprida tipo 1,5m....a maioria sao de 90cm.


    a quantidade de oleo é 200ml.


    quando todas as minhas coisas chegarem eu vou tentar fazer o servico na minha caravan......dai vejo certinho como fica e comento aqui.


    alias estou estudando a troca do condensador original por um brasado.....pelo q eu vi nao existe nenhum problema no sistema em fazer a mudança....e o brasado traz uma diferença incrivel no rendimento em relacao ao de tubo expandido....pois a troca de calor é muito maior devido ter maior area de contato da parede da peça com o fluido.

    mas isso seria algo mais pra frente.....


    vamos ver.

    Sabe por que os condensadores eram uma serpentina, diferentemente do radiadores, que são bancos de tubos? Era para garantir que todo fluido de trabalho chegasse na forma líquida no final do condensador, já que caso parte dele chegasse em forma de gás, haveria perda de rendimento na hora da expansão. Se conseguiram construir o bagulho com tubos paralelos, então é porque o treco é realmente muito mais eficiente. Agora... a DURABILIDADE é outra história. Nos carros novos, é frequente uma pedrinha na estrada pegar em um condensador desses novos e furá-lo, sabia? É por causa da espessura dos tubos de alumínio, que são muito mais fininhos que o do opala, kkkkkk!!!!
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 15 Nov - 21:39:05

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:sim...quase todos usam como base uma media dos sistemas modernos


    porem a maioria creio eu q nao tem acesso aos foruns, grupos de antigos especificos e etc....


    como eu tenho estou tentando recorrer a eles.......

    O que sei sobre sistemas a freon convertidos para o r134a é que eles necessitam de um CONDENSADOR com comprimento equivalente maior (para terem maior troca de calor com o meio) e um tubo de expansão mais comprido (não lembro mais quanto mais comprido), exatamente por causa da diferença de tamanho das moléculas do r134a e o freon. Como até pouco tempo atrás não havia condensador substituto (com maior troca de calor) para o opala sem arrombar a lataria do carro, recorria-se, para aumentar a troca de calor, a ventoinhas adicionais. Mas hoje existe um condensador de banco de TUBOS PARALELOS affraid ou pelo menos me parece ser de tubos paralelos que, não sei como, deve ser mais eficiente:

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 7 Czpia_10

    De qualquer forma, eu recomendo fortemente a troca do condensador caso a colmeia do seu esteja muito deformada ou o condensador esteja com a superfície externa muito suja. Obs.:Veja que mesmo assim, o dono do carro da foto acima colocou uma ventoinha auxiliar na frente do condensador (porém, não sei que tipo de radiador ou ventoinha de radiador ele está usando lá dentro do cofre do motor).
    Não sei mais detalhes sobre esse condensador (se é um banco de tubos ou dois...), mas no youtoba você acha vídeos de lojas de AC falando sobre isso e muito mais. Os mais conceituados que lembro são a refrissom e a ishi ar condicionado.


    kkkkk


    caraca acabei de comentar sobre a troca do condensador kkkkkkkk


    eu pensei em trocar ele sim....mas agora nao tem como......

    o meu ate q ta legalzinho.....sem vazamentos....nao tem nada torto....ta bom de estrutura....



    vou usar ele mesmo....ate uma outra melhora no sistema.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 15 Nov - 21:43:03

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:entao....na vdd eu nao queria saber as espcificacoes tecnicas do R134A no opala....eram as do R12 mesmo.....achei q deveria usar a mesma quantidade.

    mas acabaram de comentar comigo sobre essa diferença de massa entre o r12 e o R13A...eu realmente nao sabia....ate pq o R12 nem é comentado no curso...nao foi falado quase nada dele la.......eles falam mais do R1234YF do q o R12.....e eu nao vou insistir nisso pra nao desviar o curso para um projeto de um unico carro q no caso é o meu....

    No opala vao pouco mais 1400g de R12....e o pessoal q trabalha com AC em opala costuma usar 750g de R134A no opala....eu acho q no meu em 2014 o cara colocou 500 ou 600g.....a diferença pra muitos nao parece significativa....porem é sim....tendo visto q meu professor recomenda adicionar uns 20g a mais pra suprir a perca do fluido q fica nas mangueiras do manifold q é perdido quando se desconecta do sistema....principalmente naqueles manifolds q a mangueira é comprida tipo 1,5m....a maioria sao de 90cm.


    a quantidade de oleo é 200ml.


    quando todas as minhas coisas chegarem eu vou tentar fazer o servico na minha caravan......dai vejo certinho como fica e comento aqui.


    alias estou estudando a troca do condensador original por um brasado.....pelo q eu vi nao existe nenhum problema no sistema em fazer a mudança....e o brasado traz uma diferença incrivel no rendimento em relacao ao de tubo expandido....pois a troca de calor é muito maior devido ter maior area de contato da parede da peça com o fluido.

    mas isso seria algo mais pra frente.....


    vamos ver.

    Sabe por que os condensadores eram uma serpentina, diferentemente do radiadores, que são bancos de tubos? Era para garantir que todo fluido de trabalho chegasse na forma líquida no final do condensador, já que caso parte dele chegasse em forma de gás, haveria perda de rendimento na hora da expansão. Se conseguiram construir o bagulho com tubos paralelos, então é porque o treco é realmente muito mais eficiente. Agora... a DURABILIDADE é outra história. Nos carros novos, é frequente uma pedrinha na estrada pegar em um condensador desses novos e furá-lo, sabia? É por causa da espessura dos tubos de alumínio, que são muito mais fininhos que o do opala, kkkkkk!!!!


    la tem condensador brasado cortado ao meio realmente a parede parece um papel..


    o professor sempre fala: graças a Deus esses condesadores dao problema ....gracas a Deus........kkkkkkkk
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    Mensagem por opala4cc Dom 15 Nov - 21:46:01

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    O que sei sobre sistemas a freon convertidos para o r134a é que eles necessitam de um CONDENSADOR com comprimento equivalente maior (para terem maior troca de calor com o meio) e um tubo de expansão mais comprido (não lembro mais quanto mais comprido), exatamente por causa da diferença de tamanho das moléculas do r134a e o freon. Como até pouco tempo atrás não havia condensador substituto (com maior troca de calor) para o opala sem arrombar a lataria do carro, recorria-se, para aumentar a troca de calor, a ventoinhas adicionais. Mas hoje existe um condensador de banco de TUBOS PARALELOS affraid ou pelo menos me parece ser de tubos paralelos que, não sei como, deve ser mais eficiente:

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    De qualquer forma, eu recomendo fortemente a troca do condensador caso a colmeia do seu esteja muito deformada ou o condensador esteja com a superfície externa muito suja. Obs.:Veja que mesmo assim, o dono do carro da foto acima colocou uma ventoinha auxiliar na frente do condensador (porém, não sei que tipo de radiador ou ventoinha de radiador ele está usando lá dentro do cofre do motor).
    Não sei mais detalhes sobre esse condensador (se é um banco de tubos ou dois...), mas no youtoba você acha vídeos de lojas de AC falando sobre isso e muito mais. Os mais conceituados que lembro são a refrissom e a ishi ar condicionado.


    kkkkk


    caraca acabei de comentar sobre a troca do condensador kkkkkkkk


    eu pensei em trocar ele sim....mas agora nao tem como......

    o meu ate q ta legalzinho.....sem vazamentos....nao tem nada torto....ta bom de estrutura....



    vou usar ele mesmo....ate uma outra melhora no sistema.

    Veja se você consegue, antes de por o sistema para funcionar, tirar o condensador do carro e fazer uma limpeza química (por imersão) na parte externa dele. Quando o alumínio do condensador está escurecido, é porque há um substrato de oxidação e sujeira em cima dele que vira uma resistência térmica à troca de calor. Como não é possível escovar o condensador ou jogar um jato forte de água nele, só resta a limpeza química por imersão. Não é muito comum achar por aí mas tem gente que faz e melhora o desempenho do desgraçado.
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    Mensagem por opala4cc Dom 15 Nov - 21:48:41

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Sabe por que os condensadores eram uma serpentina, diferentemente do radiadores, que são bancos de tubos? Era para garantir que todo fluido de trabalho chegasse na forma líquida no final do condensador, já que caso parte dele chegasse em forma de gás, haveria perda de rendimento na hora da expansão. Se conseguiram construir o bagulho com tubos paralelos, então é porque o treco é realmente muito mais eficiente. Agora... a DURABILIDADE é outra história. Nos carros novos, é frequente uma pedrinha na estrada pegar em um condensador desses novos e furá-lo, sabia? É por causa da espessura dos tubos de alumínio, que são muito mais fininhos que o do opala, kkkkkk!!!!


    la tem condensador brasado cortado ao meio realmente a parede parece um papel..


    o professor sempre fala: graças a Deus esses condesadores dao problema ....gracas a Deus........kkkkkkkk

    KKKKK!!!! Acontece o mesmo com radiadores brasados e os desgraçados furam sempre perto da cabeceira (quando o vazamento não é na prensagem da cabeceira com a caixa plástica)!
    Parece que você vai enfrentar um dilema: eficiência versus durabilidade, kkkk!!!
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 16 Nov - 19:00:15

    opala4cc escreveu:Veja se você consegue, antes de por o sistema para funcionar, tirar o condensador do carro e fazer uma limpeza química (por imersão) na parte externa dele. Quando o alumínio do condensador está escurecido, é porque há um substrato de oxidação e sujeira em cima dele que vira uma resistência térmica à troca de calor. Como não é possível escovar o condensador ou jogar um jato forte de água nele, só resta a limpeza química por imersão. Não é muito comum achar por aí mas tem gente que faz e melhora o desempenho do desgraçado.


    o problema é justamente esse


    por aqui sem chance de alguma empresa q faça esse tipo de servico....ou ate mesmo oficina e tal.....


    meu maior problema com o ar condicionado da minha caravan era esse: ninguem aqui na cidade pra mexer e eu nao ter tempo disponivel pra levar em outras cidades.


    da mesma maneira q nao consegui levar o ar pra fazer nao iria conseguir levar o condensador pra fazer esse tipo de servico.....


    mas como penso em troca-lo acho q nao vou mexer com isso
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 16 Nov - 19:04:43

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    la tem condensador brasado cortado ao meio realmente a parede parece um papel..


    o professor sempre fala: graças a Deus esses condesadores dao problema ....gracas a Deus........kkkkkkkk

    KKKKK!!!! Acontece o mesmo com radiadores brasados e os desgraçados furam sempre perto da cabeceira (quando o vazamento não é na prensagem da cabeceira com a caixa plástica)!
    Parece que você vai enfrentar um dilema: eficiência versus durabilidade, kkkk!!!


    kkkkkkk


    sempre quando ele cita algo q costuma dar problema ele fala Graças a Deus q da problema....


    pois alem de ser professor no senai ha uns 24 anos ele trabalha com isso pq ele tem oficina propria......entao ele fala q coisas q dao defeito sao otimas kkkkkkkk


    afinal quando um chora o outro vende os lencos kkkkkkkk
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    Mensagem por opala4cc Seg 16 Nov - 19:37:47

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    KKKKK!!!! Acontece o mesmo com radiadores brasados e os desgraçados furam sempre perto da cabeceira (quando o vazamento não é na prensagem da cabeceira com a caixa plástica)!
    Parece que você vai enfrentar um dilema: eficiência versus durabilidade, kkkk!!!


    kkkkkkk


    sempre quando ele cita algo q costuma dar problema ele fala Graças a Deus q da problema....


    pois alem de ser professor no senai ha uns 24 anos ele trabalha com isso pq ele tem oficina propria......entao ele fala q coisas q dao defeito sao otimas kkkkkkkk


    afinal quando um chora o outro vende os lencos kkkkkkkk

    Estes dias eu estava refletindo exatamente sobre algo ligado a isso. Um cara me rebateu dizendo que os carros estavam mais confiáveis, sob alegação de que a injeção eletrônica teria prolongado a vida útil do motores por proporcionar funcionamento mais uniforme e manter o carro regulado.
    Eu até concordo com os argumentos dele, mas não concordo com a conclusão de que isso tenha dado mais confiabilidade nos carros como um todo. Os compressores de AC perderam vida útil em prol da eficiência energética, os trocadores de calor (radiadores, condensadores e evaporadores) ganharam maior eficiência, porém a vida útil destes componentes diminuiu, os carros ficaram mais sensíveis a perturbações no sistema elétrico, o que pode acarretar em uma gama enorme de problemas (câmbios que não conversam com o módulo da injeção precisando de reporgramação, painéis de instrumentos que apresentam mensagens de erro ou cujos instrumentos "morrem", exigindo reprogramação, luz da injeção acesa no painel, etc...), correia dentada que tem que ser trocada preditivamente, bombas de água que não duram, válvulas termostáticas que travam precocemente abertas, fechadas ou no meio do curso (tudo isso com o uso de aditivo no líquido de arrefecimento), bicos injetores que queimam, reguladores de voltagem que estragam, as malditas lâmpadas que queimam a toda hora e por aí vai... Tudo isso e muito mais leva o proprietário com uma periodicidade maior à oficina ou até a loja de autopeças.
    É por isso que os carros japoneses ganharam tanto mercado!
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 16 Nov - 19:50:09

    cooom ctz


    eu tbem penso isso dos carros modernos.....muitas coisas (quase tudo) é feito pra nao durar


    nao sei se vc sabe mas as polias eletromagneticas dos compressores ja esta sendo aposentada.....

    muitos veiculos ja estao vindo com um compressor totalmente acoplado independente do AC acionado ou nao....

    quando o AC nao estao ligado existe uns 3% de circulacao do fluido....quando ele é acionado uma valvula interna faz a inclinao da placa q move os pistoes e eles comecam a trabalhar os 100% de bombeamento

    quando a temperatura do habitaculo vai chegando no desejado selecionado pelo controle do painel a valvula torre vai "desenclinando" a placa q diminui o curso dos pistoes gradativamente ate os 3% e quando ja necessidade de refrigeracao no habitaculo o ciclo se forma novamente com a placa sendo inclinada...

    esse compressor é chamado de compressor variavel......

    ou seja: mesmo o AC desligado ele esta em funcionamento....com apenas 3% da capacidade de bombeamento mas esta! isso pode gerar um desgaste dos pistoes, rolamentos e etc....

    é mais uma indicio do q vc falou: energeticamente o sistema é fantastico....reduz muito a carga do motor e o consumo de combustivel...mas é um sistema q pode sofrer desgaste prematuro no meu ponto de vista.
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    Mensagem por opala4cc Ter 17 Nov - 7:18:29

    Marcos Adriano escreveu:cooom ctz


    eu tbem penso isso dos carros modernos.....muitas coisas (quase tudo) é feito pra nao durar


    nao sei se vc sabe mas as polias eletromagneticas dos compressores ja esta sendo aposentada.....

    muitos veiculos ja estao vindo com um compressor totalmente acoplado independente do AC acionado ou nao....

    quando o AC nao estao ligado existe uns 3% de circulacao do fluido....quando ele é acionado uma valvula interna faz a inclinao da placa q move os pistoes e eles comecam a trabalhar os 100% de bombeamento

    quando a temperatura do habitaculo vai chegando no desejado selecionado pelo controle do painel a valvula torre vai "desenclinando" a placa q diminui o curso dos pistoes gradativamente ate os 3% e quando ja necessidade de refrigeracao no habitaculo o ciclo se forma novamente com a placa sendo inclinada...

    esse compressor é chamado de compressor variavel......

    ou seja: mesmo o AC desligado ele esta em funcionamento....com apenas 3% da capacidade de bombeamento mas esta! isso pode gerar um desgaste dos pistoes, rolamentos e etc....

    é mais uma indicio do q vc falou: energeticamente o sistema é fantastico....reduz muito a carga do motor e o consumo de combustivel...mas é um sistema q pode sofrer desgaste prematuro no meu ponto de vista.
    Sim, já sabia. Se chama compressor de cilindrada variável.
    Já tem até sistema de ac sem correia acoplada a polia do motor. O ac é totalmente elétrico.
    É o que já mencionei no fórum antes: estes compressores duram uns 80.000km e tchau. Nem manutenção dá pra fazer. Os carros novos de hoje cada vez mais são feitos para apenas um proprietário: o primeiro. Assim, é cada vez mais difícil pegar um usado sem ter que consertar algo dispendioso.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 18 Nov - 16:44:51

    vdd



    carro é pro primeiro dono.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 22 Nov - 17:16:55

    bom....


    vamos la.....

    eu mexi no ar da caravuca hoje......fiz tudo o q manda o figurino:

    - limpeza com 141B (nao usei nitrogenio pq nao tenho, porem vejo muuuuuita gente q nao tem e presta servicos, principalmente no campo) no caso usei um compressor comum com 150 PSI;

    - coloquei 200ml de oleo PAG 68 sintetico;

    - verifiquei vazamentos pressurizando o sistema e deixando algumas horas com o manifold ligado olhando as pressoes e nao baixou nada. (meu frasco de contraste nao chegou);

    - fiz vacuo de uns 40 minutos com minha bomba de 7 cfm....creio eu ser mais q o suficiente.

    - coloquei cerca de 550g de fluido (nao tenho ctz pq a garrafa é de 750g e ficou muito leve e com pouca pressao interna por isso tive q mexer nela pra algumas vezes e acredito q a força da mangueira ligada interfere um pouco devido a lata ser "leve") como eu tenho outra lata nova fechada de 750g eu fiz algumas contas usando ela de base e cheguei a esses 550g.


    andei hoje a tarde com ela hoje esta muuuuito calor aqui e o ar gelou muito bem....o compressor aciona e desaciona noramalmente.....esta "ciclando" bem e o funcionamento ao meu ver esta bom.

    agora é só torcer para q ele nao de problema igual ou outro.....porem acredito q o outro foi alguma cagada do cara q mexeu.....tomara q eu nao cometa o mesmo erro q ele.

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    Mensagem por Rubão6cc Dom 22 Nov - 20:55:17

    Marco, acho que 550 gramas de fluido (gás?) é pouco pro sistema adaptado pro R134a. Não me lembro ao certo onde peguei essa informação mas parece que usam em torno de 850-900 gramas.


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