Rubão6cc escreveu:Os meus são pretos...achava que fossem originais mas pelo visto não..
Pois é...o preto é o q vai na thermac
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Rubão6cc escreveu:Os meus são pretos...achava que fossem originais mas pelo visto não..
Müller escreveu:opala4cc escreveu:
Aqui em Porto Alegre eu sei onde acha, mas não seria na cor azul e nem amarelo. Já no mercadolivre, estas porcarias aqui devem servir: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-947952288-tubo-vacuo-sensor-carburador-chevette-8394-opala-8690-_JM
Você também pode procurar por "tubinho de tekalon" vendido a metro no mercagadolivre, mas cuidado com o diâmetro, pois existem vários.
Esse lixo aqui também deve servir, mas o vendedor não especificou o diâmetro: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-844892873-tubo-do-vacuo-calibra-9495-_JM
Esse também serve: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1133341841-tubo-de-vacuo-da-valvula-de-ar-tanque-gasolina-corsa-gsi-_JM?quantity=1
Agradeço as dicas!! Já havia visto esses...até servem e, no momento, estou usando de cor branca. Mas quero deixar no padrão original.
Marcos Adriano escreveu:muito bom muller!!!!
a proposito esse é o seu opala ou caravan?
Marcos Adriano escreveu:top....a caravan comentada no outro topico??
kkkkkkkk
Marcos Adriano escreveu:o modulo controla o desligamento do compressor quando atinge-se a temperatura desejada...aliviando um pouco a utilizacao do compressor e aliviando o sistema....
porem eu acho muuuuito dificil um sistema funcionar sem o modulo....onde vc olhou pra saber q estava sem?
o ar ligado sem o modulo pode forçar de mais o sistema funcionado sem parar.
Júnior Stepaniak escreveu:Ressuscitando o topico, meu opalao ta sem o modulo do ar... O ar estava gelando (percebi que estava sem modulo quando fui fazer uma restauração) alguém sabe dizer se tem algum problema ficar sem esse modulo?
Marcos Adriano escreveu:o modulo originalmente fica atraz da caixa do porta luvas....
é bem escondido
da uma lida aqui:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t42014-instalando-ar-condicionado-completo-em-um-comodoro-89
Júnior Stepaniak escreveu:Marcos Adriano escreveu:o modulo originalmente fica atraz da caixa do porta luvas....
é bem escondido
da uma lida aqui:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t42014-instalando-ar-condicionado-completo-em-um-comodoro-89
Não mano, realmente não
opala4cc escreveu:Júnior Stepaniak escreveu:
Não mano, realmente não
Você poderia colocar uma foto do cofre do motor pra gente ver?
Müller escreveu:Esse carro não tinha ar, originalmente. Vc mexeu no cofre tbem nessa restauração? Não vejo o chicote do motor e nem a mangueira do compressor ao condensador. Se o ar gelava, devem ter ligado direto, sem o módulo mesmo.
opala4cc escreveu:Eu acredito que o condensador colocado foi esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1205121731-unidade-condensadora-opala-6-cilindros-c-tubo-_JM?quantity=1
Rubão6cc escreveu:opala4cc escreveu:Eu acredito que o condensador colocado foi esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1205121731-unidade-condensadora-opala-6-cilindros-c-tubo-_JM?quantity=1
Rapaz..agora temos opção de replica do condensador novo? Essa a 2 ventoinhas... tenho certeza que viram a informação aqui no fórum
opala4cc escreveu:Apenas para enriquecer ainda mais o tópico:
Júnior Stepaniak escreveu:opala4cc escreveu:Apenas para enriquecer ainda mais o tópico:
Muito bom...
Rubão6cc escreveu:opala4cc escreveu:Eu acredito que o condensador colocado foi esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1205121731-unidade-condensadora-opala-6-cilindros-c-tubo-_JM?quantity=1
Rapaz..agora temos opção de replica do condensador novo? Essa a 2 ventoinhas... tenho certeza que viram a informação aqui no fórum
Rubão6cc escreveu:Júnior Stepaniak escreveu:
Muito bom...
Muito bom o vídeo...mas para mim o cara omitiu algumas informações...ele fez o teste de medição de temperatura na boca do difusor e está chegando a cerca de 1°....com a regulagem original do módulo do AC o sistema não deixa chegar nessa temperatura na boca do difusor.
Com a regulagem original o sistema desliga com alguma coisa em torno de 6° a 5° na boca do difusor. Portanto eu acredito que mexeram na regulagem do módulo desse carro.
Agora sobre esse condensador alternativo..ele diz que é mais eficiente..se isso for verdade é uma opção interessantíssima para nosso uso, até porque ele é muito parecido com o original.
Marcos Adriano escreveu:Boa tarde pessoal.
eu dei uma vasculhada no topico e nao achei nada relacionado as especificacoes tecnicas do sitesma do ar condicionado do opala.
eu vou recolocar meu ar condicionado pra funcionar......estou fazendo um curso de ar condicionado automotivo e estou descobrindo muuuuuitas coisas interessantes sobre os sistemas e seu funcionamento no modo geral.
a quantidade de oleo, o tipo de oleo e a quantidade de gas sao importantissimas para o bom funcionamento do sistema tanto quando na vida util como no desempenho.
Já mencionei isso em outros tópicos, faz mais de 5 anos.
por isso queria saber se alguem tem esse tipo de informacao:
Quantidade de oleo do compressor;
quantidade (peso) do gas (usarei o R134A);
se o oleo é mineral ou semi-sintetico (sintetico acho impossivel);
Tamanho do cálibre do furo da valvula de expansao;
porem só a quantidade de oleo e gas ja me ajuda bastante...
Isso não é padrão para todos os carros. A quantidade de óleo depende da litragem do compressor e do comprimento equivalente do sistema. A quantidade de óleo é fundamental porque o compressor é lubrificado pelo óleo (sintético, PAG) que é transportado junto com o fluido de trabalho do sistema (134a). Não chame de "gás". Não está correto. O estado físico do fluido de trabalhovaria dentro do ciclo de acordo com o local onde ele está. Por exemplo, no compressor tem que estar gasoso, na saída do condensador, tem que estar praticamente líquido, etc... Se as condições não forem satisfeitas, o ciclo não será ótimo, fazendo o sistema perder desempenho. Conforme já mencionei, o óleo é SINTÉTICO (PAG). Mineral era usado com o R12 (freon). Ninguém mais usa, no Brasil, óleo mineral em sistemas de climatização automotivos.
Os sistemas mais baratos e fuleiros, usam um furo calibrado para a expansão do fluído. Os sistemas mais elaborados e caros, usam válvula de expansão.
eu havia feito o retrofit em 2014 porem 2 anos depois o compressor travou....e agora fazendo o curso eu estou suspeitando q o tecnico q fez o servico pode ter usado oleo errado ou quantidade errada.....
Não misture óleo mineral com sintético. Vira borra e entope. 90% dos profissionais desta área são bunda-moles. Eu espero que você seja mais uma exceção. Torço por você!
o rendimento do ar nao era taaaaaao bom....ele era bom nos bancos dianteiros mas nao tinha força pra resfriar o carro inteiro.....entao suspeito q o gas q ele colcou foi pouco....ele deve ter se baseado nos carros novos e modernos q usam em media 450g de gas.
Nunca vi esses cretinos consultarem uma tabela. Tenho certeza de que fazem quase tudo no chutômetro e nem sequer usam contraste para detectar vazamentos ANTES de fazer a carga no sistema.
Existem tabelas de aferição, como pontos de referência. Estas tabelas e o procedimento de purga do fluido refrigerante bem como o procedimento de carga no sistema você encontra nos manuais de serviço de cada carro.
Para você ter uma ideia de quão importante é a quantidade de óleo no sistema, sempre que você substitui um componente, deve drená-lo coletando o óleo que sair de dentro dele em um copo com marcação de volume. Todo o óleo que dali sair, deve ser reposto no sistema com óleo novo na quantidade exata do que foi perdido.
bom....por enquanto é isso.
opala4cc escreveu:Marcos Adriano escreveu:Boa tarde pessoal.
eu dei uma vasculhada no topico e nao achei nada relacionado as especificacoes tecnicas do sitesma do ar condicionado do opala.
eu vou recolocar meu ar condicionado pra funcionar......estou fazendo um curso de ar condicionado automotivo e estou descobrindo muuuuuitas coisas interessantes sobre os sistemas e seu funcionamento no modo geral.
a quantidade de oleo, o tipo de oleo e a quantidade de gas sao importantissimas para o bom funcionamento do sistema tanto quando na vida util como no desempenho.
Já mencionei isso em outros tópicos, faz mais de 5 anos.
mas ate esses dias atraz e principalmente quando foi feito o servico no meu eu nao havia pensado nisso...achei q o tecnico q fez o servico saberia...ou q era facil de saber.
por isso queria saber se alguem tem esse tipo de informacao:
Quantidade de oleo do compressor;
quantidade (peso) do gas (usarei o R134A);
se o oleo é mineral ou semi-sintetico (sintetico acho impossivel);
Tamanho do cálibre do furo da valvula de expansao;
porem só a quantidade de oleo e gas ja me ajuda bastante...
Isso não é padrão para todos os carros. A quantidade de óleo depende da litragem do compressor e do comprimento equivalente do sistema. A quantidade de óleo é fundamental porque o compressor é lubrificado pelo óleo (sintético, PAG) que é transportado junto com o fluido de trabalho do sistema (134a). Não chame de "gás". Não está correto. O estado físico do fluido de trabalhovaria dentro do ciclo de acordo com o local onde ele está. Por exemplo, no compressor tem que estar gasoso, na saída do condensador, tem que estar praticamente líquido, etc... Se as condições não forem satisfeitas, o ciclo não será ótimo, fazendo o sistema perder desempenho. Conforme já mencionei, o óleo é SINTÉTICO (PAG). Mineral era usado com o R12 (freon). Ninguém mais usa, no Brasil, óleo mineral em sistemas de climatização automotivos.
Os sistemas mais baratos e fuleiros, usam um furo calibrado para a expansão do fluído. Os sistemas mais elaborados e caros, usam válvula de expansão.
ta....eu sei q isso nao é padrao pra todos os carros e todos os sistemas....por isso perguntei se alguem sabe a quantidade correta para o sistema e compressor do OPALA......eu sei q o correto nao é gas.....é q pessoal conhece mais assim......tbem usei o termo
eu havia feito o retrofit em 2014 porem 2 anos depois o compressor travou....e agora fazendo o curso eu estou suspeitando q o tecnico q fez o servico pode ter usado oleo errado ou quantidade errada.....
Não misture óleo mineral com sintético. Vira borra e entope. 90% dos profissionais desta área são bunda-moles. Eu espero que você seja mais uma exceção. Torço por você!
rapaiz....nao vou misturar os oleos.....ja estou querendo saber a quantidade pq vou fazer a limpeza completa do sistema com 141B e posteriormente repor o oleo e o fluido.....eu estou na metade do curso q é 100% pratico e estamos desmontando e a aprendendo reparar os compressores....analisando problemas e defeitos e as possives causas......por isso suspeito q o tecnico q fez o servico pode ter usado oleo ou quantidade errada.....
o rendimento do ar nao era taaaaaao bom....ele era bom nos bancos dianteiros mas nao tinha força pra resfriar o carro inteiro.....entao suspeito q o gas q ele colcou foi pouco....ele deve ter se baseado nos carros novos e modernos q usam em media 450g de gas.
Nunca vi esses cretinos consultarem uma tabela. Tenho certeza de que fazem quase tudo no chutômetro e nem sequer usam contraste para detectar vazamentos ANTES de fazer a carga no sistema.
Existem tabelas de aferição, como pontos de referência. Estas tabelas e o procedimento de purga do fluido refrigerante bem como o procedimento de carga no sistema você encontra nos manuais de serviço de cada carro.
Para você ter uma ideia de quão importante é a quantidade de óleo no sistema, sempre que você substitui um componente, deve drená-lo coletando o óleo que sair de dentro dele em um copo com marcação de volume. Todo o óleo que dali sair, deve ser reposto no sistema com óleo novo na quantidade exata do que foi perdido.
entao acho q o problema no caso de mexer em sistemas antigos é justamente o q eu to passando: nao achar as especificacoes tecnicas dessas quantidades e tal.....eu ja aprendi q é possivel dosar a quantidade de fluido no sistema pelas pressoes via manifold mas isso depende muito da condicçao climatica externa no dia é facil errar principalmente um iniciante como eu....eu comprei a balança e queria colocar a quantidade correta em gramas.....isso eu nao achei no manual da minha caravan nao....nao tem....alias ja foi dito no curso q muitos manuais nao tem...inclusive de carros novos....os carros novos vem com uma etiqueta no capo ou proximo a grade frontal informando a a quantidade de fluido.....a quantidade de oleo fica na etiqueta do compressor....o meu compressor tem etiqueta mas nao fala a quantidade de oleo...só fala q ele é o 68.
nao vou verificar o vazamento com contraste por enquanto pq ainda nao tenho contraste e minha lanterna nao chegou...comprei da china....vai demorar uns dias pra chegar
na vdd esse esquema de trocas de componentes existe uma "tabela media" pra adicao de oleo pra cada componete....pois é quase impossivel coletar todo o oleo de algumas partes....entao existem essas tabelas de estimativa pra facilitar o servico....
bom....por enquanto é isso.
Marcos Adriano escreveu:opala4cc escreveu:
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Marcos Adriano escreveu:sim...quase todos usam como base uma media dos sistemas modernos
porem a maioria creio eu q nao tem acesso aos foruns, grupos de antigos especificos e etc....
como eu tenho estou tentando recorrer a eles.......
Marcos Adriano escreveu:entao....na vdd eu nao queria saber as espcificacoes tecnicas do R134A no opala....eram as do R12 mesmo.....achei q deveria usar a mesma quantidade.
mas acabaram de comentar comigo sobre essa diferença de massa entre o r12 e o R13A...eu realmente nao sabia....ate pq o R12 nem é comentado no curso...nao foi falado quase nada dele la.......eles falam mais do R1234YF do q o R12.....e eu nao vou insistir nisso pra nao desviar o curso para um projeto de um unico carro q no caso é o meu....
No opala vao pouco mais 1400g de R12....e o pessoal q trabalha com AC em opala costuma usar 750g de R134A no opala....eu acho q no meu em 2014 o cara colocou 500 ou 600g.....a diferença pra muitos nao parece significativa....porem é sim....tendo visto q meu professor recomenda adicionar uns 20g a mais pra suprir a perca do fluido q fica nas mangueiras do manifold q é perdido quando se desconecta do sistema....principalmente naqueles manifolds q a mangueira é comprida tipo 1,5m....a maioria sao de 90cm.
a quantidade de oleo é 200ml.
quando todas as minhas coisas chegarem eu vou tentar fazer o servico na minha caravan......dai vejo certinho como fica e comento aqui.
alias estou estudando a troca do condensador original por um brasado.....pelo q eu vi nao existe nenhum problema no sistema em fazer a mudança....e o brasado traz uma diferença incrivel no rendimento em relacao ao de tubo expandido....pois a troca de calor é muito maior devido ter maior area de contato da parede da peça com o fluido.
mas isso seria algo mais pra frente.....
vamos ver.
Marcos Adriano escreveu:entao....na vdd eu nao queria saber as espcificacoes tecnicas do R134A no opala....eram as do R12 mesmo.....achei q deveria usar a mesma quantidade.
mas acabaram de comentar comigo sobre essa diferença de massa entre o r12 e o R13A...eu realmente nao sabia....ate pq o R12 nem é comentado no curso...nao foi falado quase nada dele la.......eles falam mais do R1234YF do q o R12.....e eu nao vou insistir nisso pra nao desviar o curso para um projeto de um unico carro q no caso é o meu....
No opala vao pouco mais 1400g de R12....e o pessoal q trabalha com AC em opala costuma usar 750g de R134A no opala....eu acho q no meu em 2014 o cara colocou 500 ou 600g.....a diferença pra muitos nao parece significativa....porem é sim....tendo visto q meu professor recomenda adicionar uns 20g a mais pra suprir a perca do fluido q fica nas mangueiras do manifold q é perdido quando se desconecta do sistema....principalmente naqueles manifolds q a mangueira é comprida tipo 1,5m....a maioria sao de 90cm.
a quantidade de oleo é 200ml.
quando todas as minhas coisas chegarem eu vou tentar fazer o servico na minha caravan......dai vejo certinho como fica e comento aqui.
alias estou estudando a troca do condensador original por um brasado.....pelo q eu vi nao existe nenhum problema no sistema em fazer a mudança....e o brasado traz uma diferença incrivel no rendimento em relacao ao de tubo expandido....pois a troca de calor é muito maior devido ter maior area de contato da parede da peça com o fluido.
mas isso seria algo mais pra frente.....
vamos ver.
opala4cc escreveu:Marcos Adriano escreveu:sim...quase todos usam como base uma media dos sistemas modernos
porem a maioria creio eu q nao tem acesso aos foruns, grupos de antigos especificos e etc....
como eu tenho estou tentando recorrer a eles.......
O que sei sobre sistemas a freon convertidos para o r134a é que eles necessitam de um CONDENSADOR com comprimento equivalente maior (para terem maior troca de calor com o meio) e um tubo de expansão mais comprido (não lembro mais quanto mais comprido), exatamente por causa da diferença de tamanho das moléculas do r134a e o freon. Como até pouco tempo atrás não havia condensador substituto (com maior troca de calor) para o opala sem arrombar a lataria do carro, recorria-se, para aumentar a troca de calor, a ventoinhas adicionais. Mas hoje existe um condensador de banco de TUBOS PARALELOS ou pelo menos me parece ser de tubos paralelos que, não sei como, deve ser mais eficiente:
De qualquer forma, eu recomendo fortemente a troca do condensador caso a colmeia do seu esteja muito deformada ou o condensador esteja com a superfície externa muito suja. Obs.:Veja que mesmo assim, o dono do carro da foto acima colocou uma ventoinha auxiliar na frente do condensador (porém, não sei que tipo de radiador ou ventoinha de radiador ele está usando lá dentro do cofre do motor).
Não sei mais detalhes sobre esse condensador (se é um banco de tubos ou dois...), mas no youtoba você acha vídeos de lojas de AC falando sobre isso e muito mais. Os mais conceituados que lembro são a refrissom e a ishi ar condicionado.
opala4cc escreveu:Marcos Adriano escreveu:entao....na vdd eu nao queria saber as espcificacoes tecnicas do R134A no opala....eram as do R12 mesmo.....achei q deveria usar a mesma quantidade.
mas acabaram de comentar comigo sobre essa diferença de massa entre o r12 e o R13A...eu realmente nao sabia....ate pq o R12 nem é comentado no curso...nao foi falado quase nada dele la.......eles falam mais do R1234YF do q o R12.....e eu nao vou insistir nisso pra nao desviar o curso para um projeto de um unico carro q no caso é o meu....
No opala vao pouco mais 1400g de R12....e o pessoal q trabalha com AC em opala costuma usar 750g de R134A no opala....eu acho q no meu em 2014 o cara colocou 500 ou 600g.....a diferença pra muitos nao parece significativa....porem é sim....tendo visto q meu professor recomenda adicionar uns 20g a mais pra suprir a perca do fluido q fica nas mangueiras do manifold q é perdido quando se desconecta do sistema....principalmente naqueles manifolds q a mangueira é comprida tipo 1,5m....a maioria sao de 90cm.
a quantidade de oleo é 200ml.
quando todas as minhas coisas chegarem eu vou tentar fazer o servico na minha caravan......dai vejo certinho como fica e comento aqui.
alias estou estudando a troca do condensador original por um brasado.....pelo q eu vi nao existe nenhum problema no sistema em fazer a mudança....e o brasado traz uma diferença incrivel no rendimento em relacao ao de tubo expandido....pois a troca de calor é muito maior devido ter maior area de contato da parede da peça com o fluido.
mas isso seria algo mais pra frente.....
vamos ver.
Sabe por que os condensadores eram uma serpentina, diferentemente do radiadores, que são bancos de tubos? Era para garantir que todo fluido de trabalho chegasse na forma líquida no final do condensador, já que caso parte dele chegasse em forma de gás, haveria perda de rendimento na hora da expansão. Se conseguiram construir o bagulho com tubos paralelos, então é porque o treco é realmente muito mais eficiente. Agora... a DURABILIDADE é outra história. Nos carros novos, é frequente uma pedrinha na estrada pegar em um condensador desses novos e furá-lo, sabia? É por causa da espessura dos tubos de alumínio, que são muito mais fininhos que o do opala, kkkkkk!!!!
Marcos Adriano escreveu:opala4cc escreveu:
O que sei sobre sistemas a freon convertidos para o r134a é que eles necessitam de um CONDENSADOR com comprimento equivalente maior (para terem maior troca de calor com o meio) e um tubo de expansão mais comprido (não lembro mais quanto mais comprido), exatamente por causa da diferença de tamanho das moléculas do r134a e o freon. Como até pouco tempo atrás não havia condensador substituto (com maior troca de calor) para o opala sem arrombar a lataria do carro, recorria-se, para aumentar a troca de calor, a ventoinhas adicionais. Mas hoje existe um condensador de banco de TUBOS PARALELOS ou pelo menos me parece ser de tubos paralelos que, não sei como, deve ser mais eficiente:
De qualquer forma, eu recomendo fortemente a troca do condensador caso a colmeia do seu esteja muito deformada ou o condensador esteja com a superfície externa muito suja. Obs.:Veja que mesmo assim, o dono do carro da foto acima colocou uma ventoinha auxiliar na frente do condensador (porém, não sei que tipo de radiador ou ventoinha de radiador ele está usando lá dentro do cofre do motor).
Não sei mais detalhes sobre esse condensador (se é um banco de tubos ou dois...), mas no youtoba você acha vídeos de lojas de AC falando sobre isso e muito mais. Os mais conceituados que lembro são a refrissom e a ishi ar condicionado.
kkkkk
caraca acabei de comentar sobre a troca do condensador kkkkkkkk
eu pensei em trocar ele sim....mas agora nao tem como......
o meu ate q ta legalzinho.....sem vazamentos....nao tem nada torto....ta bom de estrutura....
vou usar ele mesmo....ate uma outra melhora no sistema.
Marcos Adriano escreveu:opala4cc escreveu:
Sabe por que os condensadores eram uma serpentina, diferentemente do radiadores, que são bancos de tubos? Era para garantir que todo fluido de trabalho chegasse na forma líquida no final do condensador, já que caso parte dele chegasse em forma de gás, haveria perda de rendimento na hora da expansão. Se conseguiram construir o bagulho com tubos paralelos, então é porque o treco é realmente muito mais eficiente. Agora... a DURABILIDADE é outra história. Nos carros novos, é frequente uma pedrinha na estrada pegar em um condensador desses novos e furá-lo, sabia? É por causa da espessura dos tubos de alumínio, que são muito mais fininhos que o do opala, kkkkkk!!!!
la tem condensador brasado cortado ao meio realmente a parede parece um papel..
o professor sempre fala: graças a Deus esses condesadores dao problema ....gracas a Deus........kkkkkkkk
opala4cc escreveu:Veja se você consegue, antes de por o sistema para funcionar, tirar o condensador do carro e fazer uma limpeza química (por imersão) na parte externa dele. Quando o alumínio do condensador está escurecido, é porque há um substrato de oxidação e sujeira em cima dele que vira uma resistência térmica à troca de calor. Como não é possível escovar o condensador ou jogar um jato forte de água nele, só resta a limpeza química por imersão. Não é muito comum achar por aí mas tem gente que faz e melhora o desempenho do desgraçado.
opala4cc escreveu:Marcos Adriano escreveu:
la tem condensador brasado cortado ao meio realmente a parede parece um papel..
o professor sempre fala: graças a Deus esses condesadores dao problema ....gracas a Deus........kkkkkkkk
KKKKK!!!! Acontece o mesmo com radiadores brasados e os desgraçados furam sempre perto da cabeceira (quando o vazamento não é na prensagem da cabeceira com a caixa plástica)!
Parece que você vai enfrentar um dilema: eficiência versus durabilidade, kkkk!!!
Marcos Adriano escreveu:opala4cc escreveu:
KKKKK!!!! Acontece o mesmo com radiadores brasados e os desgraçados furam sempre perto da cabeceira (quando o vazamento não é na prensagem da cabeceira com a caixa plástica)!
Parece que você vai enfrentar um dilema: eficiência versus durabilidade, kkkk!!!
kkkkkkk
sempre quando ele cita algo q costuma dar problema ele fala Graças a Deus q da problema....
pois alem de ser professor no senai ha uns 24 anos ele trabalha com isso pq ele tem oficina propria......entao ele fala q coisas q dao defeito sao otimas kkkkkkkk
afinal quando um chora o outro vende os lencos kkkkkkkk
Sim, já sabia. Se chama compressor de cilindrada variável.Marcos Adriano escreveu:cooom ctz
eu tbem penso isso dos carros modernos.....muitas coisas (quase tudo) é feito pra nao durar
nao sei se vc sabe mas as polias eletromagneticas dos compressores ja esta sendo aposentada.....
muitos veiculos ja estao vindo com um compressor totalmente acoplado independente do AC acionado ou nao....
quando o AC nao estao ligado existe uns 3% de circulacao do fluido....quando ele é acionado uma valvula interna faz a inclinao da placa q move os pistoes e eles comecam a trabalhar os 100% de bombeamento
quando a temperatura do habitaculo vai chegando no desejado selecionado pelo controle do painel a valvula torre vai "desenclinando" a placa q diminui o curso dos pistoes gradativamente ate os 3% e quando ja necessidade de refrigeracao no habitaculo o ciclo se forma novamente com a placa sendo inclinada...
esse compressor é chamado de compressor variavel......
ou seja: mesmo o AC desligado ele esta em funcionamento....com apenas 3% da capacidade de bombeamento mas esta! isso pode gerar um desgaste dos pistoes, rolamentos e etc....
é mais uma indicio do q vc falou: energeticamente o sistema é fantastico....reduz muito a carga do motor e o consumo de combustivel...mas é um sistema q pode sofrer desgaste prematuro no meu ponto de vista.
opala4cc, Rubão6cc e Fabinho70 gostam desta mensagem
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