Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Tampão Caravan Diplomata
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil EmptySeg 25 Mar - 21:15:43 por opala4cc

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

149 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 147 visitantes :: 2 motores de busca

jiap, Rubão6cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_leftTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil BarTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_right 
tabarbosa (16850)
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_leftTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil BarTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_right 
Rubão6cc (15319)
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_leftTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil BarTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_right 
BANDIT (13573)
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_leftTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil BarTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_right 
Xann (10394)
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_leftTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil BarTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_leftTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil BarTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_right 
j ricardo (9376)
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_leftTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil BarTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_right 
Jean Bida (9320)
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_leftTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil BarTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_leftTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil BarTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_leftTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil BarTUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Bar_right 

+14
francisco6>8
jeniferdracena
bruno silverstar83
Goda
Mw oliveira
gabriel.acosta
jose taveira
Murilo R
Douglinhas
tcheco 8687
Rubão6cc
diplomata1985
Paulo Corso
FR1974
18 participantes

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 11 Set - 18:55:32

    Pessoal vou fazer um passo a passo bastante amador feito em casa do processo de desmontagem do cambio moderno 5 marchas para os opalas e caravans 4 cilindros.

    Não liguem para os nomes q eu uso pra algumas peças se tiver errado....são os nomes q eu costumo ouvir por ai kkkkkk

    Primeiro eu tiro a moringa...são 4 parafusos 13 (1/2)
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 5uptg8

    Aqui ela já fora do cambio. Reparem q o rolamento esta lá no fundo da caixa (que já estava sem os 6 parafusos de fixação 9/16), isso era um problema muito serio nesse cambio...o rolamento estava sem a trava!!! No rolamento tem um “sulco” onde ficaria essa trava. Pra tira-la é necessário um alicate de tirar travas.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 28i0zgx

    Tirando a moringa, a trava do rolamento e os 6 parafusos já é possível tirar a caixa seca:
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil A13bbc

    Reparem q essa caixa seca esta quebrada!!!!
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 30keo8j

    Aqui já sem a caixa seca.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 2csidee

    Reparem q essa caixa tbem esta quebrada!!
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil E0g192

    Ate tentaram soldar...mas sem sucesso!
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Qpfnv5
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 2unts8y

    Depois eu passo a desmontar a parte de trás do cambio. Começamos pela tampa do trambulador. São 6 parafusos 13 q eu já tirei.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 24xmc6q
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 2yyrz82

    Tirando a tampa vc terá o acesso a pecinha onde encaixa o garfo da alavanca. Ela é presa por um pino elástico q é retirado batendo pra baixo com algum ferrinho fino (prego, arrebite e etc.)
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 29dts3k

    Aqui ele fora da alavanca junto com o pino elástico
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 25gqpmw

    Uma coisa muito importante pra ser retirada a rabeta é retirar o cachimbo do pinhão do velocímetro. Se não for tirado o rolamento bate nele e a rabeta não sai....os câmbios 4m não é necessário tirar...mas os 5m precisam.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Inbytx

    Tirando esse parafuso 10 vc puxa o cachimbo pra fora q ele sai junto com o pinhão, às vezes é necessário o uso de uma chave de fenda como uma alavanca, mas cuidado pra não quebrar a haste q prende no parafuso nos cachimbos de plástico. Esse do meu é de metal e a haste q prende é separada. Alguns são de plástico e inteiriças...presas nessa peça onde tem a rosca do cabo.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 10hu4uf

    Agora soltando os 6 parafusos 9/16 (15) da rabeta é possível puxar pra fora e tirar ela sem problemas. Se foi usado cola use uma chave de fenda pra auxiliar.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil S6hzm8

    Vamos começar o processo de desmontagem pelo conjunto de engrenagens da 5ª e da ré!
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 20ssnfb

    Esse é o calco de encosto da extensão do carretel da 5ª marcha
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil N4unux

    Repare q nele tem uma chaveta virada pra um dos lados...esse lado sempre é virado para o lado da rabeta onde ele encaixa e impede q o calço gire junto com o carretel.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 2cpf8so

    Aqui vamos tirar a trava do rolamento
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Rvatrl

    Aqui já sem o rolamento vemos a trava de batente do rolamento, um pequeno espaço, e a trava da coroa do pinhão do velocímetro.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Eiuut0

    Primeiro tiramos a trava do batente do rolamento
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 99hxg5

    Depois tiramos a trava da coroa do pinhão do velocímetro e puxando ele pra traz ele sai com facilidade, e teremos apenas a engrenagem da 5ª marcha a nossa frente.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 2u5cfab

    Depois é possível tirar a extensão do carretel da 5ª marcha.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 302uqnq

    Pra retirar a engrenagem da 5ª é necessário tirar essa esfera q é a trava da coroa do pinhão do velocímetro, ao tirar a coroa ela pode cair sozinha...às vezes não cai....mas tirar ela eh fácil.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Eg97cl

    Aqui ela fora, cuidado pra não perder ela!
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 2e1x4wo

    Puxando pra fora tiramos a engrenagem da 5ª junto com seu respectivo anel sincronizado
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Eks19z

    Agora precisamos tirar o garfo da 5ª e ré q tbem sairá junto com a sua luva. Pra fazer isso é necessário tirar esse parafuso quadrado q normalmente tem um arame funcionando como trava dele...mas nesse cambio não tinha! Repare q na cabeça dele tem um furo por onde passaria esse arame.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil B8n2wm

    Agora é só puxar pra traz.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 33l2l8z

    No momento em que vc puxar a luva cairão (se tiver) os 3 macaquinhos do kit de reparos do sincronizado. Os 3 q estavam lá (milagre) não estavam quebrados (mais milagre ainda) e estavam bem ruins (isso já era de se esperar), estão marcados, porem ainda são os originais. Serão descartados.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Ojffyw

    Agora vamos tirar o sincronizador, é necessário retirar uma trava q prende ele.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Aouubr

    Sem o sincronizador teremos o acesso à engrenagem da ré e seu anel de segmento e tbem a engrenagem q faz a inversão do giro.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 2ch3zn

    Esse é o anel de segmento da engrenagem da ré. Se no lugar dele tivesse um anel sincronizado e a engrenagem tivesse o alojamento correto para o anel sincronizado seria possível engatar a ré mesmo com o carro em movimento pra frente sem raspar ou dar aquele estalo (porem devagar, muito rápido não daria)....isso seria muito massa!!!! Twisted Evil  Twisted Evil  Twisted Evil  Twisted Evil  Twisted Evil  Twisted Evil pra estourar o cambio ou o diferencial
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Nov8t1

    Aqui sem a engrenagem da ré já podemos ver o rolamento do eixo entalhado.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 300qotg

    Pra retirar a engrenagem de inversão do giro é só tirar uma trava e puxar ela pra fora.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 25f0n7r

    Sem a engrenagem
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 2w3q693

    Atrás dela terá uma arruela de encosto pra a engrenagem não raspar na carcaça.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 21cgwna

    Aqui temos q tirar a trava do rolamento
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 2mhfoep

    Depois tiramos a trava do carretel ou árvore
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Slmu0w

    Apos a trava tem um calco de encosto tbem
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Jpef4y

    Dessa parte não é mais necessário tirar nada pras os eixos e engrenagens saírem da caixa.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 313146v

    Porem ainda é necessário tirar essa trava do varão do trambulador.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Fyfr4w

    E tbem tirar o sistema de mola com a esfera do varão seletor. Eu uso uma talhadeira como alavanca e talvez ate dou umas batidas de baixo pra cima pra tirar a tampinha. O amigo Murilo usa um alicate truquesa pra retirar, mas eu não tenho esse tipo de alicate. Dali sairá a tampinha q fica pro lado de fora, uma mola e lá dentro fica a esfera, vire de ponta cabeça o cambio q ela vai sair.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 15wdp5f

    Agora na parte da carcaça tem um pino q faz a limitação do curso do varão de mudanças pra vc não passar das marchas na hora q "balança" a alavanca de um lado pro outro quando esta em ponto morto. Pode tirar ele utilizando as técnicas q eu passei acima....ou qual achar mais fácil.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Fogebo


    Agora é só ir empurrando os eixos pra frente do cambio...e as engrenagens vão ir saindo.....quando sai um pouco já será possível retirar o eixo piloto.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 2yva2yu

    Ele sai junto com o seus roletes e seu anel sincronizado.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil S2d6c9


    Vá tirando as peças com calma....todas elas saem juntas...vá indo um pouco de cada vez......em determinado momento vc vai conseguir tirar elas separadamente. Se for preciso de umas batidinhas na parte de traz com alguma coisa pra ir ajudando a soltar a penca e o eixo entalhado dos rolamentos.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 30lyy3l

    Nesse ponto já é possível retirar a penca
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 30jhe9y

    Depois é só puxar o entalhado com todas as engrenagens + o kit de garfos e o varão de mudanças.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 2cy9g7

    Aqui o kit de mudanças e o eixo entralhado fora ainda montados
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 10oe7fr

    Aqui o kit de mudanças e eixo entalhado separados....eles saem muito fácil um do outro...não se preocupe kkkkkkkkkk
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 1zlypeb

    Esse é kit dos garfos de mudanças......pra mim é a coisa mais chata de se montar nesse cambio....eu não sei como se desmonta....eu apenas vou mexendo uma pra cá e outra pra lá ate tudo sair....não tenho uma técnica certa pra fazer pra vcs desmontarem isso.....é no tentativa e erro...pra montar é a mesma coisa! Quem ficar com duvidas não mexa nessa parte.....ela é chata!!!
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Wiog05
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 317i92w

    Com o eixo entalhado fora já é possível retirar facilmente sem nenhuma trava as duas luvas seletoras de marcha, a engrenagem da primeira e tbem os 6 macaquinhos dos 2 kit de reparos dos sincronizados q estão inteiros e marcados pelo uso.
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 2ypne3k

    Agora faremos a desmontagem do restante de engrenagens do eixo entalhado q é basicamente feita por 2 travas (uma delas eu julgo ser a mais chata do cambio)
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 10g9v9x
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Senabn

    Primeiro comecei pelo sincronizador da 3ª e 4ª marcha....tire a trava
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 180lmh

    Puxando ele pra fora já é possível retirar a engrenagem da 3ª e seu respectivo anel sincronizado
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 2mecvev

    Depois é só retirar a trava do sincronizador da 2ª e 1ª marcha (essa é a trava q eu julgo ser a mais chata de ser retirada do cambio...devido seu acesso)
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 33vc2dg

    Aqui o eixo entalhado vazio e a engrenagem da 2ª junto com o seu anel sincronizado e o sincronizador
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Znwuug


    E pra falar q eu sou um cabra da peste eu desmontei esse lazarento do esquema do kit de garfos de mudanças de marchas kkkkkkkkkkkkkkkk
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 23h8xo2

    É um quebra cabeças na minha opinião....tipo aqueles passa tempo q antigamente tinham nos salões de cabeleireiro kkkkkkkkkk
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 332nw5u


    Aqui o cambio completamente desmontado e todas as peças juntas:
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 260y89d
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Syuujm
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 2ex7g5y


    Nota-se um péssimo estado de conservação do cambio em relação a parte interna devido as partes quebradas e o opala dono do cambio (batido) ter ficado alguns anos parado no sol e chuva vento poeira e etc. Terra, sujeira e alguns pontos começando ferrugem devido a humidade.
    As peças já foram lavadas limpas e algumas passadas na escova de aço. E estão muito boas. Caixa seca e caixa de engrenagens já foram providenciadas boas.
    Em breve farei a montagem do cambio com um vídeo. Por fotos a montagem não sai muito bem explicada.

    O processo foi feito no entardecer ate cair a noite, as fotos com flash do celular dão a impressão de ser bem de noite, algumas fotos consegui tirar sem o flash....mas é isso ai!!! Já é possível ter uma boa ideia da desmontagem!!

    Em breve eu monto!

    Até lá!!!!

    juninho ribeiro gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por opala4cc Seg 12 Set - 0:11:03

    Excelente, Marcos! TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 255810 TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 255810 TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 255810
    Eu ia justamente comentar como fiquei impressionado em relação ao nível de contaminação de particulados no interior do câmbio, mas vi no final da postagem que o dono deixou o conjunto na intempérie. Mas que batida que o cara deu com o carro, hein?
    Por falar nisso, eu já vi a carcaça do câmbio quebrar assim quando o dono coloca esse câmbio 5 marchas do 4 cilindros em 6 cilindros envenenado.
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por FR1974 Seg 12 Set - 6:17:21

    Muito bom Marquim... já da pro pessoal botar a mão na graxa rsrsrs... positivo pra ti..
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3566
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Paulo Corso Seg 12 Set - 8:43:31

    Ae sim Marcos.

    ser opaleiro é isso mesmo. Sempre disposto a ajudar.


    _________________
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    diplomata1985
    diplomata1985
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 487
    Idade : 49
    Localização : Sao Paulo
    Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
    Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
    Cilindros : 4100

    Data de inscrição : 31/10/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por diplomata1985 Seg 12 Set - 9:24:35

    Muito bom! Parabéns peal boa vontade em fazer o passa a passo.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Rubão6cc Seg 12 Set - 23:04:53

    Parabéns pelas contribuições Marquin...é de gente assim que o fórum precisa e hoje sobrevive OKK


    _________________
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Rubão6cc Seg 12 Set - 23:07:26

    "Afixado" TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 562542


    _________________
    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    tcheco 8687
    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4270
    Idade : 63
    Localização : parana
    Modelo do carro : coupe diplomata 8687
    Cilindros : 6 cil.
    Data de inscrição : 04/07/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por tcheco 8687 Ter 13 Set - 9:05:13

    Nota 10 pelo trabalho e iniciativa.
    Douglinhas
    Douglinhas
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 95
    Idade : 36
    Localização : São Paulo/ Capital
    Modelo do carro : Caravan Diplomata SE 89 EX
    Caravan Comodoro SL/E 92
    Opala Comodoro SL/E 90
    Opala Diplomata SE 88

    Cilindros : 6cc / 4cc / 4cc / 6cc

    Data de inscrição : 26/03/2010

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Douglinhas Ter 13 Set - 12:37:59

    Nota 10 a Explicação, estava procurando isso para desmontar o meu Cambio, creio que assim vou conseguir desmontar e montar novamente

    Parabéns
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 13 Set - 19:47:31

    opala4cc escreveu:Excelente, Marcos! TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 255810  TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 255810  TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 255810
    Eu ia justamente comentar como fiquei impressionado em relação ao nível de contaminação de particulados no interior do câmbio, mas vi no final da postagem que o dono deixou o conjunto na intempérie. Mas que batida que o cara deu com o carro, hein?
    Por falar nisso, eu já vi a carcaça do câmbio quebrar assim quando o dono coloca esse câmbio 5 marchas do 4 cilindros em 6 cilindros envenenado.


    obrigado mano!!!!


    entao esse opala bateu as duas rodas direitas na guia...quando o ex dono foi fazer uma curva de esquina a uns 80 por hora...sorte nao ter capotado e entrado dentro da casa do morador q tinha uma amarok na garagem!!!!

    estourou as duas longarinas e torceu a frente do carro...a roda esquerda ficou 3cm fora do para lama....pra vc ter uma ideia soltei o cambio e quando fui tirar o cambio ele nao saia pq o tunel do lado esquerdo se movimentou e quase encostou na caixa seca.....deu mais trabalho do que tirar cambio de 6cil. em cima do para lama direito traseiro perto da roda afundou a lata...e nao bateu em nada....foi o carro q torceu pra direita e afundou ali.

    a caixa seca ja tinha o trinco e mensalmente ele completava o oleo......porem a caixa das engrenagens nao tava quebrada.....alias...estava...mas a solda estava boa....acho q rompeu a solda na batida.......

    o carro ate tinha recuperacao, porem ficou 3 anos parado na chuva e sol, acabou com a pintura, pneus, buchas, amortecedore e etc.....era um opala pra gastar mais de 10 mil e nao ficar bom.....
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1521
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Murilo R Ter 13 Set - 19:51:43

    boa marquito faltou o lance das duas travas da carcaca aquelas internas que segura os rolamentos do entalhado e do carretel outro lance vc falou do arame trava do parafuso do garfo da luva da quinta marcha aquele que tem um furinho por onde passa esse arame sera que va por baixo do eixo
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 13 Set - 19:52:57

    FR1974 escreveu:Muito bom Marquim... já da pro pessoal botar a mão na graxa rsrsrs... positivo pra ti..

    vlw Jonas!!!!

    Paulo Corso escreveu:Ae sim Marcos.

    ser opaleiro é isso mesmo. Sempre disposto a ajudar.


    sempre neh paulo!!!


    diplomata1985 escreveu: Muito bom! Parabéns peal boa vontade em fazer o passa a passo.


    vamos ver a montagem agora...se vai sair kkkkkk


    tcheco 8687 escreveu:Nota 10 pelo trabalho e iniciativa.

    vlw tcheco!!!!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 13 Set - 19:55:42

    Murilo R escreveu:boa marquito faltou o lance das duas travas da carcaca aquelas internas que segura os rolamentos do entalhado e do carretel outro lance vc falou do arame trava do parafuso do garfo da luva da quinta marcha aquele que tem um furinho por onde passa esse arame sera que va por baixo do eixo  


    murilo mano...nesse cambio eu esqueci....bem lembrado....vou fazer na montagem tbem...eu tiro e mostro como tira...depois coloco novamente....


    mas no de 4m do outro topico eu ia fazer a desmontagem e a montagem no video.....ate comecei fazer o video da montagem falando isso esses dias mas tive q parar e nao terminei.....
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1521
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Murilo R Ter 13 Set - 20:01:19

    Marcos Adriano escreveu:
    Murilo R escreveu:boa marquito faltou o lance das duas travas da carcaca aquelas internas que segura os rolamentos do entalhado e do carretel outro lance vc falou do arame trava do parafuso do garfo da luva da quinta marcha aquele que tem um furinho por onde passa esse arame sera que va por baixo do eixo  


    murilo mano...nesse cambio eu esqueci....bem lembrado....vou fazer na montagem tbem...eu tiro e mostro como tira...depois coloco novamente....


    mas no de 4m do outro topico eu ia fazer a desmontagem e a montagem no video.....ate comecei fazer o video da montagem falando isso esses dias mas tive q parar e nao terminei.....
    blz muito bem explicado gostei um positivo pra vc
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 13 Set - 20:11:50

    vlw!!
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1521
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Murilo R Qua 21 Set - 18:52:52

    OKK no aguardo da montagem
    jose taveira
    jose taveira
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 17
    Idade : 80
    Localização : rio de janeiro
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 21/06/2014

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty tutorial do marcos adriano (desmontagem cambio)

    Mensagem por jose taveira Ter 7 Mar - 8:44:56

    Marcos voce eh fera, melhor explicação como desmontar o cambio fotos excelente tudo de primeira. estou com uma caixa na bancada sem saber por onde começar agora tomei um gaz que precisava vou pra aventura com classe agora. todas as dicas dos colegas sao de suma importancia mas vc caprixou na paciencia. obrigado , vou aguardar a montagem.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 7 Mar - 16:22:29

    kkkkkkkkkkkk

    obrigado jose....vlw mesmo


    entao eu tiro ferias esse fim de mes peguei 15 dias.....estava crente q iria montar esses dois cambios nesses dias de ferias....porem apareceu um outro projeto...um cambio 5m de C20 pra eu arrumar montar e adaptar na minha caravan.....dai vou ter q fazer isso senao eu morro de ansiedade kkkkkkkkkk

    pra montar e adaptar o 2215A na caravam dependo de compra de peças e servicos de torno.....ai pode enrolar o pega um pouco....vou ver nesse meio termo se consigo montar os cambios.....
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1521
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Murilo R Qui 9 Mar - 6:22:12

    eu tenho o manual de montagem e desmontagem desse cambio vou ptocurar se acha nou ecanear e mando pra vc
    gabriel.acosta
    gabriel.acosta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 801
    Idade : 30
    Localização : Pelotas, RS
    Modelo do carro : Caravan 83;
    Opala granluxo 73;
    Cilindros : 4 + 6
    Data de inscrição : 19/07/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por gabriel.acosta Sáb 18 Mar - 9:36:48

    Fala pessoal, to com duas caixas desmontadas aqui e preciso tirar o rolamento do eixo piloto, aquele que fica na capa seca. Mas ele não ta saindo, já tirei a trava mas não sai, tem que ter algum extrator para tirar?
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 18 Mar - 14:05:52

    gabriel.acosta escreveu:Fala pessoal, to com duas caixas desmontadas aqui e preciso tirar o rolamento do eixo piloto, aquele que fica na capa seca. Mas ele não ta saindo, já tirei a trava mas não sai, tem que ter algum extrator para tirar?


    ter ate q tem ne?? mas é dificil de achar.....e comprar um somente pra mexer pouco nao compensa.


    uma prensa tbem daria certo....era so conseguir calcar ele em alguma coisa e tirar com a prensa.....mas ai teria q ter algum conhecido em oficina q tenha uma prensa hidraulica.


    eu tiro dando umas batidas na lateral mesmo....ja é q pra trocar eu bato nele sentido pra fora do eixo q sai....prendo o eixo numa morça e vou batendo na beirada dele (entre os dentes do piloto) com alguma ferramenta (punção por exemplo) e marreta/martelo....ele vai sair...va batendo em toda a circunferencia (girando o eixo gradativamente) pois assim o rolamento vai saindo mais facil por inteiro no eixo...bater de um lado só ele "prende" e fica mais complicado.


    ou entao....de umas batidas com a ponta do eixo no chao q o impacto vai fazendo o rolamento "descer".


    sao jeitos caseiros e alternativos....nada recomendados...mas eu faço assim e se dane.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por opala4cc Sáb 18 Mar - 18:41:07

    gabriel.acosta escreveu:Fala pessoal, to com duas caixas desmontadas aqui e preciso tirar o rolamento do eixo piloto, aquele que fica na capa seca. Mas ele não ta saindo, já tirei a trava mas não sai, tem que ter algum extrator para tirar?

    Ele ficou preso no furo (alojamento) ou no eixo?
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 18 Mar - 18:53:05

    opala4cc escreveu:
    gabriel.acosta escreveu:Fala pessoal, to com duas caixas desmontadas aqui e preciso tirar o rolamento do eixo piloto, aquele que fica na capa seca. Mas ele não ta saindo, já tirei a trava mas não sai, tem que ter algum extrator para tirar?

    Ele ficou preso no furo (alojamento) ou no eixo?


    boooooaa!!!!
    gabriel.acosta
    gabriel.acosta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 801
    Idade : 30
    Localização : Pelotas, RS
    Modelo do carro : Caravan 83;
    Opala granluxo 73;
    Cilindros : 4 + 6
    Data de inscrição : 19/07/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por gabriel.acosta Dom 19 Mar - 13:11:42

    Ficou no eixo, mas a caixa está montada, não tem como colocar na prensa. Ta assim:
    https://i.servimg.com/u/f58/19/65/08/14/20170310.jpg
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 19 Mar - 18:29:09

    ahhhhh

    do jeito q ta ai somente com um sacador.

    achei q o eixo estivesse em maos....


    nao da certo com duas alavancas?? tipo dois pes de cabra um de cada lado?

    forcando pra fora???
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por opala4cc Dom 19 Mar - 22:00:37

    Marcos Adriano escreveu:ahhhhh

    do jeito q ta ai somente com um sacador.

    achei q o eixo estivesse em maos....


    nao da certo com duas alavancas?? tipo dois pes de cabra um de cada lado?

    forcando pra fora???


    Última edição por opala4cc em Dom 19 Mar - 22:02:48, editado 1 vez(es)
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por opala4cc Dom 19 Mar - 22:01:59

    Marcos Adriano escreveu:ahhhhh

    do jeito q ta ai somente com um sacador.

    achei q o eixo estivesse em maos....


    nao da certo com duas alavancas?? tipo dois pes de cabra um de cada lado?

    forcando pra fora???

    No ponto do eixo em que ficou - muito longe da extremidade - o sacador para remover teria de ser muito grande, tornando-se uma ferramenta cara. Estimo que é ferramenta de uns 300 reais.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por opala4cc Dom 19 Mar - 22:06:09

    gabriel.acosta escreveu:Ficou no eixo, mas a caixa está montada, não tem como colocar na prensa. Ta assim:
    https://i.servimg.com/u/f58/19/65/08/14/20170310.jpg

    Se você não vai mais usar este rolamento, sugiro que você pegue duas barras chatas e coloque-as conforme as duas linhas vermelhas que fiz na foto abaixo, apoiadas nas bordas da carcaça, passando por baixo do rolamento, bem junto ao eixo. Não alavanque nada diretamente nas bordas da carcaça, pois pode marcar estas bordas.
    Então, use dois pés-de-cabra, um com a unha apoiada no ponto "A", entre a parte debaixo do rolamento e uma das barras chatas e a unha do outro pé-de-cabra em um ponto a 180 graus, apoiado entre a outra barra chata e a parte debaixo do rolamento.
    Lembre-se: se fizer força transversal na capa externa desse rolamento rígido de esferas, ele deverá ser descartado e substituído por um novo. Se você conseguir alavancar as unhas dos pés-de-cabra na capa interna do rolamento (caso ele estiver bom) e sem danificar a vedação dele, você poderá voltar a utilizá-lo nesta caixa de câmbio.
    Eu não sei o que está segurando a árvore onde está este rolamento, impedindo que o conjunto saia da carcaça. Logo, ao usar os pés-de-cabra, eu suponho que nenhum componente atrelado a esta árvore que esteja encoberto pela carcaça do câmbio será danificado. Mas pode acontecer...
    Como é um ajuste interferente, não se esqueça de despejar um WD40 ou similar no interstício entre a árvore e a capa interna do rolamento ANTES de fazer qualquer esforço de remoção.

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Caixa10

    Achei muito estranho esse rolamento rígido de esferas ser vedado. Se não me engano, esse rolamento não é vedado nem blindado, ficando as esferas e a gaiola visualmente expostas... scratch
    gabriel.acosta
    gabriel.acosta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 801
    Idade : 30
    Localização : Pelotas, RS
    Modelo do carro : Caravan 83;
    Opala granluxo 73;
    Cilindros : 4 + 6
    Data de inscrição : 19/07/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por gabriel.acosta Seg 20 Mar - 7:20:56

    Pretendia utilizá-lo na outra caixa, tentei com alavancas mas não quis forçar demais para não danificar o rolamento, acho que vou comprar outro mesmo, se eu achar.
    Também achei estranho ser vedado, pois fica imerso no óleo da caixa. E detalhe, é vedado apenas de um lado. Kkkkk

    Obrigado pela ajuda opala4cc e Marcos Adriano.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por opala4cc Seg 20 Mar - 15:11:36

    gabriel.acosta escreveu:Pretendia utilizá-lo na outra caixa, tentei com alavancas mas não quis forçar demais para não danificar o rolamento, acho que vou comprar outro mesmo, se eu achar.
    Também achei estranho ser vedado, pois fica imerso no óleo da caixa. E detalhe, é vedado apenas de um lado. Kkkkk

    Obrigado pela ajuda opala4cc e Marcos Adriano.

    Se você já alavancou aplicando força axial na capa externa do rolamento... já era. Melhor comprar novo mesmo. E você acha por aí, sim. Esses rolamentos rígidos de esferas são comuns. Em último caso, pode até comprar um vedado, mas remova com uma chave de fenda pelo menos a vedação no lado oposto ao que fica voltado para a parede do alojamento antes de instalá-lo. A notícia ruim é que esse rolamento não é muito baratinho, devido ao seu tamanho.
    gabriel.acosta
    gabriel.acosta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 801
    Idade : 30
    Localização : Pelotas, RS
    Modelo do carro : Caravan 83;
    Opala granluxo 73;
    Cilindros : 4 + 6
    Data de inscrição : 19/07/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por gabriel.acosta Qua 22 Mar - 6:47:53

    Paguei 60 no rolamento do eixo primário ontem e 30 no de agulhas que vai no eixo de baixo. Mas me informando depois, achei por 45 o grande. Achei que era mais caro!
    Valeu rapaziada. Já ta no lugar, agora é só fechar a caixa e botar de volta no carro.

    Abração
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por opala4cc Qua 22 Mar - 10:06:45

    gabriel.acosta escreveu:Paguei 60 no rolamento do eixo primário ontem e 30 no de agulhas que vai no eixo de baixo. Mas me informando depois, achei por 45 o grande. Achei que era mais caro!
    Valeu rapaziada. Já ta no lugar, agora é só fechar a caixa e botar de volta no carro.

    Abração

    Era para ser mais caro. É marca chinesa?
    gabriel.acosta
    gabriel.acosta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 801
    Idade : 30
    Localização : Pelotas, RS
    Modelo do carro : Caravan 83;
    Opala granluxo 73;
    Cilindros : 4 + 6
    Data de inscrição : 19/07/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por gabriel.acosta Qui 23 Mar - 16:42:12

    Não, é SKF. Acho que é o valor, pq na internet ta nessa base tbm.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por opala4cc Qui 23 Mar - 18:08:29

    gabriel.acosta escreveu:Não, é SKF. Acho que é o valor, pq na internet ta nessa base tbm.

    Então as coisas estão baratas aí em Pelotas, porque aqui em porto alegre, está sempre de 30 a 2000% mais caro do na inteenet, com exceção das peças "raras" de opala
    Mw oliveira
    Mw oliveira
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2
    Localização : São José do rio preto
    Data de inscrição : 23/05/2017

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Mw oliveira Ter 23 maio - 9:21:11

    Vc não fez ainda um passo a passo de montagem? To precisando montar o meu, e não consigo achar um manual, nada que me ajude a montar
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 28 maio - 9:55:56

    Mw oliveira escreveu:Vc não fez ainda um passo a passo de montagem? To precisando montar o meu, e não consigo achar um manual, nada que me ajude a montar


    ainda nao



    nao montei ele.....estou enroscado com um cambio 5m de c20 q montei e estou adaptando na minha caravan.
    Goda
    Goda
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1
    Localização : São josé do rio preto
    Data de inscrição : 06/05/2018

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Goda Ter 8 maio - 20:11:58

    Eu também estou montando o meu esta dando ul trabalhão 5 marcha 85 4cc, estou vendo as fotos da desmontagem kkkk e montando .
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por bruno silverstar83 Ter 8 maio - 20:53:54

    Gostei do tópico Marcos,já da uma boa noção desse cambio.


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 14tyfko
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1521
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Murilo R Ter 8 maio - 21:27:59

    to acompanhando
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 8 maio - 22:49:29

    to tentando acompanhar Sad Sad Sad Sad Sad


    ainda nao montei ele....ando sem tempo montar e sem grana pra comprar algumas peças q faltam...

    essa semana tava mexendo nas peças pois vou mudar e preciso dar uma ajeitada nas coisas pra agilizar na hora de carregar e acabei quebrando a haste de mudanças no meio  Sad  Sad  Sad  Sad quebrou bem naquelas saliencias onde fica a esfera q guia as mudanças...

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil 20160310



    ta ooooooooosso.
    jeniferdracena
    jeniferdracena
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 470
    Idade : 40
    Localização : dracena-sp
    Modelo do carro : 1984 comodoro
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 27/11/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por jeniferdracena Sáb 7 Jul - 7:55:28

    Bom dia galera!
    Gostaria de saber o nome dessa peça que o garfo vai enganchado nela,pois a minha quebrou,o cambio ficou bobo e tirei o trambulador e vi ela jogada lá dentro,gostaria de saber se da para trocar por cima(é oque parece)ou tem que descer o câmbio.
    Obrigado
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1521
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Murilo R Sáb 7 Jul - 14:00:48

    vai ter que tirar o cambio e abrir pra poder trocar dai ja da uma revisada e trocar os 5 rolamentos
    francisco6>8
    francisco6>8
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 211
    Idade : 29
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Diplomata 83 Cupê
    Monza SL/E 86/87
    Gol CL 93

    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 01/11/2015

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por francisco6>8 Sáb 7 Jul - 18:34:57

    Existe kit reparo pra essa caixa? Se sim ele vem com os anéis sincronizadores e todas as travas e arruelas? Se não, como faço pra procurar os anéis sincronizadores pra essa caixa? Cada marcha possui o seu ou são todos iguais?
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 7 Jul - 19:34:28

    jeniferdracena escreveu:Bom dia galera!
    Gostaria de saber o nome dessa peça que o garfo vai enganchado nela,pois a minha quebrou,o cambio ficou bobo e tirei o trambulador e vi ela jogada lá dentro,gostaria de saber se da para trocar por cima(é oque parece)ou tem que descer o câmbio.
    Obrigado


    tem q tirar o cambio...desmontar inteiro pra trocar....
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 7 Jul - 19:37:26

    francisco6>8 escreveu:Existe kit reparo pra essa caixa? Se sim ele vem com os anéis sincronizadores e todas as travas e arruelas? Se não, como faço pra procurar os anéis sincronizadores pra essa caixa? Cada marcha possui o seu ou são todos iguais?


    cara nunka vi kit de reparo pra cambio


    normalmente se vendem as peças separadas....

    sincronizados (q estao os olhos da cara) sao iguais pra todas as marchas...inclusive do cambio do chevete.
    kit de travas acha
    rolamentos compra individual pelas numeracoes
    kit de reparos dos sincronizados (macaquinhos) porem os novos sao uma bosta.
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1521
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Murilo R Sáb 7 Jul - 19:40:55

    os aneis cincronizados sao todos iguais os mesmos usados em cambio clecle varetado e tambem nos cambios dos chevetes
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1521
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Murilo R Sáb 7 Jul - 19:49:11

    eu comprei 3 cambio clecle 4 marchas e um treis marcha num ferro velho por 200 reais so pra retirar pecas principalmente macaquinhos travas as buchas da rabeta e cincronizados e emgrenagem so nao pode misturar as engrenagem de um cambio no outro
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 7 Jul - 19:59:09

    boa compra....esses macaquinhos originais sao muito superiores aos vendidos hj....

    os sincronizados estao bem caros......

    foi uma boa compra.....as engrenagens pode deixar tudo separadinho mesmo.
    francisco6>8
    francisco6>8
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 211
    Idade : 29
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Diplomata 83 Cupê
    Monza SL/E 86/87
    Gol CL 93

    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 01/11/2015

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por francisco6>8 Dom 8 Jul - 10:07:06

    Marcos Adriano escreveu:cara nunka vi kit de reparo pra cambio


    normalmente se vendem as peças separadas....

    sincronizados (q estao os olhos da cara) sao iguais pra todas as marchas...inclusive do cambio do chevete.
    kit de travas acha
    rolamentos compra individual pelas numeracoes
    kit de reparos dos sincronizados (macaquinhos) porem os novos sao uma bosta.

    Vi um anúncio no ML de sincronizadores por 33 reais cada. É caro?

    Vale mais a pena correr atrás de "macaquinhos" usados em bom estado do que comprar novo?
    jeniferdracena
    jeniferdracena
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 470
    Idade : 40
    Localização : dracena-sp
    Modelo do carro : 1984 comodoro
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 27/11/2012

    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por jeniferdracena Dom 8 Jul - 15:16:30

    Marcos Adriano escreveu:
    jeniferdracena escreveu:Bom dia galera!
    Gostaria de saber o nome dessa peça que o garfo vai enganchado nela,pois a minha quebrou,o cambio ficou bobo e tirei o trambulador e vi ela jogada lá dentro,gostaria de saber se da para trocar por cima(é oque parece)ou tem que descer o câmbio.
    Obrigado


    tem q tirar o cambio...desmontar inteiro pra trocar....

    Só retificando a dica,consegui trocar a peça com o cambio no lugar,fui em um ferro velho pois não achei em auto peça,comprei a tal setor do trambolador e troquei,já esta pronto o carro,quem querer trocar com o cambio no lugar dá,é trabalhoso um pouco mais dá..
    ABC...

    Conteúdo patrocinado


    TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil Empty Re: TUTORIAL Desmontagem e Montagem do Cambio 5 marchas 4cil

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 8:39:06