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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    eletrica - Elétrica geral: buzina, conectores, iluminação... Empty Elétrica geral: buzina, conectores, iluminação...

    Mensagem por eronventer Ter 20 Set - 12:45:18

    Boa tarde pessoal.

    Estava dando uma olhada geral na Caravan e me surgiu algumas dúvidas sobre uns conectores e fios no geral.
    Gostaria de uma ajuda para entender o que é o que para arrumar isso tudo Wink

    1 - Esse conector abaixo, alguém saberia me dizer sua função?
    eletrica - Elétrica geral: buzina, conectores, iluminação... IMG_5062 eletrica - Elétrica geral: buzina, conectores, iluminação... IMG_5063

    2 - A iluminação do motor, deveria desligar ao fechar o capô? A minha não desliga
    eletrica - Elétrica geral: buzina, conectores, iluminação... IMG_5061

    3 - Acredito que ambos são da buzina, mas um deles está desligado, como ligo novamente?
    eletrica - Elétrica geral: buzina, conectores, iluminação... IMG_5060

    4 - A iluminação do espelho  está solta e não consigo mais prender, e também queria trocar essa luz por led, como devo procurar o tipo de lâmpada?
    eletrica - Elétrica geral: buzina, conectores, iluminação... IMG_5066

    5 - Queria trocar essa luz por led, como devo procurar o tipo de lâmpada?
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    Mensagem por Müller Ter 20 Set - 12:54:35

    1. Esse é o c0onector da lâmpada dos controles do ventilador interno.

    2. Sim, tem q apagar. Deve ter alguma ligação errada.....

    3. Buzina original não é. As cornetas originais ficam sob os para lamas.

    4. Deve ter quebrado as garrinhas q seguram na lata. Existe essa peça nova pra vender. Chama-se luz de leitura. Não coloque LED q não vai iluminar legal.

    5. Essa vc pode colocar LED de boa q fica bom! O tipo de lâmpada q vai aí é a "torpedo", a mesma q vai no porta luvas e na iluminação da mala. Tem várias medidas. Acho q pra Opala é de 42 mm. Procure as q tenham vários LED's.


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    Mensagem por eronventer Ter 20 Set - 13:01:34

    Obrigado Müller. Em relação ao item 1, que tipo de lâmpada é usada e onde devo colocar esse conector? Ele fica solto atrás da ventilação?
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    Mensagem por Müller Ter 20 Set - 13:06:36

    eronventer escreveu:Obrigado Müller. Em relação ao item 1, que tipo de lâmpada é usada e onde devo colocar esse conector? Ele fica solto atrás da ventilação?

    Lâmpada tipo pingão. Ele é encaixado atrás das alavancas, perto do relógio. Tirando o relógio vc já tem acesso ao local de encaixe.


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    Mensagem por LucasPiologo Ter 20 Set - 13:27:22

    A iluminação original é muito ruim, da pra por alguma lampada melhorzinha, sem correr o risco de tacar fogo no carro?
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    Mensagem por Black Ter 20 Set - 13:38:14

    Item 3 acredito ser a sirene do Alarme, seu carro não tem alarme, pois uma das sirenes é exatamente igual a minha que é do alarme..

    como disseram sirene da buzina fica nos para-lamas se original..
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    Mensagem por omalvadeza Ter 20 Set - 14:01:26

    item 1:
    iluminação noturna do aquecedor, acendedor de cigarros ou do regulador de temperatura do ar condicionado (cujo painel foi retirado do console).

    item 2:
    primeiro conecte os fios do interruptor (marrom e cinza/vermelho). Persistindo, regule o a altura do interruptor e troque a lâmpada que está bem sapecada.

    item 3:
    essas cornetas geralmente são sirenes do alarme. As buzinas originais estão no pára-lamas do motorista, bem atrás do suporte do pára-choque. Podem ser tipo fiam (corneta) ou a paquerinha.

    item 4:
    passo. O meu está com o mesmo problema.

    item 5:
    ponha led. Instalei uma lente do kadet paralela no meu e o calor da lâmpada deformou-a. O led não aquece como as de filamento.
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 20 Set - 16:12:43

    1. Soquete da lampada tipo pingão de iluminação dos comandos do ar quente e ventilador. Tirando o relógio vc com jeito consegue encaixar no orifício do soquete apesar do espaço apertado pra caber a mão. Fica muito bonito ver aceso ali a noite! Põe a lâmpada ali que vai ficar show!

    2. Logicamente tem de desligar..senão sua bateria vai pro pau.

    3. Essas coisas são sirenes de alarme e não são originais.

    4. Quebrou a parte que encaixa na lataria. Tb tive esse problema. Compre uma nova. Consegue fácil e barato como o Muller relatou.

    5. Sobre o Led...não me interesso no uso..


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    Mensagem por Rubão6cc Ter 20 Set - 16:30:46

    Aqui vai uma foto rara pra vc ver como fica o painel com tudo aceso:

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    Mensagem por eronventer Qua 21 Set - 7:57:40

    Valeu! Vou ver se ajeito essas coisas todas. A elétrica o certo era fazer uma geral, tem bastante coisa afetada, uma delas: se deixo conector do esguicho traseiro ligado no reservatório o carro começa se engasgar todo, e ainda preciso ver se o motor do limpador traseiro funciona e se tem conserto, esse não achei pra vender e não sei se algum paralelo serve.
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    Mensagem por diplomata1985 Qua 21 Set - 9:39:34


    Eu coloquei LED em todo o painel do 86. Botão do farol e mais onde deu pra trocar. Ficou ótimo. Porém a função do Reostato (ajuste de brilho) se perde devido o LED (Diodo emissor de luz) ser diferente de lampadas incandescentes. Vai da preferencia...no meu caso optei por boa iluminação do que controle de brilho.

    Se existe um painel ruim é da série 81 a 87 no quesito iluminação dos relógios e contatos do soquete do painel. Corrigido na série 88 até 92.
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    Mensagem por omalvadeza Qua 21 Set - 10:20:14

    Verdade... e piora quando o reostato falha (meu caso), o painel pisca e a gente tem que reduzir pela metade pra ver alguma coisa. Dá um pânico....

    Diplomata, como você fez? Fechou curto no reostato e trocou as lâmpadas de quantos watts?
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    Mensagem por Müller Qua 21 Set - 10:32:40

    diplomata1985 escreveu:
    Eu coloquei LED em todo o painel do 86. Botão do farol e mais onde deu pra trocar. Ficou ótimo. Porém a função do Reostato (ajuste de brilho) se perde devido o LED (Diodo emissor de luz) ser diferente de lampadas incandescentes. Vai da preferencia...no meu caso optei por boa iluminação do que controle de brilho.

    Se existe um painel ruim é da série 81 a 87 no quesito iluminação dos relógios e contatos do soquete  do painel. Corrigido na série 88 até 92.

    Estranho...no meu, mesmo com led, o reostato funciona normal.....


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    Mensagem por diplomata1985 Qua 21 Set - 13:21:34

    omalvadeza escreveu:Verdade... e piora quando o reostato falha (meu caso), o painel pisca e a gente tem que reduzir pela metade pra ver alguma coisa. Dá um pânico....

    Diplomata, como você fez? Fechou curto no reostato e trocou as lâmpadas de quantos watts?

    Cara, eu tive que fechar o curto no reostato para eliminar a função dele. Só de fazer isso você já ganha um pouco mais de brilho na iluminação original com as lampadas do tipo pingão.

    Porém como havia dito a iluminação do painel da nossa linha é péssima e pra sanar isso aí fiz o seguinte:

    1º Retirada do Painel para desmontagem e limpeza;
    2º Troca de todas as lâmpadas incandescentes (pingão) por T10 Led .
    3º No caso do nosso painel (85-87) mas que engloba todos do 81 ao 87 devido ao sistema usado para iluminar os instrumentos eu retirei aquele acrílico verde que faz com que a iluminação da incandesce do tipo pingão fique verde. São 3 dutos que canaliza a luz que ilumina os instrumentos. Nesses 3 dutos existe esse acrílico verde. Cada um com um parafuso de fenda.
    Com o painel totalmente desmontado você retira esse parafuso de fenda e retira o duto para retirar o acrílico verde. Tem que dar uma forçadinha pra sair o duto pois o mesmo entra apertado.
    4º Depois monte de volta sem o acrílico verde.
    5º Substitua as 3 lampadas principais desses dutos por LED verde T10 de 5W , igual esse aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686107221-pingo-t10-4-leds-verde-super-oferta-unidade-_JM

    Os outros indicadores como setas (verdes), freio de mão/óleo (vermelho), luz de óleo (vermelho) , Luz alta (azul) e alternador (vermelho) fiz com leds das respectivas cores. Porém em alguns painéis essas lampadas podem ser T10 (pingão) ou T5 (pinguinho). Aí só desmontando pra saber.

    No caso da pinguinho led é essa aqui:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-689005226-lmpada-t5-led-painel-carro-moto-mosquito-pinguinho-azul-_JM

    Muito cuidado ao manipular o painel na hora do encaixe dos soquetes das lampadas pois esse painel realmente é péssimo e os contatos tendem a se desfazer a trilha na hora do encaixe.

    Tenha certeza que o resultado fica excelente.

    Vou fazer um passo a passo com fotos de outro painel que estou restaurando para o 85 e posto fotos.
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    Mensagem por diplomata1985 Qua 21 Set - 13:31:27

    Müller escreveu:
    diplomata1985 escreveu:
    Eu coloquei LED em todo o painel do 86. Botão do farol e mais onde deu pra trocar. Ficou ótimo. Porém a função do Reostato (ajuste de brilho) se perde devido o LED (Diodo emissor de luz) ser diferente de lampadas incandescentes. Vai da preferencia...no meu caso optei por boa iluminação do que controle de brilho.

    Se existe um painel ruim é da série 81 a 87 no quesito iluminação dos relógios e contatos do soquete  do painel. Corrigido na série 88 até 92.

    Estranho...no meu, mesmo com led, o reostato funciona normal.....

    Estranho mesmo Müller (faz uns 10 anos que não uso o trema. rrsrsrs) você teve muita sorte pois o LED é um diodo emissor de luz e pra fazer o controle de intensidade gradual com precisão somente com um controlador PWM.

    Pode ser que no LED que você comprou seja compatível já que toda hora aparece coisa nova no mercado.
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    Mensagem por Müller Qua 21 Set - 13:35:51

    diplomata1985 escreveu:
    Müller escreveu:

    Estranho...no meu, mesmo com led, o reostato funciona normal.....

    Estranho mesmo Müller (faz uns 10 anos que não uso o trema. rrsrsrs) você teve muita sorte pois o LED é um diodo emissor de luz  e pra fazer o controle de intensidade gradual com precisão  somente com um controlador PWM.

    Pode ser que no LED que você comprou seja compatível já que toda hora aparece coisa nova no mercado.

    Não conheço mto de eletrônica. Não sabia q era "difícil" controlar a intensidade de led....só sei q tem polaridade.

    Comprei meus led's no ML. Acho q são comuns mesmo.


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    eletrica - Elétrica geral: buzina, conectores, iluminação... Empty Re: Elétrica geral: buzina, conectores, iluminação...

    Mensagem por diplomata1985 Qua 21 Set - 13:51:46


    Desculpa ae galera.

    Esqueci de mencionar que vão mais duas lampadas dentro do painel.

    Uma é a que ilumina o hodômetro e a outra que indica que o reservatório de gasolina (nos carros alcool) está no fim. Essa fica no meio do marcador de RPM.

    Todos os leds que troquei foram respeitados a originalidade da cor padrão no opala.

    A troca foi para uma melhor eficiência e menos consumo.

    Só mantive a pinguinho que fica dentro do botão do milha. Essa quando liga a lanterna ela ascende mais fraca (devido a um resistor no circuito dela) mas quando liga-se o milha aumenta sua intensidade.

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    Mensagem por eronventer Qua 21 Set - 14:13:57

    Boa tarde galera.

    Em relação ao item 2, eu troquei a lâmpada, a conexão do motor está certo, porém ela não desliga. Percebi que o fio vai para dentro do carro, só que ali não entendo nada, alguém saberia me explicar onde ele deveria estar conectado para poder ter essa ação de desligar ao pressionar o botão/fechar o capô?
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    Mensagem por diplomata1985 Qua 21 Set - 14:23:03

    eronventer escreveu:Boa tarde galera.

    Em relação ao item 2, eu troquei a lâmpada, a conexão do motor está certo, porém ela não desliga. Percebi que o fio vai para dentro do carro, só que ali não entendo nada, alguém saberia me explicar onde ele deveria estar conectado para poder ter essa ação de desligar ao pressionar o botão/fechar o capô?

    Senão me engano essa lampada só funciona com a lanterna ligada.
    Verifique os contatos do soquete com a lampada pra ver se tem algum mal contato. Limpe os contatos com spray "limpa-contato" e uma lixinha bem fina tipo 200 caso esteja muito oxidado ou enferrujado.

    Jamais use WD40 ou qualquer outro do tipo pra limpar contatos elétricos.

    Também lixe os contatos dos terminais e também do interruptor do Capô. Quando o capô está aberto ele fecha o circuito então de uma limpada no pino que fecha o contato. Se mesmo assim não funcionar precisa verificar a fiação.
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    Mensagem por ELTON LUIZ Qua 21 Set - 17:42:37

    Rubão6cc escreveu:Aqui vai uma foto rara pra vc ver como fica o painel com tudo aceso:

    eletrica - Elétrica geral: buzina, conectores, iluminação... Ilumina_o_interna_opalaimages hosting

    tem uma lampada no cinzeiro ali? percebi que tinha algo parecido no meu mais não tinha mais o suporte, fiquei na duvida. fica aparente direto ou só no abrir(puxar) o cinzeiro?

    eu desmontei o meu e tive que refazer alguns suportes de lampadas. estavam ressecados e quebrados, mais ali no cinzeiro não tenho nem idéia de como seja.

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    Mensagem por Rubão6cc Qua 21 Set - 18:22:18

    ELTON LUIZ escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Aqui vai uma foto rara pra vc ver como fica o painel com tudo aceso:

    eletrica - Elétrica geral: buzina, conectores, iluminação... Ilumina_o_interna_opalaimages hosting

    tem uma lampada no cinzeiro ali? percebi que tinha algo parecido no meu mais não tinha mais o suporte, fiquei na duvida. fica aparente direto ou só no abrir(puxar) o cinzeiro?

    eu desmontei o meu e tive que refazer alguns suportes de lampadas. estavam ressecados e quebrados, mais ali no cinzeiro não tenho nem idéia de como seja.

    Exato cara! Nos Diplomatas a partir de 88 tinha iluminação dentro do cinzeiro! Infelizmente no meu retiraram o soquete da lâmpada..é bem raro achar um que esteja com isso funcionando hoje em dia.
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    Mensagem por Fernandohluiz Qui 22 Fev - 10:47:42

    diplomata1985 escreveu:
    omalvadeza escreveu:Verdade... e piora quando o reostato falha (meu caso), o painel pisca e a gente tem que reduzir pela metade pra ver alguma coisa. Dá um pânico....

    Diplomata, como você fez? Fechou curto no reostato e trocou as lâmpadas de quantos watts?

    Cara, eu tive que fechar o curto no reostato para eliminar a função dele. Só de fazer isso você já ganha um pouco mais de brilho na iluminação original com as lampadas do tipo pingão.

    Porém como havia dito a iluminação do painel da nossa linha é péssima e pra sanar isso aí fiz o seguinte:

    1º Retirada do Painel para desmontagem e limpeza;
    2º Troca de todas as lâmpadas incandescentes (pingão) por T10 Led .
    3º No caso do nosso painel (85-87) mas que engloba todos do 81 ao 87 devido ao sistema usado para iluminar os instrumentos eu retirei aquele acrílico verde que faz com que a iluminação da incandesce do tipo pingão fique verde. São 3 dutos que canaliza a luz que ilumina os instrumentos. Nesses 3 dutos existe esse acrílico verde. Cada um com um parafuso de fenda.
    Com o painel totalmente desmontado você retira esse parafuso de fenda e retira o duto para retirar o acrílico verde. Tem que dar uma forçadinha pra sair o duto pois o mesmo entra apertado.
    4º Depois monte de volta sem o acrílico verde.
    5º Substitua as 3 lampadas principais desses dutos por LED verde T10 de 5W , igual esse aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686107221-pingo-t10-4-leds-verde-super-oferta-unidade-_JM

    Os outros indicadores como setas (verdes), freio de mão/óleo (vermelho), luz de óleo (vermelho) , Luz alta (azul) e alternador (vermelho) fiz com leds das respectivas cores. Porém em alguns painéis essas lampadas podem ser T10 (pingão) ou T5 (pinguinho). Aí só desmontando pra saber.

    No caso da pinguinho led é essa aqui:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-689005226-lmpada-t5-led-painel-carro-moto-mosquito-pinguinho-azul-_JM

    Muito cuidado ao manipular o painel na hora do encaixe dos soquetes das lampadas pois esse painel realmente é péssimo e os contatos tendem a se desfazer a trilha na hora do encaixe.

    Tenha certeza que o resultado fica excelente.
     
    Vou fazer um passo a passo com fotos de outro painel que estou restaurando para o 85 e posto fotos.

    Olá Diplomata! Tudo bem?

    Por acaso você conseguiu fazer este passo a passo? Estou querendo fazer essas mudanças em meu Painel também.
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    Mensagem por Falves Sex 23 Fev - 22:31:07

    Rubão6cc escreveu:
    ELTON LUIZ escreveu:

    tem uma lampada no cinzeiro ali? percebi que tinha algo parecido no meu mais não tinha mais o suporte, fiquei na duvida. fica aparente direto ou só no abrir(puxar) o cinzeiro?

    eu desmontei o meu e tive que refazer alguns suportes de lampadas. estavam ressecados e quebrados, mais ali no cinzeiro não tenho nem idéia de como seja.

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    O meu.. hahahahaa
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    Mensagem por -GTO- Qua 23 Fev - 6:02:18

    Rubão6cc escreveu:

    Exato cara! Nos Diplomatas a partir de 88 tinha iluminação dentro do cinzeiro! Infelizmente no meu retiraram o soquete da lâmpada..é bem raro achar um que esteja com isso funcionando hoje em dia.
    Puro luxo da GM.

    Estranho Rubão, o meu 87 tem Iluminação no Cinzeiro, e todos os itens da Série Diplomata nele normal, no console Central, e na moldura do Painel 🤔

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