Eu tenho os suportes do radiador 79; por isso a adaptação. Caso contrário eu tenho que adquirir o modelo mais novo. Eu terei que revisar o carburador de qualquer forma, independente da adaptação ou não. Muito obrigado!
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Adaptação de radiador
pacato- Opaleiro
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- Mensagem nº1
Adaptação de radiador
Senhores, um amigo meu mandou adaptar o radiador do opala acima de 80 nos moldes do radiador abaixo de 79. Para isso foi necessário reduzir o tamanho, principalmente a altura. Esse projeto foi concebido para deixar o radiador nos moldes originais do ano e para que fossem aproveitados os suportes, que, como todos sabem, é diferente nos modelos abaixo de 80. Estou pensando em fazer o mesmo. Esse meu amigo gostou do serviço, mas como o carro dele está com ele há pouco tempo, creio que ele não teve experiência para afirmar categoricamente se não existe superaquecimento ou coisas do tipo com o uso prolongado, em uma viagem por exemplo. Alguém já fez esse tipo de serviço ou conhece do assunto e possa relatar as impressões que tem? Será que vale a pena e fica bom?
Eu tenho os suportes do radiador 79; por isso a adaptação. Caso contrário eu tenho que adquirir o modelo mais novo. Eu terei que revisar o carburador de qualquer forma, independente da adaptação ou não. Muito obrigado!
Eu tenho os suportes do radiador 79; por isso a adaptação. Caso contrário eu tenho que adquirir o modelo mais novo. Eu terei que revisar o carburador de qualquer forma, independente da adaptação ou não. Muito obrigado!
pacato- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala SS 1978
Standard 79
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- Mensagem nº2
Re: Adaptação de radiador
Ninguém? Puxa vida.
Pedrão B.- Opaleiro
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- Mensagem nº3
Re: Adaptação de radiador
Acho difícil achar alguém mais que tenha feito isso...
Pra mim, é como ter um carro que não cabe na garagem, e ao invés de aumentar a garagem, você cortar um pedaço do carro.
O radiador dos antigos é mais largo e mais baixo.
Por que não compra um de alumínio da Denizio Peças?
[]'s
Pra mim, é como ter um carro que não cabe na garagem, e ao invés de aumentar a garagem, você cortar um pedaço do carro.
O radiador dos antigos é mais largo e mais baixo.
Por que não compra um de alumínio da Denizio Peças?
[]'s
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opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7174
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- Mensagem nº4
Re: Adaptação de radiador
pacato escreveu:Ninguém? Puxa vida.
Melhor mandar fazer um, todo novo. É caro, mas é novo.
marcusvb- Opaleiro
- Número de Mensagens : 130
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Data de inscrição : 25/10/2015
- Mensagem nº5
Re: Adaptação de radiador
Amigo to colocando de vectra no meu
opala4cc- Moderador
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Cilindros : 4 cilindros
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- Mensagem nº6
Re: Adaptação de radiador
marcusvb escreveu:Amigo to colocando de vectra no meu
O problema dos radiadores modernos como o de vectra, é que eles têm aquela lateral plástica maldita. Aquela prensagem entre o corpo de alumínio e as caixas plásticas laterais vai pro brejo mais cedo ou mais tarde, aparecendo vazamentos. E ainda continua o problema dos pontos de fixação do radiador. A vantagem é encontrar o radiador com facilidade.
rrodriguesap- Opaleiro
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- Mensagem nº7
Re: Adaptação de radiador
Cara o meu esta com um de omega, eu pessoalmente nao gosto, mas eh mais barato! Se quiser te mando fotos!
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7174
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- Mensagem nº8
Re: Adaptação de radiador
rrodriguesap escreveu:Cara o meu esta com um de omega, eu pessoalmente nao gosto, mas eh mais barato! Se quiser te mando fotos!
WOW! Radiador de ômega mais barato??? A que ponto chegou esse radiador de opala!
sheilos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 24
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- Mensagem nº9
Re: Adaptação de radiador
cara radiador de opala é coisa de louco o quanto estão caros...estou montado um 6cc na minha caravan, so acho uns lixos de radiador do 6cc e são caros.
tbm estou pensando e estudando a adaptar um radiador
tbm estou pensando e estudando a adaptar um radiador
rrodriguesap- Opaleiro
- Número de Mensagens : 56
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- Mensagem nº10
Re: Adaptação de radiador
É cara aqui pros lados de casa, o de opala 6 cilindros eh mais caro que os de omega! por incrivel que pareça!
pacato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1143
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Modelo do carro : Opala SS 1978
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Data de inscrição : 04/10/2015
- Mensagem nº11
Re: Adaptação de radiador
Ainda estou estudando essa possibilidade, Vamos ver o que resolvo. Obrigado a todos.
Projeto 676- Opaleiro
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- Mensagem nº12
Re: Adaptação de radiador
Esse esquema de adaptar radiador tem que ficar muito esperto na altura do radiador, em relação ao motor, pois se ficar mais baixo que a posição do original atrapalha no fluxo, e o que acontece depois é o carro aquecendo e ninguém sabe porque.
Diego Darth- Opaleiro
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Data de inscrição : 20/07/2012
- Mensagem nº13
Re: Adaptação de radiador
O radiador do meu está com um pequeno vazamento, ele está como radiador original, vou acompanhar esse tópico para ver as soluções apresentadas, caso fique muito caro para recuperar o meu eu vou partir para uma adaptação também.
Infelizmente o pessoal tem supervalorizado as peças de Opala, está ficando cada dia mais inviável ter um Opala para rodar no dia a dia... e mesmo para quem quer tirar um lazer e não tem muito boa condição financeira também está ficando dificil.... esse é o Brasil, terra de oportunistas.
abraço a todos.
Infelizmente o pessoal tem supervalorizado as peças de Opala, está ficando cada dia mais inviável ter um Opala para rodar no dia a dia... e mesmo para quem quer tirar um lazer e não tem muito boa condição financeira também está ficando dificil.... esse é o Brasil, terra de oportunistas.
abraço a todos.
pacato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1143
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Modelo do carro : Opala SS 1978
Standard 79
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Data de inscrição : 04/10/2015
- Mensagem nº14
Re: Adaptação de radiador
Diego Darth escreveu:O radiador do meu está com um pequeno vazamento, ele está como radiador original, vou acompanhar esse tópico para ver as soluções apresentadas, caso fique muito caro para recuperar o meu eu vou partir para uma adaptação também.
Infelizmente o pessoal tem supervalorizado as peças de Opala, está ficando cada dia mais inviável ter um Opala para rodar no dia a dia... e mesmo para quem quer tirar um lazer e não tem muito boa condição financeira também está ficando dificil.... esse é o Brasil, terra de oportunistas.
abraço a todos.
Na minha cidade, para trocar a colmeia de um radiador 6 cilindros, fica em torno de 600 a 700 contos.
Diego Darth- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1480
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- Mensagem nº15
Re: Adaptação de radiador
pacato escreveu:Diego Darth escreveu:O radiador do meu está com um pequeno vazamento, ele está como radiador original, vou acompanhar esse tópico para ver as soluções apresentadas, caso fique muito caro para recuperar o meu eu vou partir para uma adaptação também.
Infelizmente o pessoal tem supervalorizado as peças de Opala, está ficando cada dia mais inviável ter um Opala para rodar no dia a dia... e mesmo para quem quer tirar um lazer e não tem muito boa condição financeira também está ficando dificil.... esse é o Brasil, terra de oportunistas.
abraço a todos.
Na minha cidade, para trocar a colmeia de um radiador 6 cilindros, fica em torno de 600 a 700 contos.
É um absurdo!!!! Muito dificil.... encontrei uns amigos no encontro da semana passada que tinham Opala, todos venderam e hoje tem outros carros, todos reclamaram dos valores das peças...
chevy250- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: Adaptação de radiador
Atentar que o radiador original é do tipo "brasado". Aqueles tubulares parece que não dão conta de resfriar bem.
Seja qual for a adaptaçào, que seja brasado.
Seja qual for a adaptaçào, que seja brasado.
Diego Darth- Opaleiro
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- Mensagem nº17
Re: Adaptação de radiador
chevy250 escreveu:Atentar que o radiador original é do tipo "brasado". Aqueles tubulares parece que não dão conta de resfriar bem.
Seja qual for a adaptaçào, que seja brasado.
Desculpe a igmorancia, mas o que seria BRASADO???
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº18
Re: Adaptação de radiador
Diego Darth escreveu:chevy250 escreveu:Atentar que o radiador original é do tipo "brasado". Aqueles tubulares parece que não dão conta de resfriar bem.
Seja qual for a adaptaçào, que seja brasado.
Desculpe a igmorancia, mas o que seria BRASADO???
http://www.apsdistribuidora.com.br/noticias/Diferencas-entre-radiadores-e-intercoolers-brasados-e-expandidos
OpaleiroJlle- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Adaptação de radiador
Diego Darth escreveu:chevy250 escreveu:Atentar que o radiador original é do tipo "brasado". Aqueles tubulares parece que não dão conta de resfriar bem.
Seja qual for a adaptaçào, que seja brasado.
Desculpe a igmorancia, mas o que seria BRASADO???
hittokiri- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: Adaptação de radiador
No meu 4 cilindros coloquei do chevette, até hoje tah tranquilo hehe, se nao me engano paguei 240,00 da Valeo no mercado Car.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: Adaptação de radiador
eu acho q do chevete e do opala 4cil sao iguais.
hittokiri- Opaleiro
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- Mensagem nº22
Re: Adaptação de radiador
bem parecidos, só o bucal da mangueira de baixo que é mais fino, mas só comprar a mangueira e ja era.Marcos Adriano escreveu:eu acho q do chevete e do opala 4cil sao iguais.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: Adaptação de radiador
a tah
Diego Darth- Opaleiro
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- Mensagem nº24
Re: Adaptação de radiador
OpaleiroJlle escreveu:Diego Darth escreveu:
Desculpe a igmorancia, mas o que seria BRASADO???
Muito obrigado pelo video.... muito bom e agora já sei o que é brasado!!!
abraço.
chevy250- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: Adaptação de radiador
Diego Darth escreveu:OpaleiroJlle escreveu:
Muito obrigado pelo video.... muito bom e agora já sei o que é brasado!!!
abraço.
Eu também não sabia até pouco tempo atrás. Aprendi aqui no forum também
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Re: Adaptação de radiador
eu descobri esse esquema de brasado e tubular ha um tempo atraz fazendo umas pesquisas sobre o condensador do ar.....
q no caso do opala é tubular de serpentina....
os modernos (carros novos) quase todos (ou todos) sao brasados de fluxo paralelo.
q no caso do opala é tubular de serpentina....
os modernos (carros novos) quase todos (ou todos) sao brasados de fluxo paralelo.
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- Mensagem nº27
Re: Adaptação de radiador
Aproveitando o tópico pessoal...vale mais a pena trocar a colméia do radiador original por 750 reais e adaptar uma ventoinha elétrica auxiliar, ou meter um radiador de alumínio de uma vez, com o custo de uns 1300…com a mesma adaptação da ventoinha auxiliar?
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº28
Re: Adaptação de radiador
É. Mas sabe por que os condensadores eram de serpentina?Marcos Adriano escreveu:eu descobri esse esquema de brasado e tubular ha um tempo atraz fazendo umas pesquisas sobre o condensador do ar.....
q no caso do opala é tubular de serpentina....
os modernos (carros novos) quase todos (ou todos) sao brasados de fluxo paralelo.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº29
Re: Adaptação de radiador
opala4cc escreveu:É. Mas sabe por que os condensadores eram de serpentina?Marcos Adriano escreveu:eu descobri esse esquema de brasado e tubular ha um tempo atraz fazendo umas pesquisas sobre o condensador do ar.....
q no caso do opala é tubular de serpentina....
os modernos (carros novos) quase todos (ou todos) sao brasados de fluxo paralelo.
pq?
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº30
Re: Adaptação de radiador
tiagojborges escreveu:Aproveitando o tópico pessoal...vale mais a pena trocar a colméia do radiador original por 750 reais e adaptar uma ventoinha elétrica auxiliar, ou meter um radiador de alumínio de uma vez, com o custo de uns 1300…com a mesma adaptação da ventoinha auxiliar?
eu optaria pela troca da colmeia original.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº31
Re: Adaptação de radiador
Marcos Adriano escreveu:opala4cc escreveu:
É. Mas sabe por que os condensadores eram de serpentina?
pq?
Quando o fluido de trabalho sai do compressor, ele sai comprimido (alta pressão) e totalmente gasoso. Ao ser comprimido no compressor, ele também aquece (fenômeno comum em gases). Então, ele entra na serpentina do condensador com alta temperatura e pressão e à medida em que o fluido de trabalho percorre a serpentina do condensador, ele perde calor (baixando de temperatura) e também troca de fase, tornando-se líquido. É aquela porcaria que a gente aprende no colégio chamada de "calor latente". Então, ele sai do condensador líquido e em alta pressão (porém, uma pressão sensivelmente menor do que a de entrada no condensador). Os condensadores tinham a forma de uma serpentina para garantir a total troca de fase para líquido na saída do condensador. Se o condensador tem a geometria de uma serpentina, o fluido de trabalho precisa percorrer um trajeto "longo" perdendo calor. Se na saída do condensador o fluido de trabalho não estiver totalmente líquido, o ciclo de refrigeração perde eficiência, pois haverá menos expansão na válvula de expansão (ou furo de expansão nos sistemas mais fuleiros).
fauzi- Opaleiro
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- Mensagem nº32
Re: Adaptação de radiador
Parece uma praga, mas todos os Opalas que comprei tive que trocar a colméia e com isso foram-se 1 rim e 1 córnea. Ofereci os ovos mais não quiseram ... até hoje não entendi porque ...
Fiquei tentado a por esses de aluminio, mas sempre desisti e parti pro original e não me arrependo. Uma colméia nova vai durar muito tempo.
Fiquei tentado a por esses de aluminio, mas sempre desisti e parti pro original e não me arrependo. Uma colméia nova vai durar muito tempo.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº33
Re: Adaptação de radiador
fauzi escreveu:Parece uma praga, mas todos os Opalas que comprei tive que trocar a colméia e com isso foram-se 1 rim e 1 córnea. Ofereci os ovos mais não quiseram ... até hoje não entendi porque ...
Fiquei tentado a por esses de aluminio, mas sempre desisti e parti pro original e não me arrependo. Uma colméia nova vai durar muito tempo.
É que ainda existem proprietários que acham que não é necessário colocar aditivo na água do arrefecimento. E também tem aqueles que compraram os opalas quando estavam desvalorizados. Como o objetivo era moer o carro, nunca acharam o veículo digno de merecer a despesa do aditivo para a água do arrefecimento.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº34
Re: Adaptação de radiador
opala4cc escreveu:Marcos Adriano escreveu:
pq?
Quando o fluido de trabalho sai do compressor, ele sai comprimido (alta pressão) e totalmente gasoso. Ao ser comprimido no compressor, ele também aquece (fenômeno comum em gases). Então, ele entra na serpentina do condensador com alta temperatura e pressão e à medida em que o fluido de trabalho percorre a serpentina do condensador, ele perde calor (baixando de temperatura) e também troca de fase, tornando-se líquido. É aquela porcaria que a gente aprende no colégio chamada de "calor latente". Então, ele sai do condensador líquido e em alta pressão (porém, uma pressão sensivelmente menor do que a de entrada no condensador). Os condensadores tinham a forma de uma serpentina para garantir a total troca de fase para líquido na saída do condensador. Se o condensador tem a geometria de uma serpentina, o fluido de trabalho precisa percorrer um trajeto "longo" perdendo calor. Se na saída do condensador o fluido de trabalho não estiver totalmente líquido, o ciclo de refrigeração perde eficiência, pois haverá menos expansão na válvula de expansão (ou furo de expansão nos sistemas mais fuleiros).
ahhhh ta
isso eu sei.......é o principio basico da refrigeracao.
pelo jeito q vc falou eu achei q havia algum outro motivo pelo qual ele foi quase q totalmente substituído pelo brasado de fluxo paralelo....pelo menos na linha automotiva leve.
q é o q eu pretendo fazer no meu...
ou algum serpentina com o duto achatado....nao queria usar mais esse tubo expandido.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº35
Re: Adaptação de radiador
fauzi escreveu:Parece uma praga, mas todos os Opalas que comprei tive que trocar a colméia e com isso foram-se 1 rim e 1 córnea. Ofereci os ovos mais não quiseram ... até hoje não entendi porque ...
Fiquei tentado a por esses de aluminio, mas sempre desisti e parti pro original e não me arrependo. Uma colméia nova vai durar muito tempo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº36
Re: Adaptação de radiador
Marcos Adriano escreveu:opala4cc escreveu:
Quando o fluido de trabalho sai do compressor, ele sai comprimido (alta pressão) e totalmente gasoso. Ao ser comprimido no compressor, ele também aquece (fenômeno comum em gases). Então, ele entra na serpentina do condensador com alta temperatura e pressão e à medida em que o fluido de trabalho percorre a serpentina do condensador, ele perde calor (baixando de temperatura) e também troca de fase, tornando-se líquido. É aquela porcaria que a gente aprende no colégio chamada de "calor latente". Então, ele sai do condensador líquido e em alta pressão (porém, uma pressão sensivelmente menor do que a de entrada no condensador). Os condensadores tinham a forma de uma serpentina para garantir a total troca de fase para líquido na saída do condensador. Se o condensador tem a geometria de uma serpentina, o fluido de trabalho precisa percorrer um trajeto "longo" perdendo calor. Se na saída do condensador o fluido de trabalho não estiver totalmente líquido, o ciclo de refrigeração perde eficiência, pois haverá menos expansão na válvula de expansão (ou furo de expansão nos sistemas mais fuleiros).
ahhhh ta
isso eu sei.......é o principio basico da refrigeracao.
pelo jeito q vc falou eu achei q havia algum outro motivo pelo qual ele foi quase q totalmente substituído pelo brasado de fluxo paralelo....pelo menos na linha automotiva leve.
q é o q eu pretendo fazer no meu...
ou algum serpentina com o duto achatado....nao queria usar mais esse tubo expandido.
De qualquer forma, se o condensador do teu carro não estiver bom, acredito que nem vai mais encontrar um novo com tubo expandido. Tem que ver se o "comprimento equivalente" do condensador novo de tubos brasados paralelos é igual ou maior ao original do opala. O comprimento equivalente está relacionado à capacidade de extrair calor do fluido de trabalho.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7174
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- Mensagem nº37
Re: Adaptação de radiador
O problema dos condensadores novos de tubos brasados é que a espessura da parede dos tubos de alumínio do trocador de calor diminuiu drasticamente de espessura. O resultado disso é a menor vida útil, principalmente por causa das pedrinhas do piso (asfalto e principalmente estradas de chão batido) que eventualmente são arremessadas contra o trocador e acabam por furá-lo. Isso acontece toda hora nos carros mais novos!
thallisguimaraes- Moderador
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- Mensagem nº38
Re: Adaptação de radiador
fauzi escreveu:Parece uma praga, mas todos os Opalas que comprei tive que trocar a colméia e com isso foram-se 1 rim e 1 córnea. Ofereci os ovos mais não quiseram ... até hoje não entendi porque ...
Fiquei tentado a por esses de aluminio, mas sempre desisti e parti pro original e não me arrependo. Uma colméia nova vai durar muito tempo.
E o cobre tem uma troca térmica melhor, mas é mais caro.
Usam alumínio pois é barato, e atende a refrigeração também.
_________________
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opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº39
Re: Adaptação de radiador
thallisguimaraes escreveu:fauzi escreveu:Parece uma praga, mas todos os Opalas que comprei tive que trocar a colméia e com isso foram-se 1 rim e 1 córnea. Ofereci os ovos mais não quiseram ... até hoje não entendi porque ...
Fiquei tentado a por esses de aluminio, mas sempre desisti e parti pro original e não me arrependo. Uma colméia nova vai durar muito tempo.
E o cobre tem uma troca térmica melhor, mas é mais caro.
Usam alumínio pois é barato, e atende a refrigeração também.
Rsrsrsrs... Não, alumínio não é barato. Ele é MENOS CARO!
thallisguimaraes- Moderador
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- Mensagem nº40
Re: Adaptação de radiador
opala4cc escreveu:
Rsrsrsrs... Não, alumínio não é barato. Ele é MENOS CARO!
Isso mesmo kkkkkkk
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eduviggiano- Opaleiro
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- Mensagem nº41
Re: Adaptação de radiador
Opa! estou na mesma!, preciso trocar, tirando o "bocal menor da parte de baixo", o do chevette não precisou de nenhuma adaptação? ( laterais e embaixo )? vc se recorda o modelo?hittokiri escreveu:No meu 4 cilindros coloquei do chevette, até hoje tah tranquilo hehe, se nao me engano paguei 240,00 da Valeo no mercado Car.
4cc 73, aqui sem ar, não acho por nada um pra trocar, alias acho, mas ai preciso escolher entre o opala ou o radiador kkkkkk
obrigado!
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº42
Re: Adaptação de radiador
eduviggiano escreveu:Opa! estou na mesma!, preciso trocar, tirando o "bocal menor da parte de baixo", o do chevette não precisou de nenhuma adaptação? ( laterais e embaixo )? vc se recorda o modelo?hittokiri escreveu:No meu 4 cilindros coloquei do chevette, até hoje tah tranquilo hehe, se nao me engano paguei 240,00 da Valeo no mercado Car.
4cc 73, aqui sem ar, não acho por nada um pra trocar, alias acho, mas ai preciso escolher entre o opala ou o radiador kkkkkk
obrigado!
Se for o radiador que estou pensando precisa calçar o bocal com uma mangueira e colocar a do opala por cima.
A medida do diâmetro da mangueira de calço não me lembro.
É so medir os diâmetros do bocal e mangueira original.
eduviggiano- Opaleiro
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- Mensagem nº43
Re: Adaptação de radiador
adpachec escreveu:eduviggiano escreveu:
Opa! estou na mesma!, preciso trocar, tirando o "bocal menor da parte de baixo", o do chevette não precisou de nenhuma adaptação? ( laterais e embaixo )? vc se recorda o modelo?
4cc 73, aqui sem ar, não acho por nada um pra trocar, alias acho, mas ai preciso escolher entre o opala ou o radiador kkkkkk
obrigado!
Se for o radiador que estou pensando precisa calçar o bocal com uma mangueira e colocar a do opala por cima.
A medida do diâmetro da mangueira de calço não me lembro.
É so medir os diâmetros do bocal e mangueira original.
Opa adpachec, beleza?
Então nem esse modelo e nem o do chevette deram certo(encaixe), desisti e então mandei dar uma geral no meu mesmo, peguei hoje, vou limpar pintar e acompanhar.
"A medida do diâmetro da mangueira de calço não me lembro."
Dá certo se colocar uma do chevette e ai colocar a do opala por cima, mas como disse, preferi deixar o meu revisado mesmo!
abs e vms pra próxima pendência haha
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº44
Re: Adaptação de radiador
eduviggiano escreveu:adpachec escreveu:
Se for o radiador que estou pensando precisa calçar o bocal com uma mangueira e colocar a do opala por cima.
A medida do diâmetro da mangueira de calço não me lembro.
É so medir os diâmetros do bocal e mangueira original.
Opa adpachec, beleza?
Então nem esse modelo e nem o do chevette deram certo(encaixe), desisti e então mandei dar uma geral no meu mesmo, peguei hoje, vou limpar pintar e acompanhar.
"A medida do diâmetro da mangueira de calço não me lembro."
Dá certo se colocar uma do chevette e ai colocar a do opala por cima, mas como disse, preferi deixar o meu revisado mesmo!
abs e vms pra próxima pendência haha
Calcei com mangueira de 1" e 1/8", dupla camada.
Na foto não aparece a mangueira mas o radiador é o mesmo da outra imagem.
eduviggiano- Opaleiro
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- Mensagem nº45
Re: Adaptação de radiador
adpachec escreveu:eduviggiano escreveu:
Opa adpachec, beleza?
Então nem esse modelo e nem o do chevette deram certo(encaixe), desisti e então mandei dar uma geral no meu mesmo, peguei hoje, vou limpar pintar e acompanhar.
"A medida do diâmetro da mangueira de calço não me lembro."
Dá certo se colocar uma do chevette e ai colocar a do opala por cima, mas como disse, preferi deixar o meu revisado mesmo!
abs e vms pra próxima pendência haha
Calcei com mangueira de 1" e 1/8", dupla camada.
Na foto não aparece a mangueira mas o radiador é o mesmo da outra imagem.
Ótimo!, já no meu caso(73) é mais tenso porque o radiador fica colado na frente do carro,
e o radiador precisa descer exatamente passando nos coxins laterais, esse modelo ai da foto no seu carro, tem essa haste
lateral(no meu caso iria atrapalhar), e mesmo cortando essa haste, e o seu tbm é menor em largura, o que faz com que passe pelos coxins aqui e fique solto.
Tentei 2 modelos esse seu e o do chevette, ambos não deram certo, mas como consegui revisar o meu mesmo, segue o jogo.
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº46
Re: Adaptação de radiador
eduviggiano escreveu:
Ótimo!, já no meu caso(73) é mais tenso porque o radiador fica colado na frente do carro,
e o radiador precisa descer exatamente passando nos coxins laterais, esse modelo ai da foto no seu carro, tem essa haste
lateral(no meu caso iria atrapalhar), e mesmo cortando essa haste, e o seu tbm é menor em largura, o que faz com que passe pelos coxins aqui e fique solto.
Tentei 2 modelos esse seu e o do chevette, ambos não deram certo, mas como consegui revisar o meu mesmo, segue o jogo.
O "fique solto" me fez lembrar, eu tive que alterar o suporte inferior da travessa para não deixar o radiador solto, vai um parafuso e calço lá embaixo, eu já aproveitei, cortei todo metal enferrujado e soldei tudo e apliquei anti corrosão mais o fundo..
O radiador Valeo na posição original bate na hélice, PORÉM, se me lembro, o 73 tem diferenças na frente por causa do capô abrir para trás (todos modelos com este capô).
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