Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
cambio x diferencial EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
cambio x diferencial EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
cambio x diferencial EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
cambio x diferencial EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
cambio x diferencial EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
cambio x diferencial EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
cambio x diferencial EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
cambio x diferencial EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
cambio x diferencial EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

137 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 136 visitantes :: 3 motores de busca

Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
cambio x diferencial Bar_leftcambio x diferencial Barcambio x diferencial Bar_right 
tabarbosa (16850)
cambio x diferencial Bar_leftcambio x diferencial Barcambio x diferencial Bar_right 
Rubão6cc (15319)
cambio x diferencial Bar_leftcambio x diferencial Barcambio x diferencial Bar_right 
BANDIT (13573)
cambio x diferencial Bar_leftcambio x diferencial Barcambio x diferencial Bar_right 
Xann (10394)
cambio x diferencial Bar_leftcambio x diferencial Barcambio x diferencial Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
cambio x diferencial Bar_leftcambio x diferencial Barcambio x diferencial Bar_right 
j ricardo (9376)
cambio x diferencial Bar_leftcambio x diferencial Barcambio x diferencial Bar_right 
Jean Bida (9320)
cambio x diferencial Bar_leftcambio x diferencial Barcambio x diferencial Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
cambio x diferencial Bar_leftcambio x diferencial Barcambio x diferencial Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
cambio x diferencial Bar_leftcambio x diferencial Barcambio x diferencial Bar_right 

+4
Marcos Adriano
Mirão
oXLS
BeraxD
8 participantes

    cambio x diferencial

    BeraxD
    BeraxD
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 35
    Idade : 30
    Localização : tiete sp
    Modelo do carro : Opala Diplomata 87
    Cilindros : 6 Caneco
    Data de inscrição : 08/06/2016

    cambio x diferencial Empty cambio x diferencial

    Mensagem por BeraxD Dom 30 Abr - 20:50:53

    Boa noite galera blz.

    Qual opinião de voces sobre Diferencial x cambio? Qual fica melhor?

    diferencial 3,54 com cambio 5 marchas
    diferencial 3,07 com cambio 4 marchas ou 5 marchas
    diferencial 2,73 com cambio 4 marchas ou 5 marchas

    Quantos km/h sera que o carro iria dar com um cambio 5 marchas com diferencial 2.73 ? affraid alguem aí tem ou ja viu algum video ?

    Boa galera, vlw !!
    oXLS
    oXLS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 301
    Idade : 39
    Localização : Campinas-SP
    Modelo do carro : Opala Coupe 73
    Cilindros : L6 1JZ
    Data de inscrição : 01/10/2015

    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por oXLS Dom 30 Abr - 23:57:07

    Unica combinação que testei foi a que veio no meu carro (4cil), diferencial 3.54 e cambio 4 marchas ré para frente ... fica bem curto, da até para sair de terceira no transito.

    Esse link vc consegue calcular as velocidades, so colocar as relações, tamanho de roda etc .. Lembrando que tamanho da roda é com o pneu.
    http://www.tremec.com/calculadora.php

    Flw!
    Mirão
    Mirão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1617
    Idade : 62
    Localização : Brasília DF
    Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 01/03/2017

    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por Mirão Seg 1 maio - 7:46:02

    Quanto as relações é fácil de entender, mas no tocante ao consumo acredito que quanto mais longa a relação de cambio e diferencial, mais econômico fica.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 1 maio - 11:23:43

    Mirão escreveu:Quanto as relações é fácil de entender, mas no tocante ao consumo acredito que quanto mais longa a relação de cambio e diferencial, mais econômico fica.


    isso na pista.....


    pois na cidade fica mais gastao....pois quanto mais longa for as relacoes mais "pesado" fica o carro pro motor coloca-lo em movimento...força mais o motor e exige mais giro na hora de sair.


    é por isso q hj em dia os carros estao saindo com cada vez mais marchas.....as primeiras estao bastante curtas....e as ultimas mais longas.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 1 maio - 11:27:30

    BeraxD escreveu:Boa noite galera blz.

    Qual opinião de voces sobre Diferencial x cambio? Qual fica melhor?

    diferencial 3,54 com cambio 5 marchas
    diferencial 3,07 com cambio 4 marchas ou 5 marchas
    diferencial 2,73 com cambio 4 marchas ou 5 marchas

    Quantos km/h sera que o carro iria dar com um cambio 5 marchas com diferencial 2.73 ? affraid alguem aí tem ou ja viu algum video ?

    Boa galera, vlw !!


    tudo depende pra q vc quer o carro....se for pra andar somente na cidade e dar umas zuadas....pode ir com 3.54 e cambio 4m ou 5m do 4cil mas sem zuar muito


    se vc anda meio termo entre ciadade e rodovia pode usar o 3.07 com cambio 4m*

    se vc anda muito na rodovia pode usar o 2.73 com cambio 4m*


    *use o cambio 5m somente se for um cambio 5m melhor q o original do 4cil....pode ser o 2205B por exemplo.....ou de blazer...ou omega...e etc....
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 1 maio - 11:35:26

    Marcos Adriano escreveu:
    Mirão escreveu:Quanto as relações é fácil de entender, mas no tocante ao consumo acredito que quanto mais longa a relação de cambio e diferencial, mais econômico fica.


    isso na pista.....


    pois na cidade fica mais gastao....pois quanto mais longa for as relacoes mais "pesado" fica o carro pro motor coloca-lo em movimento...força mais o motor e exige mais giro na hora de sair.


    é por isso q hj em dia os carros estao saindo com cada vez mais marchas.....as primeiras estao bastante curtas....e as ultimas mais longas.


    eu costumo usar um exemplo bem legal sobre o cambio q é uma ESCADA: quanto menor forem os degraus vc faz menos forca pra subir e se cansa menos gastando menos sua energia vc ate demora mais pra subir...mas vai mais longe......agora se forem degraus muito grandes vc se esforça mais e acaba cansando mais cedo e gastando sua energia....vc pode subir mais rapido...mas talvez nao chegue no final.

    o cambio pro motor nao é diferente...quanto menos forca o motor fizer pra colocar o carro em movimento graças as relacoes curtas do cambio é melhor....vc forca menos o motor....ele tem uma vida util mais longa....menor consumo e etc.....

    antigamente tínhamos cambios automaticos e manuais de 3 marchas....hj em dia com a modernizacao da mecanica temos cambio manuais com 6 marchas e automaticos com 9 marchas....algum proposito com ctz tem.....
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 1 maio - 11:47:10

    BeraxD escreveu:Boa noite galera blz.

    Qual opinião de voces sobre Diferencial x cambio? Qual fica melhor?

    diferencial 3,54 com cambio 5 marchas
    diferencial 3,07 com cambio 4 marchas ou 5 marchas
    diferencial 2,73 com cambio 4 marchas ou 5 marchas

    Quantos km/h sera que o carro iria dar com um cambio 5 marchas com diferencial 2.73 ? affraid alguem aí tem ou ja viu algum video ?

    Boa galera, vlw !!


    me esqueci.....


    a velocidade final de um 2.73 com 5m pode ser a mesma q a 4ª marcha.....

    a quinta marcha serve apenas pra descansar o giro do motor em velocidade constante na pista.
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por BenKenobi Seg 1 maio - 11:51:33

    BeraxD escreveu:Boa noite galera blz.

    Qual opinião de voces sobre Diferencial x cambio? Qual fica melhor?

    diferencial 3,54 com cambio 5 marchas
    diferencial 3,07 com cambio 4 marchas ou 5 marchas
    diferencial 2,73 com cambio 4 marchas ou 5 marchas

    Quantos km/h sera que o carro iria dar com um cambio 5 marchas com diferencial 2.73 ? affraid alguem aí tem ou ja viu algum video ?

    Boa galera, vlw !!

    Tudo depende muito do que voce quer. Consumo o melhor seria com difa 2.73 com 5 marchas. Meu pai usa no carro dele 6cil original com 3e, chegou a fazer 9,8km na estrada sem frescuras, andando normalmente. Hoje acho que o consumo vai melhorar mais, pois ele comprou um carburador novo, acertou ponto ignicao, e etc. Na cidade esta fazendo a media de 6-7 na gasolina.

    Se voce usar o 3,07 com 4 ou 5 marchas, as marchas serao pouco mais curtas que o 2.73 e o consumo vai depender do seu pé.

    Se voce quer uma arrancada boa use 3.54. Se usar uma 5 marcha, o giro sera quase igual a um opala com 4m e 2.73, em torno dos 3000RPM em 120km/h. Considerando que a relacao da 5 marcha seja de um opala 4cil , relacao 0.84. Se usar relacao da 5m das D20 que é 0.73, o giro vai cair ainda mais, e vai virar um overdrive mesmo no diferencial 3.54.
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por BenKenobi Seg 1 maio - 11:57:42

    Marcos Adriano escreveu:
    BeraxD escreveu:Boa noite galera blz.

    Qual opinião de voces sobre Diferencial x cambio? Qual fica melhor?

    diferencial 3,54 com cambio 5 marchas
    diferencial 3,07 com cambio 4 marchas ou 5 marchas
    diferencial 2,73 com cambio 4 marchas ou 5 marchas

    Quantos km/h sera que o carro iria dar com um cambio 5 marchas com diferencial 2.73 ? affraid alguem aí tem ou ja viu algum video ?

    Boa galera, vlw !!


    me esqueci.....


    a velocidade final de um 2.73 com 5m pode ser a mesma q a 4ª marcha.....

    a quinta marcha serve apenas pra descansar o giro do motor em velocidade constante na pista.


    A velocidade final é diferenciada Marcos, a diferenca esta em quanto o motor vai ter forca pra continuar empurrando.

    Matematicamente falando em 4000RPM voce estara em 173 km/h de 4 marcha em um 2.73. Mas de 5 marcha ja estara a 200. Ou seja, se o carro tiver algum tipo de preparacao como comando ou carburador, ele vai chegar a mais velocidade sim.

    Se levar um opala a 5000 RPM com diferencial 2.73 e com 5 marchas, ele chega aos seus 260km/hr. Mas isso é matematica. Como disse vai depender de quanto o seu motor tem forca pra empurrar isso. Turbo talvez chegue.

    Olha nesse video por ex

    https://www.youtube.com/watch?v=w4WewDw4LIM

    Ele nao consegue desenvolver mais velocidade devido nao ter marcha. O giro ja esta muito alto e passou da faixa de pontecia e torque, e depois dessa faixa ele so vai caindo a potencia. Se tivesse uma quinta ele desenvolveria mais velocidade. Claro, a aerodinamica do opala que parece uma caixa de leite contra o vento nao ajuda em nada. Mas é possivel sim rs.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 1 maio - 22:53:49

    BenKenobi escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    me esqueci.....


    a velocidade final de um 2.73 com 5m pode ser a mesma q a 4ª marcha.....

    a quinta marcha serve apenas pra descansar o giro do motor em velocidade constante na pista.


    A velocidade final é diferenciada Marcos, a diferenca esta em quanto o motor vai ter forca pra continuar empurrando.

    Matematicamente falando em 4000RPM voce estara em 173 km/h de 4 marcha em um 2.73. Mas de 5 marcha ja estara a 200. Ou seja, se o carro tiver algum tipo de preparacao como comando ou carburador, ele vai chegar a mais velocidade sim.

    Se levar um opala a 5000 RPM com diferencial 2.73 e com 5 marchas, ele chega aos seus 260km/hr. Mas isso é matematica. Como disse vai depender de quanto o seu motor tem forca pra empurrar isso. Turbo talvez chegue.

    Olha nesse video por ex

    https://www.youtube.com/watch?v=w4WewDw4LIM

    Ele nao consegue desenvolver mais velocidade devido nao ter marcha. O giro ja esta muito alto e passou da faixa de pontecia e torque, e depois dessa faixa ele so vai caindo a potencia. Se tivesse uma quinta ele desenvolveria mais velocidade. Claro, a aerodinamica do opala que parece uma caixa de leite contra o vento nao ajuda em nada. Mas é possivel sim rs.


    ahhh mas ai vc citou um fator importante....PREPARACAO......a gente costuma falar de um modo geral sobre as coisas levando em conta q se tem motor original.....foi o q eu quis dizer......a 5ª marcha pesa bastante ainda mais com o 273....isso ja pude reparar no meu......e o motor original nao conseguiria desenvolver tanto giro em 5ª a ponto de chegar a uma velocidade final muito superior q em 4ª marcha....se conseguir seria pouca coisa!!!


    quando comprei esse cambio (2215A) e comecei a pesquisar sobre vi q ele é chamado de 5ª drive e fui pesquisar sobre isso tbem...os comentarios sobre isso é q essa é uma marcha pra se manter a velocidade constate em rodovia......nao seria uma marcha pra se ganhar muita velocidade....alguns ainda citam q a velocidade maxima de final só e atingida pela 4ª marcha.....ai sim se coloca a 5ª pra manter com giro mais baixo.


    porem isso tudo é q o eu li e vi na net......quando tudo no meu estiver em ordem eu tento dar umas puxadas pra ter uma ideia melhor......

    de ante mao uma coisa q eu gostei muito foi da relacao da primeira marcha.....mais pegada na saida...carro ficou mais solto...ficou perfeito.....estou ate pensando em colocar 3.07 q tenho aqui pra ficar ainda mais esperto na cidade....e na pista a 5ª vai dar conta....acho q vai ser uma combinacao muito boa!!!
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por BenKenobi Ter 2 maio - 9:37:55

    Ah sim, levando em conta o motor original vai ser a mesma coisa, afinal aerodinamica e forca do motor original chega ali na mesma velocidade independente da relacao.

    Ficou legal a primeira mais curta com cambio longo? Interessante, talvez eu compre uma coroa e pinhao 3.07 pro meu dana e use longo com esse cambio 2215... Ideias, apenas ideias haha
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 3 maio - 20:19:47

    gostei sim!!!

    a primeira ficou bem legal.....tbem tenho um 307 aqui porem sou u1000di e ele é um braseixos kkkkkkkkkkkkkk


    to pensando em trocar tbem pra ver como fica!!!


    ate pq assim eu nao forço tanto a solda na arvore
    Cleber Henrique
    Cleber Henrique
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8
    Idade : 28
    Localização : Campinas-Sp
    Modelo do carro : Diplomata 1988
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 10/08/2023

    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por Cleber Henrique Qui 17 Ago - 11:18:24

    Olá Srs, reativando esse tópico, estou montando o meu na seguinte configuração
    Diferencial 2.73, Cambio 5 marchas e Weber 40

    Confesso que estou bem curioso pra saber como vai ser na rodovia...
    Estou montando justamente para curtir o carro com a familia e literalmente aproveitar o carro...

    Alguem ai tem ou já teve essa configuração?

    Abraços OKK

    sezil
    sezil
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 661
    Idade : 56
    Localização : anapolis
    Modelo do carro : Opala ss
    Cilindros : 6Cil
    Data de inscrição : 28/05/2010

    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por sezil Qui 17 Ago - 12:57:15

    Cleber o meu ta quase desse jeito, meu cambio é o de 4 marchas re pra frente.
    Esse diferencial nao é muito bom pra arrancar, queimar pneu entao é bem dificil, mas eu gosto de andar na manha, pra mim ta tranquilo!
    agora na BR é bom demais, anda suave.

    Cleber Henrique gosta desta mensagem

    ernani paulo damasceno
    ernani paulo damasceno
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 32
    Idade : 44
    Localização : Portugal
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988 SL/E 4 portas Preto Formol
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 30/12/2008

    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por ernani paulo damasceno Sex 18 Ago - 17:25:01

    Esse assunto muito me interessa. EU tenho um 6 cil 88 com 4M original e diferencial 2:73.
    Acabei de comprar um cambio 5M 2205B e a 5ª marcha vai descançar o motor e viagens andando a 100 ~120 km/h. A minha intenção é ele descansar mesmo. descansar e consumir menos na estrada.

    Assim, o carro permanece igual de 1ª a 4ª marcha e somente altera a questão de ter uma marcha a mais, que é a 5ª, para usar na estrada.

    Agora, quer saber mesma a minha opinião? Respondendo a sua pergunta, o que eu acho mais inteligente seria usar o cambio 5m 2205B com o diferencial 3:07 (que é o original mesmo que sairam com esse cambio eram todos 3:07). Dessa forma tem um carro mais bem escalonado na cidade e mais economico em todas as marchas, e ainda assim mais longo que os 4 M na estarda quando estiver em 5ª marcha. O o diferencial 2:73, tem ele mais longo na 5ª, porem não há melhora entra a 1ª e a 4ª marcha.


    Cleber Henrique gosta desta mensagem

    Cleber Henrique
    Cleber Henrique
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8
    Idade : 28
    Localização : Campinas-Sp
    Modelo do carro : Diplomata 1988
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 10/08/2023

    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por Cleber Henrique Sáb 19 Ago - 7:48:14

    Bom dia Srs!

    Concordo com você porem foi o que a condição $ deu rsrs
    Esse cambio 2205B está uma fortuna aqui na região....

    Se tudo correr bem e eu terminar o meu carro até 05/11 irei ao encontro de carros antigos em itatiba e coloco aqui a média... (Campinas/Itatiba).
    Não é uma viagem tão longa, porem já dá pra ter uma base, tanto do comportamento do carro rpm/velocidade

    Conteúdo patrocinado


    cambio x diferencial Empty Re: cambio x diferencial

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 17:26:02