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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 28 Abr - 8:10:13

    Caros, bom dia.
    Depois de muito estudo e debate junto à colegas opaleiros e Mecânicos cheguei à conclusão que o mais sensato a fazer seria mesmo reduzir a compressão do Motor através da substituição da Junta do cabeçote.

    Infelizmente após a remoção do mesmo constatamos a penetração de Óleo em 3 Cilindros, tendo como fonte Válvulas de Admissão. No fundo isso foi até bom, pois eu havia colocado um Cabeçote usado de Omega 4.1 que foi retrabalhado para receber as Molas Isky 6005, mas não no que diz respeito às Válvulas (ficaram as originais que pareciam em bom estado).
    Diante disso, adquiri um conjunto de Válvulas originais e novas da TRW, vamos substituir as existentes e certificar os ajustes (estoque antigo GM, vindo de Feira de Santana-BA).

    Voltando à redução da Taxa de Compressão, abro um parênteses para me queixar da disponibilidade de informações sobre esse Cabeçote do Omega 4.1. Até o livro "Black Book", que detalha o Motor 250 de cima à baixo, trazendo informações e tabelas completas sobre Comando, Pistões, receitas de preparação, etc., aborda em detalhes os Cabeçotes 586 e 831 apenas citando em algum parágrafo que existiria um específico para o Omega 4.1, e que não seria detalhado.
    Mesmo nos Sites dedicados ao modelo não me foi possível encontrar informações, parecendo que esse Motor é mais conhecido aqui no que naquelas páginas.

    As melhores informações que recebi, e que acabaram por suportar a minha decisão, veio de um Técnico da General Escapamentos de Franca-SP, que demonstrou ter bastante conhecimento sobre o Motor 250 & suas variações. Ele não se furtou a ouvir a minha necessidade e pesquisar para apresentar uma recomendação, alguns dias após a consulta.

    Baseado na condição atual (Bloco antigo com Pistões do 250S à Etanol) ele recomendou e fabricou uma Junta de aço inoxidável composta de 4 lâminas com altura total de 3,1 mm, recebida em perfeito estado de integridade 4 dias depois da conversa final (sobreviveu aos riscos dos Correios, felizmente...kkkkk).
    Já removi o Sistema de Partida à Frio, faltando substituir as Velas e montar novamente o Motor.

    A minha expectativa é a de rodar o bicho em 2 semanas.

    Abraços

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    motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 28 Abr - 8:32:14

    Tive uma surpresa desagradável ao remover o Cabeçote para a substituição da Junta: 3 Cilindros apresentam indícios de penetração de Óleo, ao que tudo indica através de Válvulas de Admissão:

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    Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 28 Abr - 8:37:47, editado 2 vez(es)
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    motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 28 Abr - 8:34:24

    Os Cilindros passam 0,26 mm do Bloco, o que acabou por afetar o dimensionamento da Junta de Aço a ser incorporada ao projeto:

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    motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 5 maio - 6:35:00

    Caros,
    está demorando, mas parece que vai valer à pena.
    Levei o Cabeçote para a retífica, e felizmente tudo está bem com ele. Pelas medidas encontradas trata-se de um standard isento de trincas e/ ou desgastes.
    A penetração de Óleo constatada teve como origem desgaste em haste de Válvulas. Diante desse diagnóstico providenciei a aquisição de um kit novo de Válvulas (estoque antigo original TRW) de Admissão & Escape que veio de Feira de Santana-BA, recebido na 6ª Feira última.

    A Junta de aço é uma "obra de arte" (kkk), contendo inclusive um manual de instruções detalhado para assegurar a integridade e funcionamento do Motor.
    Para a próxima semana deverei trazer mais detalhes.


    Abraço
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 maio - 11:28:12

    apesar dos contratempos com ctz irá valer a pena....


    tera boas historias pra contar nos encontros de opalas kkkkkkkkkkkk


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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 25 maio - 13:43:10

    Luz do final do túnel à vista...
    Cabeçote certificado, Junta de aço, novo kit de Válvulas e Velas para Omega à Gasolina.
    Realizamos a instalação e o Motor cresceu
    Após uns 40 minutos de funcionamento em marcha lenta, tudo indica que o Sistema se ajustou para o combustível, no caso, a gasolina.
    Impressiona a velocidade de subida de giro do Motor, bem como a de descida mediante o alívio do Pedal do Acelerador.
    A única coisa que falta ainda é substituir o Cebolão que comanda as Ventoinhas por um de parâmetro mais adequado à carros a gasolina.
    A adição da Junta de aço do Cabeçote acabou por elevar o mesmo, o que requereu novos ajustes no compartimento do Motor, sendo os mais significativos o Escapamento e o Suporte do Cabo do Acelerador junto à TBI.
    SDQ (se Deus quiser) no próximo Sábado vamos para o teste dinâmico.
    Depois eu posto material com o resultado final.
    Agora estou realmente satisfeito... Apareceu a força do 6cc
    Laughing Laughing Laughing
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 25 maio - 19:37:06

    muito bom alexandre....


    apos um trampo desse vc merece

    a gente viu q deu trabalho....kkkkkk

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 2 Jun - 9:51:26

    Caros,
    finalmente estamos no fim. A redução da taxa de compressão foi bem sucedida, e o sistema passou a responder de forma adequada após a interpretação do tipo de combustível abastecido (gasolina comum).
    Com isso, passamos a terminar de montar a parte interna do carro para que ele possa finalmente ganhar a estrada.
    Outra coisa que falta e a certificação do Suporte do Compressor, uma vez que o Cabeçote subiu mais de 2 mm em direção ao Capô.

    O resultado pode ser visto no vídeo abaixo, em que demos a partida com o Motor frio (ontem cedo estava por volta de 16º C na minha região) sem acionar o Pedal do Acelerador.

    https://www.youtube.com/watch?v=NjB8TlRGeP0

    E segue o jogo.
    Abraço

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    Mensagem por Rubão6cc Dom 2 Jun - 16:34:48

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Caros,
    finalmente estamos no fim. A redução da taxa de compressão foi bem sucedida, e o sistema passou a responder de forma adequada após a interpretação do tipo de combustível abastecido (gasolina comum).
    Com isso, passamos a terminar de montar a parte interna do carro para que ele possa finalmente ganhar a estrada.
    Outra coisa que falta e a certificação do Suporte do Compressor, uma vez que o Cabeçote subiu mais de 2 mm em direção ao Capô.

    O resultado pode ser visto no vídeo abaixo, em que demos a partida com o Motor frio (ontem cedo estava por volta de 16º C na minha região) sem acionar o Pedal do Acelerador.

    https://www.youtube.com/watch?v=NjB8TlRGeP0

    E segue o jogo.
    Abraço


    Parabéns Alexandre, que saga hein


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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 2 Jun - 17:33:35

    muito bom alexandre...

    ficou bem firme a lenta em

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 9 Jun - 6:26:50

    Marcos Adriano escreveu:muito bom alexandre...

    ficou bem firme a lenta em

    Olá Marcos,
    sim ficou firme.
    Depois que ele aquece a marcha lenta desce para entre 600 e 700 rpm, se mostrando limpa.
    Então podemos concluir que o Comando 268 não faz a marcha-lenta embaralhar, ao contrário do que eu achava que ia acontecer.
    O último desafio é a Direção Hidráulica, cujo Óleo continua aquecendo depois de uns 10 minutos de funcionamento do Motor.
    Consultei até mesmo um "especialista" em DH, que indica que tudo está OK.
    Chegamos até a encapsular a Caixa da Direção para isolar em relação ao Escapamento. Sem sucesso até o momento.
    Quando ela aquece começa a gemer de modo progressivo, o que indica que irá danificar se nada for feito.
    Então, partimos para instalar um Radiador no circuito.
    Encontramos um local viável em função do desenho do Suporte do Radiador (é específico da Ranger V-6 - vide fotos), faltando adquirir as Mangueiras no comprimento adequado (no Sábado não encontramos).
    Uma semaninha mais para ganhar a estrada....kkkk.

    Grande abraço.
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 9 Jun - 12:50:32

    Seguem alguns detalhes do Radiador do Óleo da Direção Hidráulica, ainda em instalação. Vamos usar o Parafuso de fixação do Suporte do Parachoque Dianteiro, e mais um furo a ser feito no local:

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    motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 Empty DH normalizada

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 4 Ago - 9:05:23

    Caros colegas,
    resolvemos definitivamente um dos últimos e persistentes problemas, que era o ruído da Bomba da Direção Hidráulica.
    Acabamos por desmontar e abrir a Bomba, onde descobrimos um tipo de Dente na ponta do Embolo principal. Essa deformação provavelmente provocava a entrada de ar no circuito, gerando o gemido da Bomba apesar do funcionamento se mostrar preciso.

    Já o Radiador instalado se mostrou adequado também, uma vez que conteve o aquecimento anormal do Óleo - proveniente pela aproximação da Caixa de Direção e Coletor do Escapamento 6 X 2.


    Aprendizado: quando se compra um item desse tipo (Bomba de DH) a recomendação é abrir, inspecionar e substituir o kit de reparo, independente da aparência externa do componente.


    O resultado foi direção precisa e Bomba extremamente silenciosa, como se nova fosse.


    Abraço




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    motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 Empty buraco persistente

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 4 Ago - 9:29:25

    Caros colegas,
    se a DH ficou OK o mesmo eu não posso dizer em relação ao desempenho do "Motor injetado".
    Dou "nota 7" para o resultado final.

    O que acontece:
    a partida é instantânea sem necessidade de se pisar no acelerador.
    A parte eletrônica está OK, sendo inclusive que o Led de monitoramento do Sistema apaga imediatamente após a ignição, o que demostra que o sincronismo entre os diversos Sensores, principalmente entre o de Fase e o de Rotação, está OK.

    Ao sair em primeira marcha, percebe-se a ocorrência de um tipo de "buraco" que dura uma fração de segundo, mas que me incomoda bastante.
    Uma vez o Motor está cheio, trabalhando acima de 1500 rpm, o problema desaparece.

    Fazendo uma investigação e análise do projeto, chegamos à conclusão que vivenciamos uma falta de compatibilidade entre o Comando original do Omega 4.1 e o instalado efetivamente (o ISKI 268).
    Comparando as especificações pudemos concluir que são mínimas, inclusive com o do Omega tendo um levante maior (111° X 109°).

    Mas ao que tudo indica apesar de pequenas essas diferenças podem estar fazendo toda a diferença.
    Como já postado no início, eu não tinha necessidade de potência mas sim de estabilidade nas acelerações fornecidas por um Sistema de Injeção, burro como é o caso ou Smart como outras alternativas.

    Diante do quadro, enxergo 2 alternativas:

    1) Alterar a curva no software do Módulo instalado (Omega 4.1) - nesse caso o problema são os que se apresentam como Especialistas em reprogramação de Módulo, que na realidade só trabalham com aumento de potência através da incorporação de Chip. A reprogramação deveria ter o mesmo conceito da indústria automobilística, onde os caras abrem o software e alteram parâmetros que afetam diretamente o desempenho geral do Motor. Estou procurando no mercado, mas ainda não encontrei alguém que faz ou se proponha a fazer isto;

    2) Substituir o Comando ISKI pelo original do Omega 4.1 - por ora esta parece ser a alternativa mais indicada, uma vez que o esse Comando (do Omega) irá permitir inclusive a instalação do Sensor de Fase através do orifício da antiga Bomba de Gasolina existente no Bloco do Motor do Opala (o calombo desse Comando inexistente no ISKI, encontra-se exatamente naquela região).

    Como positivo podemos afirmar que:
    1) Ao contrário do que muitos informam, o Comando 268 não embaralha a Marcha Lenta. Ela se mostra estável independente do rpm, lembrando que uma vez ligado e frio o Módulo mantém a rotação um pouco mais elevada para permitir o aquecimento do Motor, exatamente como se fosse um Afogador. Uma vez alcançou determinada temperatura, o rpm fica entre 800 e 900, completamente estável e definido;
    2) O consumo de combustível, no caso a Gasolina, se mostra muito menor do que quando o carro era Carburado (impressão), provavelmente devido ao aumento de torque do Motor combinado com o circuito de retorno ao Tanque de Combustível.

    Agradeço antecipadamente àqueles que possam contribuir de alguma forma para o que chamamos de "Acerto Final".

    A seguir posto algumas fotos de resultado final, que em termos de aparência muito nos agrada.


    Grande abraço.
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 4 Ago - 9:43:12

    Algumas fotos do Compartimento do Motor finalizado:

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 4 Ago - 9:45:40

    Seguindo:

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 4 Ago - 9:47:31

    Seguindo:

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 4 Ago - 9:50:41

    Mais alguns detalhes do Sistema de Combustível:

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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 4 Ago - 20:02:15

    poxa uma pena nao ter gostado tanto assim da injecao....


    acredito q uma inejçao programada com outro modulo daria pra compensar esse problema....mas colocando o comando do omega muito provavelmente podera resolver isso....


    o duro é achar o comando do omega....esta bem dificil achar hoje em dia.....eu uso um e gosto muito.


    eu estava com plano de injetar tbem....mas acabei perdendo meu emprego em abril e meio q dei uma desanimada.....e perdi aquela "vontaaaaaaade" sabe??


    sobre o final do projeto eu curti bastante....muito bem montado e bem caprichado.....

    muito bom OKK

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 1 Set - 7:03:09

    Marcos Adriano escreveu:poxa uma pena nao ter gostado tanto assim da injecao....


    acredito q uma inejçao programada com outro modulo daria pra compensar esse problema....mas colocando o comando do omega muito provavelmente podera resolver isso....


    o duro é achar o comando do omega....esta bem dificil achar hoje em dia.....eu uso um e gosto muito.


    eu estava com plano de injetar tbem....mas acabei perdendo meu emprego em abril e meio q dei uma desanimada.....e perdi aquela "vontaaaaaaade" sabe??


    sobre o final do projeto eu curti bastante....muito bem montado e bem caprichado.....

    muito bom OKK

    Olá Marcos Adriano,
    uma coisa que eu aprendi neste projeto é que se tem algo que pode dar errado nas ações de adaptação, ACABA DANDO ERRADO.

    Pois bem, eu acabei saindo à caça de um Comando de Omega 4.1 que parece ser tão difícil de ser achado, como o Cambio 2205B....kkk
    A grande maioria dos que estão à venda é o 467 da Silverado, que trabalha com um Módulo diferente do que eu tenho (o Motor tem menos potência e mais Torque do que o do Omega). Até o de reposição que é oferecido para Omega & Silverado tem o desenho e especificações do 467.
    Achei um, o famoso 666, em ótimo estado.
    Não perdoei e fiz a aquisição, assim como os Tuchos Hidráulicos Delphi novos para parear com o Comando.

    Felizmente não precisei instalar, pois descobrimos o problema ao analisarmos esse Comando (o 666).
    O problema estava na nossa cara o tempo todo, mas ninguém te alerta sobre isso...

    Vide a próxima mensagem, em que eu estarei contando o último capítulo.

    Abraço
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 1 Set - 7:27:02

    Caros colegas,
    depois de muitos problemas, chateação, aquecimento de cabeça, dinheiro gasto e muita expectativa, conseguimos acertar o Motor.
    Podemos dizer que o problema esteve em nossa cara desde que rodamos a ignição pela 1ª vez.

    Como foi descrito anteriormente, tivemos que fabricar um Sensor de Fase utilizando o Eixo de acionamento da Bomba de Óleo do Motor, pois o Comando instalado (Isky 268) não tem o Calo do Sensor presente no Comando do Omega 4.1.

    Após a sincronização com o Sensor da Roda Fônica o Módulo de Injeção passou a reconhecer o funcionamento de ambos, tanto que o Motor trabalhava liso nas rotações altas mas com buracos nas baixas, com o led da Injeção apagado.

    Ontem, depois de umas 4 horas mexendo no carro partimos para algo que o Johnny Opaleiro de Anápolis-GO disse logo no início desse problema, que seria o raio da extremidade da ponta do Calo do Comando de acionamento desse Sensor presente no Comando do Omega, que deveria ser o mesmo no Sensor de Fase que construímos na oficina.

    Pois bem, partimos para essa condição desmontando e retrabalhando a ponta do Sensor de Fase e BINGO.

    O Motor passou a acelerar de forma linear e lisa, sem nenhum tipo de problema.
    Eu adquiri um Comando original de Omega que felizmente não vou precisar instalar, poupando dinheiro e tempo, além de novas adaptações - lembre que precisei retrabalhar o Cabeçote do Omega para poder instalar as Molas do Comando Isky.
    Todavia, essa peça (o Comando 666) foi fundamental para nos fornecer as dimensões da sessão do Calo de acionamento do Sensor de Fase, que usamos para ajustar o nosso Sensor.

    A seguir posto 2 vídeos, sendo que o 1º mostra a falha na subida de giro (o carro fica horroroso, pois gerava tranco na Transmissão a cada troca de marchas) e o 2º o Motor liso.

    Esse vídeo (o 2º) foi feito e enviado para o Johnny, com o devido reconhecimento do Mecânico e proprietário.....kkkk.

    Agora o carro vai para a rua visando certificar a confiabilidade.
    Em um mês, Rodovia dos Bandeirantes que nos aguarde.....kkkkkk

    It is The End, eu espero.


    Abraço.
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 1 Set - 8:16:42

    Abaixo endereços dos vídeos mostrando a evolução final:

    Subida de giro irregular: https://youtu.be/jqZcHcroCoM

    Subida de giro linear (final): https://youtu.be/wBcNIgEIr1k


    That is it.
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 1 Set - 8:25:31

    Vamos aí com mais algumas fotos interessantes como as do Comando 666 do Omega 4.1, cujas cotas nos serviu de base para ajustarmos o Sensor de Fase que construímos:

    motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 20190819
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 1 Set - 8:29:12

    Detalhamento do Sensor de Massa - era um dos suspeitos de causa do funcionamento irregular, pois está a uma distância dobrada para a TBI, em relação ao do Omega 4.1. Verificamos que essa variável não interfere:

    motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 20190822
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 1 Set - 12:08:30

    Caros,
    saí para a rua com o carro, e tudo parece estar bem.
    O Motor esbanja potência, sendo possível andar a 60 Km/ h a 1200 rpm, a 60 Km/ h, sem qualquer tipo de trepidação.
    Vamos repetir durante os próximos finais de semana, e uma vez não detectarmos vazamento ou alguma anormalidade, iremos para a estrada.

    Abraço.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 1 Set - 16:44:02

    rapaaaaaaiz do ceu!!!!


    ainda bem q resolveu....


    eu uso comando de omega ha uns 3 anos na minha caravan....realmente nao é facil comprar um.....

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    Mensagem por sezil Dom 1 Set - 18:35:33

    Que bom que resolveu o problema!! conheço o Johnny aqui de Anapolis o cara tem um opalao file!!

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 8 Set - 8:32:24

    sezil escreveu:Que bom que resolveu o problema!!  conheço o Johnny aqui de Anapolis o cara tem um opalao file!!

    Olá Sezil,
    eu moro em Sto André, mas trabalho em Anápolis permanecendo a semana toda aí na sua cidade.
    Aliás, trabalho com o Johnny, então podemos dizer que diariamente trocamos informações à respeito dos Opalas.
    Consegui ótimas dicas junto ao Johnny e outros, além de ter conseguido adquirir peças importantes como o Console e os Suportes de fixação do Cambio Moderno no Assoalho, aí nessa região.

    Muitos opaleiros em ação por aí..... kkkk

    Forte abraço.
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    Mensagem por sezil Seg 9 Set - 8:17:52

    KKk entao vc conhece o cara mais do que eu, ele é gente fina!!

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 23 Dez - 9:48:40

    Caros colegas,
    bom dia.
    Estamos aqui para ENCERRAR O TÓPICO com os últimos inputs.
    Levamos um baile com o Sensor de Massa, uma vez que o original do kit que eu havia comprado não funcionou a contento. Adquiri um do "mercado paralelo" que funcionou por um tempo, mas depois de alguns quilômetros deixou o sistema instável.
    Isso confundiu a identificação de causas-raiz, sendo que acabamos por desenvolver novo Sensor de Fase à partir do Distribuidor original. A adaptação ficou excelente, inclusive facilitando em muito o ajuste do Ponto prático através do giro da Cuba do antigo Distribuidor, agora Sensor de Fase.
    Todavia, o led da Injeção permanecia aceso e o sistema indicava falha de código 74, que seria o Sensor de Massa conforme literatura da Motronic 2.8.
    Diante disso adquiri um Sensor MAF original do Omega 4.1 de fonte confiável, fiz um reset na Injeção (Cabos de Bateria conectados de um dia para o outro) e o Sistema passou a funcionar em modo perfeito e integral.
    A alimentação está OK, marcha-lenta sem tropeções (o Comando 268 não embaralha) e aceleração linear, rápida e robusta.
    Não saberia dizer a potência real, mas ficou satisfatória para a condução.
    A combinação com o Câmbio de 5 M 2205B se mostra adequada também sem trancos ou ruídos anormais.
    Por ora vou manter o Diferencial original (Braseixos 3,08 : 1) mantendo guardado o Dana 44 3:07 para um upgrade futuro.
    Agora é fazer quilometragem para certificar a confiabilidade do Motor X Injeção.

    Bicos: Adquiri bicos Bosch originais do Omega 4.1, que já estão fora de linha a mais de 10 anos, e não tive sorte.
    O melhor resultado obtive com Bicos novos, importados, comprados de fonte única e confiável.
    A montagem foi perfeita na Flauta e Coletor de admissão, que permitem que os Bicos girem no eixo sem comprometimento da estanqueidade necessária.
    Se vão durar, só tempo dirá.
    Por ora ficou muito bom.


    Abraço

    Alexandre
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    motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 23 Dez - 17:41:36

    muito bom alexandre!!

    parabens pela finalizacao e paciencia do projeto


    realmente deve ter ficado uma mecanica exelente pra dirigir.

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    Mensagem por Joey Ramone Qui 2 Jan - 8:09:09

    Parabéns pela empreitada amigo! A satisfação de concluir um projeto desses deve ser imensa.

    Fiz questão de postar aqui para lhe agradecer por compartilhar todas as experiências, problemas e as soluções aqui no fórum com a riqueza de detalhes que você nos proporcionou. Não é todo mundo que se daria ao trabalho de fazer isso.

    Já li o tópico todo e salvei nos favoritos pois tem sido uma fonte de pesquisa muito boa para o projeto que estou iniciando.

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    Mensagem por Rubão6cc Qui 2 Jan - 21:49:36

    Parabéns pela persistência em obter o melhor resultado Begalli!
    Abraços,


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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sex 3 Jan - 9:09:26

    Joey Ramone escreveu:Parabéns pela empreitada amigo! A satisfação de concluir um projeto desses deve ser imensa.

    Fiz questão de postar aqui para lhe agradecer por compartilhar todas as experiências, problemas e as soluções aqui no fórum com a riqueza de detalhes que você nos proporcionou. Não é todo mundo que se daria ao trabalho de fazer isso.

    Já li o tópico todo e salvei nos favoritos pois tem sido uma fonte de pesquisa muito boa para o projeto que estou iniciando.

    Caros Joey, Rubão, Marcos e tantos outros colegas.
    Eu que agradeço a todos vocês pelas contribuições e inputs.
    O Fórum provavelmente é um dos mais ricos em "direções para quem quer desenvolver algo".
    Muitas das dúvidas que encontramos foram esclarecidas, mesmo que de forma indireta, através de alguma postagem aqui no fórum.
    Há muitos registros, e com paciência, persistência e análise, é possível chegar em soluções que melhor atendam o seu projeto.
    Eu reconheço que gastei um dinheirão por não ter planejado adequadamente, ou seja, seguido um conselho simples que está aqui mesmo no fórum.
    A primeira coisa é escrever detalhadamente o que pretende. A partir daí é ir abrindo os sub-planos para chegar a um contento.

    Quer ver uma coisa que eu me arrependo?
    Conversando com o Neto, um sujeito que tem uma Loja de Rodas & Pneus no meu bairro, eu falei em colocar Rodas de 15". Ele comentou que ficaria bonito, mas ele não o faria por que iria "estragar o carro".
    Eu não questionei e comprei Rodas & Pneus de 15", nas medidas recomendadas por Opaleiros.
    Resultado, dancei legal. Então substitui os Pneus por de menor medida, Buchas mais duras, alterei parâmetro de alinhamento.
    As raspadas diminuíram, mas estão lá. Ás vezes ocorrem em linha reta, em estrada, apenas pelo balanço normal da carroceria.

    Moral da história, provavelmente o resultado teria sido melhor se tivesse optado por Rodas & Pneus na medida de 14", em prejuízo à parte cosmética.

    Mas tudo bem.
    O importante agora é curtir o bicho.

    Mais uma vez, muito obrigado e grande abraço.
    Em tempo, um ano novo cheio de realizações são os nossos votos.

    Alexandre
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    Mensagem por aluzjunior Sex 3 Jan - 12:15:31

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:
    Joey Ramone escreveu:Parabéns pela empreitada amigo! A satisfação de concluir um projeto desses deve ser imensa.

    Fiz questão de postar aqui para lhe agradecer por compartilhar todas as experiências, problemas e as soluções aqui no fórum com a riqueza de detalhes que você nos proporcionou. Não é todo mundo que se daria ao trabalho de fazer isso.

    Já li o tópico todo e salvei nos favoritos pois tem sido uma fonte de pesquisa muito boa para o projeto que estou iniciando.

    Caros Joey, Rubão, Marcos e tantos outros colegas.
    Eu que agradeço a todos vocês pelas contribuições e inputs.
    O Fórum provavelmente é um dos mais ricos em "direções para quem quer desenvolver algo".
    Muitas das dúvidas que encontramos foram esclarecidas, mesmo que de forma indireta, através de alguma postagem aqui no fórum.
    Há muitos registros, e com paciência, persistência e análise, é possível chegar em soluções que melhor atendam o seu projeto.
    Eu reconheço que gastei um dinheirão por não ter planejado adequadamente, ou seja, seguido um conselho simples que está aqui mesmo no fórum.
    A primeira coisa é escrever detalhadamente o que pretende. A partir daí é ir abrindo os sub-planos para chegar a um contento.

    Quer ver uma coisa que eu me arrependo?
    Conversando com o Neto, um sujeito que tem uma Loja de Rodas & Pneus no meu bairro, eu falei em colocar Rodas de 15". Ele comentou que ficaria bonito, mas ele não o faria por que iria "estragar o carro".
    Eu não questionei e comprei Rodas & Pneus de 15", nas medidas recomendadas por Opaleiros.
    Resultado, dancei legal. Então substitui os Pneus por de menor medida, Buchas mais duras, alterei parâmetro de alinhamento.
    As raspadas diminuíram, mas estão lá. Ás vezes ocorrem em linha reta, em estrada, apenas pelo balanço normal da carroceria.

    Moral da história, provavelmente o resultado teria sido melhor se tivesse optado por Rodas & Pneus na medida de 14", em prejuízo à parte cosmética.

    Mas tudo bem.
    O importante agora é curtir o bicho.

    Mais uma vez, muito obrigado e grande abraço.
    Em tempo, um ano novo cheio de realizações são os nossos votos.

    Alexandre
    Aí depende. Nem toda alteração vai dar problemas. Se ao trocar o tamanho dos aros for mantido o diâmetro total do conjunto roda pneu o mais próximo possível do original, se não for alterado o offset e largura das rodas. A suspensão se comportará como a original. Um pouco mais dura pois o pneu terá uma altura menor.o importante também não é aumentar muito o aro. De aro 14 para 18 por exemplo. Até 2 medidas (14 para 16, 16 para 18) o conforto será mantido.
    O problema é que o pessoal avacalha. Joga roda gigante, pneu 245, de carro de outra marca que tem offset diferente. Daí vai pegar mesmo, vai destruir a suspensão também.
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 9 Ago - 8:39:16

    Caros, input apenas para feedback após alguns meses e quilometragem do Motor modificado. Seguem os tópicos:
    1) Alimentação perfeita em todas as faixas de giro - o Sistema de Injeção do Omega 4.1 se mostra confiável, entregando partidas instantâneas mesmo após o carro ficar parado por duas semanas. Pega na primeira;
    2) O Ponto permanece, o que evidência que o Sensor de Fase fabricado à partir do Distribuidor original é confiável e eficaz;
    3) O consumo de combustível se mostra melhor do que o carro carburado, embora eu não tenha números. O carro tem permanecido em marcha-lenta por muito tempo, de modo que estatisticamente os dados não são bons. Está pronto para ganhar a estrada, quando então faremos uma medição mais adequada;
    4) Apesar de informações controversas, o Comando 268 não faz a marcha-lenta embaralhada. Além disso, ele apresenta um desempenho satisfatório com o Módulo do Omega, em algo que eu até desconfiava que não funcionaria. Funciona muito bem, a ponto de eu ter vendido o Comando 666 e Tuchos Hidráulicos que já estavam na mão, caso não tivéssemos conseguido resolver o problema do buraco de aceleração (está descrito em mensagens anteriores). O arrependimento é quanto aos Tuchos Mecânicos que tem ruído extremamente alto. Se fosse fazer novamente escolheria o Comando para Tuchos Hidráulicos;
    5) Ainda não fizemos a medição física, mas a potência entregue parece ser muito maior do que antes. Trafego na Avenida Goiás em SCS, na reta existente em frente à fábrica da GM, a 60 Km/ h em 5ª marcha, com 600 rpm. Se piso no acelerador a resposta é vertiginosa, sem hesitação e/ ou trancos;
    6) Tive problemas de arrefecimento do Motor, tendo descoberto que a causa vinha da Bomba D'água, que era nova e da marca UBRA (comprada durante o projeto). O carro começou a apresentar perda de líquido pelo ladrão da Bomba. A análise mostrou que ela vibrava e apresentava ruídos anormais. Substituímos por uma Indisa, e o resultado por ora está OK. Interessante que o sistema passou a modular a temperatura do Motor de modo visual, o que não acontecia com a Bomba anterior. Agora quando o Motor alcança a temperatura correta, o Ponteiro do Painel está na metade da Escala. Então as ventoinhas elétricas são acionadas e o Ponteiro desce para o início da faixa verde. Quando as ventoinhas desligam o Ponteiro sobe gradativamente novamente. Eu não via isso com a Bomba anterior (parava no meio da escala, e só subia);
    7) Os Bicos - segundo os omegueiros o ponto fraco da Injeção do Omega está nos Bicos que tem corpo composto de Aço e Plástico. Comprei os Bicos alterantivos de Astra que não funcionaram (a vazão é para carro Flex, e não casa com os parâmetros da Injeção). Experimentei os originais da Bosch, cuja fabricação encerrou em 2005 (era o mesmo Bico usado pelo Uno 1.5 R). Não funcionou também, sendo que os Bicos apresentavam enorme variação entre eles. Veio até bico recondicionado vendido como novo, por Vendedores espertos. Por fim, comprei importados e novos, desses que ninguém sabe a marca. Foram os melhores, inclusive permitindo uniformidade de vazão entre eles e giro na Flauta, com a manutenção de pressão - os da Bosch ficavam travados. Ligo o carro uma vez por semana apenas, e sempre certifico que não haja vazamento nos Bicos. Por ora está perfeito;
    Cool mantive o carro c/ Rodas de 7" com Pneus 225/60R15 na traseira e 6" c/ Penus 205/60R15 na dianteira. As raspagens só foram eliminadas com a substituição das Molas Dianteiras pelas do Automático 89-92 (Mola 242 ao invés da 085). A frente ficou um pouco erguida, mas deve ceder naturalmente combinado com a mexida que faremos no Eixo Traseiro (vamos ver uma Mola mais reforçada, tipo para GNV, por exemplo).

    Bem, como o aperfeiçoamento é contínuo, vamos dar seguimento à melhoria do conjunto. Eu havia adquirido conforme informado anteriormente um Eixo Traseiro Dana 44 zero Km (Dana Fever), que veio sem os Braços de Suspensão e estava guardado a pelo menos 3 anos. Acabei trocando esse 44 por um 30 completo, que pretendo modificar incorporando Freios a Disco (tenho todas as peças em mãos, apenas aguardando a chegada do Eixo - vem de um SS de Goiás, que no momento aguarda a instalação do 44). Uma vez o conjunto esteja pronto faremos uma troca rápida e definitiva do Eixo atual (Braseixos).
    Então colocaremos o carro no dinamômetro para aferir a real potência do conjunto.

    O colega pode perguntar: valeu apena?
    A minha resposta é: gastei bastante dinheiro, mais do que seria razoável pensar no início do projeto. Como levou muito tempo, os valores ficam diluídos o que te dá a impressão de ser razoável. Arrisco que poderia ter economizado uns 40% se soubesse de algumas coisas, que quase ninguém te ensina. Qualquer consulta com "Preparadores" resulta em informações não conclusivas. A pesquisa nos foruns são mais produtivas, embora existam muitos que postam informações que ouviram falar, e não testam na prática. Cheguei, por exemplo, a adquirir o tal do livro Black Book do Motor 250. Vem com informações interessantes e outras erradas, como Comando X Marcha-lenta. Cita também a existência de um Cabeçote do Motor 4.1 do Omerga, mas traz zero detalhes importantes. Todavia, há exceções. Gostaria de citar o colega Marcos Adriano, com informações precisas sobre adaptação de Câmbio (o fotolog que ele nos forneceu foi fundamental para o que fizemos nesse meu projeto), o Santili (sim o dos Coletores) que me atendeu pessoalmente e me orientou de forma imediata e objetiva na fabricação de um Coletor para o Cabeçote do Omega sem interferir no corpo do Hidro vácuo o Opala - serviço rápido e de primeira, sendo que mandei a Flauta e recebi 1 semana depois o0 Coletor com a Flauta montada, a um preço justo, e o pessoal da General Escapamentos (os caras me retornaram ligação telefônica em uma 6ª feira, 18:30 hs), que além de fornecerem um 6X2 dimensionado, dimensionaram fabricaram e entregaram uma Junta de Cabeçote em Aço e com mais de 3 mm de espessura, inclusive com LPU (Lição de Ponto Único) para reduzir a compressão do Motor, também por um preço justo - eu havia adquirido Pistões Cabeçudos do Motor 250-S a álcool, mas queira usar Gasolina.  

    Bem, é isso. Se eu tiver mais algum aprendizado desse projeto, volto para compartilhar

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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 9 Ago - 19:13:49

    poxa vida....


    é baita feedback motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938 motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938 motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938 motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938 motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938 motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938



    agora uma outra pergunta: pq vc trocou o 44 pelo 30? por causa da adaptacao? os suportes e etc??


    poxa fico contente por poder ter te ajudado no projeto!!!!

    OKK

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 10 Ago - 10:59:32

    Marcos Adriano escreveu:poxa vida....

    agora uma outra pergunta: pq vc trocou o 44 pelo 30? por causa da adaptacao? os suportes e etc??

    OKK

    Olá Marcos,
    Eu havia adquirido o 44 na oportunidade. Agora que a poeira abaixou eu fui procurar alguém para efetuar a solda dos Suportes, mas não encontrei.
    Nenhum dos Profissionais indicados que eu consultei, se propuseram a fazer.
    Então o Diferencial foi ficando de lado, até que um amigo opaleiro de Goiás me propôs compra.
    Achei interessante, principalmente quando ele me disse pretender substituir um Dana 30 original do carro.
    Após a negociação ficou acertado a troca com troco, sendo que o Eixo dele virá completo para SP, a menos dos Tambores de Freio que ele vai transplantar para o Dana 44
    Ele desde sempre tem em mente instalar um 44, e eu não necessariamente.
    Não pretendo "ralar", competir em arrancadas, e muito menos dar borrachão....kkk.
    Todavia o meu carro agora com motor & Câmbio mais fortes, tende a ser mais confiável com o Dana do que o Braseixos, acredito.

    Abraço
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    Mensagem por Bruno Chumbinho Seg 10 Ago - 14:02:48

    Parabéns por toda a sua dedicação! Com certeza valeu a pena. Todo o conhecimento que vc adquiriu não tem preço. E agora ficam boas histórias pra contar e outras que ainda virão!

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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 10 Ago - 18:17:23

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:poxa vida....

    agora uma outra pergunta: pq vc trocou o 44 pelo 30? por causa da adaptacao? os suportes e etc??

    OKK

    Olá Marcos,
    Eu havia adquirido o 44 na oportunidade. Agora que a poeira abaixou eu fui procurar alguém para efetuar a solda dos Suportes, mas não encontrei.
    Nenhum dos Profissionais indicados que eu consultei, se propuseram a fazer.
    Então o Diferencial foi ficando de lado, até que um amigo opaleiro de Goiás me propôs compra.
    Achei interessante, principalmente quando ele me disse pretender substituir um Dana 30 original do carro.
    Após a negociação ficou acertado a troca com troco, sendo que o Eixo dele virá completo para SP, a menos dos Tambores de Freio que ele vai transplantar para o Dana 44
    Ele desde sempre tem em mente instalar um 44, e eu não necessariamente.
    Não pretendo "ralar", competir em arrancadas, e muito menos dar borrachão....kkk.
    Todavia o meu carro agora com motor & Câmbio mais fortes, tende a ser mais confiável com o Dana do que o Braseixos, acredito.

    Abraço



    ahhh sim entendi.....


    na minha opiniao vc fez bem.....pra quem usa o carro normalmente como nós (eu e vc pelo menos) nao ha necessidade de um dana 44.


    um dana 30 com peças boas (rolamentos e retentores) bem acertado as folgas oleo trocado periodicamente dura a vida toda.



    agora uma outra pergunta: qual relacao do dana 30 q vc pegou? 3.54 do 4cil ou 3.07 do 6cil?

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 11 Ago - 7:48:05

    [quote="Marcos Adriano"][quote="ALEXANDRE BEGALLI"]


    O 44 era 3:07, assim como esse Dana 30 que vem de um SS 6 cc, genuíno.


    Tão logo ele chegue, vamos abrir e certificar integridade e folgas. Ainda na semana passada estive em Anápolis e andei nesse SS. Esse carro inclusive está com o Cabeçote original e std do Motor e Bomba da Direção Hidraulica "pescoçuda" do meu carro e Câmbio 5 marchas de D-20. Tem um Carburador top que ele trouxe da China em viagem a trabalho, Escapamento 6X2, Comando 250-S original c/ Tuchos Mecânicos, Radiador em aluminio, Ventoinha elétrica e Tanqque de Combustível com cash em Aço Inox. O conjunto de Instrumentos é eletrônico da marca ODG. Os Bancos tem o desenho do original 76, mas revestidos em couro preto. As Rodas são alargadas, mas no padrão original do SS, c/ Pneus letrados. O restante é original, como o Volante e até o Radio AM e OC. Um dos mais belos SS que eu já vi, que agora vai receber um Dana 44....
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 11 Ago - 20:26:00

    ahh ta entendi.



    entao....um dana 30 desse bem acertado e com peças de reposicao novas dura muito tempo.


    fique atento no estado da coroa e pinhao.

    OKK

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    Mensagem por juninho ribeiro Qui 20 Ago - 13:12:05

    Que projeto bacana, qnt ensinamentos nesse tópico pra quem desejar fazer algo parecido já dá pra evitar elguns problemas!! Parabéns pela maquina

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 20 Ago - 14:23:27

    juninho ribeiro escreveu:Que projeto bacana, qnt ensinamentos nesse tópico pra quem desejar fazer algo parecido já dá pra evitar elguns problemas!! Parabéns pela maquina

    Pois é Juninho,
    essa foi a ideia do tópico, pois foi um senhor quebra-cabeças.
    Muito detalhe que no começo parecia simples e lógico, mas chega ali esbarra em algum componente, não assenta e por aí vai.

    Grato e forte abraço.

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    motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 19 Out - 7:35:49

    Com a substituição dos Instrumentos do Painel por dispositivos eletrônicos (assunto de um tópico específico), entendemos que o upgrade de Motor & Câmbio está encerrado.
    No final de semana foram 3 saídas, onde focamos em sentir ruídos, vibrações e comportamento dos Instrumentos, em condições diversas.
    No Sábado à noite participamos do "3º Opala Clube ABC Night Ride com Amigos", evento mensal que substitui o já tradicional Encontro devido à Pandemia de COVID-19. Devem ter participado por volta de 40 Opala & Caravan trafegando basicamente pelas Avenidas principais que ligam as 3 cidades do ABC. A velocidade é muito baixa com enfrentamento de pontos de congestionamento, principalmente na frente de Bares (Pandemia, quem falou em Pandemia? Bares lotados, inclusive com aglomeração, e zero uso de Máscara). A temperatura estava por volta de 14º, e nosso carro se comportou muito bem, sendo que nenhuma anomalia foi constatada. A ignição foi ligada no ponto de partida e desligada 2,5 horas depois, na garagem de casa. O novo Contagirus (eletrônico da ODG) indicou marcha-lenta estável ao redor de 600-700 rpm. Quando da instalação da Injeção essa era uma preocupação minha, pois o circuito da Injeção foi ligado ao do Contagirus original do carro, e sabemos que há diferença de impedância entre eles. O provável efeito disso seria uma leitura incorreta, mas quanto???
    No Domingo cedo, com temperatura na casa de 20°, saímos novamente para mais 2 horas de tráfego. Fizemos o circuito habitual, e novamente nenhuma anormalidade identificada. No meio da tarde, com a temperatura ao redor de 30°, saímos novamente para mais 2 horas, no mesmo circuito da parte da manhã. Tinha transito pesado em alguns pontos e livre em outros, onde pudemos sim esticar as marchas e sentir a força do conjunto. Nenhuma anomalia identificada e entendemos que estamos prontos para finalmente ganhar a Estrada.
    A minha preocupação sempre foi o Sistema de Arrefecimento, pois é sempre complicado promover alterações com Ventuinha Elétrica, Defletores, etc.. Mas felizmente tudo parece bem. O Sistema selado inclusive, está mantendo o nível sempre verificado na saída com o Motor frio. Durante aceleração estática inclusive, voce verifica o líquido golfando no Reservatório através do circuito de retorno, o que certifica que a Bomba está OK.
    Próximo objetivo é aderir ao próximo evento de Estrada do Clube, que deve acontecer em 2 semanas, antes de me aventurar só em estrada.

    É bem provável que voce que acompanhou este post desde o inicio deva querer perguntar se eu ainda acho que valeu a pena?

    Mas eu respondo: sim, principalmente quando voce recebe um feedback como o do Profissional que realizou a instalação do Painel ODG, que não foi o mesmo que fez o Projeto da parte Eletrônica da Injeção (o Kibe estava com a Oficina cheia, e não poderia pegar o carro agora):

    "Normalmente quando eu pego esse tipo de carro eu encontro uma serie de gambiarras que dificulta o meu trabalho. Esse foi fácil. Está tudo claro, no lugar e bem feito. Nenhuma dificuldade"

    Cara, como é bom ouvir coisas desse tipo ao invés do sujeito ficar apontando ou relatando situações que valorizam o trabalho dele, mas te deixam desconfiados e chateados com quem mexeu antes, às vezes seu amigo.

    O próximo tópico será dedicado ao Eixo Traseiro que está em fase final de preparação. Uma vez pronto faremos no sistema de "troca rápida", ou seja, tira um e coloca o outro. Um assunto mais à frente.

    Acho que valeu, mas asseguro que não pretendo me aventurar em algo parecido.
    Esse está na família a 45 anos, tendo chegado com 16K quilômetros. Então é mais do que um carro, ao menos para nós quando lembramos da origem, quem usou, onde usou, etc.. Acho que não é uma questão de preço, mas sim de valor:

    motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 20201017
    Esta foto foi tirada no dia 12/10, enfrente à fachada da Concessionária GM de São Caetano do Sul, hoje localizada na Avenida Guido Aliberti. A Primarca tem tudo a ver com esse carro.

    motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 20201016
    Registro da última vez que o carro esteve em uma Oficina autorizada, no caso para a revisão de 20K. a de 15K foi realizada na GM, uma vez que ele integrava a frota da empresa.

    Como é bom sentir o bicho andar, a vibração na manopla do Câmbio (parece que voce está ouvindo o Asfalto) e a resposta ao acelerar. O meu negócio agora é curtir e fazer pequenas melhorias frente às oportunidades.
    Todavia, vou estar sempre disponível para prestar informações sobre as coisas que aprendi, as que deram certo e as que não deram....kkk

    Se um errou, não é razoável que outros cometam o mesmo erro.

    Abraço
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 19 Out - 8:57:22

    Marcos Adriano escreveu:poxa vida....


    é baita feedback motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938 motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938 motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938 motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938 motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938 motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938



    agora uma outra pergunta: pq vc trocou o 44 pelo 30? por causa da adaptacao? os suportes e etc??


    poxa fico contente por poder ter te ajudado no projeto!!!!

    OKK

    Olá Marcos.
    Falando do Dana Fever 44. Como você sabe é um baita Diferencial. O Eixo é novo, e vem sem os Braços da Suspensão pois é fornecido para Maverick e Opala. Não encontrei quem se propusesse a soldar os Braços, e acabei por encostar o Eixo. Coloquei à venda, tive uma serie de pretendentes mas ninguém se propondo a pagar ao menos o que eu havia pago (hoje o preço de Dana 44 novo é na faixa de 6 à 7 K). Acabei fazendo uma permuta pelo Eixo completo a menos de Freio, revisado e certificado, com um Dana 30 de um Opaleiro meu amigo de Goiás. Mandei o Eixo para lá para receber o dele uma vez o Dana Fever instalado no carro dele. Depois de muito procurar ele achou um Profissional de competência reconhecida que transplantou os Braços de uma Carcaça adquirida por lá mesmo. Acabou também descobrindo que o Eixo do Dana 44 tem uma bitola um pouco menor do original do Opala, o que exigiu além da fabricação de Suportes para a fixação das Pinças (ele está instalando Freios a Disco), um tipo de Espaçador para recomposição da Bitola, tudo isso dimensionado por ele mesmo - ele é um senhor Engenheiro Mecânico.
    Honestamente? Dei graças a Deus de ter negociado o Dana 44. O que eu vou receber tem as mesmas dimensões do original do meu carro (Braseixos), devendo então ser plug&play no carro, inclusive com o mesmo Cardã (espero).
    Por falar em Cardã, tenho um Eixo bipartido do Opala 92 c/ 2205B + Dana 30, que não usei (havia comprado na época do Câmbio).
    Então ainda tenho essa alternativa caso haja necessidade de encurtar o Cardã original.

    Abc
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    Mensagem por Bruno Chumbinho Seg 19 Out - 11:23:50

    Que projeto bacana! Atenção a cada detalhes! Carro confiável e pronto para andar por muitos e muitos anos! Parabéns!

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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 19 Out - 19:54:23

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:poxa vida....


    é baita feedback motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938 motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938 motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938 motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938 motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938 motor - Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 4 122938



    agora uma outra pergunta: pq vc trocou o 44 pelo 30? por causa da adaptacao? os suportes e etc??


    poxa fico contente por poder ter te ajudado no projeto!!!!

    OKK

    Olá Marcos.
    Falando do Dana Fever 44. Como você sabe é um baita Diferencial. O Eixo é novo, e vem sem os Braços da Suspensão pois é fornecido para Maverick e Opala. Não encontrei quem se propusesse a soldar os Braços, e acabei por encostar o Eixo. Coloquei à venda, tive uma serie de pretendentes mas ninguém se propondo a pagar ao menos o que eu havia pago (hoje o preço de Dana 44 novo é na faixa de 6 à 7 K). Acabei fazendo uma permuta pelo Eixo completo a menos de Freio, revisado e certificado, com um Dana 30 de um Opaleiro meu amigo de Goiás. Mandei o Eixo para lá para receber o dele uma vez o Dana Fever instalado no carro dele. Depois de muito procurar ele achou um Profissional de competência reconhecida que transplantou os Braços de uma Carcaça adquirida por lá mesmo. Acabou também descobrindo que o Eixo do Dana 44 tem uma bitola um pouco menor do original do Opala, o que exigiu além da fabricação de Suportes para a fixação das Pinças (ele está instalando Freios a Disco), um tipo de Espaçador para recomposição da Bitola, tudo isso dimensionado por ele mesmo - ele é um senhor Engenheiro Mecânico.
    Honestamente? Dei graças a Deus de ter negociado o Dana 44. O que eu vou receber tem as mesmas dimensões do original do meu carro (Braseixos), devendo então ser plug&play no carro, inclusive com o mesmo Cardã (espero).
    Por falar em Cardã, tenho um Eixo bipartido do Opala 92 c/ 2205B + Dana 30, que não usei (havia comprado na época do Câmbio).
    Então ainda tenho essa alternativa caso haja necessidade de encurtar o Cardã original.

    Abc


    entendi.


    eu sei la...eu penso assim: pro uso da grande maioria dos opaleiros um dana 44 é totalmente fora de mao...da muito trabalho.....e muito gasto.

    o seu sendo braseixos realmente a mudança é só tirar um e colocar o outro....vc consegue usar ate os freios do seu braseixos no dana q vai servir!!!!


    o carda eu realmente acredito ter q encurtar um pouco....coisa de no maximo de 3cm....eu recomendo fazer esse servico de encurtar pois instalar o bi partido talvez fique mais caro devido o suporte do rolamento central dele na carroceria e principalmente manutencoes futuras nesse mesmo rolamento

    vejo muita gente tirando esse carda devido os rolamentos de reposicao hoje em dia serem muito ruins.


    por aqui vc gasta de 50 a 80 reais pra encurtar um carda (servico de torno, solda e balanceamento) e vc teria algo mais "confiavel" pois o bi-partido é meio problematico.
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    Mensagem por GersonJP Sáb 7 Nov - 18:06:23

    Marcos, parabéns pelo projeto.
    Tenho uma dúvida, os bicos de astra flex encaixam normalmente nas buchas do coletor original do ômega?
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    Mensagem por Diplo87 Sáb 7 Nov - 18:26:00

    Parabéns pelo projeto, capricho e dedicação pra deixar o opalão melhor do que ele já é, o resultado foi sensacional!
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 7 Nov - 20:00:26

    GersonJP escreveu:Marcos, parabéns pelo projeto.
    Tenho uma dúvida, os bicos de astra flex encaixam normalmente nas buchas do coletor original do ômega?



    é


    pelo jeito to vendo q fiz vc ler o topico todo e nao foi o alexandre q comentou sobre isso


    kkkkkkkkkkk
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 8 Nov - 7:03:59

    GersonJP escreveu:Marcos, parabéns pelo projeto.
    Tenho uma dúvida, os bicos de astra flex encaixam normalmente nas buchas do coletor original do ômega?

    Caros,
    acredito que eu consiga responder.
    Encaixa perfeitamente, com a vantagem desse bico ter um corpo inteiriço ao contrário do do Omega que apresenta vazamento na junção de Plástico com o Metal, quando fora de uso por um grande espaço de tempo.

    Todavia, a vazão entre eles é diferente - a do Astra é maior -, provavelmente devido ao uso de Alcool. Eu não encontrei alguém que pudesse dizer o efeito disso. Foruns de Omegueiros garantem que esse é a solução de ouro para esse problema com os Bico original.
    Eu até havia instalado esse Bico (do Astra) e ele encaixa perfeitamente entre a Flauta e o Coletor.
    Ocorre que o meu carro estava com vários bugs (apanhei muito com o Sensor de Fase) conforme explicado no tópico, e acabei por substituir esse Bico do Astra pelo importado do Omega para eliminar variáveis (aplicando Taguchi, ou seja, a teoria dos experimentos). O problema não era o Bico.
    Na duvida eu deixei o importado e guardei os do Astra. Como uso o carro ao menos uma vez por semana, ainda não tive problemas de vazamento na junção do corpo do Bico.

    Abraço.

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