Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Vocês conhecem o Binho?
Hoje à(s) 12:57:06 por Caravan88

» Local número chassi e plaquinha quebrada
Hoje à(s) 12:41:09 por sezil

» Adaptar embreagem hidráulica Opala 4 cilindros 73
Hoje à(s) 9:16:30 por Eder Harisson

» Motor opala 4cil alcool
Hoje à(s) 8:40:36 por fabianojdp

» Diplomata 87 com cara de 88
Hoje à(s) 8:21:41 por Éverton Soares

» Regulador tensão painel
Hoje à(s) 7:30:34 por Gabriel colman

» Apresentação
Hoje à(s) 6:35:33 por FabioM

» SS NAO TEM NO DOCUMENTO
Hoje à(s) 6:19:40 por sezil

» réplica grade opala especial 73
Hoje à(s) 5:52:46 por N474N

Quem está conectado

77 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 73 Visitantes :: 1 Motor de busca

Caravan88, DalBosco88, Felipesales, Sandro Araújo


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17529)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13573)
 
Rubão6cc (10864)
 
Xann (10395)
 
j ricardo (9361)
 
Jean Bida (9314)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8606)
 
100 (7771)
 

Volante do motor (retífica)

Compartilhe
avatar
super5
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 75
Localização : sao paulo
Data de inscrição : 01/09/2015

Volante do motor (retífica)

Mensagem por super5 em Ter 10 Abr - 14:30:55

Amigos
o volante do motor aguenta quantas retificas?
grato
avatar
Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 10864
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por Rubão6cc em Ter 10 Abr - 16:01:31

Pergunta no Posto Ipiranga!!!

Brincadeira....não sei dizer, mas alguém vai aparecer pra informar esteja certo.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3881
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por opala4cc em Ter 10 Abr - 17:08:35

super5 escreveu:Amigos
o volante do motor aguenta quantas retificas?
grato

O volante do motor do carro não é como o motor, onde - salvo erros na mão-de-obra de retífica e desgaste excessivo interno - existem sobre-medidas de peças móveis de reposição que podem ser consideradas como o número de retíficas que o motor aguentaria até seu re-encamisamento (que é polêmico).
A vida útil do volante é contabilizada através da medida da espessura na parte onde assenta o disco (e a base do platô) em relação à espessura mínima especificada pelo fabricante. Isso se deve ao fato de que o passe de retífica que se dá pode variar, dependendo da presença de trincas no volante na região já mencionada ou do nível de empenamento da peça. Essas trincas dependem da forma como se usa a embreagem e da qualidade na montagem do conjunto. Assim, em apenas um passe de retífica, a quantidade de material retirada pode variar de um opala para outro ou mesmo para o mesmo carro de uma troca de kit de embreagem para outro.
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3881
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por opala4cc em Ter 10 Abr - 18:18:41

Outra coisa: certa vez, vi em um vídeo do Tonella, um velhote que operava um torno de retífica fazendo a retífica de um volante de motor de fusca. O velhote menciona que a mesma quantidade de material que se tira em "A" na foto 1, se tira em "B". O motivo seria para não alterar o curso do pedal de embreagem do carro.


Foto 1:

Mas se você desconfia que o volante do motor do seu carro já não é mais utilizável, aqui tem novo:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782712957-volante-do-motor-opala-original-gm-_JM

Quanto à espessura mínima... não sei. Não achei literatura que mencionasse. Neste tópico http://www.opaleirosdoparana.com/t12585-parafusos-do-volante menciona-se que a diferença (pelo que entendi) entre a superfície "A" e "B" deve ser de no máximo 4mm. Isso, obviamente, no caso de se fazer retífica apenas na superfície "A".
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4984
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 10 Abr - 19:09:11

quando fui dar o passe no torno do meu pra trocar o cambio e kit de embreagem o torneiro tinha uma cartilha com umas medidas de varios carros


se nao me engano o volante do opala tem 4.4mm de diferença de altura da parte A para a parte B
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3881
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por opala4cc em Ter 10 Abr - 21:08:03

Marcos Adriano escreveu:quando fui dar o passe no torno do meu pra trocar o cambio e kit de embreagem o torneiro tinha uma cartilha com umas medidas de varios carros


se nao me engano o volante do opala tem 4.4mm de diferença de altura da parte A para a parte B

Mas esses 4,4mm é o limite ou é o que vem de fábrica?
avatar
vader
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 18
Localização : ceara
Data de inscrição : 24/10/2016

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por vader em Sab 3 Nov - 16:07:27

boa tarde pessoal, estou com um problema no meu opala 4CC, estou com 2 semanas apanhando do kit de embreagem. tudo começou eu comprando um kit: volante, plator, disco e colar em um sucata.

ao montar acredito eu que esses kit não sejam todos do mesmo carro. estou na duvida se o volante que comprei não é de um 6cc. os volantes são do mesmo tamanho de 4cc e 6cc fisicamente?

continuando..

quando passa a marcha 1º ou ré fica arranhando o carro anda mas vez ou outra a marcha solta e fica arranhando. tenho q pisar na embreagem e soltar para parar de arranhar

ontem tirei o kit de embreagem plator, disco e colar usado e comprei esse jogo todo zero marca sachs, montei ficou a mesma coisa do nada as marchas ficam arranhando. so faltou trocar o volante e colocar um novo. ai veio a duvida será que o cara da sucata me deu um volante do 6CC e coloquei no canto e esta dando esse buxo todo?

o buxo é tão grande que ate a caixa de marcha ja troquei.

se alguem puder me tirar algumas duvidas agradeço. obg
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3881
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por opala4cc em Sab 3 Nov - 16:12:01

vader escreveu:boa tarde pessoal, estou com um problema no meu opala 4CC, estou com 2 semanas apanhando do kit de embreagem. tudo começou eu comprando um kit: volante, plator, disco e colar em um sucata.

ao montar acredito eu que esses kit não sejam todos do mesmo carro. estou na duvida se o volante que comprei não é de um 6cc. os volantes são do mesmo tamanho de 4cc e 6cc fisicamente?

continuando..

quando passa a marcha 1º ou ré fica arranhando o carro anda mas vez ou outra a marcha solta e fica arranhando. tenho q pisar na embreagem e soltar para parar de arranhar

ontem tirei o kit de embreagem plator, disco e colar usado e comprei esse jogo todo zero marca sachs, montei ficou a mesma coisa do nada as marchas ficam arranhando. so faltou trocar o volante e colocar um novo. ai veio a duvida será que o cara da sucata me deu um volante do 6CC e coloquei no canto e esta dando esse buxo todo?

o buxo é tão grande que ate a caixa de marcha ja troquei.

se alguem puder me tirar algumas duvidas agradeço. obg

Como está a mola do garfo? Você regulou direito o parafuso do garfo?
avatar
vader
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 18
Localização : ceara
Data de inscrição : 24/10/2016

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por vader em Sab 3 Nov - 16:17:48

bom, a mola do garfo não olhei aparentemente troquei o colar e não vi nada de anormal. o parafuso do garfo ja deixei todo apertado, todo solto. so metade apertado e nada.
fique na duvida mais no volante agora. não se se ele é 4 ou 6cc. se for o de 6cc pode ter algo maior e ficar enganchando não sei
avatar
vader
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 18
Localização : ceara
Data de inscrição : 24/10/2016

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por vader em Sab 3 Nov - 16:19:07

o volante 4 e 6cc são do mesmo tamanho? e mesma furação
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3881
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por opala4cc em Sab 3 Nov - 16:31:03

vader escreveu:o volante 4 e 6cc são do mesmo tamanho? e mesma furação

Eu não sei essa informação de cabeça, pois nunca tive um 6 cilindros. Mas tem um tópico antigo aqui que fala sobre isso, com fotos. Em último caso, você pode pesquisar no ml as fotos dos anúncios de volante do motor de opala para o 4 e o 6.
No catálogo de peças eletrônico, consta como 6 parafusos prendendo o volante do motor, independentemente da motorização.
avatar
vader
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 18
Localização : ceara
Data de inscrição : 24/10/2016

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por vader em Sab 3 Nov - 16:43:03

sei.. mas com relação a diametro, quantidade de dentes na cremalheira e tal, será q são iguais? estou numa zica medonha kk
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3881
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por opala4cc em Sab 3 Nov - 16:52:16

vader escreveu:sei.. mas com relação a diametro, quantidade de dentes na cremalheira e tal, será q são iguais? estou numa zica medonha kk

É, essa eu não sei dizer. Você vai ter de pesquisar aqui no fórum o tópico que eu mencionei. Ou então torcer para que alguém que saiba de cabeça responda.
Abraço.
avatar
vader
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 18
Localização : ceara
Data de inscrição : 24/10/2016

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por vader em Sab 3 Nov - 17:01:00

de boa amigo, obrigado pela ajuda
avatar
Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4375
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
Ex-Coupé Standard 76
Ex-Sedan Diplomata 85
Sedan SL 88
Cilindros : 4
6
6
4
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por Pedrão B. em Sab 3 Nov - 17:23:05

O volante do 6 cilindros, o rebaixo onde vai o disco é maior.
A estria do eixo piloto está boa? Lubrificou ela?
Pois se ela travar o disco, raspa marcha.
[]’s


_________________
"In Torque We Trust!"
avatar
vader
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 18
Localização : ceara
Data de inscrição : 24/10/2016

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por vader em Sab 3 Nov - 17:55:52

Mas o volante do 6cc a furacão é a mesmA? O tamanho do volante é o mesmo? Pergunto para fica mais facil de identificar la.
Se o meu la for do 6cc, a caixa de marcha fexa, o o disco encaixa e o carro chega a andar?
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4984
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 3 Nov - 20:00:43

opala4cc escreveu:
Marcos Adriano escreveu:quando fui dar o passe no torno do meu pra trocar o cambio e kit de embreagem o torneiro tinha uma cartilha com umas medidas de varios carros


se nao me engano o volante do opala tem 4.4mm de diferença de altura da parte A para a parte B

Mas esses 4,4mm é o limite ou é o que vem de fábrica?

poxa vida


passou batido essa pergunta...me perdoe....


entao....agora olhando melhor esses 4.4mm acho q é respectivo a medida do disco da c20 q eu acredito ser mais grosso.....

mas pode ser do opala tbem......


eu acredito q é o vem de fabrica pra alojar o disco...
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3881
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por opala4cc em Sab 3 Nov - 22:50:30

Marcos Adriano escreveu:
opala4cc escreveu:

Mas esses 4,4mm é o limite ou é o que vem de fábrica?

poxa vida


passou batido essa pergunta...me perdoe....


entao....agora olhando melhor esses 4.4mm acho q é respectivo a medida do disco da c20 q eu acredito ser mais grosso.....

mas pode ser do opala tbem......


eu acredito q é o vem de fabrica pra alojar o disco...

OKK
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4984
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 4 Nov - 10:07:40

vader escreveu:Mas o volante do 6cc a furacão é a mesmA? O tamanho do volante é o mesmo? Pergunto para fica mais facil de identificar la.
Se o meu la for do 6cc, a caixa de marcha fexa, o o disco encaixa e o carro chega a andar?


o volante do 6cil e do 4cil sao exatamente iguais em relacao ao diametro, furacao e algumas outras coisas...


dizem q o volante do 4cil é mais leve "aliviado" em algum ponto ele tem menos material q o do 6cil pra deixa-lo mais leve.....


dizem q o motor 250s usa o volante do 4cil.....
avatar
Julio D
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 295
Localização : SC
Modelo do carro : Opala Diplomata 1988/89
4.1 - 6x2 - Weber 40 - Gasolina
Saia & Blusa
Cilindros : 6 CaneCo
Data de inscrição : 05/05/2017

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por Julio D em Dom 4 Nov - 15:01:19

o volante do 4 cilindros é mais leve, tem uma galera que usa ele quando faz alguma preparação leve no 6 cilindros, o do 250s é mais leve que o do 250, a furação é a mesma
avatar
vader
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 18
Localização : ceara
Data de inscrição : 24/10/2016

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por vader em Seg 5 Nov - 20:38:23

entendi, mas em que influencia essa relação mais leve e tal, ja que os tamanhos são iguais e furação iguais? realmente vi nos meus 2 volantes que tenho aki, os dois são 12k0,um deles e 12D0.
desculpem as perguntas de um leigo mas pode ser duvida de alguns colegas que acompanham o topico
avatar
opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3881
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por opala4cc em Seg 5 Nov - 21:18:57

vader escreveu:entendi, mas em que influencia essa relação mais leve e tal, ja que os tamanhos são iguais e furação iguais? realmente vi nos meus 2 volantes que tenho aki, os dois são 12k0,um deles e 12D0.
desculpem as perguntas de um leigo mas pode ser duvida de alguns colegas que acompanham o topico

No volante mais leve, o giro sobe mais rápido e desce mais rápido.
avatar
vader
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 18
Localização : ceara
Data de inscrição : 24/10/2016

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por vader em Ter 6 Nov - 7:15:36

entendi, faz sentido

Conteúdo patrocinado

Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Seg 12 Nov - 13:03:17