por abner rodrigues de souza Qui 9 Ago - 15:23:18
opala4cc escreveu: abner rodrigues de souza escreveu:Cara, a maioria da galera que faz essa adaptação relata um tipo de problema, por exemplo, o
freio a disco traseiro fica menos eficiente que o
freio a tambor original e a principal causa é a válvula equalizadora.
To acompanhando pra saber como desenrola essa pegada!
Aliás, posta umas fotos da sua instalação, esse é um trampo que acho muito bom pra acrescentar um pouco mais de frenagem a barca e tenho curiosidade de saber qual tipo de sistema fica mais eficiente e parecido a um original.
Abraço
Qual tipo de sistema é mais eficiente? Obviamente que é o
freio a disco nas 4 rodas! Afinal, o
freio a disco tem maior torque frenante do que o
freio a tambor. Só que se não for respeitada a proporção de torque frenante entre o eixo dianteiro e traseiro, fica perigoso e/ou até menos eficiente.
Opala4cc, obrigado por me atentar, entendi sua colocação, não foi minha intenção comparar a eficiência entre freios a Disco X Tambor, algo indiscutivel, eu não me expressei direito!
Quando disse "
tenho curiosidade de saber qual tipo de sistema fica mais eficiente e parecido a um original" me referi ao sistema de
freio a disco adaptado, uma vez que, já vi adaptações com pinças de Tempra, Omega, Golf e agora do Honda Fit como informou o amigo acima, mas as que vi pessoalmente, gritavam de longe "ADAPTADO" e gostaria de ver uma adaptação que mais se aproximasse da original inclusa no 92.
Quanto ao problema da descompensação de pressão na linha de
freio causada pela válvula equalizadora, é totalmente sanável, porém, pegava muitos de surpresa quando iam fazer o teste de frenagem do INMETRO, quando se constatava a ineficiência do sistema e por vezes inferior aos freios a tambor.
Mas é isso, acho que agrega muito valor quando, trazemos mais segurança ao carro por as adaptações feitas com pouca agressão a originalidade, trazendo maior eficiência a sistemas ultrapassados.
Forte abraço amigo
Qua 17 Abr - 21:02:42 por opala4cc
» DÚVIDA CRUEL - INJETADO X CARBURADO (MOTOR OMEGA/OPALA)
Ter 16 Abr - 7:22:27 por lucas krause
» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Seg 15 Abr - 20:25:22 por Marcos Marcos
» GNV Opala: manutenção na caixa comutadora IGT D1000c
Seg 15 Abr - 19:13:29 por bybecker
» Troca miolo iginiçao opala painel 76
Seg 15 Abr - 10:36:32 por Gaitablue1
» Dúvidas (Medidas) - Cabo de embreagem Opala 1988, 4cc
Seg 15 Abr - 10:09:33 por Tonho_RS
» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
Seg 15 Abr - 10:04:53 por Tonho_RS
» Ativar o Alarme Original
Sáb 13 Abr - 20:57:06 por gordovogt
» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Sáb 13 Abr - 4:18:32 por Rubão6cc