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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Fervendo na rodovia

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Mensagem por Granato em Dom 23 Set - 22:26:06

Boa noite amigos , adquiri um opala 4cc ano 88 álcool no início do ano . Desde que comprei ele estava com problema aquecimento . Troquei radiador ,bomba d’água , válvula termostatica ( coloquei a do gasolina ) mangueiras , troquei cabeçote ( pois estava trinca interna ) . Já passou por varios Mecânicos eles não conseguem identificar o pq está fervendo . Ele era com hélice continua , troquei coloquei ventoinha, mas não resolveu , continua fervendo . Na cidade ele não ferve , porém na rodovia com aceleração continua ele ferve . Quando vou fazer retorno ou entrar em uma alça ( situações que paro de acelerar continuamente ) a temperatura abaixa . Se acelero continuamente a temperatura sobe até fevereiro. Pela experiência de vcs caros amigos o que pode ser pois comprei esse carro em janeiro e ainda não conseguiram identificar o problema .
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Mensagem por Pedrão B. em Dom 23 Set - 22:33:39

Boa noite!
É certeza que ele ferve?
Pois meu 88 4 cilindros à álcool, o ponteiro em certas ocasiões, dispara, e vai no final da escala.
Mas eu medi com um infrared e o cabeçote estava com sua temperatura normal.

[]’s


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Mensagem por Granato em Dom 23 Set - 22:40:33

Sim amigo , ele ferve ( até troquei o ponteiro ) da temperatura , achando ser defeito, mas não era
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Mensagem por Pedrão B. em Dom 23 Set - 22:47:37

Caramba, até cabeçote já trocou...
Quantas libras é a tampa do radiador?
O meu está com uma de 17lbs.

[]’s


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Mensagem por Granato em Dom 23 Set - 22:54:47

O radiador mandei fazer um com 3 carreiras , e coloquei tampa para alta pressão também .
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Mensagem por Granato em Dom 23 Set - 22:56:42

O estranho é que só ferve com aceleração continua na estrada , na cidade não ferve
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Mensagem por Granato em Dom 23 Set - 23:03:30

Na tubulação que sai da parte debaixo do radiador eu verifiquei se estava com a mola espiral ( e estava )
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Mensagem por adpachec em Dom 23 Set - 23:40:11

Granato escreveu:Boa noite amigos , adquiri um opala 4cc ano 88 álcool no início do ano . Desde que comprei ele estava com problema aquecimento . Troquei radiador ,bomba d’água , válvula termostatica ( coloquei a do gasolina ) mangueiras , troquei cabeçote ( pois estava trinca interna ) . Já passou por varios Mecânicos eles não conseguem identificar o pq está fervendo . Ele era com hélice continua , troquei coloquei ventoinha, mas não resolveu , continua fervendo . Na cidade ele não ferve , porém na rodovia com aceleração continua ele ferve . Quando vou fazer retorno ou entrar em uma alça ( situações que paro de acelerar continuamente ) a temperatura abaixa . Se acelero continuamente a temperatura sobe até fevereiro. Pela experiência de vcs caros amigos o que pode ser pois comprei esse carro em janeiro e ainda não conseguiram identificar o problema .

Eu ia desconfiar do cebolão de temperatura.
PORÉM quando você escreveu que ao desacelerar o carro o ponteiro desce acredito que é a tensão de alimentação.
No painel acima de 80 a tensão de trabalho é de 10,5 volts.
Peça para alguém acelerar e segurar a aceleração e meça com multímetro o positivo do cebolão.
Acredito TER DADO PAU no resistor (84 ohms por 2 watts) atrás do marcador.
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Mensagem por Eder Harisson em Dom 23 Set - 23:44:36

a tampa de alta pressão faz esquentar, o certo pro 4 cilindros é 13 libras. Outra coisa, a mistura pode estar muito pobre.
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 0:43:33

Quando refere-se a mistura , o que seria ?
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 0:46:02

Amigo , ter dado pau no resistor faz o carro ferver ?
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 0:51:17

Verifiquei aqui na nota fiscal, a tampa que estou usando e de 15 lbs
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Mensagem por adpachec em Seg 24 Set - 6:59:53

Granato escreveu:Amigo , ter dado pau no resistor faz o carro ferver ?

SOMENTE PORQUE O PONTEIRO MARCA "QUENTE" NÃO SIGNIFICA QUE FERVEU.
VOCÊ MESMO ESCREVEU, AO DESACELERAR O PONTEIRO ABAIXA.
ENTÃO É PROBLEMA DE MARCADOR PORQUE O CARRO NÃO ESFRIA TÃO RÁPIDO.
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 7:31:45

Oi amigo , o ponteiro eu comprei um novo, e quando digo de ferver é pq quando o ponteiro sobe a temperatura eu paro o carro , abro o capô e o carro está fervendo pois está super quente e vazando água pelo ladrao do radiador
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Mensagem por Sergio Rocha em Seg 24 Set - 7:38:11

Troque a tampa do radiador por uma de 13 lbs. Use aditivo de radiafor de boa qualidade.verifique o ponto .

Qual a velocidade q vc esta andando na rodovia?
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 7:52:49

120 km/h na media
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Mensagem por Sergio Rocha em Seg 24 Set - 7:56:34

Eu não tenho 4 cil, mas acho q 120 de media é muito para esse motor. Ainda mais se tiver subidas prolongadas.

Vamos ver o q outros donos de 4 cil falam.
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Mensagem por gilmareu em Seg 24 Set - 9:04:33

Como você já atacou todos os pontos possíveis, radiador, cebolão, cebolinha, cabeçote, etc...

Sugiro verificar o ponto, pois carro adiantado ferve também, ou verificaria a bomba dágua, não sei se você já olhou, pois é a única coisa que eu não vi você relatar.

Agora se ele fica de "ferveção" por aí, logo sua junta e até o cabeçote novo vão para o pau também, cuidado.
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 9:28:17

A bomba d’agua já troquei, o ponto também já verificaram , rsrs , está um verdadeiro mistério
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Mensagem por adpachec em Seg 24 Set - 9:28:42

Quanto de água coloca no radiador?
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Mensagem por almeidanewton em Seg 24 Set - 9:37:26

Sergio Rocha escreveu:Eu não tenho 4 cil, mas acho q 120 de media é muito para esse motor. Ainda mais se tiver subidas prolongadas.

Vamos ver o q outros donos de 4 cil falam.

Vou citar o meu caso: Caravan, 4cc, 1990, gasolina, ventoinha mecânica, 3E, com aditivo Radcool verde concentrado (1L) no radiador.

O carro esquentava pcp em rodovia, em cidade menos mas fatalmente acabava ocorrendo. Havia trocado bomba d'água, radiador, termostática, limpado todo o sistema de arrefecimento, ajustado ponto e carburador e continuava esquentando... em resumo, era junta queimada pcp na região do 4º cilindro.

Agora, fazendo uns testes, até uns 100/110 km/h ele vai de boa e o ponteiro dica no meio do marcador; acima disso, o ponteiro começa a subir um pouco; se for estrada de serra e eu começo a apertar mais o pedal da direita, o ponteiro sobe um pouco tb.

Não sei se ajuda pq vc já mexeu no cabeçote. Mas espero ter agregado um pouco
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 9:50:37

Obrigado amigo , tudo ajuda.
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 9:57:39

Coloco água no radiador até quase na boca.Ontem quando ferveu estava faltando 1.2 litros ( meu radiador é aquele grande - 3 canaletas) mesmo assim com menos água ferveu.
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 10:05:12

Olha parece que quando acelero continuamente algo fecha / não permite que a circulação de água -refrigeração prossiga, pois na cidade que acelero e paro não ferve , na rodovia em retornos / alças de desaceleração -ele resfria
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Mensagem por Rogério 78 em Seg 24 Set - 10:13:37

Tá usando termostática?
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Mensagem por adpachec em Seg 24 Set - 10:19:03

Granato escreveu:Coloco água no radiador até quase na boca.Ontem quando ferveu estava faltando 1.2 litros ( meu radiador é aquele grande - 3 canaletas) mesmo assim com menos água ferveu.

Granato escreveu:Olha parece que quando acelero continuamente algo fecha / não permite que a circulação de água -refrigeração prossiga, pois na cidade que acelero e paro não ferve , na rodovia em retornos / alças de desaceleração -ele resfria

Primeiro: se deve colocar água no máximo 02 dedos abaixo do gargalo.
Este vão é para a água se dilatar ao aquecer.
E em alta rotação a força da água circulando precisa de espaço.
Ou a pressão vai fazer a tampa abrir e a água vai escapar.

Segundo: a termostática necessita de um furo ladrão além do furo original.
É mais para evitar ar no sistema.

Fervendo na rodovia  Images?q=tbn:ANd9GcTI8KhB5By2q4XsG4LkSLTL7CKfYOHA3jPyb0DlJV3MC3gIblUQsTG6Jj0e

Nunca se deve encher demais o reservatório ou radiador.

Fervendo na rodovia  Img_2014

2 cm abaixo da base do gargalo.
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 10:31:31

O furos na válvula já fiz , irei verificar o nível
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Mensagem por Sergio Rocha em Seg 24 Set - 11:08:38

A mistura correta do aditivo é meio a meio.

Testa sem a válvula. Pode ser ela.

Abs
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Mensagem por adpachec em Seg 24 Set - 11:10:13

É por isto que no sistema selado não se enche até a tampa.
Precisa de espaço para dilatação da água.

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Mensagem por Eder Harisson em Seg 24 Set - 12:51:31

a sua tampa está errada, pro 4 cilindros são 13 libras. Já fervi na estrada por causa disso também. A mistura q me referi antes é ar combustível, carburador. Mistura pobre esquenta nessas condições de acelerações constantes prolongadas, assim como ponto adiantado. Pode verificar isso pelas velas, retire pelo menos duas velas e poste aqui pra gente ver.
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 15:19:48

Boa tarde amigos , fiz um teste agora pouco com outro Mecanico, andamos uns 30 km , a média de 140 km/ h ,coloquei uma tampa no radiador da S-10 e não enchi de água até a boca o radiador . A temperatura subiu , esquentou , porém não ferveu ( não saiu água pelo mangueira de respiro do radiador). Agora ele irá dar uma checagem na bomba d’água ( apesar de ser nova ) , pois a válvula termostatica ele verificou e viu que está correta o funcionamento.
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Mensagem por adpachec em Seg 24 Set - 16:29:41

Granato escreveu:Boa tarde amigos , fiz um teste agora pouco com outro Mecanico, andamos uns 30 km , a média de 140 km/ h ,coloquei uma tampa no radiador da S-10 e não enchi de água até a boca o radiador . A temperatura subiu , esquentou , porém não ferveu ( não saiu água pelo mangueira de respiro do radiador). Agora ele irá dar uma checagem na bomba d’água ( apesar de ser nova ) , pois a válvula termostatica ele verificou e viu que está correta o funcionamento.

Lembrando: as aletas sujas ou amassadas do radiador impedem a passagem de ar e causa aquecimento.

E o álcool trabalha mais quente, segundo a revista quatro rodas foi estipulado até 105 graus a temperatura de trabalho "quente" do opala.

Fervendo na rodovia  Img_2015

http://1.bp.blogspot.com/-p7SEV10VtZI/UT-IwI0WJ_I/AAAAAAAAyxE/V0cCnhBqYvM/s1600/240,047,20,07,TE.jpg
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 18:00:45

Caros amigos : em um comparativo com a ventilação de hélice continua e a ventilação com ventoinha elétrica o carro manteve na rodovia a mesma temperatura com as duas , só na cidade que com a ventoinha resfriou mais .
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 18:03:08

Sem o ar ligado a uma velocidade média 130 km/ h o ponteiro da temperatura fica no meio, e com o ar ligado fica um risco cheio a cima ( meio / um ponto / risco )
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Mensagem por adpachec em Seg 24 Set - 18:15:37

Granato escreveu:Sem o ar ligado a uma velocidade média 130 km/ h o ponteiro da temperatura fica no meio, e com o ar ligado fica um risco cheio a cima ( meio / um ponto / risco )

Está bom.
Se o dia aí estiver muito quente (tipo uns 35°C) eu diria até que o motor está "frio".

PORQUE A TEMPERATURA EXTERNA INFLUENCIA.

O MEIO É MAIS OU MENOS 90/95°C.

Seria assim: 50, 70, 80, 90, 100, 110, 120°C.

50°C é a temperatura do injetor de partida a frio.

Fervendo na rodovia  PKcRIvMQXT1l0lDgWb2-uPcqAyKFsIONb2NNeQqpkmXbC3jEpi1YEioH4XRYVcGc33UGKc0a9077KrFPy5k1-dsx55a7a0onm4Jp6vLpNMfqVMukLxrQrAMwjJ9EkY7dCAQ_hWA4EwjQfPiMJ0VjepKnmNmYwmIsd1JD-OgvbqHXYsd4jBTxL8kYL6yNKnw6N9p1tApcfdxoWg=w332-h443-nc


Última edição por adpachec em Seg 24 Set - 18:19:11, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 18:16:09

Fervendo na rodovia  B0f6f710
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 18:16:57

A temperatura está uns 35 sim
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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 18:19:51

Com ar condicionado ligado chega no risco cheio ( maior) acima do meio( acima do ponto / acima do meio)
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Mensagem por adpachec em Seg 24 Set - 18:22:16

Granato escreveu:Fervendo na rodovia  B0f6f710

Se subir até o último traço branco, pode ficar tranquilo.

SE CHEGAR NO ÚLTIMO PONTO BRANCO DEVE FICAR ESPERTO.

Se passar disto é melhor encostar.

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Mensagem por Granato em Seg 24 Set - 18:46:40

Amigos , por estar na rodovia , com vento na grade frontal , não deveria estar a temperatura mais baixa do que na cidade ?
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Mensagem por adpachec em Seg 24 Set - 19:53:26

Granato escreveu:Amigos , por estar na rodovia , com vento na grade frontal , não deveria estar a temperatura mais baixa do que na cidade ?

Uma pessoa vai suar do mesmo jeito, andando no sol ou correndo no frio.

Na pista o motor trabalha perto do limite, portanto maior energia e mais calor.

O tempo influencia, ano passado eu peguei uma madrugada fria e o ponteiro não passou de 70°C.

O carro não pode trabalhar frio, isto é frescura de mecânico, um motor trabalha entre 95°C a 110°C quando quente.

Logicamente com a influência do tempo a temperatura pode variar para mais ou para menos.

http://www.autoentusiastasclassic.com.br/2013/12/quanto-mais-quente-melhor.html?m=1
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Mensagem por Fernandohluiz em Seg 24 Set - 20:34:14

A minha trabalha sempre do meio para baixo. Na estrada dependendo do clima e velocidade, nem chega ao meio.
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Mensagem por Pedrão B. em Seg 24 Set - 20:38:23

Eder Harisson escreveu:a sua tampa está errada, pro 4 cilindros são 13 libras. Já fervi na estrada por causa disso também. A mistura q me referi antes é ar combustível, carburador. Mistura pobre esquenta nessas condições de acelerações constantes prolongadas, assim como ponto adiantado. Pode verificar isso pelas velas, retire pelo menos  duas velas e poste aqui pra gente ver.

Se usar uma tampa de menor pressão, a água ferve com uma temperatura menor do que se fosse com uma tampa de maior pressão.
Não é assim?

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Mensagem por adpachec em Ter 25 Set - 0:07:58

Pedrão B. escreveu:
Eder Harisson escreveu:a sua tampa está errada, pro 4 cilindros são 13 libras. Já fervi na estrada por causa disso também. A mistura q me referi antes é ar combustível, carburador. Mistura pobre esquenta nessas condições de acelerações constantes prolongadas, assim como ponto adiantado. Pode verificar isso pelas velas, retire pelo menos  duas velas e poste aqui pra gente ver.

Se usar uma tampa de menor pressão, a água ferve com uma temperatura menor do que se fosse com uma tampa de maior pressão.
Não é assim?

[]’s

Ferver vai ferver em ambos os casos.
Mas a tampa de menor capacidade vai deixar a pressão sair mais fácil.
E fazendo ferver mais fácil e mais cedo.
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Mensagem por Eder Harisson em Ter 25 Set - 1:15:12

O meu só anda com tampa 13 libras, joga um pouco de água fora se encher até a tampa, depois ali permanece, não esquenta e não joga mais água fora. Com a tampa de 15 libras esquentou, esquentou, esquentou. Cada sistema tem uma pressão pra trabalhar, o 4cil são 13 libras, o 6cil são 15 ou 16 não lembro ao certo agora. Com uma pressão maior você sobe a temperatura também.
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Mensagem por gilmareu em Ter 25 Set - 9:38:22

Eu acredito que a tampa influencie, mas uma tampa maior penso eu, que evitaria ainda mais o risco de ferver, tipo matar mosquito com bala de canhão, ou seja, uma tampa de baixa pressão ia dar problema, agora uma de maior pressão, não ia dar nada...

Outra pergunta idiota, sua termostática não está de ponta cabeça?

Falo isso pq qdo comecei a mexer com Opala, vi diversos posts (fora do opaleiros do PR) que ensinavam errado e eu cheguei a me embananar com isso.

Pensa assim, na estrada a água do radiador resfria, como a termostática tá de bunda pra cima, ela fecha com a água fria do radiador e deixa a água quente represada no motor...



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Mensagem por Sergio Rocha em Ter 25 Set - 9:47:25

Usar tampa de maior pressão além de prejudicar o sistema, ainda corre o risco de estourar o radiador e mangueiras.
A tampa tem q ser de 13 lbs e o aditivo na proporção correta.
A água ferve a 100 graus, sob pressão no circuito de refrigeracao , só ferve por volta de 120 graus, com aditivo na dose certa só ferve a 130 graus. Daí a importância da tampa e do aditivo. Aumentam em por volta de 30 % o ponto de ebulição.

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Mensagem por adpachec em Ter 25 Set - 10:15:38

Se usarmos tampa de maior pressão estoura mangueira e eu que transformei o radiador em um sistema fechado?

Question

No futuro vou tirar a hélice mecânica e colocar elétrica, mais para poder ajudar no aquecimento do álcool quando frio porque não terá o ar constante da hélice.
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Mensagem por Eder Harisson em Ter 25 Set - 10:24:11

sistema fechado com reservatório de expansão ne? A equação é simples P.V=R.n.T, subiu a pressão de um lado mantendo o mesmo volume, a temperatura sobe do outro. Tampa de maior pressão do que o previsto para o sistema, maior chance de super aquecimento
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Mensagem por adpachec em Ter 25 Set - 10:56:48

Eder Harisson escreveu:sistema fechado com reservatório de expansão ne? A equação é simples P.V=R.n.T, subiu a pressão de um lado mantendo o mesmo volume, a temperatura sobe do outro. Tampa de maior pressão do que o previsto para o sistema, maior chance de super aquecimento

Não, somente tampei a saída do furo ladrão e uso uma tampa lisa.
Mas deixo a água dois dedos abaixo do gargalo para ter espaço para a expansão.

Mas já usei o reservatório do Vectra acoplado.

Completava água somente uma vez por semana.
Antes era todo o dia colocando água.

"Completava" porque encostei ele para mexer em algumas coisinhas.

Só ligo ele e tiro da garagem para manter lubrificado e os pneus não ficarem parados em uma posição só.

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