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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Caixa roncando na 5ª marcha Empty Caixa roncando na 5ª marcha

    Mensagem por Diosefer Dom 30 Set - 20:58:14

    Boa noite, eu tenho um opala diplomata 1983, eu fiz a troca do Kit da embreagem e aproveitei para fazer uma limpeza entre os bancos e acabei retirando o console entre os bancos, só que saí com o carro sem o console no lugar,foi aí que notei um barulho na quinta marcha, mas somente nela, um chiado e uma pequena dificuldade para engatar a marcha, ela sempre entra, mas sempre com uma pequena dificuldade. alguém sabe o que pode ser? erro do mecânico na montagem ou desgaste mesmo?
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    Caixa roncando na 5ª marcha Empty Re: Caixa roncando na 5ª marcha

    Mensagem por Pedrão B. Dom 30 Set - 21:09:47

    Que óleo está usando no câmbio?
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    Caixa roncando na 5ª marcha Empty Re: Caixa roncando na 5ª marcha

    Mensagem por Douglas Vaciliev Seg 1 Out - 7:06:57

    O meu roncava na 5ª também e no meu caso olha o que era:

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t44960-problema-na-embreagem

    Faltava uma calço na engrenagem que causava uma desalinhamento.
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    Caixa roncando na 5ª marcha Empty Re: Caixa roncando na 5ª marcha

    Mensagem por Pedrão B. Seg 1 Out - 8:53:03

    O que o pessoal precisa ter consciência, é que a 5ª marcha, por ser overdrive, só deve ser usada em altas velocidades.
    Não pode ficar forçando ela, em velocidades baixas.
    Ainda mais por ser uma marcha “fora” do câmbio.
    Na rodovia, vai em 4ª até perto de 100/h e daí coloca a 5ª.
    E se começar a cair a velocidade, 4ª de novo!

    Vai ter câmbio pra sempre!

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    Caixa roncando na 5ª marcha Empty Re: Caixa roncando na 5ª marcha

    Mensagem por Ademir Ribeiro Seg 1 Out - 11:22:10

    Pedrão B. escreveu:O que o pessoal precisa ter consciência, é que a 5ª marcha, por ser overdrive, só deve ser usada em altas velocidades.
    Não pode ficar forçando ela, em velocidades baixas.
    Ainda mais por ser uma marcha “fora” do câmbio.
    Na rodovia, vai em 4ª até perto de 100/h e daí coloca a 5ª.
    E se começar a cair a velocidade, 4ª de novo!

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    Oi Pedrão

    O que significa o que você disse sobre a 5º marcha... "por ser uma marcha “fora” do câmbio"??

    Abraço

    Ademir
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    Mensagem por Diosefer Seg 1 Out - 11:32:34

    PEDRÃO B eu estou usando o óleo 80 ou 90 não lembro direito, mas qual é o correto?
    Diosefer
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    Mensagem por Diosefer Seg 1 Out - 11:39:31

    Douglas, valeu pela dica, excelente teu tópico tirei umas fotos e vou levar para o meu mecânico. mas fiquei com duas dúvidas
    1) o teu roncava bem no lado da palanca de marchas?
    2) ele roncava quando acelera e quando deixa segurando na caixa ou era em apenas uma dessas situações? Valeu abraço!
    Pedrão B.
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    Mensagem por Pedrão B. Seg 1 Out - 12:01:13

    Ademir Ribeiro escreveu:
    Pedrão B. escreveu:O que o pessoal precisa ter consciência, é que a 5ª marcha, por ser overdrive, só deve ser usada em altas velocidades.
    Não pode ficar forçando ela, em velocidades baixas.
    Ainda mais por ser uma marcha “fora” do câmbio.
    Na rodovia, vai em 4ª até perto de 100/h e daí coloca a 5ª.
    E se começar a cair a velocidade, 4ª de novo!

    Vai ter câmbio pra sempre!

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    Oi Pedrão

    O que significa o que você disse sobre a 5º marcha... "por ser uma marcha “fora” do câmbio"??

    Abraço

    Ademir

    Oi Ademir!

    Veja nesse tópico, a foto do cambio sem a rabeta.
    Repare que a quinta marcha fica fora da carcaça.

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t43155-tutorial-desmontagem-e-montagem-do-cambio-5-marchas-4cil

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    Mensagem por Pedrão B. Seg 1 Out - 12:05:19

    Diosefer escreveu:PEDRÃO B eu estou usando o óleo 80 ou 90 não lembro direito, mas qual é o correto?

    SAE90 - GL5

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    Caixa roncando na 5ª marcha Empty Re: Caixa roncando na 5ª marcha

    Mensagem por Ademir Ribeiro Seg 1 Out - 17:53:53

    Pedrão B. escreveu:
    Ademir Ribeiro escreveu:

    Oi Pedrão

    O que significa o que você disse sobre a 5º marcha... "por ser uma marcha “fora” do câmbio"??

    Abraço

    Ademir

    Oi Ademir!

    Veja nesse tópico, a foto do cambio sem a rabeta.
    Repare que a quinta marcha fica fora da carcaça.

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    Pedrão

    Vi o tópico e agora entendi.. Caixa roncando na 5ª marcha 56741
    Obrigado.

    Ademir
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 1 Out - 18:34:42

    tem q ver se o oleo ta no nivel

    a quinta marcha é a marcha q mais sofre com falta de oleo.

    oooou oleo velho
    oooou oleo com especificacao errada.....

    porem:

    o chiado comecou apos alguma coisa feita no cambio?

    ou apenas tirando o console vc percebeu ele??

    alias dificuldade no engate por ser sincronizado gasto, ruim ou quebrado....e nao tem quase nada a ver com o chiado.
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    Mensagem por Douglas Vaciliev Ter 2 Out - 6:49:18

    Diosefer escreveu:Douglas, valeu pela dica, excelente teu tópico tirei umas fotos e vou levar para o meu mecânico. mas fiquei com duas dúvidas
    1) o teu roncava bem no lado da palanca de marchas?
    2) ele roncava quando acelera e quando deixa segurando na caixa ou era em apenas uma dessas situações? Valeu abraço!

    O barulho só posso dizer que vinha do cambio rsss
    Roncava puxando com a marcha engrenada, tirava o pé parava...
    Se o rolamento do eixo piloto não estiver 100% já troca também, porque geralmente é o que mais faz barulho no cambio...
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    Mensagem por Murilo R Ter 2 Out - 7:08:04

    pode ser o rolamento do entalhado que fica na rabeta é um rolamento pequeno se estiver com desgaste é um chiado danado as vezes a pessoa abre o cambio e nao troca e é muito barato um da marca fag custa menos de 50 reais
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    Mensagem por Diosefer Ter 2 Out - 15:46:16

    Fala MARCOS ADRIANO, blz?

    O óleo está no nível, verifiquei 2 vezes.

    Acredito que não seja o óleo, pois se fosse faria em todas.

    Pois é foi trocado o kit de embreagem e a gaxeta porém só notei o barulho depois de algum tempo quando tirei o console, aí que fica minha dúvida, não sei se já estava ou ficou com o problema depois da troca do kit da embreagem. Detalhe é o seguinte a 5ª marcha não entra sempre leve que nem as outras 4, ela não faz aquele barulho de raspada sabe? mas na mão eu sinto ela raspando para entrar, não sei se tu entende o que quero dizer?


    Detalhe, o carro está vazando bastante óleo, não sei se tem a ver!!!!
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    Mensagem por Diosefer Ter 2 Out - 15:50:01

    Douglas Vaciliev valeu pelas dicas, vou ter que levar no mecânico essa semana, acredito que fazer uma revisão seria o mais interessante. O problema que para mexer na caixa tem que tirar o motor, e sai caro para fazer isso... talvez seja algo simples e não queria morrer em 300R$ Sad .
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    Mensagem por Diosefer Ter 2 Out - 15:51:23

    Valeu Murilo R, bom saber, vou anotar essa para perguntar lá para o mecânico, grande dica!
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    Mensagem por Murilo R Ter 2 Out - 18:19:06

    para tirar o cambio nao precisa tirar o motor tira só o cambio nao precisa mexer na embreagem dai tira a rabeta e da uma verificada no conjunto da quinta marcha ele fica fora do cambio se for o rolamento troca, se for os cachorretes (troca também) se for sincronizado troca também verefica tambem o rolamento da rabeta se esta bom ai nesse conjunto tem uma arruela de enconsto ve se a trava dela nao esta com defeiro porque ele fica parada e nao pode rodar junto com o conjunto ele va no grupo de de baixo é dificil de encontrar o numero dele é (BK4020)blz
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 2 Out - 18:19:31

    Diosefer escreveu:Fala MARCOS ADRIANO, blz?

    O óleo está no nível, verifiquei 2 vezes.

    Acredito que não seja o óleo, pois se fosse faria em todas.

    Pois é foi trocado o kit de embreagem e a gaxeta porém só notei o barulho depois de algum tempo quando tirei o console, aí que fica minha dúvida, não sei se já estava ou ficou com o problema depois da troca do kit da embreagem. Detalhe é o seguinte a 5ª marcha não entra sempre leve que nem as outras 4, ela não faz aquele barulho de raspada sabe? mas na mão eu sinto ela raspando para entrar, não sei se tu entende o que quero dizer?


    Detalhe, o carro está vazando bastante óleo, não sei se tem a ver!!!!


    como eu disse a quinta marcha é marcha q mais sofre com a falta de oleo....a engrenagem é pequena....fica "fora" do cambio....qualquer coisa q o oleo esteja baixo ja pode prejudicar ela.....mas se esta no nivel entao ok.

    vazando oleo onde? no cambio?


    mexer com a embreagem e a gaxeta do motor nao interfere em nada no funcionamento do cambio.....se o cambio nao foi mexido em nada (por dentro) com ctz esse barulho ja estava.....

    eu aconselho vc colocar novamente o console pra parar de ouvir.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    eu tive um 82 4cil q tinha cambio varetado e dava muito problema de encavalar....ate q apareceu um cambio 5m com a 5ª escapando por 300 reais...eu comprei e abri o cambio arrumei e adaptei no meu carro.....

    a 5ª fazia um chiadinho tbem (nao sei se fazia antes de eu mexer) porem estava tudo ok la dentro pois eu ja havia revisado tudo.....entao eu tinha certeza q esse chiadinho era proveniente da engrenagem da quinta e da extencao do carretel....do contato das duas.....

    rolamentos ok....tudo ok....acabou q eu decidi colocar uma bisnaga de 100 ml de bardhal G-A e parou o barulho.

    usei o cambio ate vender o carro....deve ta rodando ate hj.
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    Mensagem por opala4cc Qua 3 Out - 14:05:07

    Caso o carro esteja rodando, para descobrir se o problema é no sincronizador da quinta marcha, ao trocar da quarta para a quinta, tente fazer dupla debreagem. Se fazendo dupla debreagem a quinta marcha entrar sem esforço, é problema no sincronizador dela.
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    Caixa roncando na 5ª marcha Empty Re: Caixa roncando na 5ª marcha

    Mensagem por Diosefer Qua 3 Out - 18:29:04

    Fala ai Murilo R , valeu pelas dicas vou passar elas ao mecânico. Na verdade o mecânico faleceu tive hoje lá para acertar o dia de levar o opala e o homem velho tinha partido dessa pra outra.... o Filho dele ficou no lugar dele, só que não tem coragem de mexer na caixa, vamos desmontar e levar para outra pessoa com mais experiência olhar... Caixa roncando na 5ª marcha 695742 Vamos ver no que vai dar, tomara que seja algo simples. É complicado fazer essa manutenção que descreveu?
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    Caixa roncando na 5ª marcha Empty Re: Caixa roncando na 5ª marcha

    Mensagem por Diosefer Qua 3 Out - 18:36:57

    Fala Marcos Adriano blz?

    Vazamento na Gaxeta, pois baixa o óleo do motor.

    O meu já não é vareta, graças a deus pq todo mundo reclama dessas varetas kkkkk. Uma vez a minha caixa acavalou, mas foi por causa do óleo, eu coloquei o SAE 90 e a caixa ficou dura, só com a ré engatada.

    Já coloquei o console, mas eu escuto bem fraquinho ainda hheheeheheheh.

    Vo dar uma pesquisada sobre o bardhal G-A ele é um Militec para cambio?

    Pois é... pode ser que não seja nada, como por exemplo meu diferencial ronca, acredito que isso possa ser o ronco da caixa por desgaste ou coisa do tipo.
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    Mensagem por Diosefer Qua 3 Out - 18:38:07

    Fala opala4cc boa dica, vou tentar isso quando sair com ele, fiquei de levar ele próxima terça no filho do mecânico valeu abraço!
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    Mensagem por opala4cc Qua 3 Out - 18:39:49

    Diosefer escreveu:Fala opala4cc boa dica, vou tentar isso quando sair com ele, fiquei de levar ele próxima terça no filho do mecânico valeu abraço!

    Veja que sincronizador gasto dificulta ou impede o engate de uma marcha específica. O ronco do câmbio é outra história... você pode ter mais de um problema no câmbio.
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    Mensagem por Pedrão B. Qua 3 Out - 19:42:17

    O meu 5 marchas do SL, quando frio, a segunda só entra com dupla debreada.
    Depois que esquenta, vai embora!

    []’s


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    Mensagem por opala4cc Qua 3 Out - 20:18:04

    Pedrão B. escreveu:O meu 5 marchas do SL, quando frio, a segunda só entra com dupla debreada.
    Depois que esquenta, vai embora!

    []’s

    É, o SL 91/92 que eu tive também era assim de vez em quando. E em algumas vezes, até mesmo com o câmbio quente.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 4 Out - 18:20:39

    Diosefer escreveu:Fala Marcos Adriano  blz?

    Vazamento na Gaxeta, pois baixa o óleo do motor.

    O meu já não é vareta, graças a deus pq todo mundo reclama dessas varetas kkkkk. Uma vez a minha caixa acavalou, mas foi por causa do óleo, eu coloquei o SAE 90 e a caixa ficou dura, só com a ré engatada.

    Já coloquei o console, mas eu escuto bem fraquinho ainda hheheeheheheh.

    Vo dar uma pesquisada sobre o bardhal G-A ele é um Militec para cambio?

    Pois é... pode ser que não seja nada, como por exemplo meu diferencial ronca, acredito que isso possa ser o ronco da caixa por desgaste ou coisa do tipo.


    nao....o g-a nao é o militec do cambio....

    o g-a é pro cambio como o b12 é pro motor.....g-a é um adivito pro oleo lubrificante...

    o militec é um condicionador de metais....ele age no metal...os dois acima agem no oleo.


    se o cambio e o dif roncam acho q anteriormente ele teve um ou mais donos desleixados....provavelmente isso tudo é falta de manutencao.
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    Mensagem por Diosefer Sex 5 Out - 18:00:08

    opala4cc pois é... então pode ser varias coisas, ele vai levar para um especialista olhar a caixa, assim que ele me der o retorno eu posto aqui!
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    Mensagem por Diosefer Sex 5 Out - 18:03:47

    Marcos Adriano mas o B-12 e o Militec agem de maneira diferente, mas os dois são condicionadores de metais, pelo menos na descrição de ambos a função é igual o que muda é a forma de atuação ou estou errado?
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 5 Out - 22:01:14

    olha...realmente vc esta errado......eu nunca ouvi falar q o bardahl b12 é um condicionador de metais.


    o b12 é um APRIMORADOR DA VISCOSIDADE DO OLEO LUBRIFICANTE EM USO NO MOTOR.

    ele serve pra melhorar a viscosidade do oleo....e cria uma camada entre as peças q ajuda a diminuir o atrito....


    o militec é um condicionador de metais ele age e se incorpora ao metal.....mesmo escoado o oleo o militec ainda continua nas peças....o b12 nao!
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    Mensagem por Diosefer Sáb 6 Out - 9:22:40

    Mas isso que eu digo, de maneira diferente eles fazem a mesma coisa, o resultado final eu to querendo dizer, olha só:
    B12:
    "Reduz o desgaste das peças e o consumo de óleo e combustível; - Protege os componentes internos do motor contra corrosão; - Aumenta a vida útil do motor; Cria uma película lubrificante resistente;"

    Militec:
    "Reduz o atrito e, consequentemente, o desgaste. Reduz a oxidação, a decomposição térmica e a corrosão."

    Tirei esses textos dos sites de cada lubrificante, em palavras diferentes eles fazem a mesma coisa, por isso falei que os dois são condicionadores, pois os dois fazem a função idêntica.

    Tu usa algum? B12 nunca usei, Militec eu uso realmente diminui o barulho do motor, eu acredito que funcione!
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 6 Out - 18:39:21

    é q na resposta anterior vc disse q ambos sao condicionadores de metal.....e realmente eles nao sao...

    sao produtos diferentes....beeem diferentes.....

    acontece q eles tem os resultados e beneficios parecidos....

    porem ambos agem de formas distintas....um no metal e o outro no oleo....


    eu sempre (sempre) usei b12 no motor....gosto muito....apos resolver um problema de ronco num cambio 5m q eu tive passe a usar sempre o g-a no cambio e no diferencial.

    o militec virou febre de uns dois ou tres anos pra ca.....entao nao cheguei usar nos meus opalas....

    apenas na minha caravan.....uso no motor, cambio, dif e dh.

    no cambio resolveu um problemao meu...porem exige cautela pra uso no cambio....


    se tiver tempo e disposicao pra ver como foi minha historia com militec no meu cambio da uma olhada aqui

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t43931-cambio-de-c20-na-caravan
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    Mensagem por Diosefer Qua 10 Out - 19:46:55

    Olhei lá seu post, parabéns, muito interessante. Sobre o Militec também não tive boas experiências no cambio, Na próxima vou usar o bardhal G-A para fazer um teste, quem sabe ele não me ajuda, não custa nada tentar; Agora no Motor eu notei a diferença, Militec sensacional não sei se protege o motor, mas diminuir o barulho de funcionamento e muito. abraço!
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 10 Out - 19:51:52

    o g a no cambio atrapalhar nao vai

    na minha opiniao só vai ajudar!

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