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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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Trocando de relação do Diferencial dana 30

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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Seg 29 Out - 13:50:04

GersonJP escreveu:
opala4cc escreveu:

É que o rolamento deste tipo de mecanismo exige um extrator de um tipo específico:

http://www.lojadomecanico.com.br/produto_detalhe.asp?codproduto=102

Esse extrator que vc mandou aí é o bicho, mas é caro que só o cão, kkkkkkk. O problema dele é esse:
- Folga necessária atrás do rolamento: 3 a 6,5 mm
No caso da extração do rolamento do pinhão vai de boas, porque tem este espaço ali (e por um acaso foi a ferramenta utilizada para sacar a do meu pinhão), mas pelo menos no meu diferencial não tem folga ali para encaixar aquela base. Tem um vídeo de um cara tirando um rolamento destes com um extrator pequeno de 2 garras, ele disse que era extrator de rolamento de roda de fusca. A caixa satélite de onde ele saca o rolamento tem as mesmas entradas para encaixar um sacador de 2 garras, mas aparentemente não tinha tanta pressão quanto o que eu tirei.

Sim. Mas existem variantes deste sacador que mostrei o link. A limitação que você citou é para este modelo exato do anúncio. E sim, todo o ferramental para diferencial é caro.
Um tempo atrás, quando a DANA voltou a fabricar o diferencial de opala, o pessoal estava reclamando do preço em um outro tópico. Eu mencionei na ocasião que o preço até não era assim tão caro, pois gastaria-se muito mais com o ferramental necessário para mexer no diferencial com folga excessiva (dilatador de carcaça, micrômetros, paquímetros, relógios comparadores com a base magnética, extratores, etc...), mais as peças a serem trocadas, como óleo, rolamentos, retentores e calços. Isso no caso de não precisar trocar o par coroa/pinhão.
Mexer nessa traquitana não é para os fracos (seja de conhecimento, seja no campo financeiro ou na coragem/disposição).

GersonJP
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por GersonJP em Seg 29 Out - 14:05:05


Sim. Mas existem variantes deste sacador que mostrei o link. A limitação que você citou é para este modelo exato do anúncio. E sim, todo o ferramental para diferencial é caro.
Um tempo atrás, quando a DANA voltou a fabricar o diferencial de opala, o pessoal estava reclamando do preço em um outro tópico. Eu mencionei na ocasião que o preço até não era assim tão caro, pois gastaria-se muito mais com o ferramental necessário para mexer no diferencial com folga excessiva (dilatador de carcaça, micrômetros, paquímetros, relógios comparadores com a base magnética, extratores, etc...), mais as peças a serem trocadas, como óleo, rolamentos, retentores e calços. Isso no caso de não precisar trocar o par coroa/pinhão.
Mexer nessa traquitana não é para os fracos (seja de conhecimento, seja no campo financeiro ou na coragem/disposição).

Tem toda a razão opala4cc, vou te falar, gasta-se horrores e tem muitos detalhes, fora a dificuldade de se achar as peças. Pensei em comprar um dana 44 vintage fever novo, e desisti por causa do preço e porque ainda tem que ser adaptado. Mas para fazer uma boa manutenção destas, também fica bem caro, e corre o risco de não ficar bem feita. Fui eu que resolvi arriscar mesmo, mas já tive tanto problema com mecânicos que não faziam o trampo direito, ou não tomavam cuidado o carro, que to tentando fazer eu mesmo, o que dá uma amenizada no gasto  mas aumenta o tempo com o carro parado. Mas ainda assim, gasta-se metade do valor do dana 44, isso com a troca da coroa e do pinhão. Depois vou colocar o orçamento da brincadeira. Obrigado por suas opiniões opala 4cc, isso que torna este fórum o que ele é, a participação de todos e a distribuição de conhecimento.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Seg 29 Out - 15:43:14

GersonJP escreveu:

Sim. Mas existem variantes deste sacador que mostrei o link. A limitação que você citou é para este modelo exato do anúncio. E sim, todo o ferramental para diferencial é caro.
Um tempo atrás, quando a DANA voltou a fabricar o diferencial de opala, o pessoal estava reclamando do preço em um outro tópico. Eu mencionei na ocasião que o preço até não era assim tão caro, pois gastaria-se muito mais com o ferramental necessário para mexer no diferencial com folga excessiva (dilatador de carcaça, micrômetros, paquímetros, relógios comparadores com a base magnética, extratores, etc...), mais as peças a serem trocadas, como óleo, rolamentos, retentores e calços. Isso no caso de não precisar trocar o par coroa/pinhão.
Mexer nessa traquitana não é para os fracos (seja de conhecimento, seja no campo financeiro ou na coragem/disposição).

Tem toda a razão opala4cc, vou te falar, gasta-se horrores e tem muitos detalhes, fora a dificuldade de se achar as peças. Pensei em comprar um dana 44 vintage fever novo, e desisti por causa do preço e porque ainda tem que ser adaptado. Mas para fazer uma boa manutenção destas, também fica bem caro, e corre o risco de não ficar bem feita. Fui eu que resolvi arriscar mesmo, mas já tive tanto problema com mecânicos que não faziam o trampo direito, ou não tomavam cuidado o carro, que to tentando fazer eu mesmo, o que dá uma amenizada no gasto  mas aumenta o tempo com o carro parado. Mas ainda assim, gasta-se metade do valor do dana 44, isso com a troca da coroa e do pinhão. Depois vou colocar o orçamento da brincadeira. Obrigado por suas opiniões opala 4cc, isso que torna este fórum o que ele é, a participação de todos e a distribuição de conhecimento.

O que está me deixando muito curioso nessa sua empreitada é se é possível atingir o Coeficiente Ideal de Montagem sem o dilatador de carcaça. Nos diferenciais da DANA, usa-se essa ferramenta para retirar e colocar a gaiola (já com os calços nos rolamentos) dentro da caixa das satélites quando o C.I.M. é atingido. Estou torcendo por você! cheers
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por GersonJP em Seg 29 Out - 16:52:21

opala4cc escreveu:
GersonJP escreveu:

Tem toda a razão opala4cc, vou te falar, gasta-se horrores e tem muitos detalhes, fora a dificuldade de se achar as peças. Pensei em comprar um dana 44 vintage fever novo, e desisti por causa do preço e porque ainda tem que ser adaptado. Mas para fazer uma boa manutenção destas, também fica bem caro, e corre o risco de não ficar bem feita. Fui eu que resolvi arriscar mesmo, mas já tive tanto problema com mecânicos que não faziam o trampo direito, ou não tomavam cuidado o carro, que to tentando fazer eu mesmo, o que dá uma amenizada no gasto  mas aumenta o tempo com o carro parado. Mas ainda assim, gasta-se metade do valor do dana 44, isso com a troca da coroa e do pinhão. Depois vou colocar o orçamento da brincadeira. Obrigado por suas opiniões opala 4cc, isso que torna este fórum o que ele é, a participação de todos e a distribuição de conhecimento.

O que está me deixando muito curioso nessa sua empreitada é se é possível atingir o Coeficiente Ideal de Montagem sem o dilatador de carcaça. Nos diferenciais da DANA, usa-se essa ferramenta para retirar e colocar a gaiola (já com os calços nos rolamentos) dentro da caixa das satélites quando o C.I.M. é atingido. Estou torcendo por você! cheers

Sim, tbm tenho esta dúvida, mas acredito ser possível, pois meu carro não roncava, e também não apresentou desgaste em demasia dos componentes, porém a caixa satélite saiu somente com a mão, e sem muito esforço da carcaça. Creio que não seja possível chegar na medição exata sem o dilatador, mas acredito que a folga eu consiga deixar menor do que estava antes, e com a área de contato ideal. Mas com certeza vai dar muito trabalho.
A última coisa que preciso são os miseráveis dos calços dos rolamentos laterais para dana 30, que não se encontram mais. Vou tentar confeccionar uns calços de 0.5mm com uma chapa de aço galvanizado, e o ajuste fino fazer com os calços que sairam do diferencial. Vamos ver no que vai dar.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por DanielSS76 em Seg 29 Out - 17:52:45

Estou acompanhando à distância sua empreitada e te Garanto que não precisa de dilatador de caraça para montar Dana 30 é frescura até Dana 44, dá para montar sem.
O que eu considero imprescindível é o uso do relógio comparador com base magnética. Somente com esse aparelho vc vai ter certeza se as folgas estão dentro das especificações do fabricante.

Qualquer coisa me chama.

Boa sorte.


Última edição por DanielSS76 em Seg 29 Out - 18:19:30, editado 1 vez(es)
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por DanielSS76 em Seg 29 Out - 18:10:25

Para sacar os rolamentos da caixa satélite uso esse aqui

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-871121325-extrator-do-rolamento-do-virabrequim-motos-celfer-_JM

Para fazer as medições iniciais, uso dois rolamentos velhos que desgastei um pouco o centro para entrar e sair da caixa satélite com facilidade, sem necessidade de usar o extrator.

No MercadoLivre tem um cara que vende o manual mecanico do opala em PDF...comprei só a parte que fala sobre diferencial

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-817741324-jogo-manuais-instruco-tecnica-servico-opala-dgt-_JM

Recomendo fortemente que assista os vídeos da Dana sobre desmontagem e montagem de diferenciais Dana 44 para pegar os conceitos básicos.

https://youtu.be/B_5gFusiurs
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por GersonJP em Seg 29 Out - 21:35:59

DanielSS76 escreveu:Para sacar os rolamentos da caixa satélite uso esse aqui

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-871121325-extrator-do-rolamento-do-virabrequim-motos-celfer-_JM

Para fazer as medições iniciais, uso dois rolamentos velhos que desgastei um pouco o centro para entrar e sair da caixa satélite com facilidade, sem necessidade de usar o extrator.

No MercadoLivre tem um cara que vende o manual mecanico do opala em PDF...comprei só a parte que fala sobre diferencial

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-817741324-jogo-manuais-instruco-tecnica-servico-opala-dgt-_JM

Recomendo fortemente que assista os vídeos da Dana sobre desmontagem e montagem de diferenciais Dana 44 para pegar os conceitos básicos.

https://youtu.be/B_5gFusiurs

Olá DanielSS76, obrigado pelas dicas. Esse extrator eu não tenho não, vou ver como vou fazer. O esquema do rolamento estou fazendo com o pinhão, estou com o rolamento antigo, porém desgastado. Já o da coroa tive que quebrar. Realmente, tive que estudar muito até começar a mexer, e isso inclui assistir vídeos da dana e da nakata. Vídeos em inglês, e manuais em pdf da spicer. Fora vídeos de caminhões, dicas de diferenciais em geral e etc. E já me deparei com diversas dificuldades, mas vou continuando, afinal, e a aventura onde fica? rsrs. E toda a ajuda e dica que vcs puderem me dar são de grande valia, só não achei que fosse ser tão trabalhoso, quem dera fosse só tirar a coroa e pinhão e colocar outro novo. Só espero que dê tudo certo e que valha a pena no final.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 30 Out - 7:50:23

GersonJP escreveu:Chegaram meus rolamentos.

Da esquerda para a direita:

Par de rolamentos das pontas de eixo já com anel trava (por isso a caixa maior que a dos outros)
Retentores das pontas de eixo
Rolamentos do pinhão frontal e traseiro
Rolamentos da lateral da caixa satélite da SKF. Não achei da TIMKEN



quanto vc pagou nos rolamentos da ponta de eixo da tinken??? eu procurei e nao achei nem tinken nem skf em lugar nenhum.....


alias eu comprei os rolamentos da caixa satelite da skf e veio made in india....achei estranho.



vc nao trocou o retentor do pinhao??
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 30 Out - 7:53:28

GersonJP escreveu:Aqui o extrator para remover os rolamentos da caixa satélite.


porém, estavam tão chumbados que o extrator destruiu os calços de ajuste mas não tirou o rolamento, que só saiu ao ser esmerilhado e quebrado.



kkkkkkkkkkkkk

é isso q eu quase sempre faço.....


é complicado mesmo......


o q eu acho estranho é q ja peguei uma ou duas caixas satelite q só de virar ela pra baixo o rolamento cai sozinho....e entra com a mao.....estranho pra caramba....


alias vc aqueceu o rolamento antes de tentar tirar ele com o sacador??

quanto vc pagou nesse sacador?
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Ter 30 Out - 8:13:24

Marcos Adriano escreveu:
GersonJP escreveu:Chegaram meus rolamentos.

Da esquerda para a direita:

Par de rolamentos das pontas de eixo já com anel trava (por isso a caixa maior que a dos outros)
Retentores das pontas de eixo
Rolamentos do pinhão frontal e traseiro
Rolamentos da lateral da caixa satélite da SKF. Não achei da TIMKEN



quanto vc pagou nos rolamentos da ponta de eixo da tinken??? eu procurei e nao achei nem tinken nem skf em lugar nenhum.....


alias eu comprei os rolamentos da caixa satelite da skf e veio made in india....achei estranho.



vc nao trocou o retentor do pinhao??

Não é estranho. É que a gama de rolamentos é muito grande para o fabricante fazer tudo em uma planta só. Provavelmente é um rolamento muito caro de se fabricar. Por isso, a fábrica optou por fazê- lo em algum país com menos impostos e mão-de-obra mais barata. Mesmo com os impostos de importação e os custos de transporte, ainda chega ao consumidor brasileiro com custos competitivos.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 30 Out - 8:36:29

opala4cc escreveu:Não é estranho. É que a gama de rolamentos é muito grande para o fabricante fazer tudo em uma planta só. Provavelmente é um rolamento  muito caro de se fabricar. Por isso, a fábrica optou por fazê- lo em algum país com menos impostos e mão-de-obra mais barata. Mesmo com os impostos de importação e os custos de transporte,  ainda chega ao consumidor brasileiro com custos competitivos.


entendi....realmente eu paguei barato nele......

comprei 4 no ml da loja do hipervarejo....saiu 46.90 cada um....peguei 4 pra livrar o frete acima de 120 reais...parcelado em 12 sem juros.


os outros dois vou usar tbem...entao compensou.


agora os rolamentos de roda vieram da china
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por GersonJP em Ter 30 Out - 8:45:10

Marcos Adriano escreveu:
GersonJP escreveu:Chegaram meus rolamentos.

Da esquerda para a direita:

Par de rolamentos das pontas de eixo já com anel trava (por isso a caixa maior que a dos outros)
Retentores das pontas de eixo
Rolamentos do pinhão frontal e traseiro
Rolamentos da lateral da caixa satélite da SKF. Não achei da TIMKEN



quanto vc pagou nos rolamentos da ponta de eixo da tinken??? eu procurei e nao achei nem tinken nem skf em lugar nenhum.....


alias eu comprei os rolamentos da caixa satelite da skf e veio made in india....achei estranho.



vc nao trocou o retentor do pinhao??

paguei 125 em cada rolamento, já vem com o anel de trava, comprei online:
https://diskpecas.com.br/auto-pecas/rolamentos/rolamento-de-roda-caravan-74-chevette-73-chevy-84-marajo-81-opala-69-e-sportage-92-03-timken-u298-90011-k4268.html
Não comprei ainda, mas vou trocar sim, era um dos que estava vazando. O meu rolamento SKF tbm veio made in India.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por GersonJP em Ter 30 Out - 8:47:50

Marcos Adriano escreveu:
GersonJP escreveu:Aqui o extrator para remover os rolamentos da caixa satélite.


porém, estavam tão chumbados que o extrator destruiu os calços de ajuste mas não tirou o rolamento, que só saiu ao ser esmerilhado e quebrado.



kkkkkkkkkkkkk

é isso q eu quase sempre faço.....


é complicado mesmo......


o q eu acho estranho é q ja peguei uma ou duas caixas satelite q só de virar ela pra baixo o rolamento cai sozinho....e entra com a mao.....estranho pra caramba....


alias vc aqueceu o rolamento antes de tentar tirar ele com o sacador??

quanto vc pagou nesse sacador?

Não aqueci não. Acho que esta caixa que vc pegou com o rolamento solto alguém deve ter dado uma comida no rolamento para ele entrar fácil, mas acabou comendo demais. Paguei 140 no sacador + 16.50 de frete na loja do mecanico. Mas ele é maior do que eu esperava, aí tive que adaptar ele para caber no furo da caixa satélite.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Ter 30 Out - 9:05:17

Marcos Adriano escreveu:
opala4cc escreveu:Não é estranho. É que a gama de rolamentos é muito grande para o fabricante fazer tudo em uma planta só. Provavelmente é um rolamento  muito caro de se fabricar. Por isso, a fábrica optou por fazê- lo em algum país com menos impostos e mão-de-obra mais barata. Mesmo com os impostos de importação e os custos de transporte,  ainda chega ao consumidor brasileiro com custos competitivos.


entendi....realmente eu paguei barato nele......

comprei 4 no ml da loja do hipervarejo....saiu 46.90 cada um....peguei 4 pra livrar o frete acima de 120 reais...parcelado em 12 sem juros.


os outros dois vou usar tbem...entao compensou.


agora os rolamentos de roda vieram da china

Vixi! Esse made in China, nem coloca. Não dura. Você pode comprar correntes e correias de transmissão (multi-V o sincronizadoras) da China, que têm a mesma qualidade do produto feito no Brasil ou Estados Unidos. Mas rolamentos, por enquanto, ainda não dá pra comprar.
Essa loja do Hipervarejo é o vendedor MAIS barato de autopeças de primeira linha que você encontra hoje no mercadolivre. Ainda não achei quem tivesse mais barato, desde que a nafil cessou a venda pela internet.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Ter 30 Out - 9:11:47

Marcos Adriano escreveu:
GersonJP escreveu:Aqui o extrator para remover os rolamentos da caixa satélite.


porém, estavam tão chumbados que o extrator destruiu os calços de ajuste mas não tirou o rolamento, que só saiu ao ser esmerilhado e quebrado.



kkkkkkkkkkkkk

é isso q eu quase sempre faço.....


é complicado mesmo......


o q eu acho estranho é q ja peguei uma ou duas caixas satelite q só de virar ela pra baixo o rolamento cai sozinho....e entra com a mao.....estranho pra caramba....


alias vc aqueceu o rolamento antes de tentar tirar ele com o sacador??

quanto vc pagou nesse sacador?

Isso realmente é estranho. A capa do rolamento deveria entrar com alguma interferência. Sei que para algumas aplicações, os rolamentos têm precisão de fabricação, visando esse ajuste. Essa precisão é especificada com "C1", "C2", "C3", etc... Mas não sei se seria o caso aplicado para esse rolamento nesta função.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Ter 30 Out - 9:15:05

GersonJP escreveu:
Marcos Adriano escreveu:



kkkkkkkkkkkkk

é isso q eu quase sempre faço.....


é complicado mesmo......


o q eu acho estranho é q ja peguei uma ou duas caixas satelite q só de virar ela pra baixo o rolamento cai sozinho....e entra com a mao.....estranho pra caramba....


alias vc aqueceu o rolamento antes de tentar tirar ele com o sacador??

quanto vc pagou nesse sacador?

Não aqueci não. Acho que esta caixa que vc pegou com o rolamento solto alguém deve ter dado uma comida no rolamento para ele entrar fácil, mas acabou comendo demais. Paguei 140 no sacador + 16.50 de frete na loja do mecanico. Mas ele é maior do que eu esperava, aí tive que adaptar ele para caber no furo da caixa satélite.

Só se foi feito no fundo do quintal. Se você levar um rolamento para um torneiro mecânico (ou uma pessoa com formação técnica na área) usinar a capa em um torno, o cara vai olhar estranho para você (depois vai contar sua história para os amigos dele se divertirem como um "causo" do cara que queria usinar o rolamento)
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 31 Out - 19:14:36

GersonJP escreveu:paguei 125 em cada rolamento, já vem com o anel de trava, comprei online:
https://diskpecas.com.br/auto-pecas/rolamentos/rolamento-de-roda-caravan-74-chevette-73-chevy-84-marajo-81-opala-69-e-sportage-92-03-timken-u298-90011-k4268.html
Não comprei ainda, mas vou trocar sim, era um dos que estava vazando. O meu rolamento SKF tbm veio made in India.


ahhh sim...caramba...eu nao costumo pesquisar nesses outros sites....

eu paguei 150 nos dois.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 31 Out - 19:28:43

GersonJP escreveu:Não aqueci não. Acho que esta caixa que vc pegou com o rolamento solto alguém deve ter dado uma comida no rolamento para ele entrar fácil, mas acabou comendo demais. Paguei 140 no sacador + 16.50 de frete na loja do mecanico. Mas ele é maior do que eu esperava, aí tive que adaptar ele para caber no furo da caixa satélite.


pode ser mesmo q tenham mexido no rolamento ou no encaixe pra entrar mais facil...vai saber....


acho q se vc tivesse aquecido ele sairia sim.


mas tem q ser coisa rapida: com maçarico aquece toda a volta dele e tenta tirar...nao pode deixar ele aquecer muito a caixa satelite onde ele ta...senao vai dar na mesma.....


os meus na hora de colocar eu aqueco e entra facil.....

o mais dificil é essa trava do rolamento da ponta de eixo....rolamentos do pinhao, caixa satelite e ponta de eixo eu aqueci e entrou belezinha.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 31 Out - 19:30:57

opala4cc escreveu:
Marcos Adriano escreveu:


entendi....realmente eu paguei barato nele......

comprei 4 no ml da loja do hipervarejo....saiu 46.90 cada um....peguei 4 pra livrar o frete acima de 120 reais...parcelado em 12 sem juros.


os outros dois vou usar tbem...entao compensou.


agora os rolamentos de roda vieram da china

Vixi! Esse made in China, nem coloca. Não dura. Você pode comprar correntes e correias de transmissão (multi-V o sincronizadoras) da China, que têm a mesma qualidade do produto feito no Brasil ou Estados Unidos. Mas rolamentos, por enquanto, ainda não dá pra comprar.
Essa loja do Hipervarejo é o vendedor MAIS barato de autopeças de primeira linha que você encontra hoje no mercadolivre. Ainda não achei quem tivesse mais barato, desde que a nafil cessou a venda pela internet.


agora ja foi montado... Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Sad Sad Sad Sad Sad


o hipervarejo realmente esta com uns precos bons hj em dia....comprei meus hankooks la...foi o lugar mais barato q eu achei na internet.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 31 Out - 19:32:41

opala4cc escreveu:
GersonJP escreveu:

Não aqueci não. Acho que esta caixa que vc pegou com o rolamento solto alguém deve ter dado uma comida no rolamento para ele entrar fácil, mas acabou comendo demais. Paguei 140 no sacador + 16.50 de frete na loja do mecanico. Mas ele é maior do que eu esperava, aí tive que adaptar ele para caber no furo da caixa satélite.

Só se foi feito no fundo do quintal. Se você levar um rolamento para um torneiro mecânico (ou uma pessoa com formação técnica na área) usinar a capa em um torno, o cara vai olhar estranho para você (depois vai contar sua história para os amigos dele se divertirem como um "causo" do cara que queria usinar o rolamento)


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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por GersonJP em Qui 1 Nov - 14:12:15

Marcos Adriano escreveu:
opala4cc escreveu:

Vixi! Esse made in China, nem coloca. Não dura. Você pode comprar correntes e correias de transmissão (multi-V o sincronizadoras) da China, que têm a mesma qualidade do produto feito no Brasil ou Estados Unidos. Mas rolamentos, por enquanto, ainda não dá pra comprar.
Essa loja do Hipervarejo é o vendedor MAIS barato de autopeças de primeira linha que você encontra hoje no mercadolivre. Ainda não achei quem tivesse mais barato, desde que a nafil cessou a venda pela internet.


agora ja foi montado... Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Sad Sad Sad Sad Sad


o hipervarejo realmente esta com uns precos bons hj em dia....comprei meus hankooks la...foi o lugar mais barato q eu achei na internet.

Também comprei meus pneus Hankook RA03 lá. Já é o segundo par que compro nesta loja. Já vou ir para o terceiro. Meus pneus não estão nem com 500km e vou acabar trocando, acabo trocando o pneu por idade, nem por gasto, kkkkk. Mas sempre acabo achando alguém que precisa do pneu usado, já que está sem marcas de uso.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 1 Nov - 19:51:12

opala4cc


uma duvida......pesquisei na net e nao achei......


como seria esse dilatador de carcaça?? tem alguma foto dele ai pra eu ver como ele é?
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Qui 1 Nov - 20:21:01

Marcos Adriano escreveu:opala4cc


uma duvida......pesquisei na net e nao achei......


como seria esse dilatador de carcaça?? tem alguma foto dele ai pra eu ver como ele é?

Tem no youtoba, naquele video de instrução sobre o dana 44 que foi recentemente mencionado aqui. Ali o cara opera o dilatador de carcaça com as ressalvas técnicas. Se não me engano, ele também é mencionado no conheça sei opala. Também é mostrado no manuel de reparações do opala ( também mencionado recentemente aqui com o link do vendedor).
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 1 Nov - 20:27:13

ah ta...eu nao tenho muito costume de assistir videos......


vou la ver esse entao
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Qui 1 Nov - 20:35:57

Marcos Adriano escreveu:ah ta...eu nao tenho muito costume de assistir videos......


vou la ver esse entao

Eu sei que a grana tá curta, mas recomendo que você compre pelo menos o caderno sobre o diferencial com o vendedor que o daniel postou o link.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Qui 1 Nov - 21:14:47

http://omecanico.com.br/manutencao-do-diferencial-das-picapes/
Veja as fotos do item 3 no link.
Eu, e é minha opinião pessoal, não acho frescura o expansor/dilatador de carcaça. Os rolamentos da imagem abaixo, onde marquei as partes "A" e "B", não são como os rolamentos rígidos de esferas. Estes rolamentos têm sua vida útil dependente da força que a parte "B" que contém os roletes faz na capa "A". Essa força é função do número e seleção correta dos calços. Esta seleção está correta quando a carcaça precisa ser expandida do expansor de modo que a gaiola com a coroa e as satélites e os calços só se encaixem dentro da bolota do diferencial nessa condição, concomitantemente com o acerto da folga entre coroa e pinhão (que também é função destes calços e dos calços que vão no pinhão). Parece um daqueles malditos cubos mágicos da década de 80!!!
Estes rolamentos que marquei na figura são análogos aos rolamentos das rodas, onde você precisa dar o torque correto neles para que os roletes pressionem a capa externa com a força correta, caso contrário você encurta a vida útil deles.



Obs.: nos diferenciais braseixos, o expansor/dilatador de carcaça não é necessário.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 2 Nov - 11:34:28

caramba....eu vi no video o dilatador de carcaça...realmente é uma ferramenta muito interessante kkkk


agora, pq no braseixos nao é necessario? se o sistema de rolamento é o mesmo? os rolamentos conicos com as capas tbem?
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Sex 2 Nov - 15:20:08

Marcos Adriano escreveu:caramba....eu vi no video o dilatador de carcaça...realmente é uma ferramenta muito interessante kkkk


agora, pq no braseixos nao é necessario? se o sistema de rolamento é o mesmo? os rolamentos conicos com as capas tbem?

O mais impressionante é que aquela ferramenta enorme (de uso concomitante e indispensável com o relógio comparador) serve para dilatar a carcaça coisa de menos de UM MILÍMETRO, sob pena de trincar a carcaça do diferencial.

Sobre o expansor/dilatador de carcaça, é muito simples. Se você olhar o catálogo de peças, verá que os rolamentos que ficam no lado direito e esquerdo da idosa, apesar de serem ambos rolamentos de rolos cônicos, eles têm número GMB diferente para o diferencial DANA e o BRASEIXOS. Em outras palavras, tem número NSK, SKF, tinkem, Fag, etc...  diferente para o DANA e para o BRASEIXOS. Cada rolamento tem a sua pré-carga ideal.
No DANA, a pré-carga especificada para o rolamento é maior e tal que necessita do expansor para inserir os calços na quantidade certa. No BRASEIXOS, a pré-carga do rolamento especificado é MUITO MENOR, podendo o calço correto ser colocado com um martelinho plástico, entrando sob LEVE PRESSÃO.

Uma pequena correção: eu disse anteriormente que o expansor de carcaça era mencionado no Conheça Seu Opala, mas eu errei. O Conheça Seu Opala ou Manual do Chevrolet Opala data de 1973 e os diferenciais DANA só passaram a equipar o opala a partir de 1974, motivo pelo qual esta ferramenta não é citada no livro.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Sex 2 Nov - 16:04:33

Eu esqueci de mencionar, mas acho que ficou subentendido: a pré-carga correta nos rolamentos (aqueles que são projetados para tal) está diretamente ligada à vida útil e ao nível de ruído do componente (rolamento).
Comprovação:
http://www.skf.com/br/products/bearings-units-housings/super-precision-bearings/principles/design-considerations/bearing_preload/index.html
É por este motivo que o expansor de carcaça é importante na manutenção dos DANA.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 2 Nov - 19:35:50

opala4cc escreveu:
Marcos Adriano escreveu:caramba....eu vi no video o dilatador de carcaça...realmente é uma ferramenta muito interessante kkkk


agora, pq no braseixos nao é necessario? se o sistema de rolamento é o mesmo? os rolamentos conicos com as capas tbem?

O mais impressionante é que aquela ferramenta enorme (de uso concomitante e indispensável com o relógio comparador) serve para dilatar a carcaça coisa de menos de UM MILÍMETRO, sob pena de trincar a carcaça do diferencial.

Sobre o expansor/dilatador de carcaça, é muito simples. Se você olhar o catálogo de peças, verá que os rolamentos que ficam no lado direito e esquerdo da idosa, apesar de serem ambos rolamentos de rolos cônicos, eles têm número GMB diferente para o diferencial DANA e o BRASEIXOS. Em outras palavras, tem número NSK, SKF, tinkem, Fag, etc...  diferente para o DANA e para o BRASEIXOS. Cada rolamento tem a sua pré-carga ideal.
No DANA, a pré-carga especificada para o rolamento é maior e tal que necessita do expansor para inserir os calços na quantidade certa. No BRASEIXOS, a pré-carga do rolamento especificado é MUITO MENOR, podendo o calço correto ser colocado com um martelinho plástico, entrando sob LEVE PRESSÃO.

Uma pequena correção: eu disse anteriormente que o expansor de carcaça era mencionado no Conheça Seu Opala, mas eu errei. O Conheça Seu Opala ou Manual do Chevrolet Opala data de 1973 e os diferenciais DANA só passaram a equipar o opala a partir de 1974, motivo pelo qual esta ferramenta não é citada no livro.


ahh ta....entendi entao....eu sabia eles eram diferentes e com numeros diferentes e tal...nao sabia q a pre carga era diferente....


no video parece q ele abre a caracaça uns vinte centesimos....kkkkk
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Sex 2 Nov - 19:42:26

Marcos Adriano escreveu:
opala4cc escreveu:

O mais impressionante é que aquela ferramenta enorme (de uso concomitante e indispensável com o relógio comparador) serve para dilatar a carcaça coisa de menos de UM MILÍMETRO, sob pena de trincar a carcaça do diferencial.

Sobre o expansor/dilatador de carcaça, é muito simples. Se você olhar o catálogo de peças, verá que os rolamentos que ficam no lado direito e esquerdo da idosa, apesar de serem ambos rolamentos de rolos cônicos, eles têm número GMB diferente para o diferencial DANA e o BRASEIXOS. Em outras palavras, tem número NSK, SKF, tinkem, Fag, etc...  diferente para o DANA e para o BRASEIXOS. Cada rolamento tem a sua pré-carga ideal.
No DANA, a pré-carga especificada para o rolamento é maior e tal que necessita do expansor para inserir os calços na quantidade certa. No BRASEIXOS, a pré-carga do rolamento especificado é MUITO MENOR, podendo o calço correto ser colocado com um martelinho plástico, entrando sob LEVE PRESSÃO.

Uma pequena correção: eu disse anteriormente que o expansor de carcaça era mencionado no Conheça Seu Opala, mas eu errei. O Conheça Seu Opala ou Manual do Chevrolet Opala data de 1973 e os diferenciais DANA só passaram a equipar o opala a partir de 1974, motivo pelo qual esta ferramenta não é citada no livro.


ahh ta....entendi entao....eu sabia eles eram diferentes e com numeros diferentes e tal...nao sabia q a pre carga era diferente....


no video parece q ele abre a caracaça uns vinte centesimos....kkkkk
Provavelmente ele abre a carcaça menos de meio milímetro mesmo. O suficiente para inserir/retirar calços feitos de folhas metálicas tão finas quanto aquelas do calibre de lâminas que se usa para ajustar folgas em tuchos mecânicos, por exemplo.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Seg 5 Nov - 5:45:45

Consegui a informação: a expansão máxima da carcaça no expansor é de 0,51mm, medidos com o relógio comparador atrelado a uma base magnética estrategicamente posicionada na ferramenta, sob risco de trincar o diferencial caso o limite seja ultrapassado.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por GersonJP em Seg 5 Nov - 7:17:43

opala4cc escreveu:Consegui a informação: a expansão máxima da carcaça no expansor é de 0,51mm, medidos com o relógio comparador atrelado a uma base magnética estrategicamente posicionada na ferramenta, sob risco de trincar o diferencial caso o limite seja ultrapassado.

as que ví do dana 44 a expansão máxima era de 0,20mm. O cara abriu 0,19 usando o relógio comparador.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por GersonJP em Seg 5 Nov - 7:29:02

Galera, como não encontrei os calços do diferencial, resolvi fazer os calços com uma chapa de 0.5mm galvanizada, e usar os calços mais finos que já estavam na caixa satélite para fazer o ajuste fino.


Que trabalheira, precisei desmontar os rolamentos umas 8/10 vezes até achar a folga correta entre os dentes. Para medir usei um paquímetro digital e olho. Sem as ferramentas corretas é osso mesmo viu. Os rolamentos entram com uma pressão absurda. Precisei ir colocando e tirando gradativamente até que o extrator pudesse sacar eles sem destruir as arruelas de ajuste. Agora pintei os dentes para ler a marcação, utilizando óleo de diferencial e pó xadrez, mas ficou muito difícil de ler. Alguém tem uma outra sugestão de tinta?
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por Pedrão B. em Seg 5 Nov - 8:04:00

opala4cc escreveu:
Marcos Adriano escreveu:



kkkkkkkkkkkkk

é isso q eu quase sempre faço.....


é complicado mesmo......


o q eu acho estranho é q ja peguei uma ou duas caixas satelite q só de virar ela pra baixo o rolamento cai sozinho....e entra com a mao.....estranho pra caramba....


alias vc aqueceu o rolamento antes de tentar tirar ele com o sacador??

quanto vc pagou nesse sacador?

Isso realmente é estranho. A capa do rolamento deveria entrar com alguma interferência. Sei que para algumas aplicações, os rolamentos têm precisão de fabricação, visando esse ajuste. Essa precisão é especificada com "C1", "C2", "C3", etc... Mas não sei se seria o caso aplicado para esse rolamento nesta função.

Na verdade C1, C2 etc. se refera a folga interna de rolamentos de esfera.
Não tem a ver com dimensões dele.
Quem determina a interferência(ou não) da montagem do rolamento, é o eixo/alojamento onde será instalado.
[]’s


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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por Pedrão B. em Seg 5 Nov - 8:06:43

GersonJP escreveu:Galera, como não encontrei os calços do diferencial, resolvi fazer os calços com uma chapa de 0.5mm galvanizada, e usar os calços mais finos que já estavam na caixa satélite para fazer o ajuste fino.


Que trabalheira, precisei desmontar os rolamentos umas 8/10 vezes até achar a folga correta entre os dentes. Para medir usei um paquímetro digital e olho. Sem as ferramentas corretas é osso mesmo viu. Os rolamentos entram com uma pressão absurda. Precisei ir colocando e tirando gradativamente até que o extrator pudesse sacar eles sem destruir as arruelas de ajuste. Agora pintei os dentes para ler a marcação, utilizando óleo de diferencial e pó xadrez, mas ficou muito difícil de ler. Alguém tem uma outra sugestão de tinta?

Batom de mulher...

Seria bom se retificasse esses calços de ajuste.
Alguma rebarba do recorte delas pode influenciar na montagem.

[]’s


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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Seg 5 Nov - 10:08:04

GersonJP escreveu:
opala4cc escreveu:Consegui a informação: a expansão máxima da carcaça no expansor é de 0,51mm, medidos com o relógio comparador atrelado a uma base magnética estrategicamente posicionada na ferramenta, sob risco de trincar o diferencial caso o limite seja ultrapassado.

as que ví do dana 44 a expansão máxima era de 0,20mm. O cara abriu 0,19 usando o relógio comparador.

A expansão máxima de 0,51mm serve apenas para o diferencial DANA que saiu no opala (fonte técnica). Claro que 0,51mm é o valor máximo. Não quer dizer que você expandirá até essa medida.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Seg 5 Nov - 10:09:46

Pedrão B. escreveu:
opala4cc escreveu:

Isso realmente é estranho. A capa do rolamento deveria entrar com alguma interferência. Sei que para algumas aplicações, os rolamentos têm precisão de fabricação, visando esse ajuste. Essa precisão é especificada com "C1", "C2", "C3", etc... Mas não sei se seria o caso aplicado para esse rolamento nesta função.

Na verdade C1, C2 etc. se refera a folga interna de rolamentos de esfera.
Não tem a ver com dimensões dele.
Quem determina a interferência(ou não) da montagem do rolamento, é o eixo/alojamento onde será instalado.
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Sim. Acabei redigindo errado.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por GersonJP em Ter 6 Nov - 18:59:48

Pedrão B. escreveu:
GersonJP escreveu:Galera, como não encontrei os calços do diferencial, resolvi fazer os calços com uma chapa de 0.5mm galvanizada, e usar os calços mais finos que já estavam na caixa satélite para fazer o ajuste fino.


Que trabalheira, precisei desmontar os rolamentos umas 8/10 vezes até achar a folga correta entre os dentes. Para medir usei um paquímetro digital e olho. Sem as ferramentas corretas é osso mesmo viu. Os rolamentos entram com uma pressão absurda. Precisei ir colocando e tirando gradativamente até que o extrator pudesse sacar eles sem destruir as arruelas de ajuste. Agora pintei os dentes para ler a marcação, utilizando óleo de diferencial e pó xadrez, mas ficou muito difícil de ler. Alguém tem uma outra sugestão de tinta?

Batom de mulher...

Seria bom se retificasse esses calços de ajuste.
Alguma rebarba do recorte delas pode influenciar na montagem.

[]’s

Obrigado pedrão.
Consegui usei o batom e ficou um pouco melhor para ver, mas parece que está fora de regulagem mesmo, pelo que estou vendo o contato ainda está na ponta dos dentes, pois as marcas nem sairam na foto. Porém quase não tem folga para tirar nas laterais, está entre 0,20 e 0,30mm, pelo que vejo devo folgar a lateral e subir o pinhão para melhorar a área de contato, pois ele está sem calços.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por GersonJP em Qua 7 Nov - 20:51:38

Galerada, percebí que o problema não era a tinta, e sim o contato entre os dentes que estava errado. Antes o contato dos dentes estava assim:


Resolvi subir o pinhão com um calço artesanal de 0,42mm, e afastar a coroa para não enforcar os dentes e ficou assim:


Não tem jeito, sem as ferramentas adequadas tem que ser no monta e desmonta, vou subir mais um pouco e ajustar a folga para ver se acerta.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por opala4cc em Qua 7 Nov - 21:21:47

Olhando os dentes em amarelo da última foto, parece que já está pegando no meio do dente da coroa, só que está muito próximo do topo do dente. Me pareceu que ainda precisa aproximar a coroa e o pinhão. O ruim é que quando você faz isso, também mexe no contato que já acertou, que faz o contato no meio dos dentes.
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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

Mensagem por GersonJP em Sex 9 Nov - 21:31:51

Exatamente, coloquei mais 2 calços de 42mm e a marca ficou mais funda.


Porém do lado de aceleração começou a aparecer agora, e ainda não está no centro. acredito que tenha que colocar mais um calço e ajustar a folga entre dentes.

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Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

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