Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

122 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 122 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_leftDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc BarDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_right 
tabarbosa (16850)
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_leftDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc BarDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_leftDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc BarDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_right 
BANDIT (13573)
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_leftDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc BarDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_right 
Xann (10394)
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_leftDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc BarDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_leftDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc BarDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_right 
j ricardo (9376)
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_leftDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc BarDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_right 
Jean Bida (9320)
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_leftDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc BarDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_leftDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc BarDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_leftDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc BarDúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Bar_right 

5 participantes

    Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc

    francisco muniz
    francisco muniz
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 36
    Idade : 63
    Localização : Volta grande MG
    Modelo do carro : Opala comodoro ano 1980
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 21/05/2013

    Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Empty Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc

    Mensagem por francisco muniz Sáb 1 Dez - 7:06:37

    Gostaria de saber se alguém pode explicar o que é necessário modificar no opala para instalar um turbo. No motor 4 cilindros. Quero instalar um turbo pequeno. Só quero um aumento de potencia pequeno.
    Obrigado
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Empty Re: Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc

    Mensagem por Rubão6cc Dom 2 Dez - 9:05:41

    Bom dia!!!!!!!!!

    Francisco, você cometeu dois erros no seu post...primeiro postou na seção errada...segundo, o título do seu tópico é "Bom dia!!!"...isso dificulta com que alguém encontre seu tópico e possa responder a sua dúvida...
    Vou alterar o título e mover pra seção correta..


    _________________
    Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    marcoskle
    marcoskle
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 78
    Localização : Colombo - PR
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1990
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/10/2010

    Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Empty Re: Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc

    Mensagem por marcoskle Ter 4 Dez - 15:25:17

    Existem algumas variáveis que dependem de como está seu carro hoje. Qual carburação ele usa, se é alcool ou gasolina, enfim...
    Primeiro de tudo acho legal melhorar ou ao menos revisar os freios...hehe
    Mais basicamente, supondo que seu carro seja o comodoro 1980 da foto e esteja com mecânica original a gasolina, basicamente precisaria:
    - Passar o carro para álcool (pode-se turbinar utilizando gasolina, mais por diversos fatores normalmente utiliza-se álcool).
    - Alterar carburação (na minha opinião utilizaria ou a 3e ou uma weber 40, ai depende do quanto pretende investir)
    - Coletor de admissão (se seu carro usava uma 228, para instalar a 3e ou w40 vai precisar trocar o coletor)
    - Soldar um "caninho" de retorno no cárter.
    - Bomba de combustível elétrica e refazer linha de combustível devido nova pressão da bomba.
    - É bem interessante antes de montar tudo, abrir o motor e fazer uma retífica geral, pois o turbo vai "forçar" todo o conjunto do motor. Sobrealimentar um motor já "cansado" pode acelerar em muito o desgaste e eventualmente quebrar seu motor. É tipo você colocar uma "novinha" cheia de fogo em cima de um senhor de 70 anos, ele pode aguentar o tranco, ou não, vai depender da saúde e vigor do véio...kkkk
    - E claro, o kit turbo. Os kits em geral já vem com coletor de escapamento que vai precisar alterar e demais itens..

    Talvez tenha outras coisas para alterar, eu entendo bem pouco de mecânica, com certeza em breve alguém consegue complementar ou até mesmo corrigir algum equívoco meu..
    Abraço!


    francisco muniz
    francisco muniz
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 36
    Idade : 63
    Localização : Volta grande MG
    Modelo do carro : Opala comodoro ano 1980
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 21/05/2013

    Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Empty turbo para opala 4 cc

    Mensagem por francisco muniz Qua 5 Dez - 18:55:06

    Boa noite!
    Gostaria de agradecer por vossa atenção e dedicação.
    O opala esta com motor retificado. A carburação é 3e. Esta com 5000Km rodados depois de retificado.
    Já vi o Kit que vem com o coletor para turbo.
    Qual o turbo ideal par só aumentar um pouco a potencia do motor. NÃO QUERO FAZER ARRANCADA.SÓ QUERO TER UM POUCO DE POTÊNCIA PARA FAZER UMA ULTRAPASSAGEM. POIS, SÓ USO OCARRO PARA VIAGENS.
    A BOMBA ELETRICA PODE SER DA S10??

    GRATO
    marcoskle
    marcoskle
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 78
    Localização : Colombo - PR
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1990
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/10/2010

    Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Empty Re: Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc

    Mensagem por marcoskle Qui 6 Dez - 14:35:56

    Bom, para ser bem sincero, tamanho de turbina eu sei que é algo bem complexo de se escolher. Além do tamanho da caixa quente e caixa fria, o tamanho do rotor e eixo manda bastante também e há também diferentes tipos de turbinas (mono e pulsativa).
    O motor original do opala tem algumas particularidades que é o fato de ser um motor grande (2.5l) e com faixa de trabalho digamos que "limitada". Ai o que acontece, turbina pequena enche rápido demais, tornando inviável o seu uso em estradas e turbinas maiores complica um pouco pela limitação de giro.
    Eu venho especulando a um bom tempo, e até agora a que me parece legal e com bom custo benefício para um 4 cilindros original, seria uma turbina 42/63 mono, com rotor 42mm e eixo 49,5mm. (ex:MASTER POWER R4449)
    Segundo um vendedor dessa turbina, a faixa de trabalho nela no opala 4 cilindros original seria de mais ou menos 2200 rpm à 4500rpm (variando um pouco de acordo com o acerto do preparador).
    Se realmente ele entrar a 2200 e render até 4500 seria muito legal, pois o meu carro por exemplo, andando a 100 km/h em quinta se eu não me engano ele fica por volta dos 1500 rpm, ou seja, em tese, para uma ultrapassagem rápida, bastaria jogar uma 4ª, esperar o lag da turbina e sentar o pé e rendendo até 4500rpm é ótimo, pois o meu motor vira no máximo 5000 rpm peidando bolacha...
    Isso tudo que escrevi é baseado em teorias, relatos e o que acredito ser interessante. Posso estar totalmente errado, seria legal conversar com algum preparador de fato, alguém com mais conhecimento.
    Acho essa opção que descrevi legal, mais se fosse de montar hoje no meu carro, antes de comprar discutiria a ideia dessa turbina com pelo menos 2 preparadores diferentes antes de comprar o kit.
    Se alguém sugerir outras configurações e puder relatar aqui agradeço também, ano que vem se sobrar verba quero começar a comprar as coisas para até o fim do ano começar a montar o meu também;;

    Abs.


    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 595
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Empty Re: Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc

    Mensagem por chevy250 Qui 6 Dez - 20:07:10

    Não sou nenhum conhecedor de turbina e nem tenho experiência com modificações.

    Mas observando esses motores modernos de baixa cilindrada e alto torque já em baixa (tenho um desses para o dia-a-dia além do Opalao), nào seria interessante usar uma turbina bem pequena mas com bem pouca pressão? Só para dar o acréscimo de potência desejado mas dispondo de uma larga faixa de torque.

    Nesses motores modernos o projeto é assim - turbina bem pequena para encher rápido e depois limita a pressão para evitar aumento excessivo de potência.

    Desta forma, já acima de uns 1500rpm teria um bom incremento de potência e iria até o limite de 4500rpm com a turbina bem aliviada.
    marcoskle
    marcoskle
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 78
    Localização : Colombo - PR
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1990
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/10/2010

    Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Empty Re: Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc

    Mensagem por marcoskle Sex 7 Dez - 7:42:27

    Eu também sei muito pouco de turbina...
    Realmente, uma turbina pequena vai dar uma resposta rápida e vai tornar o carro bem gostoso, pois a resposta vem bem rápida.
    O problema de uma turbina muito pequena em um turbo básico ao meu ver seria aquecimento. Pois se o carro ficar "enchendo" a turbina a todo momento não da tempo de esfriar...
    Eu nunca vi os motores desses carros modernos, mais acredito que além de ter um sistema de arrefecimento super moderno e eficiente talvez muitos deles usam também um intercooler.
    Num projeto turbo um intercooler é muito bacana, o problema é que na grande maioria dos projetos ele não entra junto pelo quesito $$$$, ai o pessoal acaba colocando um turbina que enche um pouco mais tarde, justamente pra ela só entrar em ação em rotações um pouco mais altas, dando tempo dela esfriar entre uma esticada e outra. Pelo menos os turbos básicos que vejo por ai ninguém anda com o pé embaixo o tempo inteiro por conta do aquecimento...
    Outro motivo acredito eu, seria consumo. Num carro moderno a injeção "dosa" o combustível adequadamente, enquanto que num carro carburado turbo carburado o segundo estágio costuma ser bem generoso para evitar quebras, porque em turbo se der falta de combustível é um abraço...
    Tenho como exemplo um voyage sport de um amigo meu, o primeiro estágio do carburador dele foi mantido original, andando até 2500rpm o carro dele se comporta e bebe igual era originalmente, pois a turbina não entra em ação, ai a partir disso a turbina entra em ação e o segundo estágio "jorra" combustível literalmente. Logicamente é um carro montado na garagem de casa, então muito provavelmente o carro dele trabalhe até com excesso, mais o risco de quebra é bem menor. Digamos que a grande maioria das pessoas compense a falta de recursos e até mesmo de conhecimento de acerto fino com combustível a mais. Se é inteligente ou não esse pensamento eu sinceramente não sei, rsrs, mais é o que se vê por ai...
    E vai muito do uso também, turbina pequena é legal pra andar dentro da cidade, enche rapidinho ao esticar numa quadra, mais andar em rodovia com a turbina assobiando direto e bebendo não deve ser muito legal.
    Por isso que sempre acreditei que cada projeto é um projeto, receitas que dão certo pra alguns podem ser frustantes para outros..

    francisco muniz
    francisco muniz
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 36
    Idade : 63
    Localização : Volta grande MG
    Modelo do carro : Opala comodoro ano 1980
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 21/05/2013

    Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Empty Re: Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc

    Mensagem por francisco muniz Sex 7 Dez - 11:12:39

    Agradeço a dedicação e gentileza de todos.
    Vocês realmente me deram boa orientação.
    Muito obrigado
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 595
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Empty Re: Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc

    Mensagem por chevy250 Sex 7 Dez - 18:55:03

    Então, quanto às quebras, será que se usar bem pouca pressão, já nào minimizaria esse risco?

    Um Opala 4cil tem por volta de 80 a 90cv conforme a configuracão e combustivel.
    Se subir para uns 120cv, vai ter praticamente a potencia de um 6cil o que é mais do que suficiente para andar muito bem.

    Acho importante quando procurar algum preparador ou mesmo um produto ter em mente que precisa apenas de um incremento pequeno de potência. A galera do turbo em geral procura muita potência e ai as solucoes e os problemas são bem diferentes.

    Estava lendo um artigo que diz que em geral a cada libra de pressao (ou +0.07BAR) faz a potencia subir 7%. Se pensar em 50% de potencia, precisaria de um pouco menos do que +0.5BAR de sobrealimentacao. Parece bem tranquilo.

    https://itstillruns.com/horsepower-vs-boost-pressure-10009983.html
    vader
    vader
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 56
    Localização : ceara
    Data de inscrição : 24/10/2016

    Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Empty Re: Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc

    Mensagem por vader Sex 7 Dez - 20:43:56

    atualmente uso uma garret.50 num 4cc. ela so enche 0.8 bar em alta rotação acima de 4.000 rpm( motor original) . uso o carro no dia a dia, fica bom para dar um folego a mais no carro e botar esse carrinhos de plastico no chinelo kkk
    marcoskle
    marcoskle
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 78
    Localização : Colombo - PR
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1990
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/10/2010

    Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Empty Re: Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc

    Mensagem por marcoskle Ter 11 Dez - 12:59:45

    chevy250 escreveu:Então, quanto às quebras, será que se usar bem pouca pressão, já nào minimizaria esse risco?

    Um Opala 4cil tem por volta de 80 a 90cv conforme a configuracão e combustivel.
    Se subir para uns 120cv, vai ter praticamente a potencia de um 6cil o que é mais do que suficiente para andar muito bem.

    Acho importante quando procurar algum preparador ou mesmo um produto ter em mente que precisa apenas de um incremento pequeno de potência. A galera do turbo em geral procura muita potência e ai as solucoes e os problemas são bem diferentes.

    Estava lendo um artigo que diz que em geral a cada libra de pressao (ou +0.07BAR) faz a potencia subir 7%. Se pensar em 50% de potencia, precisaria de um pouco menos do que +0.5BAR de sobrealimentacao. Parece bem tranquilo.

    https://itstillruns.com/horsepower-vs-boost-pressure-10009983.html

    Sem dúvidas!
    Com +0.5BAR, se o carro estiver extramente bem acertado já muda completamente a resposta/rendimento. Porque além da potência ganha-se também em torque. É uma pressão bem bacana para quem quer um carro bem mais esperto e confiável e também durável, pois sobrealimentação implica também em durabilidade de todo o conjunto.
    Eu já acho o meu 4 cilindros muito gostoso de andar com mecânica original. Se um dia ele chegar a uns 120cv então, deve ficar uma delícia. O mais legal de tudo é conseguir montar um conjunto bem equilibrado, para de fato poder-se usar o carro e não viver em oficina como muitos "monstros" de um milhão de cavalos que vemos por ai...
    Meu primeiro 4 cilindros, 1982, 151s, df228 e cléck-cléck era bem manquinho..
    O meu atual 1990, com 3e mecânica e cambio 5 marchas é outro carro, extremamente mais esperto que o outro...


    Conteúdo patrocinado


    Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc Empty Re: Dúvida sobre instalação de turbo - motor 4 cc

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 15:41:39