Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Freio não está travando EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Freio não está travando EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Freio não está travando EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Freio não está travando EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Freio não está travando EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Freio não está travando EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Freio não está travando EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Freio não está travando EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Freio não está travando EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

154 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 154 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Freio não está travando Bar_leftFreio não está travando BarFreio não está travando Bar_right 
tabarbosa (16850)
Freio não está travando Bar_leftFreio não está travando BarFreio não está travando Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Freio não está travando Bar_leftFreio não está travando BarFreio não está travando Bar_right 
BANDIT (13573)
Freio não está travando Bar_leftFreio não está travando BarFreio não está travando Bar_right 
Xann (10394)
Freio não está travando Bar_leftFreio não está travando BarFreio não está travando Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Freio não está travando Bar_leftFreio não está travando BarFreio não está travando Bar_right 
j ricardo (9376)
Freio não está travando Bar_leftFreio não está travando BarFreio não está travando Bar_right 
Jean Bida (9320)
Freio não está travando Bar_leftFreio não está travando BarFreio não está travando Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Freio não está travando Bar_leftFreio não está travando BarFreio não está travando Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Freio não está travando Bar_leftFreio não está travando BarFreio não está travando Bar_right 

5 participantes

    Freio não está travando

    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Freio não está travando Empty Freio não está travando

    Mensagem por DouglasSteuernagel Ter 4 Dez - 6:11:05

    Bom dia Pessoal, tudo certo?

    Estou enfrentando problemas com o sistema de freio do meu Opala 1991, quando piso forte para travar as rodas ele não trava, simplesmente vai freiando aos poucos.

    O que posso fazer? Será que tem ar no sistema? Será que a sangria dos freios resolveria o problema?

    Vale lembrar que quando piso no freio não puxa para nenhum lado, freia reto. Único problema é que se precisar freiar forte para travar as rodas, não está travando.

    Alguma sugestão?

    Desde já agradeço!

    Att,
    Douglas Steuernagel
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 4 Dez - 16:49:00

    cara....se ele freia bem e para certinho nao ha o q vc inventar.....


    freio bom nao significa necessariamente travar as rodas....ate pq rodas travando é um extremo risco pra ocasionar acidentes.....o q hj em dia foi solucionado pelo abs.....


    eu acho q seu problema seria grave se ele nao tivesse freio, ou se o freio travasse a roda com facilidade...o q poderia causar acidentes principalmente em frenagens em curvas....

    agora se vc pisa firme e o carro para sem travar a roda seu freio ta bom....

    sangria no sistema de freio é pra quando o pedal esta baixo, ou o freio esta ruim a ponto de nao frear o carro....
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por BenKenobi Ter 4 Dez - 19:27:28

    Muita gente tem a errada idéia de que se travou a roda é porque o freio esta bom. O Marcos até citou o exemplo do ABS, que quando lancou, muita gente estranhava, porque o carro nao travava roda com ele.

    O carro nao trava a roda dianteira porque esta certo, e sim porque tem um desequilíbrio na distribuição de frenagens entre dianteira e traseira.

    O correto a se analisar é o porque se trava roda. Nos opalas,a frenagem esta concentrada toda na dianteira e cerca de 30% apenas esta na traseira. Logo quando se freia forte, a roda dianteira sofre todo o peso do carro em cima dela, com disco pequeno (268mm) e roda pequena( Aro 14-15) fazendo ela travar.

    Nos opalas 91-92, que saíram com freios a disco na traseira,  a valvula equalizadora foi alterada a pressao(35 bar contra 25 do original), tendo a traseira maior poder de frenagem, equilibrando mais a frenagem.

    Logo a traseira freia mais que um disco a tambor, tem mais poder de frenagem, a dianteira sofre menos,e nao trava roda, pois esta melhor equilibrado.

    Cada válvula equalizadora altera o percentual de frenagem Dianteira x traseira. Cara carro tem uma porcentagem diferente, devido a N fatores, motor ser dianteiro, central, traseiro, e por ai vai.

    Se quiser testar o que disse acima, basta eliminar a saida pro freio traseiro, e de uma freada forte, que vai ver que o carro ira travar as rodas.
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por DouglasSteuernagel Qua 5 Dez - 7:25:55

    Marcos Adriano escreveu:cara....se ele freia bem e para certinho nao ha o q vc inventar.....


    freio bom nao significa necessariamente travar as rodas....ate pq rodas travando é um extremo risco pra ocasionar acidentes.....o q hj em dia foi solucionado pelo abs.....


    eu acho q seu problema seria grave se ele nao tivesse freio, ou se o freio travasse a roda com facilidade...o q poderia causar acidentes principalmente em frenagens em curvas....

    agora se vc pisa firme e o carro para sem travar a roda seu freio ta bom....

    sangria no sistema de freio é pra quando o pedal esta baixo, ou o freio esta ruim a ponto de nao frear o carro....

    BenKenobi escreveu:Muita gente tem a errada idéia de que se travou a roda é porque o freio esta bom. O Marcos até citou o exemplo do ABS, que quando lancou, muita gente estranhava, porque o carro nao travava roda com ele.

    O carro nao trava a roda dianteira porque esta certo, e sim porque tem um desequilíbrio na distribuição de frenagens entre dianteira e traseira.

    O correto a se analisar é o porque se trava roda. Nos opalas,a frenagem esta concentrada toda na dianteira e cerca de 30% apenas esta na traseira. Logo quando se freia forte, a roda dianteira sofre todo o peso do carro em cima dela, com disco pequeno (268mm) e roda pequena( Aro 14-15) fazendo ela travar.

    Nos opalas 91-92, que saíram com freios a disco na traseira,  a valvula equalizadora foi alterada a pressao(35 bar contra 25 do original), tendo a traseira maior poder de frenagem, equilibrando mais a frenagem.

    Logo a traseira freia mais que um disco a tambor, tem mais poder de frenagem, a dianteira sofre menos,e nao trava roda, pois esta melhor equilibrado.

    Cada válvula equalizadora altera o percentual de frenagem Dianteira x traseira. Cara carro tem uma porcentagem diferente, devido a N fatores, motor ser dianteiro, central, traseiro, e por ai vai.

    Se quiser testar o que disse acima, basta eliminar  a saida pro freio traseiro, e de uma freada forte, que vai ver que o carro ira travar as rodas.

    Bom dia,

    Entendi esse fato de não travar as rodas.. mas no fim de semana passado tive que utilizar o freio, pois uma moto cortou minha frente e estava em média 100 km/h.. pisei fundo no freio, mas o carro foi freiando aos poucos e o pedal chegou na metade e não desceu mais..

    Já tive que utilizar outras vezes e freiava muito melhor e não travava a roda.

    Att,
    Douglas
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por BenKenobi Qua 5 Dez - 14:33:13

    Entao Douglas, precisaria avaliar o seu freio.

    Se em algum ponto ele aqueceu demais e vitrificou o disco ou pastilha, vai perder eficiencia. Seria legal dar uma checada.

    Como esta o fluido de freio? Muita gente só olha o nivel, mas esquece que ele tem prazo de validade. Talvez seja interessante trocar, usa um dot 4 que melhora muito a eficiencia do freio.

    Como esta os flexiveis? Tem algum vazando?

    E por ultimo nao menos importante, o cilindro mestre pode estar com problema, e a borracha que veda o fluido perde acao, e deixa o fluido vazar para a parte de tras, aonde deveria ser somente acionamento do pistao. E ai acontece o que vc disse, o Pedal nao desce mais que deveria, devido passar fluido para onde nao deveria.

    Se fosse ar no sistema, se vc bombasse o pedal, o freio iria subir. Se isso acontece, é ar no sistema.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 5 Dez - 18:18:25

    eu passei esses dias um problema bem conhecido

    meu pedal ficou meio duro e mesmo eu metendo o pé no freio o carro nao parava facil....demorava a beça pra parar....

    mas isso foi culpa do meu servo freio...furou a membrana...troquei e resolveu o problema.


    se seu carro demora muito pra parar ai pode haver algum problema no freio.....mas o fato da roda nao travar nao significa a tem algum problema....


    vale ressaltar q o freio do opala nao tem a eficiencia de um freio de carro moderno.....mas eu gosto do freio do meu.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por opala4cc Qua 5 Dez - 23:51:30

    DouglasSteuernagel escreveu:Bom dia Pessoal, tudo certo?

    Estou enfrentando problemas com o sistema de freio do meu Opala 1991, quando piso forte para travar as rodas ele não trava, simplesmente vai freiando aos poucos.

    O que posso fazer? Será que tem ar no sistema? Será que a sangria dos freios resolveria o problema?

    Vale lembrar que quando piso no freio não puxa para nenhum lado, freia reto. Único problema é que se precisar freiar forte para travar as rodas, não está travando.

    Alguma sugestão?

    Desde já agradeço!

    Att,
    Douglas Steuernagel

    Douglas:

    Qual o histórico do carro? Você comprou faz pouco tempo? Foi feita sangria (troca do fluido de freio)? Qual o estado dos discos e pastilhas? Você tem certeza de que as lonas do freio traseiro estão boas? Você tem certeza de que os cilindros de freio do freio traseiro estão funcionando plenamente? Você tem certeza de que a membrana do hidrovácuo está boa (a marcha lenta fica irregular ou o motor "morre" quando pisa no freio)? Tem vazamento no cilindro-mestre (pare em uma subida aplicando uma força constante com o pé no pedal do freio e observe alguns segundos se o carro anda para trás ou o pedal do freio cede)? O hidrovácuo que está no carro é do ano dele? As pinças de freio são as corretas do ano dele?
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por DouglasSteuernagel Qui 6 Dez - 5:25:53

    BenKenobi escreveu:Entao Douglas, precisaria avaliar o seu freio.

    Se em algum ponto ele aqueceu demais e vitrificou o disco ou pastilha, vai perder eficiencia. Seria legal dar uma checada.

    Como esta o fluido de freio? Muita gente só olha o nivel, mas esquece que ele tem prazo de validade. Talvez seja interessante trocar, usa um dot 4 que melhora muito a eficiencia do freio.

    Como esta os flexiveis? Tem algum vazando?

    E por ultimo nao menos importante, o cilindro mestre pode estar com problema, e a borracha que veda o fluido perde acao, e deixa o fluido vazar para a parte de tras, aonde deveria ser somente acionamento do pistao. E ai acontece o que vc disse, o Pedal nao desce mais que deveria, devido passar fluido para onde nao deveria.

    Se fosse ar no sistema, se vc bombasse o pedal, o freio iria subir. Se isso acontece, é ar no sistema.

    Bom dia BenKenobi,

    Obrigado pela resposta

    Vou verificar a questão das pastilhas.. em relação ao óleo já está mais de 2 anos, realmente só verificava o nível do óleo..

    Os flexiveis estão bons, sem nenhum vazamento.

    Agora essa questão do cilindro mestre, ele iria diminuir o nível do óleo?

    Marcos Adriano escreveu:eu passei esses dias um problema bem conhecido

    meu pedal ficou meio duro e mesmo eu metendo o pé no freio o carro nao parava facil....demorava a beça pra parar....

    mas isso foi culpa do meu servo freio...furou a membrana...troquei e resolveu o problema.


    se seu carro demora muito pra parar ai pode haver algum problema no freio.....mas o fato da roda nao travar nao significa a tem algum problema....


    vale ressaltar q o freio do opala nao tem a eficiencia de um freio de carro moderno.....mas eu gosto do freio do meu.

    Bom dia Marcos Adriano,

    Obrigado pela resposta.

    No meu caso, o pedal não está tão duro, mas quando chega na metade do curso ele não desse mais, como se tivesse chegado no fim, encostado em algo..

    Então ele demora muito para parar mesmo, como posso realizar o teste do servo do freio?

    opala4cc escreveu:
    DouglasSteuernagel escreveu:Bom dia Pessoal, tudo certo?

    Estou enfrentando problemas com o sistema de freio do meu Opala 1991, quando piso forte para travar as rodas ele não trava, simplesmente vai freiando aos poucos.

    O que posso fazer? Será que tem ar no sistema? Será que a sangria dos freios resolveria o problema?

    Vale lembrar que quando piso no freio não puxa para nenhum lado, freia reto. Único problema é que se precisar freiar forte para travar as rodas, não está travando.

    Alguma sugestão?

    Desde já agradeço!

    Att,
    Douglas Steuernagel

    Douglas:

    Qual o histórico do carro? Você comprou faz pouco tempo? Foi feita sangria (troca do fluido de freio)? Qual o estado dos discos e pastilhas? Você tem certeza de que as lonas do freio traseiro estão boas? Você tem certeza de que os cilindros de freio do freio traseiro estão funcionando plenamente? Você tem certeza de que a membrana do hidrovácuo está boa (a marcha lenta fica irregular ou o motor "morre" quando pisa no freio)? Tem vazamento no cilindro-mestre (pare em uma subida aplicando uma força constante com o pé no pedal do freio e observe alguns segundos se o carro anda para trás ou o pedal do freio cede)? O hidrovácuo que está no carro é do ano dele? As pinças de freio são as corretas do ano dele?

    Bom dia opala4cc,

    Obrigado pela resposta.

    Estou com o carro faz uns 3 anos.. a menos de 6 meses foi feito uma revisão na caixa de direção, onde segundo o pessoal da mecânica foi retirado o cilindro mestre e servo de freio para retirar a caixa de direção.. disseram que fizeram esse procedimento, pois como meu carro tem coletor dimensionado, a caixa não saia por baixo.. agora não me recordo se desde aquele dia o freio ficou assim, percebi isso quando precisei utilizar o freio com mais força e o carro não parou fácil, como era antes.

    Vou verificar o disco e as pastilhas, pelo que olhei por cima está tudo certo, mas vou verificar novamente.

    Em relação a marcha lenta do carro quando piso (bombo) no freio abaixa uns 200 rpm..

    Esse teste do cilindro mestre não fiz ainda, mas pelo que me recordo ele para e não corre pra trás.

    O hidrovacuo é do ano dele e as pinças também.. até mesmo o freio funcionava muito bem, mas desse tempo pra cá ficou desse jeito.

    Att,
    Douglas
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por BenKenobi Qui 6 Dez - 5:42:08

    Não necessariamente vai baixar o fluido. Pois existe uma parede que impede dele vazar para fora do cilindro.

    Ele só perde a ação mesmo.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por opala4cc Qui 6 Dez - 7:57:26

    DouglasSteuernagel escreveu:
    BenKenobi escreveu:Entao Douglas, precisaria avaliar o seu freio.

    Se em algum ponto ele aqueceu demais e vitrificou o disco ou pastilha, vai perder eficiencia. Seria legal dar uma checada.

    Como esta o fluido de freio? Muita gente só olha o nivel, mas esquece que ele tem prazo de validade. Talvez seja interessante trocar, usa um dot 4 que melhora muito a eficiencia do freio.

    Como esta os flexiveis? Tem algum vazando?

    E por ultimo nao menos importante, o cilindro mestre pode estar com problema, e a borracha que veda o fluido perde acao, e deixa o fluido vazar para a parte de tras, aonde deveria ser somente acionamento do pistao. E ai acontece o que vc disse, o Pedal nao desce mais que deveria, devido passar fluido para onde nao deveria.

    Se fosse ar no sistema, se vc bombasse o pedal, o freio iria subir. Se isso acontece, é ar no sistema.

    Bom dia BenKenobi,

    Obrigado pela resposta

    Vou verificar a questão das pastilhas.. em relação ao óleo já está mais de 2 anos, realmente só verificava o nível do óleo..

    Os flexiveis estão bons, sem nenhum vazamento.

    Agora essa questão do cilindro mestre, ele iria diminuir o nível do óleo?

    Marcos Adriano escreveu:eu passei esses dias um problema bem conhecido

    meu pedal ficou meio duro e mesmo eu metendo o pé no freio o carro nao parava facil....demorava a beça pra parar....

    mas isso foi culpa do meu servo freio...furou a membrana...troquei e resolveu o problema.


    se seu carro demora muito pra parar ai pode haver algum problema no freio.....mas o fato da roda nao travar nao significa a tem algum problema....


    vale ressaltar q o freio do opala nao tem a eficiencia de um freio de carro moderno.....mas eu gosto do freio do meu.

    Bom dia Marcos Adriano,

    Obrigado pela resposta.

    No meu caso, o pedal não está tão duro, mas quando chega na metade do curso ele não desse mais, como se tivesse chegado no fim, encostado em algo..

    Então ele demora muito para parar mesmo, como posso realizar o teste do servo do freio?

    opala4cc escreveu:

    Douglas:

    Qual o histórico do carro? Você comprou faz pouco tempo? Foi feita sangria (troca do fluido de freio)? Qual o estado dos discos e pastilhas? Você tem certeza de que as lonas do freio traseiro estão boas? Você tem certeza de que os cilindros de freio do freio traseiro estão funcionando plenamente? Você tem certeza de que a membrana do hidrovácuo está boa (a marcha lenta fica irregular ou o motor "morre" quando pisa no freio)? Tem vazamento no cilindro-mestre (pare em uma subida aplicando uma força constante com o pé no pedal do freio e observe alguns segundos se o carro anda para trás ou o pedal do freio cede)? O hidrovácuo que está no carro é do ano dele? As pinças de freio são as corretas do ano dele?

    Bom dia opala4cc,

    Obrigado pela resposta.

    Estou com o carro faz uns 3 anos.. a menos de 6 meses foi feito uma revisão na caixa de direção, onde segundo o pessoal da mecânica foi retirado o cilindro mestre e servo de freio para retirar a caixa de direção.. disseram que fizeram esse procedimento, pois como meu carro tem coletor dimensionado, a caixa não saia por baixo.. agora não me recordo se desde aquele dia o freio ficou assim, percebi isso quando precisei utilizar o freio com mais força e o carro não parou fácil, como era antes.

    Vou verificar o disco e as pastilhas, pelo que olhei por cima está tudo certo, mas vou verificar novamente.

    Em relação a marcha lenta do carro quando piso (bombo) no freio abaixa uns 200 rpm..

    Esse teste do cilindro mestre não fiz ainda, mas pelo que me recordo ele para e não corre pra trás.

    O hidrovacuo é do ano dele e as pinças também.. até mesmo o freio funcionava muito bem, mas desse tempo pra cá ficou desse jeito.

    Att,
    Douglas

    A haste do hidrovácuo que atua no cilindro-mestre tem uma regulagem de curso. É possível que tenham mexido nisso aí e o curso do êmbolo do cilindro-mestre pode estar reduzido, prejudicando a plena frenagem.
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por DouglasSteuernagel Qui 6 Dez - 9:34:23

    opala4cc escreveu:
    DouglasSteuernagel escreveu:

    Bom dia BenKenobi,

    Obrigado pela resposta

    Vou verificar a questão das pastilhas.. em relação ao óleo já está mais de 2 anos, realmente só verificava o nível do óleo..

    Os flexiveis estão bons, sem nenhum vazamento.

    Agora essa questão do cilindro mestre, ele iria diminuir o nível do óleo?



    Bom dia Marcos Adriano,

    Obrigado pela resposta.

    No meu caso, o pedal não está tão duro, mas quando chega na metade do curso ele não desse mais, como se tivesse chegado no fim, encostado em algo..

    Então ele demora muito para parar mesmo, como posso realizar o teste do servo do freio?



    Bom dia opala4cc,

    Obrigado pela resposta.

    Estou com o carro faz uns 3 anos.. a menos de 6 meses foi feito uma revisão na caixa de direção, onde segundo o pessoal da mecânica foi retirado o cilindro mestre e servo de freio para retirar a caixa de direção.. disseram que fizeram esse procedimento, pois como meu carro tem coletor dimensionado, a caixa não saia por baixo.. agora não me recordo se desde aquele dia o freio ficou assim, percebi isso quando precisei utilizar o freio com mais força e o carro não parou fácil, como era antes.

    Vou verificar o disco e as pastilhas, pelo que olhei por cima está tudo certo, mas vou verificar novamente.

    Em relação a marcha lenta do carro quando piso (bombo) no freio abaixa uns 200 rpm..

    Esse teste do cilindro mestre não fiz ainda, mas pelo que me recordo ele para e não corre pra trás.

    O hidrovacuo é do ano dele e as pinças também.. até mesmo o freio funcionava muito bem, mas desse tempo pra cá ficou desse jeito.

    Att,
    Douglas

    A haste do hidrovácuo que atua no cilindro-mestre tem uma regulagem de curso. É possível que tenham mexido nisso aí e o curso do êmbolo do cilindro-mestre pode estar reduzido, prejudicando a plena frenagem.

    Boa tarde,

    Como posso verificar essa regulagem da haste?

    Att,
    Douglas
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por opala4cc Qui 6 Dez - 15:07:56

    DouglasSteuernagel escreveu:
    opala4cc escreveu:

    A haste do hidrovácuo que atua no cilindro-mestre tem uma regulagem de curso. É possível que tenham mexido nisso aí e o curso do êmbolo do cilindro-mestre pode estar reduzido, prejudicando a plena frenagem.

    Boa tarde,

    Como posso verificar essa regulagem da haste?

    Att,
    Douglas

    Tem um tópico aqui no fórum em que se comenta sobre isso. Eu nunca mexi nessa regulagem, então prefiro não dar instruções. Estou apenas aventando a hipótese de que mexeram nisso quando desmontaram para acessar a direção.
    Na foto do anúncio abaixo, é possível ver uma rosca na ponta da haste:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1014922028-servo-freio-opala-19791990-c5634-controil-_JM?quantity=1
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por DouglasSteuernagel Sex 7 Dez - 5:50:44

    opala4cc escreveu:
    DouglasSteuernagel escreveu:

    Boa tarde,

    Como posso verificar essa regulagem da haste?

    Att,
    Douglas

    Tem um tópico aqui no fórum em que se comenta sobre isso. Eu nunca mexi nessa regulagem, então prefiro não dar instruções. Estou apenas aventando a hipótese de que mexeram nisso quando desmontaram para acessar a direção.
    Na foto do anúncio abaixo, é possível ver uma rosca na ponta da haste:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1014922028-servo-freio-opala-19791990-c5634-controil-_JM?quantity=1

    Bom dia,

    Vou verificar hoje a noite essa regulagem e as outras coisas sugeridas pelo pessoal, depois coloco o resultado que obtive.

    Obrigado pela colaboração de todos.

    Att,
    Douglas
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por BenKenobi Sex 7 Dez - 7:31:24

    Douglas, pra acessar essa haste precisa entrar debaixo do painel no pedal do freio.

    Precisa soltar o interruptor da luz de freio, e tem um pino com uma trava que ao retirar o pedal vai subir, e vc tem acesso a ela.

    Tem uma contra porca na haste que vc solta ela, e gira a haste pra ter a regulagem, mais alta ou mais baixa do pedal. Não é dificil. Só é ruim o acesso embaixo do painel.
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por DouglasSteuernagel Sex 7 Dez - 7:34:27

    BenKenobi escreveu:Douglas, pra acessar essa haste precisa entrar debaixo do painel no pedal do freio.

    Precisa soltar o interruptor da luz de freio, e tem um pino com uma trava que ao retirar o pedal vai subir, e vc tem acesso a ela.

    Tem uma contra porca na haste que vc solta ela, e gira a haste pra ter a regulagem, mais alta ou mais baixa do pedal. Não é dificil. Só é ruim o acesso embaixo do painel.

    Bom dia BenKenobi,

    Entendi, hoje a noite quando chegar em casa, vou verificar como esta essa regulagem.

    Obrigado pela força.

    Att,
    Douglas
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3566
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por Paulo Corso Sex 7 Dez - 10:39:00

    Só cuidado para não vai enforcar o freio alterando a regulagem dessa haste. No meu inventei de alterar essa regulagem para subir um pouco o pedal de freio, ficou uma delicia, bem em cima, mas foi só o sistema aquecer que começou a prender o freio, tive que voltar a regulagem ao ponto de inicial.


    _________________
    Freio não está travando 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7174
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por opala4cc Sex 7 Dez - 11:30:31

    Paulo Corso escreveu:Só cuidado para não vai enforcar o freio alterando a regulagem dessa haste. No meu inventei de alterar essa regulagem para subir um pouco o pedal de freio, ficou uma delicia, bem em cima, mas foi só o sistema aquecer que começou a prender o freio, tive que voltar a regulagem ao ponto de inicial.

    Pois é. Acho que mexer nessa regulagem só deve ser feito depois de checar os itens que citei antes, como último recurso. Principalmente porque nunca encontrei um manual que ensinasse a regular isso aí no opala. Se tem, eu nunca li essa seção, rsrsrsrs...
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 7 Dez - 15:44:57

    ah tah


    entao se seu carro ta demorando pra parar pode haver algum problema sim...eu achava q ele parava....porem sem travar as rodas....


    sobre a regulagem quando troquei meu servo freio esses dias eu peguei um usado q eu tinha aqui....e copiei a regulagem do antigo....medindo com paquimetro.

    ficou certinho.

    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por BenKenobi Dom 9 Dez - 9:43:43

    Eu tive que mexer na regulagem do meu, pois uso um calco para afastar o hidrovacuo para o lado, por causa do coletor da quadrijet.

    Voce percebe na hora que o freio ta enforcando. Ele fica como se tivesse acionado o tempo todo. Se tentar empurrar o carro ele fica como se alguem tivesse freando.

    Não é tao dificil de perceber isso.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 9 Dez - 12:04:54

    pra vc testar o servo freio tire a mangueira q liga ele no coletor de admissão teste o freio com cuidado....pegue uma rua reta e teste primeiro em baixa velocidade....


    se vc perceber q com a mangueira ligada o freio fica muito melhor e a diferença é grande na frenagem o servo esta ok....agora se vc não perceber muita diferença entre na frenagem com mangueira ligada ou desligada ai seu servo esta com algum problema...o mais comum é o diafragma furado.

    importante nesse teste é vc isolar (fechar ou tampar) a conexão metálica q fica no coletor de admissão....se vc tirar a mangueira do servo e deixar ali aberto o motor não para ligado.
    DouglasSteuernagel
    DouglasSteuernagel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 26
    Localização : Joinville/SC
    Modelo do carro : 1991, Opala Comodoro
    1989, Chepala
    Cilindros : 6 Cilindros
    4 Cilindros
    Data de inscrição : 14/11/2016

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por DouglasSteuernagel Ter 15 Jan - 12:55:52

    Boa tarde a todos,

    Desculpa a demora da resposta.

    Consegui resolver o problema do meu carro. Verificando as opções que vocês sugeriram acabei me deparando da falta de uma porca do parafuso que segura o cilindro mestre ao servo de freio, sendo segurado somente por um dos parafusos... coloquei as duas porcas nos dois parafusos e o freio voltou a ficar muito bom como antes..

    Antes disso tudo havia feito a regulagem do pedal, onde o mesmo tinha ficado muito baixo deixando o interruptor do freio ligado direto, e o pedal bem baixo.. voltei a regulagem como estava e apertei tudo muito bem.. freio voltou a ficar muito bom como antes.

    Não sei se essa porca faltante acabou se soltando sozinho ou se aquela vez o pessoal que mexeu na caixa de direção deixou pouco apertado ou até mesmo esqueceu de colocar essa porca.

    Agradeço muito a ajuda de vocês! Consegui adquirir muitos conhecimentos com esse post!

    Vlw, até mais pessoal.

    Att,
    Douglas Steuernagel
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por BenKenobi Ter 15 Jan - 14:32:44

    Opa, que bom que resolveu.

    Agora só curtir o carro.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 15 Jan - 16:41:19

    OKK

    Conteúdo patrocinado


    Freio não está travando Empty Re: Freio não está travando

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 10:24:31