Primeiramente deve se retirar a ponta de eixo do carro, isso é muito simples, apenas retirar a campana de freio e soltar as 4 porcas que a seguram na posição, feito isso é só puxar que ela sairá, nao precisa nem abrir a tampa do diferencial.
1) Começamos pela remoção do anel de encosto, segui os passos do manual DANA, realizei um furo de 8mm no anel de encosto, mas com muito cuidado para não furar demais e pegar na ponta de eixo, e após isso bati em cima com uma talhadeira para partir o anel e conseguir retira-lo
2) Após isso, é só bater no rolamento que ele sairá também, lembrando que após retirar nenhuma peça terá condições de ser aproveitada.
3)Deve-se realizar uma boa limpeza, lixei com uma lixa 800 onde fica o retentor, para garantir uma boa vedação e boa durabilidade do mesmo.
4) Lembre-se de recolocar a chapa que segura a ponta de eixo no lugar, após ter colocado ela, coloque o retentor na posição, dessa forma:
5) Agora vem a parte que tem um certo "segredinho", a instalação do rolamento na ponta de eixo é feita usando um tubo metálico para bate-lo, de forma que ele entre alinhado, assim entrando facilmente. Se tentar ir batendo nas beiradas será muito mais dificil.
Rolamento na posição, agora arrume um tubo grande que a ponta de eixo entre dentro dele, e com a mão mesmo vá batendo e o rolamento irá entrar
Rolamento em seu lugar correto
6) Agora é a parte mais difícil e talvez polemica, hora de esquentar o anel de encosto, ele que realmente segura o rolamento ali, entra com muita pressão, por isso só entra quente, ele irá dilatar e entrar, quando esfriar vai prender muito na ponta de eixo.
Usei uma vasilha de metal, coloquei alcool dentro, fiz uma especie de "grelha" para o anel, e entao é hora de fogo! rsrs
7) Deixei por aproximadamente 10 minutos ali, e com MUITO cuidado com o fogo, utilizando um alicate retire o anel do fogo, jogue na ponta de eixo e rapidamente bata com o mesmo tubo que utilizou para colocar o rolamento, essa batida é apenas pra se certificar que ele encostou no rolamento, ele irá entrar facilmente.
8 ) Prontinho, está instalado o rolamento! Agora é só colocar no carro, com cuidado para não machucar o retentor externamente, apertar bem as 4 porcas e correr pro abraço!
Espero ter ajudado, agradeço ao Marcos Adriano que me deu ótimas dicas para esses serviço, valeu!
Qua 17 Abr - 21:02:42 por opala4cc
» DÚVIDA CRUEL - INJETADO X CARBURADO (MOTOR OMEGA/OPALA)
Ter 16 Abr - 7:22:27 por lucas krause
» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Seg 15 Abr - 20:25:22 por Marcos Marcos
» GNV Opala: manutenção na caixa comutadora IGT D1000c
Seg 15 Abr - 19:13:29 por bybecker
» Troca miolo iginiçao opala painel 76
Seg 15 Abr - 10:36:32 por Gaitablue1
» Dúvidas (Medidas) - Cabo de embreagem Opala 1988, 4cc
Seg 15 Abr - 10:09:33 por Tonho_RS
» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
Seg 15 Abr - 10:04:53 por Tonho_RS
» Ativar o Alarme Original
Sáb 13 Abr - 20:57:06 por gordovogt
» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Sáb 13 Abr - 4:18:32 por Rubão6cc