por Luiz Flavio Ter 14 Fev - 5:40:43
Bom dia a todos,
Se for possível colocar fotos das engrenagens quebradas ou gastas (moídas) facilita muito a análise do que está ocorrendo. As originais GM eram fabricadas em aço e aço dificilmente quebra, a não ser que tenha recebido um tratamento térmico que as tenha deixado duras e consequentemente frágeis demais, o que seria um erro de fabricação.
As engrenagens dos eixos comando de válvulas normalmente não são tratadas, o que para nós da Kuir, não é o ideal. Quando se estuda os metais e suas aplicações aprende-se que ao determinar o material e o tratamento térmico ou superficial de peças mecânicas que trabalharão em conjunto, deve-se dirigir a maior dureza e resistência à peça de maior custo (peça + trabalho de troca), em sacrifício do produto de menor custo e mais facilidade de manutenção. Nos motores Opala - cujo projeto inicial já tem mais de 50 anos - a GM a nosso ver, e sem nenhuma pretensão de sabermos mais que os engenheiros da montadora, errou nas especificações em pelo menos duas peças: a engrenagem do Distribuidor (se a original for mesmo de aço tratado) e os tuchos hidráulicos e mecânicos que são fabricados em aço ferramenta SAE M2. É importante repetir e destacar: Aço FERRAMENTA.
No caso da engrenagem do Distribuidor, o mercado corrigiu a falha do projeto original lançando as fabricadas em liga de Bronze. Nos tuchos a "correção" foi feita no eixo comando de válvulas com a inclusão do acabamento nitretado sobre o ferro fundido. O tema dos tuchos está sendo detalhadamente estudado por nós da Kuir em conjunto com experientes preparadores de motores, engenheiros mecânicos e metalúrgicos e em breve será destrinchado em matéria a ser publicada em nosso "site" e reproduzido aqui no Opaleiros.
A partir do lançamento dos modelos 278º para os motores Opala de 4 e 6 cilindros, os outros modelos fabricados pela Kuir (250 / 250S e 260º) passaram a ter acabamento nitretado nos ressaltos, colo da bomba e na engrenagem. Com isto, se houver perfeito casamento entre os dentes das engrenagens do eixo e do distribuidor o conjunto terá elevada durabilidade pois a nitretação em muito reduz o coeficiente de atrito. Caso o encaixe não seja perfeito, a peça pequena, de menor valor e mais fácil de trocar, é que vai ser a sacrificada.
A base de nosso trabalho é aumentar a qualidade reduzindo custos, por isto, estamos sempre abertos a receber críticas e sugestões.
Abraços a todos,
Luiz Flavio Curimbaba
kuir@kuir.com.br
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