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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Sangria do Sistema de Freios Empty Sangria do Sistema de Freios

Mensagem por fastaveira em Dom 21 Fev - 20:06:25

SANGRIA DO SISTEMA DE FREIOS

Antes de realizar o procedimento de sangria do sistema de freios de um veículo, deverá ser feita uma análise minuciosa em toda a linha a procura por vazamentos. Se caso seja feita a sangria e houver vazamentos no sistema, a sangria será prejudicada fazendo com que os freios não funcionem de forma eficiente.

Estando toda a linha de freio em perfeito estado sem vazamentos, os procedimentos e a ordem da sangria deverão ser feitos da seguinte forma:

- No veículo GM Opala a ordem de sangria se inicia sempre pela roda traseira esquerda, roda traseira direita, roda dianteira direita e finalizando na roda dianteira esquerda. Mas por quê essa ordem?

Essa ordem sempre se inicia pela roda mais distante do cilindro mestre até chegar à roda mais próxima do mesmo, cada veículo tem sua ordem de sangria, mas o procedimento de sangria que será explicado é do veículo GM Opala.

Procedimentos de sangria

Solte o parafuso sangrador que fica localizado atrás dos pratos dos freios traseiros e atrás das pinças dos discos de freios dianteiros, dependendo do instante em que estiver sendo realizada a sangria.
Com o parafuso sangrador desapertado conecte uma mangueira transparente e mergulhe sua extremidade num recipiente contendo no fundo uma pequena quantidade de fluído de freio. Com o auxílio de um ajudante, peça-o para pressionar o pedal do freio até o final e segurar, nesse ponto feche o sangrador e peça ao ajudante para aliviar o pedal lentamente. Repita esse procedimento até que não haja mais bolhas de ar e sujeira saindo pelo sangrador. Detalhe importante, observar sempre o nível de fluído de freio no reservatório não deixando faltar, caso esgote todo o fluído no reservatório, toda a linha de freio conterá bolhas de ar.

Relembrando, desaperta-se o parafuso de sangria, pressione o pedal até o fim e segure, feche o parafuso sangrador e alivie o pedal lentamente. Esse procedimento garante a eliminação total de possíveis bolhas de ar no sistema.

Limpeza e Inspeção do Sistema de Freios

Faça sempre uma inspeção e limpeza periódica no sistema de freios de seu carro, isso garante maior eficiência e segurança para o condutor e passageiros. FREIO É COISA SÉRIA, ao reparar o sistema de freio prefira componentes originais, são mais caros, (é um investimento baixo comparado com os gastos com abastecimentos), mas garantem a sua segurança. Substitua o fluído de freio a cada 2 anos (fluído DOT 3) e a cada 1 ano (fluído DOT 4 e DOT 5).

É importante a substituição do fluído de freio pelo fato do mesmo ser higroscópico, ou seja, possuir a característica de absorver a umidade existente no ar, ocasionando a diminuição do ponto de ebulição do fluído e, portanto, ficando ainda mais sujeito ao fenômeno como: Tamponamento (obstrução das linhas de freios, principalmente nas mangueiras flexíveis).

O fluído de freio é um produto perecível e a sua composição química é alterada com o passar do tempo devido ao excesso de calor e a mudança brusca de temperatura.

Ponto de ebulição dos fluídos de freios

Fluído DOT 3 – Acima de 205°C

Fluído DOT 4 – Acima de 230°C

Fluido DOT 5 – Acima de 260°C

IMPORTANTE!

Nunca substitua o fluído de freio DOT 4, por exemplo, pelo fluído DOT 3, isso ocasiona uma deficiência no sistema de freio, colocando em risco a vida do condutor e passageiros se for o caso.


Última edição por Xann em Seg 22 Fev - 11:30:58, editado 1 vez(es) (Razão : Tópico Fixado)
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Sangria do Sistema de Freios Empty Re: Sangria do Sistema de Freios

Mensagem por Jean Bida em Seg 22 Fev - 3:58:27

Legal!!! ...essa da ordem de sangria eu fazia exatamente o contrário rsrsrs...legas as dicas!!!


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Sangria do Sistema de Freios Empty Re: Sangria do Sistema de Freios

Mensagem por Xann em Seg 22 Fev - 11:30:04

Fala Fabrício! Boa velhão, com certeza é de grande utilidade essas dicas. Estou fixando esse tópico, já ví várias pessoas com dúvidas de como "sangrar" o sistema de freios. OKK


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Sangria do Sistema de Freios Empty Re: Sangria do Sistema de Freios

Mensagem por opaleiro_bva em Seg 22 Fev - 19:24:08

Bela literatura fastaveira....e Xann... valeu por ter fixado o topico... freio nao se brinca mesmo!!!rsrs Sangria do Sistema de Freios 122938
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Sangria do Sistema de Freios Empty Re: Sangria do Sistema de Freios

Mensagem por ophala76 em Seg 22 Fev - 19:53:55

fastaveira escreveu:... Repita esse procedimento até que não haja mais bolhas de ar e sujeira saindo pelo sangrador....

deixa eu ver se entendi: repita esse procedimento vc diz é: desapertar o sangrador, conectar a mangueira, acionar o pedal e segurar, apertar o sangrador, ir soltando o pedal
devagar...ae aperta de novo o sangrador, depois aperta o pedal d novo e assim sucessivamente ?

Ou depois que desapertou/apertou o parafuso sangrador e só repetir o aperta/desaperta do PEDAL ?

Outra: Não pode deixar faltar fluído no reservatorio ? Se eu for trocar um DOT 3 por um DOT 4 por exemplo, depois de realizada a sangria das rrodas e só misturar com o resto do reservatório ?

Valew aew excelente topico !
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Sangria do Sistema de Freios Empty Re: Sangria do Sistema de Freios

Mensagem por rafa.aripuana em Sab 27 Fev - 7:47:19

Muita Gente sangra dos freio bombando o pedal varias vezes e depois abrindo a sangria, eu nao acho uma boa ideia ja que nao recomendam ficar presionando o freio com o carro desligado.....

Se bem entendi, Esse esquema consiste em toda vez que vc for pisar no pedal para sangrar deve-se soltar a sangria, segurar o pedal no fundo, e antes de aliviar o pedal aperta-la(sangria) novamente, repetindo o procedimento na mesma roda ate observar que esta saindo liquido continuamente sem falhas(bolhas)....

Se for para vc trocar o liquido de freio deve-se esgotar completamente o sistema para que o mesmo receba um liquido diferente, mas nao se pode misturar os dois ja que pussuem caracteristicas diferentes......

Bom galera, se falei algo de errado por favor me corrijam.....

Valewww
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Sangria do Sistema de Freios Empty Re: Sangria do Sistema de Freios

Mensagem por Fogo em Seg 1 Mar - 9:54:52

Boas dicas eu mesmo desconhecia essa ordem de sangria
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Sangria do Sistema de Freios Empty Re: Sangria do Sistema de Freios

Mensagem por Leandro Pine em Seg 1 Mar - 10:35:35

mto bom!! eu descobri q fiz do jeito errado Razz hehehhehehe
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Sangria do Sistema de Freios Empty Re: Sangria do Sistema de Freios

Mensagem por fastaveira em Sex 5 Mar - 17:43:58

ophala76 escreveu:
fastaveira escreveu:... Repita esse procedimento até que não haja mais bolhas de ar e sujeira saindo pelo sangrador....

deixa eu ver se entendi: repita esse procedimento vc diz é: desapertar o sangrador, conectar a mangueira, acionar o pedal e segurar, apertar o sangrador, ir soltando o pedal
devagar...ae aperta de novo o sangrador, depois aperta o pedal d novo e assim sucessivamente ?

Ou depois que desapertou/apertou o parafuso sangrador e só repetir o aperta/desaperta do PEDAL ?

Outra: Não pode deixar faltar fluído no reservatorio ? Se eu for trocar um DOT 3 por um DOT 4 por exemplo, depois de realizada a sangria das rrodas e só misturar com o resto do reservatório ?

Valew aew excelente topico !

Olá amigo "ophala76", desculpe a demora em lhe responder, pois eu não estava recebendo a notificação de respostas desse tópico, mas tudo bem vamos lá, ao fazer a sangria conecte um pequeno pedaço de mangueira transparente ao sangrador e mergulhe sua ponta num recipiente com um pouco de fluído de freio, logo em seguida abra o sangrador e peça para alguém pisar no pedal de freio e segurar até o momento em que fecha-se o sangrador, daí a pessoa que está dentro do carro solta o pedal do freio devagar e assim continua o ciclo até não haver mais bolhas de ar saindo pelo sangrador e o fluído saindo limpo. Outro ponto importante é ficar sempre de olho no reservatório do freio e sempre completando o reservatório com fluído novo, nunca com o fluído que irá saindo pelo sangrador, se a caso faltar fluído no meio do processo de sangria, toda a linha que está sendo "sangrada" irá ficar com ar, entendeu. Qualquer dúvida é só perguntar.

Abraços


Última edição por fastaveira em Sex 5 Mar - 17:54:05, editado 1 vez(es)
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Mensagem por fastaveira em Sex 5 Mar - 17:48:44

Ainda sobre o processo de sangria até pode dar umas bombadas (bem devagar) no pedal do freio, mas somente quando se inicia a sangria numa roda daí o ciclo em diante para sair o ar do sistema: abre o sangrador, pisa no pedal, fecha o sangrador e solta o pedal, é sem bombar o pedal.
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Mensagem por leandro santos passos em Sex 12 Mar - 9:30:35

aproveitando o topico sobre freios alguém sabe me dizer se o cabo de aço que vai atrás em V nas duas rodas seria esse comprimento 3346mm do freio de mão ???? vou comprar mais estou em duvida em relação ao comprimento dele. descupe usar esse topico , mas pra não abrir outro topico....
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Mensagem por fastaveira em Sex 12 Mar - 10:16:42

Se o seu carro possui a alavanca do freio de estacionamento em baixo do painel é esse cabo com essa medida 3346mm.

Abraços
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Mensagem por leandro santos passos em Sex 12 Mar - 13:51:16

Sangria do Sistema de Freios 56741 valeu obrigado....
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Mensagem por chicoteixeira em Dom 30 Maio - 1:29:27

informações técnicas demais pra mim =/
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Mensagem por opalass em Dom 29 Ago - 20:13:23

caros amigos,
como regular o pedal de freio ficar mais alto?

existe algum mecanismo que bloqueia momentaneamente os freios de tras pras rodas girar livres com o freio acionado??? hehehe e depois desbloqueia
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Mensagem por doido 76 em Dom 29 Ago - 21:56:23

opalass escreveu:caros amigos,
como regular o pedal de freio ficar mais alto?

existe algum mecanismo que bloqueia momentaneamente os freios de tras pras rodas girar livres com o freio acionado??? hehehe e depois desbloqueia
sim .......... se chama line lock ........... nada mais é do q uma valvula solenoide q trava o oleo pra nao ir pras rodas trazeiras
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Mensagem por opalass em Seg 30 Ago - 1:56:58

e como regular o pedal de freio ficar mais alto?

valeu
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Mensagem por BANDIT em Seg 30 Ago - 6:30:26

Se o teu pedal está baixo , é porque tem ar no sistema...
fazendo a sangria ele volat ao normal ...
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Mensagem por opalass em Seg 30 Ago - 17:37:51

não mas,
o pedal não esta abaixando,
ele esta baixo...
queria regular...
mandei pra mecanica trocou faixa de freio, regulou certinho mas a altura o cara nao mecheu...
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Mensagem por doido 76 em Seg 30 Ago - 23:52:51

tem q regular no eixo do hidrovácuo ......... é serviço de 5 minutos ...... tem q entrar debaixo do painel do opala .... e regular com uma chave de boca (nao me lenbro qual ) no eixo q sai do hidrovácuo pro pedal .......
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Mensagem por Douglas Bay em Qui 11 Nov - 7:32:44

CARA TENHO UM TABU QUANTO A ISSO,MORRO DE VONTADE MEXER EM CASA NISSO MAS TENHO MEDO,ACHO QUE CONEGUERIA,MAS TENHO OPALA A TANTO TEMPO E AO MESMO TEMPO TENHO RECEIO D MEXER NISSO.ALGUEM ME DIZ QUE NAO É TAO DIFICIL
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Mensagem por doido 76 em Qui 11 Nov - 13:09:24

Douglas Bay escreveu:CARA TENHO UM TABU QUANTO A ISSO,MORRO DE VONTADE MEXER EM CASA NISSO MAS TENHO MEDO,ACHO QUE CONEGUERIA,MAS TENHO OPALA A TANTO TEMPO E AO MESMO TEMPO TENHO RECEIO D MEXER NISSO.ALGUEM ME DIZ QUE NAO É TAO DIFICIL
medo do q? as peças nao sao de hisopor nao....... pra estragar algo só se montar errado...... mexer em carro é igual a mexer em bicicleta ..... é só ter ferramentas Laughing
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Mensagem por Douglas Bay em Qui 11 Nov - 13:46:11

Vou mexer nisso.depois posto aqui o estrago ahahaha.
valew pela força cara.
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Mensagem por BANDIT em Qui 11 Nov - 13:52:04

Douglas Bay escreveu:Vou mexer nisso.depois posto aqui o estrago ahahaha.
valew pela força cara.

só se mantenho distante das " ferramentes de precisão " do tipo...
martelo ...marreta ....picareta ......
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Mensagem por doido 76 em Qui 11 Nov - 22:09:25

BANDIT escreveu:
Douglas Bay escreveu:Vou mexer nisso.depois posto aqui o estrago ahahaha.
valew pela força cara.

só se mantenho distante das " ferramentes de precisão " do tipo...
martelo ...marreta ....picareta ......
essa ferramentas sao boas ...... mas dever ser usadas com EXTREMA CAUTELA ...... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem por Douglas Bay em Sex 12 Nov - 5:41:43

depois vou postar umas fotos dos freios quebrados ahhahah.valew
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Mensagem por sidpime2006 em Sex 3 Dez - 16:25:53

Legal galera já mexi nos freios de todos carros que tive desde trocar lonas e pastilhas a burrinhos de roda ou mestre sangrias canos de freio de uma f-75 que não existiam mais e mandei fazer (genérico)e ainda estou aprendendo neste tópico legal mesmo valeu a pena virar opaleiro .a propósito costumo usar marreta e martelo dependendo da precisão só não a picareta porque é arriscado rsrsrs
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Mensagem por pancotti em Sab 25 Dez - 11:07:26

valeu pela dica!
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Sangria do Sistema de Freios Empty Re: Sangria do Sistema de Freios

Mensagem por cwaintuch em Qui 17 Fev - 16:51:19

Moçada:

2 perguntas:

1-Se paro minha Caravan num sinal e fico segurando o freio, sinto que ele vai baixando gradativamente e tenho que " abaixar" o pé pra ela ficar parada.
Isso seria sinal típico de ar no freio, sangrando resolve ou tem mais coisa aí?

2- Qual seria o procedimento para trocar o fluido de freio por completo?

abraço

César
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Sangria do Sistema de Freios Empty Re: Sangria do Sistema de Freios

Mensagem por BANDIT em Qui 17 Fev - 17:04:26

1 Hidrovácuo....

2- A sozinho .....abre as 4 torneria de sangria de freio e deixa vazar tudo.......leva umas 8H.
2-B com sua tia .....abra um sangrador de roda.....e peça pra ela ir bombando o pedal....3 bomabada a última segura o pé no fundo .....ai vc. sangra ( não pod e deixar secar o reservatório....) tem que ir completando lá com fluido novo ...
2-C ...auto -center......lá eles colocam uma máquina no reservatério ....e abrem as 4 sangrias de freio.....a máquina manda ar pra dentro e sai todo o fluido .....uma troca completa dessas 15min. Sangria do Sistema de Freios 218127
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Mensagem por cwaintuch em Qui 17 Fev - 18:37:36

BANDIT escreveu:1 Hidrovácuo....

2- A sozinho .....abre as 4 torneria de sangria de freio e deixa vazar tudo.......leva umas 8H.
2-B com sua tia .....abra um sangrador de roda.....e peça pra ela ir bombando o pedal....3 bomabada a última segura o pé no fundo .....ai vc. sangra ( não pod e deixar secar o reservatório....) tem que ir completando lá com fluido novo ...
2-C ...auto -center......lá eles colocam uma máquina no reservatério ....e abrem as 4 sangrias de freio.....a máquina manda ar pra dentro e sai todo o fluido .....uma troca completa dessas 15min. Sangria do Sistema de Freios 218127

Valeu bandit...
Vou tentar sangrar ( o freio..hehehe) no fim de semana para ver como fica...
Agora, se for hidrovácuo mesmo estou na roça, né???

Abs

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Mensagem por Ivo Filho em Sex 18 Fev - 8:06:16

cwaintuch escreveu:
BANDIT escreveu:1 Hidrovácuo....

2- A sozinho .....abre as 4 torneria de sangria de freio e deixa vazar tudo.......leva umas 8H.
2-B com sua tia .....abra um sangrador de roda.....e peça pra ela ir bombando o pedal....3 bomabada a última segura o pé no fundo .....ai vc. sangra ( não pod e deixar secar o reservatório....) tem que ir completando lá com fluido novo ...
2-C ...auto -center......lá eles colocam uma máquina no reservatério ....e abrem as 4 sangrias de freio.....a máquina manda ar pra dentro e sai todo o fluido .....uma troca completa dessas 15min. Sangria do Sistema de Freios 218127

Valeu bandit...
Vou tentar sangrar ( o freio..hehehe) no fim de semana para ver como fica...
Agora, se for hidrovácuo mesmo estou na roça, né???

Abs


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Se fosse do 90/91/92 ai sim estaria na roça...nao acha e quando acha é uma paulada.....


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Mensagem por cwaintuch em Sex 18 Fev - 16:56:30

Bom saber...
Valeu Ivo...
Amanhã vou ver no que dá...

Abraço

César
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Mensagem por BANDIT em Sex 18 Fev - 17:03:06

cwaintuch escreveu:Bom saber...
Valeu Ivo...
Amanhã vou ver no que dá...

Abraço

César

1° tem que ter certeza que é o hidrovácuo.....
na linha opala tem + de 10 tipos de hidróvacuo ....se realmente for ele !!!! é bom levar ele nas auto -peças ....
se não encontrar ele ......e for ad´ptar outro.....
procure os dos opalas 91/92......esse são os melhoresa de todos ......são bem cutos ....e bolachudos.... Sangria do Sistema de Freios 218127
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Mensagem por cwaintuch em Sex 18 Fev - 17:09:29

Então, Bandit...

Primeiro vou sangrar e ver se melhora pelo menos um pouco...
Sabe dizer qual diâmetro de mangueira que devo utilizar? Vi o bico sangrador no tambor mas fiquei com preguiça de deitar debaixo do carro pra ver mais de perto...dor nas costas, idade é froids...

O que vc quer dizer exatamente com " bem curtos e bolachudos"

Abs

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Mensagem por Knut em Sex 18 Fev - 17:57:57

achei isso sobre sangra freio c tive errado me corrijam ok

Só trocar o fluído, basta soltar o parafuso do sangrador e ir bombeando o fluído velho aí vai colocando fluído novo no reservatório, e depois sangrar conforme descrito abaixo.
Se quiser fazer o serviço completo e deixar tudo zerado: Retire a tampa do reservatório de fluído->desparafuse a mangueira da pinça->deixe escorrer dentro de um copo->retire a pinça->retire os pistões-> lave tudo com água e detergente->seque tudo.
Depois, se tiver ar comprimido disponível, mande um jato de ar no sistema, nas mangueiras, monte tudo no lugar, coloque fluído no reservatório, solte o parafuso do sangrador e vai acionando a manete pro fluído descer.
Quando o fluído começar a sair acione o manete e solte o parafuso do sangrador, torne a apertar o parafuso e solte o manete...e vai repetindo isso até o fluído sair sem bolhas de ar misturadas. Coloque uma mangueirinha de 6mm na ponta do parafuso (que é furado) pra recolher o fluído dentro de um copo.
Cubra o tanque pra evitar respingos.

minha duvida meu reservatorio ta praticamente vazio
na hora d faze sangria ja vai colokando oleo novo ai fas duas coisa
sangra e troka oleo
ou e melhor tira td oleo e depois recoloka oleo e faze sangria?
pergunta loka

e na caravan 88 vai quanto d oleo +- uns 400ml sei la?

Vlw
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Mensagem por cwaintuch em Sex 18 Fev - 18:04:52

Knut escreveu:achei isso sobre sangra freio c tive errado me corrijam ok

Só trocar o fluído, basta soltar o parafuso do sangrador e ir bombeando o fluído velho aí vai colocando fluído novo no reservatório, e depois sangrar conforme descrito abaixo.
Se quiser fazer o serviço completo e deixar tudo zerado: Retire a tampa do reservatório de fluído->desparafuse a mangueira da pinça->deixe escorrer dentro de um copo->retire a pinça->retire os pistões-> lave tudo com água e detergente->seque tudo.
Depois, se tiver ar comprimido disponível, mande um jato de ar no sistema, nas mangueiras, monte tudo no lugar, coloque fluído no reservatório, solte o parafuso do sangrador e vai acionando a manete pro fluído descer.
Quando o fluído começar a sair acione o manete e solte o parafuso do sangrador, torne a apertar o parafuso e solte o manete...e vai repetindo isso até o fluído sair sem bolhas de ar misturadas. Coloque uma mangueirinha de 6mm na ponta do parafuso (que é furado) pra recolher o fluído dentro de um copo.
Cubra o tanque pra evitar respingos.

minha duvida meu reservatorio ta praticamente vazio
na hora d faze sangria ja vai colokando oleo novo ai fas duas coisa
sangra e troka oleo
ou e melhor tira td oleo e depois recoloka oleo e faze sangria?
pergunta loka

e na caravan 88 vai quanto d oleo +- uns 400ml sei la?

Vlw

Ih rapaz, esta eu "passo" pro mestre Bandit...hehehe
Tá meio confusa a descrição do trampo, hein? Não entendi não, preferi a opção que o Bandit disse " 2-COM SUA TIA"...
Como não tenho tia pra ajudar, vai ter que ser a patroa mesmo pra bombaro freio amanhã..

Abs
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Mensagem por Knut em Sex 18 Fev - 18:11:24

hehehhehe
blz e q so meio ruim pra entende as coisa
tipo sab quando tem imagem intedo rapidim
hehehhehehehehhe
mas vlw vo espera pra v oq me falam
vlw
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Mensagem por cwaintuch em Sex 18 Fev - 18:13:09

BANDIT escreveu:1 Hidrovácuo....

2- A sozinho .....abre as 4 torneria de sangria de freio e deixa vazar tudo.......leva umas 8H.
2-B com sua tia .....abra um sangrador de roda.....e peça pra ela ir bombando o pedal....3 bomabada a última segura o pé no fundo .....ai vc. sangra ( não pod e deixar secar o reservatório....) tem que ir completando lá com fluido novo ...
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Knut, vai nessa que é quente...

Abs

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Mensagem por Knut em Sex 18 Fev - 18:22:02

ok vo tenta amanha eu acho
vlw
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Mensagem por cwaintuch em Sab 19 Fev - 17:12:23

Eu aaaaaaacho que consegui trocar o fluido todo...
Melhorou, mas não ficou aquela brastemp, ainda tá freiando desigual na frente, se não segurar no volante, a bicha garra o mato pra direita, que saco... Achei que poderia melhorar com a sangria, mas não adiantou...
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Mensagem por Rogerio Jesus em Sab 19 Fev - 18:02:28

cwaintuch escreveu:Eu aaaaaaacho que consegui trocar o fluido todo...
Melhorou, mas não ficou aquela brastemp, ainda tá freiando desigual na frente, se não segurar no volante, a bicha garra o mato pra direita, que saco... Achei que poderia melhorar com a sangria, mas não adiantou...

Muito provavel que seja problemas nas pinças ou discos, o meu estava assim, mandei trocar os discos e reparos da pinças, ficou zerado da pra soltar o volante na freada que vai reto.

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Mensagem por cwaintuch em Dom 20 Fev - 4:52:33

Rogerio Jesus escreveu:
cwaintuch escreveu:Eu aaaaaaacho que consegui trocar o fluido todo...
Melhorou, mas não ficou aquela brastemp, ainda tá freiando desigual na frente, se não segurar no volante, a bicha garra o mato pra direita, que saco... Achei que poderia melhorar com a sangria, mas não adiantou...

Muito provavel que seja problemas nas pinças ou discos, o meu estava assim, mandei trocar os discos e reparos da pinças, ficou zerado da pra soltar o volante na freada que vai reto.


Então, Rogerio...
Ontem aproveitei para fazer uma inspeção melhor no sistema e vi que o disco do lado esquerdo está muito ruim, cerca de 60% da área está enferrujada, e o direito não. Muito provavel que seja esta a causa sim, mas eu ainda tenho um outro agravante: Suspensão...
Vou ter que começar a preparar o bolso pra dar uma geral logo logo em freios e suspensão, pelo menos refazer todo o embuchamento, que está muito ruim também, tanto na dianteira quanto na traseira..

Obrigado pela dica, e um abraço

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Mensagem por Ivo Filho em Dom 20 Fev - 8:45:52

Depois de sangrar o freio pela quinta vez e nada de dar freio no 91, a noticia triste e cruel....hidrovácuo foi pro espaço, alguma coisa ou quebrou ou entortou la dentro, além de furar O DIAFRAGMA, o parafuso de regulagem esta quase todo solto para dar freio.....

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Mensagem por j ricardo em Dom 20 Fev - 9:40:47

Ivo Filho escreveu:Depois de sangrar o freio pela quinta vez e nada de dar freio no 91, a noticia triste e cruel....hidrovácuo foi pro espaço, alguma coisa ou quebrou ou entortou la dentro, além de furar O DIAFRAGMA, o parafuso de regulagem esta quase todo solto para dar freio.....

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falei que era hidrovácuo...
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Mensagem por gilrichardbr em Dom 20 Fev - 22:18:40

Ivo Filho escreveu:Depois de sangrar o freio pela quinta vez e nada de dar freio no 91, a noticia triste e cruel....hidrovácuo foi pro espaço, alguma coisa ou quebrou ou entortou la dentro, além de furar O DIAFRAGMA, o parafuso de regulagem esta quase todo solto para dar freio.....

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Nem em "praga" de dona onça...
Entao só resta a opçao "azar" mesmo...

Vai pedir desculpas pra "ela" pois até minha perna ficou doendo de tanto "bombar" aquele freio e nada, só faltou o Snif te ajudar... e vc ainda disse que ela nao sabia fazer o serviço, rsrsrs
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Mensagem por Ivo Filho em Seg 21 Fev - 7:11:11

gilrichardbr escreveu:
Ivo Filho escreveu:Depois de sangrar o freio pela quinta vez e nada de dar freio no 91, a noticia triste e cruel....hidrovácuo foi pro espaço, alguma coisa ou quebrou ou entortou la dentro, além de furar O DIAFRAGMA, o parafuso de regulagem esta quase todo solto para dar freio.....

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Vai pedir desculpas pra "ela" pois até minha perna ficou doendo de tanto "bombar" aquele freio e nada, só faltou o Snif te ajudar... e vc ainda disse que ela nao sabia fazer o serviço, rsrsrs


Entao, desculpas ate eu vou pedir rsrrs sp que ela nao vai ficar sabendo kkkkkkkkkkk


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Mensagem por Ivo Filho em Seg 21 Fev - 10:44:47

passei num ferro velho e o hidrovacuo do opala ja era. bom, arrastei um de monza, tirando a haste o resto é bem parecido, se der certo deu se nao der....vou esperar achar um de opala mesmo, mas recon....never.


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Mensagem por Ivo Filho em Seg 21 Fev - 19:53:59

boas noticias e uma nem tao boa assim:
O hidrovácuo do monza da certo no 91, tem apenas de fazer um trampo na haste, mas muito simples. Já montei no carro e deu freio, ou seja, proprietarios de opalas 90/91 e 92 nao precisamos mais pagar 400 reais num hidrovacuo só pq é de opala, pode comprar do monza tubarao que da certinho. assim que eu terminar eu posto um turorial de como fazer o serviço, nossa muito simples mesmo.

A noticia nao tao boa é que tirei o hidrovacuo de um monza e ja estava sem o cilindro mestre há um bom tempo. ele estava meio travado, mas peguei mesmo assim para verificar as possibilidades. o defeito é que quando piso no freio tem de puxar o pedal com a mao para voltar.
Já acertei de devolver o hidrovácuo e sair na busca de outro, vou ver um novo tbm, ja que de monza deve ser bem mais barato.

é isso.


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Mensagem por Ivo Filho em Ter 22 Fev - 12:53:12

Ja instalei um de monza mesmo novo na caixa, resolvi o problema.
So consertanto o texto acima, o cara me pediu 400,00 mas vem com o cilindro montado.

ainda sim o do monza achei a pronta entrega em todas as autopeças que liguei aqui na cidade, do opala.....nenhum.


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