Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

146 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 146 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_leftTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 BarTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_leftTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 BarTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_leftTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 BarTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_leftTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 BarTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_leftTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 BarTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_leftTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 BarTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_leftTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 BarTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_leftTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 BarTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_leftTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 BarTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_leftTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 BarTurbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bar_right 

+31
Bruno Catrambi
frederico santos
bruno silverstar83
rafaelopalaleiro
Hendrew Ramos
Sool
wyllerson punk
FERNANDO COBRA
Tiko_com88
Dhiego Michel
Ghost
Valnei
tiagostp
eduardo lopes
ricardo rick
vagnerpb
Bruno 250
funirdo
brooks
thyago
ickuss
thallisguimaraes
kaio incerte
Xann
ROBINHO
Andre Luiz Piekarczyk
Jean Bida
Eduardo SSa
cirçãopaleiro
100
jackson676
35 participantes

    Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO


    ickuss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 449
    Data de inscrição : 16/12/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por ickuss Seg 22 Dez - 19:52:46

    estou pensando nessa regulangem so para andar na cidade mesmo, quero o turbo so para dar uma aparencia ou barulho de maquina mesmo.

    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 17661
    Data de inscrição : 16/01/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por thallisguimaraes Seg 22 Dez - 19:58:14

    ickuss escreveu:estou pensando nessa regulangem so para andar na cidade mesmo, quero o turbo so para dar uma aparencia ou barulho de maquina mesmo.

    Eis a soluçao, um carro ecocomico e com barlho do turbo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85951419-turbo-virtual-tuning-apito-em-aco-forjado-importado-_JM
    a_galvao
    a_galvao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 370
    Idade : 50
    Localização : SP-Capital
    Modelo do carro : 1969 turbo injetado
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 07/01/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por a_galvao Seg 22 Dez - 20:00:55

    ickuss escreveu:estou pensando nessa regulangem so para andar na cidade mesmo, quero o turbo so para dar uma aparencia ou barulho de maquina mesmo.

    Vai de ASPIRADO que e´muito mais vantagem para vc!!!
    ickuss
    ickuss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 449
    Idade : 31
    Localização : Goíania - Goías
    Modelo do carro : Caravan diplomata 89
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 16/12/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por ickuss Seg 22 Dez - 20:05:01

    a_galvao escreveu:
    ickuss escreveu:estou pensando nessa regulangem so para andar na cidade mesmo, quero o turbo so para dar uma aparencia ou barulho de maquina mesmo.

    Vai de ASPIRADO que e´muito mais vantagem para vc!!!

    mais aspirado bebe muito mais. alguem sabe quanto um 4cc com injeçao faria com turbo 0.5 bar?
    thyago
    thyago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 314
    Localização : piauí
    Data de inscrição : 20/03/2009

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por thyago Seg 20 Abr - 14:55:04

    Sou de teresina-PI,gostaria de saber como fazer a vedação no coletor do opala turbo pra não ficar queimando a junta do tampão direto e que preparo devo fazer num 3e para render uns 240 cvs com 0.8kg .urgente me ajudem,sou fã de vcs.
    brooks
    brooks
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4
    Idade : 41
    Localização : araucaria pr
    Modelo do carro : Opala 1975
    Data de inscrição : 20/04/2009

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por brooks Qui 23 Abr - 21:58:05

    Blza Galvão?
    Cara notei que vc manja pra caramba de mecânica e tudo mais hehehe
    Me diga uma coisa se instalasse essa fuel tech em um motor de omega 4.1 ou 3.0 original daria alguma diferença em questão de potencia???
    Seria bom???Cara me diga outra vc quem instalou a fuel tech no seu opala e as outras coisas tbm???Se foi vc parabéns hein que capricho cara...
    Quando for turbinar o meu opala vou te dar um toque para vc fazer hehehe blza???
    thyago
    thyago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 314
    Localização : piauí
    Data de inscrição : 20/03/2009

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por thyago Ter 12 maio - 17:57:59

    Olá Galvão,estou pretendendo preparar opala 6cc álcool turbo com 0.6 ou 0.8 de pressão e tenho dúlvidas na escolha do comando,pois queria deixar o comando original,mas penso que vai descarregar tuchos e/ou ficar meio manco.Queria uns 250 cvs carburado com 3e.Se colocar comando mecânico com tuchos mecânicos além de ficar barulhento tenho dúvida se devo trocar balanceiros,pratos ,travas,válvulas(molas sei que precisa para evitar flutuação de válvulas:duplas ou triplas MARCA ?).Uma outra opção é o comando do ômega com 266° e parece que lob 112° ideal para turbo,o que vc acha tb dessa opção?.Desde já agradeço pela atenção.
    funirdo
    funirdo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 187
    Idade : 40
    Localização : Sumaré-SP
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1986
    Cilindros : 6CC 4.1/Sti - futuro
    Data de inscrição : 29/03/2009

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por funirdo Ter 12 maio - 23:34:57

    otimo topico.....qndo foi esse acidente de moto? tomara q vc esteja bem......

    achu que temos que mudar o nome de forum para manual do opaleiro.......muito conteudo.....nem procuro mais no google venho direto aqui....

    parabens a todos....
    funirdo
    funirdo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 187
    Idade : 40
    Localização : Sumaré-SP
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1986
    Cilindros : 6CC 4.1/Sti - futuro
    Data de inscrição : 29/03/2009

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por funirdo Ter 12 maio - 23:39:17

    ickuss escreveu:
    a_galvao escreveu:
    ickuss escreveu:estou pensando nessa regulangem so para andar na cidade mesmo, quero o turbo so para dar uma aparencia ou barulho de maquina mesmo.

    Vai de ASPIRADO que e´muito mais vantagem para vc!!!

    mais aspirado bebe muito mais. alguem sabe quanto um 4cc com injeçao faria com turbo 0.5 bar?

    aqui no clube tem 2 opala 4cc turbo e 1 caravan 4cc mas esta montando ainda.....

    o Rocha diz que o dele faz uns 6 ou 7 KM de boa na pista naum sei a pressão q ele anda
    segue um video do carro dele (4cc de .50)....

    Bruno 250
    Bruno 250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2
    Localização : Campo Grande-MS
    Data de inscrição : 12/05/2009

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por Bruno 250 Sáb 16 maio - 20:38:30

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 562542 Tenho um Opala 88 4 cilindros que uso no dia a dia qual melhor turbina usar sem elevar a niveis altos o risco de quebra já que uso no dia dia.
    funirdo
    funirdo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 187
    Idade : 40
    Localização : Sumaré-SP
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1986
    Cilindros : 6CC 4.1/Sti - futuro
    Data de inscrição : 29/03/2009

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por funirdo Dom 17 maio - 18:00:36

    o rocha que citei acima ele vai trabalhar todos os dias com o carro dele, teve um fds que ele participou de uma arrancada e ficou em 2º, tudo isso sem quebra.......
    funirdo
    funirdo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 187
    Idade : 40
    Localização : Sumaré-SP
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1986
    Cilindros : 6CC 4.1/Sti - futuro
    Data de inscrição : 29/03/2009

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por funirdo Dom 17 maio - 18:14:41

    segue video dele na arrancada, nessa ele deu na saveiro......rsrs

    funirdo
    funirdo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 187
    Idade : 40
    Localização : Sumaré-SP
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1986
    Cilindros : 6CC 4.1/Sti - futuro
    Data de inscrição : 29/03/2009

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por funirdo Seg 18 maio - 0:17:53

    para andar turbo o que seria melhor tucho hidraulico ou tucho mecanico? ou tanto faz......
    thyago
    thyago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 314
    Localização : piauí
    Data de inscrição : 20/03/2009

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por thyago Seg 25 maio - 17:25:02

    quais as mudanças que devo fazer no motor pra turbo num opala 6cc álcool carburado?Quero atingir entre 240 e 275cvs com 0.6 ou 0.8 de pressão.
    thyago
    thyago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 314
    Localização : piauí
    Data de inscrição : 20/03/2009

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty dúvida

    Mensagem por thyago Ter 17 Nov - 20:48:51

    a_galvao escreveu:(POST SOBRE LITERATURA DE CARROS TURBIBNADOS)


    MATERIAL RETIRADO DE OUTRO SITE:







    [Matéria]Turbinas
    por Rick o 2008-01-31, 02:33

    Fala galera, resolvi criar esse tópico, assim como o Rafa.rio pra compartilharmos conhecimento. Nesse caso a discução será sobre turbinas.



    Índice:
    1- Carcaças e rotores.
    2- Válvula de alívio.
    3- Válvula de prioridade.
    4- Tipos de carcaça.
    5- Quantidade e montagem.



    1- Carcaças e rotores.

    A turbina nada mais é que um reaproveitamento dos gases do escape pra forçar o ar na admissão com pressão e volume como mostra a figura abaixo:


    A figura mostra a carcaça quente (ligada na descarga) e a carcaça fria (ligada na admissão).

    A carcaça fria ou compressor é responsável pela compressão do ar, e a carcaça quente ou turbina é responsável por movimentar a fria e jogar fora o gás da combustão.

    Podemos dizer que quanto maior a carcaça, maior a potência fornecida ao motor, podemos citar um exemplo báscio:

    Carcaça fria ou compressor

    .42 = Fornece até 200cv adicionais ao motor
    .50 = Fornece até 300cv adicionais ao motor
    .60 = Fornece até 350cv adicionais ao motor
    .70 = Fornece até 400cv adicionais ao motor

    OBS: A tabela acima foi criada a partir dos rotores originais das turbinas.

    Tamanho da carcaça medida em A/R:


    OBS2: A carcaça fria ou compressor influência no lag da turbina, devido a velocidade do ar, que será comentado abaixo.

    E assim por diante, mas uma observação importante, é que o que faz realmente a potência é o tamanho do rotor da turbina. Então se uma pessoa está dizendo que possui uma turbina .42/.48 (leia-se: carcaça fria .42 e carcaça quente .48 ), não está dizendo nada!

    Um rotor menor fornece uma velocidade de ar maior e menor ganho de potência, devido ao baixo volume, um rotor maior fornece uma velocidade de ar menor e maior ganho de potência.

    Rotor:




    Agora sobre a carcaça quente ou turbina. É ela responsável principalmente pela rotação de funcionamento do turbo (LAG - leia-se demora ao a turbina começar a "soprar")

    Uma carcaça menor o ar ângula mais em cima do rotor fazendo com que ele gire mais rápido, porém esse ângulo faz com que os gases produzidos em rotação maior, desacelere gerando "contra-pressão". Contra-pressão gera calor, calor faz os gases se espandirem, não tendo aonde ir e retornando ao cilindro, causando o chamado flutuamento das válvulas. A perdas de potência tanto no flutuamento, quanto no calor e velocidade de saída dos gases.

    Em termos práticos, carcaça quente menor = pegada rápida, e sem final no carro.

    Já uma carcaça quente maior, o ar ângula menos fazendo com que o rotor gire mais lentamente, esse ângulo faz com que o fluxo de gases na descarga flua sem restrição, reduzindo em muito a contra-pressão. Ar mais frio resultado em camara de combustão mais fria, não flutuamento das válvulas, não gerando potência e sim "deixando de perder".

    Em termos práticos, carcaça quente maior = menor pegada e muita final do carro.

    O carro além de girar mais, ele é mais solto e a potência vem em rotação maior, dando a impressão de carro girador.

    Retornando aos rotores, quanto maior o rotor, maior o fluxo e LAG da turbina.

    Um pecado cometido é aumentar e muito a carcaça fria e pra compensar o LAG, diminuir a carcaça quente do carro, você estara trocando 6 por meia dúzia.

    Outro erro é em se usar rotor grande demais em carcaça quente pequena, já que o princípio de ângulo é o mesmo, e de qualquer forma terá LAG devido ao tamanho e peso do rotor.

    Uma das informações mais legais faladas no próprio site da Garrett é que a utilização de uma carcaça quente maior em um rotor pequeno ou manter o mesmo rotor, aumenta em muito o fluxo, até melhor do que a adição de um rotor grande.





    2- Válvula de alívio.

    É a válvula responsável pela regulagem da pressão do turbo. Existe dois tipos distintos: Wastegate e Pop-Off.

    A válvula Wastegate, é acoplada ao coletor de escape da turbina, tendo a função de liberar o excesso de gases do escapamento (bypass). Sua arquitetura é simples, é uma válvula de cabeçote com mola de alta carga. Quando a pressão do escapamento aumenta, essa válvula é empurrada fazendo com que uma parte dos gases não mais passe pela turbina, diminuindo sua pressão.



    Esse alívio de gases pode ser devolvido a descarga após a turbina ou jogado pra fora (gerando o famoso barulho de turbo "rasgando"). A vantagem de se jogar pra fora é a baixa contra-pressão. Ao retornar de volta a descarga os gases "freiam".

    Existe dois tipos de válvulas Wastegate, interna e externa. A interna é acoplada a turbina e a externa ao coletor. Ambas tem o mesmo funcionamento, porém desempenho diferente, devido a interna aliviar somente pra descarga. Segue as fotos abaixo:

    Interna:


    Externa:




    A válvula Pop-off, é uma válvula pós compressor, sua função é liberar o excesso de ar criado pela turbina. Diferente da Wastegate que é acoplada no escape, ela é ligada na admissão.

    Uma de suas vantagens é a baixa presença de LAG, pois a turbina gira em sua máxima capacidade, diminuindo o LAG. Porêm o tempo de vida útil da turbina é reduzido e essa mesma válvula gera muita contra-pressão.

    [FOTO]





    3- Válvula de prioridade.

    Essa válvula também é conhecida como válvula de espirro ou Blow-off, sua função é de desviar o ar gerado pela turbina, quando a borboleta da admissão (tanto carburado, quanto injetado) estiver fechada.



    Um exemplo prático: Uma turbina em funcionamento empurrando 1bar de pressão, ao soltar o acelerador pra aonde esse ar irá sair? É ai que entra a válvula de prioridade, sem ela a turbina "freia" ou gira ao contrário gerando danos irreversíveis, além de LAG.

    Existe dois tipos de válvulas de prioridade, a normal e a sequencial. A normal é comum nos carros turbos, gerando o famoso "espirro", e a sequencial, alívia gradativamente, fazendo com que a turbina não desacelere e ao mesmo tempo não trave, gerando o barulho famoso em carros japoneses: "tshi - tshi - tshi - tshi".





    4- Tipos de carcaça.

    A carcaça fria da turbina está dividida em dois modelos: normal e refluxo.

    A carcaça fria refluxo, há uma abertura em sua lateral pro ar comprimido da turbina retornar a sua entrada fazendo com que não haja turbulência ou "falta de ar" na entrada da turbina.

    Podemos ver essa abertura nessa foto e ao lado uma carcaça normal:


    Sua vantagem é de eliminar "buracos" e falta de ar na entrada da turbina, em termos de performance, o ganho em CV, em relação a outra é em torno de 20cv.



    Já a carcaça quente está dividida em dois modelos: monofluxo ou pulsativa (também chamado de duplofluxo).

    A carcaça quente monofluxo, tem uma única entrada de gases e não responde bem a diferentes tipos de carga do motor, porêm tem maior performance em fluxo se ela trabalhar com um coletor que atenue a pulsação de gases do escape. Caso o mesmo não atenue, os gases pulsarão e um cilindro atrapalhará o outro.



    A carcaça quente pulsativa ou duplofluxo, possui duas entradas de gases, fazendo com que a pulsação de um cilindro não atrapalhe o outro. Com isso a turbina responde melhor em diferentes tipos de carga do motor, tendo melhor rendimento em baixas rotações.



    OBS: O certo é utilizar: coletor mono + turbina mono ou coletor pulsativa + turbina pulsativa.
    OBS2: É possível utilizar coletor pulsativo + turbina mono, o contrário não.





    5- Quantidade e montagem.

    Já ouviram falar de bi-turbo, tri-turbo, quadri-turbo? Comentarei agora sobre quantidade de turbinas e sua montagem.

    Existe dois tipos de montagem: a paralela e a sequencial.

    A paralela, em um exemplo de motor 4 cilindros bi-turbo, cada turbina estará ligada a um par de cilindros. Sua função é reduzir o LAG, tornando a resposta da turbina muito alta em traçados misto. O efeito volumétrico produzido pela carcaça fria é similar de uma única turbina grande. Porêm a obrigação de se usar turbinas pequenas nessa montagem faz com que o motor gere contra-pressão.



    Uma outra utilização obrigatória desse modelo paralelo, é dos motores em V e boxer, aonde você é obrigado a utilizar duas turbinas, uma pra cada lado do motor.



    Sequencial, é uma montagem aonde uma turbina joga seu fluxo em outra. Sua utilização é bem rara, e eficiência nesse sistema é difícil de se alcançar. O fluxo de gases da carcaça quente da primeira turbina, joga na carcaça quente da segunda e o fluxo de ar da carcaça fria da segunda joga na carcaça fria da primeira.



    OBS: Em ambas as montagens é obrigatório o uso de turbinas em tamanhos iguais, caso não seja, funcionará mas não trará eficiência, pois uma turbina estragará o fluxo de gases do motor.





    Matéria feita por Ricardo de Oliveira Calmon.
    Fontes: Garrett, Biagio e Google. QUAL TURBINA DEVO USAR COM 3E E 0.6KG PARA RUA 250CVS?
    ESTOU PENSANDO NUMA BIAGIO .70 .70 COM EIXO 58MM E ROTOR 56MM,O QUE ACHA?


    MSN: ssj4_gogeta_ssj4@hotmail.com
    E-Mail: rick.c4@globo.com

    Bom, por enquanto é só, em breve estarei adicionando outros detalhes sobre turbo.
    OBS: Não falarei sobre trim, isso vai pra uma matéria mais pro.
    vagnerpb
    vagnerpb
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 204
    Idade : 36
    Localização : Pato Branco Pr
    Data de inscrição : 02/02/2009

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por vagnerpb Sex 11 Dez - 3:57:22

    A-galvão

    Sei q o tópico é turbo mais poste ai umas fts da tua reliquia, aproveite o tópico ae, abração
    ricardo rick
    ricardo rick
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 737
    Idade : 43
    Localização : campinas sp
    Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
    Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
    Cilindros : 6cil
    4cil
    Data de inscrição : 07/07/2010

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por ricardo rick Dom 18 Jul - 12:38:07

    blz Galvão cara muito obrigado pela ajuda mas aonde eu consigo suporte pra colocar segundo bico e se eu usar digipulse da certo me manda mais detalhes do projeto pra mim ,me passa o seu msn e muito obrigado msm cara dia 25/7/10 vai ter encontro de opala aqui em campinas no shoping galeria tem comom vc trazer o seu carro,(eu esquesi cara vc ñ pode dirigir mas daria um geito né um motorista pra vc vim.)boas melhoras e vlw att Ricardo
    a_galvao
    a_galvao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 370
    Idade : 50
    Localização : SP-Capital
    Modelo do carro : 1969 turbo injetado
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 07/01/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por a_galvao Dom 18 Jul - 15:38:25

    ricardo rick escreveu:blz Galvão cara muito obrigado pela ajuda mas aonde eu consigo suporte pra colocar segundo bico e se eu usar digipulse da certo me manda mais detalhes do projeto pra mim ,me passa o seu msn e muito obrigado msm cara dia 25/7/10 vai ter encontro de opala aqui em campinas no shoping galeria tem comom vc trazer o seu carro,(eu esquesi cara vc ñ pode dirigir mas daria um geito né um motorista pra vc vim.)boas melhoras e vlw att Ricardo

    ola, o acidente ocorreua um tempo, ja estou reabilitado. Porem o encontro e' afastado.
    O suporte de bico encontra-e no mesmo local da compra o gerenciador, a adaptacao se faz num torneiro.
    Se for para usar o a digipulse, deixe com o carburador mesmo.
    ricardo rick
    ricardo rick
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 737
    Idade : 43
    Localização : campinas sp
    Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
    Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
    Cilindros : 6cil
    4cil
    Data de inscrição : 07/07/2010

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por ricardo rick Dom 18 Jul - 22:37:04

    Em primeiro lugar quero agradecer sua atenção,mas vamos que entereça oque vc me aconselha qual modolo eu devo usar uma his me manda fotos do motor do seu 6cc to no aguardo vlw AttRicardo.
    a_galvao
    a_galvao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 370
    Idade : 50
    Localização : SP-Capital
    Modelo do carro : 1969 turbo injetado
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 07/01/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por a_galvao Dom 18 Jul - 23:20:33

    ricardo rick escreveu:Em primeiro lugar quero agradecer sua atenção,mas vamos que entereça oque vc me aconselha qual modolo eu devo usar uma his me manda fotos do motor do seu 6cc to no aguardo vlw AttRicardo.
    Para qualquer modulo que utilize,nao esqueca que vc ira montar o MAPA todo.
    Desta forma utilizando a Megasquirt, tera um forun todo para lhe auxiliar neste trabalho.
    ricardo rick
    ricardo rick
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 737
    Idade : 43
    Localização : campinas sp
    Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
    Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
    Cilindros : 6cil
    4cil
    Data de inscrição : 07/07/2010

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por ricardo rick Dom 18 Jul - 23:29:42

    blz Galvão ,mas vc ta usando a megasquirt a onde eu compro´ela aqui em Campinas vc sabe quanto vou pagar tira uma duvidas eu to usando 6x2 será que vai atrapalhar em estalar tbi vc sabe amedia q faz com injeção me manda fotos do seu 6cc vlw
    ricardo rick
    ricardo rick
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 737
    Idade : 43
    Localização : campinas sp
    Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
    Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
    Cilindros : 6cil
    4cil
    Data de inscrição : 07/07/2010

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por ricardo rick Seg 19 Jul - 10:47:33

    bom dia Galvão cara ficou bom msm o trabalho seu ;me manda mais fotos do seu motor ea onde eu compro o suporte pra colocar o bico auxiliar ea megasquirt vlw cara até mais
    a_galvao
    a_galvao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 370
    Idade : 50
    Localização : SP-Capital
    Modelo do carro : 1969 turbo injetado
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 07/01/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por a_galvao Seg 19 Jul - 10:54:33

    ricardo rick escreveu:blz Galvão ,mas vc ta usando a megasquirt a onde eu compro´ela aqui em Campinas vc sabe quanto vou pagar tira uma duvidas eu to usando 6x2 será que vai atrapalhar em estalar tbi vc sabe amedia q faz com injeção me manda fotos do seu 6cc vlw

    foto esta no post:
    http://www.opaleirosdoparana.com/preparacao-f30/relatosfatosprocedimentos-e-regulagem-p-instacao-do-turbo-t1046.htm

    Compra da Mesquirt mod. Light da MSRacing valor de R$600,00 no site: http://www.megasquirtracing.com.br/ os responsaveis do site se encontra aqui; no forum na MEGA procurar por PIU e RICARDO: http://forum.msbr.com.br/index.php

    Ou o KIT parcial por R$ 229,00 no SITE; http://msbr.com.br/magento/mega-squirt/parciais
    ricardo rick
    ricardo rick
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 737
    Idade : 43
    Localização : campinas sp
    Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
    Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
    Cilindros : 6cil
    4cil
    Data de inscrição : 07/07/2010

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por ricardo rick Seg 19 Jul - 21:00:51

    eai Galvão td ok cara do lado da tbi tem uma peça igual a adpitação (tecnil),pra que serve o que vc acha compro o kit parcial ou completo,como eu falo com RICARDO ou PIU VLW CARA ATÉ MAIS
    a_galvao
    a_galvao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 370
    Idade : 50
    Localização : SP-Capital
    Modelo do carro : 1969 turbo injetado
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 07/01/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por a_galvao Seg 19 Jul - 21:34:57

    ricardo rick escreveu:eai Galvão td ok cara do lado da tbi tem uma peça igual a adpitação (tecnil),pra que serve o que vc acha compro o kit parcial ou completo,como eu falo com RICARDO ou PIU VLW CARA ATÉ MAIS

    Cadastre no http://forum.msbr.com.br/index.php
    e tera resposta para tudo
    ricardo rick
    ricardo rick
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 737
    Idade : 43
    Localização : campinas sp
    Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
    Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
    Cilindros : 6cil
    4cil
    Data de inscrição : 07/07/2010

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por ricardo rick Seg 19 Jul - 22:43:05

    O Galvão eu estava vendo as fotos que vc me mandou e vi q tem outra Tecnil do lado da TBI esta ligado uma mangueira azul pra que serve,cara teria como vc ir no encontro de opala aqui em campinas dia 25/07 pra gente tirar umas duvidas mas obrigado pela força até mais .....
    ricardo rick
    ricardo rick
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 737
    Idade : 43
    Localização : campinas sp
    Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
    Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
    Cilindros : 6cil
    4cil
    Data de inscrição : 07/07/2010

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por ricardo rick Seg 19 Jul - 22:56:30

    Galvão ñ consigui falar nem com Ricardo e nem Piu mas se vc sober como eu compro a mega direto me avise até mais
    ricardo rick
    ricardo rick
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 737
    Idade : 43
    Localização : campinas sp
    Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
    Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
    Cilindros : 6cil
    4cil
    Data de inscrição : 07/07/2010

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por ricardo rick Qua 21 Jul - 12:22:10

    Galvão me manda mais detlhes do seu projeto obrigado
    ricardo rick
    ricardo rick
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 737
    Idade : 43
    Localização : campinas sp
    Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
    Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
    Cilindros : 6cil
    4cil
    Data de inscrição : 07/07/2010

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty duvidas

    Mensagem por ricardo rick Qua 21 Jul - 23:28:55

    Galvão tem como vc trazer o seu opala6cc turbo no galeria em campinas neste domingo vai ter encontro de opala obrigado pela atenção
    a_galvao
    a_galvao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 370
    Idade : 50
    Localização : SP-Capital
    Modelo do carro : 1969 turbo injetado
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 07/01/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por a_galvao Qui 22 Jul - 0:02:46

    ricardo rick escreveu:Galvão tem como vc trazer o seu opala6cc turbo no galeria em campinas neste domingo vai ter encontro de opala obrigado pela atenção
    Ola , esta extendendo muito, se cadastre no forun e usufrua de toda informação.
    ricardo rick
    ricardo rick
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 737
    Idade : 43
    Localização : campinas sp
    Modelo do carro : opala ano 90 motor 250s Injetado
    Monza SL/E 2.0 completo Ano 90
    Cilindros : 6cil
    4cil
    Data de inscrição : 07/07/2010

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por ricardo rick Qui 22 Jul - 0:13:00

    Galvão desculpame se estou te atrapalhando mas obrigado pela atenção eu ja me cadastrei ,so queria tirar umas duvidas mais vlw até mais
    eduardo lopes
    eduardo lopes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 63
    Idade : 38
    Localização : Itaipulandia PR
    Modelo do carro : Caravam 76 4 cil
    diplomata 86 6cil
    Cilindros : 4cil/6cil
    Data de inscrição : 04/12/2010

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por eduardo lopes Sáb 4 Dez - 23:12:04

    achei que eu era louco por opala mas eu vi que tem gente que ganha de mim /abraços...
    avatar
    tiagostp
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 143
    Localização : curitiba
    Modelo do carro : diplomata coupe 1988 preto cadillac.
    Cilindros : 6 cilindros turbo
    Data de inscrição : 13/05/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por tiagostp Qui 17 Fev - 13:23:18

    funirdo escreveu:para andar turbo o que seria melhor tucho hidraulico ou tucho mecanico? ou tanto faz......

    me metendo um pouco.....eu tenho um 6cc. turbo e ando por enquanto com tucho hidraulico, por causa do silencio do motor...ninguem imagnina q é mexido e meu comando é para tucho hidraulico..uso do omega 4.1.......mas outra vantagem do hidraulico é q vc pode errar mais.....rsrsrsr........pois se fosse mecanico.....erro...passo de giro.....bye bye motor....rs
    Valnei
    Valnei
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 88
    Idade : 53
    Localização : curitiba
    Modelo do carro : 1976 - Comodoro - 2 portas
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 27/08/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por Valnei Sex 29 Abr - 15:21:40

    Preciso uma ajuda quanto a preparação de um motor 4800(292). tenho rodando no carro um 4400 aspirado e este 4800 gostaria de fazer turbo, mais forte...tenho diferencial dana 44. A dúvida é se este motor é bom para turbo, e se poderia me passar uma receita de preparação...
    Ghost
    Ghost
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2412
    Modelo do carro : Caravan 84/85
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 12/12/2011

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por Ghost Qua 14 Dez - 21:55:10

    Maior problema do turbo é a legalização, aqui em capanema (no Paraná), nem com reza não legaliza ...

    Minha recomendação pra quem for turbinar sua opaleira, que se informe sobre a legalização no seu estado primeiro ....

    Dá uma incomodação federal se não legalizar e 'cair' uma vezinha que for numa blitz ...


    _________________
    Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

    Vendidos:
    Positivo Positivo Positivo Positivo
    Dhiego Michel
    Dhiego Michel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 768
    Idade : 36
    Localização : Curitiba - PR
    Modelo do carro : OPALA Comodoro 86"
    Cilindros : 6cil - 250 pol³ - 4.100cc
    Data de inscrição : 26/07/2010

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por Dhiego Michel Qua 14 Dez - 22:20:36

    Altos CURSO!!! uahsuahsuahsuahs

    Também tenho vontade de motar um 4cil Turbo, o que me falta é a coragem $$$$$ uashuahsuhasuhaush
    Tiko_com88
    Tiko_com88
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 37
    Idade : 31
    Localização : joinville SC
    Modelo do carro : opala comodoro SL/E 2.5 Álcool azul safira
    Cilindros : 4 cilindros a Álcool
    Data de inscrição : 10/03/2010

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por Tiko_com88 Seg 23 Abr - 21:41:56

    a_galvao escreveu:Obrigado amigos pela elogio, rsrsrs!!!

    Mas nao sei nao.... apenas falo um pouco a mais, já parece que sabe muito...!!!! RSRSRS...


    OBS); postei algumas fotos novas que estam na maq.fotografica, quem se interessar de uma re-vista no topico ...

    OBS II); aproveitando, o TEMA injecao eletronica e´um MITO muito mal exclarecido... o USUARIO 100 tem muito material CONCEITUAL sobre o ASSUNTO... poderiamos fazer um post sobre o tema....


    Galvão boa noite,essa explicação me ajudou muito,aprendi muitas coias que ainda não conhecia,apesar de não conhecer muito,mas o basico eu sei hehe,então estou pra montar meu 6cc turbo mais nas oficinas os mecanicos pedem um projeto detalhado de marca de peças tamanho da turbina quais tipos de peças como comando,tuchos,válvulas,molas etc, eu até tinha feito um projeto mas lendo os tópicos aqui eu vi que não resultaria em coisa boa hehe,então venho lhe pedir ajuda para montar meu projeto sendo que pretendo andar em pistas, mas será mais pra rua mesmo,eu estava pensando em 450 ou 500cv,aprox.

    se puder me ajudar ficarei muito grato!

    desde já obrigado!

    Anderson.
    Ghost
    Ghost
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2412
    Modelo do carro : Caravan 84/85
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 12/12/2011

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por Ghost Ter 24 Abr - 14:28:52

    Desculpa a pergunta, mas 450cv já não é d+ pra rua não? Vai gastar boleiras com câmbio e diferencial ... Fora freios e etc que vai ter de mexer ... Se estiver disposto a isso é diferente hehehe ,é por isso que estou me metendo ai e perguntando hehehe ...


    _________________
    Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

    Vendidos:
    Positivo Positivo Positivo Positivo
    FERNANDO COBRA
    FERNANDO COBRA
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 49
    Localização : Arapongas Parana
    Modelo do carro : Diplomata sedan 85 preto.
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 28/03/2009

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por FERNANDO COBRA Seg 7 maio - 11:53:15

    O que fazer pro meu opala ficar mais economico na estrada, preciso fazer uma viagem total de 900Km,
    o preço que ta o etanol 1,98 ta de matar.
    Eu queria ir de opala nao com outro carro.
    To usando pressao 1,2bar pistao gasolina cabeçote gasolina rebaixado 2mm,
    e gicle 195 e segundo ta 240. turbina .70/50 mono enche com 2,700
    Nunca viajei com ele sera que vai fazer
    uns 5 na estrada andando 100km/h diferencial 2,73.
    se eu abaixa pressao melhora?

    Marcosfogaça gosta desta mensagem

    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por wyllerson punk Seg 7 maio - 12:34:47

    FERNANDO COBRA escreveu:O que fazer pro meu opala ficar mais economico na estrada, preciso fazer uma viagem total de 900Km,
    o preço que ta o etanol 1,98 ta de matar.
    Eu queria ir de opala nao com outro carro.
    To usando pressao 1,2bar pistao gasolina cabeçote gasolina rebaixado 2mm,
    e gicle 195 e segundo ta 240. turbina .70/50 mono enche com 2,700
    Nunca viajei com ele sera que vai fazer
    uns 5 na estrada andando 100km/h diferencial 2,73.
    se eu abaixa pressao melhora?

    diminuir a pressao pra viajar evita risco de quebras, isso eu sei...
    Sool
    Sool
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 721
    Idade : 34
    Localização : Indaiatuba/SP
    Modelo do carro : Opala 87 cupe
    Cilindros : 6 Cc injetado
    Data de inscrição : 08/08/2010

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por Sool Sáb 30 Jun - 6:58:33

    Galvão gostaria que você tirasse uma duvida minha

    Tenho um Opala 87 6Cc álcool e to decidido a montar um turbo nele !

    Vamos lá !

    Tenho uma .70 ,
    diferencial do Dodge v8 já adaptado
    cambio 4 Marchas Ré pra frente
    Comando 288
    Bomba de combustível do GTI c/ dosador grande

    Quero montar com um fueltech ! Pressão com 1kg !

    Qual modulo da fueltech eu uso ? ft200 ou ft300 ?
    Qual bicos eu uso ?
    Qual distribuidor eu uso ?
    È melhor roda fonica ? tem aqui em indaiatuba uma Polia Dumper c/ roda fonica integrada R$ 600 reais !
    Fora o modulo da fueltech eu tenho que compra mais alguma coisa ?
    O cambio original do 6Cc 4Marche é pra frente aguenta 1kg de pressão ?

    E a duvida que me mata !
    E a suspensão ? tem como deixar o carro mais estável ?

    OBS: to querendo montar um carro para pista pois viajo com frequência !

    Bom Desculpa desde já esse monte de pergunta mas é que ela fica entalada na cabeça rsrssrsrsr


    Desde já GRATO pela atenção !
    Hendrew Ramos
    Hendrew Ramos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2
    Localização : maringa pr
    Data de inscrição : 28/04/2013

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por Hendrew Ramos Sáb 1 Jun - 19:40:39

    amigos queria umas dicas para meu opala 4cc quero uma preparaçao leve! primeiro queria saber qual a melhor turbina marca e tamanho? um amigo disse para usar um carburador 3e nao quero nada grandioso somente um kit turbo o carro é para trabalho passeio e tudo mais entao nao pode ser muita coisa todas as dicas sao bem vindas desde qual escape qual bobina e tudo mais agradeço desde ja abraço!
    rafaelopalaleiro
    rafaelopalaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 882
    Idade : 34
    Localização : PALMAS-PR
    Modelo do carro : Diplomata 1989 4

    Caravan 75 Rat.
    Data de inscrição : 18/10/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por rafaelopalaleiro Qua 1 Jan - 0:12:06

    shushsushsu um amigo instalou no opala dele a algum tempo atras e acho que gastou uns 250 conto de alcool ate dar acerto mais fico show de bola..
    https://www.youtube.com/watch?v=pa0IwOVySeQ
    a_galvao
    a_galvao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 370
    Idade : 50
    Localização : SP-Capital
    Modelo do carro : 1969 turbo injetado
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 07/01/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por a_galvao Dom 21 Dez - 19:50:56



    Com intuito a ajudar a quem tem duvidas e curiosidades na instalacao de um opala turbinado e injetado, segue abaixo uma nova instalacao, para quem esteja turbinando ou injetando.


    O inicio motor original e carburado
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 PA310002_zpsf5eab1c5


    Travar o distribuidor pois o avanco sera dado pela injecao electronica
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 PB080009_zpsd8b23672


    rebater o paralama interno para caber o compressor:
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Rebaterparalamainterno_zps99045876

    Calçar o coxim para caber a turbina:( detalhe na foto soldar elos de corrente para segurar o motor caso o coxim arrebente)
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Coximreforcado_zpsa2fa23fc


    Retorno no carter:
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 PB290271_zps5db19bb3

    Troca dos casquilhos:
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 PB290275-Copy_zps0de5b45b

    Capricho para o motor:
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 PB300280_zps8c3a21f6

    Adaptacao da TBI Monza sobre o coletor 3-E
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 FlangeadaptacaoTBI_zpsc3d67afd


    Pre-montagem do motor, para verificacao do casamento do kit de turbine e injecao
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 PC030278_zps92a65d21

    Visualizacao do sistema instalado
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Montagemnocofre_zps46a7aee7

    Troca da mangueira de alimentacao
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Substituicaodalinhadecombustivel_zpsab08a9aa

    Aumento no diametro da entrada de retorno do tanque;
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Retornocombtanqueplastico_zpsb07f5c4e

    Fixacao da bomba de combustivel , no memso suporte do filtro de combustivel original para Opala 91>>Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Bombacombustivel_zps01fa9024

    O tanque de plastic do Opala moderno e' mais largo que o tanque de ferro, entao a bomba na cabe no local tipo de instacao:
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Tanquedeplasticomaior_zps34097e01



    Instalacao do no chicote da injecao:
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Instalacaodochicote_zps78ee24dc

    Trabalho finalizado na caixa de fusivel e drive de bico
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Caixadefusiveledrivedebico_zpsfefdea3e


    Chicote da injecao e suporte basculante para fixacao do modulo
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Fiodesensoresinjecao_zpsbeb1b522

    Suporte para a instrumentacao:
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 PB150008_zps2fb518da

    Instrumentacao instalada
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Suportefinalinstrumentacao_zps7e53c651


    Montagem do modulo de Injecao. Foi utilizado a placa megasquirt mini, com as modificacoes necessarias para atribuir controle de ignicao e Bluetooth
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Modulomegasquirtminicomfiltrodeentrada_zpsd7431788
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Modulomegasquirtminicomplacaauxiliar_zps1538fd8c

    Modulo instalado na caixa
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Modulomegasquirtminicomplacaaduxiliarfinalizado_zpsc6d6bb7d

    caixa instalada sobre suporte basculante abaixo do porta luva
    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Modulomegasquirtencaixado_zps095a56d1


    Para a megasquirt funcionar adquadamente, na aplicacao monoponto Opala, e' necessario recompilar o codigo fonte para que o volume maximo de aceleracao rapida seja alterado de 25 para 50miliseg.
    Assim segue roteiro para correcao no codigo fonte:
    - Baixar o codigo fonte
    ( http://www.msextra.com/doc/auth.php?f=ms1extra/Downloads/ )
    - Selecionar o arquivo: hr_10g.zip ou hr_11d.zip
    - Na pasta src localizar o arquivo fonte: msns-extra.asm
    - Abrir o arquivo no bloco de notas
    - localizar a palavra " lda #$64 ; accel is in 0.1ms units "
    - alterar #$64 para #$C8
    - Salvar o arquivo e fechar.
    - na mesma pasta src execute o COMPILE.BAT
    - sera gerado o arquivo msns-extra.s19
    - este eh novo codigo que sera regravado sobre seu modulo megasquirt
    - copie este arquivo e sobreescreva na pasta raiz onde esta o download-firmware
    - ligue o modulo megasquirt(MS-I) e conecte o cabo serial
    - execute o arquivo download-firmware
    - sera perguntado qual porta serial sera utilizado do PC
    - Sera perguntado se o codigo eh o basico B&G
    - comecara o download proximo de 1700linhas
    - no final pede para teclar qualquer techa do pc
    - por fim o modulo megasquirt reseta.
    Modulo atualizado.

    O QUE SERA MODIFICADO NA FUNCIONALIDADE DO MODULO.
    - alteracao do limite de 25 miliseg para 50miliseg na aceleracao rapida.
    - a ferramenta continuara com limite de 25miliseg, porque o protocolo de comunicacao e' de 1byte e nao suporta valor superior a 25,5
    - Para adeguar o uso da ferramenta com o novo limite do modulo, todo valor de calibracao na aceleracao rapida eh multiplicado por 2. Assim se na ferramenta estiver 20miliseg no modulo esta 40miliseg efetivamente.



    Para referencia quem esteja na empreitada de fazer algo semelhante em sua casa no final de semanas, o custo ficou em R$ 3.468,90, com excessao do preço do kit turbo pois meu amigo ja o tinha.



    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 21 Dez - 20:08:41

    Realmente é trabalhoso mas deve valer a pena


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 14tyfko
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por frederico santos Dom 21 Dez - 21:19:58

    Parabéns pelo post Galvão.Te enviei um MP para tirar umas dúvidas..
    Bruno Catrambi
    Bruno Catrambi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 100
    Localização : rio de janeiro
    Modelo do carro : 77 4 portas luxo
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 16/09/2014

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por Bruno Catrambi Qui 2 Jul - 21:31:58

    Parabéns, pelo tópico!
    CruzOpala
    CruzOpala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 142
    Idade : 30
    Localização : São José dos Campos
    Modelo do carro : Opala Especial 1976
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 21/12/2013

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por CruzOpala Qui 2 Jul - 21:44:49

    a_galvao ....PARABÉNS cara...excelente tópico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Junior Calheiro
    Junior Calheiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 29
    Idade : 37
    Localização : Americana-SP
    Modelo do carro : Opala 1971 gran luxo turbo
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 22/09/2015

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por Junior Calheiro Dom 26 Jun - 19:48:37

    Boa noite Galvão td na paz? Belo projeto parabéns...Tenho um opala e estou dando uma estudada na melhor forma de turbinar e pelo visto vc entende e muito rsrs....vc poderia de ajudar???

    Meu opala é um 1971 3800 gasolina, com cambio do dodge 3 marchas na coluna, dana 44 3,54, cabeçote do ômega, TBI, Flautas vou montar a injeção do ômega no bloco do opala, comando do ômega, ft 300 na roda fônica, bomba da mercedes...

    Obrigado abração....
    a_galvao
    a_galvao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 370
    Idade : 50
    Localização : SP-Capital
    Modelo do carro : 1969 turbo injetado
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 07/01/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por a_galvao Seg 27 Jun - 8:02:43

    Junior Calheiro escreveu:Boa noite Galvão td na paz? Belo projeto parabéns...Tenho um opala e estou dando uma estudada na melhor forma de turbinar e pelo visto vc entende e muito rsrs....vc poderia de ajudar???

    Meu opala é um 1971 3800 gasolina, com cambio do dodge 3 marchas na coluna, dana 44 3,54, cabeçote do ômega, TBI, Flautas vou montar a injeção do ômega no bloco do opala, comando do ômega, ft 300 na roda fônica, bomba da mercedes...

    Obrigado abração....

    Ola amigo, como sujestao:
    - utilize o modulo original do omega e algum outro modulo como suplementar. Isso sera infinitamente mais barato e lhe dara menor dor de cabeça para regular

    Mas caso ainda necessite por um modulo de injecao, opte pela megasquirt. E fuja de todas essas outras FT Pandoo e compania!

    FT pandoo e outras e´otima para dar "tirinho de farol a farol", e nao para uma carro de cotidiano!
    6caneco81
    6caneco81
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 36
    Idade : 32
    Localização : Santo André
    Modelo do carro : Opala 1981 modelo 88 (não fui eu mais esta bem feito) 4 portas Verde 6 cilindros 4.100cc
    Opala 1975 Coupê Verde (em fase de restauração PARADO) 4 cilindro 2.500cc
    Cilindros :

    Data de inscrição : 12/12/2014

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por 6caneco81 Sáb 25 Mar - 22:15:31

    esse topico tem que ser utilidade publica infinita, parabens. ajudará muita gente, por muito tempo.

    a_galvao gosta desta mensagem

    a_galvao
    a_galvao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 370
    Idade : 50
    Localização : SP-Capital
    Modelo do carro : 1969 turbo injetado
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 07/01/2008

    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por a_galvao Sex 14 Ago - 21:29:22

    6caneco81 escreveu:esse topico tem que ser utilidade publica infinita, parabens. ajudará muita gente, por muito tempo.

    Ola amigos,

    fico bem gratificado que ao longo dos 9 anos de postagem inicial,
    o material ainda serviu para auxiliar alguns Opaleiros.

    Obrigado pelo respeito e consideraçoes de todos

    Conteúdo patrocinado


    Turbo - Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO - Página 2 Empty Re: Relatos,Fatos,Procedimentos e Regulagem p/ instacao do TURBO

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 19:18:50