Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Como prender o vidro na máquina de vidro?
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 EmptyQua 17 Abr - 21:02:42 por opala4cc

» DÚVIDA CRUEL - INJETADO X CARBURADO (MOTOR OMEGA/OPALA)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 EmptyTer 16 Abr - 7:22:27 por lucas krause

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 EmptySeg 15 Abr - 20:25:22 por Marcos Marcos

» GNV Opala: manutenção na caixa comutadora IGT D1000c
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 EmptySeg 15 Abr - 19:13:29 por bybecker

» Troca miolo iginiçao opala painel 76
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 EmptySeg 15 Abr - 10:36:32 por Gaitablue1

» Dúvidas (Medidas) - Cabo de embreagem Opala 1988, 4cc
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 EmptySeg 15 Abr - 10:09:33 por Tonho_RS

» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 EmptySeg 15 Abr - 10:04:53 por Tonho_RS

» Ativar o Alarme Original
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 EmptySáb 13 Abr - 20:57:06 por gordovogt

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 EmptySáb 13 Abr - 4:18:32 por Rubão6cc

Quem está conectado?

106 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 105 visitantes :: 2 motores de busca

Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_right 
tabarbosa (16850)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_right 
Rubão6cc (15334)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_right 
BANDIT (13573)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_right 
Xann (10394)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_right 
j ricardo (9376)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_right 
Jean Bida (9320)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_leftradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Barradiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Bar_right 

+48
Goettens
Murilo R
chevy250
Sergio Rocha
tagliaferro
Rubão6cc
Was
rafaelopalaleiro
Mirão
Bruno Medeiros
felipeleox
Leo773
Smoke
Diegoj
rysnn12
Fábio Hoelscher
Sr.Bianchi
Glaucio Missioneiro
IVAN4100
adpachec
willian fóquinha
luciano76
mauriciodonizetifernandes
Buke_78 luxo
^Marcos^
modonesi
ickuss
evandro de angelis
andersonopala
czvelho
Chiko
pcsilva
Pedro Malta
Rodrigo ss
Jcarlos
s4bb4th
Fogo
parra
nicolas opaleiro
davigarducho
BANDIT
tabarbosa
raphaelcaronti
branco 75
mjpalmonari
Ivo Filho
Paulo Corso
Jeferson ARARAQUARA SP
52 participantes

    Aditivo ou fluido no radiador


    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 15334
    Data de inscrição : 14/02/2013

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Rubão6cc Dom 20 maio - 13:26:22

    Sergio Rocha escreveu:Srs essa discussão sobre usar somente água é velha pra kct. Usar somente água ferra com a mola da tampa do radiador, válvula termostática, cabeçote, boma dágua, selos e radiador.
    Quando se usa somente água não tem como não estragar essas peças. Colocar aditivo depois de usar água por muitos anos, normalmente limpa o radiador e os selos  e eles vazam. Simples assim.
    Deve-se usar aditivo de qualidade, e não essas porcarias coloridas que vendem por aí.
    Agora, cada um faz o que quer com o seu carro. Só não ensinem coisas erradas aos novatos.

    Não querer usar aditivo é problema de cada um. Agora é indiscutível que ferra com o carro.
    sds

    ganhou um ponto

    Was
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 95
    Data de inscrição : 08/02/2017

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Was Sex 28 Set - 17:27:24

    Agora gente, olha a importância do Forum e mante-lo ativo: a gente vai discutindo assuntos e tudo vai ficando registrado.
    Olha só: náo me lembrava que em Maio deste ano coloquei aditivo no radiador. E por sorte, os selos não vazaram!
    Mas eu tive um pequeno problema;
    1) descobri porque meu carro consumia 1lt de água/200km: uma barra de ferro, que sustenta a parte debaixo do radiador estava quebrada; pingava ali.
    2) Ao sair da minha garagem, o radiador raspou na calçada e quebrou aquele suporte embaixo que mantém ele no lugar.

    Meu mecânico colocou-o de volta e aproveitei para trocar os selos.
    Mas infelizmente ele não trocou; achou que aparemente eles estavam bons e era melhor arriscar rodar do que trocar desnecessariamente .

    Eu agora vou colocar aditivo nele; ou vou esperar minhas férias acabarem, pois não quero correr risco agora de usar ele pra viajar e me dar pau no meio da estrada.

    Que aditivo vocês me recomendam?
    Was
    Was
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 95
    Idade : 38
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Standard 1977
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/02/2017

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Was Sex 28 Set - 17:28:21

    Qual aditivo vocês recomendam?
    raphaelcaronti
    raphaelcaronti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8744
    Idade : 31
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Caravan STD 1982
    Caravan STD 1976[em obras]
    Renault Sandero
    Opala Diplomata 1988[EX]
    Opala Diplomata SE 88/89(EX)
    Opala Deluxo 1970 (EX)
    Caravan deluxo 1977 151 (EX)
    Gol MI 1998[EX]
    Caravan Diplomata 1987[EX]
    Classic 08/09 (EX)
    Opala STD 1975 (EX)



    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 30/10/2008

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por raphaelcaronti Sex 28 Set - 17:56:44

    O manual recomendava o etilenoglicol azul
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Sergio Rocha Sex 28 Set - 18:06:20

    Collants, é o antigo paraflu muito bom
    Petronas tb bom

    Tem diversos
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1522
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Murilo R Sex 28 Set - 19:21:11

    esses aditivos e o mesmo que por agua com kissuco no radiador no manual dos opala recomendam colocar 10 ml de oleo solúvel por litro dgua é isso que eu faço
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 595
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por chevy250 Sex 28 Set - 19:42:09

    Existe picaretagem no mercado, é claro.

    Mas empresas sérias vendem aditivos que contem tanto os anti-corrosivos como o anti-congelante. O importante para o Brasil é o anti-corrosivo e nem tanto o anti-congelante. Embora o aditivo també aumente um pouco o ponto de ebulição, este é bem mais sensivel à pressão do sistema (aqui quem comanda é a tampa do radiador).

    Existem diversas marcas de aditivos muito boas e sérias.

    Eu uso o Radcool da Bardhal já há 4 anos e inclusive fiz um teste de corrosão em casa e compartilhei aqui no forum.
    Veja que com apenas 10% de aditivo a atuação é impressionante versus a água pura.

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t38518-testes-de-corrosao-agua-x-aditivo
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Sergio Rocha Sex 28 Set - 19:47:43

    Só solúvel, e usado para refrigeração em cortes. Não tem anticorrosivo na sua fórmula.

    Mas, como eu disse lá em cima cada um faz o q quiser.
    Goettens
    Goettens
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 161
    Idade : 32
    Localização : RS
    Data de inscrição : 19/03/2016

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Goettens Sáb 29 Set - 10:12:56

    Qualquer aditivo que contenha etilenoglicol ou monoetilenoglicol basta.

    Deve-se usar com água desmineralizada preferencialmente na proporção 50/50, ou até 30/70 (30% de aditivo e 70% de água).
    felipeleox
    felipeleox
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 971
    Idade : 29
    Localização : JARAGUÁ DO SUL - SC
    Modelo do carro : Opala 1982 - Câmbio na Coluna
    Del Rey L 1990

    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 25/04/2015

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por felipeleox Sáb 29 Set - 11:34:43

    uso somente desta marca a aproximadamente 3 anos (junto com água desmineralizada):

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 3297010

    adriano_ribeiro
    adriano_ribeiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 51
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 89
    Chevelle Malibu 74
    Cilindros : 6 Cilindros
    6 Cilindros automático 3m
    Data de inscrição : 17/02/2019

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por adriano_ribeiro Sáb 13 Jul - 16:54:56

    Preciso fazer essa limpeza com urgência!!
    dydy d'agostino
    dydy d'agostino
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 17
    Localização : PR - Londrina
    Data de inscrição : 26/07/2019

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por dydy d'agostino Sex 26 Jul - 14:12:16

    Jeferson ARARAQUARA SP escreveu:Aditivo ou fluido nos radiadores dos opala 4cc ou 6cc, qeria sabe se vcs aprovam ou tem auguma restriçao sobre o asunto (ou se tem augum produto qe eu possa estar colocando p/ evitar ferrugen aqecimento e outros problemas relacionados ao mesmo, aguardo sujestao e criticas)...

    assim como nosso amigo paulo também só coloco água e óleo solúvel, aprovo
    Evandropd
    Evandropd
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3
    Idade : 32
    Localização : Farroupilha
    Modelo do carro : Opala comodoro 80 2p 4 cilindros
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 08/10/2022

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Sóbre radiador

    Mensagem por Evandropd Sex 5 Abr - 7:55:35

    Opa tudo bem
    Meu opala está com o motor todo feito minha dúvida é coloca aditivo ou óleo solúvel?
    com água desmineralizada
    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 935
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Tonho_RS Sex 5 Abr - 17:27:04

    Evandropd escreveu:Opa tudo bem
    Meu opala está com o motor todo feito minha dúvida é coloca aditivo ou óleo solúvel?
    com água desmineralizada

    Se o motor foi feito, está limpo, com selos novos, bomba d'água, válvula termostática, radiador, tampa do radiador, tudo em perfeito estado, use aditivo.

    O óleo solúvel só vai conferir proteção contra a corrosão, mas não tem as propriedades de antifervura e antibolhas que um bom aditivo tem.

    Meu opala já chegou a 110ºC em trânsito pesado (temperatura auferida digitalmente pelo módulo de injeção) sem ferver, graças ao aditivo (e do sistema de arrefecimento em dia), se fosse apenas água ou água e óleo solúvel eu estaria em apuros.
    Goettens
    Goettens
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 161
    Idade : 32
    Localização : RS
    Data de inscrição : 19/03/2016

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Goettens Sex 5 Abr - 20:32:44

    Sempre água desmineralizada + aditivo com etilenoglicol/monoetilenoglicol (nada de água colorida que se passa por aditivo) na proporção aproximada de 50% água - 50% aditivo.

    Óleo solúvel é muito básico e traz pouca proteção. Um bom aditivo protege contra corrosão, fervura, congelamento, criação de bolhas de ar, e incrustação.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15334
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Rubão6cc Sex 5 Abr - 22:36:04

    Eu sempre usei esse aditivo no Opala:

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 1

    O problema é que com o passar do tempo ficou bem caro (como tudo no Brasil)...como no meu caso (sistema com 12 litros) tenho que comprar uns 5 frascos acaba saindo bem caro fazer manutenção e limpeza no sistema de arrefecimento.

    E essas coisas realmente funcionam! Antes de colocar aditivo eu lia em diversos posts aqui no fórum que se o sistema estivesse usando água haveria o risco dos selos estourarem. Mas foi batata. Da primeira vez que coloquei aditivo usei um do tipo superconcentrado. Em 3 meses os selos do cabeçote furaram. Só use o aditivo abaixo se o sistema estiver em dia ou se você tiver com manutenção já programada e não se importar de os selos furarem:

    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 2


    _________________
    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

    Conteúdo patrocinado


    radiador - Aditivo ou fluido no radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo ou fluido no radiador

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr - 4:25:33