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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Mensagem por leorodrigues80 em Seg 2 Ago - 19:08:38

Pessoal, boa noite.

Estou querendo adaptar bomba elétrica no meu 6cc. Qual bomba devo colocar, considerando que meu motor não é 250/S, é apenas 4.1/S, Alcool rodando de gasolina, bura DFV446?
E qual dosador de combustivel é melhor, o pequeno ou o grande?

Abraços a todos
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Mensagem por BANDIT em Seg 2 Ago - 19:16:29

Coloca uma DPL que vai embora no mamometro dá 6kg
na linha vc. usa 0,4 a 0.5 .....
Pode comprar o dosador da beep pequeno .....
Talvez isso melhore um pouco a DFV ....
Se trocar a DFV por uma Motorcraft ...vai ter + alegria que esse Road Runner.... Bomba elétrica. 218127
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Mensagem por Wevertonvb em Ter 3 Ago - 8:09:34

leorodrigues80 escreveu:Pessoal, boa noite.

Estou querendo adaptar bomba elétrica no meu 6cc. Qual bomba devo colocar, considerando que meu motor não é 250/S, é apenas 4.1/S, Alcool rodando de gasolina, bura DFV446?
E qual dosador de combustivel é melhor, o pequeno ou o grande?

Abraços a todos
No meu caso uso uma bomba de monza mesmo, custa 100 reais e dá conta do meu 6 cc a álcool com Weber 44. Opala aspirado e carburado precisa de vazão de combustível e não de pressão, então não ter a menor necessidade de se utilizar bomba de GTI ou maiores, a bomba do monza gera 4 bar de pressão e vc usará entre 0,3 e 0,4 bar na linha de combustível. Uso dosador pequeno mesmo.
Também uso dois filtros de combustível do gol mi, uma antes da bomba e uma depois, assim garante que não vá sujeira para bomba e a estrague cedo assim como já vi bomba estragar com 100 km por causa da sujeira do tanque do opala.
Como vai mexer no tanque, tz seja interessante em fazer um catch tank pequeno mesmo como fiz no meu, para garantir que sempre haverá combustível na bomba. Meu opala é exclusivo de rua.
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Mensagem por doido 76 em Ter 3 Ago - 10:39:59

a bomba de gti ..... a de monza ...... e a de mercedez dpl ......... tem a mesma vazao ........ 120 lbs ....... só muda a pressao q elas suportao .....
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Mensagem por leorodrigues80 em Qui 12 Ago - 12:21:37

Pessoal, boa tarde.

Uma autopeças aqui em minha cidade disse que a bomba eletrica do monza, kadett é igual. Porem disseram que a pressão máxima dela é de 1,5 bar.
Considerando a distância do tanque atéo DFV446 (que é maior do que num monza ou kadett), será que essa bomba com 1,5 bar da conta sem dar falta?
Eu não vou rodar de turbo não. Não pretendo.

Abraços a todos
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Mensagem por Paulo Corso em Qui 12 Ago - 13:38:30

mas pq vc quer usar bomba elétrica??


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Mensagem por parra em Sex 13 Ago - 17:55:17

Paulo Corso escreveu:mas pq vc quer usar bomba elétrica??
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Mensagem por a_galvao em Sex 13 Ago - 18:17:03

parra escreveu:
Paulo Corso escreveu:mas pq vc quer usar bomba elétrica??
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Mensagem por parra em Seg 16 Ago - 16:55:18

so um comentario: uma das coisas que mais gosto em minha caravan 1983 é a simplicidade. Todas as bombas mecanicas, élice do radiador mecanica, carburador ... acho lindo a simplicidade e robustez dessa parte do opala, puro como deve ser um motor de verdade. A bateria so serve pra ligar o bixo ... coisa linda ... carro novo, para a bateria, nada mais funciona, nada ... então um opala quanto mais eletronico vejo como fonte de problemas igual os carros mais novos ... é compo Mad max amigo, se cair uma bomba de EMP na terra, o opalão é so dar tranco e sair andando ! []'s ! huahuah !

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Mensagem por Paulo Corso em Seg 16 Ago - 18:28:50

Se for só pra não dar falta esquece, o meu 250S gira bem pra caramba entra na faixa vermelha do conta giros sem dar falta, mesmo tendo retorno, sendo o seu um 4.1s normal a bomba original da conta do recado com folga.


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Mensagem por leorodrigues80 em Qui 16 Set - 18:22:18

PEssoal, boa noite.
Realizei a adaptação da bomba eletrica. Ganhei certa economia de combustivel pois o excesso agora volta para o tanque. Precisei colocar um dosador pequeno. Com isso tbm resolvi outro problema.... o problema de vasamento do DFV446. Como agora não tenho mais excesso de combustivel pq ta voltando para o tanque, o DFV não vaza mais. O unico inconveniente é EU ter que ligar e desligar a bomba manualmente... Mas ta valendo... Não vou vender o carro mesmo rsrsrs Isso é o de menos. Pelo menos quem abre o capo do motor nem percebe que tem bomba eletrica. Carro original.

Obrigado a todos que responderam meu topico.
Forte abraço.
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Mensagem por raphaelcaronti em Qui 16 Set - 18:33:08

usou qual bomba?
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Mensagem por leorodrigues80 em Qui 16 Set - 19:06:12

raphaelcaronti escreveu:usou qual bomba?

Usei a bomba do Monza/Kadett. 1,5 bar.
Tbm usei dosador pequeno HP e mangueiras de injeção eletrônica para linha principal de combustivel. Para o retorno usei a linha original mesmo.

Não desativei a bomba mecanica não. Coloquei ela em Loop, com combustivel dentro. Caso eu fique sem bomba eletrica de repente.

Abraços
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Mensagem por kaio incerte em Qui 16 Set - 19:16:09

mas voce quer a bomba para performance economia,nao intendi
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Mensagem por leorodrigues80 em Qui 16 Set - 19:22:39

Economia de combustivel. Com a bomba eletrica e dosador, agora eu tenho retorno do excesso de combustivel para o tanque. O carro não afoga mais (fato que ocorre de vez em quando em qualquer carburado sem retorno), o DFV 446 não vaza mais (comum nos 446) e por isso o carro está mais economico.

Abraços
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Mensagem por BANDIT em Qui 16 Set - 19:48:57

Que bom que resovel o problema .....
Um eletrecista coloca na chave a ligação da bomba ...o meu é assim deu contato a bomba funciona ...mas também tenho a chave caça pra desativar ela manualmente ....
provavelmente até melhore ela na DFV ...
O problema é que a DF pra andar bem ( pra DF é claro...) a boia tem que tar lá em cima ....dai quando vc. para o carro e dá na partida dá aquele tucho de fumaça e fica o essessso em baixa .....coisa fina DF ...sem falar que assim mesmo na alta quase falta .......
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Mensagem por Eder Harisson em Seg 19 Nov - 16:22:25

Conforme fui montando minha mecanica (ainda não acabei), usei muito os tópicos do fórum, então só pra tentar dar um retorno, posto aqui um video de uma das vantagens que eu tive ao instalar bomba eletrica
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Mensagem por Marcos Adriano em Seg 19 Nov - 17:02:30

olha eder....minha internet ta muito ruim nem assisti seu video


porem sempre digo isso: antes de montar meu comando de omega sempre tive um pé atraz devido a instalacao da bomba eletrica.....


apos montado realmente vi as vantagens dela....gostei de mais do sistema eletrico....nem foi preciso instalar dosador....fiz um retorno simples com um T e esta assim ha mais de 2 anos tranquilamente.

unico medo q eu tenho é dela queimar numa viagem e me deixar na mao Sad


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Mensagem por Eder Harisson em Seg 19 Nov - 17:10:43

poisé, no meu caso a mecânica tava ruim, dava excesso em baixa e falta em alta. Montei a bomba do monza, dosador pequeno regulado em 0,28.
Vantagens que eu tive até agora: como deixo o carro parado muito tempo, eu desligo a bomba e deixo o carro funcionando até secar a cuba e ainda injeto depois pra esvaziar o q fica no diafragma. Quando vou funcionar é só ligar a bomba, rapidamente enche a cuba e é só bater na chave, antes tinha q ficar girando muito tempo até chegar combustivel, detonando a bateria.
O funcionamento fica muito mais estável, não da falta, não da excesso.
A desvantagem seria realmente a fragilidade de alguma falha elétrica, eu levo uma bomba original no porta mala e qualquer coisa monto ela pra acabar de chegar. Mas sinceramente, as bombas mecânicas também estão sujeitas à problemas. A elétrica bem montada, filtros adequados, sucesso.
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Mensagem por Marcos Adriano em Seg 19 Nov - 17:56:15

Eder Harisson escreveu:poisé, no meu caso a mecânica tava ruim, dava excesso em baixa e falta em alta. Montei a bomba do monza, dosador pequeno regulado em 0,28.
Vantagens que eu tive até agora: como deixo o carro parado muito tempo, eu desligo a bomba e deixo o carro funcionando até secar a cuba e ainda injeto depois pra esvaziar o q fica no diafragma. Quando vou funcionar é só ligar a bomba, rapidamente enche a cuba e é só bater na chave, antes tinha q ficar girando muito tempo até chegar combustivel, detonando a bateria.
O funcionamento fica muito mais estável, não da falta, não da excesso.
A desvantagem seria realmente a fragilidade de alguma falha elétrica, eu levo uma bomba original no porta mala e qualquer coisa monto ela pra acabar de chegar. Mas sinceramente, as bombas mecânicas também estão sujeitas à problemas. A elétrica bem montada, filtros adequados, sucesso.


eu tbem uso do monza....a famosa foguetinho....nao uso dosador...nao da falta e nem exesso.....é de boa...funciona bem


eu tbem faço esse esquema de desligar ela antes de afogar o carro....quando eu paro no portao ja desligo ela e entro na garagem...o tempo de abrir entrar e fechar o portao ja seca a cuba....fazia isso principalmente esses dias atraz q tava no alcool....pois meu 3E é gasolina....


eu nao tenho esse plano B da bomba original....por isso tenho uma outra eletrica q usei durante um ano guardada no porta mala....se a q eu uso pifar e a do porta mala tbem tiver pifada ai a solucao é por fogo na caravan.


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Mensagem por Tito Fernandes em Seg 19 Nov - 18:16:44

Aproveitando o tópico, levei o carro pra refazer minha carburação DFV 446 que estava dando excesso de gasolina e afogando direto... O mecânico trocou os giclês, que eram pra álcool, trocou a bóia que estava encharcada e regulou.
A marcha lenta ficou muito boa e o carro não está mais afogando, mas está falhando em alta e até apagando na subida...
Ele me falou pra trocar a bomba de gasolina porque está dando pouca vazão... faz sentido, se antes da mexida isso não acontecia?
Se tiver mesmo que trocar a bomba, vale a pena comprar uma mecânica ou elétrica?
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Mensagem por chevy250 em Seg 19 Nov - 18:42:07

Acho que uma das vantagens é não ficar com a cuba seca. Para quem anda só de final de semana, é um ritual ter que colocar gasolina por cima do carburador e dar partida umas 2 ou 3 vezes. Eu faço isso para evitar de ficar girando o motor no arranque só para encher a cuba.
Mas acaba é enchendo o saco rssss

Com bomba elétrica, ligou a cuba tá cheia né? Deve pegar na hora.
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Mensagem por Eder Harisson em Seg 19 Nov - 19:37:25

chevy250 escreveu:Acho que uma das vantagens é não ficar com a cuba seca. Para quem anda só de final de semana, é um ritual ter que colocar gasolina por cima do carburador e dar partida umas 2 ou 3 vezes. Eu faço isso para evitar de ficar girando o motor no arranque só para encher a cuba.
Mas acaba é enchendo o saco rssss

Com bomba elétrica, ligou a cuba tá cheia né? Deve pegar na hora.


sim, no video que postei mostro exatamente isso, encheu injetou é só bater na chave. No caso dessas weber chinesas se ficar combustivel na cuba, 3 dias é suficiente pra entupir tudo de gel no caso do alcool
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Mensagem por GustavoZorzi em Seg 19 Nov - 22:37:34

Tito Fernandes escreveu:Aproveitando o tópico, levei o carro pra refazer minha carburação DFV 446 que estava dando excesso de gasolina e afogando direto... O mecânico trocou os giclês, que eram pra álcool, trocou a bóia que estava encharcada e regulou.
A marcha lenta ficou muito boa e o carro não está mais afogando, mas está falhando em alta e até apagando na subida...
Ele me falou pra trocar a bomba de gasolina porque está dando pouca vazão... faz sentido, se antes da mexida isso não acontecia?
Se tiver mesmo que trocar a bomba, vale a pena comprar uma mecânica ou elétrica?
Vai melhorar sim, a bomba elétrica aliada ao um dosador que reduz a pressão do combustível dela e consequentemente aumenta a vazão da mesma.
A bomba original pelo manual deve entregar 1L/min a 1000 rpm, não sei se é válido mas considerando um limite de 5000rpm isso daria 300 L / H a 5000 rpm.
Em um modelo da SPA Turbo encontrei que a ~0,3 bar o modelo da bomba chega a fornecer mais de 300 L/h, isso no caso em qualquer faixa de rotação, mas não é preciso todo esse embasamento que com certeza o uso de uma elétrica vai resolver o seu problema de falta em alta, mas deve verificar bem o carburador.... principalmente por ser um 446 que é meio chatinho de se ajeitar.
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Mensagem por Marcos Adriano em Qua 21 Nov - 19:29:46

Eder Harisson escreveu:
chevy250 escreveu:Acho que uma das vantagens é não ficar com a cuba seca. Para quem anda só de final de semana, é um ritual ter que colocar gasolina por cima do carburador e dar partida umas 2 ou 3 vezes. Eu faço isso para evitar de ficar girando o motor no arranque só para encher a cuba.
Mas acaba é enchendo o saco rssss

Com bomba elétrica, ligou a cuba tá cheia né? Deve pegar na hora.


sim, no video que postei mostro exatamente isso, encheu injetou é só bater na chave. No caso dessas weber chinesas se ficar combustivel na cuba, 3 dias é suficiente pra entupir tudo de gel no caso do alcool


o meu tbem é instantaneo!!


encheu a cuba duas pisadas bate na chave e pega.....




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Mensagem por Marcos Adriano em Qua 21 Nov - 19:32:09

Tito Fernandes escreveu:Aproveitando o tópico, levei o carro pra refazer minha carburação DFV 446 que estava dando excesso de gasolina e afogando direto... O mecânico trocou os giclês, que eram pra álcool, trocou a bóia que estava encharcada e regulou.
A marcha lenta ficou muito boa e o carro não está mais afogando, mas está falhando em alta e até apagando na subida...
Ele me falou pra trocar a bomba de gasolina porque está dando pouca vazão... faz sentido, se antes da mexida isso não acontecia?
Se tiver mesmo que trocar a bomba, vale a pena comprar uma mecânica ou elétrica?


realmente é estranho pois gicles de alcool sao maiores e a bomba conseguia manter a cuba cheia com eles e agora nao consegue com os da gasolina???


achei estranho...sera q ele nao colocou pequenos de mais agora?


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Mensagem por adriano_ribeiro em Sex 29 Mar - 11:58:39

Pessoal desculpem a ignorância, é meu primeiro opala...

Estou preparando tudo para a W40 e comando 260ss, como citado no outro tópico, achei interessante colocar a bomba elétrica, lí ambos os tópicos mas ainda tenho dúvidas:

Então devo comprar a bomba elétrica do monza/kadete e também um dosador ou manômetro pra regular e pressão?

Não encontrei manômetro por menos de 400,00 alguém tem alguma indicação? Se resolver colocar o regulador é de que carro?

Com relação à ligação pode ser direto no pós chave ou é melhor desligar a bomba antes do motor para secar o sistema? Vou andar na gasolina.

Desculpem a quantidade de perguntas, Obrigado!!
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Mensagem por opalassa78 em Sex 29 Mar - 16:34:12

adriano_ribeiro escreveu:Pessoal desculpem a ignorância, é meu primeiro opala...

Estou preparando tudo para a W40 e comando 260ss, como citado no outro tópico, achei interessante colocar a bomba elétrica, lí ambos os tópicos mas ainda tenho dúvidas:

Então devo comprar a bomba elétrica do monza/kadete e também um dosador ou manômetro pra regular e pressão?

Não encontrei manômetro por menos de 400,00 alguém tem alguma indicação? Se resolver colocar o regulador é de que carro?

Com relação à ligação pode ser direto no pós chave ou é melhor desligar a bomba antes do motor para secar o sistema? Vou andar na gasolina.

Desculpem a quantidade de perguntas, Obrigado!!



Amigo acabei de anunciar uma bomba Elétrica holley ela é indicada para carburadores pois tem vazão e não alta pressão como essas do gti e kadett eu usava ela no meu quadrijet se interessar vai junto um monte de coisa tá anunciado ai
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Mensagem por Marcos Adriano em Sex 29 Mar - 17:10:59

adriano_ribeiro escreveu:Pessoal desculpem a ignorância, é meu primeiro opala...

Estou preparando tudo para a W40 e comando 260ss, como citado no outro tópico, achei interessante colocar a bomba elétrica, lí ambos os tópicos mas ainda tenho dúvidas:

Então devo comprar a bomba elétrica do monza/kadete e também um dosador ou manômetro pra regular e pressão?

Não encontrei manômetro por menos de 400,00 alguém tem alguma indicação? Se resolver colocar o regulador é de que carro?

Com relação à ligação pode ser direto no pós chave ou é melhor desligar a bomba antes do motor para secar o sistema? Vou andar na gasolina.

Desculpem a quantidade de perguntas, Obrigado!!


se não houvessem perguntas no fórum....não existia o fórum.


eu já usei weber com bomba mecânica no álcool....pouco tempo mas usei...

hj eu uso bomba elétrica foguetinho do Monza com 3E isso ja há pelo menos uns dois anos.

nunca usei regulador de pressão e nunca usei dosador.....fiz apenas um retorno simples pro tanque usando um "T"

pro meu uso funciona bem.




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Mensagem por Eder Harisson em Sex 29 Mar - 17:37:51

Eu comprei esse kit, instalei tem um tempo e até agora tudo beleza. Única reclamação que tenho é sobre os niples do dosador, só o araldite na rosca resolveu os vazamentos. Manômetro usei um cronomac linha SS, dizem não ser preciso mas pra essa finalidade foi o suficiente

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686446556-bomba-de-combustivel-monza-filtro-chicote-dosador-_JM?quantity=1
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Mensagem por adriano_ribeiro em Qua 3 Abr - 14:57:27

Eder Harisson escreveu:Eu comprei esse kit, instalei tem um tempo e até agora tudo beleza. Única reclamação que tenho é sobre os niples do dosador, só o araldite na rosca resolveu os vazamentos. Manômetro usei um cronomac linha SS, dizem não ser preciso mas pra essa finalidade foi o suficiente

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686446556-bomba-de-combustivel-monza-filtro-chicote-dosador-_JM?quantity=1

Eder como vc regula a pressao? dizem que o ideal é 0,3 a 0,4 bar mas a bomba tem 3 bar.
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Mensagem por adpachec em Qua 3 Abr - 15:17:20

adriano_ribeiro escreveu:
Eder Harisson escreveu:Eu comprei esse kit, instalei tem um tempo e até agora tudo beleza. Única reclamação que tenho é sobre os niples do dosador, só o araldite na rosca resolveu os vazamentos. Manômetro usei um cronomac linha SS, dizem não ser preciso mas pra essa finalidade foi o suficiente

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686446556-bomba-de-combustivel-monza-filtro-chicote-dosador-_JM?quantity=1

Eder como vc regula a pressao? dizem que o ideal é 0,3 a 0,4 bar mas a bomba tem 3 bar.


Bomba mecânica possui de 0,3 a 0,4 Bar.

A maior pressão da bomba elétrica é para dar aos bicos de injeção a pressão necessária para funcionar.
Ou carburador grande e preparação.

Geralmente se adapta retorno de combustível na bomba elétrica, aí a pressão pode cair um pouco.
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Mensagem por Marcos Adriano em Qua 3 Abr - 17:55:08

adriano_ribeiro escreveu:
Eder Harisson escreveu:Eu comprei esse kit, instalei tem um tempo e até agora tudo beleza. Única reclamação que tenho é sobre os niples do dosador, só o araldite na rosca resolveu os vazamentos. Manômetro usei um cronomac linha SS, dizem não ser preciso mas pra essa finalidade foi o suficiente

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686446556-bomba-de-combustivel-monza-filtro-chicote-dosador-_JM?quantity=1

Eder como vc regula a pressao? dizem que o ideal é 0,3 a 0,4 bar mas a bomba tem 3 bar.


o regulador (dosador) é justamente pra isso....vc fecha um parafuso q diminui a pressao na linha do bura pra pressao desejada....o resto vai para o retorno q o proprio dosador ja tem....dai é só ligar ele no tanque.


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Mensagem por Eder Harisson em Qua 3 Abr - 18:05:45

Justamente, tem o dosador, o retorno é do mesmo tamanho da linha principal pra não subir a pressão. A bomba mecânica dava picos de pressão muito maior que 0,4, muito maior mesmo

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