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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Manutenção do distribuidor

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Manutenção do distribuidor Empty Manutenção do distribuidor

Mensagem por Cmte. Carvalho em Sab 25 Jun - 18:47:48

Também disponível em: http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=24667

Olá amigos opaleiros, como estão?

Continuo buscando corrigir e aprimorar o meu 4.1 - em breve deverei inclusive trocar a junta do cabeçote. Por agora, removi as tampas dos tuchos para inspeção e limpeza nos compartimentos. O parafuso mais à frente da primeira tampa, a fim de ser removido requereu também a retirada do distribuidor, no que aproveitei para também inspecioná-lo e limpá-lo.

Após escovar a sujeira impregnada ao longo dos anos em sua carcaça tirei o diafragma do avanço a vácuo, deparando-me com corrosão no lado interno do suporte (que fica junto ao corpo do distribuidor). Sucção na cânula não gerou movimentação do braço, o que a priori indica a necessidade de troca da peça. Contudo, colocando a mesma cânula próxima do ouvido e movendo o braço com a mão (exercendo força considerável, diga-se), notei o sopro de certa quantidade de ar, o que gerou dúvidas quanto à real necessidade (ou não) de substituição.

Em seguida surgiu uma dificuldade: um anel de retenção prendendo todo o conjunto interno ("aranha", mesa, etc.) ao eixo. Não adiantou tentar abrir com tesoura de ponta ou com duas pequenas chaves de relojoeiro - tive de comprar um alicate apropriado. Anel retentor removido, contudo o conjunto inesperadamente permanecia preso ao eixo.

Lembrei-me de remover o feltro onde geralmente é colocada uma ou duas gotas de óleo, quando percebi um pequeno parafuso concêntrico ao eixo. Nova dificuldade, mas removi-o no fim das contas e finalmente pude sacar boa parte dos componentes internos do distribuidor. Alguns pequenos pontos de corrosão (especialmente nos mais próximos à parede contaminada do diafragma), os quais foram raspados e limpos com a ajuda de desengripante, além de palha e escova de aço. Não consegui remover os braços do avanço centrífugo, ainda assim tive certo sucesso na limpeza e lubrificação dos seus arredores.

Conjunto limpo, checado e pronto para remontagem, eis que surge finalmente o principal motivo deste tópico: não estou conseguindo recolocar as duas molas que balanceiam o avanço centrífugo. Mesmo com a tampa da portinhola inferior removida, não consegui uma ferramenta adequada para inserir por tal espaço a fim de alocar as extremidades das molas de forma adequada. Será que alguém poderia me dar uma luz quanto a isso?

Eis algumas fotos que tirei do conjunto - poderei disponibilizar mais caso venha a auxiliar na solução:

Manutenção do distribuidor Th_GEDC0595

-

Manutenção do distribuidor Th_GEDC0597

-

Manutenção do distribuidor Th_GEDC0596

-

É tudo por agora. Grato pela atenção, abraços, até!

Ps.: o distribuidor é da marca Bosch, aparentemente fabricado em 1990 (observei uma marca circular no fundo interno do corpo contendo um "90" no centro); A ignição do motor é eletrônica - sem platinado e condensador, portanto.
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Mensagem por Felipe_4100 em Dom 26 Jun - 21:18:12

Boa noite amigo.
Vai ser muito dificil voce conseguir montar essas molas com o conjunto eixo/avanço centrifugo montados na carcaça do distribuidor. Tenta desmontar o restante do conjunto, basta apenas retirar o pino elastico da engrenagem do distribuidor, apos sacar o pino elastico puxe a engrenagem que ela sai facil do eixo e ja com a engrenagem fora do lugar empurre o eixo para fora da carcaça do distribuidor. Monte toda a parte interna primeiro e soh depois coloque dentro da carcaça.
Eh assim que eu faço sempre e da certo.
Espero ter sido claro na explicaçao e te-lo ajudado.
Um abraço.
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Mensagem por Cmte. Carvalho em Dom 26 Jun - 21:27:09

Felipe_4100 escreveu:(...)basta apenas retirar o pino elastico da engrenagem do distribuidor...

Prezado Felipe (xará, pois sou André Felipe), tudo bem?

Inicialmente muito obrigado pela resposta. Diga-me: o pino a que se refere fica logo abaixo da engrenagem helicoidal que se acopla a outra constante no comando..? Em caso afirmativo, como faz para removê-lo? Umas marteladinhas com algo pontiagudo colocado sobre ele..?

Abraço, até!
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Mensagem por Felipe_4100 em Dom 26 Jun - 21:57:37

Eh esse pino mesmo. Para remove-lo eh exatamente como vace falou, soh tente nao usar algo ponteagudo para nao danificar o pino, eu geralmente uso um prego de diametro compativel e com a ponta esmerilhada, apoio a engrenagem (o mais perto possivel do pino) em um taco de madeira e dou leves marteladas ate o ino sair..
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Mensagem por Cmte. Carvalho em Ter 28 Jun - 15:47:36

Prezado Felipe;

Busquei o prego mais grosso que encontrei e limei a sua ponta, mas não tive sucesso na retirada do pino - o prego entortou. Hoje, com a ajuda de um amigo motoboy/mototaxista consegui encontrar um mecânico possuidor de kit de pinos de martelar (pônços/pôncios - algo assim) de diversos calibres, sendo um deles ideal para a tarefa.

Eixo desmontado, breve limpeza... No momento de posicionar as molas surgiu uma dúvida: uma delas, com uma de suas extremidades em forma de "gancho alongado", não está entrando no poste (observe imagens). Há algum truque para posicioná-la?

Manutenção do distribuidor Th_GEDC0600
-
Manutenção do distribuidor Th_GEDC0601
-
Manutenção do distribuidor Th_GEDC0603

Sei que as molas deverão ser instaladas em direções opostas, fixadas nas pequenas partes plásticas de cor âmbar aplicadas sobre cada um dos postes metálicos.

Novamente obrigado, até!
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Mensagem por Cmte. Carvalho em Ter 28 Jun - 18:17:50

Com um alicate, abri ligeiramente a argola da mola alongada e finalmente consegui colocá-la. Por gentileza, confira se está dentro dos conformes:

Manutenção do distribuidor Th_GEDC0613
-
Manutenção do distribuidor Th_GEDC0610
-
Manutenção do distribuidor Th_GEDC0608

Até!
Felipe_4100
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Mensagem por Felipe_4100 em Ter 28 Jun - 22:16:20

Cmte. Carvalho escreveu:Com um alicate, abri ligeiramente a argola da mola alongada e finalmente consegui colocá-la. Por gentileza, confira se está dentro dos conformes:

Manutenção do distribuidor Th_GEDC0613
-
Manutenção do distribuidor Th_GEDC0610
-
Manutenção do distribuidor Th_GEDC0608

Até!



Boa noite amigo;
Entao, com um extrator proprio para o serviço fica mais facil ainda...
A montagem eh essa mesma, com excessao a mola da segunda foto, onde a extremidade mais longa fica voltada para dentro no sentido do eixo. Acredito que nao va influenciar no funcionamento, mas eh sempre bom montar de acordo.
No mais eh soh montar na carcaça e por para funcionar..
Espero ter ajudado
Forte abraço.
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Mensagem por Cmte. Carvalho em Qui 30 Jun - 22:19:36

Felipe_4100 escreveu:(...) A montagem eh essa mesma, com excessao a mola da segunda foto, onde a extremidade mais longa fica voltada para dentro no sentido do eixo...

Correção: o nome verdadeiro da ferramenta extratora à qual me referi anteriormente é PUNÇÃO; de acordo com o Wikipédia, trata-se de "(...) um bastão de metal com uma ponta moldada, geralmente cônica em uma de suas extremidades, e uma superfície plana, na outra, que é geralmente golpeada por um martelo. Punções são usados para perfurar ou fazer uma impressão com um ponto em uma peça em que se deseja perfura-lá ou demarca-lá para poder dar continuidade ao trabalho. Em determinado casos também serve de apoios e suporte para empurrar parafusos ou peças para determinado local. São fabricados com materiais ultra resistentes como aços."

Será finalmente acertei a posição da mola alongada?

Manutenção do distribuidor Th_GEDC0615
-
Manutenção do distribuidor Th_GEDC0616
-
Manutenção do distribuidor Th_GEDC0617

Em caso afirmativo, "bah", vamos celebrar com um mateado, tchê!

Manutenção do distribuidor GEDC0618

Forte abraço e mais uma vez muito obrigado, até!


Última edição por Cmte. Carvalho em Qui 10 Nov - 12:44:20, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Jean Bida em Sex 1 Jul - 14:48:51

Tópico muito show!Ai é firmeza! Manutenção do distribuidor 122938


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...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Manutenção do distribuidor 851505
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Mensagem por Felipe_4100 em Qua 6 Jul - 11:13:31

Cmte. Carvalho escreveu:
Felipe_4100 escreveu:(...) A montagem eh essa mesma, com excessao a mola da segunda foto, onde a extremidade mais longa fica voltada para dentro no sentido do eixo...

Correção: o nome verdadeiro da ferramenta extratora à qual me referi anteriormente é PUNÇÃO; de acordo com o Wikipédia, trata-se de "(...) um bastão de metal com uma ponta moldada, geralmente cônica em uma de suas extremidades, e uma superfície plana, na outra, que é geralmente golpeada por um martelo. Punções são usados para perfurar ou fazer uma impressão com um ponto em uma peça em que se deseja perfura-lá ou demarca-lá para poder dar continuidade ao trabalho. Em determinado casos também serve de apoios e suporte para empurrar parafusos ou peças para determinado local. São fabricados com materiais ultra resistentes como aços."

Será finalmente acertei a posição da mola alongada?

Manutenção do distribuidor Th_GEDC0615
-
Manutenção do distribuidor Th_GEDC0616
-
Manutenção do distribuidor Th_GEDC0617

Em caso afirmativo, "bah", vamos celebrar com um mateado, tchê!

Manutenção do distribuidor Th_GEDC0618

Forte abraço e mais uma vez muito obrigado, até!

Bom dia amigo;
Desculpa a demora em responder, andei meio afastado por causa da faculdade...final de semestre eh complicado hehehehehe
Mas voltando ao que interessa, a montagem das molas estao perfeitas eh exatamente assim..
E celebrar com um bom mate amargo eh uma boa ideia, ainda mais com esse frio.
Sucesso no resto da montagem e no que precisar eh soh entrar em contato
Um abraçao tche...
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Mensagem por Cmte. Carvalho em Qui 10 Nov - 12:16:41

Olá amigos!

Gostaria de atualizar este tópico com as seguintes imagens que contém detalhes referentes à montagem final do distribuidor:

Posição final do eixo em relação ao corpo (perceba o alinhamento, inclusive nos orifícios dos parafusos):
Manutenção do distribuidor Th_GEDC0740

Manutenção do distribuidor Th_GEDC0739

Pequena diferença de altura entre a "aranha" e a bobina:
Manutenção do distribuidor Th_GEDC0742

Manutenção do distribuidor Th_GEDC0745

Manutenção do distribuidor Th_GEDC0746warrows

Manutenção do distribuidor Th_GEDC0757warrows

A fenda no eixo do rotor (constante na última imagem) deverá ser direcionada ao cilindro nº 1 e seu respectivo cabo de vela; Antes de instalar o distribuidor no motor, verifique a facilidade de rotação do eixo manualmente, e certifique-se de haver instalado a tampa da portinhola inferior do corpo (evitando a entrada de detritos).

Agradeço novamente a todos que participaram (e que ainda participarão) deste tópico; Um agradecimento especial ao Marcelo Tonella, exemplar profissional da mecânica automotiva que compartilha parte de seu vasto conhecimento a quem for de interesse, por meio do Youtube: https://www.youtube.com/user/marcelotonella

Forte abraço, até!
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Mensagem por Felipe_4100 em Qui 10 Nov - 17:46:18

É isso ai amigo...Muito bom
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Mensagem por alef777 em Sex 18 Maio - 10:20:25

topico interesante....
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Mensagem por rafaelopalaleiro em Ter 27 Set - 19:17:03

onde compra essa bobina do distribuidor?
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Mensagem por opala4cc em Ter 27 Set - 21:34:43

rafaelopalaleiro escreveu:onde compra essa bobina do distribuidor?

Se não achar nova, manda rebobinar.
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Mensagem por rafaelopalaleiro em Qua 28 Set - 19:32:02

na vdd precisa revisar td pois tem que trocar a mesa pois e o imã que esta quebrado a aranha apenas esta torta e a bobina e apenas os fios de fora
encontrei as peças no ML . creio que vai sair mais caro o molho que a galinha vou arriscar um importado.

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Mensagem por opala4cc em Qua 28 Set - 20:55:17

rafaelopalaleiro escreveu:na vdd precisa revisar td pois tem que trocar a mesa pois e o imã que esta quebrado a aranha apenas esta torta e a bobina e apenas os fios de fora
encontrei as peças no ML . creio que vai sair mais caro o molho que a galinha vou arriscar um importado.


Pois o molho nacional vale mais a pena do que uma galinha importada.
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Mensagem por Paulo Corso em Qui 29 Set - 12:45:15

opala4cc escreveu:
rafaelopalaleiro escreveu:na vdd precisa revisar td pois tem que trocar a mesa pois e o imã que esta quebrado a aranha apenas esta torta e a bobina e apenas os fios de fora
encontrei as peças no ML . creio que vai sair mais caro o molho que a galinha vou arriscar um importado.


Pois o molho nacional vale mais a pena do que uma galinha importada.

Verdade isso, procure bem nos desmanches e oficinas , as vezes você pode achar um em bom estado pra trocar. Eu rodei um tempo com um importado, não tive nenhum problema, mas creio que foi sorte. Comprei um usado e eu mesmo o revisei em casa. Cuidado com esses recuperados a venda por ae, trocam tudo por dentro, mas nada de peça bosch.


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Mensagem por opala4cc em Qui 29 Set - 21:40:05

Paulo Corso escreveu:
opala4cc escreveu:

Pois o molho nacional vale mais a pena do que uma galinha importada.

Verdade isso, procure bem nos desmanches e oficinas , as vezes você pode achar um em bom estado pra trocar. Eu rodei um tempo com um importado, não tive nenhum problema, mas creio que foi sorte. Comprei um usado e eu mesmo o revisei em casa. Cuidado com esses recuperados a venda por ae, trocam tudo por dentro, mas nada de peça bosch.

O grande problema desses importados é a calibração das molinhas do avanço centrífugo e a calibração da cápsula do avanço a vácuo. Porque mesmo que o distribuidor não tenha defeitos de fabricação e seus ajustes de folgas seja bom, o progresso do avanço da ignição não é o mesmo do original nesses bagulhos chineses.
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Mensagem por Paulo Corso em Sex 30 Set - 9:12:32

Sem contar que eles são tanto para álcool como para gasolina, e como sabe-se a curva de avanço é diferente entre os dois combustiveis, até funciona, mas não ideal.

Como falei eu usei um desses sem maiores problemas, mas com tampa, rotor e cápsula do avanço Bosch.


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Mensagem por rafaelopalaleiro em Ter 20 Dez - 19:49:11

Comprei 1 desses chines o mais barato do ML Smile ja chegou amanhã quero ver se Funciono o Opalão.
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Mensagem por Marcos Penteado em Sab 11 Jul - 18:47:42

Boa noite amigos!
Desmontei meu distribuidor Bosch da caravan 91 6CC álcool, marquei toda sequência (quase toda rs), porém, não marquei a posição do semi eixo, ele pode ser montado em qualquer uma das 2 posições possíveis e isso pode alterar a posição correta da direção do rotor, alguém poderia me informar qual a referência devo seguir???
Dês de agradeço, abraço a todos.
Á propósito, sou de Jundiaí SP, encontrei bobina impulsora origina Bosch, entre outras peças, em uma loja que se chama Grupo JNB, fica em São José dos Pinhais PR, despacham as peças via correio.
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Mensagem por Marcos Adriano em Dom 12 Jul - 17:39:30

bem vindo amigo


mas fiquei perdido


nao entendi ao q vc se referiu ao "semi-eixo"

semi eixo pra mim é no diferencial kkkkkkkkk




aqui tem algumas coisas sobre o ponto


https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45278-colocando-motor-com-ignicao-eletronica-no-ponto-e-marcando-a-polia#736022


talvez ajude.


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Mensagem por opala4cc em Dom 12 Jul - 21:37:48

Marcos Adriano escreveu:bem vindo amigo


mas fiquei perdido


nao entendi ao q vc se referiu ao "semi-eixo"

semi eixo pra mim é no diferencial kkkkkkkkk




aqui tem algumas coisas sobre o ponto


https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45278-colocando-motor-com-ignicao-eletronica-no-ponto-e-marcando-a-polia#736022


talvez ajude.

O semi-eixo de que ele fala eu acredito ser a peça "A" na foto abaixo:
Manutenção do distribuidor Overvi11

Tanto faz a posição.
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Mensagem por Marcos Adriano em Seg 13 Jul - 18:58:42

a ta


nao sou muito conhecedor da parte interna do distribuidor.


apesar de ja ter desmontado e feito embuxamento....


mas nao recordo muito bem


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