Semana passada, de um dia para o outro, minha Caravan apresentou um problema de oscilação na marcha lenta e de apagar o motor ao se utilizar os freios sempre em descida, nunca em subida. Éra deixar o motor reduzir numa descida, pisar no freio e acionar a embreagem que o motor apagava.
Trinta anos andando de Opala, achei que já sabia algo a respeito...hehehehe.... e concluí que era defeito de carburação e que o motor estava afogando, ou em último caso que estaria com problemas no servo freio, que aparentemente não tinha nada de errado.
Conversei com meu mecânico, expliquei os sintomas e resolvemos dar uma geral de carburação.
Pois bem...feita a carburação o defeito persistiu...lá foi o mecânico desmontar e montar tudo pela segunda vez e o defeito insistiu em continuar.
Assim sendo ele partiu para os testes do servo freio. Feitos os testes, me disse ele que não havia nada de errado errado com ele.
Como ele é meu amigo antigo, a pergunta foi direta...Hã tá, e agora?
A resposta: Deixa a Caravelha..o que poderia dar defeito já vimos...vou ter que me atracar nela mais a fundo e estudar melhor esse defeito que tá me deixando puto...
Dia seguinte ele me liga e diz que tinha lembrado de um outro Opala, a muito tempo atráz, que apresentava o mesmo problema incomum e que poderia ser o automático do motor de partida.
Fui até a oficina e a Caravan já tava perfeita novamente...ele me mostrou a peça que estava quebrada junto a um dos terminais de ligação dos fios..era um tipo de arruela que tem dentro do automático que estava causando corte de corrente e conforme a vibração e posição, ou a lenta ficava oscilando ou então apagava o motor...
Vivendo e aprendendo...taí a dica sobre um defeito com uma causa um tanto quanto incomum...pelo menos pra mim, porque eu nunca tinha visto algo parecido...hehehe
Abraço
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