por Israel DMM Ter 9 Ago - 20:51:52
A história de que o do ASTRA não precisa modificar nada no meu não serviu heheheeh , mas é muito pouca coisa que precisa alterar e fica muito show o resultado.
Pessoal apesar de não gostar de adaptações, essa é uma que acho quase que necessária entã no meu coloquei o do ASTRA 120Amp. Não precisa tudo isso , o de 90Amp seria suficiente , mas alternador nunca é demais.
Coloquei até um sonzinho e mesmo com tudo ligado, som faróis, acionando vidros, limpador, o que for, esse alternador não baixa de 13,8V.
Só quero desfazer um mito que já vi pessoas comentando que alternador grande pesa no motor.
NADA A VER, o alternador rouba potência na mesma proporção que é exigido, ou seja , quando não tem carga fica leve e quando a carga é ligada ele pesa sim , mas do mesmo jeito que o original iria pesar.
Realmente o funcionamento dos vidros melhora , faróis , etc.
Eu mesmo fiz essa adaptação , primeiro porque é simples , e segundo porque ninguém melhor que o dono pra caprichar no carro.
Claro que quando fiz eu trabalhava numa metalúrgica , então facilitou bastante.
SUPORTE: Cortei 2 chapas de aço de 1/4" e soldei na parte interna do suporte original. Tem que alongar o suporte porque o alternador é maior que o original.
Fresei o interno das chapas para que elas ficassem paralelas
Furei para passar o parafuso de fixação, passei no jato de areia e pintei.
BUCHAS DE APERTO : Já vi o pessoal não colocar, mas acho bem necessário hehehe. O alternador do ASTRA tem as orelhas de fixação diferentes, então eu torneei 2 buchas de latão ( não precisa ser de latão , só fiz para que não oxidasse e para ficar bonito )e coloquei entre o suporte e o alternador para que ao dar aperto ele não forçasse as orelhas do alternador, e sim apertasse contra as buchas. Tem que prestar atenção nas medidas das buchas, pois são elas que determinam o alinhamento da polia do motor com a do alternador.
CORREIA E POLIA : É só colocar a polia do alternador original no do astra. Só precisa retirar aquele " ventilador " que tem na polia do alternador do opala. O diâmetro do eixo é o mesmo, não lembro de ter mexido em nada.
A correia troquei por uma pouca coisa maior, já que tive que afastar o alternador .
Na época paguei 300 ou 350 reais nesse alternador usado , mas em perfeitas condições. Essa adaptação foi montar e esquecer, nunca deu manutenção.
Dá um poquinho de trabalho mas vale muito a pena , o chato é trocar a correia já que tem que soltar a da direção hidráulica.
Amanhã tiro fotos , coloca as medidas do suporte, buchas e o código da correia.
Só lembrem que isso é para adaptar no diplo 92 , não sei se da em todos os outros, mas a idéia do suporte e das buchas é a mesma , seria só alterar as medidas para os carros de vocês.
Última edição por Israel DMM em Ter 9 Ago - 21:23:35, editado 2 vez(es)
Hoje à(s) 6:09:37 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Hoje à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Ontem à(s) 21:36:57 por opala4cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Ontem à(s) 9:43:49 por Tonho_RS
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Qui 21 Nov - 15:22:03 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Qui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias
» COMO DEIXAR 6 CC MAIS ECONOMICO
Qui 21 Nov - 9:17:10 por ALEXANDRE BEGALLI
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Qui 21 Nov - 8:54:28 por DiogoGarbin
» PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL
Ter 19 Nov - 19:06:32 por Goettens