Você vai precisar de:
- Par de pinças traseiras do Kadett revisadas e com os reparos trocados se necessário (Audi, Golf, Tempra também servem, mas indico as do Kadett pela posição do suporte do cabo do freio de mão - na do Kadett nada precisa ser feito, nas outras é precido fazer um furo no suporte do amortecedor para passar o cabo);
- Par de discos traseiros do Diplomata;
- Par de suportes para as pinças;
- Cabo do freio de mão do Diplomata com disco traseiro;
- Válvula equalizadora;
- Chapa de 3mm para colocar no lugar do espelho do freio (usado no diferencial Dana, veja fotos).
- Parafusos, porcas e arruelas para fixação das pinças e suportes;
- Fluído de freio para sangrar o sistema.
- Paciência, mta paciência.
Os suportes você poderá colocar tanto pelo lado de dentro quanto de fora, o que manda é a pinça e o alinhamento dela com o disco. Eu dou a dica de usar um suporte espesso, pelo menos uns 12mm, 15mm de espessura. Com freio e segurança não se brinca.
É um serviço simples, mas não é fácil.
Antes de desmontar tenha em mãos os discos e pinças traseiros, com eles vc medirá a espessura dos suportes pra que os discos e pinças fiquem alinhados.
Os suportes das pinças tem formato de feijão, justamente pra ficar certo no diferencial. Neles vc fará furos do diferencial e do suporte das pinças:
É só retirar o tambor e colocar as pinças e discos traseiros.
Pra isso vc vai precisar tirar todo o sistema de freio traseiro. Vai precisar tirar os semi-eixos pra tirar o espelho do tambor, aquele ferro que fica atrás de tudo e onde vai preso o cilindro de freio traseiro. Ele deve ter uns 3mm de espessura e ajuda a prender os semi-eixos no diferencial (Dana), então qdo vc tirar o espelho traseiro vc via precisar colocar um metal de 3mm no formato dele, no local, pra não ficar um burado lá.
Feitos os suportes é só instalar tudo:
Uma dica, vc também precisará comprar um cabo de freio de mão do 92 com disco traseiro. Cuidado ao montar o cabo pq ele tem lado para ser colocado (um lado é maior que o outro)
Você também precisará de uma válvula equalizadora de pressão, que será instalada no cilindro mestre, na linha que leva fluido para o freio traseiro.
Outra dica, use pinças do Kadett, ou Golf. Eu usei as do Marea e tive problemas com o suporte do cabo do freio de mão, que pegava no diferencial. E com esse ferro da pinça, que pegava na minha roda, não deixando a roda entrar. O que fiz? Tirei!
OUTRA FORMA COM DESENHO DO SUPORTE
Pessoal,
P/ quem quer colocar freio a disco na traseira,é MUITO fácil....vou colocar fotos do suporte e quem souber desenhar no pc,eu falo tudo como faz p/ ser feito um esquema...quem se Habilita???
Fotos do esquema do suporte(eu que desenhei hehe) :
Fonte ( opaleiros do paraná )
do suporte
MONTANDO
Bom,é bem facíl de fazer:
Basta pegarem uma chapa de 8mm de espessura por... (esquecí a medida agora mas amanhã eu coloco...) e fazer um foro no centro de 67mm(é o diamentro do diferencial...)...
Já no diferencial sem TODO o sistema do freio,coloque a chapa furada encaixando no diferencial(terá que retirara ponta de eixo fora...) e marcar os 4 furos de fixação!!!
Feito os furos,colque e aperte a chapa...com o disco(original dos Opalas 92) no lugar encaixe a pinça de reio e deixe uns 3mm longe do disdo(p/ a pinça não pegar quando o disco girar) e prenda (de alguma forma) a pinça na pisoção e faça a marcação dos dois furos p/ fixar a pinça...
P/ o freio-de-mão,use o mesmo cabo,basta fazer um adaptador(amanhã coloco fotos...) p/ encaixar na ponta do cabo(onde irá encaixar na pinça) que já terá freio-de-mão usando o mesmo cabo...
P/ Pinça do Kadet/Monza/Ipanema(o que eu indico) só terá que fazer um pequeno trabalho no torno...terá que tornear(rebaixar) 7mm na base onde ela apoiará no suporte...
***OBS1 Este procedimento é p/ Diferencial Braseixo e pinça de KAdet/Ipanema/Monza...
***OBS2 O desenho eu coloqui só p/ ficar fácil de saber como é mas,não tente copiar pois dará errado,por isso eu expliquei como se faz p/ marcar os furos e tal...
P/ demais pinças,mudará os furos de fixação e o adaptador do cabo...
P/ diferencial Dana 30/44 é bem simples e quase igual,só mudará que na chapa(suporte da pinça) terá que fazer a cava do retentor...amanhã coloco como faze e as medidas poa,de cabeça agora esquecí...
Qualquer dúvida é só gritar que receberão o tratamento de sempre OKK
ESPERO QUE AJUDE
ANDRE DF
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