Vai ter trabalho para adaptar essa caixa do 4cc num opala com motor 6cc...
Vc vai ganhar uma 5a, mas as marchas são mais reduzidas que a do 6cc 4M.
As 4as são iguais... 1:1
Dependendo do que vc quer pro seu opala, mais fácil trocar o diferencial...
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Eduardo BM escreveu:Aproveitando o topico. Estou a montar a mecanica do meu opala motor 4.1, caixa 4 marchas, e o diferencial e braseixos pra pessoas como eu que gosto de velocidade o braseixo guenta ? E a caixa devo trocar?
LipCamaro escreveu:Se a caixa é do 89, então é de 4cc.
Vai ter trabalho para adaptar essa caixa do 4cc num opala com motor 6cc...
Vc vai ganhar uma 5a, mas as marchas são mais reduzidas que a do 6cc 4M.
As 4as são iguais... 1:1
Dependendo do que vc quer pro seu opala, mais fácil trocar o diferencial...
Eduardo BM escreveu:Entao lipcamaro o meu motor e original. Nunca viu chave e stand. Funciona perfeito o carburador e o brosol h34 a alcool original do carro tbm.
LipCamaro escreveu:Dependendo da caixa de 5M 4cc, a cebolinha fica sem ser acionada se encurtar o varão.
Eu fiz uma vez uma peça igual ao acoplador da alavanca de marchas e prendi ela mais para frente, preservando a original para acionar a cebolinha da ré.
Tem que trocar a flange do cardan também... Que pega na caixa...
LipCamaro escreveu:" />
Marcos Adriano escreveu:LipCamaro escreveu:Dependendo da caixa de 5M 4cc, a cebolinha fica sem ser acionada se encurtar o varão.
Eu fiz uma vez uma peça igual ao acoplador da alavanca de marchas e prendi ela mais para frente, preservando a original para acionar a cebolinha da ré.
Tem que trocar a flange do cardan também... Que pega na caixa...LipCamaro escreveu:" />
fantastico mano....
otima ideia!!!!!
aleopalas escreveu:nenhum preparador que se prese na extratosfera vai dizer que um diferencial que não seja 1 dana44 preste!!!!somente o diferencial dana44 aguenta uma preparação.por isso dizem q o 3.45 não é bom.
André Roz escreveu:Salve amigos.
Aproveitando o tópico, o Braseixos 2.73 do meu 85 6 cil. piou de novo. Tinha estourado, o mecânico trocou pinhão e planetária há pouco mais de 1 ano, quase não andei com o carro mas tá batendo de novo, inclusive até a ponta de eixo já está piando também (e não sou de zoar, só umas fritadas em dia de garoa e olha lá, acho que o cara não montou direito e deixou com folga). Estou levando em outra oficina agora (Opalaparts de SBC), e o novo mecânico tá me falando pra comprar o diferencial completo novo, mas tô assustado com os preços.
Minha dúvida: vale a pena tentar colocar outro Braseixos (dessa vez cuidando para estar bem montado e regulado) ou partir para um Dana? Uso mais o carro na cidade, mas gosto dele mais soltinho quando pego estrada, gosto de andar a mais de 120. Acho que é melhor manter o 2.73 né?
adpachec escreveu:André Roz escreveu:Salve amigos.
Aproveitando o tópico, o Braseixos 2.73 do meu 85 6 cil. piou de novo. Tinha estourado, o mecânico trocou pinhão e planetária há pouco mais de 1 ano, quase não andei com o carro mas tá batendo de novo, inclusive até a ponta de eixo já está piando também (e não sou de zoar, só umas fritadas em dia de garoa e olha lá, acho que o cara não montou direito e deixou com folga). Estou levando em outra oficina agora (Opalaparts de SBC), e o novo mecânico tá me falando pra comprar o diferencial completo novo, mas tô assustado com os preços.
Minha dúvida: vale a pena tentar colocar outro Braseixos (dessa vez cuidando para estar bem montado e regulado) ou partir para um Dana? Uso mais o carro na cidade, mas gosto dele mais soltinho quando pego estrada, gosto de andar a mais de 120. Acho que é melhor manter o 2.73 né?
Porque não instala um 3.07 ?
O 2.73 é famoso por quebrar.
André Roz escreveu:adpachec escreveu:
Porque não instala um 3.07 ?
O 2.73 é famoso por quebrar.
Com o 3.07 o carro não vai ficar muito curto e gastão na estrada?
adpachec gosta desta mensagem
Rubão6cc escreveu:Eu uso 2.73 há uns 10 anos...nunca quebrou, nunca pediu manutenção...porém eu não gosto de judiar do carro. Não faço borrachão. Sou careta mesmo porque dou valor pro meu bolso. De fato 2.73 na mão de gente mais ousada vai quebrar mais cedo ou mais tarde. Lembrando que nenhum diferencial é projetado pra ficar fazendo borrachão. O 3.54 e 3.07 quebram menos porque tem um projeto mais robusto (se forem Dana), porém tem o defeito de serem mais curtos. O 2.73 é mais frágil comparando com as outras relações, mas é aquilo. Se usar o carro que nem gente não vai quebrar nunca, pode apostar. A não ser que tenha alguma folga ou falta de óleo. Negligência de manutenção.
André Roz escreveu:Rubão6cc escreveu:Eu uso 2.73 há uns 10 anos...nunca quebrou, nunca pediu manutenção...porém eu não gosto de judiar do carro. Não faço borrachão. Sou careta mesmo porque dou valor pro meu bolso. De fato 2.73 na mão de gente mais ousada vai quebrar mais cedo ou mais tarde. Lembrando que nenhum diferencial é projetado pra ficar fazendo borrachão. O 3.54 e 3.07 quebram menos porque tem um projeto mais robusto (se forem Dana), porém tem o defeito de serem mais curtos. O 2.73 é mais frágil comparando com as outras relações, mas é aquilo. Se usar o carro que nem gente não vai quebrar nunca, pode apostar. A não ser que tenha alguma folga ou falta de óleo. Negligência de manutenção.
Então, o que eu acho que aconteceu com o carro foi justamente a montagem com folgas. Como eu disse, costumo usar o carro de maneira civilizada sim. O máximo que já fiz foi deixar o carro patinar um pouco em dias de garoa, quando o atrito é bem menor, sem dar qualquer tranco na embreagem, só com o torque do motor, nunca nem cheguei a fazer fumaça naqueles pneus (até porque pneu tá caro pra cacete). É meu primeiro Opala, mas dirijo há quase 30 anos, nunca fui cupim de ferro (já dei umas cacetadas, mas nunca estourei mecânica de carro ou moto).
Quando pergunto sobre o diferencial ser curto ou não, minha dúvida é porque gosto de andar na estrada com boa velocidade, mas nada absurdo (algo em torno de 120 a 130 por hora) pelo menos com o Opala, já vi a quanto ele chega e não preciso pisar mais, até porque um carro de quase 40 anos não é pra ser tocado a 160 por hora, tem muita coisa que pode dar errado.
André Roz gosta desta mensagem
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