meu carro tá com um dana dos opalas mais novos (creio que do 90) e com aquele cardã grossão sem divisão no meio.
e agora, o que faço?
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tcharles escreveu:Olá amigos, tenho um Gran Luxo 72 6c, ele está com o câmbio 4m moderno. Eu quero colocar o original 3 marchas na coluna, mas estive pensando e conversando com meu pai, ele comentou: será que com o câmbio de 3m não terei de trocar o diferencial ou mexer no cardã? dai fiquei pensando e vim ver se alguem sabe.
meu carro tá com um dana dos opalas mais novos (creio que do 90) e com aquele cardã grossão sem divisão no meio.
e agora, o que faço?
tcharles escreveu:Valeu amigo, que bom.
Isso não é uma coisa que to correndo atrás agora, principalmente pq um câmbio 3m é caro (se tiver em bom estado, com varetas, etc etc etc) será que encontro alguém para trocar?
j ricardo escreveu:tcharles escreveu:Olá amigos, tenho um Gran Luxo 72 6c, ele está com o câmbio 4m moderno. Eu quero colocar o original 3 marchas na coluna, mas estive pensando e conversando com meu pai, ele comentou: será que com o câmbio de 3m não terei de trocar o diferencial ou mexer no cardã? dai fiquei pensando e vim ver se alguem sabe.
meu carro tá com um dana dos opalas mais novos (creio que do 90) e com aquele cardã grossão sem divisão no meio.
e agora, o que faço?
não muda nada... é o mesmo cardã...
por incrivel que pareça todos cambios de opala tem o mesmo comprimento...
o que muda no comprimento do cardã, é se o carro é 4 ou 6cil e se o diferencial é braseixos ou dana...
se voce não vai trocar motor nem diferencial, o cardan continua o mesmo...
Marcos Adriano escreveu:j ricardo escreveu:tcharles escreveu:Olá amigos, tenho um Gran Luxo 72 6c, ele está com o câmbio 4m moderno. Eu quero colocar o original 3 marchas na coluna, mas estive pensando e conversando com meu pai, ele comentou: será que com o câmbio de 3m não terei de trocar o diferencial ou mexer no cardã? dai fiquei pensando e vim ver se alguem sabe.
meu carro tá com um dana dos opalas mais novos (creio que do 90) e com aquele cardã grossão sem divisão no meio.
e agora, o que faço?
não muda nada... é o mesmo cardã...
por incrivel que pareça todos cambios de opala tem o mesmo comprimento...
o que muda no comprimento do cardã, é se o carro é 4 ou 6cil e se o diferencial é braseixos ou dana...
se voce não vai trocar motor nem diferencial, o cardan continua o mesmo...
como eu adoro me intrometer nos assuntos
o cambio 5M é um pouco maior q os 4M e 3M né?? Pois ja pensei mto em tirar o meu 4M e colocar um 5M e todos falaram q eu tenho q trocar o cardã.....so nao troquei o cambio pq nao achei um 5M.....por aqui nao acha nem pra remédio.......
opaleiro ss escreveu:Galera, eu sei que tem diferenças entre as varetas do câmbio 3 marchas quando o motor é 6 cilindros e 4 cilindros.
Alguém sabe dizer quais são e onde??? pq o câmbiono 6 cil vai um pouco mais para trás.
Agora com o Ivo na jogada sem dúvidas vai pro pódium....AndersonJF escreveu:Tcharles o Jricardo é "dotô" no assunto tem experiencia.....
pode seguir...
tcharles escreveu:Po, mto show tua explicação.
vou ver com o cara que quer vender o câmbio pra mim, creio q ele já tenha visto esse tópico, quando ele me enviar fotos eu te mostro, dai vc me diz se é o antes de 75, pode ser?
sobre as varetas, será que é mto dificil de achar as do 6c?
Ivo Filho escreveu:Então de novo:
Para esclarecer tuas duvidas todas e nao correr risco de se dar mal.
O cambio tres marchas fera é de 75 para baixo, se vc comprar de 75 para cima o cambio é meio fracão para seis cilindros.
Como saber: o cambio de 75 para baixo tem estria grossa e a capa seca e o canhao trazeiro normalemnnte são de aluminio.
Esse cambio é o mesmo para 4 e 6 cilindros, é indestrutivel, ate hoje nao conheci ninguem que conseguiu quebrar um cambio desses, para vc ter ideia, tem um monte desse rodando a quase 40 anos e ja tem um monte de 5 marchas 2205b dos 92 dando azia e deixando muito dono de opala desanimado.
embreagem. usa o platô do opala e compra o disco de embreagem da s-10 2.2, é o mesmo disco e ainda original, cai fora de remanufaturado.
Vareta:
as duas varetas d 4 cilindros quase dao para usar no 6, mas tem de fgaser um trampo.
Amenor, vc prolonda ela em 4 cm usando uma barra redonda trefilada (tem de ser trefilada e nunc alaminada) de 3/8". e acerta um pouco o angulo na ponta dela, onde é presa na coluna.
a maior aumenta uns 6 centimetros, mas tem de fazer um monte de ajuste na angulação dela se nao ela pega na vareta intermediária.
nota: são tres peças de varetas e nao duas OK.
me passa um email via mp que te mando o desenho GM em explosão com todas as peças para vc ir se localizando
NOta: esse cambio não encavala, o que da zica são varetas folgadas, buchas danidicadas e principalmente a chaveta que tem dentro da coluna de direção.
OK
duvidas vai perguntando ai.
nota: NÃO COMPRA CAMBIO 3 MARCHAS COM ESTRIA FINA QUE VC VAI CAIR DO CAVALO!!!! AINDA MAIS PARA MONTAR EM 6 CILINDROS, POIS ESTRIA FINA TEM DIFERENÇA DE 4 PARA 6 E ACHAR UM DE 6 É ACERTAR NA LOTERIA JA COM ESTRIA GROSSA TODOS USAM O MESMO CAMBIO...SO A ENGRENAGEM DO VELOCIMETRO QUE VAI SER MEIO ZICA DE ACHAR.
j ricardo escreveu:opaleiro ss escreveu:Galera, eu sei que tem diferenças entre as varetas do câmbio 3 marchas quando o motor é 6 cilindros e 4 cilindros.
Alguém sabe dizer quais são e onde??? pq o câmbiono 6 cil vai um pouco mais para trás.
sabe as varetas que saem do seu trabulador e encaixam naquelas chapinhas do cambio?
nos 3 marchas elas vem da frente, mais precisamente da barra de direção... os seja o lugar de onde saem é o mesmo para 4cil e 6cil, como o cambio vai mais para tras no 6cil então as varetas tem que ser mais compridas...
e não é só isso, a angulação também tem mudanças, por causa do comprimento....
Ivo Filho escreveu:Então de novo:
Para esclarecer tuas duvidas todas e nao correr risco de se dar mal.
O cambio tres marchas fera é de 75 para baixo, se vc comprar de 75 para cima o cambio é meio fracão para seis cilindros.
Como saber: o cambio de 75 para baixo tem estria grossa e a capa seca e o canhao trazeiro normalemnnte são de aluminio.
Esse cambio é o mesmo para 4 e 6 cilindros, é indestrutivel, ate hoje nao conheci ninguem que conseguiu quebrar um cambio desses, para vc ter ideia, tem um monte desse rodando a quase 40 anos e ja tem um monte de 5 marchas 2205b dos 92 dando azia e deixando muito dono de opala desanimado.
embreagem. usa o platô do opala e compra o disco de embreagem da s-10 2.2, é o mesmo disco e ainda original, cai fora de remanufaturado.
Vareta:
as duas varetas d 4 cilindros quase dao para usar no 6, mas tem de fgaser um trampo.
Amenor, vc prolonda ela em 4 cm usando uma barra redonda trefilada (tem de ser trefilada e nunc alaminada) de 3/8". e acerta um pouco o angulo na ponta dela, onde é presa na coluna.
a maior aumenta uns 6 centimetros, mas tem de fazer um monte de ajuste na angulação dela se nao ela pega na vareta intermediária.
nota: são tres peças de varetas e nao duas OK.
me passa um email via mp que te mando o desenho GM em explosão com todas as peças para vc ir se localizando
NOta: esse cambio não encavala, o que da zica são varetas folgadas, buchas danidicadas e principalmente a chaveta que tem dentro da coluna de direção.
OK
duvidas vai perguntando ai.
nota: NÃO COMPRA CAMBIO 3 MARCHAS COM ESTRIA FINA QUE VC VAI CAIR DO CAVALO!!!! AINDA MAIS PARA MONTAR EM 6 CILINDROS, POIS ESTRIA FINA TEM DIFERENÇA DE 4 PARA 6 E ACHAR UM DE 6 É ACERTAR NA LOTERIA JA COM ESTRIA GROSSA TODOS USAM O MESMO CAMBIO...SO A ENGRENAGEM DO VELOCIMETRO QUE VAI SER MEIO ZICA DE ACHAR.
Ivo Filho escreveu:tem sim, manda teu email.
Ivo Filho escreveu:Tiago, divirta-se
https://skydrive.live.com/?cid=653c81b9a765845e#cid=653C81B9A765845E&id=653C81B9A765845E%21129
Ivo Filho escreveu:opa, olha ai um cambio pintando, mas atentar uma coisa importante....
A capa seca do cambio 4 marchas nao da certo num cambio tres marchas nem que vc queira nem muito menos com reza brava!!!!o ascento do rolamento do eixo piloto é diferente. O diâmetro é igual, mas o anel que trava o rolamento fica deslocado uns 2 milimetros para fora.
Esse cambio do Ml é o cara mesmo, mas ta meio salgado o preço.
DaviOpalaEspecialCascavel escreveu:Amigo eu tenho a caixa 3m aqui em casa a capa seca ta quebrada e a bunda da caixa de aluminio na parte do retentor ta trincada se tiver interece me manda um MP ou email davi_trw@hotmail.com abç a todos
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Marcos Adriano escreveu:fera.....ja ouvi dizer q no 6cc nao da pra coloca 6x2 q tem cambio 3M na coluna....pois as varetas ficam onde seriam instalados um dos dois canos......agora se tem diferenca das varetas do 4cc e do 6cc eu nao sei nao.....
DaviOpalaEspecialCascavel escreveu:Amigo eu tenho a caixa 3m aqui em casa a capa seca ta quebrada e a bunda da caixa de aluminio na parte do retentor ta trincada se tiver interece me manda um MP ou email davi_trw@hotmail.com abç a todos
[[/URL]</noscript>[/img]
nicolasgavlak escreveu:Eae pessoal, tenho uma duvida com meu cambio,
comprei meu opala faz pouco tempo, é um 4cil e 3 marchas na coluna, é seguinte
Quando engato primeira e quero passar pra segunda, nao posso passar pelo ponto morto
se não ele nao engata a segunda, fica perdido.
Para engatar a segunda tenho que fazer o mesmo movimento que seria a ré, puxa pra mim,
e pra cima, achar o lugar um pouquinho antes da ré e sentir que trambulou, ai posso empurrar
o cambio pra trás e pra cima para engatar a segunda.
Acredito que tenha algo errado, pois do neutro conseguiria engatar qualquer marcha, correto?
Abraço!
DaviOpalaEspecialCascavel escreveu:Fotos da caixa 3M
Ivo Filho escreveu:Então de novo:
Para esclarecer tuas duvidas todas e nao correr risco de se dar mal.
O cambio tres marchas fera é de 75 para baixo, se vc comprar de 75 para cima o cambio é meio fracão para seis cilindros.
Como saber: o cambio de 75 para baixo tem estria grossa e a capa seca e o canhao trazeiro normalemnnte são de aluminio.
Esse cambio é o mesmo para 4 e 6 cilindros, é indestrutivel, ate hoje nao conheci ninguem que conseguiu quebrar um cambio desses, para vc ter ideia, tem um monte desse rodando a quase 40 anos e ja tem um monte de 5 marchas 2205b dos 92 dando azia e deixando muito dono de opala desanimado.
embreagem. usa o platô do opala e compra o disco de embreagem da s-10 2.2, é o mesmo disco e ainda original, cai fora de remanufaturado.
Vareta:
as duas varetas d 4 cilindros quase dao para usar no 6, mas tem de fgaser um trampo.
Amenor, vc prolonda ela em 4 cm usando uma barra redonda trefilada (tem de ser trefilada e nunc alaminada) de 3/8". e acerta um pouco o angulo na ponta dela, onde é presa na coluna.
a maior aumenta uns 6 centimetros, mas tem de fazer um monte de ajuste na angulação dela se nao ela pega na vareta intermediária.
nota: são tres peças de varetas e nao duas OK.
me passa um email via mp que te mando o desenho GM em explosão com todas as peças para vc ir se localizando
NOta: esse cambio não encavala, o que da zica são varetas folgadas, buchas danidicadas e principalmente a chaveta que tem dentro da coluna de direção.
OK
duvidas vai perguntando ai.
nota: NÃO COMPRA CAMBIO 3 MARCHAS COM ESTRIA FINA QUE VC VAI CAIR DO CAVALO!!!! AINDA MAIS PARA MONTAR EM 6 CILINDROS, POIS ESTRIA FINA TEM DIFERENÇA DE 4 PARA 6 E ACHAR UM DE 6 É ACERTAR NA LOTERIA JA COM ESTRIA GROSSA TODOS USAM O MESMO CAMBIO...SO A ENGRENAGEM DO VELOCIMETRO QUE VAI SER MEIO ZICA DE ACHAR.
Everton Luis da Silveira escreveu:nicolasgavlak escreveu:Eae pessoal, tenho uma duvida com meu cambio,
comprei meu opala faz pouco tempo, é um 4cil e 3 marchas na coluna, é seguinte
Quando engato primeira e quero passar pra segunda, nao posso passar pelo ponto morto
se não ele nao engata a segunda, fica perdido.
Para engatar a segunda tenho que fazer o mesmo movimento que seria a ré, puxa pra mim,
e pra cima, achar o lugar um pouquinho antes da ré e sentir que trambulou, ai posso empurrar
o cambio pra trás e pra cima para engatar a segunda.
Acredito que tenha algo errado, pois do neutro conseguiria engatar qualquer marcha, correto?
Abraço!
Amigo tenho 2 opalas com este mesmo câmbio, tive de trocar a caixa de direção de um deles a 2 meses e tinha um problema semelhante ao seu, aproveitei que a coluna estava desmontada e mandei fazer novas buchas das vareras e do trambulador em um torneiro, o resultado ficou perfeito. Eu mesmo desmontei e montei as peças e as dicas que te dou são as seguintes: verifique as buchas das varetas se estão firme, verifique também a regulagem daqueles dois parafusos que prendem as varetas nas alavancas do trambulador, em ponto morto as duas alavancas devem estar exatamente alinhadas. Verifique estes pontos e se ainda tiver dúvidas, eu tiro umas fotos e posto aqui.
nicolasgavlak escreveu:Entao em ponto morto as duas varetas devem estar alinhadas?
será que consigo fazer isso sem desmontar caixa de dir, reservatorio freio e etc?
Muito Obrigado
Everton Luis da Silveira escreveu:Tive a impressão de ver em suas fotos Nicolas, que as alavancas não me parecem estar alinhadas, tenho uma coluna sobrando aqui, no qual tirei umas fotos para mostrar como funciona o mecanismo.
Foto do alinhamento das alavancas.
A próxima foto mostra o encaixe que tem nas duas alavancas, onde em ponto morto o tubo que faz a movimentação deve passar entre as duas livremente, se por ventura uma estiver desalinhada, o tubo tem uma espécie de chaveta que dificultara a troca das marchas.
Agora, tirada as alavancas você verá o encaixe do tubo de movimentação.
Caso estejam desalinhadas, solte a porca que prende uma das alavancas e alinhe elas e também o correto é trocar as buchas que estão gastas, se existe folga, acredito que fazendo isto deve melhorar sua situação.
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