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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por tcharles Qua 19 Out - 21:42:39

    Olá amigos, tenho um Gran Luxo 72 6c, ele está com o câmbio 4m moderno. Eu quero colocar o original 3 marchas na coluna, mas estive pensando e conversando com meu pai, ele comentou: será que com o câmbio de 3m não terei de trocar o diferencial ou mexer no cardã? dai fiquei pensando e vim ver se alguem sabe.

    meu carro tá com um dana dos opalas mais novos (creio que do 90) e com aquele cardã grossão sem divisão no meio.
    e agora, o que faço?
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    Mensagem por j ricardo Qua 19 Out - 21:46:43

    tcharles escreveu:Olá amigos, tenho um Gran Luxo 72 6c, ele está com o câmbio 4m moderno. Eu quero colocar o original 3 marchas na coluna, mas estive pensando e conversando com meu pai, ele comentou: será que com o câmbio de 3m não terei de trocar o diferencial ou mexer no cardã? dai fiquei pensando e vim ver se alguem sabe.

    meu carro tá com um dana dos opalas mais novos (creio que do 90) e com aquele cardã grossão sem divisão no meio.
    e agora, o que faço?

    não muda nada... é o mesmo cardã...

    por incrivel que pareça todos cambios de opala tem o mesmo comprimento...

    o que muda no comprimento do cardã, é se o carro é 4 ou 6cil e se o diferencial é braseixos ou dana...

    se voce não vai trocar motor nem diferencial, o cardan continua o mesmo...
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    Mensagem por tcharles Qua 19 Out - 21:51:37

    Valeu amigo, que bom.

    Isso não é uma coisa que to correndo atrás agora, principalmente pq um câmbio 3m é caro (se tiver em bom estado, com varetas, etc etc etc) será que encontro alguém para trocar?
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    Mensagem por j ricardo Qua 19 Out - 21:54:15

    tcharles escreveu:Valeu amigo, que bom.

    Isso não é uma coisa que to correndo atrás agora, principalmente pq um câmbio 3m é caro (se tiver em bom estado, com varetas, etc etc etc) será que encontro alguém para trocar?

    manda MP pro IVO FILHO que ele tem um cambio desse, e manja muito desse negócio de varetas,adaptações, e retornos a originalidade...

    ah! o carro dele também é um gran luxo '72... mas é auto...
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    Mensagem por j ricardo Qua 19 Out - 21:55:14

    dá uma olhada no trampo do cara: http://www.opaleirosdoparana.com/t20181-projeto-opala-79-injetado-by-ivo-filho
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    Mensagem por tcharles Qua 19 Out - 22:05:47

    Muito bom o trabalho do cara.
    Vou mandar uma MP para ele e tirar umas dúvidas quanto ao câmbio 3m.
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    Mensagem por opaleiro 73 Qui 20 Out - 6:08:25

    amigo que bela idéia você teve de voltar com o câmbio 3 marchas, posso dizer que é uma maravilha, tenho no meu e é uma blza, sem contar que dá um destaque maior ainda no carro....
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 20 Out - 6:46:36

    j ricardo escreveu:
    tcharles escreveu:Olá amigos, tenho um Gran Luxo 72 6c, ele está com o câmbio 4m moderno. Eu quero colocar o original 3 marchas na coluna, mas estive pensando e conversando com meu pai, ele comentou: será que com o câmbio de 3m não terei de trocar o diferencial ou mexer no cardã? dai fiquei pensando e vim ver se alguem sabe.

    meu carro tá com um dana dos opalas mais novos (creio que do 90) e com aquele cardã grossão sem divisão no meio.
    e agora, o que faço?

    não muda nada... é o mesmo cardã...

    por incrivel que pareça todos cambios de opala tem o mesmo comprimento...

    o que muda no comprimento do cardã, é se o carro é 4 ou 6cil e se o diferencial é braseixos ou dana...

    se voce não vai trocar motor nem diferencial, o cardan continua o mesmo...



    como eu adoro me intrometer nos assuntos What a Face What a Face What a Face What a Face

    o cambio 5M é um pouco maior q os 4M e 3M né?? Pois ja pensei mto em tirar o meu 4M e colocar um 5M e todos falaram q eu tenho q trocar o cardã.....so nao troquei o cambio pq nao achei um 5M.....por aqui nao acha nem pra remédio.......
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    Mensagem por AndersonJF Qui 20 Out - 8:26:04

    A galéra agui manja muito.....
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    Mensagem por Eduardo Cruz Qui 20 Out - 8:35:07

    pode por o 3 marchas q vc ñ vai se arrepender o meu é 6cc com 3 marchas vc anda a cidade inteira praticamente sem trocar de marchas e na estrada é normal
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    Mensagem por opaleiro ss Qui 20 Out - 11:27:56

    Galera, eu sei que tem diferenças entre as varetas do câmbio 3 marchas quando o motor é 6 cilindros e 4 cilindros.


    Alguém sabe dizer quais são e onde??? pq o câmbio no 6 cil vai um pouco mais para trás.


    Última edição por opaleiro ss em Qui 20 Out - 14:37:06, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 20 Out - 12:59:08

    fera.....ja ouvi dizer q no 6cc nao da pra coloca 6x2 q tem cambio 3M na coluna....pois as varetas ficam onde seriam instalados um dos dois canos......agora se tem diferenca das varetas do 4cc e do 6cc eu nao sei nao.....

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    Mensagem por j ricardo Qui 20 Out - 14:35:02

    Marcos Adriano escreveu:
    j ricardo escreveu:
    tcharles escreveu:Olá amigos, tenho um Gran Luxo 72 6c, ele está com o câmbio 4m moderno. Eu quero colocar o original 3 marchas na coluna, mas estive pensando e conversando com meu pai, ele comentou: será que com o câmbio de 3m não terei de trocar o diferencial ou mexer no cardã? dai fiquei pensando e vim ver se alguem sabe.

    meu carro tá com um dana dos opalas mais novos (creio que do 90) e com aquele cardã grossão sem divisão no meio.
    e agora, o que faço?

    não muda nada... é o mesmo cardã...

    por incrivel que pareça todos cambios de opala tem o mesmo comprimento...

    o que muda no comprimento do cardã, é se o carro é 4 ou 6cil e se o diferencial é braseixos ou dana...

    se voce não vai trocar motor nem diferencial, o cardan continua o mesmo...



    como eu adoro me intrometer nos assuntos What a Face What a Face What a Face What a Face

    o cambio 5M é um pouco maior q os 4M e 3M né?? Pois ja pensei mto em tirar o meu 4M e colocar um 5M e todos falaram q eu tenho q trocar o cardã.....so nao troquei o cambio pq nao achei um 5M.....por aqui nao acha nem pra remédio.......

    não.... tudo do mesmissimo tamanho...

    não tem que trocar o cardan.... só a luva dele, porque o 5marchas de 4cil é o unico que usa uma luva mais fina do que os outros cambios...
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    Mensagem por j ricardo Qui 20 Out - 14:38:59

    opaleiro ss escreveu:Galera, eu sei que tem diferenças entre as varetas do câmbio 3 marchas quando o motor é 6 cilindros e 4 cilindros.


    Alguém sabe dizer quais são e onde??? pq o câmbiono 6 cil vai um pouco mais para trás.

    sabe as varetas que saem do seu trabulador e encaixam naquelas chapinhas do cambio?

    nos 3 marchas elas vem da frente, mais precisamente da barra de direção... os seja o lugar de onde saem é o mesmo para 4cil e 6cil, como o cambio vai mais para tras no 6cil então as varetas tem que ser mais compridas...

    e não é só isso, a angulação também tem mudanças, por causa do comprimento....
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 21 Out - 7:02:36

    rapaiz....Ricardo.....agora encuquei...... scratch scratch scratch scratch

    um amigo meu tem uma caravan 81 4cc com cambio 5M (adaptado)......um dia (ano passado) o cambio dele deu zica e ele mesmo abriu pra arrumar (foi o pontapé inicial para eu abrir o meu tbem quando deu problema esse ano) e ele pra nao ficar sem carro pegou emprestado um cambio 4M e um cardã de uma oficina de um amigo nosso.....lembro como se fosse hj nois trocando o cardã.....nao participei da retirada do 5M mas participei do dia de colocar ele de volta.....e nao cheguei a medir colocando um do lado do outro.....pois fizemos a troca garagem da casa dele....levantamos o carro colocamos 4 tripés tiramos tudo e colocamos de novo....em tres: ele dono do carro...o nosso amigo dono da mecanica e eu dono de nada What a Face What a Face What a Face ......nao que o servico precisasse de 3 mas é q o carro estava meio baixo entao deu mais trabalho......

    e como eu disse eu ja rodei tanto atras de um 5m pra minha branca de neve e todas as "alficinas" os mexanicos era unanimes: tem q trocar o cardã.....dai minha certeza nisso..... bem....pelo menos ate hj....kkkkkkk
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    Mensagem por AndersonJF Sex 21 Out - 8:03:02

    Tcharles o Jricardo é "dotô" no assunto tem experiencia.....
    pode seguir...
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    Mensagem por Ivo Filho Sex 21 Out - 8:25:48

    olá!!!

    Então a estria do cambio 5 marchas é mais fica, aluva em termos de tamanho é exatamente igual, somente do 5 marchas do motor 4 cil é diferente, do 5 marchas 2205b é igual.
    Fabriquei um cardam para o diplomata do GIL e deu zica justamente por causa dessa diferença.


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    Mensagem por AndersonJF Sex 21 Out - 8:28:30

    AndersonJF escreveu:Tcharles o Jricardo é "dotô" no assunto tem experiencia.....
    pode seguir...
    Agora com o Ivo na jogada sem dúvidas vai pro pódium....
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    Mensagem por Ivo Filho Sex 21 Out - 8:38:45

    Então de novo:

    Para esclarecer tuas duvidas todas e nao correr risco de se dar mal.

    O cambio tres marchas fera é de 75 para baixo, se vc comprar de 75 para cima o cambio é meio fracão para seis cilindros.

    Como saber: o cambio de 75 para baixo tem estria grossa e a capa seca e o canhao trazeiro normalemnnte são de aluminio.
    Esse cambio é o mesmo para 4 e 6 cilindros, é indestrutivel, ate hoje nao conheci ninguem que conseguiu quebrar um cambio desses, para vc ter ideia, tem um monte desse rodando a quase 40 anos e ja tem um monte de 5 marchas 2205b dos 92 dando azia e deixando muito dono de opala desanimado.

    embreagem. usa o platô do opala e compra o disco de embreagem da s-10 2.2, é o mesmo disco e ainda original, cai fora de remanufaturado.

    Vareta:
    as duas varetas d 4 cilindros quase dao para usar no 6, mas tem de fgaser um trampo.
    Amenor, vc prolonda ela em 4 cm usando uma barra redonda trefilada (tem de ser trefilada e nunc alaminada) de 3/8". e acerta um pouco o angulo na ponta dela, onde é presa na coluna.

    a maior aumenta uns 6 centimetros, mas tem de fazer um monte de ajuste na angulação dela se nao ela pega na vareta intermediária.

    nota: são tres peças de varetas e nao duas OK.

    me passa um email via mp que te mando o desenho GM em explosão com todas as peças para vc ir se localizando

    NOta: esse cambio não encavala, o que da zica são varetas folgadas, buchas danidicadas e principalmente a chaveta que tem dentro da coluna de direção.

    OK

    duvidas vai perguntando ai.

    nota: NÃO COMPRA CAMBIO 3 MARCHAS COM ESTRIA FINA QUE VC VAI CAIR DO CAVALO!!!! AINDA MAIS PARA MONTAR EM 6 CILINDROS, POIS ESTRIA FINA TEM DIFERENÇA DE 4 PARA 6 E ACHAR UM DE 6 É ACERTAR NA LOTERIA JA COM ESTRIA GROSSA TODOS USAM O MESMO CAMBIO...SO A ENGRENAGEM DO VELOCIMETRO QUE VAI SER MEIO ZICA DE ACHAR.


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    Mensagem por tcharles Sex 21 Out - 8:47:31

    Po, mto show tua explicação.

    vou ver com o cara que quer vender o câmbio pra mim, creio q ele já tenha visto esse tópico, quando ele me enviar fotos eu te mostro, dai vc me diz se é o antes de 75, pode ser?

    sobre as varetas, será que é mto dificil de achar as do 6c?
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    Mensagem por Ivo Filho Sex 21 Out - 8:50:01

    tcharles escreveu:Po, mto show tua explicação.

    vou ver com o cara que quer vender o câmbio pra mim, creio q ele já tenha visto esse tópico, quando ele me enviar fotos eu te mostro, dai vc me diz se é o antes de 75, pode ser?

    sobre as varetas, será que é mto dificil de achar as do 6c?

    O CERTO É PROCURAR AS DE 6, MAS SE NO MEIO DO CAMINHO ACHAR DE 4 PODE COMPRAR QUE EU TE EXPLICO COMO ALONGAR.

    SO NAO TENHO MAIS COMO FAZER AQUI, PQ PRECISO DE UM CARRO MODELO, DESMONTAR TUDO E FAZER A COPIA....


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    Mensagem por opaleiro 73 Sex 21 Out - 9:13:06

    Ivo Filho escreveu:Então de novo:

    Para esclarecer tuas duvidas todas e nao correr risco de se dar mal.

    O cambio tres marchas fera é de 75 para baixo, se vc comprar de 75 para cima o cambio é meio fracão para seis cilindros.

    Como saber: o cambio de 75 para baixo tem estria grossa e a capa seca e o canhao trazeiro normalemnnte são de aluminio.
    Esse cambio é o mesmo para 4 e 6 cilindros, é indestrutivel, ate hoje nao conheci ninguem que conseguiu quebrar um cambio desses, para vc ter ideia, tem um monte desse rodando a quase 40 anos e ja tem um monte de 5 marchas 2205b dos 92 dando azia e deixando muito dono de opala desanimado.

    embreagem. usa o platô do opala e compra o disco de embreagem da s-10 2.2, é o mesmo disco e ainda original, cai fora de remanufaturado.

    Vareta:
    as duas varetas d 4 cilindros quase dao para usar no 6, mas tem de fgaser um trampo.
    Amenor, vc prolonda ela em 4 cm usando uma barra redonda trefilada (tem de ser trefilada e nunc alaminada) de 3/8". e acerta um pouco o angulo na ponta dela, onde é presa na coluna.

    a maior aumenta uns 6 centimetros, mas tem de fazer um monte de ajuste na angulação dela se nao ela pega na vareta intermediária.

    nota: são tres peças de varetas e nao duas OK.

    me passa um email via mp que te mando o desenho GM em explosão com todas as peças para vc ir se localizando

    NOta: esse cambio não encavala, o que da zica são varetas folgadas, buchas danidicadas e principalmente a chaveta que tem dentro da coluna de direção.

    OK

    duvidas vai perguntando ai.

    nota: NÃO COMPRA CAMBIO 3 MARCHAS COM ESTRIA FINA QUE VC VAI CAIR DO CAVALO!!!! AINDA MAIS PARA MONTAR EM 6 CILINDROS, POIS ESTRIA FINA TEM DIFERENÇA DE 4 PARA 6 E ACHAR UM DE 6 É ACERTAR NA LOTERIA JA COM ESTRIA GROSSA TODOS USAM O MESMO CAMBIO...SO A ENGRENAGEM DO VELOCIMETRO QUE VAI SER MEIO ZICA DE ACHAR.

    Eu já tinha orgulho de ter um Opala com câmbio 3 marchas na coluna, agora depois da explicação do Ivo ( sensacional ) fiquei com mais orgulho ainda, o meu Opala é 73 e segundo o véinho que comprei nunca foi mexido nada no câmbio, tenho ele 1 ano já e até hj nem sinal de me incomodar com esse câmbio, o que mais me perguntam é: encavala muito? e eu respondo: NUNCA ENCAVALOU, pra mim é o melhor câmbio que poderia ter no meu carro, confiável, confortável, quando saio pra passear pra longe, largo 3º na estrada e esqueço, ando de 30 a 130 sem precisar cambiar.... recomendo com certeza por esse câmbio...
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    Mensagem por opaleiro ss Sex 21 Out - 14:40:14

    j ricardo escreveu:
    opaleiro ss escreveu:Galera, eu sei que tem diferenças entre as varetas do câmbio 3 marchas quando o motor é 6 cilindros e 4 cilindros.


    Alguém sabe dizer quais são e onde??? pq o câmbiono 6 cil vai um pouco mais para trás.

    sabe as varetas que saem do seu trabulador e encaixam naquelas chapinhas do cambio?

    nos 3 marchas elas vem da frente, mais precisamente da barra de direção... os seja o lugar de onde saem é o mesmo para 4cil e 6cil, como o cambio vai mais para tras no 6cil então as varetas tem que ser mais compridas...

    e não é só isso, a angulação também tem mudanças, por causa do comprimento....


    Obrigado J.

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    Mensagem por tiago1970 Qua 4 Jul - 14:25:24

    Ivo Filho escreveu:Então de novo:

    Para esclarecer tuas duvidas todas e nao correr risco de se dar mal.

    O cambio tres marchas fera é de 75 para baixo, se vc comprar de 75 para cima o cambio é meio fracão para seis cilindros.

    Como saber: o cambio de 75 para baixo tem estria grossa e a capa seca e o canhao trazeiro normalemnnte são de aluminio.
    Esse cambio é o mesmo para 4 e 6 cilindros, é indestrutivel, ate hoje nao conheci ninguem que conseguiu quebrar um cambio desses, para vc ter ideia, tem um monte desse rodando a quase 40 anos e ja tem um monte de 5 marchas 2205b dos 92 dando azia e deixando muito dono de opala desanimado.

    embreagem. usa o platô do opala e compra o disco de embreagem da s-10 2.2, é o mesmo disco e ainda original, cai fora de remanufaturado.

    Vareta:
    as duas varetas d 4 cilindros quase dao para usar no 6, mas tem de fgaser um trampo.
    Amenor, vc prolonda ela em 4 cm usando uma barra redonda trefilada (tem de ser trefilada e nunc alaminada) de 3/8". e acerta um pouco o angulo na ponta dela, onde é presa na coluna.

    a maior aumenta uns 6 centimetros, mas tem de fazer um monte de ajuste na angulação dela se nao ela pega na vareta intermediária.

    nota: são tres peças de varetas e nao duas OK.

    me passa um email via mp que te mando o desenho GM em explosão com todas as peças para vc ir se localizando

    NOta: esse cambio não encavala, o que da zica são varetas folgadas, buchas danidicadas e principalmente a chaveta que tem dentro da coluna de direção.

    OK

    duvidas vai perguntando ai.

    nota: NÃO COMPRA CAMBIO 3 MARCHAS COM ESTRIA FINA QUE VC VAI CAIR DO CAVALO!!!! AINDA MAIS PARA MONTAR EM 6 CILINDROS, POIS ESTRIA FINA TEM DIFERENÇA DE 4 PARA 6 E ACHAR UM DE 6 É ACERTAR NA LOTERIA JA COM ESTRIA GROSSA TODOS USAM O MESMO CAMBIO...SO A ENGRENAGEM DO VELOCIMETRO QUE VAI SER MEIO ZICA DE ACHAR.


    Ivo Bela explicação tem como me mandar estes desenhos de GM que vc tem???
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    Mensagem por Ivo Filho Qua 4 Jul - 17:33:49

    tem sim, manda teu email.


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    Mensagem por tiago1970 Qua 4 Jul - 20:23:44

    Ivo Filho escreveu:tem sim, manda teu email.

    Valeu Ivo pq to de olho em alguns cambio e ja quero comprar certo !!
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    Mensagem por Ivo Filho Qui 5 Jul - 13:57:35

    Tiago, divirta-se

    https://skydrive.live.com/?cid=653c81b9a765845e#cid=653C81B9A765845E&id=653C81B9A765845E%21129


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    Mensagem por tiago1970 Qui 5 Jul - 19:32:53

    Ivo o que acha deste aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428190017-cmbio-opala-3-marchas-mecnico-hot-rod-_JM#questionText

    So vou ter de correr atras das varetas que eu to vendo que vou apanhar um pouco rsrsr
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    Mensagem por tiago1970 Qui 5 Jul - 19:37:36

    Ivo Filho escreveu:Tiago, divirta-se

    https://skydrive.live.com/?cid=653c81b9a765845e#cid=653C81B9A765845E&id=653C81B9A765845E%21129

    Valeu pelas informações, ja salvei no meu pc !!! minha coluna de direção ja era do cambio em cima fica menos difícil para resolver ... é mesmo o cambio e as varetas mesmo que faltava.... a alavanca também mais ja to na captura rsrsr
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    Mensagem por DaviOpalaEspecialCascavel Qui 5 Jul - 19:54:33

    Amigo eu tenho a caixa 3m aqui em casa a capa seca ta quebrada e a bunda da caixa de aluminio na parte do retentor ta trincada se tiver interece me manda um MP ou email davi_trw@hotmail.com abç a todos

    [Câmbio 3 marchas Dsc01766iu[/URL]</noscript>[/img]
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    Mensagem por Ivo Filho Qui 5 Jul - 20:43:46

    opa, olha ai um cambio pintando, mas atentar uma coisa importante....

    A capa seca do cambio 4 marchas nao da certo num cambio tres marchas nem que vc queira nem muito menos com reza brava!!!!o ascento do rolamento do eixo piloto é diferente. O diâmetro é igual, mas o anel que trava o rolamento fica deslocado uns 2 milimetros para fora.

    Esse cambio do Ml é o cara mesmo, mas ta meio salgado o preço.


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    Mensagem por tiago1970 Qui 5 Jul - 22:30:55

    Ivo Filho escreveu:opa, olha ai um cambio pintando, mas atentar uma coisa importante....

    A capa seca do cambio 4 marchas nao da certo num cambio tres marchas nem que vc queira nem muito menos com reza brava!!!!o ascento do rolamento do eixo piloto é diferente. O diâmetro é igual, mas o anel que trava o rolamento fica deslocado uns 2 milimetros para fora.

    Esse cambio do Ml é o cara mesmo, mas ta meio salgado o preço.

    Achei meio salgado mesmo mais ofereci o meu de 4 marchas vamos ver o que ele me faz.... se nao anuncio o meu e vendo depois pra compensar um pouco rsrsrs
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    Mensagem por tiago1970 Qui 5 Jul - 22:31:54

    DaviOpalaEspecialCascavel escreveu:Amigo eu tenho a caixa 3m aqui em casa a capa seca ta quebrada e a bunda da caixa de aluminio na parte do retentor ta trincada se tiver interece me manda um MP ou email davi_trw@hotmail.com abç a todos

    [Câmbio 3 marchas Dsc01766iu[/URL]</noscript>[/img]

    Tem como colocar uma foto dele ai pra dar uma olhada???
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    Mensagem por DaviOpalaEspecialCascavel Sex 6 Jul - 20:04:19

    Amigo vou tirar fotos amanha e posto aqui porem tenho a caixa 3 Marchas, e a 4m. clac clac re de pucha antiga...
    vou tirar foto das duas caixa e vou postar abçs
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    Mensagem por DaviOpalaEspecialCascavel Sáb 7 Jul - 21:15:07

    Fotos da caixa 3M
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    Mensagem por jomilk Dom 8 Jul - 18:46:05

    Marcos Adriano escreveu:fera.....ja ouvi dizer q no 6cc nao da pra coloca 6x2 q tem cambio 3M na coluna....pois as varetas ficam onde seriam instalados um dos dois canos......agora se tem diferenca das varetas do 4cc e do 6cc eu nao sei nao.....

    Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

    Eu tenho um opala 71 com cambio na coluna, 6 cilindros e 6X2 e não tenho qualquer problema de varetas...

    JL
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    Mensagem por kelvisson Dom 8 Jul - 19:26:38

    Só uma duvida

    Tem algum jeito de colocar o trambulador no cambio 3m para ficar com a alavanca no assoalho ???


    Valeu
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    Mensagem por tiago1970 Ter 10 Jul - 14:29:49

    DaviOpalaEspecialCascavel escreveu:Amigo eu tenho a caixa 3m aqui em casa a capa seca ta quebrada e a bunda da caixa de aluminio na parte do retentor ta trincada se tiver interece me manda um MP ou email davi_trw@hotmail.com abç a todos

    [Câmbio 3 marchas Dsc01766iu[/URL]</noscript>[/img]

    Manda pra mim a foto das varetas!!
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    Mensagem por nicolasgavlak Qua 25 Jul - 0:44:31

    Eae pessoal, tenho uma duvida com meu cambio,
    comprei meu opala faz pouco tempo, é um 4cil e 3 marchas na coluna, é seguinte

    Quando engato primeira e quero passar pra segunda, nao posso passar pelo ponto morto
    se não ele nao engata a segunda, fica perdido.
    Para engatar a segunda tenho que fazer o mesmo movimento que seria a ré, puxa pra mim,
    e pra cima, achar o lugar um pouquinho antes da ré e sentir que trambulou, ai posso empurrar
    o cambio pra trás e pra cima para engatar a segunda.

    Acredito que tenha algo errado, pois do neutro conseguiria engatar qualquer marcha, correto?

    Abraço!
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    Mensagem por Everton Luis da Silveira Qua 25 Jul - 5:06:25

    nicolasgavlak escreveu:Eae pessoal, tenho uma duvida com meu cambio,
    comprei meu opala faz pouco tempo, é um 4cil e 3 marchas na coluna, é seguinte

    Quando engato primeira e quero passar pra segunda, nao posso passar pelo ponto morto
    se não ele nao engata a segunda, fica perdido.
    Para engatar a segunda tenho que fazer o mesmo movimento que seria a ré, puxa pra mim,
    e pra cima, achar o lugar um pouquinho antes da ré e sentir que trambulou, ai posso empurrar
    o cambio pra trás e pra cima para engatar a segunda.

    Acredito que tenha algo errado, pois do neutro conseguiria engatar qualquer marcha, correto?

    Abraço!

    Amigo tenho 2 opalas com este mesmo câmbio, tive de trocar a caixa de direção de um deles a 2 meses e tinha um problema semelhante ao seu, aproveitei que a coluna estava desmontada e mandei fazer novas buchas das vareras e do trambulador em um torneiro, o resultado ficou perfeito. Eu mesmo desmontei e montei as peças e as dicas que te dou são as seguintes: verifique as buchas das varetas se estão firme, verifique também a regulagem daqueles dois parafusos que prendem as varetas nas alavancas do trambulador, em ponto morto as duas alavancas devem estar exatamente alinhadas. Verifique estes pontos e se ainda tiver dúvidas, eu tiro umas fotos e posto aqui.
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    Mensagem por Ivo Filho Qua 25 Jul - 7:24:52

    DaviOpalaEspecialCascavel escreveu:Fotos da caixa 3M
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    Esse cambio ai é moderno, estria fina no eixo piloto e da para ver onde seria montada a ré e a trava da ré se esse cambio fosse 4 marchas...(usam o mesmo eixo secundario os cambios 3 e 4 marchas acima de 75/76).

    Esse ai por exemplo, num 6 cil so para andar de boa se não quebra.


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    Câmbio 3 marchas Empty Re: Câmbio 3 marchas

    Mensagem por romulo crema Qua 25 Jul - 9:06:26

    Ivo Filho escreveu:Então de novo:

    Para esclarecer tuas duvidas todas e nao correr risco de se dar mal.

    O cambio tres marchas fera é de 75 para baixo, se vc comprar de 75 para cima o cambio é meio fracão para seis cilindros.

    Como saber: o cambio de 75 para baixo tem estria grossa e a capa seca e o canhao trazeiro normalemnnte são de aluminio.
    Esse cambio é o mesmo para 4 e 6 cilindros, é indestrutivel, ate hoje nao conheci ninguem que conseguiu quebrar um cambio desses, para vc ter ideia, tem um monte desse rodando a quase 40 anos e ja tem um monte de 5 marchas 2205b dos 92 dando azia e deixando muito dono de opala desanimado.

    embreagem. usa o platô do opala e compra o disco de embreagem da s-10 2.2, é o mesmo disco e ainda original, cai fora de remanufaturado.

    Vareta:
    as duas varetas d 4 cilindros quase dao para usar no 6, mas tem de fgaser um trampo.
    Amenor, vc prolonda ela em 4 cm usando uma barra redonda trefilada (tem de ser trefilada e nunc alaminada) de 3/8". e acerta um pouco o angulo na ponta dela, onde é presa na coluna.

    a maior aumenta uns 6 centimetros, mas tem de fazer um monte de ajuste na angulação dela se nao ela pega na vareta intermediária.

    nota: são tres peças de varetas e nao duas OK.

    me passa um email via mp que te mando o desenho GM em explosão com todas as peças para vc ir se localizando

    NOta: esse cambio não encavala, o que da zica são varetas folgadas, buchas danidicadas e principalmente a chaveta que tem dentro da coluna de direção.

    OK

    duvidas vai perguntando ai.

    nota: NÃO COMPRA CAMBIO 3 MARCHAS COM ESTRIA FINA QUE VC VAI CAIR DO CAVALO!!!! AINDA MAIS PARA MONTAR EM 6 CILINDROS, POIS ESTRIA FINA TEM DIFERENÇA DE 4 PARA 6 E ACHAR UM DE 6 É ACERTAR NA LOTERIA JA COM ESTRIA GROSSA TODOS USAM O MESMO CAMBIO...SO A ENGRENAGEM DO VELOCIMETRO QUE VAI SER MEIO ZICA DE ACHAR.



    PARA BENS IVO POR AJUDAR TODOS AMANTES DO OPALA.

    SE POSSIVEL ME MANDE NO MEU EMAIL O DESENHO E ESSAS MODIFICAÇÕES QUE PRECISA PARA MUDAR O 4CC PARA 6CC COM CAMBIO NA COLUNA, POIS TENHO UM 73 4CC COM 3 MARCHAS E TENHO VONTADE DE FUTURAMENTE COLOCAR UM MOTOR 6CC NELE..

    FORTE ABRAÇO.

    RÔMULO CREMA

    "QUALIDADE NÃO TEM IDADE"

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    Mensagem por nicolasgavlak Qua 25 Jul - 9:58:41

    Entao em ponto morto as duas varetas devem estar alinhadas?
    será que consigo fazer isso sem desmontar caixa de dir, reservatorio freio e etc?


    Muito Obrigado



    Everton Luis da Silveira escreveu:
    nicolasgavlak escreveu:Eae pessoal, tenho uma duvida com meu cambio,
    comprei meu opala faz pouco tempo, é um 4cil e 3 marchas na coluna, é seguinte

    Quando engato primeira e quero passar pra segunda, nao posso passar pelo ponto morto
    se não ele nao engata a segunda, fica perdido.
    Para engatar a segunda tenho que fazer o mesmo movimento que seria a ré, puxa pra mim,
    e pra cima, achar o lugar um pouquinho antes da ré e sentir que trambulou, ai posso empurrar
    o cambio pra trás e pra cima para engatar a segunda.

    Acredito que tenha algo errado, pois do neutro conseguiria engatar qualquer marcha, correto?

    Abraço!

    Amigo tenho 2 opalas com este mesmo câmbio, tive de trocar a caixa de direção de um deles a 2 meses e tinha um problema semelhante ao seu, aproveitei que a coluna estava desmontada e mandei fazer novas buchas das vareras e do trambulador em um torneiro, o resultado ficou perfeito. Eu mesmo desmontei e montei as peças e as dicas que te dou são as seguintes: verifique as buchas das varetas se estão firme, verifique também a regulagem daqueles dois parafusos que prendem as varetas nas alavancas do trambulador, em ponto morto as duas alavancas devem estar exatamente alinhadas. Verifique estes pontos e se ainda tiver dúvidas, eu tiro umas fotos e posto aqui.
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    Mensagem por Ivo Filho Qua 25 Jul - 13:41:11

    nicolasgavlak escreveu:Entao em ponto morto as duas varetas devem estar alinhadas?
    será que consigo fazer isso sem desmontar caixa de dir, reservatorio freio e etc?


    Muito Obrigado




    consegue sim, use uma chave 9/16 ou 14. se os dois garfos nao estiverem perfeitamente alinhados o cambio nao funciona direito.

    Como saber o perfeito alinhamento:
    puxe a alavanca para tras dentro do carro, ela tem de vir somente com a pressão da mola, mas nao pode enroscar em nada, se estiver enroscando é que nao esta bem alinhado la na frente.

    ahh, nao precisa desmontar nada, nem freios nem hidrovacuo nem caixa de direção


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    Mensagem por nicolasgavlak Qua 25 Jul - 14:13:02

    ok vou tentar fazer isso, hoje pela primeira vez encavalou, tenho muito cuidado com o
    cambio, mas acho que tem algo errado mesmo, engatei ré para sair da garagem e nao saiu mais disso,
    tive que desencavalar na mão mesmo, direto no trambulador.

    Vou dar uma olhada no que me disse, obrigado.








































































































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    Mensagem por nicolasgavlak Qui 26 Jul - 11:40:31

    Ivo, fiquei na duvida, por isso tirei algumas fotos.
    O cambio está em ponto morto e esse é o alinhamento.

    Foi Voce a lenda que conseguiu por DH nessa coluna?

    Outra coisa, no final da vareta, onde liga com a do cambio tem folga sim.

    Mais uma coisa, ouvi dizer que nesse tipo de cambio nao é possivel colocar escapamento 4x2, procede?


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    Câmbio 3 marchas Empty Re: Câmbio 3 marchas

    Mensagem por Everton Luis da Silveira Sex 27 Jul - 5:03:39

    Tive a impressão de ver em suas fotos Nicolas, que as alavancas não me parecem estar alinhadas, tenho uma coluna sobrando aqui, no qual tirei umas fotos para mostrar como funciona o mecanismo.

    Foto do alinhamento das alavancas.
    Câmbio 3 marchas Alavanca1


    A próxima foto mostra o encaixe que tem nas duas alavancas, onde em ponto morto o tubo que faz a movimentação deve passar entre as duas livremente, se por ventura uma estiver desalinhada, o tubo tem uma espécie de chaveta que dificultara a troca das marchas.
    Câmbio 3 marchas Alavanca2


    Câmbio 3 marchas P7260062



    Agora, tirada as alavancas você verá o encaixe do tubo de movimentação.
    Câmbio 3 marchas Alavanca3


    Caso estejam desalinhadas, solte a porca que prende uma das alavancas e alinhe elas e também o correto é trocar as buchas que estão gastas, se existe folga, acredito que fazendo isto deve melhorar sua situação.


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    Mensagem por lobo2 Sex 27 Jul - 7:02:57

    Muito legal as explicações da regulagem! Isso deve ajudar muita gente.

    Para completar... Talvez isso possa ser útil também. Nos Opalas com chave na coluna eu faço desse jeito aqui e costuma dar certo.

    Câmbio 3 marchas IMG_3440

    Nessa coluna, não existe a chaveta no eixo. Nos braços tem um ressalto e uma espécie de garfo que encaixa neles conforme a marcha selecionada.

    Câmbio 3 marchas IMG_3437

    Para regular, deve-se deixar a alavanca em ponto morto e verificar se o curso da alavanca está mais ou menos no meio para engatar a segunda e terceira marcha (move-se o mesmo espaço para engatar qualquer uma delas) e se as marchas são engatadas "por completo". Estando OK, verificar se o ressalto do outro braço, o mais próximo da caixa de direção (primeira e ré), está alinhado com o mais próximo da parede corta fogo (segunda e terceira marcha).

    Câmbio 3 marchas IMG_3438

    Câmbio 3 marchas IMG_3439

    Dessa forma, o "seletor" ou garfo deve mover livremente entre o ressalto de uma haste e a outra, não enroscando mais.

    Espero que seja útil e que dê para entender o que escrevi... Laughing

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    Câmbio 3 marchas Empty Re: Câmbio 3 marchas

    Mensagem por nicolasgavlak Sex 27 Jul - 11:32:08



    Everton, agora fica a duvida,
    devo alinhar me baseando pela alavanca da 2º e 3º ou pela alavanca da Ré e 1º ?

    e é possivel instalar 4x2 com esse cambio?






    Everton Luis da Silveira escreveu:Tive a impressão de ver em suas fotos Nicolas, que as alavancas não me parecem estar alinhadas, tenho uma coluna sobrando aqui, no qual tirei umas fotos para mostrar como funciona o mecanismo.

    Foto do alinhamento das alavancas.
    Câmbio 3 marchas Alavanca1


    A próxima foto mostra o encaixe que tem nas duas alavancas, onde em ponto morto o tubo que faz a movimentação deve passar entre as duas livremente, se por ventura uma estiver desalinhada, o tubo tem uma espécie de chaveta que dificultara a troca das marchas.
    Câmbio 3 marchas Alavanca2


    Câmbio 3 marchas P7260062



    Agora, tirada as alavancas você verá o encaixe do tubo de movimentação.
    Câmbio 3 marchas Alavanca3


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    Mensagem por j ricardo Sex 27 Jul - 11:55:27

    possivel, é, mas o que vi tinha sido feito sob emcomenda...foi feito "no carro"

    inclusive todo orçamento que peço, os caras pedem para levar o carro la...


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