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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por nicolasgavlak Sex 27 Jul - 11:32:08



    Everton, agora fica a duvida,
    devo alinhar me baseando pela alavanca da 2º e 3º ou pela alavanca da Ré e 1º ?

    e é possivel instalar 4x2 com esse cambio?






    Everton Luis da Silveira escreveu:Tive a impressão de ver em suas fotos Nicolas, que as alavancas não me parecem estar alinhadas, tenho uma coluna sobrando aqui, no qual tirei umas fotos para mostrar como funciona o mecanismo.

    Foto do alinhamento das alavancas.
    Câmbio 3 marchas - Página 2 Alavanca1


    A próxima foto mostra o encaixe que tem nas duas alavancas, onde em ponto morto o tubo que faz a movimentação deve passar entre as duas livremente, se por ventura uma estiver desalinhada, o tubo tem uma espécie de chaveta que dificultara a troca das marchas.
    Câmbio 3 marchas - Página 2 Alavanca2


    Câmbio 3 marchas - Página 2 P7260062



    Agora, tirada as alavancas você verá o encaixe do tubo de movimentação.
    Câmbio 3 marchas - Página 2 Alavanca3


    Caso estejam desalinhadas, solte a porca que prende uma das alavancas e alinhe elas e também o correto é trocar as buchas que estão gastas, se existe folga, acredito que fazendo isto deve melhorar sua situação.



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    Mensagem por j ricardo Sex 27 Jul - 11:55:27

    possivel, é, mas o que vi tinha sido feito sob emcomenda...foi feito "no carro"

    inclusive todo orçamento que peço, os caras pedem para levar o carro la...
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    Mensagem por Ivo Filho Sex 27 Jul - 12:59:10

    tem de regular pela 2 e 3 que é a posição de descanso, no caso é a vareta curta.

    4 cil eu nao sei, mas no 6 cil é so montar o escape do omega que da certinho.


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    Mensagem por fabricio198 Dom 29 Jul - 19:35:06

    Opa. Eu tenho uma duvida, é possivel fazer as varetas do 6cc?
    Por um acaso alguem teria as medidas pra passar?

    Desde ja Grato
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    Mensagem por nicolasgavlak Seg 30 Jul - 18:14:09

    Pessoal, Muito Obrigado pela ajuda, hoje consegui regular seguindo as dicas do Ivo
    ficou fino, bem preciso.

    Obrigado a todos!
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    Mensagem por Diego Borba Qui 7 Mar - 20:00:56

    Pessoal proxima segunda vou levar meu opala no mecânico so que ele nao tem muita experiencia neste trambulador mesmp assim aceitou a empreitada de trocar os garfos essas duas peças (1e ré, 2° e 3°), so nao entendi muito bem como funciona este alinhamento??
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    Mensagem por Everton Luis da Silveira Sex 8 Mar - 17:49:19

    Diego Borba escreveu:Pessoal proxima segunda vou levar meu opala no mecânico so que ele nao tem muita experiencia neste trambulador mesmp assim aceitou a empreitada de trocar os garfos essas duas peças (1e ré, 2° e 3°), so nao entendi muito bem como funciona este alinhamento??

    Boa noite, primeiramente ajuste o parafuso que regula a alavanca de 2ª e 3ª marcha de modo que os engates fiquem precisos tanto em 2ª como na 3ª,feito isto e verificado que esta OK, você deixa em ponto morto a alavanca de 2ª/3ª e ajusta o parfuso da vareta 1ª e RÉ alinhado com o da 2ªe3ª, de modo que em ponto morto os dois trambuladores estejam alinhados, para que aquele chanfro que postei uma foto anteriormente possa se deslocar entre as alavancas sem problemas, como nosso amigo Ivo falou anteriormente o alinhamento deve ser feito pela alavanca de 2ªe3ª pois quando se esta em 1ª ou RÉ vocé tem que puchar a alavanca em ponto morto próximo ao volante e engatar a marcha desejada, este movimento pressiona uma mola no interior da coluna, quando você coloca em ponto morto novamente, a mola no interior da coluna joga automaticamente a alavanca para a posição de descanço que é na mesma linha da 2ª e 3ª marcha. Dúvidas estamos ai. Valeu
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    Mensagem por Diego Borba Sex 8 Mar - 18:10:18

    Ok deixa eu ver se eu entendi, por exemplo: meu carro parado e em ponto morto eu abro o capo e observo o trambulador embaixo do hidrovacuo, e quando eu observo o garfo da 2°e 3°, nao esta alinhado com o da ré e 1°, isso e o que acontece hoje, ajuda no encavalamento?.
    Já la no mecânico quando agente tiver trocado o reparo etc, na fase final o alinhamento entre as peças sitadas devem ser visivelmente alinhados um garfinho com outro.????
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    Mensagem por Everton Luis da Silveira Sex 8 Mar - 18:40:25

    Diego Borba escreveu:Ok deixa eu ver se eu entendi, por exemplo: meu carro parado e em ponto morto eu abro o capo e observo o trambulador embaixo do hidrovacuo, e quando eu observo o garfo da 2°e 3°, nao esta alinhado com o da ré e 1°, isso e o que acontece hoje, ajuda no encavalamento?.
    Já la no mecânico quando agente tiver trocado o reparo etc, na fase final o alinhamento entre as peças sitadas devem ser visivelmente alinhados um garfinho com outro.????

    Respondendo sua pergunta, quando seu carro esta em ponto morto e você abre o capo e verifica ao trambualdor, o correto é as alavancas estarem como na foto abaixo, alinhadas.

    Câmbio 3 marchas - Página 2 Alavanca1



    Quanto ao encavalamento, acredito que o desalinhamento possa ajudar desde que esteja fora consideravelmente, pois para trocar a alavanca de um trambulador para o outro você tera que procurar o encaixe para a alavanca passar, se como você diz elas não estão alinhadas, pode ser que isto ajude a se perder e você tenta engatar uma marcha sendo que nem tirou da outra la na caixa, ai encavala, mas tem que verificar a folga nas buchas, no trambulador, vários itens contribuem para que o encavalamento aconteça.
    Já tive 3 Opalas câmbio em cima, ambos com o sistema na coluna revisado e justinho. O 76 nunca encavalou uma marcha, tanto que quando vendi deixei o atual propietário andar sem nunca ter andado num carro destes antes e ficou impressionado pois muita gente critica dizendo que encavala muito e outras coisas, o meu 73 o que acontece as vezes tu leva a alavanca e ele não engata, mas consigo voltar e engatar de novo, agora o 75 que tenho, se você errar o caminho, ou deixar alguém que não tenha habilidade na primeira passada da 1ª para 2ª encavala e a única maneira de soltar é la no trambulador.
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    Mensagem por Diego Borba Sex 8 Mar - 18:50:10

    Cara o meu e 1975, e estou com o mesmo problema so encavala de 1° para 2° ,comprei ate um espaçador novo aquele de plastico.
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    Mensagem por Diego Borba Sex 8 Mar - 19:03:46

    Everton, mas vc conseguiu, resolver o problema do 75. ?
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    Mensagem por Everton Luis da Silveira Sex 8 Mar - 19:07:33

    Diego Borba escreveu:Everton, mas vc conseguiu, resolver o problema do 75. ?

    Ali eu descubri o jeito, revisei tudo e não achei problema, o segredo no meu carro é quando for passar da 1ª para a 2ª tu leva a alavanca até próximo do ponto morto e deixa a mola da coluna que já mencionei, empurrar a alavanca para o trambulador de trás. Não tive mais problemas.
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    Mensagem por Diego Borba Sex 8 Mar - 19:17:34

    Cara que estranho, o meu e o mesmo esquema, tenho que enpurrar na moralzimha ate o ponto morto, depois empurrar de leve para cima, bom mais nao tem geito eu me encomodo de muito encavala no transito aí vc ja sabe so metendo a mão no trambulador, como eu peguei assim e nunca revisei, vou pelo menos tentar vamo ver que da.
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    Mensagem por Everton Luis da Silveira Sex 8 Mar - 20:11:27

    Diego Borba escreveu:Cara que estranho, o meu e o mesmo esquema, tenho que enpurrar na moralzimha ate o ponto morto, depois empurrar de leve para cima, bom mais nao tem geito eu me encomodo de muito encavala no transito aí vc ja sabe so metendo a mão no trambulador, como eu peguei assim e nunca revisei, vou pelo menos tentar vamo ver que da.

    Se tu morasse aqui na minha região eu dava umas dicas para ti pessoalmente é melhor para explicar, sendo assim vou descrever os problemas que encontrei em meus carros com base no desnho abaixo:

    Câmbio 3 marchas - Página 2 121mecanismo3marchascol



    -A bucha circulada em vermelho no desenho, verifique se seu carro possui ou ela não esta gasta, ela fica fixada entre a longarina do carro e a vareta 2ªe3ª, meu Opala 76 não tinha esta peça, fiz outra em nylon com base em medidas tiradas do carro.

    -As partes circuladas em verde das varetas, são onde fixam as buchas, no meu caso as buchas gastaram e consequentemente acabou gastando parte das varetas também, tive que mandar um torneiro encher com solda e limar as varetas para que fosse colocadas novas buchas.

    -As buchas circuladas em azul costumam estarem bem gastas, no Meu 76 e 73 mandei fazer em nylon para as varetas, exceto as duas que ficam nos parafusos de regulagem do trabulador, que mandei fazer em metal.

    -Observe também a alavanca 2ªe3ª (4043 A)descrita no desenho, aconteceu comigo de gastar a parte de dentro onde interliga com a vareta, tive de mandar encher com solda e limar.

    -Em um de meus carros também teve desgastes nas extremidades das alavancas trambulador que ficam na coluna, elas gastaram a parte externa de ambas, devido o movimento sobe e desce, estas peças comprei outras.

    -Feito isso é graxa no interior da coluna, montar os componentes, engraxar bem as buchas e articulações e regulagem do trambulador como já descrito.

    Valeu, estes foram os problemas que tive nos meus carros, espero ter ajudado
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    Mensagem por Ivo Filho Sex 8 Mar - 20:38:17

    O 6x2 do omega da certinho, e fica muito mais facil de ligar os canos ate atras.
    O
    Eduardo aqui de americana (opala 74 laranja) colocou um coletor que eu vendi para ele.


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    Mensagem por j ricardo Sex 8 Mar - 20:40:54

    vige... o meu encavala reduzindo da terceira pra segunda...


    ja to de saco cheio desse cambio morfético... tou pensando seriamente em rasgar o tunel e meter o 2205B no carro...


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    Mensagem por Diego Borba Sex 8 Mar - 20:42:28

    Everton, muito obrigado pela força, cara o problema realmente e as buchas aonde comprar, no meu caso nao tem onde eu mandar fazer de nylon, será que se eu reaproveitar as que ja estao la e meter graxa, fora as outras peças que serao subistituidas da certo??
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    Mensagem por Everton Luis da Silveira Sex 8 Mar - 22:02:19

    Diego Borba escreveu:Everton, muito obrigado pela força, cara o problema realmente e as buchas aonde comprar, no meu caso nao tem onde eu mandar fazer de nylon, será que se eu reaproveitar as que ja estao la e meter graxa, fora as outras peças que serao subistituidas da certo??

    Eu se fosse você, já que vai mexer no mecanismo de mudança da coluna, buscaria consertar tudo que fosse possível para fazer uma vez só, não sei bem ao certo o que será trocado em seu carro, mas caso você faça este conserto e não resolva seu problema, facilmente depois você consegue retirar as varetas e fazer os embuchamentos caso necessite. Quanto a comprar as buchas prontas, a um tempo atrás tinha um cara no ML vendendo o jogo, porém tem que avaliar como estão suas varetas para receber estas buchas, como já disse eu tive um problema em que tive de embuchar as varetas e obrigatoriamente tive de confeccionar as buchas sob medida.
    Acredito que se você se informar deve ter alguém no fundo de quintal que faça estes serviços de torno em sua região, o mais trabalhoso que o pessoal reclamou de fazer no meu caso foram as soldas para preenchimento dos desgastes das varetas e depois limar até a medida desejada.
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    Mensagem por Diego Borba Ter 12 Mar - 18:49:59

    GALERA, PROBLEMA RESOLVIDO!!!!.
    Hoje fui na oficina o carro esta perfeito depois de trocar o espaçador e os garfos.
    Agradeço a todos do Fórum que colaboraram.!
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    Mensagem por Ivo Filho Ter 12 Mar - 20:11:21

    Opa, agora so curtir o opalão!!


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    Mensagem por Diego Borba Qua 13 Mar - 17:19:10

    Poxa Ivo pra vc ver né, estava até desanimado com o meu Opala, foi só trocar o espaçador e os garfos, que ficou zero, e hoje fuçando ele na garagem descobri que o ar está funcionando,. Câmbio 3 marchas - Página 2 933234
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    Mensagem por Ivo Filho Qui 14 Mar - 7:25:49

    Opa! essa é uma boa noticia! mas tem um detalhe....esta funcionando e gelando, ou so esta ligando o compressor?

    opalas antigos o pressostato que ano deixa o compressor ligar sem gas as vzs ou quase sempre travam e o compressor acaba ligando sem gas. Sem gas nao circula o oleo e pode riscar ou ate mesmo fundir o compressor.

    Mesmo assim parabens pela resolução do problema!


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    Mensagem por rafaelopalaleiro Sáb 28 Dez - 9:28:02

    Galera vou precisar da ajuda de vcs, tenho aqui 2 colunas 3 marchas uma que tava toda desmontada era de um Opala 74 a outra tirei ontem do meu OPala 75 me parece que esta tudo ok, encontrei apenas uma vareta que vai na cx, e por sorte a lavanca de trocar a marcha esta quebrada sera que e muito difícil arrumar????
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    Mensagem por rafaelopalaleiro Sáb 28 Dez - 9:33:37

    Segues as fotos...
    Câmbio 3 marchas - Página 2 3isq
    essa pecinha que ta quebrada mais eu tenho outra
    Câmbio 3 marchas - Página 2 0ewo
    Esse garfo e o unico que eu encontrei essas peças são da coluna do 74
    Câmbio 3 marchas - Página 2 5wqb
    essa e a coluna do opala 75
    Câmbio 3 marchas - Página 2 Fswp
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    Mensagem por rafaelopalaleiro Sáb 28 Dez - 9:37:59

    Cara ser for muito trampo pra montar vou vender e comprar uma que encontrei a venda mais 800 reais o cara pede mais ta tudo completo desde a alavanca de trocar as marchas ate a cx de direção mais mesmo assim vai faltar as varetas e mais algumas peças as varetas nãosei se ta certo o preço que estão pedindo mais ta meio caro...
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    Mensagem por Diego Borba Sáb 28 Dez - 14:35:53

    As varetas tem como mandar fazer sim, tem que pegar as medidas com o Ivo Filho.
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    Mensagem por rafaelopalaleiro Sáb 28 Dez - 17:23:56

    Flw Diego vou mandar um MP pra ele, segue essas fotos que achei na net pra mim ainda falta as 2 varetas;;;
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    Mensagem por rysnn12 Sáb 28 Dez - 17:43:45

    eu to querendo colocar na minha Caravan 88, mas ainda nao sei se adapto na caixa de 4 marchas ou se coloco um de 3 mesmo.. ta embaçado achar uma coluna que sirva tb..
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    Mensagem por rafaelopalaleiro Sáb 28 Dez - 18:03:19

    Ta ruim e e o preço essas da foto acima as varetas e a coluna 1.000 reais  Suspect 
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    Mensagem por tcharles Sex 24 Jul - 12:12:48

    Boa tarde pessoal. Depois de muito tempo reencontrei esse meu tópico falando sobre o câmbio de 3 marchas.
    Encontrei um cemitério de Opala aqui e o cara conseguiu um câmbio de 3 marchas de um Opala 71 com as varetas com o irmão dele e acabei trocando pelo 4 marchas moderno que estava no meu 72. (sim, depois de todo esse tempo eu ainda não havia trocado o câmbio do vermelhão).
    Como eu já tenho a coluna completa mas sem a alavanca Sad , acho que as varetas são do 4c, então vou precisar fazer aquele esquema de modificar as varetas do 4c para o 6. Muitos vendedores do ML que vendem aqueles 3 pedaços de ouro, digo, ferro por 500 reais para mais falam que são iguais.
    Pedi as medidas de todas as varetas que achei para comparar com as minhas e eis que um vendedor manda e vejo que elas são poucos centímetros maiores. Até pensei em comprar, mas são 500 reais mais o frete.
    Já vou precisar comprar a alavanca, as buchas (um cara no ML falou que fabrica elas por 200, será que presta?) e uma coisa que só notamos depois com a caixa em casa que as peças que as varetas ficam prendidas na caixa foram modificadas, uma parece que cortaram uma pontinha, mas que nõ influenciaria, mas a outra, foi toda mudada. Será que é muito difícil achar outras dessas? Meu pai acha que dá para fazer, mas não sei.
    Essa noite nem dormi direito pensando nessas coisas. Só não vendi o carro e comprei um já com as 3 marchas ainda porque gosto muito dele, além de ser 6c original.
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    Mensagem por tcharles Sex 24 Jul - 12:16:14

    Ah, esqueci de dizer as medidas, vai que o Ivo Filho ou algum outro expert nessa caixa passe por aqui o cara falou que: a maior mede 51cm, é a vareta que faz a 2ª e 3ª marchas. E as outras duas, uma é 40 e a menor 36cm.
    Sabem se alguma outra alavanca na coluna serve para ele? a do landau é bastante parecida e mais barata.

    To indo na garagem dele daqui a pouco e faço um vídeo mostrando as partes pois não to conseguindo postar fotos.
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    Mensagem por carlosdsq Ter 24 Nov - 10:42:24

    Galera,

    Tenho um opala 1974 cambio na coluna 3 marchas.....alguém indica um vendedor que tenha os reparos para vender??? buchas, borrachas, trabulador novos???

    Carlos
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    Mensagem por Eduardo BM Dom 27 Nov - 18:58:29

    Qual o preço de uma sistema de cambio na coluna completo, pois troquei minha caixa de 4 marchas do 6cc com o tio da minha esposa por uma de 3 cambio emcima completo e recebi 500$$ de volta.
    Será que tomei Wasted no rolo?
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    Mensagem por Eduardo BM Seg 28 Nov - 10:40:01

    Bom Dia Galera, Quem sabe dizer qual Coluna de direção pode substituir a coluna do opala cambio em cima? E que o rapaz que me vendeu o conjunto ta com essa duvida se existe outro tipo de coluna que e plug play na caravan dele direção mecanica.

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