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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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Relê auxiliar de partida

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Mensagem por Müller Ter 1 Nov - 17:59:14

Comprei um relê com suporte da marca DNI de 70A e 4 pinos (30, 85, 86 e 87), sendo dois deles mais largos (o pino 30 e o pino 87). 4 terminais fêmeas (o difícil foi achar os terminais para os pinos mais largos....). Um metro de fio 6mm (grosso). Alguns centímetros de fio 1,5mm (apenas para fazer o terra do relê). Meio metro de fio 4mm. Um terminal de argola pequeno e um grande.

A ligação....

Fiz um furo no painel corta-fogo p/ parafusar o relê. Coloquei logo ao lado da trava do capô. O fio de 1,5mm, uma ponta vai conectada com o pino 86 de relê e a outra ponta vai parafusada junto com o relê no painel corta-fogo. Pra isso, use o terninal de argola pequeno.

O fio de 6mm, corte-o em dois pedaços numa medida boa q chegue do relê ao motor de arranque sem fikar esticado. Um dos pedaços vai conectado no pino 30 e a outra ponta, diretamente no terminal q vem da bateria. Use o terminal de argola grande.

O outro pedaço do fio de 6mm deve se conectado no pino 87 e no lugar do fio q vem da chave de ignição p/ o motor de arranque.

O fio de 4mm deve ser conectado ao pino 85 e diretamente ao fio q vem da chave de ignição. Use terninais macho/fêmea p/ essa ligação ou emende os fios com soda e isole-o.

Pronto! É só dar a partida!



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Mensagem por julianbor Ter 1 Nov - 18:08:02

Olá MUller ,tudo bom?

Qual motivo desta instalaçâo, teria fotos?
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Mensagem por Müller Ter 1 Nov - 18:13:25

julianbor escreveu:Olá MUller ,tudo bom?

Qual motivo desta instalaçâo, teria fotos?

Não, não tenho fotos, pois, na época q instalei, minha câmera estava com problema.....

O motivo da instalação foi por indicação de outros opaleiros q tinham o msm problema com a partida. Msm trocando bateria, automático, motor de arranque, cabeamento, cilindro da chave, comutador, bobina, chicote, o carro teimava em não dar partida depois de quente. As lâmpadas enfraqueciam mas não fazia nem "tec-tec" e nem girava o motor. No meu caso e de outros q tive conecimento só funcionava fazendo ligação direta lá no arranque ou com uma bateria auxiliar (chupeta).

Depois q instalei, não tive mais problemas. Tem bum bom tempo, já!


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Mensagem por knd Ter 1 Nov - 18:26:56

Müller escreveu:
julianbor escreveu:Olá MUller ,tudo bom?

Qual motivo desta instalaçâo, teria fotos?

Não, não tenho fotos, pois, na época q instalei, minha câmera estava com problema.....

O motivo da instalação foi por indicação de outros opaleiros q tinham o msm problema com a partida. Msm trocando bateria, automático, motor de arranque, cabeamento, cilindro da chave, comutador, bobina, chicote, o carro teimava em não dar partida depois de quente. As lâmpadas enfraqueciam mas não fazia nem "tec-tec" e nem girava o motor. No meu caso e de outros q tive conecimento só funcionava fazendo ligação direta lá no arranque ou com uma bateria auxiliar (chupeta).

Depois q instalei, não tive mais problemas. Tem bum bom tempo, já!


pegando carona na explicação..com o passar do tempo os contatos do comutador de ignição perdem a total condução de energia, por desgaste ou oxidação,os fios seguem o mesmo principio,sem contar q em modelos com alarme original o fio passa pelo bloqueio, fazendo uma curva imensa até chegar no arranque,o automatico precisa de no minimo 10,5 volts de tensão para conseguir retrair o pistão e alimentar as bobinas e o induzido ,com baixa tensão ele não tem força pra formar campo,e quando consegue dar partida causa aquecimento no automatico e queima prematura...
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Mensagem por eduardobezera Ter 1 Nov - 21:29:00

opa muller só uma duvida os fios que saem do pino 85 e 87 são ligados no mesmo lugar la no motor de partida?
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Mensagem por eduardobezera Ter 1 Nov - 21:34:54

opa muller entendi agora, o pino 87 eu ligo onde fica o fio que vem da chave e pino 85 ligo direto no fio que estava ligado no motor de partida onde liguei o do pino 87 não é isso?
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Mensagem por Müller Ter 1 Nov - 21:42:30

eduardobezera escreveu:opa muller entendi agora, o pino 87 eu ligo onde fica o fio que vem da chave e pino 85 ligo direto no fio que estava ligado no motor de partida onde liguei o do pino 87 não é isso?

Exatamente!

Eu estava redigindo a explicação, mas tu já entendeu! rs


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Mensagem por eduardobezera Ter 1 Nov - 22:53:51

hehehe sou meio lento mas entendo valeu vou comprar essas coisas e por no meu, me diz uma ultima coisa, minha batera e de 75A tem que comprar um reler com amperagem maior ou o de 70 resolve?
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Mensagem por Müller Qua 2 Nov - 10:43:50

eduardobezera escreveu:hehehe sou meio lento mas entendo valeu vou comprar essas coisas e por no meu, me diz uma ultima coisa, minha batera e de 75A tem que comprar um reler com amperagem maior ou o de 70 resolve?

Aí eu não sei te dizer.........Usei o relê q me indicaram. rs

Mas pra q uma bateria de 75A? Qtos amperes é o seu alternador? Um alternador original dos últimos modelos tem 65A. Já fika difícil carregar uma bateria de 75. Eu uso bateira de 60A e alternador original de 65. Carrega direitinho. Só se seu alternador for mais moderno, tipo do Astra de 120A.


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Mensagem por eduardobezera Qua 2 Nov - 12:00:49

rapaz eu comprei essa bateria pois tenho muitos acessórios no carro como iluminação som essas coisas, e o meu alternador é de 150 amperes

a minha bateria era de 60 ai a medida que fui instalando acessórios houve necessidade de trocar a bateria.
acho que vou comprar o relé de 80A e colocar.

valeu muller esse teu tutorial me salvou.
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Mensagem por Marcos Adriano Qui 3 Nov - 6:12:45

esse topico ficou uma maravilha!!!!

nem preciso "tentar" explicar como esta o meu......ate ia postar as fotos q tirei ontem.....mas o cabo de dados de meu celular deu zica Relê auxiliar de partida 787251 Relê auxiliar de partida 787251 Relê auxiliar de partida 787251 Relê auxiliar de partida 787251 ....vou ter q comprar outro cabo (demora mais) ou achar um pc com entrada para cartao SD (mais rapido)....vou ver o q eu faço primeiro......

mas o q eu vi no meu e entendi mais ou menos se completou na explicacao do muller.......

mto legal!!!


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Mensagem por Esdras Peracchi Dom 6 Nov - 7:42:25

Relê auxiliar de partida Pb060009



Dando uma contribuição ao tópico; uma foto para mostrar onde fica colocado o relê.
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Mensagem por Müller Dom 6 Nov - 12:40:12

Esdras Peracchi escreveu:Relê auxiliar de partida Pb060009



Dando uma contribuição ao tópico; uma foto para mostrar onde fica colocado o relê.

Só q eu montei mais ao lado da fechadura. Se precisar tirá-la não vai precisar tirar o relê tbem. E pode dificultar na regulagem da altura da fechadura.


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Mensagem por eduardobezera Dom 6 Nov - 15:39:51

muller onde vc comprou os terminais?
por aqui não achei os terminais grandes apenas os pequenos e as argolas.
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Mensagem por thallisguimaraes Dom 6 Nov - 17:02:35

Quem ja sofreu com partida sabe o tanto que esse rele ajuda







Parabens pelo tuto Muller


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Mensagem por Müller Dom 6 Nov - 17:39:12

eduardobezera escreveu:muller onde vc comprou os terminais?
por aqui não achei os terminais grandes apenas os pequenos e as argolas.

Cara, aki em SP achei na R. Santa Ifigênia, no centro da cidade. Mas tbem foi mto difícil...Lá é a rua dos eletro-eletrônicos. Lá perto tbem tem a Av. Duque de Caxias, onde tem mta coisa p/ carros antigos.

Como eu disse antes, usei esse relê com pinos maiores por indicação. Seria interessante procurar um auto elétrico e se informar se pode usar um relê de pinos "normais".

Pode ver na foto q o Esdras postou q o relê é de pinos normais.

Esdras, a partida fikou normal com esse relê? Não deu nenhuma complicação até o mmento?


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Mensagem por Ivo Filho Dom 6 Nov - 18:24:27

O meu 91 tbm padeceu do mesmo problema e so se resolveu com o reLê auxiliar que curiosamente ja saia de fabrica no corcel II.

A função do rele é durante a partida ligar a bateria diretamente ao motor do arranque.


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Mensagem por eduardobezera Dom 6 Nov - 21:43:58

pois é muller eu fui em uma sucata só de opalas e comprei por 5 reais um soquete do relé a ventoinha eletrica, mesma pinagem do rele com 2 pinos finos e 2 mais largos, essa semana vou instalar no meu opala, to esperando chegar a valvula termostatica e a maçaneta da porta do motorista que comprei na nafil.
a minha maçaneta tava uma facilidade pra abrir, qualquer pedaço de ferro girava o miolo e abria o carro, mas como as travas estavam com defeito, não tinha me interessado muito.
só que esses dias meti a mão na massa e refiz toda a fiação das travas e dos retrovisores, ai vai ser preciso por uma maçaneta nova.
falar nisso quem quiser uma dica sobre retrovisores eletricos ou travas, pode pedir que porderei ajudar.
aprendi na marra hehehe e tive uma economia de 400 reais.
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Mensagem por Marcos Adriano Seg 7 Nov - 7:53:35

eduardobezera escreveu:só que esses dias meti a mão na massa e refiz toda a fiação das travas e dos retrovisores, ai vai ser preciso por uma maçaneta nova.
falar nisso quem quiser uma dica sobre retrovisores eletricos ou travas, pode pedir que porderei ajudar.
aprendi na marra hehehe e tive uma economia de 400 reais.

verdadero opalero!!!! parabéns!!!

sabado troquei de carro (peguei otro opala....lóógico).....o q eu peguei tava sem partida....motor de arranque nao funcionava....
domingo cordei cedim e fui oiá o trem......percebi q um fio positivo (bem grosso) q sai do automatico e vai para o bobina do induzido estava quebrado.....tirei o motor de arranque soldei o fio e coloquei de volta....partida ficou uma magavilha....acho q economizei uns 200 conto....pois o eletricista ia tirar o motor de arranque (M.O ia ficar cara) ver q a ligacao da bobina do induzido estava com o fio rompido ele ia trocar a bobina....nunka q ele iria ter o trabalho de soldar.......

putz.....fiquei muito contente de ter "fazido" esse trampo no meu novo opalao....q alias nao tem esse rele de partida.....vou ver se cunsigo colocá suzinho...com a ajuda do topico do muller!!! cheers cheers cheers


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Mensagem por eduardobezera Seg 7 Nov - 8:59:06

pois é marcos, tem que por a mão na massa.
e quanto ao relé coloca sim que vai ajudar a dar a partida quando o motor estiver quente.
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Mensagem por Esdras Peracchi Sex 25 Nov - 21:13:18

Müller escreveu:
eduardobezera escreveu:muller onde vc comprou os terminais?
por aqui não achei os terminais grandes apenas os pequenos e as argolas.

Cara, aki em SP achei na R. Santa Ifigênia, no centro da cidade. Mas tbem foi mto difícil...Lá é a rua dos eletro-eletrônicos. Lá perto tbem tem a Av. Duque de Caxias, onde tem mta coisa p/ carros antigos.

Como eu disse antes, usei esse relê com pinos maiores por indicação. Seria interessante procurar um auto elétrico e se informar se pode usar um relê de pinos "normais".

Pode ver na foto q o Esdras postou q o relê é de pinos normais.

Esdras, a partida fikou normal com esse relê? Não deu nenhuma complicação até o mmento?
Nossa Muller me desculpe a demora em responder!! Só hoje que vi. Respondendo desde que comprei o carro
sempre teve este rele auxiliar. Nunca deu problema. Ok. Um abraço!!!
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Relê auxiliar de partida Empty Relé de partida

Mensagem por Alex S.B.R. Ter 27 Dez - 12:43:23

Pessoal, essa era uma dúvida minha tbm, agora vou perguntar...

o relé não vinha original de fábrica?
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Mensagem por andersonopala Ter 27 Dez - 18:33:29

Esse tipo de serviço é 'somente' se houver dificuldade na partida/arranque?! É válido fazer essa instalação mesmo se a partida estiver normal sem apresentar problemas?! Relê auxiliar de partida 695742
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Mensagem por eduardobezera Ter 27 Dez - 19:59:23

este relé auxilia na partida do carro, naqueles problemas que o carro tem quando esquenta o motor ai vc desliga e ele não liga mais, o rele ajuda a isso não acontecer.
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Mensagem por Müller Ter 27 Dez - 20:06:41

Alex S.B.R. escreveu:Pessoal, essa era uma dúvida minha tbm, agora vou perguntar...

o relé não vinha original de fábrica?

Não vem de fábrica.

andersonopala escreveu:Esse tipo de serviço é 'somente' se houver dificuldade na partida/arranque?! É válido fazer essa instalação mesmo se a partida estiver normal sem apresentar problemas?! Relê auxiliar de partida 695742

Minha Caravan 88 nunca deu problema. Portanto, até o momento, não acho conveniente instalar o relê. Já os outros dois, 90 e 91 deram problema e tem relê.


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Mensagem por ORGUN Ter 27 Dez - 23:37:25

Müller escreveu:
Alex S.B.R. escreveu:Pessoal, essa era uma dúvida minha tbm, agora vou perguntar...

o relé não vinha original de fábrica?

Não vem de fábrica.

andersonopala escreveu:Esse tipo de serviço é 'somente' se houver dificuldade na partida/arranque?! É válido fazer essa instalação mesmo se a partida estiver normal sem apresentar problemas?! Relê auxiliar de partida 695742

Minha Caravan 88 nunca deu problema. Portanto, até o momento, não acho conveniente instalar o relê. Já os outros dois, 90 e 91 deram problema e tem relê.

Entao Muller coloquei o auxiliar no meu mas percebi tb q o comutador tb pode ta dando sinais de problemas do tipo perde o contato no meio da partida ou mal contato, tb é algo a se investiga no meu caso vo coloca um botazao vermelho no painel central pra da partida vo aposenta a chave e se me permite vo coloca um tutorial com fotos de como fazer pra fica mais facil pq as vezes ficam na duvida os iniciantes principalmente e quem nao diga nos q ja rodamos a algum tempo com nossos trofeus. com dizia EeK THE CAT!! ajudar nao doi! hehehe
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Mensagem por marcelo machado Sex 27 Abr - 8:18:10

Bom dia a todos, meu carro tem GNV motor pesado devido a trabalhar com 15 graus de avanço já fiz tudo isso que foi relatado algumas vezes na hora da partida o motor gira pesado com se estivesse com a bateria fraca, pergunta: a instalação desse rele resolveria o problema?
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Mensagem por helinho Sex 27 Abr - 18:13:35

a minha caravan tava assim. um hora ligava na primeira normal ai depois ja não girava o motor de arranque tipo eu ligava a chave parecia que não tinha bateria as luzes do painel acendia e não virava levei para arruma na hora que fui buscar o carro perguntei o eletrecista e ai era mesmo motor de arranqgue não e so rele auxiliar que tava ruim troquei ele e ta tudo ok. se o rele e original do carro eu não sei mas a minha caravan tem. ano da minha caravan 91
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Mensagem por VICTOR-73-6CC- Sex 27 Abr - 19:38:40

Instalei um relé dese no meu,e ele é 73,o carro éra bom de partida,FICOU MELHOR AINDA!!!!
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Mensagem por jean santi Sab 28 Abr - 13:06:37

este rele é bom para quem gosta daquele ponto um pouco adiantado meu caso kkkkkkk
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Mensagem por Paulo Corso Dom 29 Abr - 10:47:39

É por isso que eu amo esse fórum. Todo mundo disposto a partilhar soluções, ninguém fica escondendo como solucionar um problema.

Eu trabalho com o ponto do diplomata levente adiantado, as vezes pesa na partida, quando me sobrar um tempinho, vou instalar um rele desses para preservar o restante da fiação!


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Mensagem por marcelo machado Dom 29 Abr - 17:09:52

Em tempo, qual seria o ponto de ignição ideal para trabalhar no GNV para nossos bólidos, que são usados no dia a dia.
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Mensagem por adrianopascutti Dom 29 Abr - 19:07:50

Paulo Corso escreveu:É por isso que eu amo esse fórum. Todo mundo disposto a partilhar soluções, ninguém fica escondendo como solucionar um problema.

Eu trabalho com o ponto do diplomata levente adiantado, as vezes pesa na partida, quando me sobrar um tempinho, vou instalar um rele desses para preservar o restante da fiação!

Dois amigos meus (os responsáveis pelo meu vício) disseram que Opala sem relé auxiliar de partida fica mais difícil de pegar na partida.
Não sei como são os opalas de vocês, mas na Maggie o cabo de bateria entra no arranque e é do arranque que sai o chicote para a alimentação do restante do carro.
Acredito que se todos os opalas forem assim isso explica em parte a dificuldade na partida uma vez que a perda de energia entre a bateria e o arranque deixam menos tensão para o sistema de ignição e com isso mais fraca a faísca.
A próxima mexida na elétrica que darei será "puxar" o fio que alimenta o "carro" direto da bateria.
Um outro ponto que irei modificar será instalar aqueles relés antigos, Bergson se nmão me engano, para melhorar o farol enbora hoje estou com xenon que compensa a diferença de tensão da bateria não permitindo que o farol fique fraco, amarelo como acontece nos casos de halógenas.
O porque desses relés melhorarem, no caso dos faróis, é que a "energia" que alimenta o farol vem direto da bateria e não precisa passar por todo o chicote do carro para chegar até o farol.
Voltando a modificação que farei no farol é voltar as halógenas e instalar os relés e pegar a alimentação diretamente do alternador.
O que eu ganho com isso.

Elimino as perdas do:
- Alternador até na bateria;
- Bateria até o arranque (no momento da partida):
- Arranque até o botão do farol:
- Botão do farol até os próprios faróis.

E de quebra permite que eu ligue o farol de baixo junto com a alta.

SEI que extrapolei o propósito do tópico, mas é interessante observar o quanto esse componente simples pode ajudar na elétrica de nossas lendas.
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Mensagem por lbaldini Ter 1 Maio - 22:03:34

Continuando a revisão na elétrica da minha Caravan, descobri este relê hoje. Fizeram também a fixação no painel corta fogo. Porém foi instalado um relê de 40A. Tá dando conta do recado.

Importante salientar que os fios que chaveiam o automático do arranque, lá no módulo do alarme original, estão cortados do conector e ligados um ao outro. Resumindo, ligou direto os fios do arranque que passariam pelo alarme.

Não tive problemas de partida.
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Mensagem por Lumbra Qui 7 Jun - 22:49:05

Achei um video no youtube com explicação
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Mensagem por Johnw28 Seg 9 Fev - 20:29:52

Mostra a ligação do relé não entendi as posições do 87, 86,85
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Mensagem por PedroV9 Ter 10 Fev - 5:04:17

O relé tem umas marcações númericas em baixo, 87, 86, 85... Dai você liga cada número na parte correspondende ao que foi dito acima. Seria esssa sua dúvida?
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Mensagem por Johnw28 Ter 10 Fev - 5:16:48

Mais ou menos, é q to com duvida nas ligações do 87 e 85 não sei pra onde vai os fios. Se elea são ligados entre ai
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Mensagem por PedroV9 Ter 10 Fev - 6:33:40

Ah sim. Entendi.

O 87 você liga no motor de partida e o 85 o fio que vem da chave de ignição, que iria no motor de partida.

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Mensagem por Johnw28 Ter 10 Fev - 6:45:11

Ok. Entendi, vlw
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Mensagem por PedroV9 Ter 10 Fev - 6:56:11

Disponha amigo, qualquer dúvida pode perguntar a vontade.
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Mensagem por Johnw28 Ter 10 Fev - 6:59:25

Sim, tenho um pálio 97, agora ele so pega na chave se eu der aquela encostada com uma chave de fenda no motor de arranque, ai viro a chave e pega, quando desligo, tenho q fazer a mesma coisa. Ja troquei o automático e o motor de arranque mas continua. Alguma dica?
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Mensagem por PedroV9 Ter 10 Fev - 7:06:45

Experimente colocar o relé, se não ficar 100% troque o comutador também.
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Mensagem por Mattvalentim Sab 30 Abr - 11:36:49

O relé tem q ser de 70A ou pode ser de menor Amperagem??
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Mensagem por PedroV9 Sab 30 Abr - 17:42:29

Pode ser menor sim, só não sei precisar o quanto... Pois o relé na verdade alimenta só o automático do motor de partida.
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Mensagem por adpachec Sab 30 Abr - 18:34:41

Mattvalentim escreveu:O relé tem q ser de 70A ou pode ser de menor Amperagem??

Mínimo de 40 A mas os contatos internos pode pretejar e falhar muito rápido em um carro do dia a dia.
Um arranque puxa até 34 amperes na partida.

OKK
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Mensagem por Paulo Opala 4cc Qui 15 Dez - 18:33:20

Relê auxiliar de partida 24awim9
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Mensagem por Paulo Opala 4cc Qui 15 Dez - 18:37:15

Material:
1 - Relé 70A de quatro pinos (30, 85, 86 e 87).
4 - Terminais fêmeas.
1 - Metro de fio 6mm.
1/2 - Metro de fio 4mm.

Ligação:
O fio de 1,5mm, uma ponta vai conectada com o pino 86 de relê e a outra ponta vai parafusada junto com o relê no painel corta-fogo (aterramento).
O fio de 6mm, corte-o em dois pedaços numa medida boa q chegue do relê ao motor de arranque sem deixar esticado. Uma ponta vai conectado no pino 30 e a outra ponta, diretamente no terminal (+) da bateria.
O outro pedaço do fio de 6mm deve se conectado no pino 87 e no lugar do fio q vem da chave de ignição p/ o motor de arranque.
O fio de 4mm deve ser conectado ao pino 85 e diretamente ao fio q vem da chave de ignição.
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Mensagem por adpachec Qui 15 Dez - 20:30:50

Paulo Opala 4cc escreveu:Relê auxiliar de partida 24awim9

Errado....o pós chave aciona somente a solenóide que fecha o contato do arranque, para ele pode ser um fio de 1 mm.
O fio do pós chave tem que ser jampeado ao pino 85 e ao arranque e o pino 87 ao positivo do arranque e não ao positivo do pós chave.
86 negativo e 30 positivo.
Pós chave e negativo de 1 a 1,5 mm e positivo de alimentação e ao arranque de 6 mm.
Já desmontei muito motor de arranque o relê no pós chave nesta ligação só serve para acionar a solenóide, o importante é conexão direta do arranque com a bateria.
O ideal é arrumar um rele de 5 pinos que desligado mandaria corrente a todo carro e quando acionado cortaria a corrente de tudo (ou quase tudo) e mandaria toda força ao arranque
Em teste de bancada o fio que ferve é o fio positivo do arranque e não o pós chave.
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Mensagem por rodrgd Qua 21 Mar - 7:12:19

Alguém sabe me dizer se este esquema esta correto? Valeu galera!

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