Como faço para retirar o forro do teto do Opala 91 4 portas? Posso encurvá-lo para sair pela porta? Não vai quebrar? Parece que é feito de uma espécie de isopor. Gostaria de alguma dica. Valeu!
Eldo - DF
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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
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eldo escreveu:Valeu a dica! Consegui resolver utilizando a cola 3M 76 em spray, ficou muito bom.
[]'s
Eldo.
Rsrsrsrs... Eu pretendia há mais de 4 anos retirar o forro do meu opala 92 para pôr entre a chapa da capota e o forro do teto uma manta de poliuretano para isolamento térmico. Mas devido ao fato dele só sair removendo um dos vidros citados, aliado ao fato de não haver reposição das borrachas, ainda estou esperando um método alternativo e não-traumático.eldo escreveu:O tecido do forro de teto se soltou e ele era fixado numa peça de isopor ou semelhante, então eu pretendia retirar esta peça de isopor para colocá-la numa mesa para colar o tecido com mais facilidade, mas como não tinha jeito de retirar, colei o tecido utilizando a cola 3M 76 em spray. Joguei o spray no isopor e colei o tecido, mas quase desloquei as furações da lâmpada e quebra-sol, ainda bem que a cola não secou rápido e pude acertar.
[]'s capoteiros
Eldo.
opala4cc escreveu:Se tentar curvar o forro, vai quebrar. Esta peça não tem reposição há anos. Não há como retirar sem remover o parabrisas ou o vidro do vigia. Para remover o parabrisas (ou o vidro do vigia), tem de destruir a borracha de guarnição. Acredito que também não há reposição da borracha de guarnição do parabrisas (nem do vigia). A que tem no mercado paralelo é mais estreita, apesar de servir neste ano de opala. Não aconselho a remoção. Mas se alguém aqui no fórum descobriu um jeito de remover o forro sem retirar o parabrisas, estou curiosíssimo para saber!
Alguém?
rodrigo.nomolas escreveu:opala4cc escreveu:Se tentar curvar o forro, vai quebrar. Esta peça não tem reposição há anos. Não há como retirar sem remover o parabrisas ou o vidro do vigia. Para remover o parabrisas (ou o vidro do vigia), tem de destruir a borracha de guarnição. Acredito que também não há reposição da borracha de guarnição do parabrisas (nem do vigia). A que tem no mercado paralelo é mais estreita, apesar de servir neste ano de opala. Não aconselho a remoção. Mas se alguém aqui no fórum descobriu um jeito de remover o forro sem retirar o parabrisas, estou curiosíssimo para saber!
Alguém?
Boa noite,
Sou um iniciante no forum, mas tenho d discordar do amigo qdo diz q não há como retirar o forro sem remover o parabrisas... ;-)
Retirei o forro do teto do meu pela porta dianteira direita...
Ele curva relativamente pouco.
O forro do meu Diplomata estava com o tecido soltando em alguns pontos, então criei coragem e meti a mão na massa:
Aqui com todo o tecido removido
Aqui com o novo tecido aplicado
E aqui um parênteses p/ a remoção da manta q vem originalmente entre o teto e o forro que originalmente é d um material natural, por um sintético com alumínio
Fazendo os moldes
Novo feltro aplicado
E o resultado final com o forro recuperado no lugar
opala4cc escreveu:rodrigo.nomolas escreveu:
Boa noite,
Sou um iniciante no forum, mas tenho d discordar do amigo qdo diz q não há como retirar o forro sem remover o parabrisas... ;-)
Retirei o forro do teto do meu pela porta dianteira direita...
Ele curva relativamente pouco.
O forro do meu Diplomata estava com o tecido soltando em alguns pontos, então criei coragem e meti a mão na massa:
Aqui com todo o tecido removido
Aqui com o novo tecido aplicado
E aqui um parênteses p/ a remoção da manta q vem originalmente entre o teto e o forro que originalmente é d um material natural, por um sintético com alumínio
Fazendo os moldes
Novo feltro aplicado
E o resultado final com o forro recuperado no lugar
Meus parabéns! Você é o primeiro que tenho notícias que conseguiu tirar isso aí sem quebrar . Eu já tentei no SL que tive e vi relatos de outros que tentaram e começou a quebrar (assim como aconteceu comigo no SL). Acredito que algumas forrações ficam quebradiças por envelhecimento. No teto do meu ex-opala (o SL 92), uma pequena curvadinha e já se ouvia um "PLEC" de quebra do material.
É uma pena que você usou essa manta de borracha com película de alumínio. Essa manta não é o mais apropriado para o interior do habitáculo. Ela seria mais eficaz no firewall, no lado do cofre do motor (apesar de eu não achar bonito esteticamente), para a parte externa do assoalho (embaixo do carro, nas regiões mais expostas ao calor do escapamento) ou mesmo na superfície interna do capô, pois a película de alumínio deve ficar voltada para o lado quente, para refletir calor que vem por RADIAÇÃO. No teto do carro, o melhor material seria a manta de espuma elastomérica http://polipex.com.br/site/pt/produtos/manta-k-flex-st/, que é apropriada para retardar o calor por CONDUÇÃO. Veja a primeira foto do link. Elas são vendidas em várias espessuras. É claro que no teto do carro há limitação de espaço entre a capota e o forro. Seria necessário selecionar a manta de maior espessura possível que o espaço físico permitisse. A manta não deve ficar "prensada"/"comprimida" entre as superfícies, já que isso diminui a eficiência do produto.
Na última postagem que fiz, em 2012, mencionei que as borrachas dos vidros grandes não tinham mais reposição. Não época, não tinham, mas recentemente a diskbor passou a fabricar estas borrachas e a qualidade parece ser bem boa.
opala4cc escreveu:rodrigo.nomolas escreveu:
Boa noite,
Sou um iniciante no forum, mas tenho d discordar do amigo qdo diz q não há como retirar o forro sem remover o parabrisas... ;-)
Retirei o forro do teto do meu pela porta dianteira direita...
Ele curva relativamente pouco.
O forro do meu Diplomata estava com o tecido soltando em alguns pontos, então criei coragem e meti a mão na massa:
Aqui com todo o tecido removido
Aqui com o novo tecido aplicado
E aqui um parênteses p/ a remoção da manta q vem originalmente entre o teto e o forro que originalmente é d um material natural, por um sintético com alumínio
Fazendo os moldes
Novo feltro aplicado
E o resultado final com o forro recuperado no lugar
Meus parabéns! Você é o primeiro que tenho notícias que conseguiu tirar isso aí sem quebrar . Eu já tentei no SL que tive e vi relatos de outros que tentaram e começou a quebrar (assim como aconteceu comigo no SL). Acredito que algumas forrações ficam quebradiças por envelhecimento. No teto do meu ex-opala (o SL 92), uma pequena curvadinha e já se ouvia um "PLEC" de quebra do material.
É uma pena que você usou essa manta de borracha com película de alumínio. Essa manta não é o mais apropriado para o interior do habitáculo. Ela seria mais eficaz no firewall, no lado do cofre do motor (apesar de eu não achar bonito esteticamente), para a parte externa do assoalho (embaixo do carro, nas regiões mais expostas ao calor do escapamento) ou mesmo na superfície interna do capô, pois a película de alumínio deve ficar voltada para o lado quente, para refletir calor que vem por RADIAÇÃO. No teto do carro, o melhor material seria a manta de espuma elastomérica http://polipex.com.br/site/pt/produtos/manta-k-flex-st/, que é apropriada para retardar o calor por CONDUÇÃO. Veja a primeira foto do link. Elas são vendidas em várias espessuras. É claro que no teto do carro há limitação de espaço entre a capota e o forro. Seria necessário selecionar a manta de maior espessura possível que o espaço físico permitisse. A manta não deve ficar "prensada"/"comprimida" entre as superfícies, já que isso diminui a eficiência do produto.
Na última postagem que fiz, em 2012, mencionei que as borrachas dos vidros grandes não tinham mais reposição. Não época, não tinham, mas recentemente a diskbor passou a fabricar estas borrachas e a qualidade parece ser bem boa.
opala4cc escreveu:A propósito: o material de que era feito o forro do teto do meu SL era uma placa fininha pré-moldada de polietileno expandido de cor branca (aquele mesmo material que era usado nas caixas de dúzias de ovos), forrada no lado interno por um tecido de feltro preto colado. O seu forro parece ser de um material diferente.
rodrigo.nomolas escreveu:opala4cc escreveu:
Meus parabéns! Você é o primeiro que tenho notícias que conseguiu tirar isso aí sem quebrar . Eu já tentei no SL que tive e vi relatos de outros que tentaram e começou a quebrar (assim como aconteceu comigo no SL). Acredito que algumas forrações ficam quebradiças por envelhecimento. No teto do meu ex-opala (o SL 92), uma pequena curvadinha e já se ouvia um "PLEC" de quebra do material.
É uma pena que você usou essa manta de borracha com película de alumínio. Essa manta não é o mais apropriado para o interior do habitáculo. Ela seria mais eficaz no firewall, no lado do cofre do motor (apesar de eu não achar bonito esteticamente), para a parte externa do assoalho (embaixo do carro, nas regiões mais expostas ao calor do escapamento) ou mesmo na superfície interna do capô, pois a película de alumínio deve ficar voltada para o lado quente, para refletir calor que vem por RADIAÇÃO. No teto do carro, o melhor material seria a manta de espuma elastomérica http://polipex.com.br/site/pt/produtos/manta-k-flex-st/, que é apropriada para retardar o calor por CONDUÇÃO. Veja a primeira foto do link. Elas são vendidas em várias espessuras. É claro que no teto do carro há limitação de espaço entre a capota e o forro. Seria necessário selecionar a manta de maior espessura possível que o espaço físico permitisse. A manta não deve ficar "prensada"/"comprimida" entre as superfícies, já que isso diminui a eficiência do produto.
Na última postagem que fiz, em 2012, mencionei que as borrachas dos vidros grandes não tinham mais reposição. Não época, não tinham, mas recentemente a diskbor passou a fabricar estas borrachas e a qualidade parece ser bem boa.
Boa noite meu amigo...
Vou ser sincero q, foi mais fácil d se fazer do q todos comentaram... rs
Alguns clec-clec realmente se ouve mas, após o reforço q fiz antes d reinstalá-lo, ele ficou bem mais resistente.
A manta q usei não é d borracha não... ela é do tipo "cobertor d mendigo" com a camada d alumínio...
No caso da posição do alumínio, pensemos pelo seguinte prisma, eu quero manter o calor fora ou o frio dentro do carro? rs
O tipo de material q usei é mto parecido ao originalmente instalado, apenas mudei d um material natural p/ outro sintético...
Meu receio em instalar o lado aluminizado virado p/ a lata era em gerar excesso d calor na pintura do teto, já q teria o calor do sol por cima e o alumínio refletindo calor por baixo...
Depois vou postar algumas fotos do q fiz no assoalho do carro tbém... usei da forma q vc comentou e além, eu toda extensão do assoalho e painel corta fogo... ;-)
Abc
opala4cc escreveu:rodrigo.nomolas escreveu:
Boa noite meu amigo...
Vou ser sincero q, foi mais fácil d se fazer do q todos comentaram... rs
Alguns clec-clec realmente se ouve mas, após o reforço q fiz antes d reinstalá-lo, ele ficou bem mais resistente.
A manta q usei não é d borracha não... ela é do tipo "cobertor d mendigo" com a camada d alumínio...
No caso da posição do alumínio, pensemos pelo seguinte prisma, eu quero manter o calor fora ou o frio dentro do carro? rs
O tipo de material q usei é mto parecido ao originalmente instalado, apenas mudei d um material natural p/ outro sintético...
Meu receio em instalar o lado aluminizado virado p/ a lata era em gerar excesso d calor na pintura do teto, já q teria o calor do sol por cima e o alumínio refletindo calor por baixo...
Depois vou postar algumas fotos do q fiz no assoalho do carro tbém... usei da forma q vc comentou e além, eu toda extensão do assoalho e painel corta fogo... ;-)
Abc
Esse material de cobertor de mendigo é muito pobre para isolamento térmico. A vantagem é que também propicia bom isolamento acústico. A lâmina de alumínio é inútil no interior do habitáculo, já que a fonte de calor que esquenta o habitáculo vem de fora dele. Um monte de gente taca aquela manta adesiva de borracha com película de alumínio na parte interna do habitáculo, mas não é o melhor material, além de ser mais caro. Ademais, já vi restaurador comentando o quanto é difícil fazer reparos na chapa do assoalho do carro quando aquela traquitana é colocada por dentro, no assoalho, pois precisa remover e a remoção é difícil.
"No caso da posição do alumínio, pensemos pelo seguinte prisma, eu quero manter o calor fora ou o frio dentro do carro? rs"
Você quer fazer AS DUAS COISAS.
Se você estivesse em um clima frio, iria querer manter o habitáculo quente. Neste caso, o mais indicado seria um material isolante que tivesse a película de alumínio, revestindo assoalho e teto do carro. Você ligaria o ar quente e tudo que estivesse dentro do carro aumentaria de temperatura. Se os objetos aumentam de temperatura, eles "irradiam" mais, perdendo energia térmica para o meio que está fora do habitáculo. Neste caso, a película de alumínio ajudaria a refletir para dentro do habitáculo esse calor que entra pelo ar quente.
Já a montadora usava e usa o tecido de cobertor de mendigo para isolamento termo-acústico porque é muito barato e propicia a dupla serventia (algum isolamento térmico e também algum isolamento acústico). Mas não é o melhor em nenhum dos dois quesitos.
rodrigo.nomolas escreveu:opala4cc escreveu:
Esse material de cobertor de mendigo é muito pobre para isolamento térmico. A vantagem é que também propicia bom isolamento acústico. A lâmina de alumínio é inútil no interior do habitáculo, já que a fonte de calor que esquenta o habitáculo vem de fora dele. Um monte de gente taca aquela manta adesiva de borracha com película de alumínio na parte interna do habitáculo, mas não é o melhor material, além de ser mais caro. Ademais, já vi restaurador comentando o quanto é difícil fazer reparos na chapa do assoalho do carro quando aquela traquitana é colocada por dentro, no assoalho, pois precisa remover e a remoção é difícil.
"No caso da posição do alumínio, pensemos pelo seguinte prisma, eu quero manter o calor fora ou o frio dentro do carro? rs"
Você quer fazer AS DUAS COISAS.
Se você estivesse em um clima frio, iria querer manter o habitáculo quente. Neste caso, o mais indicado seria um material isolante que tivesse a película de alumínio, revestindo assoalho e teto do carro. Você ligaria o ar quente e tudo que estivesse dentro do carro aumentaria de temperatura. Se os objetos aumentam de temperatura, eles "irradiam" mais, perdendo energia térmica para o meio que está fora do habitáculo. Neste caso, a película de alumínio ajudaria a refletir para dentro do habitáculo esse calor que entra pelo ar quente.
Já a montadora usava e usa o tecido de cobertor de mendigo para isolamento termo-acústico porque é muito barato e propicia a dupla serventia (algum isolamento térmico e também algum isolamento acústico). Mas não é o melhor em nenhum dos dois quesitos.
No assoalho eu não colei nada... tudo removível facilmente... ;-)
Além do mais, melhor do q o original, ele está... rs
Tenho outros 2 antigos q utilizei o mesmo material no assoalho e realmente melhorou (e muito) o calor interno (mesmo sendo carros sem ar condicionado, e um deles sendo turbo) além d diminuir bastante os barulhos externos do carro.
D qualquer forma, é bom saber q existem materiais mais adequados p/ este fim.
Quem sabe em um próximo carro... hehehehe
opala4cc escreveu:rodrigo.nomolas escreveu:
No assoalho eu não colei nada... tudo removível facilmente... ;-)
Além do mais, melhor do q o original, ele está... rs
Tenho outros 2 antigos q utilizei o mesmo material no assoalho e realmente melhorou (e muito) o calor interno (mesmo sendo carros sem ar condicionado, e um deles sendo turbo) além d diminuir bastante os barulhos externos do carro.
D qualquer forma, é bom saber q existem materiais mais adequados p/ este fim.
Quem sabe em um próximo carro... hehehehe
Se eu fosse você, não faria em um próximo carro: faria neste. Melhor isolamento térmico = mais eficiência do AC. Mais eficiência do AC = maior economia de energia = economia de combustível. Experimente o material que eu indiquei e verá a diferença. Ele é muito barato e é vendido em lojas como a frigelar. Pergunta: você já viu tubulação de ar condicionado residencial ou industrial (aquela que transporta o fluido refrigerante R134a, amônia, etc...) revestida com a manta "cobertor de mendigo"? Nova pergunta: você já viu que material é usado nessas tubulações? Resposta: o material que indiquei (desde que não esteja sujeito à umidade intensa, atmosfera corrosiva, etc...). Existem materiais similares, é claro. Cada um com aplicações específicas. Você pode dar uma passeada pelo site da polipex para conferir.
opala4cc escreveu:Mas gostei da renovada que você fez no teto do carro. O forro parece zero Km de novo!
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