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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Instalar sonda lamda.

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Mensagem por RN_Willemann em Seg 21 Maio - 12:02:10

Boa tarde

Vou instalar a sonda de 4 fios, como proceder ?

1 branco + cinza = terra, aonde ligar ?

1 branco = pós chave (precisa relê? qual ?)

1 preto = sinal ?

o multímetro tem que ser ligado sempre depois de ligar o carro correto ?


Obrigado pessoal
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Mensagem por Tonho_RS em Seg 21 Maio - 14:50:35

A minha sonda universal de 4 fios eu liguei assim:

O branco e o cinza que são terra (um é o terra da sonda, e o outro é o terra do aquecimento) simplesmente aterrei os dois junto por um parafuso na lata do cofre.

O branco pós chave, como já diz o nome é só ligar no pós chave, não precisa de relê.

E o preto sinal você liga no positivo do multimetro. (e o fio negativo do multimetro você aterra na lata do carro).

Há quem diga que deve-se ligar primeiro o multimetro e depois o carro, para não queimar o fusível interno do multimetro, mas para mim nunca aconteceu, independete de qual ligar primeiro (carro ou multimetro).

Também há quem diga que deve-se aterrar o negativo da sonda no mesmo ponto de aterramento do negativo do multimetro. Eu aterrei separado e depois junto, não notei diferença, porém mantenho aterrado juntos no mesmo ponto.

Lembre-se que a sonda tem distância e posição certa pra ficar:

Instalar sonda lamda. Pos10to15

Solde uma porca no escape para fixar a sonda, é o melhor jeito.

Só mais uma coisinha, citei as cores pelo que voce disse, não lembro as cores da minha.

Espero ter ajudado.
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Mensagem por RN_Willemann em Seg 21 Maio - 16:34:44

vlw amigo

quase tudo como imaginei, outra coisa, uma amigo meu deu a dica de aterrar direto na bateria (o carro dele está assim) e agora ?

obrigado
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Mensagem por helder em Seg 21 Maio - 19:10:37

no caso seria uma em cada saida do escape, no caso de dimensionado?
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Mensagem por Tonho_RS em Ter 22 Maio - 8:07:55

RN_Willemann escreveu:vlw amigo

quase tudo como imaginei, outra coisa, uma amigo meu deu a dica de aterrar direto na bateria (o carro dele está assim) e agora ?

obrigado

Willeman que bom que consegui ajudar. Bom, você pode fazer o teste, aterrar direto na bateria e depois direto na lata, e ver se muda algo, mas duvido que mude, acho que importante mesmo deve ser aterrar todos no mesmo ponto, afinal, o carro todo é um ótimo ponto de aterramento. hehehe

helder escreveu:no caso seria uma em cada saida do escape, no caso de dimensionado?

Helder, sobre isso não posso afirmar nada, mas creio que para ter uma medição mais correta seria bom usar nas duas saídas, principalmente se for usar mais de um carburador em coletores indivíduais. Mas precisão mesmo, só com uma wide band, mas aí muda um pouquinho o preço. hehehe
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Mensagem por RN_Willemann em Ter 22 Maio - 14:23:12

instalei a sonda e montei o "chicote" (se é que pode ser chamado assim meia duzia de fios) e deixei preso dentro do cofre, amanha termino, bateu a preguissa hehe
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Mensagem por helder em Ter 22 Maio - 19:38:09

fotos?
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Mensagem por RN_Willemann em Seg 11 Jun - 19:06:42

Estou terminando ainda hehehe

é seguinte a minha instalação está assim:

os dois negativos (um da resistência e o outro da sonda, aterrados na lata) OK

o cinza que é o positivo do aquecimento no pós-chave OK

o preto ligo no positivo do multímetro ? e o negativo do multimetro ligo no positivo da bateria ou ligo na lata aterrando ?

estou confuso
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Mensagem por RN_Willemann em Ter 12 Jun - 7:17:33

alguem ?
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Mensagem por frederico santos em Ter 12 Jun - 17:46:08

O meu usei sonda bosch de corsa de 1 fio ligado no hallmeter..c sonda na junção de uma das saidas do 3x1...uma vez fui marcar c o multimetro no fio do sinal apareceu uma baita diferença ..pq será.?. o negativo do hallmtr ta direto na bateria..essa diferença tb aparece so de encostar o dedo no fio..
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Mensagem por RN_Willemann em Qua 13 Jun - 7:41:43

direto no positivo certo ?
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Mensagem por Tonho_RS em Qua 13 Jun - 9:06:11

RN_Willemann escreveu:Estou terminando ainda hehehe

é seguinte a minha instalação está assim:

os dois negativos (um da resistência e o outro da sonda, aterrados na lata) OK

o cinza que é o positivo do aquecimento no pós-chave OK

o preto ligo no positivo do multímetro ? e o negativo do multimetro ligo no positivo da bateria ou ligo na lata aterrando ?

estou confuso

O preto do sinal da sonda tu liga no positivo do multimetro.

O negativo do multimetro voce aterra na lata do carro.

=> Só uma ressalva, quando chegar em casa de meio dia eu olho e confiro tudo certinho, mas teho quase certeza que é isso.

Abraço.
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Mensagem por RN_Willemann em Qua 13 Jun - 9:55:42

nao precisa de positivo no multimetro entao ? é estranho porque a sonda é aterrada na lata, dai o sinal vai pro multimetro, e a outra ponta também é aterrada ?

vou tentar, eu imaginara que ia precisar de positivo.
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Mensagem por Surfin em Qua 13 Jun - 15:28:52

Não, o "positivo" do multímetro é o sinal que ele vai receber da Sonda, a variação que ela gera.
O positivo do multímetro é sempre o que tu quer ler, não precisa ser algo positivo de fato porque ele usa bateria interna.
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Mensagem por helder em Qua 13 Jun - 18:49:06

Surfin escreveu:Não, o "positivo" do multímetro é o sinal que ele vai receber da Sonda, a variação que ela gera.
O positivo do multímetro é sempre o que tu quer ler, não precisa ser algo positivo de fato porque ele usa bateria interna.
isso isso isso OKK
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Mensagem por Tonho_RS em Qua 13 Jun - 23:15:45

Conferi no meu, é assim como te falei, fio sinal da sonda (fio preto) no fio positivo (vermelho) do multimetro, fio negativo (preto do multimetro) você aterra ele.

Como eu disse, aterrei o negativo do multímetro junto com o negativo da sonda (fio cinza e fio de aquecimento da sonda, não sei se mudaria algo ou não, mas aterrei no mesmo local (mesmo parafuso) pra garantir.

Como o amigo surfin disse, o multimetro é alimentado por bateria interna, ele apenas lê o que esta recebendo. No caso da sonda, fazendo uma comparação tosca, ela é como o marcador de temperatura/gasolina, ela possuim uma resistência interna que se altera conforme os gases que passam por ela e envia um sinal negativo em mV (milivolts) que é interpretada pelo multimetro, a única alementação positiva que ela precisa é para o aquecimento (na sonda de 4 fios), nas sondas antigas era um fio apenas pois não havia aquecimento, e ela pegava a alimentação negativa direto pelo seu corpo metálico, e o sinal era enviado por esse único fio.

Espero ter ajudado.
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Mensagem por RICARDOADG em Qua 13 Jun - 23:30:30

Tonho_RS escreveu:Conferi no meu, é assim como te falei, fio sinal da sonda (fio preto) no fio positivo (vermelho) do multimetro, fio negativo (preto do multimetro) você aterra ele.

Como eu disse, aterrei o negativo do multímetro junto com o negativo da sonda (fio cinza e fio de aquecimento da sonda, não sei se mudaria algo ou não, mas aterrei no mesmo local (mesmo parafuso) pra garantir.

Como o amigo surfin disse, o multimetro é alimentado por bateria interna, ele apenas lê o que esta recebendo. No caso da sonda, fazendo uma comparação tosca, ela é como o marcador de temperatura/gasolina, ela possuim uma resistência interna que se altera conforme os gases que passam por ela e envia um sinal negativo em mV (milivolts) que é interpretada pelo multimetro, a única alementação positiva que ela precisa é para o aquecimento (na sonda de 4 fios), nas sondas antigas era um fio apenas pois não havia aquecimento, e ela pegava a alimentação negativa direto pelo seu corpo metálico, e o sinal era enviado por esse único fio.

Espero ter ajudado.


E como se faz a leitura no multimetro ? Qual é a escala, e a medição ideal??
Achei interessante e parece ser simples de instalar.
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Mensagem por Surfin em Qui 14 Jun - 4:02:57

Tonho_RS escreveu:aterrei o negativo do multímetro junto com o negativo da sonda (fio cinza e fio de aquecimento da sonda, não sei se mudaria algo ou não, mas aterrei no mesmo local)

Mas no fio do aquecimento (cinza no caso) não deveria ir ligado um 12v pós-chave pra sonda aquecer mais rápido e fazer uma leitura mais precisa?
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Mensagem por Tonho_RS em Qui 14 Jun - 9:14:15

Surfin escreveu:
Tonho_RS escreveu:aterrei o negativo do multímetro junto com o negativo da sonda (fio cinza e fio de aquecimento da sonda, não sei se mudaria algo ou não, mas aterrei no mesmo local)

Mas no fio do aquecimento (cinza no caso) não deveria ir ligado um 12v pós-chave pra sonda aquecer mais rápido e fazer uma leitura mais precisa?

Mas foi o que eu expliquei lá em cima, na primeira resposta, e os fios de aquecimento são brancos, o cinza é o terra da sonda e o preto é o sinal.
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Mensagem por Carlos93 em Qui 14 Jun - 9:21:37

RICARDOADG escreveu:E como se faz a leitura no multimetro ? Qual é a escala, e a medição ideal??
Tá aí uma pergunta interessante!
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Mensagem por adrianopascutti em Qui 14 Jun - 20:21:34

Afinal, a sonda Lambda gera uma TENSÃO ou varia a RESISTÊNCIA?
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Mensagem por ricardo rick em Qui 14 Jun - 21:26:48

RN_Willemann
olha ai se ajuda vc flw
http://www.odginstruments.com.br/pdfs/man_hall_street.pdf
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Mensagem por adrianopascutti em Qui 14 Jun - 21:29:41

ricardo rick escreveu:RN_Willemann
olha ai se ajuda vc flw
http://www.odginstruments.com.br/pdfs/man_hall_street.pdf
Alguém tem o esquema de ligação/funcionamento da sonda de 2 fios (1 fio + terra)?
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Mensagem por ricardo rick em Qui 14 Jun - 22:00:06

adrianopascutti
tem hallmeter vc liga fio roxo do hall no fio preto da sonda lambda...
vc pode ver no link da Cronomac
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Mensagem por leandro 4cc em Qui 27 Dez - 19:13:14

reativando o tópico....

amigos boa noite,tenho um hall meeter desse modelo do link abaixo e gostaria de saber se alguem pode me dar dicas de qual sonda posso comprar pra ligar ele e qual o esquema de ligação para o memso ea sonda?
ele tem 04 fios,sendo: 1 preto,1 vermelho,1 cinza e 1 azul e tem mais um mais grosso e sem capa,como se fosse uma resistencia ou algo parecido. ele não tem capa e esta enrolado nos outros 4 e todos cobertos com uma capa preta mais grossa.
se alguem puder me passar as dicas de qual sonda comprar e como instalar ficarei muito grato.....desde ja muito obrigado....

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-454578959-hallmeter-airfuel-meter-pro-52mm-beast-racing-_JM
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Mensagem por Leopoldo azevedo aprigio em Seg 1 Ago - 14:22:06

Mas o hallmeter esta ficando com todas as luzes ligadas piscando a ultima.
Mesmo sem ligar o motor.
Estou pensando em colocar a sonda de 1 fio.
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Mensagem por diplomata1985 em Seg 1 Ago - 16:27:26

RICARDOADG escreveu:
Tonho_RS escreveu:Conferi no meu, é assim como te falei, fio sinal da sonda (fio preto) no fio positivo (vermelho) do multimetro, fio negativo (preto do multimetro) você aterra ele.

Como eu disse, aterrei o negativo do multímetro junto com o negativo da sonda (fio cinza e fio de aquecimento da sonda, não sei se mudaria algo ou não, mas aterrei no mesmo local (mesmo parafuso) pra garantir.

Como o amigo surfin disse, o multimetro é alimentado por bateria interna, ele apenas lê o que esta recebendo. No caso da sonda, fazendo uma comparação tosca, ela é como o marcador de temperatura/gasolina, ela possuim uma resistência interna que se altera conforme os gases que passam por ela e envia um sinal negativo em mV (milivolts) que é interpretada pelo multimetro, a única alementação positiva que ela precisa é para o aquecimento (na sonda de 4 fios), nas sondas antigas era um fio apenas pois não havia aquecimento, e ela pegava a alimentação negativa direto pelo seu corpo metálico, e o sinal era enviado por esse único fio.

Espero ter ajudado.


E como se faz a leitura no multímetro ? Qual é a escala, e a medição ideal??
Achei interessante e parece ser simples de instalar.

A Sonda Lambda trabalha em milivolts. No caso de 0 a 0.8/1 volt.
sendo assim:
mistura pobre é próximo de 0
mistura rica próximo de 1 volt.

No multímetro você deixa na escala de 2 volts DC (corrente contínua) ou o mais próximo dessa escala de 2. Caso o seu multímetro não tiver os 2 volts deixe sempre uma folga na tensão que você irá medir. Assim você protege o seu multímetro.

Ponta de prova ou fio vermelho do meter vai no fio da sonda para sinal de leitura
Ponta de prova ou fio preto do meter vai na carcaça ou aterramento do veículo.

Regra em medição: Nunca meça alguma tensão com o equipamento muito próximo da escala máxima que aquele componente poderá atingir.
Mas também se você tiver uma escala muito alta no multímetro e o componente for uma tensão muito baixa você não terá uma leitura precisa. É tudo uma questão de escala/grandeza.
Resumindo.
Sempre use uma escala próxima mais sempre acima da tensão máxima do componente.
No caso da Sonda é 1 volt de máxima então deixe na escala de 2.
Se o seu multímetro não tem escala de 2 mas tem de 1 e 10 deixe na de 10 volts.

Espero ter ajudado.

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