Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

158 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 157 visitantes :: 1 motor de busca

moacir olsen


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_leftTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA BarTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_right 
tabarbosa (16850)
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_leftTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA BarTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_right 
Rubão6cc (15319)
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_leftTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA BarTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_right 
BANDIT (13573)
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_leftTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA BarTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_right 
Xann (10394)
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_leftTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA BarTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_leftTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA BarTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_right 
j ricardo (9376)
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_leftTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA BarTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_right 
Jean Bida (9320)
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_leftTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA BarTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_leftTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA BarTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_leftTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA BarTORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Bar_right 

+15
Pedrão B.
Eduardo518
j ricardo
adpachec
andersonopala
tcheco 8687
RICARDOADG
jeferson carlos ternauski
Brunugomes
deufletico
pézão opaleiro
RN_Willemann
André Vortec
wyllerson punk
OPALAS1978
19 participantes

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    OPALAS1978
    OPALAS1978
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Localização : Rio de janeiro
    Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
    Caravan SL/E 91 6C
    Data de inscrição : 23/04/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por OPALAS1978 Ter 23 Abr - 15:07:22

    Muitos falam que a única caixa que realmente "aguenta" motores de opala preparados para potencias maiores é a famosa C2205b. Mas eu NUNCA vi NINGUÉM comentar TÉCNICAMENTE sobre seus limites de torque, potência e rotação. Assim como também das outras caixas utilizadas nos opalas. Não me refiro UNICAMENTE á relações de marcha, mas, repetindo: TORQUE, ROTAÇÃO E POTÊNCIA. Caso algum "irmão opaleiro" disponha desses dados será ótimo se compartilhar seus conhecimentos. Um abraço a todos. study
    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por wyllerson punk Ter 23 Abr - 17:58:55

    faz falta isso mesmo...

    eu to tentando descobrir a pressao da bomba mecanica do opala e ninguem aqui sabe,

    meu mecanico me falou e esqueci, quando eu me lembrar vou perguntar pra ele...
    André Vortec
    André Vortec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 764
    Localização : Goias
    Modelo do carro : Opala Comodoro 80/81 (ex)
    Cilindros : V6
    Data de inscrição : 04/03/2011

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por André Vortec Ter 23 Abr - 18:14:44

    wyllerson punk escreveu:faz falta isso mesmo...

    eu to tentando descobrir a pressao da bomba mecanica do opala e ninguem aqui sabe,

    meu mecanico me falou e esqueci, quando eu me lembrar vou perguntar pra ele...

    Brother, meu tio me falou uma vez que era 1 bar, mas parece que se vc usar bomba eletrica em bura, vc tem que regular para 0.6 bar, fica meio contraditorio TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA 695742
    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por wyllerson punk Ter 23 Abr - 18:53:51

    André Vortec escreveu:
    wyllerson punk escreveu:faz falta isso mesmo...

    eu to tentando descobrir a pressao da bomba mecanica do opala e ninguem aqui sabe,

    meu mecanico me falou e esqueci, quando eu me lembrar vou perguntar pra ele...

    Brother, meu tio me falou uma vez que era 1 bar, mas parece que se vc usar bomba eletrica em bura, vc tem que regular para 0.6 bar, fica meio contraditorio TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA 695742

    maa e pr isso mesmo q to precisando saber o valor certo, meu mecanico disse q e mais q se usa numa bomba eletrica. e tem neguin aqui q nao consegue fazer um carro andar com weber e bamba mecanica... que ro saber so pra ter certeza q tem muto nego enganado e maiando os outros aqui...

    que e mais de 0,6 eu sei, so nao sei quanto...

    vou saber direito quando for la na oficina
    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por RN_Willemann Ter 23 Abr - 19:52:35

    wyll, 0,4 na lenta e 0,5 acelerando parado.

    andando fica praticamente 0,4 direto, foi oque medi a um tempo atras, vlw
    pézão opaleiro
    pézão opaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2491
    Idade : 31
    Localização : 085 9 96913915 zap
    Modelo do carro : A procura de um opala
    Cilindros : 0
    Data de inscrição : 15/11/2011

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por pézão opaleiro Ter 23 Abr - 20:21:06

    Voltando a pergunta do amigo,,, bom em cavalaria senpre vejo que tem opaleiro que usa ate nuns 300cv com carro, mais que isso não da pra acelerar de verdade,, torque eu acho que so aguenta 40kg NO MÁXIMO!!!!!!!!!!! isso com o 5m do 6cc 92,,,, mas eu estou chutando!!! por que o canbio da blazer v6 que aguenta bem mais,, e feito pra aguentar 41kg de torque ou e 45kg eu acho scratch
    OPALAS1978
    OPALAS1978
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Localização : Rio de janeiro
    Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
    Caravan SL/E 91 6C
    Data de inscrição : 23/04/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por OPALAS1978 Ter 23 Abr - 21:17:51

    Amigos, fiquei feliz mesmo com as rápidas respostas. E vou repassar uma informação muito importante e que poucos levam em conta ou sabem.
    O TORQUE que a "famosa" CL2205B suporta é de 298 Nm ou traduzindo para a unidade que mais usamos é de 30,38754 mKgf.
    Apenas para começar a "sentir" o que isso significa, o motor 4.1 de 92 á gasolina tem 28,7 mkgf a 2000 RPM e o mesmo motor à alcool tem 30,9 mkgf, a 2000 RPM de TORQUE LÍQUIDO.
    Ou seja a caixa já funciona praticamente NO TALO.
    Esses números são IMPORTANTÍSSIMOS para entendermos até que ponto as "garotas" aguentam o tranco.
    Agora, se no "modo manso" (ou seja ORIGINAL) do opala o torque já é praticamente o limite suportado pela referida caixa, então imagine quando "envenenamos" o coitado. O motor aguenta firme, mas os números mostram que a DURABILIDADE das engrenagem será MENOR. Quer dizer, funcionar vai, mas a DURABILIDADE SERÁ REDUZIDA.
    E é lógico que aqueles que "derem coro" constante com trancos e outros "carinhos" serão os primeiros a mandar o opalão para o hospital.
    Amigos, devemos consultar os manuais, coisa que 95% do "mexanicos" infelizmente NÃO FAZEM, embora pudessem fazer, este nº está no próprio manual de serviço CLARK.




    OPALAS1978
    OPALAS1978
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Localização : Rio de janeiro
    Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
    Caravan SL/E 91 6C
    Data de inscrição : 23/04/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por OPALAS1978 Ter 23 Abr - 21:24:13

    Tenho imagens e tabelas super interessantes sobre o assunto,mas como sou "novo na área" ainda não entendi como postá-los. Se alguém puder ajudar eu agradeço desde já.
    deufletico
    deufletico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 162
    Localização : UBERLANDIA/MG
    Modelo do carro : Opala Cupe 77
    Cilindros : Motor Omega 6cc
    Data de inscrição : 17/03/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por deufletico Ter 23 Abr - 21:35:07

    wyllerson punk escreveu:faz falta isso mesmo...

    eu to tentando descobrir a pressao da bomba mecanica do opala e ninguem aqui sabe,

    meu mecanico me falou e esqueci, quando eu me lembrar vou perguntar pra ele...

    bomba mecanica Wyllerson normalmente nao passa de 0,4bar... fora o volume que é baixo.
    deufletico
    deufletico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 162
    Localização : UBERLANDIA/MG
    Modelo do carro : Opala Cupe 77
    Cilindros : Motor Omega 6cc
    Data de inscrição : 17/03/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por deufletico Ter 23 Abr - 21:40:49

    André Vortec escreveu:
    wyllerson punk escreveu:faz falta isso mesmo...

    eu to tentando descobrir a pressao da bomba mecanica do opala e ninguem aqui sabe,

    meu mecanico me falou e esqueci, quando eu me lembrar vou perguntar pra ele...

    Brother, meu tio me falou uma vez que era 1 bar, mas parece que se vc usar bomba eletrica em bura, vc tem que regular para 0.6 bar, fica meio contraditorio TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA 695742

    Cara... 1bar de pressão em bomba mecanica eu posso até falar bobagem, mas nao existe isso nao.... eu usava weber 44 no meu carro, com bomba eletrica de gti e regulado em 0,5.... liso... liso... nao dava folta em nada...injetores de baixa e alta jorravam alcool e cuba sempre cheia, mesmo em alta... agora nao sei se bomba mecanica alienta weber nao...
    OPALAS1978
    OPALAS1978
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Localização : Rio de janeiro
    Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
    Caravan SL/E 91 6C
    Data de inscrição : 23/04/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por OPALAS1978 Ter 23 Abr - 21:56:20

    Amigos, desculpe se estou errado, mas seria muito mais PRODUTIVO abrir um TÓPICO apenas para discutir a questão da pressão das bombas de combustível. Porque seguindo o caminho que está sendo seguido o assunto TORQUE DA CAIXAS DE MARCHAS ficará sem respostas. Obrigado. OKK
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por Brunugomes Qua 24 Abr - 7:14:36

    Se não me engano existe um tópico que tem um gráfico que mostra todos os torques que as caixas adaptáveis e originais aguentam... Vou procurar pra ver se encontro...
    deufletico
    deufletico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 162
    Localização : UBERLANDIA/MG
    Modelo do carro : Opala Cupe 77
    Cilindros : Motor Omega 6cc
    Data de inscrição : 17/03/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por deufletico Qua 24 Abr - 8:52:53

    OPALAS1978 escreveu:Amigos, desculpe se estou errado, mas seria muito mais PRODUTIVO abrir um TÓPICO apenas para discutir a questão da pressão das bombas de combustível. Porque seguindo o caminho que está sendo seguido o assunto TORQUE DA CAIXAS DE MARCHAS ficará sem respostas. Obrigado. OKK

    Verdade...hehee OKK
    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por wyllerson punk Qua 24 Abr - 17:15:05

    RN_Willemann escreveu:wyll, 0,4 na lenta e 0,5 acelerando parado.

    andando fica praticamente 0,4 direto, foi oque medi a um tempo atras, vlw

    tem certeza???

    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por RN_Willemann Qua 24 Abr - 18:14:18

    Sim, fiquei curioso, vou medir de novo pra tirar a duvida com a weber.

    OPALAS1978
    OPALAS1978
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Localização : Rio de janeiro
    Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
    Caravan SL/E 91 6C
    Data de inscrição : 23/04/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por OPALAS1978 Qua 24 Abr - 21:50:44

    Brunugomes escreveu:Se não me engano existe um tópico que tem um gráfico que mostra todos os torques que as caixas adaptáveis e originais aguentam... Vou procurar pra ver se encontro...

    Pô, amigo, se for possível eu agradeço muito. Estou pesquisando isso a fundo para escrever um tipo de tutorial sobre "TRANSFORMAÇÃO SEM MISTÉRIO DE CAIXAS 4M 6C EM 5M 6C". Estou montando a pesquisa com todo o passo-a-passo e dezenas de fotos, para quem queiser fazer por conta ou mandar e o custo final ficar bem baixo. Pretendo divulgar isso de forma organizada para possibilitar a todos que tem 6c terem TAMBÉM caixas 5m em seus carros, SEM MISTÉRIO e COM BAIXO CUSTO.
    deufletico
    deufletico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 162
    Localização : UBERLANDIA/MG
    Modelo do carro : Opala Cupe 77
    Cilindros : Motor Omega 6cc
    Data de inscrição : 17/03/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por deufletico Qua 24 Abr - 22:34:50

    OPALAS1978 escreveu:
    Brunugomes escreveu:Se não me engano existe um tópico que tem um gráfico que mostra todos os torques que as caixas adaptáveis e originais aguentam... Vou procurar pra ver se encontro...

    Pô, amigo, se for possível eu agradeço muito. Estou pesquisando isso a fundo para escrever um tipo de tutorial sobre "TRANSFORMAÇÃO SEM MISTÉRIO DE CAIXAS 4M 6C EM 5M 6C". Estou montando a pesquisa com todo o passo-a-passo e dezenas de fotos, para quem queiser fazer por conta ou mandar e o custo final ficar bem baixo. Pretendo divulgar isso de forma organizada para possibilitar a todos que tem 6c terem TAMBÉM caixas 5m em seus carros, SEM MISTÉRIO e COM BAIXO CUSTO.

    Esse eu quero..hehehe
    jeferson carlos ternauski
    jeferson carlos ternauski
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 465
    Idade : 34
    Localização : campo largo
    Modelo do carro : Diplomata 1986 250s Coupe/ Comodoro 1981 coupe
    Cilindros : 6 cilindros/ 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/05/2011

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por jeferson carlos ternauski Sex 26 Abr - 21:20:27

    acompanhando...
    RICARDOADG
    RICARDOADG
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 765
    Localização : Santo André
    Data de inscrição : 28/06/2010

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por RICARDOADG Sex 26 Abr - 21:40:40

    Muito legal. Também vou acompanhar
    tcheco 8687
    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4270
    Idade : 63
    Localização : parana
    Modelo do carro : coupe diplomata 8687
    Cilindros : 6 cil.
    Data de inscrição : 04/07/2012

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por tcheco 8687 Sex 26 Abr - 21:44:01

    Bem util, a todos
    Vamos acompanhar.
    Bom topico
    andersonopala
    andersonopala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2366
    Localização : Belo Horizonte/MG
    Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
    Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
    Data de inscrição : 03/02/2011

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por andersonopala Sáb 27 Abr - 1:21:27

    Realmente é um assunto muito interessante...Mais um acompanhando...
    OPALAS1978
    OPALAS1978
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Localização : Rio de janeiro
    Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
    Caravan SL/E 91 6C
    Data de inscrição : 23/04/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por OPALAS1978 Sáb 27 Abr - 18:20:49

    Encontrei a pouco uma nova informação correlata com o assunto.
    O torque suportado pelo DIFERENCIAL Dana 30 é de 30 mKgf e do Dana 44 é de 44mKgf.
    Esse tópico visa mostrar como preparar motores e não quebrar as caixas e diferenciais com o aumento de potência e torque.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por adpachec Sáb 27 Abr - 19:25:05

    OPALAS1978 escreveu:Amigos, fiquei feliz mesmo com as rápidas respostas. E vou repassar uma informação muito importante e que poucos levam em conta ou sabem.
    O TORQUE que a "famosa" CL2205B suporta é de 298 Nm ou traduzindo para a unidade que mais usamos é de 30,38754 mKgf.
    Apenas para começar a "sentir" o que isso significa, o motor 4.1 de 92 á gasolina tem 28,7 mkgf a 2000 RPM e o mesmo motor à alcool tem 30,9 mkgf, a 2000 RPM de TORQUE LÍQUIDO.
    Ou seja a caixa já funciona praticamente NO TALO.
    Esses números são IMPORTANTÍSSIMOS para entendermos até que ponto as "garotas" aguentam o tranco.
    Agora, se no "modo manso" (ou seja ORIGINAL) do opala o torque já é praticamente o limite suportado pela referida caixa, então imagine quando "envenenamos" o coitado. O motor aguenta firme, mas os números mostram que a DURABILIDADE das engrenagem será MENOR. Quer dizer, funcionar vai, mas a DURABILIDADE SERÁ REDUZIDA.
    E é lógico que aqueles que "derem coro" constante com trancos e outros "carinhos" serão os primeiros a mandar o opalão para o hospital.
    Amigos, devemos consultar os manuais, coisa que 95% do "mexanicos" infelizmente NÃO FAZEM, embora pudessem fazer, este nº está no próprio manual de serviço CLARK.





    Amigo, a fisíca é muito bonita, mas cheia de mistérios e caminhos de pedras, o torque depende de um fator que é a energia potencial gerada, se você prender 0,5 Kg em uma corda e rodar (1 volta completa) em 1 segundo ele gera "2X" de energia, se você girar de novo mas levar 2 segundos para dar uma volta inteira ele gera apenas "1X" (menor velocidade menos energia), é o cálculo de massa x velocidade.
    E outra tem a energia de torção, já tentou soltar um parafuso e não conseguir e alguém falar; "pega uma chave maior (mais longa)", é que uma chave mais longa acumula uma energia de torção maior (já se perguntou porque certos caminhões tem aquele eixo cardã enorme?).
    Um motor a álcool tem uma taxa e avanço maior que o de gasolina e então em alto RPM's o cilindro do álcool se mantém "um pouco mais no topo" que o da gasolina no momento da detonação..então um pouco mais de torque.
    Um diferencial pode suportar 30Kg de torque, mas quanto de energia (m/s, metros por segundo) ele aguenta, se o seu diferencial suporta 30 KG com aceleração lateral de 2 m/s e seu motor gera um torque de 20 Kg com aceleração de 1 m/s (ele acelera mais rápido que o diferencial), seu diferencial vai para o saco logo. Por isto não é apenas procurar o mais forte e sim como aproveitar a força dele.
    Davi (nanico) não derrubou Golias(grandão)? OKK
    OPALAS1978
    OPALAS1978
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Localização : Rio de janeiro
    Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
    Caravan SL/E 91 6C
    Data de inscrição : 23/04/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por OPALAS1978 Sáb 27 Abr - 20:59:29

    Legal a resposta, então de forma sintética como a matemática é, nos transcreva, por favor, os FATORES envolvidos na determinação de um diferencial. Tomando como base os fatores de desempenho de um motor (cv, rmp, torque, acelerãção).
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por adpachec Sáb 27 Abr - 21:53:20

    OPALAS1978 escreveu:Legal a resposta, então de forma sintética como a matemática é, nos transcreva, por favor, os FATORES envolvidos na determinação de um diferencial. Tomando como base os fatores de desempenho de um motor (cv, rmp, torque, acelerãção).
    Boa..vou da um exemplo; motor Ap 1.8 e motor opala 4 cc ambos tem o mesmo Cv "teoricamente" (eu disse teoricamente!), mas alcançam a potencia máxima em rotações diferentes (opala + ou - 4500 e AP + ou - 5400) e por que?
    O opala possui mais MASSA e o AP sua força está na velocidade, portanto escolher a RELAÇÂO...opala engrenagens maiores e AP menores (teoricamente dizendo), mas aí entra em um assunto delicado que é como os numeros de dentes e não apenas o diâmetro em si, mas quanto maior a relação mais curto é o diferencial (com torque e final baixa, é dificíl definir final baixa de forma geral), e uma relação menor você tem menor torque e uma final maior.
    Mas até engrenagens do mesmo tamanho necessitam de velocidades diferentes, mais dentes mais giros e menos torque e menos dentes menos giros e mais torque, mas isto tem a ver com espessura/profundidade e tipo dos dentes.
    Se o seu motor gira muito um diferencial curto e se gira pouco e tem torque um diferencial longo (estou falando do ponto de vista da roda a etapa final de tudo).
    Mas isto não é tudo o problema que quero explicar é...o que se tem em mente, um motor de altissímo giro e final alta, um carro de rua e para carga (familía), quais rodas vai usar, câmbio com uma final de alto giro e baixo torque, qual sera o seu "casamento" com o motor e diferencial (velocidade ou força ou meio termo)...tem um longo caminho do motor até a roda. OKK
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por adpachec Dom 28 Abr - 12:28:09

    Amigo; acho que escrevi, escrevi e nada, também era fim de sábado e a patroa querendo atenção.
    Torque é a força aplicada em um raio em um ângulo Seno.
    T = F x R x Sen = ?
    Vamos dizer que o torque que você escreveu de 30 Kg seja no pinhão, mas este torque é gerado SOBRE ele ou é gerado por ELE?
    Se o pinhão tem 40 mm de diâmetro (20 mm de raio)e gera uma força SOBRE ele de 30 Kg e seno de 90º (máximo torque) então:
    T = 30 x 0.20 x 1 = 6 Kg de torque aplicado sobre o eixo central do pinhão.
    Agora se o eixo do pinhão gera 30 Kg de torque:
    30 x 0,20 x 12.56 (circunferência do pinhão)=75.36 Kg de torque na lateral externa do pinhão.
    O problema é o sentido da força, se ela está sendo recebida ou transmitida.
    Um pinhão transmite (alto torque)pela sua borda a engrenagem satélite que transfere este torque para seu eixo central (e ele diminui) e que transfere para roda que aumenta o torque.
    A transmissão de força da borda para o centro diminui e do centro para borda aumenta, por isto que as engrenagens que geram mais torque são as maiores.
    A velocidade de aceleração também influencia (a explosão rápida de energia)e influencia na escolha do diferencial, um diferencial curto e um motor de alto giro ("explosivo") vai deixar o carro "nervoso" (entenda pilotagem dificíl em baixa marcha).
    A massa também influencia, uma engrenagem satélite que manda um alto torque e giro para uma roda pesada demais gera torque de torção na ponta de eixo e este pode romper, ai a escolha do conjunto de acordo com a finalida; sair devagar mas com força e "respeito" ou sair queimando pneu e fumaçando tudo e acelerando rápido?
    Bem...é assim que eu entendo as coisas...e estou aberto a critícas...abraço! OKK
    OPALAS1978
    OPALAS1978
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Localização : Rio de janeiro
    Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
    Caravan SL/E 91 6C
    Data de inscrição : 23/04/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por OPALAS1978 Dom 28 Abr - 18:45:14

    Adpachec, gostei bastante de sua exposição físico-teórica do assunto. Foi a 1ª pessoa a "começar a desdobrar" esse assunto matematicamente. Vou dedicar algumas horas de estudo para entender melhor esses números e podermos desenvolver mais sinteticamente isso tudo. Mas, por hora, uma coisa que vi e achei interessante é o intenso uso do diferencial Dana 44 nos carros de arrancada. São veículos com mais de 500, 600 cv e torque que nem é necessário comentar, e o "bixinho" aguenta tudo sem piar. É isso que quero entender em relação às caixas e diferenciais: - entender seus limites, assim como na elétrica onde a lei de Ohms, por exemplo, responde milhares de casos de limites e capacidades suportáveis pelos sistemas. Para usar as peças corretamente dimencionadas e ter a CERTEZA MATEMÁTICA do ponto onde o "ponteiro começa a chegar no vermelho". Obrigado.
    OPALAS1978
    OPALAS1978
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Localização : Rio de janeiro
    Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
    Caravan SL/E 91 6C
    Data de inscrição : 23/04/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por OPALAS1978 Dom 28 Abr - 19:06:10

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Imagem3rc

    Agora sim... finalmente consegui colocar uma imagem (coisas de novato). Esta tabela muitos já conhecem e é da própria fábrica CLARk. Serve como parametro inicial para entendermos os LIMITES suportáveis por nossas "queridas" caixas de marcha.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por adpachec Dom 28 Abr - 21:07:43

    OPALAS1978 escreveu:TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Imagem3rc

    Agora sim... finalmente consegui colocar uma imagem (coisas de novato). Esta tabela muitos já conhecem e é da própria fábrica CLARk. Serve como parametro inicial para entendermos os LIMITES suportáveis por nossas "queridas" caixas de marcha.
    Amigo, eu vi na sua tabela que o valor "22" é vezes "10", mas o valor é em "libras" por "pés cubicos" (Lb Ft).
    Quer dizer que é "força vezes um certo comprimento (30.48 cm neste caso)".

    1 libra: 0.453 Gr.
    Então 22 x 10 = 220 libras que é igual a 99.66 Kg.

    E 1 foot pound-force = 1.355818 newtons metros.
    Que no nosso sistema métrico é: 1 quilograma-força metro = 9,8065 N m.

    Então no deslocamento de 1ft (1 pé) ele gerou 99.66 Kg de torque, agora como é feito isto não sei, se é no deslocamento retilíneo ou curvo. scratch


    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por j ricardo Dom 28 Abr - 21:09:33

    adpachec escreveu:Amigo; acho que escrevi, escrevi e nada, também era fim de sábado e a patroa querendo atenção.
    Torque é a força aplicada em um raio em um ângulo Seno.
    T = F x R x Sen = ?
    Vamos dizer que o torque que você escreveu de 30 Kg seja no pinhão, mas este torque é gerado SOBRE ele ou é gerado por ELE?
    Se o pinhão tem 40 mm de diâmetro (20 mm de raio)e gera uma força SOBRE ele de 30 Kg e seno de 90º (máximo torque) então:
    T = 30 x 0.20 x 1 = 6 Kg de torque aplicado sobre o eixo central do pinhão.
    Agora se o eixo do pinhão gera 30 Kg de torque:
    30 x 0,20 x 12.56 (circunferência do pinhão)=75.36 Kg de torque na lateral externa do pinhão.
    O problema é o sentido da força, se ela está sendo recebida ou transmitida.
    Um pinhão transmite (alto torque)pela sua borda a engrenagem satélite que transfere este torque para seu eixo central (e ele diminui) e que transfere para roda que aumenta o torque.
    A transmissão de força da borda para o centro diminui e do centro para borda aumenta, por isto que as engrenagens que geram mais torque são as maiores.
    A velocidade de aceleração também influencia (a explosão rápida de energia)e influencia na escolha do diferencial, um diferencial curto e um motor de alto giro ("explosivo") vai deixar o carro "nervoso" (entenda pilotagem dificíl em baixa marcha).
    A massa também influencia, uma engrenagem satélite que manda um alto torque e giro para uma roda pesada demais gera torque de torção na ponta de eixo e este pode romper, ai a escolha do conjunto de acordo com a finalida; sair devagar mas com força e "respeito" ou sair queimando pneu e fumaçando tudo e acelerando rápido?
    Bem...é assim que eu entendo as coisas...e estou aberto a critícas...abraço! OKK

    concordo com tudo isso....

    devo lembrar que esse torque só é aplicado a um pinhão, se tiver TRAÇÂO para forçar a outra ponta do caminho da energia... se o carro patina, logo não ha o mesmo esfoço sobre a peça... pois a energia se dissipa...

    uma vez fui perguntar para um preparados experiente, como o sandro sanches ganhou uma etapa do paulista de arrancada, com um opala de 400cv... caixa 2205B e dana 30.... a resposta simples: tração! se o carro patinat, o dana 30 aguenta... se colocar uns mickey thompson, nao da uma puxada... aí tu troca o diferencial, quem quebra é o cambio...]

    mas não podemos ver só pelo lado da teoria... há exemplos praticos que podemos levar e consideração quando analizamos esse tipo de situação...a 2205B é para pouco mais de 30kgf... mas sabemos que qualquer 250-S mais taxadinho e com webber passa disso.... e muito improvavel que um motor desse vá quebrar oesse cambio por ruptura de esforço...

    vamos, lá para outro exemplo o cambio 4 marchas ré pra frente, conhecido por ser ter limite mais baixo do que o 2205B... mas como se teve um usuario que o usou com um motor de mais de 400 cv não quebrou? trocou o cambio e o retirou funcionando? se o limite do cambio é de menos de 30kgf como agunetou 50kgf?

    o rafael caronti usou cambio 5 marchas de CHEVETTE no 6cil dele por bastante tempo...acho que vendeu o carro com o cambio ainda e anda ate hoje assim... se

    ate o 2205 de chevette tem limite de 126NM... cerca de 13kgf... pfff! ate o motor do chevette passa desse torque com qualquer besterinha que se faz no motor...


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por adpachec Dom 28 Abr - 21:18:36

    j ricardo escreveu:
    adpachec escreveu:Amigo; acho que escrevi, escrevi e nada, também era fim de sábado e a patroa querendo atenção.
    Torque é a força aplicada em um raio em um ângulo Seno.
    T = F x R x Sen = ?
    Vamos dizer que o torque que você escreveu de 30 Kg seja no pinhão, mas este torque é gerado SOBRE ele ou é gerado por ELE?
    Se o pinhão tem 40 mm de diâmetro (20 mm de raio)e gera uma força SOBRE ele de 30 Kg e seno de 90º (máximo torque) então:
    T = 30 x 0.20 x 1 = 6 Kg de torque aplicado sobre o eixo central do pinhão.
    Agora se o eixo do pinhão gera 30 Kg de torque:
    30 x 0,20 x 12.56 (circunferência do pinhão)=75.36 Kg de torque na lateral externa do pinhão.
    O problema é o sentido da força, se ela está sendo recebida ou transmitida.
    Um pinhão transmite (alto torque)pela sua borda a engrenagem satélite que transfere este torque para seu eixo central (e ele diminui) e que transfere para roda que aumenta o torque.
    A transmissão de força da borda para o centro diminui e do centro para borda aumenta, por isto que as engrenagens que geram mais torque são as maiores.
    A velocidade de aceleração também influencia (a explosão rápida de energia)e influencia na escolha do diferencial, um diferencial curto e um motor de alto giro ("explosivo") vai deixar o carro "nervoso" (entenda pilotagem dificíl em baixa marcha).
    A massa também influencia, uma engrenagem satélite que manda um alto torque e giro para uma roda pesada demais gera torque de torção na ponta de eixo e este pode romper, ai a escolha do conjunto de acordo com a finalida; sair devagar mas com força e "respeito" ou sair queimando pneu e fumaçando tudo e acelerando rápido?
    Bem...é assim que eu entendo as coisas...e estou aberto a critícas...abraço! OKK

    concordo com tudo isso....

    devo lembrar que esse torque só é aplicado a um pinhão, se tiver TRAÇÂO para forçar a outra ponta do caminho da energia... se o carro patina, logo não ha o mesmo esfoço sobre a peça... pois a energia se dissipa...

    uma vez fui perguntar para um preparados experiente, como o sandro sanches ganhou uma etapa do paulista de arrancada, com um opala de 400cv... caixa 2205B e dana 30.... a resposta simples: tração! se o carro patinat, o dana 30 aguenta... se colocar uns mickey thompson, nao da uma puxada... aí tu troca o diferencial, quem quebra é o cambio...]

    mas não podemos ver só pelo lado da teoria... há exemplos praticos que podemos levar e consideração quando analizamos esse tipo de situação...a 2205B é para pouco mais de 30kgf... mas sabemos que qualquer 250-S mais taxadinho e com webber passa disso.... e muito improvavel que um motor desse vá quebrar oesse cambio por ruptura de esforço...

    vamos, lá para outro exemplo o cambio 4 marchas ré pra frente, conhecido por ser ter limite mais baixo do que o 2205B... mas como se teve um usuario que o usou com um motor de mais de 400 cv não quebrou? trocou o cambio e o retirou funcionando? se o limite do cambio é de menos de 30kgf como agunetou 50kgf?

    o rafael caronti usou cambio 5 marchas de CHEVETTE no 6cil dele por bastante tempo...acho que vendeu o carro com o cambio ainda e anda ate hoje assim... se

    ate o 2205 de chevette tem limite de 126NM... cerca de 13kgf... pfff! ate o motor do chevette passa desse torque com qualquer besterinha que se faz no motor...

    É isto sim também o que o J escreveu, aí entra a questão...a mão do peão faz a diferença, é acertar, calibrar, ajustar...aquela situação...como o cara fez isto???? affraid

    Valeu J! OKK
    OPALAS1978
    OPALAS1978
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Localização : Rio de janeiro
    Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
    Caravan SL/E 91 6C
    Data de inscrição : 23/04/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por OPALAS1978 Seg 29 Abr - 21:43:35

    Agora é que a "coisa está começando a esquentar", no princípio estavam falando até de BOMBA ELÉTRICA vs BOMBA MECÂNICA, aí fica difícil né... Rolling Eyes , Mas agora, graças a Deus, o assunto está no alinhamento correto. O comentário do amigo j ricardo, é bem interessante e mostra o lado PRÁTICO que na realidade nós Opaleiros já conhecemos, de que essas peças AGUENTAM MUITO MAIS do que a elas é aplicado. Mas podemos perceber também com todos esses comentários que conhecemos IMENSAMENTE MAIS sobre o que está em baixo do capo do que sobre caixas e diferenciais. Para ser sincero, tudo que sempre vejo é: -Coloque uma caixa de Dodge e um diferencial Dana 44 blocado, que não precisa se preocupar com mais NADA! Mas entendo que não pode ser assim. Devemos conhecer os LIMITES físicos de cada componete do veículo para podermos ter a TRANQUILIDADE que andar em uma máquina que sabemos até onde pode ir. Afinal de que vale vale tanto investimento lá na frente (motor) se de lá para atrás (caixa e diferencil) pouco se tem conhecimento?! OKK
    Eduardo518
    Eduardo518
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 706
    Idade : 25
    Modelo do carro : Opala 83 e comodoro sl/e 88
    Cilindros : 4 + 4= 8
    Data de inscrição : 01/11/2011

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por Eduardo518 Seg 29 Abr - 21:54:59

    eai pessoal, eu uso a caixa 5 marchas no 4 cilindros 83, meu pai ja estourou duas, elas são fracas? meu Opala é forte? meu pai é loco?
    OPALAS1978
    OPALAS1978
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Localização : Rio de janeiro
    Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
    Caravan SL/E 91 6C
    Data de inscrição : 23/04/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por OPALAS1978 Seg 29 Abr - 22:15:39

    Eduardo518 escreveu:eai pessoal, eu uso a caixa 5 marchas no 4 cilindros 83, meu pai ja estourou duas, elas são fracas? meu Opala é forte? meu pai é loco?

    Agora eu fiquei realmente CURIOSO Shocked. Então, qual foi o "procedimento" que seu pai usou para quebrar as duas caixas??? Mas seja sincero... Very Happy
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por Pedrão B. Seg 29 Abr - 22:22:09

    Amigo OPALAS1978, ainda não entendi o propósito da "discussão".

    Quer falar de prática ou teoria?

    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    OPALAS1978
    OPALAS1978
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Localização : Rio de janeiro
    Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
    Caravan SL/E 91 6C
    Data de inscrição : 23/04/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por OPALAS1978 Seg 29 Abr - 22:50:54

    Pedrão B. escreveu:Amigo OPALAS1978, ainda não entendi o propósito da "discussão".

    Quer falar de prática ou teoria?

    []'s

    O propósito é CLA-RÍ-SSI-MO! Basta acompanhar para ver que estamos falando de FÍSICA e MATEMÁTICA. Logicamente o "desembocar natual" deste assunto é na utilização PRÁTICA das referidas peças. A PRÁTICA e a TEORIA, porém, são INDISSOCIÁVEIS, portanto a discussão ora estará mais para um lado, ora mais para o outro. Mas a PARTE FISICO-MATEMÁTICA é realmente a mais relevante. study


    Última edição por OPALAS1978 em Seg 29 Abr - 23:00:21, editado 1 vez(es)
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por Pedrão B. Seg 29 Abr - 22:56:23

    Ok, mas ainda não ví um resultado PRÁTICO para toda essa TEORIA.
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    OPALAS1978
    OPALAS1978
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Localização : Rio de janeiro
    Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
    Caravan SL/E 91 6C
    Data de inscrição : 23/04/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por OPALAS1978 Seg 29 Abr - 23:07:01

    Pedrão B. escreveu:Ok, mas ainda não ví um resultado PRÁTICO para toda essa TEORIA.
    []'s

    Você espera que com tão poucas informações enviadas, e em tão pouco tempo já seja possível ver algum "resultado prático..."? É preciso de tempo e MUITAS CONTRIBUIÇÕES de conhecimento para que o assunto seja esgotado. Para termos tabelas e números reais e não apenas o velho "eu acho", "eu vi", fulano usou", "o preparador famoso falou" e etc. Se você tem alguma informação será bem recebida.
    Eduardo518
    Eduardo518
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 706
    Idade : 25
    Modelo do carro : Opala 83 e comodoro sl/e 88
    Cilindros : 4 + 4= 8
    Data de inscrição : 01/11/2011

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por Eduardo518 Seg 29 Abr - 23:11:08

    OPALAS1978 escreveu:
    Eduardo518 escreveu:eai pessoal, eu uso a caixa 5 marchas no 4 cilindros 83, meu pai ja estourou duas, elas são fracas? meu Opala é forte? meu pai é loco?

    Agora eu fiquei realmente CURIOSO Shocked. Então, qual foi o "procedimento" que seu pai usou para quebrar as duas caixas??? Mas seja sincero... Very Happy
    Na vdd foram 3, em uma dessas a caixa travou e o carda quebrou la no diferencial(essa varetada num opala 74).
    Eu acho que elas quebram porque ele da muito pau, o carro é forte pra caramba e meu pai num poupa...
    OPALAS1978
    OPALAS1978
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Localização : Rio de janeiro
    Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
    Caravan SL/E 91 6C
    Data de inscrição : 23/04/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por OPALAS1978 Seg 29 Abr - 23:23:53

    Eduardo518 escreveu:
    OPALAS1978 escreveu:

    Agora eu fiquei realmente CURIOSO Shocked. Então, qual foi o "procedimento" que seu pai usou para quebrar as duas caixas??? Mas seja sincero... Very Happy
    Na vdd foram 3, em uma dessas a caixa travou e o carda quebrou la no diferencial(essa varetada num opala 74).
    Eu acho que elas quebram porque ele da muito pau, o carro é forte pra caramba e meu pai num poupa...

    Aí eu gostei da SISCERIDADE. Eu também já dei muita paulada em caixa e diferencial. Era meu brinquedo, sair de lado, descer de ré e engatar 1ª, queimar pneu em ladeira com 2ª e por aí vai, coisas que todos já fizeram alguma vez. Mas no seu primeiro caso certamente foram os anéis sincronizadores que já tinham “pifado”. Só que de qualquer forma a PAULEIRA mói de qualquer jeito QUALQUER TRANSMISSÃO. Se de caminhão e trator arrebenta, de “opalinha” não vai arrebentar??? Mas se usarmos da maneira certa nossa carne apodrece e as engrenagens ficam. TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA 562542
    Eduardo518
    Eduardo518
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 706
    Idade : 25
    Modelo do carro : Opala 83 e comodoro sl/e 88
    Cilindros : 4 + 4= 8
    Data de inscrição : 01/11/2011

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por Eduardo518 Ter 30 Abr - 0:03:33

    OPALAS1978 escreveu:
    Eduardo518 escreveu:
    Na vdd foram 3, em uma dessas a caixa travou e o carda quebrou la no diferencial(essa varetada num opala 74).
    Eu acho que elas quebram porque ele da muito pau, o carro é forte pra caramba e meu pai num poupa...

    Aí eu gostei da SISCERIDADE. Eu também já dei muita paulada em caixa e diferencial. Era meu brinquedo, sair de lado, descer de ré e engatar 1ª, queimar pneu em ladeira com 2ª e por aí vai, coisas que todos já fizeram alguma vez. Mas no seu primeiro caso certamente foram os anéis sincronizadores que já tinham “pifado”. Só que de qualquer forma a PAULEIRA mói de qualquer jeito QUALQUER TRANSMISSÃO. Se de caminhão e trator arrebenta, de “opalinha” não vai arrebentar??? Mas se usarmos da maneira certa nossa carne apodrece e as engrenagens ficam. TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA 562542

    Mas ai não tem graça!!! hehe brincadeiras a parte, o concerto da caixa 5m ficou em torno de 700 reais, e agora vejo um usuario do forum vendendo uma por 450...
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por Brunugomes Ter 30 Abr - 7:13:37

    Pelo que vi o que se quer é chegar a tabela das aplicabilidades de todos os câmbios usados em opalas e saber com exatidão qual o torque que é suportado por cada uma...
    Se realmente for isso se cada um que souber de certa caixa, falar sobre a aplicação e o torque suportado.. Logo logo teremos uma tabela... Por exemplo, eu sei que o NGV 3500 é o cambio das S-10 v6 e blazer até ano de 2000 e suporta 41,5 Kgfm de torque. Para a adaptação no opala é preciso modificar o túnel, pois ele é maior que o do Opala. A capa seca é plug-and-play! Unica coisinha a mais é a travessa que precisa ser colocada da C-10 para segurar o cambio.
    Abraços, se todos contribuírem logo teremos uma tabela completa.
    Wesley Silva
    Wesley Silva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 128
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Opala especial 1974
    Data de inscrição : 02/01/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por Wesley Silva Qui 2 maio - 12:51:05

    Ai pessoal, tópico interessante, por diversas vezes ouvimos falar que opaleiro usa motor 6 com caixa do 4 e não quebra, também ja ouvi motor 4 com caixa do 6 e quebrou, etc. Devemos lembrar que o pe e mão do pião fazem diferença, mas quando o fabricante estabelece um limite de torque e potência para um determinado câmbio, este limite serve para o câmbio atingir uma vida útil especificada, utilizando aquela carga. Não quer dizer que se utilizar caixa do 4 cilindros no 6 ela vai quebrar no primeiro rolé, mas ela não vai durar como se estivesse montada no 4 cilindros. Se a caixa 2205 aguenta 30Kgf.m, quer dizer que ela aguenta esse torque para uma determinada vida útil,não que ela resista a 30Kgf.m (o limite de resistência dela é bem maior), lembrando ainda que o motor 6 original não entrega 30 kgf.m o tempo todo, é muito bom conhecermos os limites dos equipamentos que usamos, mas não quer dizer sempre que se os ultrapassármos o equipamento vai quebrar de primeira, considerando os câmbios acho que quase ninguém hoje em dia roda 100mil Km por ano com opala de 500 cv. Por isso na hora de dimensionar o câmbio talvez o mais forte não seja o mais viável para a aplicação.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por Rubão6cc Qui 2 maio - 15:57:12

    Tópico interessante e muito útil, mas de difícil desfecho na minha opinião..


    _________________
    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por j ricardo Sex 3 maio - 7:49:13

    Wesley Silva escreveu:Ai pessoal, tópico interessante, por diversas vezes ouvimos falar que opaleiro usa motor 6 com caixa do 4 e não quebra, também ja ouvi motor 4 com caixa do 6 e quebrou, etc. Devemos lembrar que o pe e mão do pião fazem diferença, mas quando o fabricante estabelece um limite de torque e potência para um determinado câmbio, este limite serve para o câmbio atingir uma vida útil especificada, utilizando aquela carga. Não quer dizer que se utilizar caixa do 4 cilindros no 6 ela vai quebrar no primeiro rolé, mas ela não vai durar como se estivesse montada no 4 cilindros. Se a caixa 2205 aguenta 30Kgf.m, quer dizer que ela aguenta esse torque para uma determinada vida útil,não que ela resista a 30Kgf.m (o limite de resistência dela é bem maior), lembrando ainda que o motor 6 original não entrega 30 kgf.m o tempo todo, é muito bom conhecermos os limites dos equipamentos que usamos, mas não quer dizer sempre que se os ultrapassármos o equipamento vai quebrar de primeira, considerando os câmbios acho que quase ninguém hoje em dia roda 100mil Km por ano com opala de 500 cv. Por isso na hora de dimensionar o câmbio talvez o mais forte não seja o mais viável para a aplicação.

    OKK


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    Eduardo Nascimento
    Eduardo Nascimento
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 138
    Idade : 40
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Chevette 74 "Ratrod" motor 4.1 turbinado, cambio 3 marchas de Dodge e diferencial de Opala.
    Oldsmobile Cutlass Cruiser 1980, 4.1 alcool.
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 11/05/2013

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por Eduardo Nascimento Ter 14 maio - 21:31:17

    Esse tópico é muito interessante, se mantivermos a teoria como base, acredito que teremos ótimo resultados... Tem uns caras bons de física aqui heim, acho que se eu voltar a estudar já sei quem vai fazer meus trabalhos study

    Agora senhores, que há mais coisas entre o ceu e a terra que nossa vã filosofia possa explicar, ahh isso há mesmo!

    Como exemplo, eu andei com um Chepala com diferencial original, blocado( soldante) mais de hum ano, rapaz o carro fedia a borracha, pra quem conhece cheiro de sardinha frita TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA 562542 e nada aconteceu, depois que ele quebrou, foram 7 na sequencia e 2 ré pra frente de 6 cil, acabou que eu montei um 5 marchas de 4 cil sem esperança e ele tá aqui até hoje kkkkk

    Por isso a importância de sabermos para o que cada conjunto foi dimensionado, estou acompanhando amigos...
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por adpachec Ter 14 maio - 21:35:54

    rubensmaffei escreveu:Tópico interessante e muito útil, mas de difícil desfecho na minha opinião..
    OKK
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por adpachec Ter 14 maio - 21:36:28

    j ricardo escreveu:
    Wesley Silva escreveu:Ai pessoal, tópico interessante, por diversas vezes ouvimos falar que opaleiro usa motor 6 com caixa do 4 e não quebra, também ja ouvi motor 4 com caixa do 6 e quebrou, etc. Devemos lembrar que o pe e mão do pião fazem diferença, mas quando o fabricante estabelece um limite de torque e potência para um determinado câmbio, este limite serve para o câmbio atingir uma vida útil especificada, utilizando aquela carga. Não quer dizer que se utilizar caixa do 4 cilindros no 6 ela vai quebrar no primeiro rolé, mas ela não vai durar como se estivesse montada no 4 cilindros. Se a caixa 2205 aguenta 30Kgf.m, quer dizer que ela aguenta esse torque para uma determinada vida útil,não que ela resista a 30Kgf.m (o limite de resistência dela é bem maior), lembrando ainda que o motor 6 original não entrega 30 kgf.m o tempo todo, é muito bom conhecermos os limites dos equipamentos que usamos, mas não quer dizer sempre que se os ultrapassármos o equipamento vai quebrar de primeira, considerando os câmbios acho que quase ninguém hoje em dia roda 100mil Km por ano com opala de 500 cv. Por isso na hora de dimensionar o câmbio talvez o mais forte não seja o mais viável para a aplicação.

    OKK
    2 OKK
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por Pedrão B. Ter 14 maio - 21:39:45

    Eduardo Nascimento escreveu:Esse tópico é muito interessante, se mantivermos a teoria como base, acredito que teremos ótimo resultados... Tem uns caras bons de física aqui heim, acho que se eu voltar a estudar já sei quem vai fazer meus trabalhos study

    Agora senhores, que há mais coisas entre o ceu e a terra que nossa vã filosofia possa explicar, ahh isso há mesmo!

    Como exemplo, eu andei com um Chepala com diferencial original, blocado( soldante) mais de hum ano, rapaz o carro fedia a borracha, pra quem conhece cheiro de sardinha frita TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA 562542 e nada aconteceu, depois que ele quebrou, foram 7 na sequencia e 2 ré pra frente de 6 cil, acabou que eu montei um 5 marchas de 4 cil sem esperança e ele tá aqui até hoje kkkkk

    Por isso a importância de sabermos para o que cada conjunto foi dimensionado, estou acompanhando amigos...

    O problema é que a aplicação "automóvel" envolve muitos fatores que podem contribuir, ou não, para a quebra do componente "caixa de marchas".
    Assim fica difícil se basear só em teorias, neste caso acho mais válido exemplo prático.

    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por Pedrão B. Qua 3 Jul - 21:49:27

    Nossa esse tópico tão LEGAL e ÚTIL...será que MORREU?
    Não podemos deixar isto acontecer, pois será uma FONTE de CONSULTA no FUTURO!
    Nossos FILHOS e NETOS irão precisar DESTES DADOS!!!
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"

    Conteúdo patrocinado


    TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA Empty Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 18:43:34