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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
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TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
OPALAS1978- Opaleiro
- Número de Mensagens : 33
Localização : Rio de janeiro
Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
Caravan SL/E 91 6C
Data de inscrição : 23/04/2013
- Mensagem nº1
TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Muitos falam que a única caixa que realmente "aguenta" motores de opala preparados para potencias maiores é a famosa C2205b. Mas eu NUNCA vi NINGUÉM comentar TÉCNICAMENTE sobre seus limites de torque, potência e rotação. Assim como também das outras caixas utilizadas nos opalas. Não me refiro UNICAMENTE á relações de marcha, mas, repetindo: TORQUE, ROTAÇÃO E POTÊNCIA. Caso algum "irmão opaleiro" disponha desses dados será ótimo se compartilhar seus conhecimentos. Um abraço a todos.
wyllerson punk- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6736
Idade : 51
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº2
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
faz falta isso mesmo...
eu to tentando descobrir a pressao da bomba mecanica do opala e ninguem aqui sabe,
meu mecanico me falou e esqueci, quando eu me lembrar vou perguntar pra ele...
eu to tentando descobrir a pressao da bomba mecanica do opala e ninguem aqui sabe,
meu mecanico me falou e esqueci, quando eu me lembrar vou perguntar pra ele...
André Vortec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 764
Localização : Goias
Modelo do carro : Opala Comodoro 80/81 (ex)
Cilindros : V6
Data de inscrição : 04/03/2011
- Mensagem nº3
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
wyllerson punk escreveu:faz falta isso mesmo...
eu to tentando descobrir a pressao da bomba mecanica do opala e ninguem aqui sabe,
meu mecanico me falou e esqueci, quando eu me lembrar vou perguntar pra ele...
Brother, meu tio me falou uma vez que era 1 bar, mas parece que se vc usar bomba eletrica em bura, vc tem que regular para 0.6 bar, fica meio contraditorio
wyllerson punk- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6736
Idade : 51
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº4
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
André Vortec escreveu:wyllerson punk escreveu:faz falta isso mesmo...
eu to tentando descobrir a pressao da bomba mecanica do opala e ninguem aqui sabe,
meu mecanico me falou e esqueci, quando eu me lembrar vou perguntar pra ele...
Brother, meu tio me falou uma vez que era 1 bar, mas parece que se vc usar bomba eletrica em bura, vc tem que regular para 0.6 bar, fica meio contraditorio
maa e pr isso mesmo q to precisando saber o valor certo, meu mecanico disse q e mais q se usa numa bomba eletrica. e tem neguin aqui q nao consegue fazer um carro andar com weber e bamba mecanica... que ro saber so pra ter certeza q tem muto nego enganado e maiando os outros aqui...
que e mais de 0,6 eu sei, so nao sei quanto...
vou saber direito quando for la na oficina
RN_Willemann- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2517
Idade : 33
Localização : Balneário Camboriú - SC
Modelo do carro : Diplomata 4.1
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2009
- Mensagem nº5
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
wyll, 0,4 na lenta e 0,5 acelerando parado.
andando fica praticamente 0,4 direto, foi oque medi a um tempo atras, vlw
andando fica praticamente 0,4 direto, foi oque medi a um tempo atras, vlw
pézão opaleiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2491
Idade : 31
Localização : 085 9 96913915 zap
Modelo do carro : A procura de um opala
Cilindros : 0
Data de inscrição : 15/11/2011
- Mensagem nº6
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Voltando a pergunta do amigo,,, bom em cavalaria senpre vejo que tem opaleiro que usa ate nuns 300cv com carro, mais que isso não da pra acelerar de verdade,, torque eu acho que so aguenta 40kg NO MÁXIMO!!!!!!!!!!! isso com o 5m do 6cc 92,,,, mas eu estou chutando!!! por que o canbio da blazer v6 que aguenta bem mais,, e feito pra aguentar 41kg de torque ou e 45kg eu acho
OPALAS1978- Opaleiro
- Número de Mensagens : 33
Localização : Rio de janeiro
Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
Caravan SL/E 91 6C
Data de inscrição : 23/04/2013
- Mensagem nº7
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Amigos, fiquei feliz mesmo com as rápidas respostas. E vou repassar uma informação muito importante e que poucos levam em conta ou sabem.
O TORQUE que a "famosa" CL2205B suporta é de 298 Nm ou traduzindo para a unidade que mais usamos é de 30,38754 mKgf.
Apenas para começar a "sentir" o que isso significa, o motor 4.1 de 92 á gasolina tem 28,7 mkgf a 2000 RPM e o mesmo motor à alcool tem 30,9 mkgf, a 2000 RPM de TORQUE LÍQUIDO.
Ou seja a caixa já funciona praticamente NO TALO.
Esses números são IMPORTANTÍSSIMOS para entendermos até que ponto as "garotas" aguentam o tranco.
Agora, se no "modo manso" (ou seja ORIGINAL) do opala o torque já é praticamente o limite suportado pela referida caixa, então imagine quando "envenenamos" o coitado. O motor aguenta firme, mas os números mostram que a DURABILIDADE das engrenagem será MENOR. Quer dizer, funcionar vai, mas a DURABILIDADE SERÁ REDUZIDA.
E é lógico que aqueles que "derem coro" constante com trancos e outros "carinhos" serão os primeiros a mandar o opalão para o hospital.
Amigos, devemos consultar os manuais, coisa que 95% do "mexanicos" infelizmente NÃO FAZEM, embora pudessem fazer, este nº está no próprio manual de serviço CLARK.
O TORQUE que a "famosa" CL2205B suporta é de 298 Nm ou traduzindo para a unidade que mais usamos é de 30,38754 mKgf.
Apenas para começar a "sentir" o que isso significa, o motor 4.1 de 92 á gasolina tem 28,7 mkgf a 2000 RPM e o mesmo motor à alcool tem 30,9 mkgf, a 2000 RPM de TORQUE LÍQUIDO.
Ou seja a caixa já funciona praticamente NO TALO.
Esses números são IMPORTANTÍSSIMOS para entendermos até que ponto as "garotas" aguentam o tranco.
Agora, se no "modo manso" (ou seja ORIGINAL) do opala o torque já é praticamente o limite suportado pela referida caixa, então imagine quando "envenenamos" o coitado. O motor aguenta firme, mas os números mostram que a DURABILIDADE das engrenagem será MENOR. Quer dizer, funcionar vai, mas a DURABILIDADE SERÁ REDUZIDA.
E é lógico que aqueles que "derem coro" constante com trancos e outros "carinhos" serão os primeiros a mandar o opalão para o hospital.
Amigos, devemos consultar os manuais, coisa que 95% do "mexanicos" infelizmente NÃO FAZEM, embora pudessem fazer, este nº está no próprio manual de serviço CLARK.
OPALAS1978- Opaleiro
- Número de Mensagens : 33
Localização : Rio de janeiro
Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
Caravan SL/E 91 6C
Data de inscrição : 23/04/2013
- Mensagem nº8
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Tenho imagens e tabelas super interessantes sobre o assunto,mas como sou "novo na área" ainda não entendi como postá-los. Se alguém puder ajudar eu agradeço desde já.
deufletico- Opaleiro
- Número de Mensagens : 162
Localização : UBERLANDIA/MG
Modelo do carro : Opala Cupe 77
Cilindros : Motor Omega 6cc
Data de inscrição : 17/03/2013
- Mensagem nº9
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
wyllerson punk escreveu:faz falta isso mesmo...
eu to tentando descobrir a pressao da bomba mecanica do opala e ninguem aqui sabe,
meu mecanico me falou e esqueci, quando eu me lembrar vou perguntar pra ele...
bomba mecanica Wyllerson normalmente nao passa de 0,4bar... fora o volume que é baixo.
deufletico- Opaleiro
- Número de Mensagens : 162
Localização : UBERLANDIA/MG
Modelo do carro : Opala Cupe 77
Cilindros : Motor Omega 6cc
Data de inscrição : 17/03/2013
- Mensagem nº10
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
André Vortec escreveu:wyllerson punk escreveu:faz falta isso mesmo...
eu to tentando descobrir a pressao da bomba mecanica do opala e ninguem aqui sabe,
meu mecanico me falou e esqueci, quando eu me lembrar vou perguntar pra ele...
Brother, meu tio me falou uma vez que era 1 bar, mas parece que se vc usar bomba eletrica em bura, vc tem que regular para 0.6 bar, fica meio contraditorio
Cara... 1bar de pressão em bomba mecanica eu posso até falar bobagem, mas nao existe isso nao.... eu usava weber 44 no meu carro, com bomba eletrica de gti e regulado em 0,5.... liso... liso... nao dava folta em nada...injetores de baixa e alta jorravam alcool e cuba sempre cheia, mesmo em alta... agora nao sei se bomba mecanica alienta weber nao...
OPALAS1978- Opaleiro
- Número de Mensagens : 33
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Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
Caravan SL/E 91 6C
Data de inscrição : 23/04/2013
- Mensagem nº11
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Amigos, desculpe se estou errado, mas seria muito mais PRODUTIVO abrir um TÓPICO apenas para discutir a questão da pressão das bombas de combustível. Porque seguindo o caminho que está sendo seguido o assunto TORQUE DA CAIXAS DE MARCHAS ficará sem respostas. Obrigado.
Brunugomes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1845
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Cilindros : 6cil 4.4
Data de inscrição : 22/11/2012
- Mensagem nº12
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Se não me engano existe um tópico que tem um gráfico que mostra todos os torques que as caixas adaptáveis e originais aguentam... Vou procurar pra ver se encontro...
deufletico- Opaleiro
- Número de Mensagens : 162
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- Mensagem nº13
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
OPALAS1978 escreveu:Amigos, desculpe se estou errado, mas seria muito mais PRODUTIVO abrir um TÓPICO apenas para discutir a questão da pressão das bombas de combustível. Porque seguindo o caminho que está sendo seguido o assunto TORQUE DA CAIXAS DE MARCHAS ficará sem respostas. Obrigado.
Verdade...hehee
wyllerson punk- Opaleiro
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Cilindros : 6 caneco
256s
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- Mensagem nº14
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
RN_Willemann escreveu:wyll, 0,4 na lenta e 0,5 acelerando parado.
andando fica praticamente 0,4 direto, foi oque medi a um tempo atras, vlw
tem certeza???
RN_Willemann- Opaleiro
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Cilindros : 6
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- Mensagem nº15
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Sim, fiquei curioso, vou medir de novo pra tirar a duvida com a weber.
OPALAS1978- Opaleiro
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Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
Caravan SL/E 91 6C
Data de inscrição : 23/04/2013
- Mensagem nº16
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Brunugomes escreveu:Se não me engano existe um tópico que tem um gráfico que mostra todos os torques que as caixas adaptáveis e originais aguentam... Vou procurar pra ver se encontro...
Pô, amigo, se for possível eu agradeço muito. Estou pesquisando isso a fundo para escrever um tipo de tutorial sobre "TRANSFORMAÇÃO SEM MISTÉRIO DE CAIXAS 4M 6C EM 5M 6C". Estou montando a pesquisa com todo o passo-a-passo e dezenas de fotos, para quem queiser fazer por conta ou mandar e o custo final ficar bem baixo. Pretendo divulgar isso de forma organizada para possibilitar a todos que tem 6c terem TAMBÉM caixas 5m em seus carros, SEM MISTÉRIO e COM BAIXO CUSTO.
deufletico- Opaleiro
- Número de Mensagens : 162
Localização : UBERLANDIA/MG
Modelo do carro : Opala Cupe 77
Cilindros : Motor Omega 6cc
Data de inscrição : 17/03/2013
- Mensagem nº17
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
OPALAS1978 escreveu:Brunugomes escreveu:Se não me engano existe um tópico que tem um gráfico que mostra todos os torques que as caixas adaptáveis e originais aguentam... Vou procurar pra ver se encontro...
Pô, amigo, se for possível eu agradeço muito. Estou pesquisando isso a fundo para escrever um tipo de tutorial sobre "TRANSFORMAÇÃO SEM MISTÉRIO DE CAIXAS 4M 6C EM 5M 6C". Estou montando a pesquisa com todo o passo-a-passo e dezenas de fotos, para quem queiser fazer por conta ou mandar e o custo final ficar bem baixo. Pretendo divulgar isso de forma organizada para possibilitar a todos que tem 6c terem TAMBÉM caixas 5m em seus carros, SEM MISTÉRIO e COM BAIXO CUSTO.
Esse eu quero..hehehe
jeferson carlos ternauski- Opaleiro
- Número de Mensagens : 465
Idade : 34
Localização : campo largo
Modelo do carro : Diplomata 1986 250s Coupe/ Comodoro 1981 coupe
Cilindros : 6 cilindros/ 4 cilindros
Data de inscrição : 11/05/2011
- Mensagem nº18
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
acompanhando...
RICARDOADG- Opaleiro
- Número de Mensagens : 765
Localização : Santo André
Data de inscrição : 28/06/2010
- Mensagem nº19
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Muito legal. Também vou acompanhar
tcheco 8687- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4270
Idade : 63
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012
- Mensagem nº20
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Bem util, a todos
Vamos acompanhar.
Bom topico
Vamos acompanhar.
Bom topico
andersonopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2366
Localização : Belo Horizonte/MG
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
Data de inscrição : 03/02/2011
- Mensagem nº21
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Realmente é um assunto muito interessante...Mais um acompanhando...
OPALAS1978- Opaleiro
- Número de Mensagens : 33
Localização : Rio de janeiro
Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
Caravan SL/E 91 6C
Data de inscrição : 23/04/2013
- Mensagem nº22
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Encontrei a pouco uma nova informação correlata com o assunto.
O torque suportado pelo DIFERENCIAL Dana 30 é de 30 mKgf e do Dana 44 é de 44mKgf.
Esse tópico visa mostrar como preparar motores e não quebrar as caixas e diferenciais com o aumento de potência e torque.
O torque suportado pelo DIFERENCIAL Dana 30 é de 30 mKgf e do Dana 44 é de 44mKgf.
Esse tópico visa mostrar como preparar motores e não quebrar as caixas e diferenciais com o aumento de potência e torque.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8149
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº23
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
OPALAS1978 escreveu:Amigos, fiquei feliz mesmo com as rápidas respostas. E vou repassar uma informação muito importante e que poucos levam em conta ou sabem.
O TORQUE que a "famosa" CL2205B suporta é de 298 Nm ou traduzindo para a unidade que mais usamos é de 30,38754 mKgf.
Apenas para começar a "sentir" o que isso significa, o motor 4.1 de 92 á gasolina tem 28,7 mkgf a 2000 RPM e o mesmo motor à alcool tem 30,9 mkgf, a 2000 RPM de TORQUE LÍQUIDO.
Ou seja a caixa já funciona praticamente NO TALO.
Esses números são IMPORTANTÍSSIMOS para entendermos até que ponto as "garotas" aguentam o tranco.
Agora, se no "modo manso" (ou seja ORIGINAL) do opala o torque já é praticamente o limite suportado pela referida caixa, então imagine quando "envenenamos" o coitado. O motor aguenta firme, mas os números mostram que a DURABILIDADE das engrenagem será MENOR. Quer dizer, funcionar vai, mas a DURABILIDADE SERÁ REDUZIDA.
E é lógico que aqueles que "derem coro" constante com trancos e outros "carinhos" serão os primeiros a mandar o opalão para o hospital.
Amigos, devemos consultar os manuais, coisa que 95% do "mexanicos" infelizmente NÃO FAZEM, embora pudessem fazer, este nº está no próprio manual de serviço CLARK.
Amigo, a fisíca é muito bonita, mas cheia de mistérios e caminhos de pedras, o torque depende de um fator que é a energia potencial gerada, se você prender 0,5 Kg em uma corda e rodar (1 volta completa) em 1 segundo ele gera "2X" de energia, se você girar de novo mas levar 2 segundos para dar uma volta inteira ele gera apenas "1X" (menor velocidade menos energia), é o cálculo de massa x velocidade.
E outra tem a energia de torção, já tentou soltar um parafuso e não conseguir e alguém falar; "pega uma chave maior (mais longa)", é que uma chave mais longa acumula uma energia de torção maior (já se perguntou porque certos caminhões tem aquele eixo cardã enorme?).
Um motor a álcool tem uma taxa e avanço maior que o de gasolina e então em alto RPM's o cilindro do álcool se mantém "um pouco mais no topo" que o da gasolina no momento da detonação..então um pouco mais de torque.
Um diferencial pode suportar 30Kg de torque, mas quanto de energia (m/s, metros por segundo) ele aguenta, se o seu diferencial suporta 30 KG com aceleração lateral de 2 m/s e seu motor gera um torque de 20 Kg com aceleração de 1 m/s (ele acelera mais rápido que o diferencial), seu diferencial vai para o saco logo. Por isto não é apenas procurar o mais forte e sim como aproveitar a força dele.
Davi (nanico) não derrubou Golias(grandão)?
OPALAS1978- Opaleiro
- Número de Mensagens : 33
Localização : Rio de janeiro
Modelo do carro : Diplomata SE 91 6C
Caravan SL/E 91 6C
Data de inscrição : 23/04/2013
- Mensagem nº24
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Legal a resposta, então de forma sintética como a matemática é, nos transcreva, por favor, os FATORES envolvidos na determinação de um diferencial. Tomando como base os fatores de desempenho de um motor (cv, rmp, torque, acelerãção).
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8149
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº25
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Boa..vou da um exemplo; motor Ap 1.8 e motor opala 4 cc ambos tem o mesmo Cv "teoricamente" (eu disse teoricamente!), mas alcançam a potencia máxima em rotações diferentes (opala + ou - 4500 e AP + ou - 5400) e por que?OPALAS1978 escreveu:Legal a resposta, então de forma sintética como a matemática é, nos transcreva, por favor, os FATORES envolvidos na determinação de um diferencial. Tomando como base os fatores de desempenho de um motor (cv, rmp, torque, acelerãção).
O opala possui mais MASSA e o AP sua força está na velocidade, portanto escolher a RELAÇÂO...opala engrenagens maiores e AP menores (teoricamente dizendo), mas aí entra em um assunto delicado que é como os numeros de dentes e não apenas o diâmetro em si, mas quanto maior a relação mais curto é o diferencial (com torque e final baixa, é dificíl definir final baixa de forma geral), e uma relação menor você tem menor torque e uma final maior.
Mas até engrenagens do mesmo tamanho necessitam de velocidades diferentes, mais dentes mais giros e menos torque e menos dentes menos giros e mais torque, mas isto tem a ver com espessura/profundidade e tipo dos dentes.
Se o seu motor gira muito um diferencial curto e se gira pouco e tem torque um diferencial longo (estou falando do ponto de vista da roda a etapa final de tudo).
Mas isto não é tudo o problema que quero explicar é...o que se tem em mente, um motor de altissímo giro e final alta, um carro de rua e para carga (familía), quais rodas vai usar, câmbio com uma final de alto giro e baixo torque, qual sera o seu "casamento" com o motor e diferencial (velocidade ou força ou meio termo)...tem um longo caminho do motor até a roda.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8149
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº26
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Amigo; acho que escrevi, escrevi e nada, também era fim de sábado e a patroa querendo atenção.
Torque é a força aplicada em um raio em um ângulo Seno.
T = F x R x Sen = ?
Vamos dizer que o torque que você escreveu de 30 Kg seja no pinhão, mas este torque é gerado SOBRE ele ou é gerado por ELE?
Se o pinhão tem 40 mm de diâmetro (20 mm de raio)e gera uma força SOBRE ele de 30 Kg e seno de 90º (máximo torque) então:
T = 30 x 0.20 x 1 = 6 Kg de torque aplicado sobre o eixo central do pinhão.
Agora se o eixo do pinhão gera 30 Kg de torque:
30 x 0,20 x 12.56 (circunferência do pinhão)=75.36 Kg de torque na lateral externa do pinhão.
O problema é o sentido da força, se ela está sendo recebida ou transmitida.
Um pinhão transmite (alto torque)pela sua borda a engrenagem satélite que transfere este torque para seu eixo central (e ele diminui) e que transfere para roda que aumenta o torque.
A transmissão de força da borda para o centro diminui e do centro para borda aumenta, por isto que as engrenagens que geram mais torque são as maiores.
A velocidade de aceleração também influencia (a explosão rápida de energia)e influencia na escolha do diferencial, um diferencial curto e um motor de alto giro ("explosivo") vai deixar o carro "nervoso" (entenda pilotagem dificíl em baixa marcha).
A massa também influencia, uma engrenagem satélite que manda um alto torque e giro para uma roda pesada demais gera torque de torção na ponta de eixo e este pode romper, ai a escolha do conjunto de acordo com a finalida; sair devagar mas com força e "respeito" ou sair queimando pneu e fumaçando tudo e acelerando rápido?
Bem...é assim que eu entendo as coisas...e estou aberto a critícas...abraço!
Torque é a força aplicada em um raio em um ângulo Seno.
T = F x R x Sen = ?
Vamos dizer que o torque que você escreveu de 30 Kg seja no pinhão, mas este torque é gerado SOBRE ele ou é gerado por ELE?
Se o pinhão tem 40 mm de diâmetro (20 mm de raio)e gera uma força SOBRE ele de 30 Kg e seno de 90º (máximo torque) então:
T = 30 x 0.20 x 1 = 6 Kg de torque aplicado sobre o eixo central do pinhão.
Agora se o eixo do pinhão gera 30 Kg de torque:
30 x 0,20 x 12.56 (circunferência do pinhão)=75.36 Kg de torque na lateral externa do pinhão.
O problema é o sentido da força, se ela está sendo recebida ou transmitida.
Um pinhão transmite (alto torque)pela sua borda a engrenagem satélite que transfere este torque para seu eixo central (e ele diminui) e que transfere para roda que aumenta o torque.
A transmissão de força da borda para o centro diminui e do centro para borda aumenta, por isto que as engrenagens que geram mais torque são as maiores.
A velocidade de aceleração também influencia (a explosão rápida de energia)e influencia na escolha do diferencial, um diferencial curto e um motor de alto giro ("explosivo") vai deixar o carro "nervoso" (entenda pilotagem dificíl em baixa marcha).
A massa também influencia, uma engrenagem satélite que manda um alto torque e giro para uma roda pesada demais gera torque de torção na ponta de eixo e este pode romper, ai a escolha do conjunto de acordo com a finalida; sair devagar mas com força e "respeito" ou sair queimando pneu e fumaçando tudo e acelerando rápido?
Bem...é assim que eu entendo as coisas...e estou aberto a critícas...abraço!
OPALAS1978- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Adpachec, gostei bastante de sua exposição físico-teórica do assunto. Foi a 1ª pessoa a "começar a desdobrar" esse assunto matematicamente. Vou dedicar algumas horas de estudo para entender melhor esses números e podermos desenvolver mais sinteticamente isso tudo. Mas, por hora, uma coisa que vi e achei interessante é o intenso uso do diferencial Dana 44 nos carros de arrancada. São veículos com mais de 500, 600 cv e torque que nem é necessário comentar, e o "bixinho" aguenta tudo sem piar. É isso que quero entender em relação às caixas e diferenciais: - entender seus limites, assim como na elétrica onde a lei de Ohms, por exemplo, responde milhares de casos de limites e capacidades suportáveis pelos sistemas. Para usar as peças corretamente dimencionadas e ter a CERTEZA MATEMÁTICA do ponto onde o "ponteiro começa a chegar no vermelho". Obrigado.
OPALAS1978- Opaleiro
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- Mensagem nº28
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Agora sim... finalmente consegui colocar uma imagem (coisas de novato). Esta tabela muitos já conhecem e é da própria fábrica CLARk. Serve como parametro inicial para entendermos os LIMITES suportáveis por nossas "queridas" caixas de marcha.
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº29
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Amigo, eu vi na sua tabela que o valor "22" é vezes "10", mas o valor é em "libras" por "pés cubicos" (Lb Ft).OPALAS1978 escreveu:
Agora sim... finalmente consegui colocar uma imagem (coisas de novato). Esta tabela muitos já conhecem e é da própria fábrica CLARk. Serve como parametro inicial para entendermos os LIMITES suportáveis por nossas "queridas" caixas de marcha.
Quer dizer que é "força vezes um certo comprimento (30.48 cm neste caso)".
1 libra: 0.453 Gr.
Então 22 x 10 = 220 libras que é igual a 99.66 Kg.
E 1 foot pound-force = 1.355818 newtons metros.
Que no nosso sistema métrico é: 1 quilograma-força metro = 9,8065 N m.
Então no deslocamento de 1ft (1 pé) ele gerou 99.66 Kg de torque, agora como é feito isto não sei, se é no deslocamento retilíneo ou curvo.
j ricardo- Moderadores
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- Mensagem nº30
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
adpachec escreveu:Amigo; acho que escrevi, escrevi e nada, também era fim de sábado e a patroa querendo atenção.
Torque é a força aplicada em um raio em um ângulo Seno.
T = F x R x Sen = ?
Vamos dizer que o torque que você escreveu de 30 Kg seja no pinhão, mas este torque é gerado SOBRE ele ou é gerado por ELE?
Se o pinhão tem 40 mm de diâmetro (20 mm de raio)e gera uma força SOBRE ele de 30 Kg e seno de 90º (máximo torque) então:
T = 30 x 0.20 x 1 = 6 Kg de torque aplicado sobre o eixo central do pinhão.
Agora se o eixo do pinhão gera 30 Kg de torque:
30 x 0,20 x 12.56 (circunferência do pinhão)=75.36 Kg de torque na lateral externa do pinhão.
O problema é o sentido da força, se ela está sendo recebida ou transmitida.
Um pinhão transmite (alto torque)pela sua borda a engrenagem satélite que transfere este torque para seu eixo central (e ele diminui) e que transfere para roda que aumenta o torque.
A transmissão de força da borda para o centro diminui e do centro para borda aumenta, por isto que as engrenagens que geram mais torque são as maiores.
A velocidade de aceleração também influencia (a explosão rápida de energia)e influencia na escolha do diferencial, um diferencial curto e um motor de alto giro ("explosivo") vai deixar o carro "nervoso" (entenda pilotagem dificíl em baixa marcha).
A massa também influencia, uma engrenagem satélite que manda um alto torque e giro para uma roda pesada demais gera torque de torção na ponta de eixo e este pode romper, ai a escolha do conjunto de acordo com a finalida; sair devagar mas com força e "respeito" ou sair queimando pneu e fumaçando tudo e acelerando rápido?
Bem...é assim que eu entendo as coisas...e estou aberto a critícas...abraço!
concordo com tudo isso....
devo lembrar que esse torque só é aplicado a um pinhão, se tiver TRAÇÂO para forçar a outra ponta do caminho da energia... se o carro patina, logo não ha o mesmo esfoço sobre a peça... pois a energia se dissipa...
uma vez fui perguntar para um preparados experiente, como o sandro sanches ganhou uma etapa do paulista de arrancada, com um opala de 400cv... caixa 2205B e dana 30.... a resposta simples: tração! se o carro patinat, o dana 30 aguenta... se colocar uns mickey thompson, nao da uma puxada... aí tu troca o diferencial, quem quebra é o cambio...]
mas não podemos ver só pelo lado da teoria... há exemplos praticos que podemos levar e consideração quando analizamos esse tipo de situação...a 2205B é para pouco mais de 30kgf... mas sabemos que qualquer 250-S mais taxadinho e com webber passa disso.... e muito improvavel que um motor desse vá quebrar oesse cambio por ruptura de esforço...
vamos, lá para outro exemplo o cambio 4 marchas ré pra frente, conhecido por ser ter limite mais baixo do que o 2205B... mas como se teve um usuario que o usou com um motor de mais de 400 cv não quebrou? trocou o cambio e o retirou funcionando? se o limite do cambio é de menos de 30kgf como agunetou 50kgf?
o rafael caronti usou cambio 5 marchas de CHEVETTE no 6cil dele por bastante tempo...acho que vendeu o carro com o cambio ainda e anda ate hoje assim... se
ate o 2205 de chevette tem limite de 126NM... cerca de 13kgf... pfff! ate o motor do chevette passa desse torque com qualquer besterinha que se faz no motor...
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adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº31
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
j ricardo escreveu:adpachec escreveu:Amigo; acho que escrevi, escrevi e nada, também era fim de sábado e a patroa querendo atenção.
Torque é a força aplicada em um raio em um ângulo Seno.
T = F x R x Sen = ?
Vamos dizer que o torque que você escreveu de 30 Kg seja no pinhão, mas este torque é gerado SOBRE ele ou é gerado por ELE?
Se o pinhão tem 40 mm de diâmetro (20 mm de raio)e gera uma força SOBRE ele de 30 Kg e seno de 90º (máximo torque) então:
T = 30 x 0.20 x 1 = 6 Kg de torque aplicado sobre o eixo central do pinhão.
Agora se o eixo do pinhão gera 30 Kg de torque:
30 x 0,20 x 12.56 (circunferência do pinhão)=75.36 Kg de torque na lateral externa do pinhão.
O problema é o sentido da força, se ela está sendo recebida ou transmitida.
Um pinhão transmite (alto torque)pela sua borda a engrenagem satélite que transfere este torque para seu eixo central (e ele diminui) e que transfere para roda que aumenta o torque.
A transmissão de força da borda para o centro diminui e do centro para borda aumenta, por isto que as engrenagens que geram mais torque são as maiores.
A velocidade de aceleração também influencia (a explosão rápida de energia)e influencia na escolha do diferencial, um diferencial curto e um motor de alto giro ("explosivo") vai deixar o carro "nervoso" (entenda pilotagem dificíl em baixa marcha).
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devo lembrar que esse torque só é aplicado a um pinhão, se tiver TRAÇÂO para forçar a outra ponta do caminho da energia... se o carro patina, logo não ha o mesmo esfoço sobre a peça... pois a energia se dissipa...
uma vez fui perguntar para um preparados experiente, como o sandro sanches ganhou uma etapa do paulista de arrancada, com um opala de 400cv... caixa 2205B e dana 30.... a resposta simples: tração! se o carro patinat, o dana 30 aguenta... se colocar uns mickey thompson, nao da uma puxada... aí tu troca o diferencial, quem quebra é o cambio...]
mas não podemos ver só pelo lado da teoria... há exemplos praticos que podemos levar e consideração quando analizamos esse tipo de situação...a 2205B é para pouco mais de 30kgf... mas sabemos que qualquer 250-S mais taxadinho e com webber passa disso.... e muito improvavel que um motor desse vá quebrar oesse cambio por ruptura de esforço...
vamos, lá para outro exemplo o cambio 4 marchas ré pra frente, conhecido por ser ter limite mais baixo do que o 2205B... mas como se teve um usuario que o usou com um motor de mais de 400 cv não quebrou? trocou o cambio e o retirou funcionando? se o limite do cambio é de menos de 30kgf como agunetou 50kgf?
o rafael caronti usou cambio 5 marchas de CHEVETTE no 6cil dele por bastante tempo...acho que vendeu o carro com o cambio ainda e anda ate hoje assim... se
ate o 2205 de chevette tem limite de 126NM... cerca de 13kgf... pfff! ate o motor do chevette passa desse torque com qualquer besterinha que se faz no motor...
É isto sim também o que o J escreveu, aí entra a questão...a mão do peão faz a diferença, é acertar, calibrar, ajustar...aquela situação...como o cara fez isto????
Valeu J!
OPALAS1978- Opaleiro
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Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Agora é que a "coisa está começando a esquentar", no princípio estavam falando até de BOMBA ELÉTRICA vs BOMBA MECÂNICA, aí fica difícil né... , Mas agora, graças a Deus, o assunto está no alinhamento correto. O comentário do amigo j ricardo, é bem interessante e mostra o lado PRÁTICO que na realidade nós Opaleiros já conhecemos, de que essas peças AGUENTAM MUITO MAIS do que a elas é aplicado. Mas podemos perceber também com todos esses comentários que conhecemos IMENSAMENTE MAIS sobre o que está em baixo do capo do que sobre caixas e diferenciais. Para ser sincero, tudo que sempre vejo é: -Coloque uma caixa de Dodge e um diferencial Dana 44 blocado, que não precisa se preocupar com mais NADA! Mas entendo que não pode ser assim. Devemos conhecer os LIMITES físicos de cada componete do veículo para podermos ter a TRANQUILIDADE que andar em uma máquina que sabemos até onde pode ir. Afinal de que vale vale tanto investimento lá na frente (motor) se de lá para atrás (caixa e diferencil) pouco se tem conhecimento?!
Eduardo518- Opaleiro
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- Mensagem nº33
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
eai pessoal, eu uso a caixa 5 marchas no 4 cilindros 83, meu pai ja estourou duas, elas são fracas? meu Opala é forte? meu pai é loco?
OPALAS1978- Opaleiro
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Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Eduardo518 escreveu:eai pessoal, eu uso a caixa 5 marchas no 4 cilindros 83, meu pai ja estourou duas, elas são fracas? meu Opala é forte? meu pai é loco?
Agora eu fiquei realmente CURIOSO . Então, qual foi o "procedimento" que seu pai usou para quebrar as duas caixas??? Mas seja sincero...
Pedrão B.- Opaleiro
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Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Amigo OPALAS1978, ainda não entendi o propósito da "discussão".
Quer falar de prática ou teoria?
[]'s
Quer falar de prática ou teoria?
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OPALAS1978- Opaleiro
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Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Pedrão B. escreveu:Amigo OPALAS1978, ainda não entendi o propósito da "discussão".
Quer falar de prática ou teoria?
[]'s
O propósito é CLA-RÍ-SSI-MO! Basta acompanhar para ver que estamos falando de FÍSICA e MATEMÁTICA. Logicamente o "desembocar natual" deste assunto é na utilização PRÁTICA das referidas peças. A PRÁTICA e a TEORIA, porém, são INDISSOCIÁVEIS, portanto a discussão ora estará mais para um lado, ora mais para o outro. Mas a PARTE FISICO-MATEMÁTICA é realmente a mais relevante.
Última edição por OPALAS1978 em Seg 29 Abr - 23:00:21, editado 1 vez(es)
Pedrão B.- Opaleiro
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Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Ok, mas ainda não ví um resultado PRÁTICO para toda essa TEORIA.
[]'s
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OPALAS1978- Opaleiro
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- Mensagem nº38
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Pedrão B. escreveu:Ok, mas ainda não ví um resultado PRÁTICO para toda essa TEORIA.
[]'s
Você espera que com tão poucas informações enviadas, e em tão pouco tempo já seja possível ver algum "resultado prático..."? É preciso de tempo e MUITAS CONTRIBUIÇÕES de conhecimento para que o assunto seja esgotado. Para termos tabelas e números reais e não apenas o velho "eu acho", "eu vi", fulano usou", "o preparador famoso falou" e etc. Se você tem alguma informação será bem recebida.
Eduardo518- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Na vdd foram 3, em uma dessas a caixa travou e o carda quebrou la no diferencial(essa varetada num opala 74).OPALAS1978 escreveu:Eduardo518 escreveu:eai pessoal, eu uso a caixa 5 marchas no 4 cilindros 83, meu pai ja estourou duas, elas são fracas? meu Opala é forte? meu pai é loco?
Agora eu fiquei realmente CURIOSO . Então, qual foi o "procedimento" que seu pai usou para quebrar as duas caixas??? Mas seja sincero...
Eu acho que elas quebram porque ele da muito pau, o carro é forte pra caramba e meu pai num poupa...
OPALAS1978- Opaleiro
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Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Eduardo518 escreveu:Na vdd foram 3, em uma dessas a caixa travou e o carda quebrou la no diferencial(essa varetada num opala 74).OPALAS1978 escreveu:
Agora eu fiquei realmente CURIOSO . Então, qual foi o "procedimento" que seu pai usou para quebrar as duas caixas??? Mas seja sincero...
Eu acho que elas quebram porque ele da muito pau, o carro é forte pra caramba e meu pai num poupa...
Aí eu gostei da SISCERIDADE. Eu também já dei muita paulada em caixa e diferencial. Era meu brinquedo, sair de lado, descer de ré e engatar 1ª, queimar pneu em ladeira com 2ª e por aí vai, coisas que todos já fizeram alguma vez. Mas no seu primeiro caso certamente foram os anéis sincronizadores que já tinham “pifado”. Só que de qualquer forma a PAULEIRA mói de qualquer jeito QUALQUER TRANSMISSÃO. Se de caminhão e trator arrebenta, de “opalinha” não vai arrebentar??? Mas se usarmos da maneira certa nossa carne apodrece e as engrenagens ficam.
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Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
OPALAS1978 escreveu:Eduardo518 escreveu:
Na vdd foram 3, em uma dessas a caixa travou e o carda quebrou la no diferencial(essa varetada num opala 74).
Eu acho que elas quebram porque ele da muito pau, o carro é forte pra caramba e meu pai num poupa...
Aí eu gostei da SISCERIDADE. Eu também já dei muita paulada em caixa e diferencial. Era meu brinquedo, sair de lado, descer de ré e engatar 1ª, queimar pneu em ladeira com 2ª e por aí vai, coisas que todos já fizeram alguma vez. Mas no seu primeiro caso certamente foram os anéis sincronizadores que já tinham “pifado”. Só que de qualquer forma a PAULEIRA mói de qualquer jeito QUALQUER TRANSMISSÃO. Se de caminhão e trator arrebenta, de “opalinha” não vai arrebentar??? Mas se usarmos da maneira certa nossa carne apodrece e as engrenagens ficam.
Mas ai não tem graça!!! hehe brincadeiras a parte, o concerto da caixa 5m ficou em torno de 700 reais, e agora vejo um usuario do forum vendendo uma por 450...
Brunugomes- Opaleiro
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Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Pelo que vi o que se quer é chegar a tabela das aplicabilidades de todos os câmbios usados em opalas e saber com exatidão qual o torque que é suportado por cada uma...
Se realmente for isso se cada um que souber de certa caixa, falar sobre a aplicação e o torque suportado.. Logo logo teremos uma tabela... Por exemplo, eu sei que o NGV 3500 é o cambio das S-10 v6 e blazer até ano de 2000 e suporta 41,5 Kgfm de torque. Para a adaptação no opala é preciso modificar o túnel, pois ele é maior que o do Opala. A capa seca é plug-and-play! Unica coisinha a mais é a travessa que precisa ser colocada da C-10 para segurar o cambio.
Abraços, se todos contribuírem logo teremos uma tabela completa.
Se realmente for isso se cada um que souber de certa caixa, falar sobre a aplicação e o torque suportado.. Logo logo teremos uma tabela... Por exemplo, eu sei que o NGV 3500 é o cambio das S-10 v6 e blazer até ano de 2000 e suporta 41,5 Kgfm de torque. Para a adaptação no opala é preciso modificar o túnel, pois ele é maior que o do Opala. A capa seca é plug-and-play! Unica coisinha a mais é a travessa que precisa ser colocada da C-10 para segurar o cambio.
Abraços, se todos contribuírem logo teremos uma tabela completa.
Wesley Silva- Opaleiro
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Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Ai pessoal, tópico interessante, por diversas vezes ouvimos falar que opaleiro usa motor 6 com caixa do 4 e não quebra, também ja ouvi motor 4 com caixa do 6 e quebrou, etc. Devemos lembrar que o pe e mão do pião fazem diferença, mas quando o fabricante estabelece um limite de torque e potência para um determinado câmbio, este limite serve para o câmbio atingir uma vida útil especificada, utilizando aquela carga. Não quer dizer que se utilizar caixa do 4 cilindros no 6 ela vai quebrar no primeiro rolé, mas ela não vai durar como se estivesse montada no 4 cilindros. Se a caixa 2205 aguenta 30Kgf.m, quer dizer que ela aguenta esse torque para uma determinada vida útil,não que ela resista a 30Kgf.m (o limite de resistência dela é bem maior), lembrando ainda que o motor 6 original não entrega 30 kgf.m o tempo todo, é muito bom conhecermos os limites dos equipamentos que usamos, mas não quer dizer sempre que se os ultrapassármos o equipamento vai quebrar de primeira, considerando os câmbios acho que quase ninguém hoje em dia roda 100mil Km por ano com opala de 500 cv. Por isso na hora de dimensionar o câmbio talvez o mais forte não seja o mais viável para a aplicação.
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Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Tópico interessante e muito útil, mas de difícil desfecho na minha opinião..
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Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Wesley Silva escreveu:Ai pessoal, tópico interessante, por diversas vezes ouvimos falar que opaleiro usa motor 6 com caixa do 4 e não quebra, também ja ouvi motor 4 com caixa do 6 e quebrou, etc. Devemos lembrar que o pe e mão do pião fazem diferença, mas quando o fabricante estabelece um limite de torque e potência para um determinado câmbio, este limite serve para o câmbio atingir uma vida útil especificada, utilizando aquela carga. Não quer dizer que se utilizar caixa do 4 cilindros no 6 ela vai quebrar no primeiro rolé, mas ela não vai durar como se estivesse montada no 4 cilindros. Se a caixa 2205 aguenta 30Kgf.m, quer dizer que ela aguenta esse torque para uma determinada vida útil,não que ela resista a 30Kgf.m (o limite de resistência dela é bem maior), lembrando ainda que o motor 6 original não entrega 30 kgf.m o tempo todo, é muito bom conhecermos os limites dos equipamentos que usamos, mas não quer dizer sempre que se os ultrapassármos o equipamento vai quebrar de primeira, considerando os câmbios acho que quase ninguém hoje em dia roda 100mil Km por ano com opala de 500 cv. Por isso na hora de dimensionar o câmbio talvez o mais forte não seja o mais viável para a aplicação.
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Eduardo Nascimento- Opaleiro
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Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Esse tópico é muito interessante, se mantivermos a teoria como base, acredito que teremos ótimo resultados... Tem uns caras bons de física aqui heim, acho que se eu voltar a estudar já sei quem vai fazer meus trabalhos
Agora senhores, que há mais coisas entre o ceu e a terra que nossa vã filosofia possa explicar, ahh isso há mesmo!
Como exemplo, eu andei com um Chepala com diferencial original, blocado( soldante) mais de hum ano, rapaz o carro fedia a borracha, pra quem conhece cheiro de sardinha frita e nada aconteceu, depois que ele quebrou, foram 7 na sequencia e 2 ré pra frente de 6 cil, acabou que eu montei um 5 marchas de 4 cil sem esperança e ele tá aqui até hoje kkkkk
Por isso a importância de sabermos para o que cada conjunto foi dimensionado, estou acompanhando amigos...
Agora senhores, que há mais coisas entre o ceu e a terra que nossa vã filosofia possa explicar, ahh isso há mesmo!
Como exemplo, eu andei com um Chepala com diferencial original, blocado( soldante) mais de hum ano, rapaz o carro fedia a borracha, pra quem conhece cheiro de sardinha frita e nada aconteceu, depois que ele quebrou, foram 7 na sequencia e 2 ré pra frente de 6 cil, acabou que eu montei um 5 marchas de 4 cil sem esperança e ele tá aqui até hoje kkkkk
Por isso a importância de sabermos para o que cada conjunto foi dimensionado, estou acompanhando amigos...
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Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
rubensmaffei escreveu:Tópico interessante e muito útil, mas de difícil desfecho na minha opinião..
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- Mensagem nº48
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
2j ricardo escreveu:Wesley Silva escreveu:Ai pessoal, tópico interessante, por diversas vezes ouvimos falar que opaleiro usa motor 6 com caixa do 4 e não quebra, também ja ouvi motor 4 com caixa do 6 e quebrou, etc. Devemos lembrar que o pe e mão do pião fazem diferença, mas quando o fabricante estabelece um limite de torque e potência para um determinado câmbio, este limite serve para o câmbio atingir uma vida útil especificada, utilizando aquela carga. Não quer dizer que se utilizar caixa do 4 cilindros no 6 ela vai quebrar no primeiro rolé, mas ela não vai durar como se estivesse montada no 4 cilindros. Se a caixa 2205 aguenta 30Kgf.m, quer dizer que ela aguenta esse torque para uma determinada vida útil,não que ela resista a 30Kgf.m (o limite de resistência dela é bem maior), lembrando ainda que o motor 6 original não entrega 30 kgf.m o tempo todo, é muito bom conhecermos os limites dos equipamentos que usamos, mas não quer dizer sempre que se os ultrapassármos o equipamento vai quebrar de primeira, considerando os câmbios acho que quase ninguém hoje em dia roda 100mil Km por ano com opala de 500 cv. Por isso na hora de dimensionar o câmbio talvez o mais forte não seja o mais viável para a aplicação.
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- Mensagem nº49
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Eduardo Nascimento escreveu:Esse tópico é muito interessante, se mantivermos a teoria como base, acredito que teremos ótimo resultados... Tem uns caras bons de física aqui heim, acho que se eu voltar a estudar já sei quem vai fazer meus trabalhos
Agora senhores, que há mais coisas entre o ceu e a terra que nossa vã filosofia possa explicar, ahh isso há mesmo!
Como exemplo, eu andei com um Chepala com diferencial original, blocado( soldante) mais de hum ano, rapaz o carro fedia a borracha, pra quem conhece cheiro de sardinha frita e nada aconteceu, depois que ele quebrou, foram 7 na sequencia e 2 ré pra frente de 6 cil, acabou que eu montei um 5 marchas de 4 cil sem esperança e ele tá aqui até hoje kkkkk
Por isso a importância de sabermos para o que cada conjunto foi dimensionado, estou acompanhando amigos...
O problema é que a aplicação "automóvel" envolve muitos fatores que podem contribuir, ou não, para a quebra do componente "caixa de marchas".
Assim fica difícil se basear só em teorias, neste caso acho mais válido exemplo prático.
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- Mensagem nº50
Re: TORQUE MÁXIMO SUPORTADO PELAS CAIXAS DE MARCHA
Nossa esse tópico tão LEGAL e ÚTIL...será que MORREU?
Não podemos deixar isto acontecer, pois será uma FONTE de CONSULTA no FUTURO!
Nossos FILHOS e NETOS irão precisar DESTES DADOS!!!
[]'s
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