Estou montando meu 6 cil. turbo e como sou pobre, vou usar um comando nacional mesmo, feito pela CDV em São Paulo, sei que não é a melhor opção, mas desembolsar R$ 1.600,00 reias na RacePower pra comprar um Crower infelizmente não dá...
Bem o mecanico amigo meu, que está montando o carro, me pediu um comando 310ºx 320º com 114º de Lob e o maximo de levante possivel, segundo ele para ganhar o maximo de força possivel em baixa, mas quando eu coloco estes dados naquela equação do post da Sparta eu chego a um Over lap de 87º e é dai que vem o assombro achei este valor muito alto, pois vou usar um cabeçote com dutos apenas equalizados, as valvulas serão 1,94x 1,60, molas pratos e travas.
O carro será estilo Ratrod e será usado em eventos específicos e arrancadas amadoras (Taubaté, Interlagos, etc...), mas por se tratar de um 6 cil. com comando nacional,tenho a intenção de limitar a rotação aos 6.500 rpm, pois sei que eles são sensíveis a cargas elevadas nas molas, pensei muito em usar o TCS7 da Crower por causa da faixa de útil de torque ou no meu caso confeccionar um semelhante, mas como o valor é o mesmo independente da graduação, achei melhor utilizar um comandão que sempre foi minha preferência.
Mas como o carro vai girar pouco e o comando vai começar a pegar em alta, penso que a faixa de utilização será bem estreita. Quanto a duração 310º X 320º ela se aplicaria para um motor sobre alimentado?
Pelo que li e entendi, o comando teria que ser assimetrico e com a duração menor para exaustão, por conta da backpressure, por exemplo 310ºx 304º e os 114º Lob Certo, ou tem mais algum fator predominante que não levei em consideração, lembrando que meu coletor será dimensionado feito sobre medida para o Chevette.
Agradeço se puderem me ajudar, vou encomendar o comando nesta sexta....
Qua 17 Abr - 21:02:42 por opala4cc
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