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Bomba elétrica no opala

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Mensagem por skuzam em Seg 9 Set - 12:48:56

Fala galera, seguinte o opala sempre teve problema de quando fica muito tempo parado seca a cuba do carburador e a não chega combustivel dai o carro não pega. Isso é quando eu deixo ele 1 semana parado, mais como ele sempre fica parado a semana inteira fica complicado toda hora ter que ficar pegando gasolina do tanque pra jogar na cuba e fazer ele pegar.

Vejo pessoal falando pra trocar a bomba mecanica, mais na boa se for pra trocar a bomba mecanica eu já vo bota logo uma elétrica e deu pra bola.

tava pensando em compra uma bomba elétrica do monza com dosador pequeno e já era.

O que vocês acham pessoal? to de saco cheio já ter que ficar toda hora puxando gasolina do tanque pra ligar o carro.
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Mensagem por Rubão6cc em Seg 9 Set - 13:33:31

Eu uso bomba elétrica e aprovo..adoro o barulhinho q ela faz...rs...mas saiba q é mais fácil de dar problema do que com a bomba mecânica...mantenha sempre o filtro limpo porque impureza pode estragar a bomba e instalação elétrica mal feita tb...mas vc terá a vantagem da pressão do combustível..nunca vai faltar...e outra coisa, me falaram q só serve a bomba do Kadett..acho q é a mesma do Monza tb...é de aço inox por fora..OK.


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Mensagem por willianscmotta em Seg 9 Set - 13:40:08

rubensmaffei escreveu:Eu uso bomba elétrica e aprovo..adoro o barulhinho q ela faz...rs...mas saiba q é mais fácil de dar problema do que com a bomba mecânica...mantenha sempre o filtro limpo porque impureza pode estragar a bomba e instalação elétrica mal feita tb...mas vc terá a vantagem da pressão do combustível..nunca vai faltar...e outra coisa, me falaram q só serve a bomba do Kadett..acho q é a mesma do Monza tb...é de aço inox por fora..OK.
Caramba Rubens! Fiquei interessado nessa bomba elétrica, vc sabe o que tenho que fazer pra instalar uma dessas e somente a do kadett/monza servem?
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Mensagem por Rubão6cc em Seg 9 Set - 13:49:00

willianscmotta escreveu:
rubensmaffei escreveu:Eu uso bomba elétrica e aprovo..adoro o barulhinho q ela faz...rs...mas saiba q é mais fácil de dar problema do que com a bomba mecânica...mantenha sempre o filtro limpo porque impureza pode estragar a bomba e instalação elétrica mal feita tb...mas vc terá a vantagem da pressão do combustível..nunca vai faltar...e outra coisa, me falaram q só serve a bomba do Kadett..acho q é a mesma do Monza tb...é de aço inox por fora..OK.
Caramba Rubens! Fiquei interessado nessa bomba elétrica, vc sabe o que tenho que fazer pra instalar uma dessas e somente a do kadett/monza servem?
Então Willians, o meu já comprei assim...mas ele está com bloco de Silverado, que é originalmente com bomba elétrica...eu não sei ao certo se é possível ou como fazer a adaptação no bloco original do Opala...vamos precisar da opinião de alguém q saiba mais a respeito...e segundo um mecânico q eu conversei nesses casos a bomba é externa e só serve a do Kadett/Ipanema...é a única q tem...segue foto  

Bomba elétrica no opala Fwil



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Mensagem por willianscmotta em Seg 9 Set - 14:44:43

rubensmaffei escreveu:
willianscmotta escreveu:Caramba Rubens! Fiquei interessado nessa bomba elétrica, vc sabe o que tenho que fazer pra instalar uma dessas e somente a do kadett/monza servem?
Então Willians, o meu já comprei assim...mas ele está com bloco de Silverado, que é originalmente com bomba elétrica...eu não sei ao certo se é possível ou como fazer a adaptação no bloco original do Opala...vamos precisar da opinião de alguém q saiba mais a respeito...e segundo um mecânico q eu conversei nesses casos a bomba é externa e só serve a do Kadett/Ipanema...é a única q tem...segue foto  

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Mensagem por Sool em Seg 9 Set - 16:39:54

Fica Otimo !

Eu usava a bomba do Monza em Meu Opalão !
Tem que ser colocada láh atraz no tanque pra não dar falta de combustível !
Não esqueça de colocar um filtro antes dela !

Um dosador pequeno também tem que ser usado , creio que vc vai gastar ai uns 150 a 160 reais !

Pra instalação é simples !

Vc vai prescisar de uns 4m de fio !
10M de mangueira de combustivel !
5 pra linha e 5 pro retorno
(OBS não compre aquelas de malha de pano que não presta , elas ressecam tudo ! Compre aquelas emborrachadas , creio que deve tá uns 8 reais o metro mas em compensação tem uma vida util bem longa ! )
2 Suporte em U pra bomba !
EU encontrei em casa de ferramenta ! é igual aqueles suporte de cano ! Use uma camera de ar , corte ela e da uma passada na bomba pra ficar evitando um poco de atrito e até mesmo para que a bomba não se solte !

Pra ligação da bomba é só pegar um pos chave e puxar apenas 1 fio até a bomba ! o outro vc aterra do lado da bomba mesmo !

O dosador como deve tar original seu carro , vc deve soltar o parafuso de ajuste quase inteiro ! vai dar apenas 2 a 3 voltas nele coisa de leve !

Verifica se não vai dar excesso ou falta !
OBS: tanto excesso quanto falta de combustivel o carro vai ficar falhando ! ai é acerto minimo ! vc tem que ir andando com o carro pra ver !

E acho que é isso ai !
Qualquer coisa da um toke que tamo ai pra ajudar !

De manhã é bateu , pegou ! OKK 
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Mensagem por Diegoj em Seg 9 Set - 17:52:39

rubensmaffei escreveu:Então Willians, o meu já comprei assim...mas ele está com bloco de Silverado, que é originalmente com bomba elétrica...eu não sei ao certo se é possível ou como fazer a adaptação no bloco original do Opala...vamos precisar da opinião de alguém q saiba mais a respeito...e segundo um mecânico q eu conversei nesses casos a bomba é externa e só serve a do Kadett/Ipanema...é a única q tem...segue foto  

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Não precisa fazer adaptação no bloco, é apenas soltar a bomba mecanica fora e parafusar uma tampa dessas no lugar:
Bomba elétrica no opala 2034-tampa_polida-big

Tem umas cheias de frescura na internet pra vender, mas tem as simples que são bem baratas e fazem a mesma coisa.

E não tem essa de que serve só de kadet ou ipanema, aqui no fórum mesmo vc pode ver que o pessoal usa varios modelos diferentes
As mais usadas são de monza e gti, mas dá pra usar outras...
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Mensagem por Rubão6cc em Seg 9 Set - 19:48:06

Diegoj escreveu:
rubensmaffei escreveu:Então Willians, o meu já comprei assim...mas ele está com bloco de Silverado, que é originalmente com bomba elétrica...eu não sei ao certo se é possível ou como fazer a adaptação no bloco original do Opala...vamos precisar da opinião de alguém q saiba mais a respeito...e segundo um mecânico q eu conversei nesses casos a bomba é externa e só serve a do Kadett/Ipanema...é a única q tem...segue foto  

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Não precisa fazer adaptação no bloco, é apenas soltar a bomba mecanica fora e parafusar uma tampa dessas no lugar:
Bomba elétrica no opala 2034-tampa_polida-big

Tem umas cheias de frescura na internet pra vender, mas tem as simples que são bem baratas e fazem a mesma coisa.

E não tem essa de que serve só de kadet ou ipanema, aqui no fórum mesmo vc pode ver que o pessoal usa varios modelos diferentes
As mais usadas são de monza e gti, mas dá pra usar outras...
Valeu Diego! Aproveitando carona no tópico do amigo...também queria matar algumas dúvidas e vc ajudou aí... Tinha essa dúvida se era possível fazer no bloco original do Opala..


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Mensagem por skuzam em Seg 9 Set - 20:45:09

Sool escreveu:Fica Otimo !

Eu usava a bomba do Monza em Meu Opalão !
Tem que ser colocada láh atraz no tanque pra não dar falta de combustível !
Não esqueça de colocar um filtro antes dela !

Um dosador pequeno também tem que ser usado , creio que vc vai gastar ai uns 150 a 160 reais !

Pra instalação é simples !

Vc vai prescisar de uns 4m de fio !
10M de mangueira de combustivel !
5 pra linha e 5 pro retorno
(OBS não compre aquelas de malha de pano que não presta , elas ressecam tudo ! Compre aquelas emborrachadas , creio que deve tá uns 8 reais o metro mas em compensação tem uma vida util bem longa ! )
2 Suporte em U pra bomba !
EU encontrei em casa de ferramenta ! é igual aqueles suporte de cano ! Use uma camera de ar , corte ela e da uma passada na bomba pra ficar evitando um poco de atrito e até mesmo para que a bomba não se solte !

Pra ligação da bomba é só pegar um pos chave e puxar apenas 1 fio até a bomba ! o outro vc aterra do lado da bomba mesmo !

O dosador como deve tar original seu carro , vc deve soltar o parafuso de ajuste quase inteiro ! vai dar apenas 2 a 3 voltas nele coisa de leve  !

Verifica se não vai dar excesso ou falta !
OBS: tanto excesso quanto falta de combustivel o carro vai ficar falhando ! ai é acerto minimo ! vc tem que ir andando com o carro pra ver !

E acho que é isso ai !
Qualquer coisa da um toke que tamo ai pra ajudar !

De manhã é bateu , pegou ! OKK 
Acho que não precisa falar mais nada ein explicação show de bola OKK 

tava precisando só de um empurrãozinho pra colocar a bomba elétrica, agora vai se essa ai mesmo.

Porque aqui os cara não vendem mais gasolina na garrafinha, dai te que fica tirando toda hora do tanque é complicado.

A bomba vou usar de monza mesmo que dizem que já da e sobra.
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Mensagem por Rubão6cc em Seg 9 Set - 20:48:13

A única observação é q não precisa estar perto do tanque...a minha é lá na frente mesmo..


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Mensagem por skuzam em Seg 9 Set - 20:51:00

E funciona normal? Porque eu vejo o pessoal falando que é bom bota embaixo do tanque
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Mensagem por Rogerio N Rego em Seg 9 Set - 21:03:04

usei no 6cc que eu tinha do lado tanque, lado direito, sem problemas, fios de 4mm e rele auxiliar dni 0102 de 40A. abraço
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Mensagem por Diegoj em Seg 9 Set - 21:06:58

rubensmaffei escreveu:A única observação é q não precisa estar perto do tanque...a minha é lá na frente mesmo..
Não sei se são todas, mas a grande maioria tem uma força enorme pra empurrar o combustivel lá pra frente, mas quase força nenhuma pra puxar, ai precisam ser instaladas lá atras.
Teu opala tá carburado né? Pq nesse caso, precisa de pouca pressão, ai é quase certo que pelo menos isso a bomba consiga fornecer quando instalada lá na frente, mas isso força ela além do normal. Dá uma olhadinha pela internet pra ver se esse modelo realmente pode ficar instalado longe do tanque.

Mas injetado precisa de pressão, ai se a bomba for instalada errada, talvez até dá conta de alimentar, mas vai causar um desgaste excessivo e desnecessario na bomba.

OKK

Rogerio N Rego escreveu:usei no 6cc que eu tinha do lado tanque, lado direito, sem problemas, fios de 4mm e rele auxiliar dni 0102 de 40A. abraço
A instalação fica parecendo original de fábrica quando é colocada ali no lado do tanque, mas tem que tomar cuidado nos opalas 89 ~ 92 pq ali tem o número do chassis, se fizer um unico furo ali perto, pode arranjar uma boa dor de cabeça na vistoria.
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Mensagem por Rubão6cc em Seg 9 Set - 22:07:31

Diegoj escreveu:
rubensmaffei escreveu:A única observação é q não precisa estar perto do tanque...a minha é lá na frente mesmo..
Não sei se são todas, mas a grande maioria tem uma força enorme pra empurrar o combustivel lá pra frente, mas quase força nenhuma pra puxar, ai precisam ser instaladas lá atras.
Teu opala tá carburado né? Pq nesse caso, precisa de pouca pressão, ai é quase certo que pelo menos isso a bomba consiga fornecer quando instalada lá na frente, mas isso força ela além do normal. Dá uma olhadinha pela internet pra ver se esse modelo realmente pode ficar instalado longe do tanque.

Mas injetado precisa de pressão, ai se a bomba for instalada errada, talvez até dá conta de alimentar, mas vai causar um desgaste excessivo e desnecessario na bomba.

OKK

Rogerio N Rego escreveu:usei no 6cc que eu tinha do lado tanque, lado direito, sem problemas, fios de 4mm e rele auxiliar dni 0102 de 40A. abraço
A instalação fica parecendo original de fábrica quando é colocada ali no lado do tanque, mas tem que tomar cuidado nos opalas 89 ~ 92 pq ali tem o número do chassis, se fizer um unico furo ali perto, pode arranjar uma boa dor de cabeça na vistoria.
Isso tb é novidade pra mim..não sabia que se usa lá atrás tb....mas de qualquer forma a minha tá lá na frente e funciona bem sim...e tem dosador de combustível tb...pra que serve afinal? Um cara me disse que deixa o carro mais econômico...mas acho q é mentira porque o meu tá gastão pra caramba..


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Mensagem por Diegoj em Seg 9 Set - 22:13:34

rubensmaffei escreveu:
Diegoj escreveu:Não sei se são todas, mas a grande maioria tem uma força enorme pra empurrar o combustivel lá pra frente, mas quase força nenhuma pra puxar, ai precisam ser instaladas lá atras.
Teu opala tá carburado né? Pq nesse caso, precisa de pouca pressão, ai é quase certo que pelo menos isso a bomba consiga fornecer quando instalada lá na frente, mas isso força ela além do normal. Dá uma olhadinha pela internet pra ver se esse modelo realmente pode ficar instalado longe do tanque.

Mas injetado precisa de pressão, ai se a bomba for instalada errada, talvez até dá conta de alimentar, mas vai causar um desgaste excessivo e desnecessario na bomba.

OKK

A instalação fica parecendo original de fábrica quando é colocada ali no lado do tanque, mas tem que tomar cuidado nos opalas 89 ~ 92 pq ali tem o número do chassis, se fizer um unico furo ali perto, pode arranjar uma boa dor de cabeça na vistoria.
Isso tb é novidade pra mim..não sabia que se usa lá atrás tb....mas de qualquer forma a minha tá lá na frente e funciona bem sim...e tem dosador de combustível tb...pra que serve afinal? Um cara me disse que deixa o carro mais econômico...mas acho q é mentira porque o meu tá gastão pra caramba..
Não sei como funciona, mas ele regula a pressão do combustivel e acho que tem um retorno neles, por isso dizem que fica 'economico'. Mas a função dele é manter uma pressão constante de combustivel.
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Mensagem por Rubão6cc em Seg 9 Set - 22:14:23

Diegoj escreveu:
rubensmaffei escreveu:Isso tb é novidade pra mim..não sabia que se usa lá atrás tb....mas de qualquer forma a minha tá lá na frente e funciona bem sim...e tem dosador de combustível tb...pra que serve afinal? Um cara me disse que deixa o carro mais econômico...mas acho q é mentira porque o meu tá gastão pra caramba..
Não sei como funciona, mas ele regula a pressão do combustivel e acho que tem um retorno neles, por isso dizem que fica 'economico'. Mas a função dele é manter uma pressão constante de combustivel.
Massa..


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Mensagem por Rogerio N Rego em Seg 9 Set - 22:58:47

o ideal e regular com manometro em 0,3 bar e nao esquecer de ligar a tomada de vacuo do dosador tambem.
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Mensagem por guilherme Mallmann em Seg 9 Dez - 18:13:17

galera, to muito afim de fazer a mudança para uma bomba elétrica no meu 76, mas no meu projeto estética e funcionalidade andam de mãos dadas, a ideia é usar mangueiras e conexões 6 an desde o tanque até o carburador, e isso tem limitado bastante as possibilidades ante as poucas opções de bombas de combustível com entrada e saída roscadas no mercado nacional.

eu tenho uma bomba epman, similar a bosch 044, ela entrega até 5 bar de pressão, o que excede bastante a necessidade de uma weber idf 44.

assim seria necessário usar um dosador, penso em usar aquele que a metalhorse produz para motores carburados, ele trabalha a patir de 5 psi (0,34 bar).
https://metalhorse.com.br/dosador-de-combustivel-1-1-para-motores-carburados-entrada-e-saida-6an-an6-retorno-6an-preto.html

alguém sabe informar se um sistema montado com esses componentes teria um desempenho satisfatório?
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Mensagem por Marcos Adriano em Seg 9 Dez - 18:27:08

da uma olhada aqui.....eu fiz isso faz tempo...ate hoje tudo tranquilo!!!


https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t46471-como-fazer-um-retorno-de-combustivel-simples-e-funcional#754299


se vc opta pela originalidade pode manter a bomba mecanica no lugar e ligar algumas mangueiras "bobas" só pra enganar quem ve de fora e nao sabe....

dai vc liga a correta na entrada do bura.

é uma ideia boba...maaaaaas vc q ve.



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Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK
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Mensagem por guilherme Mallmann em Seg 9 Dez - 18:50:14

Nossa, muito legal esse sistema de retorno, mas no meu caso eu penso em usar os componentes que eu mencionei por ser um projeto de cofre limpo, a ideia é justamente eliminar a bomba mecânica e correr a linha de combustível junto a parede corta fogo.

enfim, ninguém manda ser chato.
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Mensagem por Marcos Adriano em Seg 9 Dez - 19:18:42

aaaa

me perdoe...eu bati o olho e li estetica e originalidadade.....



me perdoe.....


_________________
Opala Comodoro 81 4cil Branco (ex)
Opala Comodoro 82 4cil Bege Interior Monocromático (ex)
Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa

OKK OKK OKK OKK

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