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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Luzes oscilando na lenta


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Luzes oscilando na lenta - Página 3 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

Mensagem por Marcos Marcos Qui 25 Nov - 22:21:03

opala4cc escreveu:
Marcos Marcos escreveu:

E se fosse citar o alternador de forma genérica, sem identificar fabricante, nem fotos da marca. Não sei exatamente qual o procedimento para conserto, mas talvez ajudaria muita gente a não trocar o alternador por um novo

Já tem tópico sobre conserto do alternador aqui no fórum, Marcos. Sobre o tal alternador de supostos 100A, não teria utilidade nenhuma colocar as fotos internas dele, já que é um Arno.

Ah, entendi, obrigado.

Marcos Marcos
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Luzes oscilando na lenta - Página 3 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

Mensagem por Marcos Marcos Qui 25 Nov - 22:29:37

opala4cc escreveu:
Marcos Marcos escreveu:

Não sei exatamente qual alternador é, é um boch parece original.Luzes oscilando na lenta - Página 3 Img_2025
Luzes oscilando na lenta - Página 3 Img_2026
Luzes oscilando na lenta - Página 3 Img_2027

De fato não é o alternador original de opala (afinal, é bosch). Mas se não me engano, este alternador não tem componentes caros. Mas se tiver que trocar regulador de voltagem o ponte retificadora, tente comprar componentes originais da bosch. Se não me engano, este modelo tem o regulador de voltagem externo à carcaça e com as escovas integradas ao próprio regulador.

Entendi, achei que fosse original, pois nunca vi um opala com outro alternador, a não ser boch. Nunca vi um arno.vou fazer mais uns testes, e talvez faça uma manutenção no alternador. Obrigado pelas informações.
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Luzes oscilando na lenta - Página 3 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

Mensagem por opala4cc Qui 25 Nov - 22:33:52

Marcos Marcos escreveu:
opala4cc escreveu:

De fato não é o alternador original de opala (afinal, é bosch). Mas se não me engano, este alternador não tem componentes caros. Mas se tiver que trocar regulador de voltagem o ponte retificadora, tente comprar componentes originais da bosch. Se não me engano, este modelo tem o regulador de voltagem externo à carcaça e com as escovas integradas ao próprio regulador.

Entendi, achei que fosse original, pois nunca vi um opala com outro alternador, a não ser boch. Nunca vi um arno.vou fazer mais uns testes, e talvez faça uma manutenção no alternador. Obrigado pelas informações.

Se os enrolamentos do estator e/ou rotor estiverem muito enegrecidos (normalmente é por sobrecarga do alternador) pode não valer a pena substituir componentes como ponte e regulador, ok?

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Luzes oscilando na lenta - Página 3 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

Mensagem por ghbamorim Sex 26 Nov - 6:15:34

Fiz o teste de soltar a bateria hoje de manhã. Dei a partida e soltei o negativo. Ele não apagou. Depois liguei o ar-condicionado e ele também não apagou. Inclusive o motor tava frio. Mas quando liguei os faróis junto com o ar, ele apagou. Depois fiz o teste com o ar desligado e os faróis ligados. Também não apagou. Eu preciso que ele carregue a bateria estando com o ar ligado e os faróis também. Alguma ideia?
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Luzes oscilando na lenta - Página 3 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

Mensagem por opala4cc Sex 26 Nov - 6:53:10

ghbamorim escreveu:Fiz o teste de soltar a bateria hoje de manhã. Dei a partida e soltei o negativo. Ele não apagou. Depois liguei o ar-condicionado e ele também não apagou. Inclusive o motor tava frio. Mas quando liguei os faróis junto com o ar, ele apagou. Depois fiz o teste com o ar desligado e os faróis ligados. Também não apagou. Eu preciso que ele carregue a bateria estando com o ar ligado e os faróis também. Alguma ideia?

Sim. Revise o alternador.
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Luzes oscilando na lenta - Página 3 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

Mensagem por Gerald Sex 26 Nov - 7:11:54

ghbamorim escreveu:Fiz o teste de soltar a bateria hoje de manhã. Dei a partida e soltei o negativo. Ele não apagou. Depois liguei o ar-condicionado e ele também não apagou. Inclusive o motor tava frio. Mas quando liguei os faróis junto com o ar, ele apagou. Depois fiz o teste com o ar desligado e os faróis ligados. Também não apagou. Eu preciso que ele carregue a bateria estando com o ar ligado e os faróis também. Alguma ideia?


Nenhuma surpresa, um alternador não tem a "obrigação" de alimentar todo o sistema elétrico do carro quando em marcha-lenta!

Isso fica bem claro no diagrama de contorno de UB x IB do handbook da Bosch que mostrei num post anterior, onde se vê que cerca de metade do diagrama fica na região de corrente negativa, isto é, na situação em que a bateria está precisando fornecer corrente para suprir a deficiência do alternador.

Em resumo, é um erro imaginar que a bateria só é usada na partida e, depois, o alternador se encarrega de fornecer toda a corrente demandada pelo sistema elétrico do carro.


Uma coisa que poucos sabem é que a capacidade de corrente de um alternador é especificada para uma rotação de 6000 RPM. Para rotações baixas, a capacidade de corrente pode ser muito menor e , inclusive, cai para ZERO quando a rotação chega a um valor entre 1000 e 1500 RPM, dependendo do modelo, como mostram as curvas abaixo para alguns alternadores Delco-Remy:


Luzes oscilando na lenta - Página 3 Delco_10

Atenção, nas curvas acima, a rotação é a do alternador, não a do motor do carro!

Normalmente, a rotação do alternador é maior que a do motor, pois a polia do alternador tem diâmetro menor que a do motor. No caso do Opala, a relação é de aproximadamente 2.5:1, ou seja, quando o motor está em marcha-lenta, digamos 650 RPM para o motor de 6 cilindros, o alternador estará a 1650 RPM.

É interessante notar que os alternadores com maior capacidade de corrente são justamente os que mais perdem capacidade em baixa rotação.

Infelizmente, quando o sistema de carga apresenta um problema, as pessoas trocam de alternador e colocam a polia que encontram disponível. Como consequência o sistema fica "zoado" e a pessoa fica confusa com o resultado.

É importante lembrar que os engenheiros da GM sabiam fazer carros que funcionavam bem enquanto novos e bem mantidos. Isso vale tanto para a parte mecânica como para a elétrica. O caminho mais simples para se ter um Opala sempre funcionando decentemente é manter o projeto original.
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Luzes oscilando na lenta - Página 3 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

Mensagem por Gerald Sex 26 Nov - 7:23:08

Marcos Marcos escreveu:Entendi Gerald, realmente quando tirava a carga do carregador, rapidamente a carga da bateria baixava de 14 e pouco para 12 e pouco. Mas o estranho é que a bateria tem 4 meses de uso é de 70A, claro que não é uma bateria de marca, mas achei que aguentou pouco

Pode ser que a sua bateria, apesar de nova, esteja ruim. Problemas de bateria de carro aparecem frequentemente misturados com problemas de alternador. É importante saber isolar os problemas. Para ter certeza que o problema é na bateria, você poderia levar a um bom eletricista para fazer um carga lenta e depois a bateria seria testada. Uma bateria boa pode ficar desconectada por vários meses sem perder muita carga. A perda de carga ocorre quando há fuga interna de corrente.

A título de curiosidade, é interessante saber com a carga de uma bateria desligada vai caindo com o passar do tempo:

Luzes oscilando na lenta - Página 3 Ps-640-shelf-life-different-temperatures

Como pode-se notar, após um mês, uma bateria desconectada mantém cerca de 90% da carga para uma temperatura ambiente de 30 ºC. A 20 ºC a bateria pode ficar desconectada por 6 meses antes de perder 20% da carga.

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Luzes oscilando na lenta - Página 3 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

Mensagem por adpachec Sex 26 Nov - 9:01:47

ghbamorim escreveu:Fiz o teste de soltar a bateria hoje de manhã. Dei a partida e soltei o negativo. Ele não apagou. Depois liguei o ar-condicionado e ele também não apagou. Inclusive o motor tava frio. Mas quando liguei os faróis junto com o ar, ele apagou. Depois fiz o teste com o ar desligado e os faróis ligados. Também não apagou. Eu preciso que ele carregue a bateria estando com o ar ligado e os faróis também. Alguma ideia?

Eu acho que você está tendo uma noção equivocada do alternador.

Um alternador de 90 A. não vai fornecer sempre 90 amperes.

O antigo alternador Arno do opala de 32 A. somente vai mandar 8 amperes na marcha lenta.

A corrente (A) máxima é atingida entre 2.500 e 3.000 rpm's.

Por isto a válvula kicker.

E por isto ao ligar o ar sem o negativo da bateria eu pedi para acelerar o motor.

E se para instalar a válvula kicker você não encontra a conexão de vácuo no coletor, corte a mangueira do servo freio e instale um "T".


No meu caso o ladrão de carga era o relógio de ponteiro, a cada "tic - tác" ele puxava 03 amperes (medi com o multímetro em série).

Instalado um resistor em série (acho que 100 ohms e 02 watts) acabou o problema, mas o relógio vai atrasando aos poucos, uns 05 minutos por semana.

Mas acabou o roubo de carga, se o carro fica muito tempo parado é bom desconectar a bateria.
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Luzes oscilando na lenta - Página 3 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

Mensagem por fauzi Sex 26 Nov - 13:21:34

Realmente o relógio rouba muita carga ... coloquei aquela chave de virar no conector e resolveu o problema da bateria. O problema agora é o relógio ... tá sempre errado kkkk

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Luzes oscilando na lenta - Página 3 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

Mensagem por Gerald Sex 26 Nov - 16:21:25

Se o sistema alternador/bateria do Opala já dá todos esses problemas, imagine o alternador de um BMW refrigerado a água! Sim, o alternador tem apenas 150A de capacidade, mas precisa de água para dissipar o calor. Laughing

Até as polias dos esticadores são ventiladas! E os parafusos Torx, facilmente espanáveis.  Luzes oscilando na lenta - Página 3 44737

Quem pensa que um BMW é um carro maravilhosamente construído, que nunca dá problema, é bom dar uma olhada no vídeo abaixo, para ver o tamanho da encrenca. affraid

A porca sextavada que segura o cabo de corrente é de plástico! O conector também é de plástico e, como o narrador do vídeo chama a atenção, muito frágil. Evil or Very Mad

Combine isso tudo com um gerenciamento computadorizado do sistema alternador/bateria que só os engenheiros projetistas da BMW e Deus entendem (daqui a alguns anos, só Deus).  drunken

Você vai concordar que, em comparação, o sistema alternador/bateria do Opala é um céu.  Very Happy




OBS.: O alternador Bosch original para o BMW 540i custa R$ 12.104,91 no eBay, fora o frete.
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Luzes oscilando na lenta - Página 3 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

Mensagem por Marcos Marcos Sex 26 Nov - 17:29:54

Gerald escreveu:
Marcos Marcos escreveu:Entendi Gerald, realmente quando tirava a carga do carregador, rapidamente a carga da bateria baixava de 14 e pouco para 12 e pouco. Mas o estranho é que a bateria tem 4 meses de uso é de 70A, claro que não é uma bateria de marca, mas achei que aguentou pouco

Pode ser que a sua bateria, apesar de nova, esteja ruim. Problemas de bateria de carro aparecem frequentemente misturados com problemas de alternador. É importante saber isolar os problemas. Para ter certeza que o problema é na bateria, você poderia levar a um bom eletricista para fazer um carga lenta e depois a bateria seria testada. Uma bateria boa pode ficar desconectada por vários meses sem perder muita carga. A perda de carga ocorre quando há fuga interna de corrente.

A título de curiosidade, é interessante saber com a carga de uma bateria desligada vai caindo com o passar do tempo:

Luzes oscilando na lenta - Página 3 Ps-640-shelf-life-different-temperatures

Como pode-se notar, após um mês, uma bateria desconectada mantém cerca de 90% da carga para uma temperatura ambiente de 30 ºC. A 20 ºC a bateria pode ficar desconectada por 6 meses antes de perder 20% da carga.

Estou dando uma carga lenta na bateria até a carga total. No domingo a noite quando encostar o carro quero medir a carga da bateria e após desconectar o negativo. Então no outro sábado farei a medição novamente para medir a perda nesses 5 dias. A bateria está na garantia ainda, mas normalmente nunca admitem qualquer problema, quase sempre alegar possível problema no alternador e fuga nas instalações elétricas. O bom seria um laudo técnico para comprovação.
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Luzes oscilando na lenta - Página 3 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

Mensagem por Gerald Sex 26 Nov - 19:54:11

Marcos Marcos escreveu:
Estou dando uma carga lenta na bateria até a carga total. No domingo a noite quando encostar o carro quero medir a carga da bateria e após desconectar o negativo. Então no outro sábado farei a medição novamente para medir a perda nesses 5 dias. A bateria está na garantia ainda, mas normalmente nunca admitem qualquer problema, quase sempre alegar possível problema no alternador e fuga nas instalações elétricas. O bom seria um laudo técnico para comprovação.

É um bom teste. Se a bateria perder carga considerável em uma semana, isso significa que a bateria está mesmo com considerável fuga interna de corrente. Se possível, tente recarregar a bateria logo após estacionar o carro no domingo a noite, de modo a começar o teste com a bateria no estado de carga plena.
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Mensagem por Marcos Marcos Sab 27 Nov - 21:56:58

Gerald escreveu:
Marcos Marcos escreveu:
Estou dando uma carga lenta na bateria até a carga total. No domingo a noite quando encostar o carro quero medir a carga da bateria e após desconectar o negativo. Então no outro sábado farei a medição novamente para medir a perda nesses 5 dias. A bateria está na garantia ainda, mas normalmente nunca admitem qualquer problema, quase sempre alegar possível problema no alternador e fuga nas instalações elétricas. O bom seria um laudo técnico para comprovação.

É um bom teste. Se a bateria perder carga considerável em uma semana, isso significa que a bateria está mesmo com considerável fuga interna de corrente. Se possível, tente recarregar a bateria logo após estacionar o carro no domingo a noite, de modo a começar o teste com a bateria no estado de carga plena.


Vou fazer isso, na sexta posto os valores.
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Mensagem por ghbamorim Ter 30 Nov - 8:41:10

Pessoal, atualizando aqui. Coloquei de volta o alternador Arno e tô usando o carro. Só não posso ligar o ar e acender os faróis ao mesmo tempo, porque aí só chega 12,45 na bateria. Comprei o material pra instalar a capsula kicker e só tá faltando tempo pra instalar. Preciso encontrar um alternador de 120A. Achei uns Bosch recondicionados no ML mais baratos que os que me ofereceram por aqui. Será que vale a pena?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2087464596-alternador-gm-astra-20052011-120a-14v-93359979-bosch-_JM#position=23&search_layout=grid&type=item&tracking_id=72f2ec1a-acee-4f46-8c21-d7cb380868a4
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Mensagem por Gerald Ter 30 Nov - 9:05:18

ghbamorim escreveu:Coloquei de volta o alternador Arno e tô usando o carro. Só não posso ligar o ar e acender os faróis ao mesmo tempo, porque aí só chega 12,45 na bateria.

Marcha-lenta? Um alternador não tem a função de substituir a bateria em todas as situações possíveis. Aliás, se o alternador tiver capacidade excessiva, vai ficar o carregando a bateria o tempo todo, reduzindo a vida da bateria devido a evaporação acelerada da água do eletrólito.

O alternador do Astra tem capacidade de 120 A porque só o sistema de bomba/injeção gasta uns 20 A. Acredito que um Opala não precise de tanta capacidade. Se precisasse, a GM não usaria um alternador de 65A nos Opalas mais recheados de acessórios.
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Mensagem por opala4cc Ter 30 Nov - 10:00:17

ghbamorim escreveu:Pessoal, atualizando aqui. Coloquei de volta o alternador Arno e tô usando o carro. Só não posso ligar o ar e acender os faróis ao mesmo tempo, porque aí só chega 12,45 na bateria. Comprei o material pra instalar a capsula kicker e só tá faltando tempo pra instalar. Preciso encontrar um alternador de 120A. Achei uns Bosch recondicionados no ML mais baratos que os que me ofereceram por aqui. Será que vale a pena?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2087464596-alternador-gm-astra-20052011-120a-14v-93359979-bosch-_JM#position=23&search_layout=grid&type=item&tracking_id=72f2ec1a-acee-4f46-8c21-d7cb380868a4
O cara que recondicionou pintou o alternador com tudo dentro. Chegou a pintar até os enrolamentos do estator! Eu duvido que seja recondicionado. Pra mim, é um alternador de desmanche que recebeu um banho de tinta para parecer que foi arrumado. Se foi recondicionado, então teve que ser desmontado... e se foi desmontado, por que não pintaram a carcaça nessa oportunidade?
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Mensagem por ghbamorim Ter 30 Nov - 11:13:52

opala4cc escreveu:
O cara que recondicionou pintou o alternador com tudo dentro.  Chegou a pintar até os enrolamentos do estator! Eu duvido que seja recondicionado. Pra mim, é um alternador de desmanche que recebeu um banho de tinta para parecer que foi arrumado. Se foi recondicionado, então teve que ser desmontado... e se foi desmontado, por que não pintaram a carcaça nessa oportunidade?

Observação importante essa. Mas eu já esperava que fosse um recondicionamento sem qualidade. Meu pensamento foi o seguinte: Por aqui por Recife estão pedindo R$ 600,00 no desmanche. Pensei em pegar esse aí por R$ 400,00 e levar pra alguém de confiança abrir e fazer o recondicionamento da forma correta. O do desmanche eu já ia ter que fazer isso mesmo.
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Mensagem por opala4cc Ter 30 Nov - 12:07:53

ghbamorim escreveu:
opala4cc escreveu:
O cara que recondicionou pintou o alternador com tudo dentro.  Chegou a pintar até os enrolamentos do estator! Eu duvido que seja recondicionado. Pra mim, é um alternador de desmanche que recebeu um banho de tinta para parecer que foi arrumado. Se foi recondicionado, então teve que ser desmontado... e se foi desmontado, por que não pintaram a carcaça nessa oportunidade?

Observação importante essa. Mas eu já esperava que fosse um recondicionamento sem qualidade. Meu pensamento foi o seguinte: Por aqui por Recife estão pedindo R$ 600,00 no desmanche. Pensei em pegar esse aí por R$ 400,00 e levar pra alguém de confiança abrir e fazer o recondicionamento da forma correta. O do desmanche eu já ia ter que fazer isso mesmo.

Sob essas condições eu te dou razão. Uma coisa que é um bom indício neste alternador é que o regulador de voltagem que está nele é original bosch, conforme se vê na foto. Só espero que a ponte retificadora também seja, já que tanto a ponte quanto o regulador só duram quando são originais. As marcas paralelas não prestam, pois não dão desempenho e nem duram.
Pergunte ao vendedor se a peça que será enviada é EXATAMENTE a da foto. Porque muitas vezes a foto é ILUSTRATIVA (e te mandam um alternador com um regulador Gauss, ikro, mobiletron, klingon ou etc...). Pergunte também se pelo menos o rolamento dianteiro é novo (se for, provavelmente é chinês), pois o rolamento dianteiro é mais difícil de trocar porque vai exigir a retirada da porca que prende a polia - que geralmente foi apertada pelo Incrível Hulk - e você não conseguirá fazer em casa.
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Mensagem por ghbamorim Ter 30 Nov - 13:42:32

opala4cc escreveu:
Sob essas condições eu te dou razão. Uma coisa que é um bom indício neste alternador é que o regulador de voltagem que está nele é original bosch, conforme se vê na foto. Só espero que a ponte retificadora também seja, já que tanto a ponte quanto o regulador só duram quando são originais. As marcas paralelas não prestam, pois não dão desempenho e nem duram.
Pergunte ao vendedor se a peça que será enviada é EXATAMENTE a da foto. Porque muitas vezes a foto é ILUSTRATIVA (e te mandam um alternador com um regulador Gauss, ikro, mobiletron, klingon ou etc...). Pergunte também se pelo menos o rolamento dianteiro é novo (se for, provavelmente é chinês), pois o rolamento dianteiro é mais difícil de trocar porque vai exigir a retirada da porca que prende a polia - que geralmente foi apertada pelo Incrível Hulk - e você não conseguirá fazer em casa.

Será que essa tinta aí na na bobina não vai dar problema?
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Mensagem por opala4cc Ter 30 Nov - 13:52:51

ghbamorim escreveu:
opala4cc escreveu:
Sob essas condições eu te dou razão. Uma coisa que é um bom indício neste alternador é que o regulador de voltagem que está nele é original bosch, conforme se vê na foto. Só espero que a ponte retificadora também seja, já que tanto a ponte quanto o regulador só duram quando são originais. As marcas paralelas não prestam, pois não dão desempenho e nem duram.
Pergunte ao vendedor se a peça que será enviada é EXATAMENTE a da foto. Porque muitas vezes a foto é ILUSTRATIVA (e te mandam um alternador com um regulador Gauss, ikro, mobiletron, klingon ou etc...). Pergunte também se pelo menos o rolamento dianteiro é novo (se for, provavelmente é chinês), pois o rolamento dianteiro é mais difícil de trocar porque vai exigir a retirada da porca que prende a polia - que geralmente foi apertada pelo Incrível Hulk - e você não conseguirá fazer em casa.

Será que essa tinta aí na na bobina não vai dar problema?

Pois é. A tinta tem solvente à base de anel benzeno e solventes deste tipo não podem entrar em contato com o verniz dos enrolamentos. Mas se foi pouca coisa, tem chance de não dar problema. Mas se estiver com problema você devolve e pega o dinheiro de volta. O melhor é instalar no carro sem abrir, logo que o alternador chegar. Se não estiver com desempenho satisfatório, você devolve SEM ABRIR. Porque se você abrir para mexer, aí não dá para reclamar.
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Mensagem por ghbamorim Ter 30 Nov - 14:02:55

meu carro é 4 cilindros sem direção hidráulica. Vai precisar de adaptação? O alternador é de Astra
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Mensagem por opala4cc Ter 30 Nov - 14:19:44

ghbamorim escreveu:meu carro é 4 cilindros sem direção hidráulica. Vai precisar de adaptação? O alternador é de Astra

Mas é claro. Tem que fazer adaptação no suporte, lá no carro. Essa polia multi-canais que vem no alternador vai ter que tirar para usar a original.
O Rubão fez essa adaptação com um alternador destes. Acho que tem um tópico sobre isso aqui no fórum.
E o alternador é de Astra e vectra.
É uma pena que os alternadores de omega 4.1 desapareceram do mercado, pois eram os que menos exigiam adaptação. Sad
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Mensagem por Marcos Marcos Sex 3 Dez - 17:28:26

Marcos Marcos escreveu:
Gerald escreveu:

É um bom teste. Se a bateria perder carga considerável em uma semana, isso significa que a bateria está mesmo com considerável fuga interna de corrente. Se possível, tente recarregar a bateria logo após estacionar o carro no domingo a noite, de modo a começar o teste com a bateria no estado de carga plena.


Vou fazer isso, na sexta posto os valores.


Dei início ao carregamento da bateria na quinta feira dia 25-11, ficou em carga lenta por aproximadamente 27 horas, com a elétrica do carro desconectada. Quando desconectada do carregador a bateria estava com 14,78V, isso na sexta a noite. No sábado pela manhã a bateria estava com 13.29V. Então conectei os cabos de elétrica e rodei com o carro sábado e domingo, trecho urbano, bem de boa. Domingo a noite desconectei negativo da bateria e fiz a medição, a bateria estava com 12.6V. Hoje cinco dias depois a bateria está com 12.45V. Será a bateria com problema?
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Mensagem por adpachec Sex 3 Dez - 17:51:57

Marcos Marcos escreveu:
Marcos Marcos escreveu:


Vou fazer isso, na sexta posto os valores.


Dei início ao carregamento da bateria na quinta feira dia 25-11, ficou em carga lenta por aproximadamente 27 horas, com a elétrica do carro desconectada. Quando desconectada do carregador a bateria estava com 14,78V, isso na sexta a noite. No sábado pela manhã a bateria estava com 13.29V. Então conectei os cabos de elétrica e rodei com o carro sábado e domingo, trecho urbano, bem de boa. Domingo a noite desconectei negativo da bateria e fiz a medição, a bateria estava com 12.6V. Hoje cinco dias depois a bateria está com 12.45V. Será a bateria com problema?


É normal a bateria ficar com carga elevada após o carregamento.

E quando desconectada (em repouso) a carga ficar ente 12 e 12,5 volts.

É preciso saber qual a rotação da marcha lenta deste motor.


Última edição por adpachec em Sex 3 Dez - 18:36:06, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Marcos Marcos Sex 3 Dez - 18:26:33

adpachec escreveu:
Marcos Marcos escreveu:


Dei início ao carregamento da bateria na quinta feira dia 25-11, ficou em carga lenta por aproximadamente 27 horas, com a elétrica do carro desconectada. Quando desconectada do carregador a bateria estava com 14,78V, isso na sexta a noite. No sábado pela manhã a bateria estava com 13.29V. Então conectei os cabos de elétrica e rodei com o carro sábado e domingo, trecho urbano, bem de boa. Domingo a noite desconectei negativo da bateria e fiz a medição, a bateria estava com 12.6V. Hoje cinco dias depois a bateria está com 12.45V. Será a bateria com problema?




É norm a bateria ficar com carga elevada após o carregamento.

E quando desconectada (em repouso) a carga ficar ente 12 e 12,5 volts.

É preciso saber qual a rotação da marcha lenta deste motor.


Certo. A lenta eu não sei exatamente em qual rotação fica, mas é bem baixa, acredito que 600, 700.
Mas o que mais me preocupa, é essa perda de carga com o carro parado, sem nenhum tipo de consumo externo.
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Mensagem por adpachec Sex 3 Dez - 18:35:21

Marcos Marcos escreveu:
adpachec escreveu:




É normal a bateria ficar com carga elevada após o carregamento.

E quando desconectada (em repouso) a carga ficar ente 12 e 12,5 volts.

É preciso saber qual a rotação da marcha lenta deste motor.


Certo. A lenta eu não sei exatamente em qual rotação fica, mas é bem baixa, acredito que 600, 700.
Mas o que mais me preocupa, é essa perda de carga com o carro parado, sem nenhum tipo de consumo externo.

Já matou a charada, a lenta do 4cc é 850 rpm's.

Com rotação baixa não tem carga e NEM LUBRIFICAÇÃO.

O motor 3800 ficava a 650/750 rpm's e o 4100 750 rpm's.

Abaixo disto (750 rpm's) somente os primeiros motores opala 69/79).

Está perdendo carga.

Aumenta a lenta deste motor um pouco.

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Mensagem por Marcos Marcos Sex 3 Dez - 19:35:34

adpachec escreveu:
Marcos Marcos escreveu:


Certo. A lenta eu não sei exatamente em qual rotação fica, mas é bem baixa, acredito que 600, 700.
Mas o que mais me preocupa, é essa perda de carga com o carro parado, sem nenhum tipo de consumo externo.

Já matou a charada, a lenta do 4cc é 850 rpm's.

Com rotação baixa não tem carga e NEM LUBRIFICAÇÃO.

O motor 3800 ficava a 650/750 rpm's e o 4100 750 rpm's.

Abaixo disto (750 rpm's) somente os primeiros motores opala 69/79).

Está perdendo carga.

Aumenta a lenta deste motor um pouco.

Ok, vou ver isso, obrigado.
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Mensagem por adpachec Sex 3 Dez - 20:15:18

Marcos Marcos escreveu:
adpachec escreveu:

Já matou a charada, a lenta do 4cc é 850 rpm's.

Com rotação baixa não tem carga e NEM LUBRIFICAÇÃO.

O motor 3800 ficava a 650/750 rpm's e o 4100 750 rpm's.

Abaixo disto (750 rpm's) somente os primeiros motores opala 69/79).

Está perdendo carga.

Aumenta a lenta deste motor um pouco.

Ok, vou ver isso, obrigado.

Corrigindo, 4cc no ano do seu é 750/800 rpm's e 6cc 650 rpm's.

830 a 880 rpm's se for automático.

Acabei de ver no manual.

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Luzes oscilando na lenta - Página 3 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

Mensagem por Marcos Marcos Sex 3 Dez - 22:53:05

adpachec escreveu:
Marcos Marcos escreveu:

Ok, vou ver isso, obrigado.

Corrigindo, 4cc no ano do seu é 750/800 rpm's e 6cc 650 rpm's.

830 a 880 rpm's se for automático.

Acabei de ver no manual.

Obrigado vou conferir.
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Mensagem por Gerald Sab 4 Dez - 6:25:40

Marcos Marcos escreveu:
Domingo a noite desconectei negativo da bateria e fiz a medição, a bateria estava com 12.6V. Hoje cinco dias depois a bateria está com 12.45V. Será a bateria com problema?

Houve uma queda de 150 mV, o que sinaliza uma perda de carga de uns 10%, que seria um pouco maior que o esperado para um período de 5 dias. Entretanto, é preciso considerar também que a tensão da bateria depende da temperatura. A tensão de uma bateria de chumbo-ácido varia cerca de -3 mV por célula e por ºC. Assim, o dia da segunda medição estava, digamos, 5 ºC mais quente que o primeiro dia, a tensão da bateria estaria 3 mV x 6 x 5 = 90 mV mais baixa, mesmo que a bateria não tivesse perdido carga alguma.


CONCLUSÃO:
Aparentemente, a bateria não está má, mas para ter certeza de que não está perdendo carga numa taxa anormal, teria que medir a tensão por um tempo maior.

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Mensagem por Marcos Marcos Sab 4 Dez - 9:20:16

Gerald escreveu:
Marcos Marcos escreveu:
Domingo a noite desconectei negativo da bateria e fiz a medição, a bateria estava com 12.6V. Hoje cinco dias depois a bateria está com 12.45V. Será a bateria com problema?

Houve uma queda de 150 mV, o que sinaliza uma perda de carga de uns 10%, que seria um pouco maior que o esperado para um período de 5 dias. Entretanto, é preciso considerar também que a tensão da bateria depende da temperatura. A tensão de uma bateria de chumbo-ácido varia cerca  de -3 mV por célula e por ºC. Assim, o dia da segunda medição estava, digamos, 5 ºC mais quente que o primeiro dia, a tensão da bateria estaria 3 mV x 6 x 5 = 90 mV mais baixa, mesmo que a bateria não tivesse perdido carga alguma.


CONCLUSÃO:
Aparentemente, a bateria não está má, mas para ter certeza de que não está perdendo carga numa taxa anormal, teria que medir a tensão por um tempo maior.

Entendido Gerald, obrigado.
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Mensagem por ghbamorim Qua 8 Dez - 19:18:54

Consegui um alternador de Astra Bosch 120A por 450. Foi fácil adaptar. Na lenta tá medindo 13v com tudo ligado. O problema agora tá sendo a correia que não aguenta. Usei a polia pequena do alternador original. Mesmo apertada, ela fica patinando. Entra o cheiro de borracha queimada no carro e quando vou ver, os dentes da correia foram arrancados. Coloquei uma correia industrial, mas mesmo assim ficou patinando. Já verifiquei as polias e estão alinhadas. Tô pensando se vale a pena trocar a polia pequena por uma de Chevette. Talvez o alternador maior seja mais pesado
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Mensagem por Marcos Marcos Qua 8 Dez - 19:23:51

ghbamorim escreveu:Consegui um alternador de Astra Bosch 120A por 450. Foi fácil adaptar. Na lenta tá medindo 13v com tudo ligado. O problema agora tá sendo a correia que não aguenta. Usei a polia pequena do alternador original. Mesmo apertada, ela fica patinando. Entra o cheiro de borracha queimada no carro e quando vou ver, os dentes da correia foram arrancados. Coloquei uma correia industrial, mas mesmo assim ficou patinando. Já verifiquei as polias e estão alinhadas. Tô pensando se vale a pena trocar a polia pequena por uma de Chevette. Talvez o alternador maior seja mais pesado


A correia não pode pegar no fundo da polia, verifica isso. A polia pode estar gasta.
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Mensagem por Rubão6cc Qua 8 Dez - 21:46:53

ghbamorim escreveu:Consegui um alternador de Astra Bosch 120A por 450. Foi fácil adaptar. Na lenta tá medindo 13v com tudo ligado. O problema agora tá sendo a correia que não aguenta. Usei a polia pequena do alternador original. Mesmo apertada, ela fica patinando. Entra o cheiro de borracha queimada no carro e quando vou ver, os dentes da correia foram arrancados. Coloquei uma correia industrial, mas mesmo assim ficou patinando. Já verifiquei as polias e estão alinhadas. Tô pensando se vale a pena trocar a polia pequena por uma de Chevette. Talvez o alternador maior seja mais pesado

Caraca, como subiu esse item não? Paguei 250 no meu...
Estranho esse problema com a correia. Tem alguma coisa errada. Ali é só colocar a polia do alternador original e boa.


_________________
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Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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Mensagem por ghbamorim Ter 14 Dez - 20:13:27

Rubão6cc escreveu:
Caraca, como subiu esse item não? Paguei 250 no meu...
Estranho esse problema com a correia. Tem alguma coisa errada. Ali é só colocar a polia do alternador original e boa.

Hoje eu regulei a correia e passei anti-deslizante. Aconteceu a mesma coisa. Saí pra testar o carro e comecei sentindo o cheiro de borracha queimada. Até que acendeu a luz do alternador e quando eu fui olhar a correia tava toda triturada. Já é a terceira. Vou tentar colocar uma polia de alternador de Chevette, que é maior. E ver se é isso. A polia original que eu tenho aqui realmente é muito pequena. Na verdade, nem sei se é original. Mas tava no alternador Arno que veio no carro. Ela é bem menor que a de Chevette
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Mensagem por opala4cc Ter 14 Dez - 23:12:28

ghbamorim escreveu:
Rubão6cc escreveu:
Caraca, como subiu esse item não? Paguei 250 no meu...
Estranho esse problema com a correia. Tem alguma coisa errada. Ali é só colocar a polia do alternador original e boa.

Hoje eu regulei a correia e passei anti-deslizante. Aconteceu a mesma coisa. Saí pra testar o carro e comecei sentindo o cheiro de borracha queimada. Até que acendeu a luz do alternador e quando eu fui olhar a correia tava toda triturada. Já é a terceira. Vou tentar colocar uma polia de alternador de Chevette, que é maior. E ver se é isso. A polia original que eu tenho aqui realmente é muito pequena. Na verdade, nem sei se é original. Mas tava no alternador Arno que veio no carro. Ela é bem menor que a de Chevette

Que tal colocar fotos das polias, da correia instalada, etc....?
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Mensagem por ghbamorim Qui 16 Dez - 19:22:11

Hoje eu troquei a polia do alternador por uma maior. A que estava nele realmente não era de Opala. Era minúscula. Mas continua estragando a correia mesmo com a polia maior.

opala4cc escreveu:
Que tal colocar fotos das polias, da correia instalada, etc....?

Eu tirei essas fotos hoje, mas não sei se ficaram boas. Na última foto parece que a polia do alternador tá mais inclinada que as outras, como se o suporte estivesse torto. Dá pra ver nessas fotos se as polias estão ruins?

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Mensagem por opala4cc Qui 16 Dez - 20:05:53

não dá para ver se as polias estão ruins, mas dá pra ver claramente que a adaptação física do alternador não foi boa, pois ele está torto por causa do suporte. Vai gastar a correia, a polia e o rolamento do alternador.
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Mensagem por ghbamorim Qui 16 Dez - 20:24:10

opala4cc escreveu:não dá para ver se as polias estão ruins, mas dá pra ver claramente que a adaptação física do alternador não foi boa, pois ele está torto por causa do suporte. Vai gastar a correia, a polia e o rolamento do alternador.

O suporte não tem regulagem. Será que tá empenado? Alguma sugestão?
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Mensagem por opala4cc Qui 16 Dez - 20:41:11

ghbamorim escreveu:
opala4cc escreveu:não dá para ver se as polias estão ruins, mas dá pra ver claramente que a adaptação física do alternador não foi boa, pois ele está torto por causa do suporte. Vai gastar a correia, a polia e o rolamento do alternador.

O suporte não tem regulagem. Será que tá empenado? Alguma sugestão?

Sim:vai ter que mandar fazer um suporte. Esse é o problema destes alternadores de vectra, astra, etc, de 120A. Sinto muito.
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Luzes oscilando na lenta - Página 3 Empty Re: Luzes oscilando na lenta

Mensagem por ghbamorim Ter 28 Dez - 8:41:44

opala4cc escreveu:
Sim:vai ter que mandar fazer um suporte. Esse é o problema destes alternadores de vectra, astra, etc, de 120A. Sinto muito.

Eu adaptei o suporte inferior. Agora tá totalmente alinhado, pelo menos a olho nu. 2 mecânicos que tem experiência com Opala disseram que as 3 polias estavam em bom estado e alinhadas. A correia tá durando mais agora, mas ainda assim de vez em quando sinto o cheiro de borracha queimada e os dentes da correia nova já têm um desgaste. Será que vale a pena trocar todas as polias e colocar novas?
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Mensagem por opala4cc Ter 28 Dez - 9:53:00

ghbamorim escreveu:
opala4cc escreveu:
Sim:vai ter que mandar fazer um suporte. Esse é o problema destes alternadores de vectra, astra, etc, de 120A. Sinto muito.

Eu adaptei o suporte inferior. Agora tá totalmente alinhado, pelo menos a olho nu. 2 mecânicos que tem experiência com Opala disseram que as 3 polias estavam em bom estado e alinhadas. A correia tá durando mais agora, mas ainda assim de vez em quando sinto o cheiro de borracha queimada e os dentes da correia nova já têm um desgaste. Será que vale a pena trocar todas as polias e colocar novas?

Esse tipo de polia para correia simples dura muito. Só costuma estragar quando se usa por muito tempo com desalinhamento, esticamento incorreto da correia ou com correia incorreta. Acho que você já não tem alternativa a não ser trocar as polias abraçadas pela correia que está arrebentando, pois do jeito que está o carro não tem confiabilidade.
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Mensagem por Gerald Ter 28 Dez - 10:55:35

ghbamorim escreveu: A correia tá durando mais agora, mas ainda assim de vez em quando sinto o cheiro de borracha queimada e os dentes da correia nova já têm um desgaste. Será que vale a pena trocar todas as polias e colocar novas?

Possivelmente a polia que está sendo usada tem diâmetro muito pequeno para a potência gerada. Um alternador com uma eficiência típica de 60% e gerando 120A a 14V, usa uma potência mecânica de quase 4 HP. Se a polia for muito pequena, a correia irá deslizar e se desgastar rapidamente.

É preciso dizer também que o diâmetro da polia do alternador também depende do tipo de correia utilizado. Por exemplo, o alternador original do Astra usa uma correia estriada que permite uma transmissão de torque muito maior que a correia em V:

https://guide.directindustry.com/pt/que-correia-escolher/

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Mensagem por ghbamorim Ter 28 Dez - 14:15:42

Realmente tô ficando sem opções. Mas hoje eu imaginei algo que talvez faça sentido. Eu liguei tudo no carro, inclusive o som e os faróis, ativei a cápsula kicker e medi a tensão que sai do alternador. Deu 12 volts. No alternador de 120A com o motor levemente acelerado pela cápsula. Eu me dei conta de que o cara que instalou o ar colocou uma ventoinha enorme de Citroen no radiador e mais outra ventoinha para o condensador. São 2 ventoinhas. Eu lembro que no Diplomata que eu tive, o calibre do fio para ligar a ventoinha original era grande (2,5 a 4, não tenho certeza) e o consumo dela era tão alto que o fio que alimentava ela era ligado no terminal 7 do comutador, pra não forçar a bateria na hora da partida. Eu tô desconfiado de que o sistema não tá suportando as duas ventoinhas e o excesso de carga elétrica tá fazendo muito peso no alternador, forçando as correias. Vou ter que desfazer a gambiarra que o mecânico fez e colocar apenas uma ventoinha, como é pra ser. Ou então colocar uma ventoinha mecânica e deixar a outra elétrica para o ar
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Mensagem por adpachec Ter 28 Dez - 17:34:56

As vezes o seu problema é bem simples.

Excesso de tensão na correia.
O motor esquenta e tudo se dilata.
A correia precisa de uma leve folga para compensar.
E precisa estar alinhada.
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Mensagem por ghbamorim Ter 28 Dez - 21:14:46

adpachec escreveu:As vezes o seu problema é bem simples.

Excesso de tensão na correia.
O motor esquenta e tudo se dilata.
A correia precisa de uma leve folga para compensar.
E precisa estar alinhada.


Ela realmente tava desalinhada. Mas agora tá alinhada. Já verifiquei a tensão. Já testei mais apertada e com uma folga maior. Acontece que com o alternador original e o ar desligado, não dá problema. Mas quando coloco o de 120 aí começa a desgastar a correia
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Mensagem por Marcos Marcos Ter 28 Dez - 21:19:48

ghbamorim escreveu:
adpachec escreveu:As vezes o seu problema é bem simples.

Excesso de tensão na correia.
O motor esquenta e tudo se dilata.
A correia precisa de uma leve folga para compensar.
E precisa estar alinhada.


Ela realmente tava desalinhada. Mas agora tá alinhada. Já verifiquei a tensão. Já testei mais apertada e com uma folga maior. Acontece que com o alternador original e o ar desligado, não dá problema. Mas quando coloco o de 120 aí começa a desgastar a correia

Polias diferentes com a mesma correia?
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Mensagem por opala4cc Ter 28 Dez - 21:21:41

ghbamorim escreveu:
adpachec escreveu:As vezes o seu problema é bem simples.

Excesso de tensão na correia.
O motor esquenta e tudo se dilata.
A correia precisa de uma leve folga para compensar.
E precisa estar alinhada.


Ela realmente tava desalinhada. Mas agora tá alinhada. Já verifiquei a tensão. Já testei mais apertada e com uma folga maior. Acontece que com o alternador original e o ar desligado, não dá problema. Mas quando coloco o de 120 aí começa a desgastar a correia

É, você vai ter que experimentar uma polia de maior diâmetro no alternador. Deve aumentar sensivelmente o ângulo de abraçamento da correia na polia, dando um pouco mais de tração da correia na polia. Eu faria isso antes de pensar em mexer nas ventoinhas, já que se você remover uma delas, é praticamente líquido e certo de que o AC vai perder desempenho.
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Mensagem por Gerald Qua 29 Dez - 7:07:40

ghbamorim escreveu:
Eu tô desconfiado de que o sistema não tá suportando as duas ventoinhas e o excesso de carga elétrica tá fazendo muito peso no alternador, forçando as correias. Vou ter que desfazer a gambiarra que o mecânico fez e colocar apenas uma ventoinha, como é pra ser. Ou então colocar uma ventoinha mecânica e deixar a outra elétrica para o ar

Tenho minhas dúvidas se retirar uma das ventoinhas irá resolver o problema. O vilão, ou melhor, a vilã do alternador é bateria, não as outras cargas eleétricas. Quando a bateria está com carga baixa, ela sozinha consegue consumir toda a capacidade de corrente do alternador.

Uma bateria com pouca carga é uma consumidora insaciável de corrente! Uma ventoinha, p.ex., consome uma corrente fixa, digamos 20A,  mas uma bateria sozinha pode drenar mais de 100A do alternador!


opala4cc escreveu:
É, você vai ter que experimentar uma polia de maior diâmetro no alternador. Deve aumentar sensivelmente o ângulo de abraçamento da correia na polia, dando um pouco mais de tração da correia na polia. Eu faria isso antes de pensar em mexer nas ventoinhas, já que se você remover uma delas, é praticamente líquido e certo de que o AC vai perder desempenho.

Sim, problema certamente é de abraçamento insuficiente. Nos Opalas com direção hidráulica, o alternador é acionado pela polia da bomba da direção, que tem um diâmetro relativamente pequeno, de cerca de 120mm. Isso garante um bom abraçamento da polia do alternador. No carro em discussão, o alternador é acionado pela polia do virabrequim e, para piorar, a correia ainda aciona a polia da bomba d'água:

Luzes oscilando na lenta - Página 3 16396913

Note como é ângulo de abraçamento é pequeno, uns 120º, talvez. Para piorar, o alternador de 120A representa uma carga mecânica muito maior que o original de 65A do Opala.

TEORIA:
A força-limite para escorregamento de uma polia aumenta exponencialmente com o ângulo de abraçamento. Isso significa que se o ângulo de abraçamento for aumentado apenas 1 radiano (~60 graus), e o coeficiente de atrito for igual a 1, a força para o escorregamento aumenta de quase 3 vezes!

SOLUÇÃO PRÁTICA:
Uma solução muito efetiva é aumentar o ângulo de abraçamento para pelo menos 180º (meia volta). Isso pode ser conseguido, por exemplo, usando um rolo-guia para a correia do alternador, como é feito em muitos modelos de carro por aí.
Luzes oscilando na lenta - Página 3 D_NQ_NP_2X_788355-MLB41808725030_052020-F

Creio que a instalação de um rolo-guia é a solução mais prática para o problema. Um mecânico não deveria ter dificuldade para fazer a adaptação.
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Mensagem por ghbamorim Qua 29 Dez - 7:25:26

Marcos Marcos escreveu:
Polias diferentes com a mesma correia?

Não. As correias só duram um dia kkkkkkk Sempre coloco uma nova. O cara da loja de peças já sabe o que eu quero quando chego
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Mensagem por ghbamorim Qua 29 Dez - 7:27:51

Gerald escreveu:

Tenho minhas dúvidas se retirar uma das ventoinhas irá resolver o problema. O vilão, ou melhor, a vilã do alternador é bateria, não as outras cargas eleétricas. Quando a bateria está com carga baixa, ela sozinha consegue consumir toda a capacidade de corrente do alternador.



A bateria é nova. Tanto que quando ela descarrega e não dá mais a partida, eu deixo ela repousar um tempo e a carga volta. As vezes nem preciso recarregar

Gerald escreveu:
Creio que a instalação de um rolo-guia é a solução mais prática para o problema. Um mecânico não deveria ter dificuldade para fazer a adaptação.

Os mecânicos por aqui são complicados. Não conseguem consertar uma coisa sem quebrar duas outras. Levei o carro pra trocar o cano de freio que tava vazando e agora o carro tá travando as rodas. Levei pra instalar o ar e o cara desgraçou a pintura do meu carro com algum produto químico que bateu nele, além de ter deixado o carro fazendo 3 km/l (antes o consumo tava razoável pra um 4 cilindros) e ter deixado esse problema das correias que se partem. Tô fazendo as coisas eu mesmo e quando chamo algum mecânico tenho que ficar supervisionando pra o cara não fazer merda.

Você tem ideia de algum modelo de rolo que eu poderia usar? Eu teria que mandar fabricar o suporte e usar uma correia maior, mas talvez resolvesse


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Mensagem por ghbamorim Qua 29 Dez - 7:30:03

[quote="opala4cc"]
ghbamorim escreveu:

É, você vai ter que experimentar uma polia de maior diâmetro no alternador. Deve aumentar sensivelmente o ângulo de abraçamento da correia na polia, dando um pouco mais de tração da correia na polia. Eu faria isso antes de pensar em mexer nas ventoinhas, já que se você remover uma delas, é praticamente líquido e certo de que o AC vai perder desempenho.

Pensei nisso. Mas o alternador de 120 A não tá dando conta de toda a carga quando em marcha lenta. Só quando acelero um pouco. Se eu aumento ao polia, a tensão cai em marcha lenta. Aí não vou poder pegar os engarrafamentos de Recife com o ar e os faróis ligados. A instalação do ar vai perder o sentido

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