ghbamorim escreveu:Fiz o teste de soltar a bateria hoje de manhã. Dei a partida e soltei o negativo. Ele não apagou. Depois liguei o ar-condicionado e ele também não apagou. Inclusive o motor tava frio. Mas quando liguei os faróis junto com o ar, ele apagou. Depois fiz o teste com o ar desligado e os faróis ligados. Também não apagou. Eu preciso que ele carregue a bateria estando com o ar ligado e os faróis também. Alguma ideia?
Nenhuma surpresa, um alternador não tem a "obrigação" de alimentar todo o sistema elétrico do carro quando em marcha-lenta!
Isso fica bem claro no diagrama de contorno de UB x IB do handbook da Bosch que mostrei num post anterior, onde se vê que cerca de metade do diagrama fica na região de corrente negativa, isto é, na situação em que a bateria está precisando fornecer corrente para suprir a deficiência do alternador.
Em resumo, é um erro imaginar que a bateria só é usada na partida e, depois, o alternador se encarrega de fornecer toda a corrente demandada pelo sistema elétrico do carro.
Uma coisa que poucos sabem é que a capacidade de corrente de um alternador é especificada para uma rotação de 6000 RPM. Para rotações baixas, a capacidade de corrente pode ser muito menor e , inclusive, cai para ZERO quando a rotação chega a um valor entre 1000 e 1500 RPM, dependendo do modelo, como mostram as curvas abaixo para alguns alternadores Delco-Remy:

Atenção, nas curvas acima, a rotação é a do alternador, não a do motor do carro!
Normalmente, a rotação do alternador é maior que a do motor, pois a polia do alternador tem diâmetro menor que a do motor. No caso do Opala, a relação é de aproximadamente 2.5:1, ou seja, quando o motor está em marcha-lenta, digamos 650 RPM para o motor de 6 cilindros, o alternador estará a 1650 RPM.
É interessante notar que os alternadores com maior capacidade de corrente são justamente os que mais perdem capacidade em baixa rotação.
Infelizmente, quando o sistema de carga apresenta um problema, as pessoas trocam de alternador e colocam a polia que encontram disponível. Como consequência o sistema fica "zoado" e a pessoa fica confusa com o resultado.
É importante lembrar que os engenheiros da GM sabiam fazer carros que funcionavam bem enquanto novos e bem mantidos. Isso vale tanto para a parte mecânica como para a elétrica. O caminho mais simples para se ter um Opala sempre funcionando decentemente é manter o projeto original.
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